Sopranor 5

31/05


2016

Cunha com a urucubaca: ação cai nos braços de Teori

Leandro Mazzini – Coluna Esplanada

Presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está com a urucubaca.

Caiu nas mãos do ministro Teori Zavascki a relatoria de ação protocolada pela bancada do PSOL da Câmara, que questiona os benefícios que tem como presidente afastado.

Foi Teori quem o afastou do cargo, por liminar, até julgamento em plenário da Corte no mesmo dia.

Nos cálculos do PSOL, Cunha custa ao País R$ 541 mil por mês, morando na residência oficial e utilizando plano de saúde, empregados e verbas de gabinete.

Enquanto isso, Luís Cláudio Lula da Silva, o herdeiro nº 2 do ex-presidente Lula, conseguiu acesso aos autos da Operação Zelotes, da qual é alvo, nas diligências já feitas.

A decisão foi do ministro Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

FMO

31/05


2016

Bater em Lava Jato é regra para demitir ministro

Blog do Kennedy

Com a queda de dois ministros no intervalo de uma semana, o governo Temer estabelece uma espécie de jurisprudência: suspeita de tramar contra a Operação Lava Jato cria regra para derrubar auxiliares rapidamente.

Fabiano Silveira pediu demissão do Ministério da Transparência por falta de condição política de permanecer no cargo. Enfrentou uma rebelião de funcionários da CGU (Controladoria Geral da União). Perdeu apoio da Transparência Internacional para ser interlocutor na área. E, sobretudo, foi vítima da suspeita de agir contra a Lava Jato.

Ao longo dia, o presidente interino, Michel Temer, e auxiliares avaliaram que as gravações de Silveira não tinham a gravidade das conversas do senador Romero Jucá com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. A parte mais delicada era um trecho no qual o presidente do Senado, Renan Calheiros, sugeria que Silveira teria obtido informações sobre as investigações contra ele no âmbito da Lava Jato.

A ligação com Renan, padrinho da indicação de Silveira para a pasta da Transparência, pesou na tentativa de Temer de deixá-lo ficar no cargo. No momento, as prioridades de Temer são aprovar o impeachment de Dilma no Senado e medidas econômicas no Congresso.

No entanto, o presidente interino pediu que Silveira desse uma entrevista. Diante da resistência de funcionários da CGU, não foi encontrado local. E a situação foi se deteriorando rapidamente.

O ministro teria, em conversa com familiares e amigos, avaliado que perdera as condições políticas de continuar à frente do cargo. Daí ter enviado a carta a Temer pedindo demissão.

Para alguns, Temer demorou a agir nos casos de Jucá e Silveira. As saídas só aconteceram após ampla repercussão política negativa. Para outros, o presidente interino atuou com celeridade, resolvendo as duas questões no mesmo dia e estabelecendo um padrão que deverá atingir futuros auxiliares que venham a ser chamuscados pela Lava Jato. Quem tentou ou tentar interferir na investigação Jato não terá vida longa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

TCE

31/05


2016

Presidente a reboque

Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo

O governo Temer não completou três semanas e já sofreu a segunda baixa. Fabiano Silveira, o desconhecido ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, está fora da Esplanada. Voltará ao anonimato antes de ter saído dele.

O motivo da queda parece uma piada de mau gosto sobre a bagunça geral em Brasília: o ministro encarregado de combater a corrupção foi flagrado em conversas para melar a Lava Jato. Em áudios divulgados pela TV Globo, ele critica a operação e orienta o senador Renan Calheiros, seu padrinho político, a despistar os procuradores que o investigam.

Silveira ainda não era ministro, mas integrava o Conselho Nacional de Justiça. A função do órgão é fiscalizar o Judiciário, e não ajudar suspeitos a escapar das garras da lei.

O diálogo foi gravado por Sérgio Machado, o ex-presidente da Transpetro que assinou um acordo de delação premiada e se transformou no homem-bomba do governo interino. Ele já havia feito uma vítima na semana passada, quando Romero Jucá caiu do Ministério do Planejamento. O motivo foi outro grampo, no qual o senador defendia acelerar o impeachment para frear a Lava Jato.

A gravação do ministro da Transparência foi igualmente constrangedora para o presidente interino. Até a Transparência Internacional emitiu nota, direto de Berlim, cobrando que ele fosse defenestrado do cargo.

A diferença entre os dois episódios é que Temer, desta vez, tentou segurar o auxiliar. Não por apreço a ele, mas por medo de contrariar Renan, responsável por sua nomeação.

O Planalto chegou a dizer à imprensa que Silveira ficaria no cargo por decisão do presidente interino. No início da noite, foi surpreendido com a carta de demissão.

A queda do segundo ministro em 19 dias está longe de mostrar Temer como um líder enérgico e intolerante com desvios. Ao contrário: reforça a impressão de que o presidente está a reboque dos fatos —e das fitas. Quem será o alvo da próxima? 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner - Hapvida

31/05


2016

As legiões do Lula

Carlos Chagas

Nos tempos finais de Augusto, três legiões romanas foram massacradas pelos gauleses, chefiados por Decébalo. O primeiro, mais perfeito e mais longevo dos imperadores da Roma antiga passou as últimas semanas trancado em seus aposentos, chorando e se lamentando diante dos restos mortais de seu general-comandante: “o que fizeste das minhas legiões?”

Augusto é lembrado por suas virtudes, mas nem ele nem Roma jamais esqueceram a única derrota.

O episódio se conta como recordação de que os césares mergulharam na desgraça depois de períodos de sucessos e de vitorias.

Assim parece o fim do Lula, que em seguida a tantos triunfos, começa a ser visto como exemplo de fracasso na última batalha. Onde anda o primeiro-companheiro,  senão envolto nas cinzas de suas derradeiras legiões? Perdeu-se, depois de tantas conquistas do PT…

Poderia ser diferente? No começo, quem sabe. À medida em que os gauleses se aproximam, de jeito nenhum. Decébulo tem muitos nomes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


31/05


2016

Coluna da terça-feira

   Meireles barra moratória nordestina  

Os governadores do Nordeste já podem tirar o cavalinho da chuva: o presidente interino Michel Temer (PMDB) consultou à sua equipe econômica e não será possível atender ao principal pleito definido na reunião de Maceió, há 10 dias: moratória de um ano para o pagamento dos juros da divida com a União. Também não será possível atender ao pedido de quatro anos para dívidas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os governadores dos nove estados do Nordeste enviaram os dois pedidos, oficialmente, através de uma carta subscrita por todos eles. “Entre as diversas pautas destaco como ponto principal o pedido de rolamento das dívidas dos estados com a União por um ano, e junto ao BNDES por quatro anos. Esta é uma medida importante para saúde financeira dos estados, porque daria aos gestores mais autonomia para decisões”, disse, na ocasião, o governador Alagoas, Renan Filho (PMDB).

Moratória não é exclusividade dos governadores nordestinos, sem dinheiro em caixa para fechar suas contas. O governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles (PP), também já havia proposto carência de um ano dos juros que são cobrados na dívida dos estados do Sudeste com a União.

Temer não se posicionou, ainda, em relação aos outros temas abordados pelos governadores em Alagoas, como a participação dos governos nas discussões sobre ajuste fiscal que repercutam nos estados e municípios e aprovação, com urgência das PECs 152/2015 (novo regime especial de precatórios), 159/2015 (que trata dos depósitos judiciais para pagamento de precatórios) e 128/2015 (veda a criação e expansão de despesas para estados e municípios sem apresentação das fontes de receita).

Também pediram autorização urgente para contratação de novas operações de crédito como forma de retomada dos investimentos e geração de emprego; manutenção das obras estruturantes, especialmente as hídricas, como a transposição do rio São Francisco. Além da pauta econômica, os governadores pontuaram na carta a necessidade de aprovação de uma série de projetos no Congresso que podem ajudar na desburocratização de medidas para os estados.

Na mesma reunião, o grupo também tratou sobre questões de saúde, com um foco maior nos casos de microcefalia, já que os estados do Nordeste apresentaram uma maior incidência da doença. Mas o que eles mais esperam, na verdade, é autorização da União para contratação de novas operações de crédito, porque entrando dinheiro em caixa obras em andamentos seriam garantidas e, consequentemente, repercutiria na área social, com a geração de emprego e distribuição de renda.

SEM PROPINA– Na véspera de entregar o seu parecer sobre o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o relator no Conselho de Ética, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), disse, ontem, que o seu voto não irá considerar as suspeitas de recebimento de propina por parte do peemedebista. Rogério ressaltou que irá respeitar decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), e limitará o seu voto à acusação de que Cunha mentiu sobre a existência de contas bancárias no exterior.

Bruno sonha com as Princesas– Alçado a ministro das Cidades, com um orçamento de R$ 30 bilhões, o deputado Bruno Araújo (PSDB), que antes projetava disputar uma vaga de senador na reeleição de Paulo Câmara, em 2018, já está pensando mais alto. Dada a “expulsão” do DEM e do seu partido da coligação de Câmara, Bruno está avaliando a possibilidade de sair candidato a governador com o apoio do senador Aécio Neves, para quem abriria, consequentemente, um palanque próprio no Estado para o presidente nacional tucano tentar o Palácio do Planalto, mais uma vez.

Questão de ética- Interlocutores do presidente em exercício Michel Temer ressaltam que, apesar de não haver um crime nas gravações divulgadas pela TV Globo, há um questionamento ético por trás do comportamento do atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. Nos áudios, ainda na condição de integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Silveira aconselhava o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que na época já era investigado pela Operação Lava Jato. E também participava de conversas ao lado de outro investigado, o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Aberração paraibana– Os juízes e desembargados da Paraíba pleiteiam R$ 65 milhões em auxílios. Os dois processos são de autoria da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB) e serão julgados pelos 19 desembargadores que compõem o Tribunal de Justiça daquele Estado. A denúncia está sendo feita pela Associação dos Técnicos, Auxiliares e Analistas Judiciários da Paraíba (Astaj).  “De forma simplesmente administrativa, os magistrados  querem cada um, além dos salários, receber individualmente, o valor de R$ 260 mil”, denuncia o presidente da  Astaj, Camilo Amaral.

Nomeriano na Frente– Pesquisa do Instituto Opinião aponta, hoje, no meu blog, o ex-prefeito de Águas Belas, Nomeariano Martins (PP), na liderança absoluta em todos os cenários. Quando o levantamento reduz a disputa a ele e ao candidato do PT, Luiz Aroldo, ele abre uma frente de 27 pontos. Nomeriano leva ainda a vantagem de ser dentre todo os pré-candidatos o que detém a menor taxa de rejeição. 

 

CURTAS

FLÁVIO LEANDRO– O cantor, poeta, forrozeiro e compositor Flávio Leandro, lá das barrancas do Bodocó, vem ao Recife na próxima quinta-feira para lançar o seu DVD Frutificando, gravado na concha acústica da catedral de Petrolina. A noite de autógrafos está marcada para a loja de discos Passadisco, na Estrada do Encanamento, 480, loja 7, em Parnamirim. Trata-se de um trabalho de altíssimo nível, emocionante, com as grandes canções de Flávio Leandro e a participação de Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Alcimar Monteiro, Flávio José, Jorge de Altinho e Santana.

CLAUDIANO- A Câmara Municipal de Triunfo, no Sertão, a 355 km do Recife, aprovou em sessão realizada na manhã de hoje, o título de cidadão triunfense para o companheiro Adriano Roberto, que divide a bancada do Frente a Frente comigo. O autor da proposição foi o presidente da Casa, Anselmo Martins (PR), que justificou seu pedido alegando o grande carinho que o radialista tem pela cidade, prestando relevantes serviços a Triunfo por intermédio da divulgação positiva da cidade em vários meios de comunicação no Estado.

Perguntar não ofende: Quem falta mais entrar na lista dos delatados por Sérgio Machado? 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


31/05


2016

Nomeriano larga com ampla frente em Águas Belas

Se as eleições para prefeito de Águas Belas fossem hoje, o pré-candidato do PP, Nomeriano Martins, seria eleito com 36,9% dos votos, derrotando o petista Luiz Aroldo, pré-candidato apoiado pelo prefeito Genivaldo Menezes, que aparece com 20,9%. Em terceiro lugar desponta o socialista Agean Tenório, com 12,6% e em quarto lugar o pré-candidato do PDT, Aureliano Pinto, com 7,1%. Brancos e nulos somam 4% e 18,5% se apresentaram indecisos.

Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar do nome do candidato sem o auxílio da cartela indicando todos os nomes, Nomeriano também sai na frente com 16,6% das intenções de voto, Luiz Aroldo vem em segundo com 8,3%, o prefeito Genivaldo Meneses foi citado por 6,3%, Agean Tenório por 3,7% e Aureliano Pinto, 3,1%. Brancos e nulos somam 2,3% e indecisos sobem para 59,7%.

O Instituto projetou também o cenário numa disputa que seria polarizada entre Numeriano e Aroldo. Sem os demais candidatos na disputa, Nomeriano bate seu principal adversário folgado, com 23 pontos de frente. Ficaria com 50,6% dos votos contra 27,4% de Aroldo. Dos entrevistados, 7,1% disseram que anulariam o voto e 14,9% se apresentaram indecisos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 08353/2016.

No quesito rejeição, o pré-candidato do prefeito aparece no topo da lista. Dos entrevistados, 19,4% disseram que não votariam nele de jeito nenhum e em segundo lugar vem Nomeriano, com 13,1%. Aureliano vem em seguida com 8,9% e Agean Tenório é o último, com 7,1%. A pesquisa foi a campo entre os dias 21 e 22 deste mês, sendo aplicados 350 questionários nas seguintes localidades: Barra do Brito, Campo Grande, Centro, Comunatí, Curral Novo, Espingarda, Garanhunzinho, Garcia, Ipanema, Marias Pretas, São Sebastião, Tanquinhos e Vila São Vicente.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

Na distribuição da amostra, Nomeriano Martins tem seus maiores percentuais entre os eleitores com grau de instrução entre as séries 6ª a 9ª (44,8%), entre os eleitores com renda familiar entre três e cinco salários (42,9%) e entre os eleitores mais jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (43,4%). Por sexo, 38% dos seus eleitores são femininos e 35,5% masculinos.

Já o petista Luiz Aroldo tem seus maiores percentuais de intenção de voto entre os eleitores com grau de instrução superior (43,5%), entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (26,5%) e entre os eleitores com renda familiar entre três e cinco salários (23,8%). Por sexo, 22,3% dos seus eleitores são masculinos e 19,6% femininos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes-1

30/05


2016

Decisões de Gilmar pró Aécio contestadas

As decisões do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que por duas vezes solicitou que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reavaliasse a necessidade de investigar o senador Aécio Neves (PSDB-MG), foram classificadas de “incomum” e difícil entendimento pelo jornal Folha de S.Paulo.

“Ao criar obstáculos para o Ministério Público Federal, o ministro do STF não permite nem que se inicie uma tentativa de esclarecer os episódios narrados por Delcídio. Como regra, os juízes rejeitam a abertura de inquérito apenas em situações excepcionais. Ainda que não fosse pelo clima de exaltação na política, magistrados em geral deveriam evitar medidas que subvertam a prática forense”, escreveu o jornal. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sesi 4.0

30/05


2016

Deputados europeus não querem negociar com o Brasil

O eurodeputado Xavier Benito, do partido espanhol Podemos, enviou uma carta assinada por mais de 30 parlamentares do bloco à Alta Representante da União Europeia (UE) para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, para que Bruxelas não negocie o acordo comercial com o Mercosul enquanto o presidente interino Michel Temer estiver no poder.

"O acordo comercial com o Mercosul", diz o documento, citado pela agência EFE, "não só se limita a bens industriais ou agrícolas, mas inclui outros afastados como serviços, licitação pública ou propriedade intelectual. Por isso, é extremamente necessário que todos os atores implicados nas negociações tenham a máxima legitimidade democrática: a das urnas".

Benito, que também atua como primeiro vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para as relações com o Mercosul, questiona a "legitimidade democrática necessária para um assunto desta magnitude".

"O mandato de Dilma Rousseff só pode ser mudado mediante o único método democraticamente aceitável: as eleições", afirma a carta, acrescentando que os eurodeputados compartilham "a preocupação expressada também pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pela Unasul sobre a severa situação na qual Dilma Rousseff foi condenada por um Congresso doente de corrupção e claramente orientado por obscuras intenções".

"É necessário suspender as negociações entre a UE e o Mercosul já que tal acordo comercial não deveria ser negociado com o atual governo brasileiro", conclui o documento, exortando Bruxelas a dar "seu total apoio e envolvimento para o restabelecimento da ordem democrática no Brasil".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Senai 4.0

30/05


2016

Justiça manda tirar textos de blog com críticas à PF

Folha de S.Paulo – Juliana Coissi

O Juizado Especial Cível de Curitiba determinou que fossem retirados do ar textos publicados no blog do jornalista carioca Marcelo Auler, 60, com críticas a condutas da Polícia Federal na Operação Lava Jato, em Curitiba. A defesa do jornalista já recorreu da decisão.

Dez textos foram retirados do ar, dois deles em maio e o restante há uma semana. As sentenças do juiz Nei Roberto Guimarães, 8º Juizado, e da juíza Vanessa Bassini, do 12º Juizado, são do final de março e do início de maio, respectivamente.

As decisões atendem processo movido pelos delegados da Polícia Federal Erika Marena e Mauricio Moscardi Grillo, integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Os dois são citados nas reportagens do blog de Auler, criado há 11 meses, com textos principalmente sobre política. Com 42 anos de carreira, o jornalista tem passagens por alguns dos principais veículos de comunicação do país e foi ganhador de prêmios como o Esso de Jornalismo em 1993 por reportagem publicada na revista Veja.

Os textos removidos por ordem judicial fazem críticas à conduta da PF, por exemplo, no episódio de suposta escuta encontrada na cela de Alberto Youssef e quanto aos custos para a reforma de uma unidade da PF em Curitiba. Em outra reportagem, Auler afirma que a delegada Erika Marena fez vazamentos seletivos de delações premiadas da Lava Jato.

Segundo o advogado Rogério Bueno, que defende o jornalista, uma das sentenças determina que o blog não só retire do ar as reportagens listadas no processo como deve se abster de divulgar novas matérias, diz a sentença, "com conteúdo capaz de ser interpretado como ofensivo ao reclamante [delegado Grillo]".

Para o defensor, trata-se de "censura prévia". Ele impetrou um mandado de segurança na Turma Recursal dos Juizados Especiais na semana passada para que as reportagens voltem a ser publicadas no blog.

O jornalista disse defender o direito democrático de pessoas que se sentirem atingidas pela imprensa de recorrer à Justiça, mas fez críticas à decisão judicial.

"O absurdo é o juiz censurar, mais ainda sem pedir antes que se apresente provas. O absurdo é a censura, ela não pode existir", disse Auler. A reportagem tentou repercutir a crítica com os dois magistrados, mas não houve resposta da assessoria do Tribunal de Justiça do Paraná.

A reportagem procurou ainda os dois delegados por meio da assessoria de imprensa da PF do Paraná, mas não obteve resposta. A defesa dos dois também não foi localizada. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Odonto Personalité

30/05


2016

Frutificando. O DVD de Flávio Leandro completo


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Naipes

30/05


2016

Delação de Machado implica Renan, Sarney, Jucá e Lobão

Blog do Camarotti

O conteúdo da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado é considerado mais explosivo do que as próprias gravações feitas por ele em conversas com o presidente do Senado, Renan Calheiros, o ex-presidente José Sarney e o senador Romero Jucá.

Na delação, Sérgio Machado faz revelações sobre todo o esquema que teria sido montado pelo PMDB do Senado em torno dele para conseguir recursos na estatal.

Machado afirma na delação que Renan, Sarney, Jucá e o senador e ex-ministro Edison Lobão eram beneficiários diretos do esquema – os políticos negam ter cometido irregularidades.

Quem já teve acesso ao conteúdo da delação anotou que Sérgio Machado acrescenta muitos detalhes do esquema do PMDB do Senado que não aparecem nas gravações das conversas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde 4

30/05


2016

Temer escancara toda sua “renandependência”

Blog do Josias

Uma das prioridades do governo de Michel Temer deveria ser a restauração de uma noção mínima de coisa pública no Brasil. Mas a presença de um apadrinhado de Renan Calheiros no comando do ministério incumbido de combater a corrupção tonifica a impressão de que o governo não é capaz de saciar a fome de limpeza que está no ar.

As gravações em que o ministro Fabiano Silveira aparece orientando Renan sobre como driblar a Lava Jato ofereceram a Temer a oportunidade de corrigir um erro. Mas o presidente interino preferiu manter no cargo o auxiliar que ele jamais deveria ter nomeado. É como se Temer planejasse sua própria imolação.

Apresentaram-se várias alegações para justificar a sobrevivência de Fabiano na Esplanada. Mas o único motivo que realmente pesou só foi balbuciado longe dos refletores, em voz baixa: a exemplo do que sucedia com Dilma Rousseff, Temer não tem condições políticas de desagradar Renan.

Temer ainda não se deu conta. Mas Fabiano, o afilhado do presidente do Senado, já se tornou um ex-ministro. Falta apenas um ato que formalize o afastamento. A desmoralização de Temer crescerá na proporção direta da demora do presidente interino em mandar publicar no Diário Oficial a exoneração.

Ao indicar para líder do governo na Câmara o triplo-réu André Moura, um miliciano de Eduardo Cunha, Temer revelou-se um presidente pequeno, bem menor do que a crise que o assedia. Ao dobrar os joelhos diante de Renan Calheiros, Temer escancara sua ‘renandependência’.

Diz-se no Planalto que a aliança com Renan, hoje o principal parceiro do governo no Congresso, ajudará a condenar Dilma no processo de impeachment. Resta saber o que dirá o asfalto quando decidir se pronunciar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

N. Power

Ali Babá e seus quarenta ladrões vão se ferar. O saco do povo , ao que tudo indica, encheu


bm4 Marketing (pessoal)

30/05


2016

Ministro Fabiano Silveira deixa o cargo

Do G1

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, deixou nesta segunda-feira (30) o comando da pasta. A decisão do ministro foi tomada após o teor de sua conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na qual ele criticou a condução da Operação Lava Jato pela Procuradoria Geral da República (PGR), ter sido divulgado na noite deste domingo.

Reportagem exclusiva do Fantástico revelou neste domingo gravações na qual Fabiano Silveira, além criticar a PGR, dá conselhos a Renan Calheiros e ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado – ambos investigados no esquema de corrupção que atuava na Petrobras. A conversa foi gravada por Machado, novo delator da Lava Jato, em 24 de fevereiro.

Segundo o G1 apurou, Silveira se encontrou com o presidente em exercício Michel Temer na noite deste domingo. Ba reunião, Temer havia avaliado que o caso de Fabiano Silveira era “menos grave” que o do senador Romero Jucá (PMDB-RR), flagrado em gravações de Sérgio Machado sugerindo um "pacto" para barrar a Operação Lava Jato. Em razão da repercussão negativa dos áudios, Jucá teve de deixar o comando do Ministério do Planejamento.

O conteúdo da gravação de Silveira gerou intensa repercussão política em Brasília nesta segunda-feira. Enquanto parlamentares da base aliada de Temer cobraram explicações públicas do ministro, a oposição exigiu a saída de Fabiano Silveira do governo.

A exemplo do que fez no episódio que envolveu o ex-ministro do Planejamento, Temer avaliou a repercussão política da conversa entre Renan Calheiros e o ministro da Transparência para decidir o futuro de Fabiano Silveira.

Servidores

Na manhã desta segunda, o Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) – entidade que representa os servidores da extinta Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tesoureiro Nacional – cobrou, por meio de nota, a "exoneração imediata" do ministro da Transparência.

Além disso, servidores da pasta organizaram uma manifestação nesta segunda para pedir a saída de Silveira do comando do Ministério da Transparência. No ato, os funcionários da extinta CGU lavaram as escadas do prédio que abriga o órgão de combate à corrupção no governo federal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

N. Power

Quem o golpista vai por no lugar? qual a extensão da folha corrida do próximo companheiro ?


Márcio Calheiros

30/05


2016

Prefeitura do Recife atualiza balanço das chuvas

O Recife registrou das 22h do domingo (29) até às 10h desta segunda-feira (30), 235 milímetros de chuvas. Em apenas seis horas, entre 1h e 7h da manhã, choveu 200 mm, o equivalente a cerca de 20 dias de chuvas, considerando a média histórica do mês de maio, que é de 328 mm, com um acumulado maior entre 5h e 6h desta manhã, quando choveu 80 milímetros em apenas 1 hora.

A Prefeitura do Recife está totalmente mobilizada para a realização de ações de prevenção e redução de riscos e transtornos causados pela precipitação. O prefeito Geraldo Júlio está desde o início da manhã reunido em seu gabinete com uma equipe de monitoramento integrado das secretarias municipais, montado especialmente para dar atenção aos danos provenientes do período de alerta.

Vias que amanheceram alagadas, dificultando a passagem de pedestres e veículos, já estão liberadas, como o Túnel do Pina, as avenidas Conde da Boa Vista, Antônio de Góes, Domingos Ferreira, Mascarenhas de Moraes, Abdias de Carvalho, Cruz Cabugá, Mário Melo, Praça Maciel Pinheiro, Reitoria da UFPE, e as ruas Gastão Vidigal, do Espinheiro, Gervásio Pires, Aurora, do Hospício, Manoel Borba, Real da Torre, entre outras.

Um total de 1.200 servidores está mobilizado para trabalhos diretamente ligados às chuvas. Envolvendo as secretarias de Governo e Participação Social, Saneamento, Saúde, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Mobilidade e Controle Urbano, além da Emlurb, URB, CTTU e Guarda Municipal. Nas primeiras horas da manhã, a Defesa Civil do Recife emitiu dois alertas solicitando a saída imediata de moradores que vivem em áreas de risco, através de SMS, para 15 mil moradores destas áreas. Para informações sobre pontos de risco de desabamento ou alagamentos, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil do Recife através do telefone 0800 081 3400.

Durante a manhã e tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil registrou 201 entradas de ocorrências, destas 144 foram pedidos de vistorias. Foram identificados 97 deslizamento de terra e 67 lonas plásticas foram colocadas - totalizando 14 mil m² de lona. Foi registrado o óbito de uma criança de quatro anos em um deslizamento no bairro de Passarinho, resultado de uma obra sem orientação técnica. Três imóveis no entorno do local do acidente foram interditados com risco de desabamento. Uma equipe da Secretaria de Saúde foi enviada até o bairro para dar assistência à família da criança vítima do deslizamento.

TRÂNSITO – A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem nesta segunda-feira (30). Equipes formadas por cerca de 160 agentes e 348 orientadores de trânsito, que, diariamente, estão nos principais corredores viários da cidade, hoje priorizam as áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos. Além disso, 5 equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 112 câmeras.

Seis guinchos estão em pontos estratégicos para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. De meia noite até as 11h, seis acidentes foram registrados. No entanto, nenhum deles teve vítima. Até as 11h, apenas 5 semáforos apresentaram problemas, dos quais dois já foram ajustados e três estão passando por manutenção através da Central de Monitoramento. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h ao equipamento em caso de falta de energia. Até o momento, dois semáforos tiveram o nobreak acionado.  

ASSISTÊNCIA SOCIAL – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife informa que 70 pessoas moradoras das margens do Rio Beberibe, próximo ao bairro de Linha do Tiro, foram removidas para a Escola Municipal Paulo VI, onde estão abrigadas e receberam alimentação. A SDSDH também enviou 80 cestas básicas para Secretaria Executiva de Defesa Civil, que abrigou 30 pessoas num imóvel na Vila Felicidade. Em relação à família da criança vítima do deslizamento no bairro de Passarinho, a Secretaria vai disponibilizar um ônibus para a família, parentes e amigos irem ao velório, que acontecerá nesta terça-feira (31).

SAÚDE – A Secretaria de Saúde enviou, nesta tarde, equipe para avaliar a situação de saúde dos desalojados da área de inundação do Rio Morno. Nesta terça-feira, equipe médica avaliará a necessidade de atualização do cartão de vacinas, especialmente tétano.

MANUTENÇÃO E LIMPEZA – A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que está trabalhando para diminuir os pontos de alagamento causados pelas chuvas. Desde a madrugada, as equipes do órgão estão realizando intervenções para minimizar os efeitos da chuva, vistoriando os principais pontos de alagamento e intensificando as ações nas partes mais baixas da cidade. Para executar os serviços de drenagem e remoção de árvores caídas, cerca de 500 profissionais estão mobilizados e contam com o suporte de caminhões equipados com jatos de sucção, além de carros e motos para fiscalização.

Até o momento, foram registradas sete ocorrências com árvores. Dessas, cinco foram solucionadas: Rua Faustino Porto, em Boa Viagem; Avenida da Saudade, Santo Amaro; Rua Diogo Vasconcelos, Várzea, BR-101, próximo ao Colégio Militar; e Rua Conselheiro Nabuco, em Casa Amarela. As outras duas notificações foram na Avenida Santos Dumont, nos Aflitos; e na Rua Rio Botafogo, na Guabiraba. Qualquer solicitação pode ser realizada pela Central 156.

Os serviços no sistema de drenagem contam com a desobstrução das galerias e, quando necessários, com o suporte de jatos de sucção. Nesta segunda-feira (30), os trabalhos estão acontecendo em diversos pontos da cidade, a exemplo da Avenida Agamenon Magalhães; do entorno da Estação Joana Bezerra, Rua Epaminondas Cristóvão de Oliveira, Torrões; Rua Fernando de Noronha, Várzea, entre outras. As equipes de limpeza urbana também reforçam os serviços nos pontos mais baixos da cidade, para evitar que o lixo vá para o sistema de drenagem.

SAMU – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu 33 chamados no Recife através do telefone 192. Uma equipe da Secretaria de Saúde foi enviada até o bairro de Dois Unidos para dar assistência à família da criança vítima do deslizamento.  

TRANSFORMA RECIFE – Como solidariedade é sempre bem-vinda, o Transforma Recife lançou hoje uma campanha na plataforma para arrecadação de água, alimentos não perecíveis, utensílios domésticos, colchões, roupas e calçados para as comunidades atingidas pelas chuvas. As doações podem ser feitas através das seguintes ONGS cadastradas no Transforma Recife.

Comunidade Coqueiral

ONG Centro Educacional Social  e Cultural

Rua Coripos 327 coqueiral

Elizabeth – 3254-10 68

Comunidades Vila Boa Vista, Correio do Curió e Chagas Ferreira

ONG Amor e Esperança

AV. Otacilio de Azevedo em frente a Fábrica de pipocas kinitos. Perto do Campo do Fluminense - Brejo de Beberibe

Nadjane – 99930-2643

Comunidade Planeta dos Macacos e Rio Tejipió

ONG Cores do Amanha

Rua Garota de Ipanema box 2

Jouse – 98876-3593

Comunidade Jardim Brasil II e Pontezinha

ONG AMAR

Rua Almirante Nelson Fernandes Boa Viagem. Dentro do Centro Esportivo Santos Dumont

Pollyana – 98448-8710

Comunidade Ribeirinha do Riacho do Bisol

ONG Gabriela Feliz

Rua Dr. Antonio Hermenegildo de Castro Neto, 23 Novo Caxangá

Claudia – 98893-1803


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Vladimir Lacerda Melquíades

que post chapa branca da gota, menos Magno



30/05


2016

Ouça o Frente a frente de 30/05/2016

Se você perdeu o Frente a Frente desta segunda, 30 de maio de 2016, programa que apresento de segunda-feira a sexta-feira, ao lado do jornalista Adriano Roberto, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha FM 96,7 formada por 40 emissoras, clique aqui ou a direita no blog nos links do "Programa Frente a Frente" e ouça agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Publicidade
Destaques

Publicidade

Opinião

Aplicativo - Frente a Frente

Publicidade

Parceiros
Programa Frente a Frente
Apoiadores