Sopranor 3

28/08


2015

Dilma chega para reunião em Fortaleza

Do Portal O Povo / Foto: Nathália Bernardo

A presidente Dilma Rousseff chegou, há pouco, ao hotel, onde comandará a reunião com os governadores do Nordeste, em Fortaleza. Na chegada ao evento, Dilma acena e interage com a plateia, mandando beijos e fazendo gesto de "coração".

Em sua fala, o ministro da Educação Renato Janine, comentou a disputa mercadológica das escolas no Enem, e destacou que o Ceará tem duas das dez melhores escolas públicas nas primeiras colocações do exame. Já a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campelo, falou sobre o programa Bolsa Família.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


28/08


2015

Janot: Corrupção diminui PIB, e não Lava jato

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse nesta sexta-feira (28) que as investigações da Operação Lava Jato não impactaram negativamente no PIB brasileiro, que caiu 1,9% em relação ao primeiro trimestre. "Li comentários, não sei se esta semana ou passada, que essa enorme operação em curso [Lava Jato] teve impacto negativo de 2,2% no PIB brasileiro", afirmou ele, que participou da inauguração da nova sede da Procuradoria da República, em Porto Alegre.

Ele continuou: "Não consigo entender, confesso minha limitada inteligência. Não consigo entender como uma investigação que apura um sistema de corrupção pode impactar negativamente no PIB brasileiro. Ao contrário, o que impactou negativamente foi o esquema de corrupção".

O procurador-geral também disse que o país vive uma crise "com certeza" e que está diante de um "descomunal caso de corrupção". "Pela primeira vez enfrentamos corruptos e corruptores. Enfrentamos o poder econômico e político no exercício do poder. Não é fácil", disse Janot.

Janot também fez uma associação entre a corrupção no setor da construção civil, cujo PIB caiu 8.4%, e a inauguração do imóvel da Procuradoria. "Que esse prédio signifique que a corrupção nesse pais não é uma atividade que atinge o país como um todo", disse. DaFolha de S.Paulo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Hapvida (novo)

28/08


2015

Boneco de Lula rasgado gera confusão em SP

Da Folha de S.Paulo – Cátia Seabra e Bruno Fávero

Apoiadores e opositores do governo Dilma se envolveram em confusão nesta sexta-feira (26) depois que um boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário foi rasgado no viaduto do Chá, na frente da Prefeitura de São Paulo. Apelidado de "Pixuleko", o boneco que ganhou fama instantânea durante as manifestações pró-impeachment de Dilma Rousseff do dia 16, iniciou um tour pelo país. Nesta manhã, foi exibido na zona sul de São Paulo.

A confusão envolvendo o boneco começou depois que um homem que passava pelo local tentou danificar o equipamento usado para inflá-lo. O homem foi contido pela Guarda Civil Metropolitana. Em seguida, foi hostilizado pelos manifestantes, que tentaram agredi-lo e interromperam o trânsito no viaduto por alguns minutos.

"Eu não sou obrigado a ver isso aí. Fosse um boneco de 5 cm do Alckmin, alguém dava um tiro em dois segundos", afirmou o rapaz, que não quis se identificar.

Nesse momento, simpatizantes do governo que foram atraídos pela movimentação começaram a trocar ofensas com o primeiro grupo de manifestantes e gritar em apoio à presidente Dilma Rousseff e a Lula.

Na confusão, alguém fez um rasgo no boneco, aparentemente com uma faca. A Guarda Civil então deteve a estudante de direito Emmanuelle Thomazielo, 21, apontada pelas lideranças da manifestação como responsável pelo rasgo, e levou-a para uma delegacia próxima. Segundo os guardas, o objetivo era protegê-la dos manifestantes. Enquanto Thomazielo entrava no carro da Guarda, manifestantes tentavam agredi-la e gritavam "vai perder sua teta".

Por telefone, ela negou que tenha furado o boneco. "Estava no meio da confusão e me pegaram", afirmou à Folha. Depois do incidente, o boneco foi desinflado pela empresa contratada pelos movimentos pró-impeachment. Os líderes dos movimentos foram embora em seguida, mas opositores e simpatizantes do governo continuaram discutindo, observados pela Guarda Civil e pela Polícia Militar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

TCE

28/08


2015

Ouça o Frente a Frente de 28/08/2015

Se você perdeu o Frente a Frente desta sexta, 28 de agosto de 2015, programa que apresento de segunda-feira a sexta-feira, ao lado do jornalista Adriano Roberto, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como  cabeça de rede a Rádio Folha FM 96,7 formada por 40 emissoras, Clique aqui e ouça agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


28/08


2015

Sistema do Prata passa a abastecer Caruaru

Os bairros de Caruaru começaram a receber, hoje, água exclusivamente do sistema do Prata, cuja barragem fica localizada no município de Bonito e está, atualmente, com 81,1% de sua capacidade.

A obra emergencial foi concluída em trinta e seis dias e viabilizou a inversão do fluxo de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Petrópolis para a ETA Salgado, que recebia apenas água da barragem de Jucazinho. Esse procedimento foi necessário devido ao colapso do Sistema Jucazinho. “Caruaru não está mais recebendo água de Jucazinho desde a última terça, 25, exatamente para permitir que outros municípios possam continuar sendo abastecidos por esse manancial até a captação do volume morto. Jucazinho tem, hoje, 3,1% de sua capacidade devido à falta de chuvas na Bacia do Capibaribe”, informou a gerente regional da Compesa, Nyadja Menezes.

A Compesa investiu R$ 1,3 milhão nessa intervenção. A conclusão da obra vai evitar que 40% da cidade de Caruaru fique sem água nas torneiras. "A dificuldade de abastecimento nos últimos dias aconteceu em função dessa transição dos sistemas, mas vamos regularizar o abastecimento gradativamente", explicou Nyadja Menezes.

A Compesa está revendo o planejamento do rodízio e divulgará amplamente o calendário para que a população possa se programar sobre os dias de abastecimento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Celson Melo

28/08


2015

IBGE aponta Recife com 1,6 milhão de habitantes

O IBGE divulga hoje, 28 de agosto de 2015, as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2015. Estima-se que o Brasil tenha 204,5 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,83% de 2014 para 2015. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12,0 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,5 milhões), Salvador (2,9 milhões) e Brasília (2,9 milhões). Dezessete municípios brasileiros possuem mais de um milhão de habitantes, somando 44,9 milhões de habitantes ou 22,0% da população total do Brasil. Recife, segundo o levantamento, tem, hoje, 1.617.183 habitantes, caindo para a nona capital em densidade populacional.

No ranking dos estados, os três mais populosos localizam-se na região Sudeste, enquanto os três menos populosos localizam-se na região Norte. O estado de São Paulo, com 44,4 milhões de habitantes, concentra 21,7% da população total do país. O estado de Roraima é o menos populoso, com 505,7 mil habitantes (0,2% da população total), seguido do Amapá, com 766,7 mil habitantes (0,4% da população total) e do Acre, com 803,5 mil habitantes (0,4% da população total).

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.
A tabela com a população estimada para cada município foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.) de hoje, 28 de agosto de 2015. A nota metodológica e a tabela com as estimativas das populações para os 5570 municípios brasileiros e para as 27 Unidades da Federação pode ser consultada neste link.

Mais da metade (56,1%) da população vive em 304 municípios

A distribuição da população brasileira em seus 5.570 municípios mostra uma alta concentração em grandes centros urbanos. Os 41 municípios com mais de 500 mil habitantes concentram 29,9% da população do Brasil (61,2 milhões de habitantes) e mais da metade da população brasileira (56,0% ou 114,6 milhões de habitantes) vive em apenas 5,5% dos municípios (304 municípios), que são aqueles com mais de 100 mil habitantes. Por outro lado, apenas 6,3% da população (1,4 milhão) residem em 2.451 municípios brasileiros (44,0% dos municípios) com até 10.000 habitantes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


28/08


2015

Dilma: País irá superar crise sem amargura e ódio

A presidente Dilma Rousseff afirmou, hoje, durante evento em Caucaia (CE), que o país irá superar a crise sem "nadinha" de amargura e ódio. Ao participar da cerimônia de entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, ela também pediu "muito amor no coração" para o Brasil vencer as dificuldades.

Em meio a uma crise econômica, Dilma tem dito em eventos dos quais participa que as dificuldades enfrentadas pelo Brasil são "momentâneas" e que o governo tem adotado medidas para superá-las. Ao considerar 2015 um ano de "travessia" no cenário econômico, a presidente tem declarado que nos próximos anos será possível retomar o crescimento e a geração de empregos com redução da inflação.

"O Brasil, hoje, é um país democrático e um país que sabe superar suas dificuldades. Como todos os países do mundo, nós temos a garra de superar as nossas dificuldades. Mas tem uma característica especial: nós superamos isso com muita esperança e muito amor no coração, e com nadinha de amargura ou de ódio. Nós somos um país tolerante, que respeita os outros e que quer ver seus filhos e filhas sendo criados em um mundo de paz", declarou.

Ao ser anunciada no evento, a presidente foi ovacionada pela plateia, formada em sua maioria por beneficiários do Minha Casa, Minha Vida. Antes de iniciar seu discurso, Dilma assistiu aos presentes entoarem o grito de "não vai ter golpe!", assim como tem ocorrido em outros eventos dos quais ela participa.

Em um discurso que durou cerca de 35 minutos, Dilma disse que há "minoria" de "pescadores de águas turvas" que apostam no "quanto pior, melhor". "Mas nós vamos ter clareza de afirmar não só que o Brasil é um país forte, mas também que vai crescer e vai superar as dificuldades que tem, que são momentâneas", acrescentou.

Durante sua fala, a presidente ressaltou que a população conquistou "muita coisa" nos últimos anos e que o governo não permitirá que haja "retrocessos" nos programas sociais e na democracia. Em uma referência ao regime militar, ela destacou ter "sofrido" o período em que o Brasil era um país "não democrático" porque as pessoas "não podiam manifestar opinião."


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Petrolinaq

28/08


2015

João Fernando recebe representantes do PROS

Integrantes do diretório do PROS de Jaboatão e o presidente estadual do partido, Gilson Lima, estiveram, na manhã de hoje, com o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB-PE) para conversar sobre as perspectivas para a cidade. O encontro no escritório político de Coutinho, em Piedade, foi realizado após uma solicitação da executiva municipal da legenda, que vê no deputado um bom nome para administrar a cidade.

“Como presidente do PROS, vejo com bons olhos uma candidatura de João Fernando (à prefeitura de Jaboatão). João é um nome forte na cidade, um deputado de expressão, com boa votação em Jaboatão nas últimas eleições e com fortes apoiadores no município”, ressaltou Lima.

Segundo o presidente do PROS jaboatonense, Jackson Wellington, Coutinho faria uma administração voltada para a sociedade. “João Fernando é um candidato com a melhor intenção para Jaboatão pela sua capacidade e seu objetivo de manter uma cidade naquilo que ela merece ser, acolhendo seus eleitores e políticos com uma prefeitura de portas abertas”, afirmou, para complementar: “Estamos muito felizes com essa reunião. A gente tem que construir o futuro, e esse futuro começa aqui”.

O encontro contou ainda com a presença do pré-candidato a vereador pela legenda, Laércio, e o membro da executiva do partido, Jadson. O PROS é o terceiro partido a procurar Coutinho e demonstrar simpatia pelo seu nome para a sucessão em 2016.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


28/08


2015

Norões acusado de advogar para Estado e privado

Durante audiência pública realizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação, sobre a não conclusão do presídio de Itaquitinga, na última quarta-feira, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, foi surpreendido com uma pergunta acerca da prática advocatícia do então procurador geral do Estado, Thiago Norões, a favor da empresa Dag Construção Ltda, no Governo Eduardo Campos.

A Dag Construção sucedeu a Advance Construções, empresa que encabeçava o consórcio responsável pela PPP para construção do complexo penitenciário.

Ocorre que o ex-procurador geral foi também indicado pelo então governador Eduardo Campos, como representante do Estado, com a finalidade de resolver os impasses existentes na referida PPP.

Ou seja, ao mesmo tempo que o procurador geral representava o Estado de Pernambuco, seu escritório de advocacia representava a construtora que acabava de assumir a obra do complexo prisional, a Dag Construtora.

Pedro Eurico alegou desconhecimento do fato. O ex-procurador geral e atual secretário de Desenvolvimento, segundo matéria publicada no Jornal do Commercio, também afirmou que as alegações não procedem.

Acontece que, tramita no Tribunal de Justiça da Bahia, uma ação de protesto judicial, proposta pela empresa Advance, na qual foi alegada a total interferência do ex-procurador seja como representante do Estado, seja como proprietário do escritório que defendeu a sucessora Dag Construção em juízo.

Segundo correspondência enviada pelo proprietário da Advance, foi o Estado de Pernambuco quem obrigou a transferência da obra para a Dag Construtora. Ainda de acordo com o proprietário da Advance todas as reuniões estão registradas em ata e serão objeto de arbitragem.

Não é a primeira vez que o ex-procurador e atual secretário de Desenvolvimento é envolvido em questões que evidenciam atuações simultâneas em favor do estado de Pernambuco e também de empresas privadas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Comentários

pericles barbosa

E não é apenas nesse caso Por que o Ministério Público não investiga o perdão das dívidas dos usineiros em troca das terras da usina Quem é o advogado das usinas ? Quem é o advogado da usina salgado ? Quem autorizou os reajustes das construtoras, mesmo com opinativo contrário dos procuradores ?


Naipes

28/08


2015

Cunha ironiza e afirma que CPMF pode unir PMDB

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse, hoje, que, na sua opinião, a proposta da nova CPMF defendida pelo governo Dilma pode promover a união da cúpula do PMDB. “Acho que o governo pode unir o PMDB novamente com a nova CPMF. Todos contra: eu, Michel Temer e Renan Calheiros”, ironizou Cunha.

Além do deputado, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), já se manifestou contra a aprovação do novo imposto. Alguns peemedebistas, no entanto, tentam ajudar o governo a obter apoio para aprovar a medida.

É o caso do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. Segundo a reportagem apurou, Pezão procurou Cunha pedindo ajuda, mas o deputado disse achar quase impossível a aprovação. Para Cunha, a proposta não passa “nem na CCJ” (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

Empresários e líderes políticos atacaram nessa quinta a proposta do governo de recriar a CPMF, imposto sobre transações financeiras que foi extinto em 2007 e que agora é visto pela equipe econômica da presidente Dilma Rousseff como essencial para equilibrar o Orçamento de 2016. Renan disse que a recriação é inoportuna em meio à recessão que o país enfrenta. “Com a economia em retração, é um tiro no pé”, afirmou.

A ideia pegou de surpresa o vice-presidente Michel Temer. Nesta quinta, pela manhã, ele disse que havia só um “burburinho” sobre a recriação do imposto. “A primeira ideia é sempre essa: não se deve aumentar tributo, mas, por outro lado, há muitas vezes a necessidade, não estou dizendo que nós vamos fazer isso.” À tarde, Dilma mandou avisá-lo que o governo decidira propor a medida, mas ainda estava avaliando a sua viabilidade no Legislativo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Comentários

Nehemias Fernandes Jaques

Nova CPMF é ideia de três governadores avalizados por Dilma. Alckmin quer e, agora? O plano de desenterrar a CPMF na conta do cidadão surgiu da necessidade de reforço de caixa local e da articulação dos governadores do Rio, São Paulo e Minas, respectivamente Luiz Pezão, Geraldo Alckmin e Fernando Pimentel. Ciente de que o Governo estudava volta de impostos, com esboço do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o trio convenceu a presidente Dilma a elaborar uma nova CPMF compartilhada entre Planalto e todos os Estados. Com a repercussão negativa, começou o jogo de empurra: todos precisam de dinheiro, mas ninguém quer a assumir paternidade. É ônus eleitoral na certa. Dilma empurrou a causa para os Governos. Os governadores então telefonaram ontem para os líderes da Câmara e deputados de suas bancadas, mas estes alegaram que só colocam em votação se Estados e o Planalto se comprometerem a assumir o anúncio

Lucidio de Figueiredo Galvão Júnior

PRIMEIRO TRIPLICARAM A VERBA PARTIDÁRIA, AQUELA QUE OS PARTIDOS DIVIDEM SUBIU A QUASE NOVECENTOS MILHÕES ANUAIS, AGORA QUEREM RECRIAR A CPMF, ONDE QUEREM CHEGAR ESSES LADRÕES ?????

sonia

O pixuleco já se recupera e passa bem. O receio é que ele volte a cobrar propinas.

sonia

O vídeo desse trágico atentado já está disponível no Antagonista.

sonia

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Vila Fest
Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Publicidade
Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Programa Frente a Frente
Apoiadores