STF suspende prazos de ações que envolvam o Rio Grande do Sul ou advogados do estado

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, determinou neste sábado (4) a suspensão, no período de 2 a 10 de maio, dos prazos processuais de todas as ações em andamento no STF que envolvam o estado do Rio Grande do Sul ou seus municípios, que sejam oriundos de tribunais do estado ou cujas partes sejam representadas exclusivamente por advogados inscritos na OAB do RS.

O pedido foi feito pelo Conselho Federal da OAB em razão do estado de calamidade pública por conta das enchentes. Pela resolução, os prazos voltam a correr no dia 11 de maio.

Paulista - No ZAP

A Defesa Civil emitiu um alerta de inundação para a região metropolitana de Porto Alegre por causa da elevação do Guaíba. Alerta de inundações da Defesa Civil vale para ao menos 16 municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Além da capital gaúcha, estão na lista: Barra do Ribeiro, Canoas, Cachoeirinha, Charqueadas, Eldorado do Sul, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Pareci Novo, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Taquara, Triunfo.

A Defesa Civil também alerta para chuvas e ventos fortes na região metropolitana e no Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Há risco de queda de granizo, alagamentos e descargas elétricas. O alerta vale até as 14h de hoje. As informações são do UOL.

Também podem ocorrer inundações em áreas do entorno do rio Uruguai, na fronteira com a Argentina. São dois trechos em risco: um vai da tríplice fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina até São Borja; já o outro vai de Garruchos até Porto Mauá.

O nível do Guaíba chegou a 5,30 metros de altura às 7h de hoje. Os dados são da régua da Agência Nacional de Águas (ANA) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

Nem todos os bairros serão atingidos da mesma forma, explica a Defesa Civil. “Áreas mais altas não serão afetadas com a mesma intensidade. Quem mora em áreas mais baixas deve buscar abrigo em locais seguros”.

Na região metropolitana, a cidade de Canoas é uma das mais atingidas. A elevação rápida do Rio dos Sinos deixou famílias ilhadas e fechou hospitais. Autoridades pedem que moradores dos bairros Harmonia, Cinco Colônias, Mathias Velho, Central Park e Fátima deixem suas casas e busquem abrigo em áreas altas da cidade.

Cerca de 707.190 pessoas em 332 municípios foram afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil. No centro histórico de Porto Alegre, comércios e casas continuam alagados. No sábado (4), os acessos ao Aeroporto Internacional Salgado Filho foram bloqueados pela água.

O número de mortos subiu para 66, segundo boletim da Defesa Civil. São 101 desaparecidos e 155 feridos até a manhã deste domingo (5).

Guaíba deve ficar acima dos 4 metros de altura por 5 a 10 dias, estima a Defesa Civil. Na cheia de 1941, o Guaíba ficou com o nível acima dos 3 metros durante 25 dias e, segundo o órgão, “como essa cheia [de 2024] foi maior, a gente tem a perspectiva de ter esses valores também”.

Porto Alegre é protegida por muros e comportas. Contudo, apesar das barreiras, na região central da cidade, o muro Mauá já está sofrendo rupturas —a estrutura suporta uma enchente de até 6 metros.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

Por Paulo Abou Hana* 

Ele é amado e odiado. Chamado de Maligno por alguns (geralmente os que não gostam das críticas) e amigo dos amigos, muitas vezes até de forma passional.

Este é o nosso Magno, amizade que herdei do meu Pai Samir Abou Hana, que sempre prestigiou ele e foi prestigiado também.  

Parabéns, Magno, pela coragem, profissionalismo e pioneirismo nos 18 anos do Blog.

*Advogado

Ipojuca - Minha rua top

A Defesa Civil Estadual atualizou na manhã deste domingo os números da tragédia em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul. A pasta informa ainda que tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança da população. Segundo a instituição, subiu para 66 o número de mortes confirmadas e para 101 os desaparecidos.

Há também outras seis vítimas fatais que estão em investigação se as mortes têm relação com os eventos meteorológicos ocorridos no RS. Além disso, já são 332 municípios atingidos, com 707.190 gaúchos afetados pelos transtornos causados pelas chuvas no RS. Até o momento, a Defesa Civil Estadual contabiliza 80.573 pessoas desalojadas, 15.192 pessoas em abrigos e outras 155 feridas. As informações são do Correio do Povo.

Caruaru - Geracao de emprego

Da Agência Brasil

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) afirmaram que esforços conjuntos dos governos se concentram, no momento, em resgatar o maior número de pessoas. 

Ao menos desde a última segunda-feira (29), o Rio Grande do Sul tem sido atingido por fortes chuvas, que provocaram deslizamentos, enchentes e outras ocorrências em ao menos 317 municípios.

Segundo balanço mais recente do governo gaúcho, 55 mortes foram confirmadas em decorrência dos temporais. Outras 107 pessoas ficaram feridas e mais 74 encontram-se desaparecidas. Ao todo, há 13.324 pessoas em abrigos e ainda 69.242 desalojados.

“Isso é o que está registrado. Como há situações ainda sendo investigadas, esse número [de mortos] pode crescer exponencialmente”, disse Leite em entrevista coletiva. “Esse momento é ainda de resgates, de chegar nos locais”, acrescentou o governador.

Resgates

As estradas do estado registram mais de 120 pontos de bloqueio, o que dificulta as operações. De acordo com o ministro Paulo Pimenta, há 32 aeronaves operando nos trabalhos de resgate da população e mais de 10 mil resgates foram realizados até o momento.

“Amanhã vai ser um dia ainda fundamental para salvar vidas”, disse Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

“Vamos buscar até o último momento salvar todo mundo que puder ser salvo”, acrescentou. “Depois juntos vamos pensar no trabalho de reconstrução, de restabelecimento”.

Segundo as autoridades, os principais pontos de atenção se concentram na região metropolitana de Porto Alegre, que enfrenta a maior cheia já registrada do lago Guaíba, que vem recebendo volumes significativos de água vinda do interior do estado.

Neste sábado, o Guaíba chegou a cinco metros, dois metros acima da cota de inundação. A região central de Porto Alegre e outros bairros registram inundações e, em algumas localidades, milhares de pessoas precisaram ser retiradas.

Reconstrução

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse que a pasta já tem uma série de reuniões marcadas para os próximos dias com equipes do governo estadual, para que se inicie o trabalho de planejamento da reconstrução e recuperação das regiões atingidas.

Questionado sobre o quanto o governo federal pretende empregar nos esforços de reconstrução, o ministro Paulo Pimenta não citou uma cifra, mas reafirmou “que não há um limite orçamentário, não há um limite de pessoal, não há um limite de equipamento”.

O governador Eduardo Leite lembrou que o nível dos rios gaúchos deve demorar para baixar e que, por isso, “vão ser muitos dias de muitos problemas ainda”. Ele frisou a necessidade de que seja elaborado um plano excepcional de reconstruções, com procedimentos mais fáceis para a liberação de recursos.

Ele ainda agradeceu o apoio das Forças Armadas e do governo federal no socorro à população atingida. 

“Todos nós devemos estar a altura do que a história exige de nós neste momento, como autoridades públicas, colocando de lado todas as diferenças [políticas]”, afirmou o governador gaúcho. “Quem já foi vítima da tragédia não pode ser vítima depois da desassistência, da demora e da burocracia”.

Camaragibe Agora é Led

O fim de semana foi de dupla emoção. Na sexta-feira, ao lado da minha Nayla, conheci a fazenda São Miguel, berço do forrozeiro Assisão. Na extensão das suas terras secas, em torno da Serra Vermelha, as fazendas Pedreira e Passagem de Pedra, onde nasceram Zé Saturnino e Lampião, respectivamente. Saturnino matou o pai do Capitão Virgulino, provocando seu ingresso no Cangaço. 

Ontem, em Arcoverde, a emoção se prolongou com um encontro familiar inesquecível para a família de minha Nayla: por sugestão e desejo de sua mãe Ivete e da sua irmã Robervânia,  cinco dos 18 irmãos se reuniram pela primeira vez. Por incrível que pareça, alguns sequer se conheciam.

É que Sebastião Raimundo da Silva, oficial de Justiça em Sertânia, conhecido como Sebastião de Isaías, pai da minha sogra, tinha vocação para povoar o mundo. É claro que seus 18 filhos não são de uma mesma esposa. Daí a razão para alguns só terem se conhecido ontem. 

Os filhos de Sebastião estão espalhados pelo Sertão, Recife e Minas Gerais. A ideia das irmãs, que transformou em realidade pela disposição de minha Nayla, que tomou à frente, era reunir todos. 

Mas, não foi possível. Só estavam presentes cinco, quatro mulheres e um homem: Paulo, Ivete, Ivone, Norma e Robervânia. Mas isso não tirou o brilho, o entusiasmo e a emoção da festa, que foi realizada no restaurante Sabor do Campo, do meu amigo Kelsen Ferreira, ex-secretário de Agricultura de Arcoverde e agora pré-candidato a vereador. 

Os cinco irmãos não vieram sós. Trouxeram filhos, genros, netos e até bisnetos. Kelsen caprichou na feijoada, serviu também bode e galinha de capoeira. 

A animação musical ficou por conta do cantor Juninho Saigon, com seu insubstituível violão, acompanhado pelo grande sanfoneiro Zezinho, que tocou por 18 anos na banda de Maciel Melo.

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Construída na gestão de Jarbas Vasconcelos, a PE-585 se transformou no verdadeiro teste de paciência para os motoristas e de força para os carros que passam pela estrada, devido a quantidade de buracos. Sendo uma importante via para quem precisa seguir de Araripina, Sertão pernambucano, para o Crato, município do Ceará, desde que foi construída, a PE-585 nunca passou por uma requalificação decente.

Vitória Reconstrução da Praça

As fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul já afetaram mais de meio milhão de pessoas, de acordo com informações divulgadas pela Defesa Civil estadual. Até o momento, 55 mortes foram confirmadas e sete ainda estão sob investigação. Além disso, 107 pessoas ficaram feridas e 74 estão desaparecidas. Os temporais que atingem a região desde o início da semana já impactaram pelo menos 317 das 497 cidades gaúchas. Os municípios mais afetados em termos de óbitos são Gramado e Santa Maria, cada um com seis mortes registradas. Além disso, há 69 mil desalojados e 13 mil pessoas desabrigadas em todo o Estado.

A situação também afetou os serviços básicos, com mais de 418 mil pontos sem energia elétrica e cerca de 1 milhão de domicílios sem abastecimento de água, o que representa 34% do total. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) é responsável por monitorar a situação e buscar soluções para restabelecer o fornecimento de água.

A dificuldade de acesso a serviços de telefonia e dados móveis também é um problema enfrentado pelos municípios atingidos. Segundo as operadoras, 90 cidades estão sem serviços da TIM, 43 sem os serviços da Vivo e 53 municípios não conseguem acesso pela Claro. A Defesa Civil segue monitorando a situação e prestando assistência às vítimas das chuvas. O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está com os voos suspensos desde ontem.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na manhã deste domingo (5) para o Rio Grande do Sul com uma comitiva de representantes dos três poderes. Em Porto Alegre, o grupo se reunirá com autoridades locais para discutir as ações de resposta à tragédia causada pelas fortes chuvas e enchentes que atingem a região.

Lula decolou da base aérea de Brasília acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, de 13 ministros e dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também está na comitiva. As informações são do G1.

A comitiva federal tem previsão de se reunir com o governador Eduardo Leite (PSDB). Os ministros Paulo Pimenta (Secom) e Waldez Goés (Integração Regional) já estão na capital gaúcha.

Segundo a assessoria da Presidência, 18 autoridades embarcaram com Lula:

  • Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
  • Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
  • Rui Costa, ministro da Casa Civil
  • Jose Múcio, ministro da Defesa
  • Fernando Haddad, ministro da Fazenda
  • Renan Filho, ministro dos Transportes
  • Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
  • Camilo Santana, ministro da Educação
  • Nísia Trindade, ministra da Saúde
  • Luiz Marinho, ministro do Trabalho
  • Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
  • Marina Silva, ministra do Meio Ambiente
  • Jader Filho, ministro das Cidades
  • Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência
  • Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais
  • Edson Fachin, ministro do STF
  • General Tomás Ribeiro Paiva, comandante do Exército
  • Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)

RS registra 55 mortes até sábado

Até a noite do sábado (4), a Defesa Civil do RS registrava 55 mortes em razão das enchentes. Além disso, mais de 82 mil pessoas estavam fora de suas casas – desalojadas ou desabrigadas – e cerca de 350 mil estavam sem energia elétrica.

Lula foi ao estado na quinta-feira (2) e se reuniu com Leite. No encontro, na cidade de Santa Maria, o presidente disse que não faltarão recursos nem esforços do governo federal para ajudar a população atingida pelas chuvas.

O governo gaúcho declarou estado de calamidade, reconhecido pelo governo federal, que criou um escritório para monitorar as ações no estado.

O Rio Grande do Sul enfrenta o quarto desastre climático em menos de um ano. Em 2023, três eventos ocorreram em junho, setembro e novembro, deixando, somados, 75 mortos.

No momento, após mais de uma semana de chuvas, o esforço de resgate está concentrado em Porto Alegre e na região metropolitana, nas cidades de Eldorado do Sul, Canoas e Guaíba.

Em Porto Alegre, o Guaíba transbordou e avançou sobre ruas e avenidas. A estação rodoviária da cidade foi inundada e as viagens foram suspensas. Já o Aeroporto Salgado Filho foi fechado “devido ao elevado volume de chuvas”.

O nível do Guaíba superou 5 metros de altura, acima da marca de 4,76m registrada na enchente histórica de 1941.

Dentro da campanha de mídia alusiva aos 18 anos do blog, o outdoor exposto na traseira dos ônibus já começou a rodar, literalmente, pelas ruas do Recife e Região Metropolitana. Agradeço a parceria com meu amigo Júnior de Cleto, que se dispôs a exibir na frota de veículos controlada pela sua empresa. 

A peça foi criada pela RXZ, agência de publicidade do meu amigo Renê Bensoussan. Ele envolveu os melhores profissionais da sua equipe, entre eles Betinho Montenegro, Bernardo Brayner, Alexandre Mariz e Ivson Sampaio.

Na contagem regressiva para o maior evento de comunicação do ano, a festa dos 18 anos deste blog, estão faltando apenas 18 dias. Tudo está sendo preparado com muito carinho. Será no dia 23 de maio, a partir das 20 horas, no Mirante do Paço, no Paço Alfândega, no charmoso e boêmio bairro do Recife.

A animação ficará por conta da Super Oara, uma das melhores orquestras do País, do meu amigo Beto, hoje sob o comando do filho Elaque. Vários artistas vão homenagear o blog, cantando seus principais sucessos, como os forrozeiros Alcymar Monteiro, Josildo Sá, Irah Caldeira, João Lacerda, Daniel Bueno, Novinho da Paraíba, Cristina Amaral, Fabiana, a Pimentinha do Nordeste, e Walquiria Mendes.

Para deixar o dance mais eletrizante ainda, três ícones do frevo: André Rio, Almir Rouche e J. Michiles. O bufê também já está reservado e confirmado: Fiordes, de Mariana Lucena, um dos mais concorridos, que está preparando belas surpresas para os convidados.

A festa é de adesão. Se você ainda não adquiriu o seu ingresso, entre em contato agora pelo telefone e WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

Se as eleições fossem hoje em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano, o prefeito George Duarte seria reeleito com 48,6% dos votos. O ex-prefeito Humberto Mendes, seu principal adversário, viria em segundo lugar, com 14,9%. O empresário Edson Car aparece em terceiro lugar, com 8,6%. Brancos ou nulos somam 7,4%, enquanto indecisos representam 20,5%.

No levantamento espontâneo, quando não há indicação dos nomes dos pré-candidatos, George Duarte também lidera, com 36,6%. Em seguida viriam Humberto Mendes, com 3,7%, Edson Car, com apenas 1,1%.

O levantamento é do Instituto Opinião, em parceria com este blog. No quesito rejeição, Humberto Mendes lidera. Entre os entrevistados, 30% disseram que não votariam nele de jeito algum. Edson Car é o segundo, com 16%, enquanto o atual prefeito é o menos rejeitado, com 14,9% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. 

Estratificando a pesquisa, George Duarte tem suas maiores indicações de voto entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (62,3%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (57,5%) e com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos (52,3%). Por sexo, 50,5% dos seus eleitores são mulheres e 46,4% são homens.

Já Humberto Mendes tem preferência dos eleitores na faixa etária acima dos 60 anos (25,5%), com grau de instrução no ensino superior (22,2%), e entre os eleitores com renda familiar até 2 salários mínimos (14,9%). Por sexo, 19% dos seus eleitores são homens e 11% são mulheres.

Por fim, Edson Car pontua melhor entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (14,8%), com grau de instrução até o 9º ano (9,6%) e entre os eleitores com renda familiar de 2 a 5 salários mínimos (9,2%). Por sexo, 10,7% dos seus eleitores são homens e 6,6% mulheres.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de abril, sendo aplicadas 350 entrevistas. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. 

A  modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-07489/2024.

Avaliação de gestão

O Instituto Opinião também colheu o sentimento da população de Santa Maria da Boa Vista em relação aos três níveis de gestão: federal, estadual e municipal. O Governo Lula é aprovado por 66% dos entrevistados, enquanto 19,1% desaprova a gestão do petista. Já o Governo Raquel Lyra tem aprovação de 44,3% e reprovação de 27,1%. A gestão de George Duarte foi a melhor avaliada pelos entrevistados, com 68,6% aprovando o seu governo, enquanto 16,3% desaprova.

Novo Chevrolet Trailblazer chega sem aumento de preço: R$ 368,5 mil 

A Chevrolet acaba de divulgar detalhes sobre o renovado SUV grande Trailblazer, que chega à linha 2025, agora em maio, sem aumento de preço, mesmo com algumas evoluções. Em versão única, a topo de linha High Country muda o design e segue basicamente o estilo da picape S10. Ganhou, por exemplo, painel digital de 8 polegadas e nova central multimídia de 11 polegadas. O motor, embora tenha recebido melhorias técnicas, continua sendo o 2.8 turbodiesel de 205 cavalos de potência e torque de 52kgfm. A transmissão, automática de 8 velocidades, é nova e trabalha com tração 4×4 com reduzida. Dados do Inmetro divulgados pela GM mostram consumo de 9,2 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada – algo em torno de 12% mais eficiente do que a configuração anterior. A aceleração de 0 a 100 km/h agora é feita em 9,5s (1s a menos que o modelo anterior). O modelo também ganhou aprimoramentos na suspensão e na direção elétrica e adotou novos revestimentos internos.

Mas, como destaque, vale ressaltar a lista de equipamentos de série relacionada aos sistemas de auxílio à condução: alerta de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego, frenagem automática, alerta de colisão frontal, controle de saída de faixa, comutação automática dos faróis, etc. Sem falar no alerta de pressão dos pneus, faróis de LED, sensores de estacionamento, câmera de ré, etc. “É um automóvel brutalmente pronto para tudo, com novas soluções de engenharia que elevam principalmente o nível de conforto e dirigibilidade”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul. Enquanto a S10 utiliza suspensão traseira por feixe de molas, própria para carga, o Novo Trailblazer conta com uma suspensão do tipo multilink – ideal para transportar pessoas com mais comodidade.

 

O time de engenharia da General Motors promoveu uma recalibração nos amortecedores hidráulicos e revisou toda a geometria do conjunto. As bitolas foram alargadas e o SUV passa a contar com pneus de alto desempenho – um composto de borracha projetado para melhorar o consumo, a estabilidade em curvas e a capacidade de frenagem. Outro ponto que a GM destaca: apesar de ser um modelo off-road premium, o novo Trailblazer alia robustez e baixo custo de manutenção sem que seus usuários tenham que abrir mão de tecnologia. O visual foi renovado, principalmente na dianteira, assemelhando-se aos modelos clássicos norte-americanos. Por isso,  a versão única High Country é caracterizada por elementos cromados na nova grade, para-choques, frisos e retrovisores, bem ao estilo norte-americano, vale ressaltar. Capô, para-lamas, rodas, emblemas e acabamento das lanternas e portas também foram atualizados.

Rampage ganha versão especial – A picape Rampage, sucesso de vendas da Ram, acaba de ganhar uma nova variação: a Laramie Night Edition, que também está nas demais linhas da marca. A Night Edition caracteriza-se pelos detalhes em preto brilhante e na cor da carroceria no lugar das peças cromadas típicas da versão Laramie. Assim, grade dianteira, molduras dos faróis, espelhos retrovisores, molduras das janelas e rodas de 18” em preto brilhante, maçanetas na cor da carroceria, skid plate e badges escurecidos na cor Granite Crystal, para-choque traseiro com pintura preta especial e ponteiras do escapamento também na cor preta compõem os itens exclusivos do exterior do modelo. Já por dentro, a Rampage Laramie Night Edition vem com bancos revestidos em couro preto, assim como os painéis de porta e de instrumentos no lugar do revestimento Mountain Brown da versão cromada. As colunas e o teto preto também completam o visual escurecido, que pode ser incrementado com a adição do Pack Elite, composto pelo som premium de 10 alto-falantes com subwoofer certificado pela Harman Kardon, luzes ambiente em LED e banco elétrico do passageiro de 12 vias, sendo 4 para a lombar. O preço público sugerido da Rampage Laramie Night Edition é de R$ 277.990.

Entre os destaques do extenso pacote de itens de série de conforto e tecnologia da Rampage, a versão Laramie possui central multimídia Uconnect de 12,3″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos Full Digital de 10,3”, ar-condicionado digital dual zone, Keyless Enter’N Go e Ramcharger (carregador por indução), além de conjunto ótico dianteiro e traseiro inteiramente em LED. No quesito segurança, são 7 airbags e diversos sistemas de auxílio à condução como piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, sistema de monitoramento de ponto cego, alerta de saída de faixa, entre outros. A Rampage Laramie Night Edition é movida exclusivamente pelo motor 2.0L Hurricane 4 turbo a gasolina de quatro cilindros que gera 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, com transmissão automática de 9 velocidades. A tração é 4×4 Auto, que distribui automaticamente a força entre os dois eixos e conta com reduzida, para entregar todo o torque em terrenos de baixa aderência. 

Mudanças na linha HB20 – O Hyundai HB20 começou a chegar às lojas, já na linha 2025, com mais equipamentos e menos versões (cinco). A versão Comfort Plus com motor turbo e câmbio automático, por exemplo, ganha sensor de estacionamento traseiro, função one touch nos quatro vidros (a Plus com câmbio manual também ganha a função) e rodas de liga leve de 16” com acabamento cinza.  A versão Limited Plus, por sua vez, vem com iluminação no porta-malas.   A versão de entrada Sense Plus ganha chave tipo canivete e rodas de 15” com calotas. O hatch HB20 tem preços a partir dos R$ 86.090, enquanto o sedã começa em R$ 95.590. O Creta, por sua vez, também sofreu alteração nos preços, agora a partir dos R$ 140.090. Confira todos os preços:

HB20

  • Sense: R$ 86.090
  • Confort Plus: R$ 89.490
  • Limited Plus: R$ 93.490
  • Comfort Plus AT6: R$ 108.890
  • Platinum Safety AT6: R$ 119.390


HB20S

  • Confort Plus: R$ 95.590
  • Limited Plus: R$ 99.990
  • Comfort Plus AT6: R$ 114.990
  • Platinum Safety AT6: R$ 125.890


Creta AT6

  • Comfort Plus: R$ 140.090
  • Limited Safety: R$ 152.690
  • Platinum Safety: R$170.290
  • N Line: R$ 178.890
  • Ultimate 2.0: R$ 184.69

Polo mantém liderança – O Volkswagen Polo fechou o mês de abril liderando o mercado brasileiro e, assim, garante dois meses seguidos à frente da Fiat Strada. Foram 12.434 unidades, com a picape emplacando 11.497. Em seguida, vêm o Chevrolet Onix, com 9.087; Fiat Argo com 8.599; e Hyundai HB20 com 8.194 unidades vendidas no mês. 

Elétricos: recorde da BYD – No segmento dos elétricos, por sua vez, o Dolphin Mini foi o mais vendido em abril, com 3.143 unidades comercializadas. Além de ser o melhor resultado para o modelo, o número representa também um novo recorde mensal de emplacamentos para um carro elétrico no Brasil. O Dolphin Mini é uma versão única, bem equipada, ao custo de R$ 115.800.

JAC confirma picape elétrica no Brasil – O presidente da JAC Motors Brasil, Sergio Habib, confirmou ao Motor1.com que uma nova picape elétrica será lançada no Brasil. A Hantu EV é construída sobre a nova plataforma modular para picapes médias e grandes da JAC e seria uma boa alternativa em um segmento que está ficando bastante competitivo por aqui. As especificações indicam que a picape tem comprimento de 5,62 metros, largura de 1,96 metro, altura de 1,92 metro e 20,5 cm de altura do solo. A caçamba tem 1,81 metro de comprimento.

Bebida e direção: pena pode aumentar – O deputado federal Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF) protocolou um Projeto de Lei que propõe o aumento do prazo de suspensão do direito de dirigir de 12 para 36 meses para condutores alcoolizados. A iniciativa tem como objetivo estabelecer uma punição mais severa e proporcional à gravidade da infração. Além disso, contribui para conscientizar os condutores sobre os perigos dessa prática, incentivando mudanças de comportamento e práticas mais responsáveis. ‍”Queremos desencorajar essa prática perigosa no trânsito, reduzindo acidentes e preservando vidas”, destacou o parlamentar. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), nos dois primeiros meses de 2023 foram registrados 539 acidentes causados por motoristas embriagados em todo o país. Esses números alarmantes destacam a urgência de medidas mais eficazes para prevenir acidentes.

Preço do etanol sobe 4,93% – Em abril, quem abastece com diesel (0,15%) e a gasolina (0,86%) não sentiu grande diferença na hora do pagamento, mas o mesmo não se pode dizer de quem prefere o etanol. Segundo levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de mobilidade, em abril o combustível de cana-de-açúcar apresentou um aumento médio nacional na ordem de 4,93%, com destaque para a escalada dos preços em alguns estados, como Rondônia (14,5%) e Distrito Federal (9,2%). No entanto, o clima agora favorece a safra e os preços podem voltar a cair ainda neste ano.

E por falar em etanol… – O preço do produto do derivado da cana de açúcar justifica uma recente pesquisa da Webmotors. Segundo ela, apenas 21% dos motoristas abastecem com esse combustível. A maioria, 57%, prefere a gasolina, sendo 41% a comum e 16% a aditivada. Os outros 17% utilizam diesel. Vale lembrar: dos entrevistados, 63% têm carro flex.

Bicicleta com IA – A empresa americana de dispositivos móveis Orbic lançou em Barcelona uma bicicleta com conexão 5G e com tecnologia Inteligência Artificial (IA) para prevenção de acidentes e colisões. Elétrica, ela conta com uma série de recursos, como rastreio via GPS, que permite aos condutores bloquear e desbloquear remotamente, além de definir limites geográficos por meio de um app complementar e até façam com que ela sirva como um ponto de acesso móvel de alta velocidade durante os passeios. Com a Inteligência Artificial (IA), a e-bike possui múltiplos sensores de câmera de 2 megapixels e 140 graus que monitora o tráfego, emite alertas sonoros quando alguém se aproxima demais e evita colisões. Segundo o site Minha Operadora, ela ainda possui recursos visuais que aparecem em uma tela HD na parte dianteira. Outro detalhe é que, de acordo com a empresa, a tecnologia não deixa que o condutor acelere a bicicleta até que seja detectado o uso do capacete.

Chega a Super Meteor 650 – A Royal Enfield Super Meteor 650, anunciada em pré-venda em abril, está chegando aos concessionários da marca. Ela tem design inspirado nas clássicas customs, mas com um bom pacote de inovações. O motor é um bicilíndrico de 648cc que entrega 47cv de potência e 53kgfm de torque, com câmbio de 6 marchas. O chassi é tubular em aço específico para ela, que tem, na dianteira, garfo invertido de 43 mm com 120 mm de curso e, na traseira, um duplo amortecedor com 101 mm de curso. Com altura do assento de 740mm e um tanque de 15,7 litros, a Super Meteor 650 foi pensada para longas viagens. As dimensões gerais são de 2.260 mm (comprimento), 1.155 mm (altura) e 1.500 mm (entre-eixos).

5 cuidados para seu carro blindado – A compra de veículos blindados usados está se tornando uma escolha cada vez mais popular entre os consumidores, apesar dos custos. Afinal, haja insegurança! Segundo dados  da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o setor atingiu um novo marco em 2023, com a blindagem de 29.296 veículos. Esse número representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior, quando foram blindados 25.916 carros. Esse crescimento constante reflete a crescente demanda por veículos blindados no país, elevando a frota estimada para quase 340 mil carros desde que a entidade começou a registrar os dados em 1995. Os veículos blindados oferecem uma camada adicional de segurança e tranquilidade aos seus proprietários. No entanto, para garantir o desempenho ideal e prolongar a vida útil desses veículos especiais, é crucial adotar práticas de manutenção adequadas. Pensando nisso, Luca Cafici, CEO da InstaCarro, plataforma de compra e venda de veículos seminovos e usados, listou abaixo cinco cuidados essenciais que os proprietários de veículos blindados devem seguir:

  1. Limpeza – Lave o veículo com frequência, usando sabão neutro e água. Evite produtos químicos agressivos, como detergentes ou ácidos, que podem danificar a carroceria e os vidros do veículo e, por consequência, a blindagem. Limpe também as calhas dos vidros e do teto solar, se houver, para que a sujeira não prejudique o fechamento completo das partes móveis.
  2. Inspeção – Inspecione regularmente a blindagem do veículo em busca de sinais de danos, como rachaduras, bolhas ou delaminações de vidros. Confira também a existência de amassados na carroceria ou mesmo ruídos de “peças soltas” no interior do carro. Se encontrar algum dano, vá a uma empresa blindadora para efetuar o reparo.
  3. Manutenção – Siga o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante da blindagem. Normalmente, recomenda-se a inspeção balística (deve ser realizada a cada 5 anos ou após qualquer evento balístico), tratamento antiferrugem das chapas de aço da blindagem e a calibração dos sistemas de segurança do veículo, como alarmes e rastreadores, por exemplo.
  4. Proteção contra intempéries – Evite expor o veículo a condições climáticas extremas, como calor intenso ou frio extremo. Se precisar deixar o veículo ao ar livre, use uma capa protetora para proteger a blindagem do sol e da chuva.
  5. Armazenamento – Se você não for usar o veículo por um longo período, armazene-o em um local fechado, seco e ventilado. Cubra o veículo com uma capa protetora para evitar que poeira e sujeira se acumulem na blindagem.

Seguir esses cuidados essenciais pode ajudar os proprietários de veículos blindados a manter seus investimentos em ótimas condições e a desfrutar de um desempenho confiável por muitos anos. 

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico

Na sequência das pesquisas sobre a corrida eleitoral, o blog traz logo mais, exatamente à meia-noite, o cenário de Santa Maria da Boa Vista. A pesquisa é do Instituto Opinião, em parceria com este blog. A cidade fica a 604 km do Recife e tem uma boa razão para dormir mais tarde hoje.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para Porto Alegre neste domingo (5) para acompanhar a situação do Rio Grande do Sul, que foi assolado por fortes chuvas nesta semana. O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, em sua rede social. Ainda não há horário confirmado para a chegada do presidente.

“IMPORTANTE: O presidente @LulaOficial volta ao Rio Grande do Sul amanhã. O objetivo é acompanhar de perto o trabalho de resgates e apoio ao povo gaúcho nesse momento tão difícil. Foco total do governo federal no RS!”, escreveu o ministro Pimenta. As informações são do G1.

O governo estadual decretou estado de calamidade, situação que foi reconhecida pelo governo federal, na quinta-feira.

Esta será a segunda ida do presidente ao estado, que – até às 17h deste sábado, contabilizava mais de 50 mortos por conta da chuva e das cheias dos rios e 42,2 mil pessoas fora de casa. O presidente foi até a cidade de Santa Maria, na região Central do estado.

Segundo Pimenta, neste domingo o presidente deve ir a Porto Alegre acompanhado de nove ministros, entre os quais Fernando Haddad (Fazenda), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e José Múcio (Defesa).

Neste sábado (4), o ministro Pimenta e o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, foram para a capital gaúcha instalar uma sala de monitoramento da situação no estado. O governo federal também tem uma sala de situação em Brasília, no Planalto.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes manteve a validade da delação premiada de Mauro Cid na decisão em que determinou a soltura do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Ainda há, porém, chances de o acordo ser rescindido.

A garantia final de que a tratativa seguirá válida, mantendo os benefícios negociados, só vai ser dada no fim das investigações, em junho. No relatório final que envolve os casos do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Polícia Federal se manifestará sobre a efetividade do acordo, ou seja, vai informar se Cid cumpriu suas obrigações como colaborador. A partir disso, Moraes baterá o martelo sobre a validade da tratativa. As informações são do O Globo.

O posicionamento da PF sobre o tema constará no relatório que apura a tentativa de golpe de Estado envolvendo Bolsonaro. O documento deve ser apresentado no mês que vem ao STF.

Em 2017, o plenário da corte decidiu que os acordos de delação podem ser anulados ao fim da processos, caso o colaborador não tenha cumprido seus deveres ou haja vícios na negociação. A decisão foi dada no âmbito da delação da JBS.

Mauro Cid voltou para a prisão em março, após a revista “Veja” divulgar áudios nos quais ele criticava o ministro Alexandre de Moraes e a forma como a PF conduziu sua delação. Intimado no Supremo a prestar explicações, Cid disse que não houve coação da parte da PF, confirmou o teor da sua colaboração premiada e explicou que fez aquelas declarações como um “desabafo” e “uma forma de expressar”.

O deputado estadual Luciano Duque afirmou, por meio de um vídeo postado nas redes sociais, que está trabalhando para resolver o problema da falta de água nos perímetros irrigados do São Francisco. O parlamentar assegurou que procurou a governadora Raquel Lyra para auxiliar na resolução do problema.

Confira