FMO - Acesse Site

‘É grave’, diz Lula sobre candidata da oposição barrada de concorrer às eleições na Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, ser “grave” que Corina Yoris não tenha conseguido registrar sua candidatura à presidência da Venezuela. Yoris representa o principal grupo de oposição ao atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, aliado histórico de Lula. Ela não conseguiu inscrever a candidatura no prazo previsto e, por isso, ficou impedida de concorrer.

As declarações foram dadas durante cerimônia de recepção ao presidente francês, Emmanuel Macron, em visita ao Brasil. As eleições venezuelanas, agendadas para o dia 28 de julho, estão marcadas por questionamentos e denúncias de perseguição contra opositores do atual regime.

Lula disse que conversou com Nicolás Maduro e disse que seria essencial garantir o processo democrático no país, porque é “importante para a Venezuela voltar ao mundo com normalidade”. No entanto, o petista afirmou acreditar que a candidata tenha sido prejudicada.

“Eu fiquei surpreso com a decisão. Primeiro a decisão boa, da candidata que foi proibida de ser candidata pela Justiça [María Corina Machado], indicar uma sucessora [Corina Yoris]. Achei um passo importante. Agora, é grave que a candidata não possa ter sido registrada”, disse.

“Ela não foi proibida pela Justiça. Me parece que ela se dirigiu até o lugar e tentou usar o computador, o local, e não conseguiu entrar. Então foi uma coisa que causou prejuízo a uma candidata”, continuou. “O dado concreto é que não tem explicação. Não tem explicação jurídica, política, você proibir um adversário de ser candidato”, afirmou.

Ao lado de Lula, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse concordar com o posicionamento do brasileiro, e que vai tentar convencer Maduro a permitir a participação de candidatos barrados.

Jaboatão dos Guararapes - Ambulatório Escola

O Republicanos filiou, hoje, o vereador de Cachoeirinha, Léo de Delino. Delino chega ao partido para disputar às eleições majoritárias com o aval do prefeito Ivaldo de Almeida, do vice-prefeito Jonas Eduardo, do ex-prefeito Beto de Tôta, além da executiva estadual do Republicanos.

Segundo Silvio Costa Filho, a filiação de Léo de Delino representa a continuidade de um avanço em todas as áreas que Cachoeirinha tem tido ao longo dos anos. “Léo é comprometido e tem muita vontade de trabalhar. Já demonstrou muita capacidade e amor por Cachoerinha e estaremos juntos nesse projeto, ao lado do presidente Lula e de todos os nossos aliados”, disse o presidente licenciado do Republicanos, ministro Silvio Costa Filho.

Toca Jabô

O gestor governamental Ednaldo Moura Jr foi confirmado como pré-candidato a prefeito de Camaragibe pelo PSB. Servidor concursado do Controladoria Geral do Estado, Ednaldo lidera centenas de voluntários que se integraram ao projeto ‘Viva Camaragibe’, prestando os mais diferentes serviços, como dar aulas de vôlei, ensinar artesanato e fazer atendimento psicológico ou nutricional.

Outra atividade promovida por Ednaldo que tem chamado a atenção de muita gente são as audiências públicas do Viva Comunidade, que vai aos bairros ouvir a população sobre problemas e soluções. “Agimos inspirados nas agendas 40 que Eduardo Campos promovia nas regiões do estado”, revela Ednaldo Moura Jr. Nascido e criado no Celeiro das Alegrias Futuras, uma comunidade pobre de Camaragibe, Ednaldo é membro da equipe do prefeito do Recife, João Campos, como secretário executivo de Educação. Ele ocupou funções semelhantes no governo do estado, durante a gestão Paulo Câmara.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

O presidente da França, Emmanuel Macron, citou, hoje, os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e afirmou que a Praça dos Três Poderes – local onde estão localizados o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional – foi maltratada por inimigos da democracia.

O presidente da França deu a declaração, que foi traduzida simultaneamente pelo governo brasileiro, depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto. Macron cumpre agenda no Brasil nesta semana. Antes de visitar Brasília, o francês esteve no Pará, no Rio de Janeiro e em São Paulo. As informações são do portal G1.

“Toda minha comitiva e eu, pessoalmente, nos sentimos imensamente honrados de estarmos hoje aqui ao seu lado, hoje, aqui, neste lugar, nesta Praça dos Três Poderes, que foi atacada, destruída praticamente, ou, pelo menos, bastante maltratada pelos inimigos da democracia. A maneira com que [Lula] conseguiu reconstituir os equilíbrios da democracia e levar a cabo esse debate internacional significa muitíssimo para nós”, declarou Macron.

Ele acrescentou que a democracia brasileira teve “força” para resistir a ataques golpistas. “Com uma alternância democrática, restaurando plenamente e integralmente todos os equilíbrios”, completou o francês, segundo a tradução feita pelo governo brasileiro.

Após a declaração ao lado de Lula, Macron se reuniu com o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e parlamentares, no Congresso Nacional. Em uma fala aberta à imprensa, o presidente francês voltou a exaltar a democracia brasileira, que classificou como “muito viva”.

“A democracia brasileira é muito viva. O que aconteceu nos últimos anos, tudo o que tem sido feito, tem sido para nós uma fonte de inspiração, vendo a capacidade de resistência que vocês têm aqui”, disse em pronunciamento traduzido simultaneamente pelo Senado.

No dia 8 de janeiro de 2023, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e vandalizaram as sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário em Brasília. A Polícia Federal investiga quem foram os mentores dos atos e também se Bolsonaro e aliados tentaram dar um golpe de Estado após as eleições de 2022, que foram vencidas por Lula.

Emmanuel Macron, que assumiu a presidência da França em 2017, é um desafeto do ex-presidente brasileiro. No período em que Bolsonaro presidiu o Brasil, os dois trocaram farpas publicamente.

Ipojuca - Minha rua top

A governadora Raquel Lyra (PSDB) parece estar disposta a tudo para impor sua vontade e prejudicar a categoria dos servidores de Segurança Pública do estado. Diante da possibilidade de aprovação das emendas que buscam melhorar o Projeto de Lei que extingue faixas salariais para policiais militares e bombeiros, o governo estadual ameaça retaliar deputados que ousarem votar a favor de mudanças no projeto original – que, segundo parlamentares e representantes da PM e dos bombeiros, é uma “enrolação que não atende à demanda do setor”.

Depois de ter desarticulado a votação das emendas ao PL 1671/2024 na última reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, na terça-feira, o governo tenta, mais uma vez, passar com um trator por cima do Regimento Interno da Assembleia Legislativa e destituir o deputado Romero Albuquerque da vice-presidência do colegiado, para alcançar o número suficiente de aliados e barrar a mudança no texto encaminhado pelo Palácio. Entre essas mudanças, os deputados tentam evitar que o Governo de Pernambuco arraste o fim das faixas salariais até 2026.

Para continuar negligenciando as necessidades e os direitos dos profissionais de Segurança, a gestão estadual enquadrou a liderança do União Brasil na Alepe, forçando o deputado Romero Sales Filho a pedir a cabeça do colega de partido na composição da principal comissão permanente da Casa. O Governo estaria ameaçando não dar o devido apoio aos parlamentares nas eleições deste ano, prejudicando o pleito em Ipojuca e em Araripina, base da deputada Socorro Pimentel, que, de acordo com o pedido enviado às pressas no fim da tarde de quarta-feira à Mesa Diretora, seria a substituta de Albuquerque na vice-presidência do colegiado.

A tentativa de intimidação é inédita no legislativo estadual. “O legislativo não pode se curvar à pressão autoritária do Governo do Estado. Essa é uma movimentação totalmente antidemocrática, despótica, que demonstra o completo desrespeito do governo pelo papel de um legislativo independente e pelos princípios fundamentais da democracia”, disse Romero, vítima das articulações da gestão.

“O governo coloca em jogo não apenas a minha posição na CCLJ, mas o voto de cada parlamentar que escolheu seu presidente e seu vice-presidente na comissão, os interesses da população e dos profissionais da segurança, comprovando, mais uma vez, não hesitar em submeter o interesse público aos seus próprios interesses políticos”, completou.

Em troca de telefonemas na busca por apoio, a governadora e representantes da gestão estariam reclamando de não haver orçamento para extinguir as faixas salariais de imediato, mas, em novembro do ano passado, a Assembleia aprovou R$ 115 milhões para a extinção das faixas na Lei Orçamentária Anual. Diante das negativas, a postura tem sido mais intimidadora.

Desesperado, o Governo tenta correr atrás do prejuízo e evitar a derrota na nova reunião da CCLJ, marcada para a próxima terça-feira. A relatora do projeto, deputado Débora Almeida, pediu a retirada da proposta da pauta, diante de um auditório repleto de agentes e familiares interessados na aprovação das emendas. Na ocasião, a deputada sequer deu acesso ao relatório com o seu parecer aos componentes da comissão.

“Repudio veementemente qualquer ato de autoritarismo do governo estadual e seus aliados”, Albuquerque disparou.

Camaragibe Agora é Led

É dado como certo o afastamento da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do Governo Lula, para disputar a Prefeitura de Olinda, este ano. Luciana já esteve reunida com o presidente Lula, hoje, para uma primeira conversa e deve concluir as negociações até o final da próxima semana. A ministra está decida a deixar o ministério para concorrer, mais uma vez, à Prefeitura de Olinda pelo PcdoB.

Citi Hoteis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, hoje, que o presidente da França, Emmanuel Macron, constatou nos últimos dias que o compromisso do Brasil com o meio ambiente “não é retórico”. Os dois fizeram uma declaração à imprensa nesta tarde, no Palácio do Planalto, em Brasília. No Brasil desde terça-feira (26), Macron finalizou na capital federal a passagem pelo país. Antes, também visitou Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Lula afirmou que, durante as viagens, o francês presenciou os esforços brasileiros para o desenvolvimento sustentável. “O presidente Macron pôde constatar pessoalmente que o nosso compromisso com o meio ambiente não é retórico. No último ano reduzimos o desmatamento ilegal na Amazônia em 50%, e vamos zerá-lo até 2030”, afirmou.

O petista também disse que a parceria entre Brasil e França está fortalecida. Nesta quinta, os dois presidentes assinaram mais de 20 acordos de cooperação entre os países, em áreas como meio ambiente, inteligência artificial, direitos humanos e igualdade de gênero. “O Brasil e a França estão decididos a trabalhar juntos para promover, pelo debate democrático, uma visão compartilhada de mundo”, disse.

“Uma visão fundamentada na prioridade da produção sobre a finança improdutiva, da solidariedade sobre o egoísmo, da democracia sobre o totalitarismo, da sustentabilidade sobre a exploração predatória”, continuou.

Lula também afirmou que “o Brasil rechaça categoricamente todas as manifestações de antissemitismo e islamofobia”. “Não podemos permitir que a intolerância religiosa se instale entre nós. Judeus, muçulmanos e cristãos sempre viveram em perfeita harmonia no Brasil, ajudando a construir o país moderno de hoje”.

Já Macron disse que existe uma “amizade recíproca” entre os dois países, citou o 8 de janeiro e disse que a Praça dos Três Poderes foi “maltratada por inimigos da democracia”. Lula também concedeu a Macron o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros. No fim da tarde, o presidente francês tem um encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Cabo de Santo Agostinho - Refis 2023

A pré-candidata à prefeita de Ipojuca pelo Partido Liberal (PL), Patrícia de Leno, fez uma declaração, hoje, onde afirmou que não lhe preocupa essa movimentação de apoios partidários para as eleições. “Isso já é coisa velha e da velha política, partidos se agrupam para querer participar e ocupar cargos no governo. Quero construir nosso projeto com o apoio popular, juntando pessoas que queiram o melhor para Ipojuca. Nesse sentido estaremos sempre de portas abertas para quem quiser o bem da cidade”, frisou Patrícia.

Patrícia também destacou que, a mensagem que quer levar para todos, também é a que o seu partido e ela defendem, a de valores como a defesa da família, da ética, de valorização das mulheres e da fé. Segundo ela, princípios inegociáveis.

Caruaru - Geracao de emprego

Uma reunião na sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no Recife, oficializou o apoio da tradicional sigla à pré-candidatura do prefeito de Petrolina, Simão Durando (UB), à reeleição. O encontro ocorreu hoje e contou com a presença do gestor petrolinense, do presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, além do deputado federal Fernando Filho (UB).

“Agradeço a Wolney Queiroz, ao presidente nacional Carlos Lupi e a todas as lideranças do PDT. Esse é um partido estratégico para nosso grupo e que nos ajudou a reescrever a história de Petrolina nos tempos recentes. É um dia muito especial no qual renovamos essa parceria que já deu certo com Miguel e agora vai seguir firme para que Petrolina continue em frente, com trabalho, força política e desenvolvimento”, agradeceu o prefeito Simão Durando.

Belo Jardim - Patrulha noturna

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para visitar Israel uma semana após declarar Lula (PT) ‘persona non grata’. O convite, por carta, foi assinado em 26 de fevereiro de 2024. O atual presidente brasileiro, Lula, foi declarado ‘persona non grata’ em 19 de fevereiro após o petista comparar as ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus na Segunda Guerra.

Na carta, Netanyahu agradece o “apoio inabalável [de Bolsonaro] a Israel em arenas internacionais”. “Durante o seu mandato como Presidente do Brasil, as relações entre nossos dois países atingiram novos patamares. Guardo lembranças muito queridas da minha viagem ao Brasil e gostei muito de me encontrar com você”, diz a carta

Bolsonaro foi convidado alguns dias após pedir a devolução do passaporte, retido por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em 9 de fevereiro. Em 25 de fevereiro, Bolsonaro participou de um ato na Avenida Paulista, em São Paulo. Na ocasião, ele discursou em um trio elétrico no qual subiu exibindo a bandeira de Israel. O gesto não passou despercebido por Netanyahu.

Não foi o primeiro aceno do ex-presidente ao israelense. Alguns dias antes, Bolsonaro publicou um vídeo antigo em que, durante uma entrevista, defende a autonomia de Israel e afirma que gostaria de mudar a embaixada brasileira para Jerusalém. Em novembro de 2018, Bolsonaro disse que gostaria de fazer a mudança, porém, menos de uma semana depois, afirmou que a decisão não havia sido tomada.

A mudança de endereço da embaixada brasileira – que hoje fica na capital comercial de Israel, Tel Aviv – poderia criar embaraços ao Brasil diante da comunidade internacional. Mudar a sede brasileira da diplomacia com Israel para Jerusalém poderia ser interpretado pela comunidade internacional como um reconhecimento da Jerusalém Ocidental enquanto capital de Israel em detrimento da Jerusalém Ocidental, reivindicada por Palestinos como capital de um eventual futuro Estado Palestino.

Vitória Reconstrução da Praça

O Republicanos segue avançando pelo estado com filiações e pré-candidaturas. Ontem, o partido filiou o prefeito de Quipapá, Pité. Num grande ato político, o evento de filiação contou com a presença do presidente do partido em Pernambuco, Samuel Andrade, do presidente da Alepe, Álvaro Porto; entre outras lideranças locais.

“Pité é um excelente quadro e tem feito um ótimo trabalho no município. Não restam dúvidas que o povo de Quipapá, junto com o ministro Silvio Costa Filho, abraçaram esse projeto, marcado pela união e pelo comprometimento do desenvolvimento da cidade”, enalteceu Samuel Andrade.

No ato, o prefeito Pité agradeceu todo o apoio da população e lideranças. “O sentimento é de gratidão, por todo o apoio que recebo e se filiar no partido do ministro de Lula, Silvio Costa Filho é receber a soma da confiança de pessoas comprometidas com o bem de Quipapá”.

O espetáculo teatral da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realizado no Município do Brejo da Madre Deus, a 180 km do Recife, se prepara para receber um grande público neste feriado da Semana Santa. A temporada 2024, que começou no dia 23, encerra no próximo sábado. Até esta quarta-feira, cerca de 30 mil pessoas já haviam assistido à encenação.

A concentração de pessoas que vai a cidade teatro de Nova Jerusalém no feriado chamado de Sexta-feira Santa se deve ao fato de que a peça teatral atrai não só pessoas interessadas em entretenimento, mas também um público que vai ao município pernambucano por motivos religiosos.

Isso porque a peça teatral tem como temática a história dos últimos dias de Jesus, figura central do cristianismo. “Jesus é um personagem universal. É uma história que mexe com a fé de muita gente e vem mexendo com a minha fé, vem mexendo com a minha emoção”, afirma o ator Allan Souza Lima, que interpreta o papel de Jesus no espetáculo.

Segundo Robinson Pacheco, coordenador geral do espetáculo, as pesquisas mostram que a parcela do público atraída por motivos religiosos é de cerca de 30%. O que indica que a maior parte do público encara a Paixão de Cristo como entretenimento. Para Pacheco, a motivação que atrai a maior parte dos espectadores é na verdade a forma como a história de Jesus é contada.

“Todo o enredo se desenvolve em nove monumentais palcos plateia com uma arrojada cenografia que reproduz arruados, ruelas, grandes pátios e jardins da Jerusalém dos tempos de Jesus, como os cenários do Templo, do Fórum Romano, do Palácio de Herodes, da Via Sacra e do Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo”, afirma.

Segundo ele, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém não é apenas uma peça de teatro, é uma experiência que transcende o palco, envolvendo os espectadores em uma jornada espiritual e emocional que ressoa com os valores fundamentais da humanidade. “Isso tudo contribui para que o espetáculo seja uma das principais atrações turísticas de Pernambuco e do Brasil”, destaca.

Eduardo Cavalcanti, vice-presidente do Sindicato dos Hotéis de Pernambuco, afirma que a Paixão de Cristo contribui para movimentar o turismo em todo Pernambuco. Ele revela que as operadoras de turismo de outros estados trazem os visitantes que lotam os hotéis no Recife e outras cidades como Gravatá e Caruaru.

Uma das principais agências a apostar nesse filão comercializando pacotes com destino a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é a CVC que, todos os anos, realiza uma campanha maciça de divulgação por meio de suas lojas espalhadas pelo Brasil oferecendo transporte aéreo, traslado e hospedagem.

Neste ano em que completa 55 anos de história, o espetáculo traz em seu elenco principal, além de Allan Souza Lima, Mayana Neiva, fazendo Maria e Dalton Vigh, interpretando o governador romano Pôncio Pilatos.

No elenco de atores pernambucanos, as novidades são Eduardo Japiassu, que estreia no papel de Herodes, Fernanda Spíndola, como Herodíades e o veterano José Mário Austregésilo que retorna após 20 anos para fazer Anás. Também são destaques Marina Pacheco, no papel de Maria Madalena, José Barbosa, como Judas e Ricardo Mourão no papel de Caifás. A direção artística é de Lúcio Lombardi. Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos pelo site www.novajerusalém.com.br em até 12 vezes no cartão. Os portões abrem às 16h e a apresentação tem início às 18h.

Através da articulação da deputada federal e pré-candidata a Prefeita de Jaboatão dos Guararapes, Clarissa Tércio (PP), e do presidente nacional do Partido Progressistas, o senador Ciro Nogueira, o município de Jaboatão dos Guararapes receberá do Ministério do Esporte R$ 1,5 milhão, que será investido na construção de um complexo esportivo,

De acordo com Clarissa, será um equipamento que beneficiará a população, mas que, acima de tudo, levará esperança e cidadania para os jovens jaboatonenses. “A união de forças faz a diferença. Estou muito feliz com essa conquista, que contribuirá muito para a nossa cidade, gerando mais desenvolvimento, mais saúde e, claro, mais qualidade de vida para as pessoas. O esporte é uma importante ferramenta de transformação social e de cidadania, que muda a vida das pessoas, formando e levando perspectiva de futuro para os nossos jovens”, destacou Clarissa Tércio.

Os deputados começam hoje o “folgão de Páscoa”, combinado com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Depois do expediente de segunda à quarta-feira da Semana Santa, eles só terão presença exigida em Brasília no dia 9 de abril. As informações são do portal Estadão.

Os congressistas acordaram que passarão em suas bases eleitorais a última semana da janela partidária, quando os vereadores podem trocar de legenda sem perder o mandato. Com isso, terão como articular as chapas locais para a corrida às prefeituras este ano.

Saúde, segurança e infraestrutura. Essas foram as três áreas apontadas como os principais gargalos enfrentados pela população na edição do ‘Bora Mudar Jaboatão’ no Alto Dois Carneiros. “Uma demanda que, infelizmente, não se resume à localidade. São problemas inerentes a todos os bairros da cidade. A sensação é de que, hoje, o município retroage dia após dia por falta de liderança, de zeladoria”, observou o ex-prefeito Elias Gomes, pré-candidato do PT à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

O Bora Mudar Jaboatão é uma plataforma de escuta popular que, desde o ano passado, tem promovido rodas de diálogo nas sete regionais da cidade para ouvir os moradores e debater propostas voltadas ao futuro do município. “Entre as principais queixas que ouvimos das pessoas no Alto Dois Carneiros estão a escalada da violência e, consequentemente, o aumento na sensação de insegurança; a precarização da saúde pública, com unidades de atendimento funcionando em contêineres e a constante falta de medicamentos; e a inversão de prioridades na infraestrutura, com uma gestão que vira as costas para a periferia e ignora os problemas de quem vive em áreas de risco”, disse Elias.

Ainda de acordo com o ex-prefeito, apesar de contar com o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco e uma receita bilionária, a cidade atualmente registra os piores indicadores da última década. “Fruto de uma gestão que não dialoga. Temos nos articulado para unir forças com o governo do presidente Lula (PT) com foco no resgate do protagonismo do Jaboatão. É preciso dialogar e construir pontes em vez de muros”, pontuou Elias.

O governo pretende reduzir a conta de luz em 3,5% neste ano, com o pagamento dos empréstimos feitos pelas distribuidoras por conta da pandemia e da crise hídrica de 2021. A informação consta em minuta de medida provisória obtida pelo portal G1.

Para chegar a esse efeito de redução na conta, o governo quer antecipar pagamentos previstos na lei de privatização da Eletrobras e destiná-los ao pagamento da “conta Covid” e da “conta escassez hídrica”.

Essas contas são fruto de transações de emergência às distribuidoras para lidar com custos adicionais da pandemia – que gerou crise econômica e aumento da inadimplência – e da escassez hídrica entre 2020 e 2021, quando a falta de chuva obrigou as empresas a contratar energia mais cara.

Agora, o custo desses empréstimos tem sido uma parcela dos reajustes tarifários, com efeitos sobre a conta de luz.

A medida provisória também pretende solucionar o aumento da tarifa de energia do Amapá, que se tornou um problema político para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo interlocutores do governo, o texto está finalizado e aguarda publicação no Diário Oficial da União.

Poder360

O processo de licitação de R$ 1,3 bilhão para coleta de lixo em Salvador, capital da Bahia, contará com as mesmas empresas que hoje já prestam o serviço à prefeitura soteropolitana. A expectativa é que os contratos sejam mantidos com os atuais prestadores do serviço, pois não deve haver concorrência – ainda que o valor seja tão expressivo.

A reportagem apurou que 6 das 7 empresas que levaram a licitação de 2018 participam do processo atual. Duas têm ligações com políticos do Estado, como o ex-governador Paulo Souto (União Brasil) e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). A abertura dos envelopes com as propostas será na próxima segunda-feira.

Essas mesmas empresas que já fazem a coleta de lixo em Salvador, caso vençam novamente a licitação, terão uma grande vantagem: o contrato terá reajuste de 56% (muito acima dos 38% da inflação no período).

O contrato de R$ 1,3 bilhão terá duração de 2 anos e pode ser prorrogado por mais 3, segundo o edital. É composto por 3 lotes – os valores vão de R$ 27,2 milhões a R$ 738,8 milhões. Para o 1º lote, avaliado em R$ 548,3 milhões, há 4 interessados:

  • Jotagé Engenharia;
  • MM Consultoria Construções e Serviços;
  • Naturalle Tratamento de Resíduos;
  • Torre Construções.

Essas 4 empresas já administram um dos lotes oferecidos na licitação de 2018. O contrato com vigência até 2020 foi renovado por mais 4 anos. Clique aqui e confira a reportagem na íntegra.