Toca Jabô

De passagem pelo Recife, Padilha cobra vice do PT para João Campos

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, defendeu, hoje, a presença de um petista na vaga de vice do prefeito João Campos (PSB), nas eleições deste ano. Na ocasião, ele lembrou do período em que Eduardo Campos (PSB) era governador e o PT comandava o Recife com João Paulo e João da Costa, e Lula estava na Presidência da República. Na sua opinião, foi um período que deu certo para Pernambuco e o Recife.

No entanto, Padilha ressaltou ser necessário que o partido busque a unidade interna para ter chance de ocupar o espaço na chapa majoritária. Há uma disputa entre o assessor especial do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Sales, e o deputado federal Carlos Veras. As informações são do blog do Dantas Barreto.

“O presidente Lula tem um carinho especial por João Campos e tem tudo para se repetir a aliança no Recife. Quem lidera o debate é o prefeito. Nossa expectativa de quem conviveu, como eu, com Eduardo Campos, com a aliança PT-PCdoB-PSB é para que se repita”, disse Padilha.

Questionado se torce para seu assessor especial Mozart Sales ser o escolhido, O ministro o elogiou, mas voltou a dizer que o processo está nas mãos de Campos. “O PT tem quadros competentes, entre os quais Mozart Sales, a quem tenho absoluta confiança. Já foi vereador, teve uma votação enorme para deputado federal, mas o processo de escolha é com o prefeito”, assinalou. Mas ressaltou que a aliança entre PSB e PT “é uma dobradinha de sucesso”. “Minha expectativa é que o PT se una”, alertou.

Paulista - No ZAP

O diretório municipal do União Brasil no Cabo de Santo Agostinho confirmou, hoje, a pré-candidatura de Daniel Paluca à Prefeitura. O pré-candidato tem uma vasta experiência e conhecimento dos desafios enfrentados pelo Cabo. Portanto, segundo a legenda, Daniel surge como uma solução jovem, comprometida e preparada para liderar a cidade rumo a um futuro de progresso e prosperidade.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), inaugurou oficialmente, na manhã de hoje, o novo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em Piedade. O novo CRAS atende os moradores dos bairros de Barra de Jangada, Piedade e Candeias, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. “A inauguração deste novo CRAS representa um avanço significativo para a nossa comunidade. É um local de acolhimento, de apoio e de esperança para nossa população. Com este novo equipamento, estamos reafirmando nosso compromisso em garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços sociais essenciais que promovam dignidade e igualdade”, pontuou o prefeito.

Ipojuca - Minha rua top

O pré-candidato a prefeito de Camaragibe pelo PSB, Ednaldo Moura, reuniu e recebeu o apoio de 40 pré-candidatos a vereador na cidade. O objetivo do encontro foi discutir os desafios para Camaragibe. “Fiquei muito animado com esse apoio, pois o sentimento é que o nosso povo quer renovação em Camaragibe. Nenhum de nossos pré-candidatos tem mandato e todos são de renovação para a Câmara. Estamos em sintonia com a população para mudança”, disse Ednaldo.

Os partidos que formam a coligação de apoio à pré-candidatura de Ednaldo Moura são o PSB, o Solidariedade, o AGIR e o PMB. Durante o encontro, onde também estiveram presentes os presidentes desses partidos, o clima foi de articulação, diálogo e união no fortalecimento da pré-candidatura de Ednaldo. No encontro, Ednaldo anunciou que intensificará mais ainda a agenda de diálogo e escuta no município a partir deste mês, o que animou mais ainda suas lideranças.

Caruaru - Geracao de emprego

Hoje, no município de Caruaru, o prefeito, Rodrigo Pinheiro (PSDB), recebeu a governadora, Raquel Lyra (PSDB), em uma agenda voltada para o desenvolvimento econômico e social da região. Às 9h, teve início o Feirão de Empregos, evento crucial para aqueles que buscam uma oportunidade de trabalho. Com o apoio da Prefeitura de Caruaru, o evento visa reunir empresas e candidatos em um ambiente propício para conexões profissionais.

Logo após, às 11h, foi a vez da inauguração dupla que marcou o dia: a terceira Casa do Trabalhador do país e o Centro de Qualificação Profissional da Mulher, ambos em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. Pinheiro destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Governo estadual para o sucesso desses eventos e reafirmou o compromisso conjunto em continuar investindo no desenvolvimento econômico e social de Caruaru e de todo o Agreste pernambucano.

“Em 2023, Caruaru encerrou o ano, dados do Caged, como a cidade que mais empregou no interior de Pernambuco. E a gente mantém essa liderança do número de empregos, da quantidade de empregos ofertados, agora, também, no início de 2024. Tudo isso é fruto de um trabalho em conjunto que está sendo feito há muito tempo aqui em Caruaru, desde 2017, com Raquel, prefeita, e eu, vice. Com isso, tenho certeza de que a parceria com o Governo do Estado vai continuar gerando emprego e renda na nossa cidade”, falou o prefeito.

“Uma manhã de entregas do nosso Estado em qualificação profissional e mais oportunidade de emprego para a nossa população. Portanto, obrigada a todos e todas que confiam no nosso trabalho e estão aqui em busca do seu sonho. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo, parabenizar pelo trabalho que demos início essa semana, na inauguração do Centro de Formação voltado para o cuidado com as crianças”, disse a governadora Raquel Lyra.

Camaragibe Agora é Led

Nota oficial

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco vem, por meio desta nota, esclarecer alguns fatos, em razão do pronunciamento realizado por vereadores na tribuna do município de Arcoverde.

Chegou ao conhecimento desta Autarquia, vídeo em que vereadores fazem críticas à instalação de câmeras de videomonitoramento na rodovia PE-270, no município de Arcoverde, incentivando o desrespeito às leis de trânsito e ameaças ao diretor presidente da Autarquia de Trânsito de Arcoverde, a ARCOTTRANS.

Cabe esclarecer que as câmeras de videomonitoramento foram instaladas pelo DER, por serem considerados trechos críticos, com alto número de sinistros. A instalação tem por objetivo permitir o acesso às imagens da nossa Central de Operações de Trânsito onde existem agentes da autoridade de trânsito realizando o monitoramento do trânsito e autuação de todos que forem flagrados cometendo desrespeito à Lei 9.503/1997 – Código de Trânsito Brasileiro e demais normas vigentes.

Esta Autarquia lamenta a postura dos vereadores. Incentivar condutores a desrespeitar as normas de trânsito, em especial a utilização do cinto de segurança, mostra que são desconhecedores da importância desse dispositivo, que salva inúmeras vidas todos os dias. Reforçamos a importância do trabalho realizado pela ARCOTTRANS, como Órgão Executivo Municipal e seguiremos trabalhando em parceria, pela segurança de todos.

Diante do exposto, reforçamos a todos que utilizam rodovias estaduais que todas as medidas adotadas pelo DER-PE são pautadas no fortalecimento da segurança viária e cumprimento de leis.

Rivaldo Rodrigues de Melo Filho – diretor presidente do DER

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Hoje, a presidente do PL Mulher em Pernambuco e pré-candidata a prefeita de Olinda pelo PL, Izabel Urquiza, dará o pontapé inicial na elaboração do plano de governo, que Izabel tem chamado de plano de ação para a cidade. Na Faculdade de Olinda, a FOCCA, ocorrerá uma reunião com sua equipe técnica, onde serão lançadas as diretrizes que nortearão seu projeto, visando soluções práticas e metas tangíveis.

Este marco representa o início de um ciclo de debates abrangente, que percorrerá todas as áreas de Olinda, priorizando o diálogo com as pessoas para construir um plano que atenda às reais necessidades das comunidades. Izabel destaca o compromisso em ouvir as pessoas e transformar suas demandas em ações concretas.

Vitória Reconstrução da Praça

Jornal O Poder

Tiração de onda, autor anônimo. O fofo cachorrinho acolhido pela prefeita, perdão, governadora Raquel Lyra (PSDB) está sendo objeto de comentários hilariantes.

Para quem não acompanha: o jornalista Magno Martins é, desde sempre, o mais ácido crítico de Raquel. O comentário, anônimo, circula livre nas redes. A risada anônima espontânea diz tudo. É hilariante e inédito. Ouça abaixo o áudio:

Só não se sabe se a prefeita governadora ou governadora prefeita, tanto faz, arranhou o jornalista ou mordeu o próprio pé. Magno, além de fazer xixi, morde prefeita.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, anda inconformado com reclamações da família Bolsonaro, para quem o partido não deveria ter recorrido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o intuito de cassar o mandato de Sérgio Moro (União Brasil-PR).

“O pessoal da direita esqueceu tudo o que o Moro falou do Bolsonaro quando saiu do governo”, disse Valdemar à Coluna do Estadão. “Ele queria ser candidato a presidente da República. Achava que derrotaria o Bolsonaro”.

Um levantamento feito pela cúpula do PL mostra as principais acusações que Moro fez contra o então presidente Jair Bolsonaro após deixar o Ministério da Justiça, em abril de 2020. Em janeiro de 2022, por exemplo, o ex-juiz da Lava Jato escreveu no antigo Twitter que o combate à corrupção era só mais um discurso do “estelionato eleitoral” praticado por Bolsonaro.

Em abril daquele mesmo ano, ele chegou a chamar o chefe do Executivo de mentiroso. “Assim como Lula, Bolsonaro mente”, destacou Moro na rede social. “Nada do que ele fala deve ser levado a sério. Mentiu que era a favor da Lava Jato, mentiu que era contra o Centrão, mentiu sobre vacinas, mentiu sobre a Anvisa e o Barra Torres e agora mente sobre mim. Não é digno da Presidência.”

No último dia 22, o PL recorreu ao TSE da sentença proferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná que, por 5 votos a 2, absolveu Moro da acusação de abuso do poder econômico na campanha para o Senado, em 2022. Foi naquela disputa que o ex-juiz da Lava Jato venceu o candidato do PL, Paulo Martins.

“Tem um problema político aí”, admitiu Valdemar. “O Paulo Martins já tinha passado o Moro, mas ‘fajutaram’ uma pesquisa na época e começaram a colocar em todo lugar. Depois da eleição, o instituto de pesquisa disse que tinha errado”.

Por André Gustavo Vieira*

Caro Magno,

Num mundo em que a informação, cada vez mais se dissemina a partir de qualquer pessoa, em função dos avanços tecnológicos e das redes sociais, torna-se mais do que nunca importante termos referenciais e credibilidade no exercício do jornalismo.

Você foi pioneiro e, após uma ampla e bem-sucedida experiência em redações e nos cargos que ocupou, criou, há 18 anos, o seu blog. Aliás, um blog que, na realidade, nunca foi seu, mas da população que enxerga nele uma fonte extremamente segura e de informação de qualidade.

Na época, um projeto ousado, hoje consolidado, com mais de 75 mil seguidores só no Instagram e mais de 350 mil contas alcançadas por mês nesta mesma rede social. Os números só reforçam a qualidade e a credibilidade do seu trabalho, que também se estende aos ouvintes da sua Rede Nordeste de Rádio em vários Estados.

Parabéns!

*Publicitário e marqueteiro

O anúncio feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB), sobre a criação do festival “Pernambuco Meu País”, foi muito mal-recebido pela população de Garanhuns. O sentimento geral é de que a tucana criou o evento itinerante, que vai passar por sete cidades – inclusive Caruaru – com a intenção de enfraquecer o Festival de Inverno de Garanhuns e prejudicar a Suíça Pernambucana. As informações são do blog do Roberto Almeida.

A verdade é que Raquel, que venceu a eleição em Garanhuns no primeiro e segundo turnos, tem demonstrado má vontade com o município desde que assumiu o mandato. Nos primeiros dias da gestão, cancelou convênio firmado pelo governo de Paulo Câmara, tirando da cidade em torno de R$ 11 milhões. Chegou ao ponto de pedir a devolução de R$ 1 milhão que já tinha sido repassado pela gestão anterior.

Demorou a nomear os cargos de direção do estado em Garanhuns e quando o fez desprestigiou até o aliado Izaías Régis. O deputado colocou pessoas de sua confiança para dirigir o Hospital Regional Dom Moura e Raquel desautorizou. Nomeou como diretora geral uma enfermeira de Caruaru e o resultado até agora é desastroso. As críticas ao HRDM são diárias e a unidade de saúde, que sempre apresentou problemas, vive o seu pior momento.

Para completar, existem repasses milionários ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que é particular, de propriedade da família do esposo da vice-governadora Priscilla Krause. O hospital particular tem recebido bem mais recursos do que o Dom Moura.

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou uma regra que autoriza a classificação das informações de viagens de autoridades em jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) como sigilosas. A Corte entendeu que a divulgação desses dados, mesmo depois das viagens já terem sido realizadas, pode colocar em risco a segurança de instituições ou das chamadas “altas autoridades”.

A decisão beneficia pedidos de voos feitos pelo vice-presidente da República, pelos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, pelos ministros do Supremo e pelo procurador-geral da República. Ministros de Estado ficaram de fora. As informações são do portal Poder360.

O julgamento foi realizado na 3ª feira (30.abr.2024) e sua conclusão teve pouco destaque na mídia. O TCU analisou uma solicitação da presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, deputada Bia Kicis (PL-RJ). Política de oposição e ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a deputada queria realizar uma auditoria para verificar a legalidade, a economicidade e a eficiência no uso dos aviões da FAB por ministros e autoridades em geral.

No acórdão, relatado pelo ministro Benjamin Zymler, o TCU aprovou a abertura da auditoria nos voos e estipulou prazo de 15 dias para que o Comando da Aeronáutica envie cópias de documentos sobre o emprego de aeronaves da Força Aérea para deslocamento de autoridades. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

Em uma reunião que contou com a participação expressiva dos médicos ortopedistas que atuam nos hospitais de retaguarda e filantrópicos da rede estadual de saúde de Pernambuco, os profissionais decidiram, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que não irão paralisar os serviços enquanto aguardam novas propostas e dão continuidade às negociações com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O encontro foi realizado com a categoria na sede do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), na última segunda-feira (29), sob o comando do presidente da entidade, Walber Steffano, e contou com a presença do diretor sindical, Fernando Jr., e do advogado da Defensoria Médica do Simepe (DM), Diego Galdino.

Segundo o presidente do Simepe, Walber Steffano, a categoria percebeu, com certa razoabilidade, avanços nas negociações. “Essa foi uma reunião longa, mas que contou com a percepção dos colegas em alegarem avanços nas negociações. Esperamos que a SES tenha a sensibilidade necessária para garantir o funcionamento dos hospitais de retaguarda, atendendo ao pleito dos médicos ortopedistas”, destacou Walber Steffano. Uma nova AGE está prevista para a próxima segunda-feira (06), no auditório do Simepe, onde a SES irá trazer uma nova proposta que será analisada pelos médicos.

Homenageada nos festejos juninos do Recife ao lado da lenda Assisão, de Serra Talhada, a forrozeira Nádia Maia é a atração do Sextou desta semana, programa musical que ancoro às sextas-feiras no lugar do Frente a Frente, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio.

Natural do Recife, do bairro dos Torrões, Nádia Maia está comemorando 30 anos de carreira. No Sextou, ela fala das suas grandes interpretações em músicas dos mais variados compositores e cantores, como ‘Parte da minha vida’, de Petrúcio Amorim, ‘Fogo sem fuzil’, de Luiz Gonzaga, e ‘Desfazendo a mala’, de Xico Bezerra e Leninho de Bodocó.

A carreira de Nádia Maia teve início em 1975, como vocalista da banda de baile Alcano, que por quinze anos encantou todo o Nordeste com a sua versatilidade de estilos musicais.

Em 1995 ganhou o primeiro lugar do festival Canta Nordeste, da Rede Globo/NE, com a canção Meninos do Sertão de Petrúcio Amorim e Maciel Melo. Em 1996, gravou dois CDs dedicados aos ritmos pernambucanos, o que lhe projetou para o mercado europeu, com turnê pela França, Espanha e Portugal.

O Sextou vai ar na próxima sexta-feira pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 48 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no link do Frente a Frente acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio na play store.

O líder do governo no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), pediu um espaço na agenda do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para uma reunião.

O encontro deve acontecer só na terça-feira (7) ou na quarta (8) da semana que vem, já que Pacheco estará fora de Brasília na segunda (6).

Randolfe confirmou ao blog da Camila Bomfim que ligou para Pacheco nesta quarta (1º) e recebeu sinalização positiva para um encontro.

O gesto foi visto como um avanço na relação. Nesta semana, Pacheco se recusou a receber líderes e ministros em um almoço para “discutir a relação” com o governo.

Segundo Randolfe, o encontro pode ser ampliado para incluir outros senadores e o chamado “núcleo político” do governo. Tudo ainda está sendo combinado.

O governo segue tentando pacificar a relação com Rodrigo Pacheco, que atingiu seu pior momento após o Planalto acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a prorrogação da desoneração aprovada pelo Congresso.

Pacheco considerou o ato um “erro primário” e também uma quebra de acordo porque, segundo ele, a judicialização foi feita enquanto o tema ainda estava sendo discutido e negociado politicamente.

Na contagem regressiva para o maior evento de comunicação do ano, a festa dos 18 anos deste blog, estão faltando apenas 21 dias. Tudo está sendo preparado com muito carinho. Será no dia 23 de maio, a partir das 20 horas, no Mirante do Paço, no Paço Alfândega, no charmoso e boêmio bairro do Recife.

A animação ficará por conta da Super Oara, uma das melhores orquestras do País, do meu amigo Beto, hoje sob o comando do filho Elaque. Vários artistas vão homenagear o blog, cantando seus principais sucessos, como os forrozeiros Alcymar Monteiro, Josildo Sá, Irah Caldeira, João Lacerda, Daniel Bueno, Novinho da Paraíba, Cristina Amaral, Fabiana, a Pimentinha do Nordeste, e Walquiria Mendes.

Para deixar o dance mais eletrizante ainda, três ícones do frevo: André Rio, Almir Rouche e J. Michiles. O bufê também já está reservado e confirmado: Fiordes, de Mariana Lucena, um dos mais concorridos, que está preparando belas surpresas para os convidados.

A festa é de adesão. Se você ainda não adquiriu o seu ingresso, entre em contato agora pelo telefone e WhatsApp: (81) 9.8222-4888.

Se as eleições para prefeito de Santa Cruz do Capibaribe fossem hoje, o prefeito Fábio Aragão (PSD) seria reeleito com folga. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com este blog, Aragão teria 62% dos votos. Em segundo lugar aparece Alessandra Vieira (UB), com 12,8%, seguida de Valmir Ribeiro (PP), com 4,5%. Brancos e nulos somam 6,3% e indecisos chegam a 14,4%. Quando o nome de Valmir é substituído por Robson Ferreira, do mesmo partido, o PP, este aparece com 4%, o prefeito com 64,3% e Alessandra com 13,5%.

Na espontânea, modelo pelo qual os entrevistados são forçados a lembrar o nome do seu candidato sem o disco contendo todos os pré-candidatos, Fábio Aragão também lidera com 52%, Alessandra aparece com 6,5%, Robson tem 2% e Valmir 0,3%. Neste cenário, brancos e nulos são 4,8% e os indecisos sobem para 33,9%. No quesito rejeição, Alessandra lidera. Entre os entrevistados, 38% disseram que não votariam nela de jeito nenhum.

Ela é seguida por Robson Ferreira, que tem 10% dos eleitores entrevistados que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida aparecem Valmir, também com 10%, e Fábio Aragão é o menos rejeitado. Dos que se manifestaram, apenas 5,5% disseram que não votariam nele de jeito nenhum.

No confronto direto do prefeito com Alessandra, ele venceria com 70% dos votos contra 14,5% da adversária. Já se o adversário fosse Valmir, a vantagem de Aragão aumentaria mais – 74,3% contra 5,3%. Por fim, se o adversário do prefeito viesse a ser diretamente Robson, Aragão teria 71,5% dos votos e o adversário 6,5%.

Estratificando a pesquisa, os maiores percentuais do prefeito se encontram entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (81,3%), entre os eleitores com grau de instrução médio (69,8%) e entre os eleitores com renda familiar de até dois salários (64,6%). Por sexo, 67,6% dos seus eleitores são homens e 57,1% dos seus eleitores são mulheres.

Já Alessandra, que aparece em segundo, mas bem distante, tem seus melhores percentuais entre os eleitores acima de 60 anos (21,2%), entre os eleitores com grau de instrução até a 9ª série (15,9%) e entre os eleitores com renda familiar entre dois e cinco salários (15%). Por sexo, 14,6% dos seus eleitores são mulheres e 10,6% são homens.

O levantamento foi a campo entre os dias 26 e 27 de abril, sendo aplicados 400 questionários. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-03493/2024.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Instituto Opinião também avaliou o grau de satisfação da população de Santa Cruz do Capibaribe em relação aos três níveis de poder – federal, estadual e municipal. O prefeito bate de longe em popularidade tanto Lula quanto Raquel. Ele tem quase 80% de aprovação, exatamente 79,8%. Já Lula tem apenas 44,3% e Raquel menos ainda – 39%.