FMO

30/09


2016

Raquel promete governar junto com os caruaruenses

Nestes dois últimos dias, a candidata a prefeita de Caruaru pelo PSDB, Raquel Lyra, participou de debates na televisão local. Ontem, na TV Asa Branca, filiada da Rede Globo, e outro na TV Jornal. Nos dois momentos, a candidata agradeceu a oportunidade de poder apresentar várias propostas de seu Plano de Governo para as pessoas de casa e dizer o motivo que lhe fez concorrer ao cargo de prefeita da Capital do Agreste.

“Quero ser prefeita para fazer radicalmente diferente de tudo o que foi feito na nossa cidade até hoje. Eu quero ser prefeita de Caruaru para estar presente nas ruas com você. Assim como a gente foi ouvir os problemas para trazer as soluções dentro do nosso Plano de Governo. De porta em porta, de bairro em bairro, na sua comunidade. Eu quero ser prefeita de Caruaru porque eu quero fazer junto com você. Junto pela segurança, devolvendo a tranquilidade a nossa gente. Junto pela educação, garantindo creches e uma educação de qualidade. Junto pela saúde. Você sabe que eu estou preparada. Me preparei a vida inteira para isso. E eu quero estar junto com você”, disse Raquel em suas considerações finais na TV Asa Branca.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Agência Comunicação

30/09


2016

Lupércio apresenta propostas para empresários

Houldine Nascimento

Da equipe do blog

O candidato a prefeito de Olinda Professor Lupércio (SD) se reuniu, nessa quinta, com empresários ligados à Câmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL). No encontro, o postulante apresentou propostas para movimentar o comércio da cidade. Entre as proposições, estão a criação de um polo comercial e o aquecimento do setor terciário nos bairros.

Os representantes da CDL receberam de forma positiva as propostas do prefeiturável, que destacou a importância da expansão das atividades comerciais na cidade. “É fundamental aquecer o comércio de Olinda. Dessa maneira, quem mora na nossa cidade não vai precisar sair do município para fazer compras. Isso faz com que circule muito mais dinheiro na cidade”, comentou Lupércio.

FIM DE CAMPANHA – Encerrando a campanha eleitoral, o candidato será entrevistado, hoje, às 18h, pelo titular deste blog no Programa Frente a Frente, na Rádio Folha 96,7 FM. À tarde, Professor Lupércio participa de caminhada em Rio Doce. Mais cedo, o postulante do Solidariedade percorreu as ruas de Sapucaia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sopranor 1

30/09


2016

Teresa Leitão repudia direito de resposta a Campos

Houldine Nascimento

Da equipe do blog

A candidata à Prefeitura de Olinda pelo PT, Teresa Leitão, criticou uma determinação da Justiça que concedeu, em seu guia eleitoral, direito de resposta a Antônio Campos (PSB). No programa, a prefeiturável abordou a ausência de João Campos, sobrinho do socialista, na campanha do adversário e foi obrigada a ceder espaço de um minuto.

A conotação dada pela petista foi a de que a família Campos não estaria apoiando a candidatura de Antônio em Olinda. João é filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, além de chefe de gabinete do atual governador, Paulo Câmara. Confira a nota na íntegra:

Nota à imprensa

Coligação Olinda, quero avançar

A coligação Olinda, Quero Avançar, que vai eleger Teresa Leitão prefeita de Olinda, discorda da decisão judicial que concedeu um minuto de seu programa no guia eleitoral no município de Olinda para o candidato do PSB, Antônio Campos.

Nossa campanha é pautada na apresentação de propostas e no diálogo com os olindenses. Mas, em um debate político franco e aberto, não é possível que não possamos fazer críticas políticas aos nossos adversários.

Portanto, nos causou surpresa o fato de o candidato Antônio Campos ter se incomodado com uma informação que divulgamos em nosso guia eleitoral a partir de matérias da imprensa. A imprensa pernambucana noticiou que o filho do ex-governador Eduardo Campos estava fazendo campanha eleitoral por todo o Estado de Pernambuco, mas não apareceria em Olinda.

A partir desse fato, fizemos uma crítica política, pois o candidato Antônio Campos se valeu em seus materiais de campanha da imagem do ex-governador Eduardo Campos e do também ex-governador Miguel Arraes, colocando-se como herdeiro político dessas lideranças e, portanto, valendo-se da temática familiar como argumento para conquistar votos.

A Coligação Olinda, Quero Avançar respeita a decisão judicial, mas dela discorda. Portanto, tomará as medidas cabíveis.

Coligação Olinda, Quero Avançar

PT - PRB - PTB - PTdoB - PTN


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner - Hapvida

30/09


2016

Prefeito de Bom Jardim ignora justiça e realiza comício

Contrariando um acordo judicial entre os postulantes à Prefeitura de Bom Jardim, no Agreste pernambucano, o prefeito e candidato à reeleição, Miguel Barbosa (PP), realizou novo comício, nessa quinta-feira. O problema é que o prefeiturável já havia promovido um grande ato político na última segunda e, de acordo com a Justiça Eleitoral, cada candidato só poderia promover uma ação política, respeitando as datas previstas.

 O ato do prefeito estava agendado para ontem. No entanto, como ele já havia promovido um grande evento essa semana, não poderia realizar novo comício. Por isso, a Justiça expediu uma notificação direcionada a Miguel, vetando o evento de quinta. Mesmo assim, o candidato decidiu realizar uma carreata. A desobediência pode resultar em multa de 30 mil reais.

 Decisão semelhante para o postulante da oposição João Lira (PSD), que teve um comício proibido por determinação judicial, uma vez que seria realizado fora do prazo previsto. O candidato, contudo, respeitou a decisão e cancelou seu evento.

 Confira o que diz a notificação da Justiça:

1. Autue-se, registre-se.

2. A mídia acostada aos autos e as próprias fotos que integram a inicial demonstra que os eventos nela mencionados tiveram caráter nitidamente de campanha eleitoral, inclusive com a presença de considerável número de pessoas, com bandeiras e outros. Analisando o termo de acordo judicial eleitoral depositado neste CE da 33ª ZE, observo que a data estava reservada para a coligação representante e não para a representada. Ao que parece, a representada se aproveitou da presença do Governador do Estado para realizar um evento de campanha eleitoral. O termo de acordo prevê como sanção a perda do exercício do direito ali acordado, dentre outras medidas. Assim, para reestabelecer o equilíbrio do feito, defiro a tutela provisória de urgência, nos termos do acordo firmado, para determinar que a representada não realize o evento previsto para o dia 28/09/16. Considerando a aplicação subsidiária do CPC, nos termos de deu art. 536, §1º, do CPC, fixo multa cominatória para eventual descumprimento no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) por entender que o valor requerido de R$ 50.000,00 (cinque4nta mil reais) é excessivo. Intimem-se.

2. Notifique(m)-se o(s) representado(s) para apresentar defesa no prazo de 48 horas.

3. Apresentada(s) a(s) defesa(s), vistas ao MPE.

4. Após, voltem os autos conclusos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

JOAO PAULO SILVA DE LIMA

Magno, solta a pesquisa de surubim! ForteAbraço



30/09


2016

Polícia Federal pede prisão preventiva de Palocci

Da Folha de São Paulo

A Polícia Federal pediu a prisão preventiva do ex-ministro Antonio Palocci, investigado na Operação Lava Jato sob suspeita de pedir e coordenar pagamentos de propina ao PT.

Palocci foi preso temporariamente na última segunda (26), e sua prisão vence hoje. Cabe ao juiz Sergio Moro definir se acata ou não o pedido da polícia, após ouvir o Ministério Público Federal.

Em ofício enviado à Justiça na noite desta quinta (29), o delegado Filipe Pace afirma que novas provas foram colhidas durante a investigação, e demonstram que Palocci era o "italiano" mencionado em planilhas e e-mails de executivos da Odebrecht.

O ex-ministro nega irregularidades e diz não ser o "italiano", nem nunca ter interferido em favor da empreiteira, conforme acusa a PF.

O delegado rebate e diz que "o quadro probatório apresentado no pedido inicial [foi] robustecido e acrescido de novos elementos", que comprovariam não apenas o apelido do ex-ministro, como a realização dos pagamentos de valores indevidos a ele e seu grupo político.

NOVAS PROVAS

Uma das novas provas é um e-mail enviado por Benedicto Júnior, presidente da construtora Odebrecht, a Marcelo Odebrecht, sobre uma agenda entre ele e o "Italiano". O assunto do e-mail, por "falta de atenção", é preenchido como "Sugestão Paper Palocci".

A PF também menciona um e-mail de Marcelo sobre uma reunião com o "Italiano", em outubro de 2010. No mesmo dia, um registro na agenda do executivo mostra uma reunião com "AP", ou Antonio Palocci, no endereço da sua consultoria em São Paulo.

Os policiais ainda citam a correspondência entre os pagamentos mencionados na planilha "Posição Programa Especial Italiano", que apontaria repasses de propina feitos a pedido de Palocci, com outros e-mails e documentos apreendidos com quatro executivos e funcionários da Odebrecht.

Novas investigações também demonstraram que os pagamentos relatados na planilha foram realizados, em espécie, segundo a delatora Maria Lúcia Tavares (que foi secretária da Odebrecht). Um endereço é mencionado em planilha da delatora, associado aos pagamentos da planilha "Programa Especial Italiano".

Para a PF, isso demonstra que Palocci "foi beneficiado de maneira indevida, [assim como] seu grupo político e atores a ele direta e indiretamente ligados".

PRISÃO

A PF pede a prisão preventiva de Palocci e de seu ex-assessor Branislav Kontic, mas pugnou pela libertação de Juscelino Dourado, que "parece não ter mais relações" com o ex-ministro.

"Com a oitiva dos presos e com o aprofundamento dos trabalhos de análise de materiais apreendidos, a prisão preventiva é a única medida eficaz e ao mesmo tempo necessária para o afastamento de qualquer risco à aplicação da lei penal e para a preservação da tão lesada ordem pública", escreveu o delegado Pace.

O juiz Moro deve decidir sobre o tema ainda nesta sexta (30), após ouvir o Ministério Público Federal.

O período eleitoral não impede a prorrogação ou a conversão das prisões em preventivas, de acordo com a Justiça Federal. A lei brasileira proíbe a prisão de eleitores no período de cinco dias antes da votação (com exceção de prisões em flagrante, por condenação criminal ou por desrespeito a salvo-conduto).

Mas a regra não se aplica, segundo a Justiça, a quem já estiver preso antes desse período.

"Essa previsão da lei existe para garantir o direito ao voto de pessoas que estejam livres. Mas não se aplica a pessoas presas", declarou o delegado Filipe Pace, em entrevista na última segunda (26).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/09


2016

Frente a Frente na Rádio Maranata no dia da eleição

O Frente a Frente especial do dia das eleições no próximo domingo, pela Rede Nordeste de Rádio, formada por 44 emissoras em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, não terá como cabeça de rede a Rádio Folha, no Recife, que está com sua própria programação, mas a Rádio Maranata 103,9 FM. A parceria foi fechada, há pouco, entre este blogueiro, âncora do programa, e o diretor da emissora, André Carvalho.

O programa especial sobre as eleições terá início às 17 horas, com a divulgação das pesquisas de boca de urna no Recife e nas principais capitais do País. Nos estúdios da Maranata, ao vivo, nossos convidados especiais – o jornalista Mardoqueu Silva, André Carvalho, o publicitário José Nivaldo Júnior e o cientista político Roberto Santos – irão analisar o resultado do pleito na capital, nos principais colégios eleitorais do Estado e nas demais capitais do País.

Ao longo do processo de votação, a Rádio Maranata e este blog também estarão juntos, trazendo todos os principais fatos em primeira mão, numa cobertura especial em que estão sendo mobilizados dez repórteres. Não fique de fora da melhor cobertura e da melhor avaliação sobre a festa democrática de 2 de outubro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Senai 4.0

30/09


2016

Coordenador de campanha é morto a tiros no PR

Da Folha de São Paulo

Um coordenador de campanha à Prefeitura de Cantagalo (interior do Paraná) foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (29).Emílio Gervásio, 56, foi atingido por oito tiros de uma pistola 9 mm, segundo a Polícia Civil, quando saía de uma reunião eleitoral, por volta das 17h. A Justiça Eleitoral decretou toque de recolher no município, entre 22h e 5h, até o domingo das eleições.

"É uma medida drástica, sem dúvida. Mas não posso arriscar a segurança da população", diz o juiz eleitoral Brian Frank. "É uma ação preventiva. Para mim, os indícios [do crime] têm conotação eleitoral. Mas cabe à polícia investigar."No decreto, o juiz diz que o toque de recolher pretende "evitar o acirramento dos ânimos dos candidatos, correligionários e eleitores", e que leva em conta "o limitado contingente policial e a obrigação do Poder Público de garantir a segurança da população".

O país vive uma onda de atentados contra candidatos a prefeito e vereador. Desde junho, 45 deles foram alvo de ataques com tiros -28 morreram, sendo 15 em plena campanha. O Ministério da Defesa anunciou que enviará um efetivo "acima da média" para as eleições.

ACIRRAMENTO

Em Cantagalo, cidade de 13 mil habitantes, cinco candidatos disputam a prefeitura. O coordenador que foi assassinado fazia campanha para Jair Rocha (PR), que concorre ao cargo pela segunda vez. Seus principais adversários são o atual prefeito, Everson Konjunski (PSDB), e Flademir Borelli (PPS), filho do ex-prefeito Pedro Borelli (PSB). "Nós estamos enlutados, em estado de choque. Mas vamos aguardar a investigação, porque não sabemos quais os motivos", disse Rocha à Folha.

A Polícia Civil investiga o caso. Segundo o delegado Igor Rabel Corso, a vítima havia sido alvo de um atentado semelhante no início do ano, que também estava sob investigação. Nas eleições passadas, em 2012, Cantagalo teve toque de recolher um dia antes da votação, devido a ameaças relatadas informalmente por candidatos. Segundo o juiz eleitoral, há uma acirrada disputa entre cabos eleitorais na região. Neste ano, foi preciso impedir carreatas simultâneas num município vizinho devido a discussões entre adversários.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sesi 4.0

30/09


2016

Paulo entrega sistema de abastecimento em Limoeiro

O governador Paulo Câmara irá inaugurar, na tarde de hoje, o sistema de abastecimento de água no distrito de Gameleira, no município de Limoeiro, Agreste do Estado. Para viabilizar a obra, que beneficiará dois mil moradores do distrito, o Governo de Pernambuco investiu R$ 650 mil. Atualmente, a população é atendida por um poço comunitário e, agora, terá água tratada para suprir as necessidades.

A água chegará à Gameleira por meio de uma adutora de três quilômetros de extensão, saindo da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Limoeiro. O sistema ainda é composto por um reservatório de 150 mil litros. A estação elevatória (sistema de bombeamento) de Limoeiro também passou por reformas para permitir a obra para o distrito.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Odonto Personalité

30/09


2016

MP pede cassação da candidatura de Edson Vieira

Blog do Ney Lima

O juiz Diego Vieira de Lima (foto), que responde pela 109ª Zona Eleitoral em Santa Cruz do Capibaribe, decidiu, na manhã de ontem, acatar a representação do Ministério Público que pretende cassar o registro de candidatura de Edson Vieira (PSDB) atual prefeito e candidato à reeleição no município, sob a acusação de abuso de poder econômico.

O magistrado entendeu que os requisitos apresentados para a abertura do processo foram preenchidos e determinou a notificação das partes envolvidas, que terão cinco dias para apresentar defesa.

A acusação

A Justiça Eleitoral ainda não divulgou quais os indícios apontados pelo Ministério Público para a abertura da ação que pede a cassação de registro.

No entanto, informações extraoficiais dão conta de que a principal denúncia recai sobre a realização de eventos políticos antes do período permitido pela Justiça Eleitoral.

Os eventos ocorriam com a justificativa de comemorar aniversários de correligionários políticos, mas na prática tinham o propósito de divulgação política. As estruturas usadas nas festas também estão sendo questionadas.

Posicionamento do Candidato

A coligação “Mais Conquistas, Mais Avanços”, que responde pela campanha do candidato Edson Vieira sustenta que não foi comunicada oficialmente sobre a ação e atribuiu a origem das denúncias a adversários.

A Coligação informou ainda que confia nos órgãos institucionais e que demonstrará que a denúncia não tem procedência. Confira a nota na íntegra:

Nota da Coligação Mais Conquistas Mais Avanços

Comunicamos que não fomos informados pelo Cartório Eleitoral, logo não sabemos o teor da ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, através de fatos apresentados pelos adversários.

Ressaltamos que confiamos nos órgãos institucionais e na nossa equipe que demonstrará que a denúncia oferecida pelos adversários não tem procedência. Estamos absolutamente tranquilos.

Aproveitamos para convidar a todos os santa-cruzenses a participarem ativamente da eleição municipal do próximo domingo, a escolherem através do voto e da participação democrática o caminho do avanço e das conquistas. Juntos, Santa Cruz avança cada vez mais.

Coligação Mais Conquistas, Mais avanços


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Naipes

30/09


2016

Hélio prevê Isabel no 2º turno e adverte adversários

Pai da candidata do PSDB à prefeita de Olinda, Isabel Urquiza, o ex-deputado Hélio Urquiza fez, há pouco, um desabafo ao blog. “Isabel está no segundo turno. Este é o sentimento das ruas, por onde andamos em Olinda. Se ocorrer o contrário, desaprendi a política”, disse. Hélio se refere ao entusiasmo que observa nas caminhadas, nos comícios e em todos os eventos da campanha da tucana.

O ex-deputado aproveitou para condenar a postura de alguns adversários da sua filha que ainda se reportam a um processo de prestação de contas em que a ex-prefeita Jacilda Urquiza, sua esposa, já foi absolvido por unanimidade na mais alta corte do País – o Tribunal de Contas da União.

“Jacilda ganhou por dez a zero, com uma única abstenção, a da ministra Ana Arraes, que se julgou impedida de votar pelas suas ligações com o Estado”, disse Hélio, adiantando que o vereador Jorge Federal está sendo processado por mentir em relação ao mesmo processo. “Ele será condenado”, afirmou.

Quanto ao jogo sujo em Olinda, Hélio disse que sua filha não vai entrar nele, mas fez uma advertência aos demais candidatos que tentam denegrir a imagem de sua família. “Tenho munição pesada contra todos os candidatos e se for necessário eu vou usar”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/09


2016

Heraldo convoca militância na reta final da campanha

Na reta final da disputa eleitoral, o candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes pelo PSB, Heraldo Selva, convocou a militância para estar presente nas ruas nos últimos dias e garantir a vitória no próximo domingo. Após ser recebido, ontem, durante caminhada por Cajueiro Seco, que contou com as presenças do vice-governador Raul Henry (PMDB) e do prefeito Elias Gomes (PSDB), o socialista cravou que a população quer continuar seguindo nos trilhos do desenvolvimento. "Tenho andado pelas ruas, sentindo o calor e a recepção das pessoas. Daqui até o dia 2 a alavanca é no canto, é 40 na cabeça", sacramentou.

Heraldo prometeu que vai construir um posto de saúde no Conjunto Olho D'Água, além de dar continuidade às ações de urbanização na localidade. O socialista afirmou que está preparado para assumir a prefeitura e dar prosseguimento às transformações em Jaboatão. "A diferença da nossa candidatura para as outras é que sabemos fazer. Sabemos onde buscar soluções. E temos um conjunto de apoios para continuar o trabalho iniciado por Elias", disse.

Apoiando a candidatura de Heraldo, o vice-governador Raul Henry colocou que Jaboatão tem uma das eleições mais fáceis para se fazer escolha em Pernambuco. "Essa eleição é muito simples. Esse negócio de pesquisa já vi muita gente ser vítima. A eleição está aberta e vai ser resolvida na reta final. Quero fazer uma convocação. A campanha tem que ser de manhã, tarde e noite, de rua em rua, de casa em casa. Vamos para a luta e domingo à noite vamos comemorar a vitória de Heraldo", chamou.

O prefeito Elias Gomes pediu para a população fazer uma reflexão nesses momentos finais sobre os avanços de Jaboatão nos últimos. "Não tenho direito de cobrar voto de ninguém, mas o nosso povo deve ter a consciência de não permitir que Jaboatão volte ao passado. Ou vota em qualquer um, que prega inverdades, ou vota no caminho seguro e certo, que é Heraldo. Eu não tenho 'plano b'. Se não for Heraldo, não vou me juntar com o passado e com a bagaceira", afirmou o tucano.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Pádua

Os candidatos de Elias Gomes, Heraldo e Conceição, recebem o apoio do Governador, do vice Governador, do Ex Governador Jarbas e tantas outras lideranças de Pernambuco. Infelizmente a chapa não decola, quem elege sãos os votos de Jaboatão, e esses apoios ecléticos não tem cinvenxido o povão! Essa chapa é mais pesada do que cruz de bandeira verde!



30/09


2016

Confira a agenda dos candidatos à Prefeitura do Recife

João Paulo (PT)

10h00 – Visita ao Mercado de Afogados

Concentração: Estação do Metrô de Afogados (Rua entre a estação do metrô e o mercado)

15h30 – Mini carreata no Ibura

Concentração: Campo do Nacional (na entrada da UR1-Ibura)

19h00 – Mini carreata no Engenho do Meio e Roda de Fogo

Concentração: No antigo terminal do Engenho do Meio (cruzamento da Rua Antônio Curado com a Rua Manuel Deus Dará)

 

Daniel Coelho (PSDB)       

15h00 – Caminhada – Rua da Imperatriz (Concentração na Praça Maciel Pinheiro)

19h00 – Caminhada – Guabiraba

 

Priscila Krause (DEM)

17h00 – Panfletagem. (Local: Av. Agamenon Magalhães).

19h30 – Caminhada no Alto José do Pinho.

 

Carlos Augusto (PV)

14h00 – Panfletagem na Avenida Agamenon Magalhães

18h00 – Panfletagem na Universidade Federal Rural de Pernambuco

 

Os demais candidatos não enviaram as suas agendas até o fechamento desta matéria.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

bm4 Marketing 5

30/09


2016

A charge do dia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Márcio Calheiros

30/09


2016

Opinião em Goiana: Edval 35,4% e Osvaldinho 35,1%

Goiana, cidade sede da Fiat, na Zona da Mata Norte, a 62 km do Recife, tem tudo para ser palco da eleição mais disputada de Pernambuco. Ali, faltando dois dias para o pleito, os candidatos do PR e do PMDB, Edval Soares, e Osvaldo Rabelo Filho, o Osvaldinho, aparecem empatados e devem decidir nas urnas voto a voto, no próximo domingo. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, Edval aparece com 35,4% das intenções de voto contra 35,1% de Osvaldinho. Bem atrás, e por último, surge o candidato Marcone Menezes,  do PSB, com 16,3%. Brancos e nulos somam 5,4% e indecisos 7,8%.

Na espontânea, modelo pelo qual entrevistado é forçado a lembra do nome do seu candidato sem o auxílio do disco contendo o nome de todos os candidatos, a briga se repete. Edval tem 31,1% e Osvaldinho 30,3%. Menezes aparece com 11,7% e brancos e nulos são 5,1%, enquanto os indecisos sobem para 21,5%.

No quesito rejeição, Osvaldinho aparece no topo. Entre os entrevistados, 25,4% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Pela ordem, o segundo mais rejeitado é Menezes, com 24% e em terceiro Edval com 22%. Ainda entre os entrevistados, 3,1% disseram que rejeitam todos e 25,5% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos.

Em Goiana, o Instituto Opinião aplicou 350 questionários entre os dias 26 e 27 últimos nas localidades de Balde do Rio, Boa Vista, Carne de Vaca, Carrapicho, Castelo Branco, Catuama, Centro, Cocota, Flexeiras, Ibaipicu, Impoeira, Melões, Mutirão, Nova Goiana, Nova Terra, Pontas de Pedra, Tanquinho, Tejucupapo, Usina Santa Tereza e Vila Operária.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-04653/2016.

Estratificando levantamento, Edval aparece melhor situado entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (55,6%), entre os eleitores com renda familiar entre um e dois salários(43,6%) e entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (38,3%). Por sexo, 35,9% dos seus eleitores são mulheres e 34,9% dos seus eleitores são homens.

Já Osvaldinho se situa melhor entre os eleitores na faixa etária entre 35 e 44 anos(41,6%), entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários(40,5%) e entre os eleitores com grau de instrução até o 5º ano (38,5%). Por sexo, 37,3% dos seus eleitores são homens e 33,2% dos seus eleitores são mulheres.

Avaliação da gestão

O prefeito Fred Gadelha (PTB), que desistiu de disputar a reeleição, aparece com um percentual elevadíssimo de reprovação da sua gestão: 90,9%. Entre os entrevistados, apenas 6% aprovam a sua administração, enquanto o Governo Paulo Câmara tem 40,6% de aprovação e 31,1% de desaprovação. A gestão do presidente Temer tem 58,6% de desaprovação e 15,7% de aprovação. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/09


2016

Em instantes, pesquisa para prefeito de Goiana

Daqui a pouco, os leitores deste blog terão acesso aos números da eleição que promete ser a mais disputada de Pernambuco, na contagem do voto a voto: Goiana, sede da Fiat, na Zona da Mata. Vale a pena aguardar! 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores