Sopranor 5

27/08


2015

Coutinho: Lula jamais interferiu no BNDES

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse, hoje, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jamais interferiu no banco a respeito de qualquer projeto específico. Em depoimento à CPI do BNDES na Câmara dos Deputados, ele disse que o ex-presidente da República não teve ou tem qualquer influência nas decisões do banco.

Coutinho também foi confrontado pelos parlamentares sobre uma suposta conversa com o dono da UTC, Ricardo Pessoa, no qual o presidente do BNDES teria dito para o empreiteiro conversar com o tesoureiro do PT sobre doações eleitorais para o partido.

"Não tratei de doações eleitorais com Ricardo Pessoa. No encontro que tivemos, no qual também estavam outras pessoas, tratamos apenas sobre projeto do aeroporto de Viracopos [SP]", respondeu. Pessoa firmou acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


27/08


2015

Pedro Corrêa decide fazer delação premiada

O ex-deputado federal e ex-presidente do PP (Partido Progressista) Pedro Corrêa, preso pela Operação Lava Jato, decidiu negociar um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal para colaborar com as investigações e obter redução de pena.

Se o objetivo de Corrêa for alcançado, ele será o primeiro político investigado por suspeita de envolvimento com o esquema de corrupção descoberto na Petrobras a se tornar delator.

Corrêa disse a pessoas próximas que está disposto a revelar uma extensa lista de crimes, que pode envolver dezenas de políticos e levar a Operação Lava Jato a novos ministérios e estatais.

Corrêa também promete oferecer aos procuradores da Lava Jato detalhes sobre as indicações políticas para cargos em órgãos do governo federal e a distribuição da propina do esquema a congressistas.

Condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por seu envolvimento com o mensalão em 2012, o ex-deputado tem dito que também poderia fazer revelações sobre o esquema, que distribuiu dinheiro a parlamentares em troca de apoio ao governo no Congresso no início do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Ontem, Corrêa prestou depoimento à Justiça Federal em um dos processos da Lava Jato e disse que seus familiares não têm qualquer envolvimento com os fatos investigados no caso.

Segundo o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, delatores da Lava Jato, Corrêa recebia pagamentos mensais do esquema e era um dos líderes do PP que decidiam como distribuir os recursos destinados ao partido.

Segundo Costa, ele recebeu R$ 5,3 milhões só na campanha eleitoral de 2010. Sua filha, a ex-deputada Aline Corrêa (PP-SP), também recebia pagamentos mensais do esquema, de acordo com Youssef.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Hapvida (novo)

27/08


2015

MP dá parecer favorável a partido de Marina

Em parecer enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o Ministério Público Eleitoral opinou pela concessão do registro para a criação da Rede, partido que o grupo político da ex-senadora Marina Silva (PSB) tenta viabilizar.

Agora, a manifestação será analisada pelos ministros do tribunal. O texto, assinado pelo vice-procurador-geral-eleitoral, Eugênio Aragão, defende que a Rede ultrapassou as cerca de 487 mil assinaturas de apoiamento exigidas por lei, tendo registrado 498.317 firmas.

Aragão afirma que a Rede não pode ser enquadrada na nova legislação, em vigor desde o começo deste ano, que dificulta a criação e fusão de legendas. Pela norma, para registro de novos partidos só serão aceitos apoiamentos de eleitores não filiados a outra sigla. Na legislação anterior, a exigência era apenas das assinaturas.

O vice-procurador entende que a norma não pode ser aplicada neste caso porque o pedido de registro da Rede começou a ser discutido ainda em 2013, quando foram validadas pelo TSE 442.524 assinaturas e porque teria concedido a possibilidade ao partido de complementar o número depois.

Naquele ano, o tribunal negou o registro porque 32 mil assinaturas foram invalidadas, o que levou Marina a se filiar ao PSB, onde acabou disputando novamente à Presidência da República.

“Se essa Corte Superior, por meio de decisão proferida pelo plenário, facultou à parte que continuasse a obter os apoiamentos necessários ao seu registro, não há como, neste momento, admitir-se uma alteração, uma desestabilização de tal relação jurídica”, afirmou Aragão.

“Não há como se admitir a aplicação da lei impondo-se ao requerente que os apoiamentos agora apresentado sejam de pessoas não filiadas a partidos políticos. [...] A necessidade de observância da nova legislação afrontaria a boa-fé da parte [Rede], que agiu de acordo com a chancela desse tribunal”, completou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

TCE

27/08


2015

Dilma: atleta respeita adversário e aceita resultado

Sob a ameaça de um processo de impeachment, a presidente Dilma Rousseff aproveitou a cerimônia de comemoração dos 10 anos do Bolsa Atleta para mandar, hoje, recados à oposição e dizer que no esporte os atletas "podem sofrer derrotas, mas respeitam o adversário" e aceitam o "resultado do outro atleta".

"É possível sofrer derrotas, dificuldades no caminho, mas todo atleta levanta e segue em frente. Muitas vezes, não ganha na primeira, mas ganha na segunda ou na terceira (tentativa). E segue lutando para ganhar. E respeita o resultado do outro atleta, que é o vencedor", frisou a presidente, em um aparente recado ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), com quem disputou a Presidência da República em 2014.

"Sempre é comovente a gente ver histórias de superação e todos os atletas têm uma história de superação", disse a presidente. "Todas elas são exemplo de conduta, de vida, de compromisso com a ética. Tem alguns ensinamentos que o esporte mostra para todos nós, esse ensinamento é uma história de superação."

Ao falar do nadador Thiago Pereira, Dilma destacou que ele se tornou o desportista mais premiado das edições dos Jogos Pan-Americanos, ao conquistar uma medalha de ouro no revezamento 4x100 medley. Com a sua 23ª medalha, o brasileiro superou a marca do ginasta cubano Erick López, que havia conquistado 22.

"O Thiago ganhou (o recorde) por uma medalha, é óbvio que ele respeita o cubano que tem 22, mas é inequívoco que ele (Thiago) é o vencedor", disse Dilma.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


27/08


2015

Paulo busca mais recursos para a área de Saúde

O governador Paulo Câmara esteve, na manhã de hoje, com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para solicitar a ampliação no repasse de recursos para a Saúde Pública de Pernambuco. De acordo com o governador, as áreas prioritárias são a rede de UPA Especialidades e os segmentos de média e alta complexidade.

"Tinha acertado essa conversa com o ministro na sexta-feira, passada quando ele esteve em Pernambuco acompanhando a programação da presidente Dilma Rousseff. Ele ficou de nos dar uma resposta durante o próximo mês de setembro”, explicou o governador pernambucano, que se reuniu com Chioro na sede da Organização Pan Americana de Saúde (Opas), acompanhado do senador Humberto Costa. A secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Soter, também participou da audiência.

De acordo com Paulo Câmara, o Estado de Pernambuco tem a segunda maior rede pública do Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. "Outra peculiaridade é que a Saúde Pública é concentrada basicamente nas mãos do Governo do Estado”.

O governador lembrou, ainda, que Pernambuco vem investindo, nos últimos anos, bem acima do que determina a Constituição, que é 12% do Orçamento. Foram 15,74% em 2012, 14,96% em 2013 e 16,58% em 2014. O Governo de Pernambuco é o segundo Estado da Federação que mais investe em Saúde, perdendo apenas para o Tocantins.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Celson Melo

27/08


2015

Humberto comemora proteção a Estados e municípios

Os senadores aprovaram, na noite de ontem, por unanimidade, a proposta que proíbe a União de criar despesas aos Estados, Distrito Federal e municípios sem prever a transferência de recursos ao seu pagamento. Com o apoio do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que defende a melhor distribuição de recursos entre os entes da Federação e orientou a bancada a votar favoravelmente ao texto, a Proposta de Emenda à Constituição nº 84/2015 segue agora à Câmara dos Deputados.

“Essa é uma reivindicação antiga de governadores e prefeitos de todo o país, que muitas vezes encontram dificuldades com os seus caixas e não conseguem arcar com compromissos orçamentários e programas criados pela União”, avalia Humberto.

O líder do PT ressalta que a medida também vai eliminar a possibilidade de criação de pisos salariais nacionais, que aumentam as despesas dos entes com pessoal e seus encargos, sem o correspondente repasse de recursos financeiros. A exceção são as obrigações assumidas espontaneamente por Estados e municípios e as decorrentes de aumentos do salário mínimo.

Pelo texto, uma lei só poderá criar ou aumentar qualquer tipo de despesa, no momento de sua aprovação no Legislativo, se as dotações orçamentárias já constarem da lei orçamentária ou do seu projeto enviado pelo Chefe do Poder Executivo.

“O projeto viabiliza a capacidade de financiamento das políticas públicas e a responsabilidade e sustentabilidade da política fiscal nos Estados e nos municípios. Em suma, é uma medida que potencializa o uso dos recursos públicos”, afirma Humberto. Caso aprovada pelos deputados federais, a PEC nº 84/2015 será promulgada em sessão do Congresso Nacional.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


27/08


2015

PSDB venceria Lula em eleição, aponta Ibope

Da Agência Estado

Nova pesquisa Ibope simulando o eventual segundo turno entre Lula e presidenciáveis tucanos mostra um ligeiro aumento da diferença em favor dos nomes do PSDB.

É indicativo de que o prestígio do petista diminuiu mais um pouco desde junho, quando a primeira sondagem foi realizada. Embora reforce a tese alckmista de que é melhor deixar o PT sangrar até 2018, o resultado também serve aos aecistas adeptos de eleição já. Os cenários eleitorais entraram na pesquisa-ônibus – o chamado “Bus” – que o Ibope faz mensalmente, com perguntas avulsas de diferentes clientes.

Estas questões foram incluídas pelo instituto, que aproveita o “Bus” para medir o pulso da população sobre temas conjunturais de interesse público. Foram 2.002 entrevistas em 142 municípios de todo o País, entre 15 e 19 de agosto.

A marfem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Se houvesse um segundo turno hoje entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o tucano venceria por 50% a 31%, com 15% de brancos e nulos e 4% de indecisos. A diferença é de quatro pontos a mais do que em junho, quando Aécio batia o petista por 48% a 33% e a taxa de eleitores sem candidato era a mesma.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Petrolinaq

27/08


2015

Minha cidade é linda

Timbaúba, na Zona da Mata pernambucana, a 100 km do Recife, é destacada neste quadro de hoje em foto de arquivo deste blog. A imagem revela a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, localizada no centro da Praça Hugo de Andrade, no bairro de Mocós. A capela foi construída em 1889 e reconstruída em 1902, a festa da padroeira é comemorada no dia 8 de dezembro, feriado municipal.

O território do atual município de Timbaúba pertencia à Capitania de Itamaracá, doada a Pero Lopes de Souza. A capitania estendia-se desde a foz do Rio Santa Cruz, ao Sul da Ilha de Itamaracá, até a Baía da Traição, ao Norte, numa extensão de 86 léguas de terra no litoral e, daí, atingia até o meridiano de Tordesilhas. No início, a economia era baseada na exploração do pau-brasil.

Em meados do século XVIII, chegaram, naquelas áreas, habitantes de Tejucupapo, de Goiana e do núcleo habitacional Igarassu.

Em 1873, no dia 28 de maio, por força da Lei 1 103, da Assembleia Provincial de Pernambuco, foi criada a paróquia. Com um crescente desenvolvimento social e econômico, os timbaubenses procuraram sua emancipação política. Esta foi obtida com a promulgação da Lei 1 363, de 8 de abril de 1879, assinada pelo presidente da província, Adolfo de Barros Cavalcanti, que criou o município e comarca de Timbaúba, sendo a povoação elevada à categoria de vila.

Timbaúba possuiu inúmeros engenhos de açúcar na época colonial, mas atualmente se destaca o engenho açucareiro Usina Cruanji, onde são empregadas milhares de pessoas. Atualmente, embora não tenha perdido sua vocação agrícola produtora de açúcar, dedica-se as atividades comerciais por estar situada nas proximidades de várias pequenas cidades do interior de Pernambuco. Faça uma foto bonita da sua cidade e nos envie para postagem neste quadro pelo magno@blogdomagno.com.br.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se


27/08


2015

Tribuna do leitor: Betinho Gomes, um vereador federal

Por Paulo Farias do Monte*

É comum em alguns políticos não saber realmente as atribuições e esfera de atuação de seu mandato.

Desnorteado e arrependido por ter sido candidato a deputado federal e ficado longe de sua principal base, o Cabo de Santo Agostinho, onde é teimosamente, eterno candidato a prefeito, o deputado Betinho Gomes (PSDB), age como se fosse um vereador da cidade.

Nos finais de semana em que está na terrinha, ao invés de discutir política e ouvir a sociedade para melhorar o seu pífio desempenho na Câmara Federal, Betinho se embrenha nos esgotos a céu aberto e buracos das vias para gravar vídeos criticando o prefeito Vado (sem partido).

Ora, esse seria o papel dos vereadores aliados de Betinho Gomes, que aliás só conta com três, numa Câmara composta por dezessete e, dois deles são usufrutuários das benesses do Governo Vado, quais sejam: Arimateia (PSDB) e Ricardinho (SD), este último, mesmo sendo primo de Betinho, se comporta na Câmara, como líder do Governo Municipal.

Sozinho, só resta a Betinho Gomes descer do seu pedestal e fazer as vezes de vereador.

Desta forma a população do Cabo fica sem representante em Brasília porque o mandato de Betinho é pífio e alvo de críticas até do Fernando Henrique, que afirmou que os Deputados do PSDB, e incluindo os três de Pernambuco, votam para prejudicar o País e que não devem fazer a oposição por que quer.

É frustrante o desempenho de Betinho. Votou contra os trabalhadores, contra o fim do fator previdenciário e anda na contramão do que a sociedade espera.

É lamentável ver um deputado jovem como Betinho Gomes (PSDB) se expor ao ridículo em vez de discutir os grandes temas nacionais, que é tarefa precípua dos bons deputados federais, daqueles que sabem para que foram eleitos.

A cidade do Cabo que votou para eleger um deputado federal ganhou uma nova categoria de político: O vereador federal.

*Membro do Diretório do PSB do Cabo de Santo Agostinho


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Naipes

27/08


2015

Doe sangue para Maria Vitória fazer sua cirurgia

A garotinha Maria Vitória, de nove anos, que trouxemos de Afogados da Ingazeira para se submeter a uma cirurgia cardíaca no Imip, ia se submeter ao procedimento, hoje, mas faltou sangue na unidade hospitalar. Ela precisa urgentemente de sangue. O seu tipo sanguíneo é O- (negativo). O blog resolveu fazer esta postagem para sensibilizar doadores. Se alguém quiser doar vá até ao Imip, na Ilha do Leite, e informe que a doação é para Maria Vitória da Silva Pereira. Vamos fazer esta corrente! Para quem desconhece o caso, reproduzimos o vídeo da garota e seu drama.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Comentários

Adilson

Oxente! que negocio é esse??? Um hospital daquele porte deixa de realizar uma cirurgia por falta de sangue??? Aí, você entra no site do HEMOPE e vê o gráfico de estoque normal. Estranho demais esse tipo de coisa. Como é que pode um evento agendado ser paralizado por falta de planejamento??? É esse o grupo privado que cuida dos hospitais e UPAS de Pernambuco??!!


Vila Fest
Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Publicidade
Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Programa Frente a Frente
Apoiadores