Sopranor 1

30/05


2016

Ouça o Frente a frente de 30/05/2016

Se você perdeu o Frente a Frente desta segunda, 30 de maio de 2016, programa que apresento de segunda-feira a sexta-feira, ao lado do jornalista Adriano Roberto, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha FM 96,7 formada por 40 emissoras, clique aqui ou a direita no blog nos links do "Programa Frente a Frente" e ouça agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

FMO

30/05


2016

Flávio Leandro lança DVD no Recife na Passadisco

O cantor, poeta, forrozeiro e compositor Flávio Leandro, lá das barrancas do Bodocó, vem ao Recife na próxima quinta-feira para lançar o seu DVD Frutificando, gravado na concha acústica da catedral de Petrolina. A noite de autógrafos está marcada para a loja de discos Passadisco, na Estrada do Encanamento, 480, loja 7, em Parnamirim. Trata-se de um trabalho de altíssimo nível, emocionante, com as grandes canções de Flávio Leandro e a participação de Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Alcimar Monteiro, Flávio José, Jorge de Altinho e Santana. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

TCE

30/05


2016

Temer avisa Silveira que pretende mantê-lo no cargo

O presidente em exercício, Michel Temer, conversou na tarde desta segunda-feira, 30, com o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, por telefone, para dizer que pretende mantê-lo no cargo. De acordo com interlocutores do presidente, a avaliação no momento é que os áudios de Silveira com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, "não são comprometedores".

Mais cedo, após reunião com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, Temer decidiu manter o ministro no cargo "por enquanto". Segundo fontes, o presidente em exercício disse que é essa a orientação "até segunda ordem".

De acordo com interlocutores, a avaliação é que o desgaste com a segunda queda seguida de um membro do alto escalão de Temer poderia ser mais danosa do que benéfica. Além disso, há a interpretação de que as manifestações contrárias ao nome do ministro "são políticas".

Silveira teve áudios de conversas com ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado divulgados ontem pelo 'Fantástico', na TV Globo. Nas conversas, há cerca de três meses, quando Silveira ainda era do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ele aconselha Machado e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre como deveriam agir em relação às investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Atualmente, Silveira comanda pasta estratégica para medidas de combate à corrupção no País.

Ontem, Silveira procurou o presidente no Palácio do Jaburu para se explicar e teria saído de lá convencido de que Temer lhe daria mais um voto de confiança.

Essa é a segunda semana seguida que o governo Temer começa tendo que resolver problemas relacionados ao alto escalão. Na segunda-feira passada, após o então ministro do Planejamento, Romero Jucá, ser flagrado em áudios com Machado falando em "estancar a sangria" na Lava Jato, Temer teve a primeira baixa em sua equipe. Jucá ficou apenas 12 dias no cargo e pediu licença do Planejamento para esclarecer os fatos. No Palácio do Planalto, o clima é de cautela. "O assunto dominante é esse, vamos de novo começar a semana no improviso", disse outro assessor palaciano.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner - Hapvida

30/05


2016

Relator já admite pena mais branda para Cunha

Radar Online

O relator do processo contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética, Marcos Rogério (PDT-RO), já admite uma punição mais branda para o peemedebista.

Ele tem recebido apelos de aliados de Cunha para uma solução na qual o atual presidente afastado perca seu cargo, mas não o mandato.

A esses emissários, Rogério tem dado sinais positivos.

Ele diz que, evitando a cassação e suspendendo o direito de Cunha exercer cargo na Mesa, será mais fácil aprovar seu relatório.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/05


2016

Chuva causa estragos na Perimetral de Olinda


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/05


2016

PPS cobra demissão de ministro da Transparência

O vice-líder do PPS, deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), cobrou a demissão do ministro da Transparência, Fabiano Silveira, que aparece em áudio dando orientações ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre como atuar diante das investigações da operação Lava Jato.

De acordo com a gravação, o ministro da Transparência teria sugerido a Calheiros que não antecipasse informações à Procuradoria-Geral da República relacionadas à investigação.

“O flagrante da conversa revela algo que é diametralmente oposto à postura que deve ter uma figura como o ministro da Transparência. Portanto, tornou-se insustentável a permanência do ministro no cargo”, disse Jordy.

A conversa foi gravada na residência oficial do presidente do Senado no dia 24 de fevereiro, quando Silveira ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O presidente interino Michel Temer anunciou que o ministro será mantido “por enquanto”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Mario Neto

Ministro pede pra sair, é menos ruim para o Pres. Temer, e cala a boca desses Ptralhas, mostrando que esse Governo não segura condutas erradas.


Bandeirantes-1

30/05


2016

Henry reforça apoio à candidatura de Costa em Olinda

Em encontro com pré-candidatos do PMDB, durante o fim de semana, o presidente estadual da legenda e vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, reforçou o seu apoio à candidatura do deputado estadual Ricardo Costa à Prefeitura de Olinda

"Essa campanha é vitoriosa porque está indo às ruas representando o sentimento dos olindenses. Ricardo Costa está atendendo ao clamor do povo dessa cidade e podem ter a certeza que estaremos juntos nessa caminhada, andando os quatro cantos do município", falou entusiasmado Henry.

Costa afirmou estar fazendo uma força tarefa para as eleições de outubro. “Estou com um time onde todos trabalhamos com um só propósito: fazer Olinda andar pra frente, levar a cidade para um futuro melhor e, com certeza, vamos conseguir. Para administrar Olinda, precisa-se de pelo menos ser ficha limpa e ser de Olinda, morar em Olinda, conhecer de verdade o povo de Olinda", concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sesi 4.0

30/05


2016

Adriano Roberto ganha título de cidadão triunfense

Portal Triunfo Hoje

A Câmara Municipal de Triunfo, no Sertão, a 355 km do Recife, aprovou em sessão realizada na manhã de hoje, o título de cidadão triunfense para o jornalista Adriano Roberto. O autor da proposição foi o presidente da Casa, Anselmo Martins (PR), que justificou seu pedido alegando o grande carinho que o radialista tem pela cidade, prestando relevantes serviços a Triunfo por intermédio da divulgação positiva da cidade em vários meios de comunicação no Estado.

Ao votar, o vereador Djaci Marques, líder da oposição, destacou que conhece Adriano há muito tempo e que é notória a história de amor do mesmo com Triunfo, sendo ele intitulado por Martins como “o amante de Triunfo” e um dos seus maiores divulgadores da atualidade.

Adriano Roberto é radialista e jornalista pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, detém extensa experiência nas principais emissoras de rádio e televisão do país. Natural de São Paulo, mudou-se para Olinda em 1972, chegando a Pernambuco com 11 anos e já se familiarizando com o estilo de vida na região.

Na vida profissional, Adriano Roberto é especialmente conhecido pelas coberturas ao vivo, destacando-se nos eventos e vestibulares pela extinta Rádio Cidade, na década de 80, mas como sempre teve veia jornalística, se tornou repórter correspondente do Sistema Globo de Rádio e CBN aqui em Pernambuco na década de 90.

Hoje, está engajado no projeto da Rede Nordeste e Blog do Magno com o jornalista Magno Martins, do qual se tornou parceiro há mais de 10 anos. Atualmente acumula a função de assessor parlamentar e marqueteiro político, coordenando campanhas eleitorais em todo estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ROGÉRIO MOTA E ALBUQUERQUE

A cidade de Triunfo ficou muito mais engradecida e orgulhosa por ter agora um Cidadão verdadeiramente amante do Oásis do Sertão como Adriano Roberto Feliciano. Os meus parabéns e que seja bem vindo junto aos seus conterrâneos triunfenses e aos seus amigos.


Senai 4.0

30/05


2016

Candidatos solicitam anulação do concurso da PM

Candidatos que fizeram o concurso da Polícia Militar (PM), ontem, vão pedir a anulação do certame por causa de denúncias de fraude. Um abaixo-assinado circula na internet e já tem 1,6 mil assinaturas. Eles também organizam, pela rede mundial de computadores, um protesto amanhã, às 14h, na Praça do Derby. Cento e vinte uma pessoas estavam inscritas na seleção para o preenchimento de 1,5 mil vagas. O cargo é de soldado.

Segundo os participantes, em várias escolas onde a prova foi realizada pessoas puderam entrar na sala com aparelhos eletrônicos. Fotos em que mostram o uso de cartões com chip eletrônico, item proibido de acordo com o edital do concurso, foram compartilhadas nas redes sociais. A veracidade delas não foi confirmada pela Comissão de Concurso da Universidade de Pernambuco (UPE), instituição que organizou o certame. "Alguns amigos meus disseram que não tiveram sequer a digital colhida na prova. Na minha teve. Outros falaram que a prova começou com meia hora de atraso porque tinha muita gente pra entrar no colégio. A organização foi pequena para a quantidade de gente", contou Sérgio Cadena, que tenta pela segunda vez uma vaga. Segundo ele, além das irregularidades, várias questões são passíveis de serem anuladas. Ele afirmou que entrar com recurso para derruba-las.

Ontem, a Polícia Civil prendeu treze pessoas suspeitas de tentarem fraudar o concurso. A quadrilha tentou trapacear o certame por meio de pontos eletrônicos. Professores fizeram a prova e quinze minutos antes do término saíram. Eles repassariam os gabaritos a uma pessoa que estava em um carro, do lado de fora do prédio onde a prova acontecia. Apesar disso, a PC informou que o concurso não foi prejudicado.

Em nota, a Secretaria de Defesa Social informou que o concurso não foi cancelado. A reportagem tentou entrar em contato com a UPE, mas não obteve retorno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Odonto Personalité

30/05


2016

Tocha Olímpica percorre 35 km no Recife amanhã

O Recife recebe, nesta terça-feira (31), um dos eventos mais emblemáticos do esporte mundial: o revezamento da Tocha Olímpica, que passa pela capital pernambucana como parte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O desfile está previsto para começar às 13h, saindo do Centro de Distribuição da Coca-Cola, no bairro de Ponto de Parada, e devendo chegar ao Marco Zero às 19h, quando haverá a cerimônia de acendimento da pira olímpica. Ao todo, o revezamento da Tocha Olímpica no Recife terá 176 participantes, em 35 quilômetros de percurso. Cada um percorrerá 200 metros com a tocha em mãos, correndo em média a 6 km por hora.

Uma verdadeira seleção formada por 13 atletas, ex-atletas e árbitros com participação nos Jogos Olímpicos foi indicada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, para participar do revezamento. O time tem os atletas e ex-atletas Adrianinha, Adriana Salazar, Ana Cláudia Ramos, Jemima Alves, Nikita, Newdon Emanuel, Paula Baracho e Yane Marques; os paratletas Ivanildo Vasconcelos, Luís Silva e Suely Guimarães; e os árbitros Giuseppe Regina e Marcelo Caldas Falcão, representando uma história que estreou com Newdon no vôlei, em Tóquio (1964) e teve seu mais recente capítulo com o bronze de Yane, em Londres (2012).

Os demais condutores foram escolhidos pelo comitê Rio 2016 e pelos patrocinadores dos jogos. Entre eles, o goleiro Alessandro Beti Rosa, o Magrão, um dos maiores ídolos do Sport Club do Recife; André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, medalha de ouro com a seleção de vôlei nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992; Breno Viola, primeiro judoca com Síndrome de Down das Américas a conquistar a faixa preta; Bruna Martinelli Cesário de Mello, atleta de windsurf; e Geraldo Bernardes, técnico do judô do Brasil nos Jogos de Olímpicos de Seul, Barcelona, Atlanta e Sidney, que participou das conquistas de Aurélio Miguel, Rogério Sampaio e Flávio Canto. Outros nomes confirmados são a atriz Fabiana Karla e o artista plástico Romero Britto.

O palco da celebração fica na avenida Alfredo Lisboa, entre a Caixa Cultural e a Associação Comercial e a programação começa às 16h, com atividades de animação a cargo dos patrocinadores, incluindo distribuição de brindes. Após a cerimônia de encerramento da pira olímpica, haverá show da banda Patusco. "Diversos órgãos do município estão envolvidos na operação, para garantir o sucesso do evento. É muito importante para o Recife participar dessa celebração olímpica", destaca o secretário de Esportes, Luís Henrique Lira.

Seis empreendimentos de economia solidária dos ramos de alimentação e bebida estarão presentes no evento, que será filmado e transmitido para o mundo inteiro pelas emissoras que transmitirão os Jogos Olímpicos. Nas escolas municipais localizadas na rota da tocha, os alunos acompanharão o desfile uniformizados. "Para mim é uma honra ter sido escolhido para conduzir a Tocha. Representar Pernambuco e o Brasil será um fato marcante na minha história", afirma o goleiro Magrão.

PERCURSO – Após sair da rua Mem de Sá (onde fica a Coca-Cola), a Tocha Olímpica seguirá pela avenida Beberibe, Estrada Velha de Água Fria, ruas Cônego Barata, Padre Roma, João Tude de Melo, Real da Torre, Cosme Viana, Arquiteto Luiz Nunes, Jean Emile Favre, avenida Recife, viaduto Tancredo Neves, rua Ernesto de Paula Santos, avenidas Domingos Ferreira, Visconde de Jequitinhonha, Armindo Moura, Boa Viagem e Antônio de Góes, ponte do Pina, Cais José Estelita, Cais de Santa Rita, avenida Martins e Barros, Praça da República, Rua da Aurora, Cais do Apolo e rua Marquês de Olinda, chegando em seguida ao Marco Zero.

Além de possibilitar a participação dos moradores de bairros populares como o Arruda, Afogados e o Ipsep, o percurso dará visibilidade internacional a monumentos e atrações turísticas do Recife, como o Parque Dona Lindu, a praia de Boa Viagem, o Forte das Cinco Pontas, as pontes do Centro, a praça da República, o Teatro de Santa Isabel, a rua da Aurora e todo o Bairro do Recife.

Estão envolvidas na ação as pastas municipais de Esportes; Planejamento e Gestão; Saúde; Educação; Turismo e Lazer; Desenvolvimento e Empreendedorismo; Mobilidade e Controle Urbano; Fundação de Cultura, CTTU, Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb) e Guarda Municipal; as secretarias estaduais de Educação e das Cidades, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Empetur.

Unidade de Suporte Básico, tendo um técnico de enfermagem e um condutor socorrista, além de quatro motolâncias com técnicos de enfermagem.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Naipes

30/05


2016

Congresso foca votação de desvinculação das receitas

O Senado pode votar o segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que desvincula 25% da arrecadação de impostos da União, estados e municípios. Se aprovada, a matéria segue para análise da Câmara.

Na Câmara já tramita proposta semelhante, mas de autoria do Executivo. Entretanto, trata apenas da União. Ela deve ser votada em Comissão Especial nesta semana.

Antes, os senadores terão que votar duas medidas provisórias que trancam a pauta. A primeira (MP nº 706/15) prorroga contratos no setor elétrico. A segunda (MP nº 712/16) determina, entre outras ações, o ingresso forçado de agentes de saúde em imóveis abandonados para combate do mosquito transmissor do vírus da dengue, da febre chikungunya e da zika.

De acordo com o líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), a prioridade da semana para o governo é a votação da Desvinculação das Receitas da União (DRU).

Além de prever a prorrogação da DRU até 31 de dezembro de 2019, a PEC em tramitação na Câmara propõe a retirada escalonada da incidência da desvinculação da receita da arrecadação das contribuições sociais destinadas ao financiamento da seguridade social (12,5% em 2016; 5% em 2017 e nulo a partir de 2018).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Arcoverde 4

30/05


2016

Filho de Lula terá acesso a documentos da Zelotes

Estadão

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu pedido de liminar na Reclamação 23656 para assegurar a Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, o acesso e cópias de documentos e informações das investigações da Operação Zelotes, em trâmite na 10.ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal. A decisão do ministro se limita aos documentos objeto de diligências já cumpridas e que digam respeito a Luís Cláudio.

As informações foram divulgadas no site do Supremo na sexta-feira, 27.

De acordo com a defesa, o ato do juízo, ao impossibilitar o acesso a documentos da investigação, teria afrontado a autoridade do Supremo exposta na Súmula Vinculante 14. O verbete garante ao defensor, no interesse do representado, amplo acesso aos elementos de prova já documentados em procedimento investigatório.

Segundo a Reclamação, a defesa teve acesso somente ao teor de peça do Ministério Público Federal e à decisão que decretou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático do filho de Lula. A defesa alega que a autoridade reclamada não poderia selecionar o material ao qual o reclamante deva ter acesso.

A 10.ª Vara Federal informou ao Supremo que os autos estão em ‘fase de investigação’, e que por esta razão existem diligências que ainda não foram concluídas. Explicou que os pedidos de vista foram indeferidos ‘para evitar risco de tumultuar e atrasar a conclusão policial’.

Para o relator, que é o ministro Dias Toffoli, ‘o caráter inquisitivo do procedimento, que em princípio mitiga a incidência das garantias do contraditório e da ampla defesa, postergada para futuro processo penal, não afasta de todo o arcabouço de direitos fundamentais titularizados pelo investigado, inclusive aquele que lhe garante o amparo de defensor técnico’.

Toffoli anotou que a Suprema Corte, no debate para a aprovação da Súmula Vinculante 14, destacou a essencialidade do acesso por parte do investigado aos elementos probatórios formalmente documentados. “Nesse contexto, independentemente das circunstâncias expostas pela autoridade reclamada, é legítimo o direito de o reclamante ter acesso àqueles elementos de prova devidamente documentados nos autos do procedimento em que é investigado”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

bm4 Marketing (turbinado)

30/05


2016

Chuva faz três vítimas em Olinda e uma no Recife

Do G1/PE

O temporal que caiu no Grande Recife deixou quatro pessoas mortas, nesta segunda-feira. Três delas foram vítimas de um deslizamento de barreira registrado em Águas Compridas, em Olinda. Um óbito aconteceu por causa de queda de encosta em Passarinho, na Zona Norte da capital pernambucana. Em seis horas, choveu 200 milímetros, o equivalente a 67% do esperado para o mês de maio inteiro. Universidades federais e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspenderam as atividades durante todo o dia.

A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) confirmou as três mortes provocadas por um deslizamento de barreira ocorrido em Olinda. As vítimas do acidente são uma criança de sete anos e duas mulheres. O desmoronamento aconteceu no fim da madrugada desta segunda-feira (30). São os primeiros óbitos registrados na cidade, no período chuvoso deste ano.

No Recife, a vítima foi uma criança de 4 anos. É segundo óbito notificado na capital pernambucana este ano, em decorrência do período chuvoso. O outro ocorreu em abril, também na Zona Norte.

Em Águas Compridas, o Corpo de Bombeiros realizou uma operação de buscas na Primeira Travessa do Amanhecer, perto da Ladeira do Giz. Um carro do Instituto de Medicina Legal (IML) chegou ao local por volta das 9h30. Dois jovens ficaram feridos e foram levados para a casa de parentes após o resgate. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das pessoas.

Também segundo moradores, as duas vítimas foram resgatadas pelos próprios vizinhos, já que a equipe da Defesa Civil ainda não chegou à localidade. O plantão do órgão municipal informou que a equipe não conseguiu sair do prédio e “está ilhada”.

Passarinho

No bairro de Passarinho, na Zona Norte do Recife, uma menina de 4 anos morreu e duas pessoas ficaram feridas após um deslizamento de uma casa construída numa área ilegal, na Rua Visconde Garrett. Segundo a Secretaria-Executiva de Defesa Civil, o muro, construído de forma irregular, caiu em cima da casa onde a criança morava. A residência ficou completamente destruída.

Alguém que mora em cima da barreira fez um corte irregular. E aí, com a chuva, a barreira cedeu. Os moradores disseram que o desmoronamento foi por volta das 5h”, afirmou o secretário de Defesa Civil, coronel Cássio Sinomar. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Santo Amaro, área central.

Outros dois moradores ficaram feridos e foram levados para uma unidade de saúde não informada. Ainda de acordo com o órgão municipal, não foram ferimentos graves.

Essa é a segunda morte este ano provocada por desmoronamento de barreira na capital pernambucana. No dia 17 de abril, um homem de 39 anos morreu no Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio, Zona Norte da capital.

Transtornos

A semana começou com muita chuva no Grande Recife. O secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, Cássio Sinomar, informou que aconteceu um deslizamento de barreira no Córrego do Curió, na Zona Norte da capital. Houve apenas danos materiais. Outro acidente ocorreu na comunidade Portelinha, na UR-5, no Ibura, na Zona Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma encosta também caiu, na Avenida Vinsconde Garré, em Passarinho, Olinda. A corporação recebeu informações sobre vítimas na residência número 158.

O meteorologista Romílson Ferreira revelou que em Olinda foi registrada uma precipitação de 115 milímetros. Na Boa Vista, na área central da capital pernambucana, o acumulado no início da manhã desta segunda era de 89 milímetros. Em Dois Unidos, na Zona Norte, a Apac notificou 85 milímetros de precipitação. A previsão para o resto do dia é de chuva de moderada a forte, o que exige muita atenção de quem precisa dirigir.

A chuva forte deixou todo o Grande Recife preocupado. Por volta das 4h, a Avenida Boa Viagem já tinha se transformado em rio. Não era possível saber o que era pista, ciclovia ou calçada. Tudo estava cheio de água. Na Avenida Conselheiro Aguiar, havia muitos pontos alagados. E na Antônio de Góis, no Pina, alguns motoristas tiveram que pegar a contramão.

A situação também ficou complicada no Barro, Zona Oeste, em na Avenida Norte. Em alguns pontos, a água ultrapassava a altura da porta dos veículos de passeio. A Avenida Abdias de Carvalho também amanheceu coberta.

Olinda

Em alguns pontos de Olinda, a situação já era muito difícil às 5h. Na Avenida Getúlio Vargas, em Bairro, Novo, não era possível trafegar. A Praça 12 de março estava completamente alagada. Com a visibilidade muito baixa, o risco de acidente ficou muito alto. Na Rodovia PE-15, perto do viaduto da entrada de Ouro Preto, carros ficaram cobertos.

Acumulado

Até a terça-feira (24), os dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) mostravam que cinco dos 14 municípios do Grande Recife já tinham a média histórica de chuvas para o mês de maio.

Até aquela data, Araçoiaba tinha o maior percentual acumulado em relação à média do mês. No município, a Apac registrou 314 milímetros (mm). A média histórica de maio é de 207 mm. Portanto, o acumulado sobre a média é de 152%.

Olinda registrou o 9º maior volume de chuva no mês: 372 milímetros. A média histórica na cidade é de 325 mm. O acumulado sobre a média, até o dia 24 de maio. Ficou em 114%.

Também já superaram a média histórica de chuva para maio as cidades de Igarassu, 114%, Itamaracá, com 111%, e Itapissuma (100%). Paulista notificou acúmulo de 99% e o Recife chegou a 84%.

Por causa das chuvas da manhã desta quarta-feira, foram registrados vários pontos de alagamento no Grande Recife. Houve problemas com semáforos em Boa Viagem, na Zona Sul, e na Boa Vista, na área central da capital.

Temporal

Entre os dias 8 e 10 de maio, o Grande Recife registrou a pior chuva dos últimos 30 anos. A grande quantidade de água que caiu, no entanto, não representará benefícios diretos para o cidadão. Em pelo menos 37% das residências na Região Metropolitana chegam a ficar três dias sem água na torneira e isso não deverá mudar a curto prazo.

Obras complementares, como a instalação de tubulações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), não têm previsão de ser realizadas. Enquanto isso, o que fica do temporal é apenas o rastro de destruição.

Barragens

Após as chuvas, as barragens, que já estavam cheias, esbanjam alto volume de água, no Grande Recife. Por exemplo, a barragem Bita, no Cabo de Santo Agostinho, opera em 97,3% da sua capacidade. Pirapama e Sucupema, ambas também no Cabo, sangram com 103,4% e 100,3%, respectivamente. Ao todo, são seis barragens que atenderiam toda população, se essas obras da companhia estivessem em dia.

Em contrapartida, outras regiões do estado vivem uma situação oposta quando o assunto é chuva e abastecimento de água. Das 49 barragens pernambucanas, 28 estão em colapso. Das que estão situação crítica, todas estão localizadas no Agreste ou Sertão pernambucano.

Ao todo, são 170 municípios que convivem com a incerteza de que alguma água sairá das torneiras. Uma realidade que não mudará para melhor nem tão cedo, segundo o meteorologista da Agência de Águas e Clima Fabiano Prestrelo.

Segundo ele, para que os níveis desses reservatórios voltem a subir é preciso ocorrer um período chuvoso igual ou superior ao da seca. Nesse ano, não houve por causa do fenômeno El Niño. O que estava ruim piorou. Prestrelo ressalta que é necessário ter um sistema oposto desse, o La Niña, mas não há previsão desse fenômeno também para o próximo ano.

Bacias hidrográficas como a do Rio Brígida estão com todas as oito barragens em colapso. Já a bacia hidrográfica do Rio Terra Nova está com três das quatro barragens zeradas. Desde o dia 10 de abril, Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una, todos no Agreste, estão sendo abastecidos exclusivamente por carros-pipa. A medida emergencial se dá pelo colapso das barragens de Bitury e Pedro Moura Júnio.

De acordo com a Compesa, o gasto mensal para o fornecimento nestas quatro cidades será de R$ 500 mil para custear 70 carros-pipa: 50 para Belo Jardim e 20 para os demais municípios. Os recursos são da companhia e do governo federal, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Márcio Calheiros

30/05


2016

Temer nomeia Franco para secretaria de investimentos

Do G1

O presidente em exercício Michel Temer nomeou o ex-ministro Moreira Franco (PMDB) para chefiar a Secretaria-Executiva o Programa de Parcerias de Investimentos, que foi criada por Temer para cuidar das concessões e dos investimentos em infraestrutura em seu governo. A nomeação de Moreira Franco foi publicada na edição desta segunda-feira do "Diário Oficial da União".

Ex-ministro das secretarias de Aviação Civil e de Assuntos Estratégicos no governo Dilma Rousseff, Moreira Franco é um dos principais aliados de Temer e participou ativamente das articulações para montar o primeiro escalão ministerial do presidente em exercício. Mesmo antes de ser nomeado oficialmente, Moreira Franco já estava atuando à frente da secretaria.

O PPI foi criado por meio de medida provisória (MP) e vai servir para a “ampliação e fortalecimento da interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria para a execução de empreendimentos públicos de infraestrutura e de outras medidas de desestatização”.

A MP ainda define como contrato de parceria atos como concessões, permissões de serviço público, arrendamento de bens públicos e “outros negócios público-privados que, em função de seu caráter estratégico e de sua complexidade, especificidade, volume de investimentos, longo prazo, riscos ou incertezas envolvidos, adotem estrutura jurídica semelhante”.

Entre os objetivos do PPI, o texto destaca a ampliação de oportunidades de investimentos e emprego no país, estímulo ao desenvolvimento tecnológico e a expansão da infraestrutura pública “com tarifas e preços adequados”. Outro objetivo será “assegurar a estabilidade e a segurança jurídica, com a garantia da mínima intervenção nos negócios e investimentos”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/05


2016

Temer e Silveira se reúnem e tratam do futuro do ministro

Da Folha de São Paulo

A reação de funcionários públicos ao áudio em que o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, critica a Operação Lava Jato agravou sua situação na pasta e aumentou a pressão interna para que ele deixe o cargo.

Segundo auxiliares e assessores do presidente interino Michel Temer, o peemedebista demonstrou, hoje, preocupação com protesto de servidores da pasta em frente ao ministério e com a sinalização de chefes regionais de pedirem demissão caso o ministro não deixe o cargo.

Nas palavras de um aliado de Temer, sem respaldo dos funcionários da pasta, "dificilmente Silveira conseguirá se manter no cargo", uma vez que sua permanência poderá paralisar as atividades do ministério.

Para discutir o tema, Temer convocou reunião nesta segunda-feira com o seu núcleo duro, no Palácio do Planalto.

Ele, contudo, só pretende tomar uma decisão após conversar com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), e depois de encontro com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no final da tarde.

Servidor do Senado, Fabiano foi indicado para o CNJ pelo presidente do Senado Federal. O governo está receoso em tomar qualquer atitude que possa prejudicar os interesses do Planalto no Congresso, como a votação final do processo de impeachment.

Na manhã de hoje, a entidade que representa os servidores da antiga CGU (Controladoria-geral da União) divulgou uma carta pública em que pede a demissão do ministro.

O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) também afirma que deve haver "demissões em massa" em representações regionais.

Além da entidade trabalhista, parlamentares da base aliada também pediram a saída do ministro, como o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP). "O ministro da Transparência deve ser transparente e deixar o cargo", disse nas redes sociais.

Na noite de ontem, Temer e Silveira se reuniram no Palácio do Jaburu. Na reunião os dois discutiram a situação do ministro e uma estratégia de reação à gravação em que ele orientava investigados enquanto era conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), órgão que fiscaliza o Poder Judiciário.

Diante do agravamento do quadro, Temer e Silveira devem se reunir novamente nesta segunda-feira.

Silveira foi gravado pelo ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado que se tornou delator da operação. Os áudios foram exibidos pelo programa Fantástico, da TV Globo.

No áudio, após Machado criticar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Silveira disse: "Eles estão perdidos nessa questão [da Lava Jato]".

Segundo o programa, a gravação ocorreu no fim de fevereiro, na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros. Servidor do Senado, Fabiano foi indicado para o CNJ por Renan.

Silveira enviou à Folha nota em que negou interferência na Lava Jato e afirmou ter passado "de passagem" na residência do Senado, sem saber da presença de Sérgio Machado.

Ele negou relação com Machado e disse que esteve "involuntariamente" e em "conversa informal".

"Chega a ser despropósito sugerir que o Ministério Público (...) possa sofrer qualquer tipo de interferência".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Publicidade
Destaques

Publicidade

Opinião

Aplicativo - Frente a Frente

Publicidade

Parceiros
Programa Frente a Frente
Apoiadores