03/08


2015

Defesa de Dirceu pede que ele fique em Brasília

A defesa do ex-ministro José Dirceu encaminhou, no início da tarde de hoje, um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-ministro não seja transferido para Curitiba. Dirceu foi preso hoje em Brasília, em nova fase da Operação Lava Jato, por decisão do juiz Sérgio Moro, que cuida das investigações na primeira instância.

Moro pediu ao Supremo que o ex-ministro seja transferido para Curitiba, para onde foram levados os demais presos na Operação. Como Dirceu cumpre pena em regime aberto por determinação do STF, devido à condenação no caso do mensalão, o deslocamento precisa ser autorizado pelo ministro Luis Roberto Barroso, que é relator do mensalão na Suprema Corte.

No pedido, o criminalista Roberto Podval escreve que considera "totalmente desnecessária" a transferência de Dirceu para Curitiba, como foi pedido por Moro ao Supremo. Para defender a permanência do ex-ministro em Brasília, o advogado argumenta que Dirceu mora na capital federal e que quando ele se dispôs a prestar esclarecimentos ao juiz Sério Moro sobre seu suposto envolvimento na Lava Jato, um delegado de polícia disse a ele que não era necessário o deslocamento a Curitiba.

Ainda no pedido, a defesa diz que o caso de Dirceu é diferente do ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE), que foi preso na Lava Jato enquanto cumpria pena do mensalão. Nesse caso, o Supremo autorizou o deslocamento de Corrêa de Pernambuco ao Paraná. Contudo, Podval argumenta que o Estado de Pernambuco é muito mais distante de Curitiba do que Brasília e que na capital federal já existem autoridades que estão cuidando do caso Lava Jato. Fato que, segundo ele, não havia em Pernambuco, o que justificaria a transferência de Corrêa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

TCE

03/08


2015

Compesa elege diretora de Gestão Corporativa

O Conselho de Administração da Compesa, reunido na tarde da última sexta-feira, elegeu o novo diretor de Gestão Corporativa da empresa. A DGC será comandada pela funcionária de carreira da companhia, a Analista de Saneamento, Simone Albuquerque, formada em Engenharia Química e Química Industrial com MBA em Gestão Empresarial de Negócios.

Em 18 anos de atuação na Compesa, Simone Albuquerque ocupou diversos cargos na empresa, sendo o último a Chefia de Gabinete da Presidência. Ela iniciou sua carreira como coordenadora Técnica do Agreste Meridional, depois seguiu para o Agreste Central. Assumiu as gerências de Manutenção e Operação do Agreste e a Unidade de Negócios Regionais do Agreste Central.

Ao longo da sua trajetória também foi a responsável por três superintendências: Manutenção e Operação, Negócios do Sertão e Negócios do Agreste. Com a escolha de Simone, a Diretoria Colegiada da Empresa contará com quatro diretores da casa: Simone Albuquerque, Rômulo Aurélio, Fernando Lôbo e Ricardo Barretto. A solenidade de posse do novo DGC será hoje, às 17h, na sala da Presidência, na Compesa Cabugá.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Arcoverde

03/08


2015

Prisão de Dirceu complica ainda mais o PT

Representantes de partidos de oposição avaliam que a prisão do ex-ministro José Dirceu, na manhã de hoje, deixa ainda mais complicada a situação do PT e do governo. Dirceu integrava a cúpula do partido até sua prisão por envolvimento no mensalão. No governo Luiz Inácio Lula da Silva, ele comandou a Casa Civil.

"É um quadro cada vez mais complicado para o PT e para o governo, um quadro que gera ainda mais dificuldade política para eles", disse o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho. "O PT, como um todo, está cada vez mais em uma situação difícil. Os seus nomes mais importantes totalmente envolvidos, presos. José Dirceu é um quadro que mostra que o PT, no governo, desmantelou toda a estrutura do Estado brasileiro. Temos um quadro caótico de governança", afirmou o parlamentar.

No PSDB, a avaliação é que a prisão de Dirceu liga Lula diretamente ao esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. "Com certeza, piora o clima para o governo e o PT, e aproxima de Lula", disse o vice-líder tucano na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT).

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), disse em nota que "demonstra que é preciso criar no País um novo governo para que ele possa, junto com a Justiça, corrigir os rumos do Brasil". O deputado afirmou que "há o encaminhamento de que o impeachment pode se tornar necessário" e que este é o momento "para fazer a intervenção constitucional, legítima para dar um paradeiro nisso tudo", já que, para o parlamentar, "a ingovernabilidade está instalada no País".

"Essa prisão significa um passo importante para a elucidação de quem é o chefe dessa organização criminosa", disse o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Comentários

sonia

Com um acontecimento terrível desse, além da conta para Lula, há essas horas ele deve está possuído do demônio e com uma ressaca da bexiga lixa.

marcos

Será que Zé Dirceu aguentará mais cadeia? Traíra com fome, come até os parentes, quanto mais Moluscos. Acho que Lula não gostou muito dessa manhã de segunda feira.

LUIZ MAIA

Esquerdistas funcionam com micróbios no organismo de um País. Basta ver os exemplos em países como Cuba e Venezuela. Dois lixos. Do outro lado do mundo temos a Coréia do Norte e Albânia. O Brasil conhece o PT e seus comparsas. Nos países evoluídos, onde impera o sistema capitalista e a lei de mercado, o progresso é evidente baseado na meritocracia. Só um idiota apoiaria governos de esquerda...



03/08


2015

Moro: reclamação de Cunha é manifesto erro

O juiz federal Sérgio Moro, que conduz todas as ações penais da Operação Lava Jato, afirmou ao Supremo Tribunal Federal que "é manifesto erro" a reclamação do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), presidente da Câmara. Em ofício ao presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, o juiz da Lava Jato esclareceu que o nome do deputado foi mencionado nos autos de uma das ações penais sob sua guarda, desmembrada com autorização da própria Corte máxima. As informações foram enviadas por Moro em atendimento à solicitação de Lewandowski, a partir da reclamação do deputado.

Moro é taxativo. "O foro por prerrogativa de função não outorga ao titular o direito de não ter sequer o seu nome pronunciado por quem quer que seja, máxime por testemunhas ou acusados colaboradores em investigações ou processos previamente desmembrados pelo Supremo Tribunal Federal."

Eduardo Cunha foi citado em um processo que corre na primeira instância da Justiça Federal no Paraná, base da Lava Jato. Em depoimento em uma das ações criminais, o lobista Júlio Camargo – um dos delatores da Lava Jato – afirmou ter sido pressionado, em 2011, por Eduardo Cunha por uma suposta propina de US$ 5 milhões no âmbito de dois contratos de navios sondas da Petrobras.

A propina total teria sido de US$ 40 milhões, segundo Júlio Camargo. Irritado com a menção a seu nome em processo de primeiro grau, Eduardo Cunha recorreu ao Supremo alegando que parlamentar só pode ser processado perante o Supremo, pelo princípio do foro privilegiado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Stampa Midia

03/08


2015

Governo amplia o PE Conduz

“Antes, levar meu filho para as terapias era uma tortura; hoje, é um prazer”. O depoimento é da mãe do jovem Elielton Elan, 26 anos, que nasceu com paralisia cerebral. A dona de casa Maria José da Paz, 46, se somou à outras mães e pais que utilizam os serviços do PE Conduz para participar da solenidade que marcou a ampliação do programa, no Palácio do Campo das Princesas. A entrega de 15 novas vans adaptadas – um reforço de 38% na abrangência do programa – foi uma demanda feita no seminário do Todos por Pernambuco e atendida, hoje, pelo governador Paulo Câmara.

Na presença de usuários e funcionários do projeto, além de entidades que representam as pessoas com deficiência em Pernambuco, o chefe do Executivo estadual entregou ao motorista Deracildo Fernandez a chave que representou as 15 novas vans adaptadas adquiridas pelo Governo do Estado para reforçar o PE Conduz – os veículos estavam estacionados na frente do Palácio. Com isso, 120 pessoas que estavam na fila de espera passarão a ser beneficiadas pela iniciativa, que ampliará para 2 mil o número de atendimentos mensais. Em quatro anos, o Governo elevou a quantidade de veículos do PE Conduz de 15 para 45 vans adaptadas.

Ao destacar que veio de uma escola que “olha de perto os anseios da população", o governador relembrou a implantação do programa. “Eu não sei se vocês sabem como surgiu essa ideia do PE Conduz? O nosso querido ex-governador Eduardo Campos, ainda jovem, teve um acidente de carro e precisou fazer fisioterapia. Ele via as dificuldades das mães em levarem seus filhos para fazer aquele tipo de cuidado tão necessário. Eduardo governava como a gente também quer governar, não apenas atrás do birô, mas, acima de tudo, buscando estar presente, sentir o que o outro lado está sentindo. Ele criou o PE Conduz se colocando no lugar das pessoas e vendo as dificuldades delas em ter um atendimento adequado”, explicou Câmara.

Mesmo diante do cenário de crise vivenciado pelo País, Paulo garantiu que “não vai medir esforços” para assegurar a continuidade e qualidade das iniciativas que beneficiam a população. “Tive e tenho tido o cuidado, junto com toda a nossa equipe, de fazer com que essa crise econômica não atinja programas importantes. Para isso é preciso ter muito foco e determinação; um olhar cada vez maior em torno do que deve ser feito. E os programas que são prioritários do nosso Governo não vão ter, de maneira nenhuma, qualquer tipo de corte. Pelo contrário, queremos fortalecê-los e manter a qualidade dos serviços oferecidos à população”, cravou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Naipes

03/08


2015

A charge do dia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Comentários

marcos

Mais uma vez, Fernando Henrique Cardoso dá o tom. Em artigo, FH deixou claro que o diálogo com Lula-Dilma só seria possível se houvesse o reconhecimento do PT de que o partido errou ao investir nos últimos anos no discurso do \"nós contra eles\". Para FH, \"cabe aos atuais donos do poder fazer um mea-culpa\" por terem se colocado sempre como \"a única voz legítima a defender os interesses do povo\". Lula deveria retirar também a declaração, de matriz chavista, de que usaria \"o exército de Stédile\" contra os adversários, sugerindo uma guerra civil no País.

marcos

Dilma é melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é uma idiota do que falar e acabar com a Dúvida. ( recado de Lincoln para que a META seja alcançada)



03/08


2015

Teresa diz que prisão de Dirceu é apoteótica

 Diário de Pernambuco

A presidente do PT em Pernambuco, Teresa Leitão, saiu em defesa do companheiro de partido José Dirceu, preso na manhã desta segunda-feira em virtude das investigações da Operação Lava-Jato. “Eu tenho restrição à forma de atuação desse juiz (Sérgio Moro). Não só em relação a Dirceu, mas com outros investigados. Alguns juízes acham também. Ele (Sérgio Moro) não está agindo com parcimônia. Como ele vai explicar a prisão de alguém que já estava em prisão domiciliar?”, questionou.

José Dirceu foi preso por agente da Polícia Federal, em Brasília, por suspeita do recebimento de propina disfarçada na forma de consultorias, através  de sua empresa JD Assessoria, já desativada. “José Dirceu nunca deixou de colaborar com as investigações. A prisão é apoteótica. O juiz está fazendo com ele (Dirceu) como vem fazendo em todos os casos. A sociedade está a favor das investigações, agora não se pode fazer um jogo político”, completou Teresa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Comentários

sonia

Sem comentários

LUIZ MAIA

Esquerdistas funcionam com micróbios no organismo de um País. Basta ver os exemplos em países como Cuba e Venezuela. Dois lixos. Do outro lado do mundo temos a Coréia do Norte e Albânia. O Brasil conhece o PT e seus comparsas. Nos países evoluídos, onde impera o sistema capitalista e a lei de mercado, o progresso é evidente baseado na meritocracia. Só um idiota apoiaria governos de esquerda...

ROGÉRIO MOTA E ALBUQUERQUE

Creio dona Teresa Leitão que está havendo um verdadeiro engano sobre seus dizeres acima. Não está existido \"jogo político\", está sim havendo uma demonstração de pessoas: investigadores, delegados, promotores e do juiz Sérgio Moro para uma maneira de mostrar aos brasileiros que temos Justiça. Sou sexagenário e acompanho a trajetória da senhora de muito tempo. Sua história é bonita à favor de uma boa educação e da valorização dos professores. Mantenha o seu legado. Fui um que lutei contra a ditadura militar. Presenciei - vi o corpo no matagal - a morte do meu amigo e professor o Padre Henrique de forma brutal e covarde. José Dirceu e muitos outros que ainda virão, fizeram as coisas erradas. Acorde pra Jesus dona Teresa Leitão!

marcos

O Estado de Direito não pode se contentar com a cabeça de José Dirceu. Se ele fica bem como um dos chefes do mensalão, e poucos vão duvidar disso, supor que era “o” chefe beira o ridículo. Numa outra dimensão, resta a Dilma dois papéis: 1 – sempre soube de tudo e se omitiu ou foi conivente; 2 – na Presidência, é uma pomba lesa, incapaz de livrar o estado das mãos do crime organizado.

LUIZ MAIA

Creio que não merece sequer comentário. Essa não merece um \'bom dia\" de ninguém...



03/08


2015

Líder do PT diz que prisão de Dirceu é golpe

O líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (PT-AC), classificou nesta segunda-feira (3) a prisão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, na 17ª fase da Operação Lava Jato, de “aberração” e tentativa de “golpe”. Para o petista, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, “persegue o PT” e quer colocar o “povo na rua” para derrubar o partido.
Condenado no julgamento do mensalão Dirceu, que estava em prisão domiciliar, foi encaminhado para a Superintendência da PF em Brasília após Moro decretar sua prisão preventiva. 

No mandado de prisão, o juiz que julga ações da Lava Jato na primeira instância diz que o ex-ministro "teria insistido" em receber dinheiro de propina em contratos da Petrobras mesmo após ter deixado o governo, em 2005.
“É uma perseguição declarada ao PT. O juiz Sérgio Moro trabalha com suposições, vai à imprensa, faz show. E a Polícia Federal acompanhando esse show. Isso está virando uma aberração ao Estado de Direito. Está caminhando para um golpe político da caneta. Moro trabalha para institucionalizar um golpe e para prejudicar o PT”, disse Sibá Machado ao G1.

Exaltado, Sibá Machado disse achar que a investigação do esquema de corrupção na Petrobras usa “dois pesos e duas medidas” quando o suspeito é do PT. “Existe um olhar diferente para os mesmos fatos. O Dirceu já estava em prisão domiciliar. Não tinha motivo. É uma orquestra para colocar povo na rua. O juiz Moro faz show calculado, pensado, para que isso se desenrole dessa maneira.”

Já o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PB), afirmou que a prisão de Dirceu demonstra que o modelo de corrupção adotado no mensalão continuou. “O PT não aprendeu com o mensalão, porque o Petrolão é o mensalão ampliado. O método adotado pelo partido foi de aparelhar a máquina pública e de se aproveitar dessa estrutura do Estado para fortalecer um projeto de poder, com financiamento ilegal, com desvio de recursos públicos”.

O deputado de oposição também defendeu a atuação da Polícia Federal e do Ministério Público ao dizer que a prisão revela o “funcionamento das instituições”.“Para o PT e para o governo,  tem um simbolismo muito forte essa prisão. O PT enquanto governo envolveu o país numa situação muito grave em termos de corrupção endêmica. Agora, essa prisão mostra, por outro lado, o funcionamento das instituições, que espero que continuem trabalhando no quadro constitucional que asseguro direito de defesa, mas também pune os culpados.”


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Comentários

LUIZ MAIA

Esquerdistas funcionam com micróbios no organismo de um País. Basta ver os exemplos em países como Cuba e Venezuela. Dois lixos. Do outro lado do mundo temos a Coréia do Norte e Albânia. O Brasil conhece o PT e seus comparsas. Nos países evoluídos, onde impera o sistema capitalista e a lei de mercado, o progresso é evidente baseado na meritocracia. Só um idiota apoiaria governos de esquerda...

marcos

ZÉ Dirceu repetiu o esquema do mensalão, desta vez, contudo, com uma diferença crucial: o ex-ministro não se utilizou do dinheiro para compra de apoio de parlamentares, mas em benefício pessoal. A responsabilidade do Dirceu é evidentemente, aqui, como beneficiário, de maneira pessoal, não mais de maneira partidária, enriquecendo pessoalmente. Metam os peitos!

Jamerson Henrique Dias Silva

GOLPE DEPUTADO É O PT ROUBAR O POVO BRASILEIRO DESCARADAMENTE A LUZ DO DIA. CHEGAMOS AO PONTO DE LADRÃO SER A VITIMA. CADEIA PRA DIRCEU, PRA VACCARI PARA TODA ESSA CORJA DE BANDIDOS DO PT INCLUSIVE PARA ESSE DEPUTADO DE MEIA TIGELA. DEFENDE LADRÃO, LADRÃO É!!!!!!

LUIZ MAIA

Um pobre diabo! Creio que não merece sequer comentário. Esse não merece um \'bom dia\" de ninguém...


Onodera Estética

03/08


2015

Certidões saem agora de qualquer cartório

O cidadão pernambucano já conta com uma novidade que está tornando mais prático o acesso aos registros civis – casamento, nascimento e óbito: a solicitação das certidões de qualquer cartório do Estado, independentemente de onde o registro foi feito. O benefício se tornou possível através de ação da Corregedoria Geral de Justiça, que implantou a nova Central de Informações do Registro Civil. Todos os cartórios do Estado ficam obrigados a se interligar à Central, fornecendo dados.

Segundo o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Eduardo Paurá (foto), a Central de Registro foi criada com o objetivo de tornar mais racional, econômico e desburocratizado o acesso da população aos documentos, que são públicos por direito. “Estamos seguindo princípios de eficiência e de segurança na disponibilização eletrônica dos registros”, diz ele.

Para acrescentar: “Essas são diretrizes traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que consideramos importantes na nossa gestão”. Antes do sistema, o cidadão que quisesse acessar registros tinha que ir ao cartório de origem, o que implicava despesas com despachantes, além de maior tempo para a obtenção do documento.

A Central de Informações do Registro Civil de Pernambuco se liga às Centrais dos demais Estados brasileiros, que, por fim, unem-se na Central Nacional de Informações do Registro Civil, instituída pelo CNJ. Isso quer dizer que todos os cidadãos brasileiros poderão acessar seus registros de qualquer cartório do país, após a integração total, prevista para o final deste ano.

A Central Nacional facilitará também o acesso dos órgãos públicos aos documentos. Ainda haverá uma interligação internacional, com o Ministério das Relações Exteriores, possibilitando a localização e a emissão de certidões de órgãos consulares brasileiros em todo o mundo.

As certidões eletrônicas solicitadas ficarão disponíveis para o usuário no prazo de 30 dias, podendo ser materializadas em qualquer cartório vinculado à Central. O serviço estará disponível através do pagamento do boleto, que terá seu valor em concordância com a Tabela de Custas e Emolumentos do Estado.

Em Pernambuco, 177 dos 280 cartórios já aderiram à Central. Os demais têm até dezembro deste ano para se integrar, disponibilizando todos os registros desde 1º de janeiro de 1976. Além de Pernambuco, os outros seis estados conectados são: Acre, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, São Paulo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Vila Fest

03/08


2015

Percalços do jovem advogado

   * Por Karla Álvares

Na última semana de julho fui a uma colação de grau de novos bacharéis em Direito e lá foi possível ver o brilho e felicidade dos novos bacharéis, futuros advogados a sonhar com o sucesso profissional que se inicia. Recordei minha época acadêmica, onde sempre ouvia a seguinte frase: “O advogado é indispensável à administração da Justiça. Odiado ou amado, mas, sobretudo, deve ser respeitado.” 

Ao ver meus futuros colegas de profissão, senti por eles a dor da ausência de uma entidade de classe atuante que incentive e abra o caminho para a melhor inserção do jovem advogado no mercado de trabalho. Os recém-formados ao tentarem se inserir no mercado, em sua grande maioria, são levados a trabalhar em grandes escritórios, com muitas demandas, obrigação de metas e expediente diário superior a oito horas, onde sequer têm suas carteiras de trabalho assinadas, sendo contratados como supostos “associados”, numa forma vergonhosa de burlar a legislação trabalhista, com o qual a OAB-PE é conivente. 

Os jovens advogados sequer contam com um piso salarial, sendo, por muitas vezes, obrigados a se submeterem a condições degradantes de trabalho e honorários em valores. Aos jovens advogados de Pernambuco resta esbarrar nas incertezas e dificuldades existentes no começo do exercício da profissão, sem a crucial defesa das prerrogativas pelo órgão de classe. O papel da OAB-PE deve ser bem mais que cobrar anuidades exorbitantes, de servir de palanque político e fechar “parcerias” com empresas aéreas. Não vivemos na época do pão e circo. 

Não queremos esmolas. Queremos uma ordem atuante na realização de eventos voltados para a capacitação dos novos profissionais, com o desenvolvimento da prática forense, empenhada na melhoria das estruturas das salas de apoio ao advogado e na implementação de um piso salarial, com vigilância contínua para coibir os vilipêndios que hoje atinge a advocacia.

O que vemos atualmente na OAB-PE é o total descaso e falta de comprometimento de uma entidade que tem o dever de fiscalizar a concepção do profissional do direito pelas faculdades, primando pela excelência do ensino até a sua inserção no mercado de trabalho, com a defesa de suas prerrogativas.

As sucessivas gestões da OAB-PE demonstram o aumento da precarização do advogado. É necessária a mudança na gestão e de  paradigmas institucionais com urgência para o nascimento de uma nova Ordem. Precisamos da Ordem Para Todos. 

* Coordenadora do movimento A Ordem É Para Todos


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Publicidade
Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Programa Frente a Frente
Apoiadores