De bigu com a modernidade

Brasileiro se acha bom motorista. Será?

O trânsito brasileiro é complexo. As grandes cidades têm excesso de carros em circulação e, em geral, infraestrutura inadequada. Além disso, existe uma enorme variedade de tipos de veículos em circulação. A Justos realizou uma pesquisa para entender o comportamento dos brasileiros no trânsito e o estudo revela que a imensa maioria (98%) se considera bom motorista. Mas isso nem sempre é verdade, já que grande parte dos condutores também pratica atitudes consideradas perigosas na direção. As atitudes apontadas como mais importantes para definir quem são os bons motoristas foram: ser ágil e não bater, evitar multas e infrações, e reconhecer e respeitar a sinalização de rua. Dhaval Chadha, CEO e cofundador da Justos, explica que isso confirma que muitas pessoas enxergam o trânsito como uma arena de punição, onde o objetivo de dirigir com segurança fica em segundo plano. O estudo expõe também que a maioria pratica com frequência comportamentos que tornam o trânsito mais perigoso. Pelo menos 71% afirmam que com alguma frequência seguem de perto outro veículo e para 10% essa é uma prática constante na rotina no volante. Apenas 51% dos motoristas afirmam que nunca praticam manobras perigosas, como ultrapassagens arriscadas, e 27% dos respondentes assumem que nem sempre dá a preferência para pedestres e ciclistas. 

As leis de trânsito por muitas vezes são desrespeitadas: 72% dos motoristas avançam no sinal amarelo com alguma frequência, sendo que 31% assumem fazer isso às vezes e 9% constantemente. 59% assumem que ultrapassam os limites de velocidade com alguma frequência. Enquanto 38% assumem que usam o celular enquanto dirigem com alguma frequência. Além disso, 23% assumem que esquecem de usar a seta na rotatória com alguma frequência. “É essencial mudarmos essa dinâmica do trânsito punitivo. Queremos criar reforços positivos para bons comportamentos e por isso criamos um programa de recompensas que valoriza o melhor lado dos motoristas”, explica Chadha. “Com ele, queremos mostrar que é possível ter ganhos individuais enquanto se promove uma conduta que vai também gerar um importante benefício coletivo: um trânsito mais seguro.”

Homens e jovens mais imprudentes – Analisando o recorte de gênero da pesquisa, é possível notar que os homens praticam com mais frequência atitudes que podem ser perigosas na direção. Enquanto 33% das mulheres relatam nunca avançar no sinal amarelo, apenas 22% dos homens dizem o mesmo. Quanto a manobras arriscadas, 56% das mulheres nunca as realizam, enquanto 46% dos homens afirmam nunca fazer. Quando se trata de ultrapassar os limites de velocidade, 48% das mulheres nunca o fazem, em comparação com apenas 33% dos homens.

Na análise do comportamento de jovens de 18 a 24 anos em comparação às pessoas com idade entre 40 e 49 anos na direção, é possível observar algumas diferenças marcantes. Por exemplo, quando se trata de dar preferência para pedestres e ciclistas, uma porcentagem significativa de jovens entre 18 e 24 anos, representando 32%, admite que nem sempre concedem essa preferência. Em contraste, apenas 22% das pessoas entre 40 e 49 anos relatam o mesmo comportamento. Da mesma forma, em relação a seguir de perto outros veículos, uma grande maioria dos jovens, com 77%, segue de perto outro veículo com alguma frequência, enquanto entre as pessoas mais velhas, esse número é menor, com 62%. Quanto a ultrapassar os limites de velocidade, os jovens também tendem a apresentar uma propensão maior para essa prática, com 63% ultrapassando os limites com alguma frequência, em comparação com 54% das pessoas mais velhas. Esses dados sugerem que há diferenças notáveis no comportamento ao volante entre diferentes faixas etárias, com os jovens demonstrando maior propensão para comportamentos potencialmente arriscados.

BYD aumenta a garantia dos seus carros – A BYD do Brasil aumentou o prazo de garantia de diversos componentes de todos os carros vendidos no país. Essa novidade é aplicável aos veículos de passeio e comerciais, inclusive aos que já estão com os consumidores. Para os primeiros 100% elétricos, a garantia passa a ser de 6 anos, agora sem limite de quilometragem. Os componentes de alta tensão e baixa tensão também passam a ter garantia de 6 anos. Outros sistemas terão a garantia triplicada de um para três anos e sem limite de km e itens periféricos passam de 3 para 6 meses de garantia e de 5 mil para 10 mil km. Os veículos híbridos também terão agora 6 anos de garantia e sem limites de quilometragem. A bateria mantém o prazo de 8 anos, mas também não tem mais limite de quilometragem. Para os itens de alta e baixa tensão, a garantia sobe de 5 para 6 anos. Outros Sistemas passam a ter 3 anos de garantia no lugar de um e não há mais limite de quilometragem. Os itens periféricos dobram a garantia de 3 para 6 meses e de 5 mil km para 10 mil km. Para os veículos comerciais (elétricos e híbridos) também há mudanças. A bateria deixa de ter 5 anos de garantia e vai para 8 anos e o limite de quilometragem sobe de 150 mil para 500 mil. O motor elétrico passa a ter 6 anos de garantia, no lugar de dois, e o limite de km sobe de 100 mil para 150 mil. Tanto a alta tensão quanto a baixa tensão ganham 5 anos de garantia no lugar de dois e o limite de km sobe para 150 mil. Outros sistemas passam a ter 60 mil km de garantia, o dobro do que era antes. Já os periféricos dobram de 3 para 6 meses de garantia e a quilometragem passa de 5 mil para 10 mil.

Song Plus DM-i – E por falar em BYD, acaba de chegar ao Brasil o novo BYD Song Plus DM-i, carro híbrido plug-in líder absoluto de vendas nesse segmento. A versão 2024/2025 do veículo chega com a bateria com mais que o dobro de autonomia, de 50km para 105km, chegando a 1,2 mil quilômetros no total. No quesito tecnologia, também foram feitas melhorias no modelo, que agora tem a sua tela multimídia central giratória de 15,6 polegadas, abertura do carro via cartão NFC e utilização da ferramenta NFC também via celular, além do retrovisor traseiro passar a ser fotocrômico. O novo BYD Song Plus DM-i chega com preço público sugerido de R$ 239.800.

Audi anuncia novos A4 e A5 – A marca alemã pertencente à Volkswagen trouxe ao Brasil os novos A4 e A5 no país equipados com a consagrada tração quattro. Ela, diz a empresa, tem tecnologia que proporciona mais eficiência aos veículos. Os modelos também receberam novos equipamentos, retoques visuais e estão com um desempenho ainda mais potente. No caso do A5, haverá a introdução da versão advanced do modelo. Os veículos já estão disponíveis na rede com mais de 40 concessionárias da marca no país. As novidades integram a série de lançamentos da marca da quatro argolas em celebração aos seus 30 anos de atuação no mercado brasileiro, celebrados em 2024. A fabricante já lançou no primeiro trimestre deste ano os modelos Audi SQ8 e-tron, Audi RS 6 Avant Performance e Audi RS 6 Avant Legacy. No segundo semestre, está prevista a chegada do Audi Q6 e-tron, que inaugura a nova geração de elétricos da marca. A tração integral quattro surgiu oficialmente em 1980, no Salão de Genebra (Suíça). O primeiro Audi quattro estreou naquele ano com sua tração permanente nas quatro rodas que oferecia um conjunto leve, compacto e eficiente. Assim, o sistema de tração foi o primeiro nas quatro rodas permanente construído em volume adequado para carros rápidos e esportivos.

Raptor no Rali Dakar – A Ford anunciou que vai disputar o Rali Dakar 2025 com uma picape Raptor preparada pela Ford Performance, sua divisão de veículos de alto desempenho. A marca também apresentou dois dos quatro pilotos que vão compor o seu time na competição: Carlos Sainz e Nani Roma. Sainz, pai de Carlos Sainz Jr., piloto da Fórmula 1, busca o quinto título no Rally Dakar neste seu retorno à Ford, uma relação que vem desde o início da sua carreira de quase 40 anos. Roma, duas vezes campeão do Dakar, estende a sua parceria com a Ford e a M-Sport após a campanha de aprendizado em 2024. Os testes da Ford Raptor 2025 já começaram, dentro da preparação da Ford Performance para concluir com sucesso uma das corridas mais difíceis do mundo. 

Recall da Honda – A Honda Automóveis do Brasil anunciou essa semana um chamamento para conserto de 35.841 veículos dos diferentes modelos, incluindo Civic, HR-V e Accord, produzidos entre 2013 e 2021. Os donos dos automóveis relacionados devem comparecer a uma das autorizadas Honda para realizar a inspeção e, se necessário, reparo da bomba de combustível. A montadora explica que uma eventual falha no módulo da bomba pode interromper o fluxo de combustível até o motor, podendo desligá-lo mesmo com o veículo em movimento. Essa ocorrência em situação de tráfego em alta velocidade gera riscos como danos materiais, lesões graves e até fatais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros. Os reparos serão gratuitos. O atendimento na rede de concessionárias começa na segunda-feira, 6. A consulta à necessidade do reparo deve ser feita no link www.honda.com.br/recall. O agendamento pode ser efetuado pelo mesmo endereço eletrônico ou pela Central de Atendimento: 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e sábado, das 09h às 14h – horário de Brasília).

Procura por carros automáticos – Novo estudo da Webmotors, portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, aponta que a procura por veículos automáticos novos pelos usuários da plataforma em todo o Brasil cresceu 140% entre março de 2023 e o mesmo mês deste ano. O levantamento mostra também um aumento de 59% nas buscas por carros usados com câmbio automático em idêntico período.  Na comparação entre os dois tipos de câmbio, as pesquisas por veículos sem pedal de embreagem foram 42% maiores em relação aos manuais ao longo desses 12 meses, considerando modelos novos e usados. “A preferência pela caixa automática na plataforma é uma comprovação de que o motorista de hoje não abre mão do conforto proporcionado por esse tipo de transmissão nos congestionamentos cada vez maiores das grandes cidades, além de levar em conta o aprimoramento dos câmbios ao longo dos anos e a desmistificação da sua manutenção”, explica a CMO da Webmotors, Natalia Spigai.

Feira de transporte rodoviário e de cargas – Um dos fatores que medem bem a economia de um país é o comércio de ônibus e caminhões. Por isso, o setor comemora o fato de a Fenatran, a principal feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, ter reservado, para sua 24ª edição, 20% a mais de espaço. O evento, que ocorre entre 4 e 8 de novembro, vai ocupar todos os pavilhões do São Paulo Expo. Serão mais 100 mil m² dedicados a reunir 600 marcas com as principais inovações dos segmentos. Além de preencher todo o ambiente interno do maior centro de exposições do país, uma das atividades interativas, a Fenatran Experience, será realizada mais uma vez na área externa. O projeto vai promover 2.500 tests drives em caminhões das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen.

Frota de motos nas locadoras – As empresas de locação emplacaram 37.216 novas motocicletas em 2023, um crescimento de 28,3% sobre as compras desses veículos específicos feitas pelo setor no ano anterior. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o total de motos nas locadoras chegou a 77.638 unidades, o que representa um crescimento de 79,5% na comparação com 2022. As estatísticas setoriais apuradas pela ABLA também mostraram que as locadoras foram responsáveis por absorver 2,3% de todas as motocicletas vendidas em 2023 no Brasil. O presidente da associação, Marco Aurélio Nazaré, observa que o aluguel de motocicletas ganhou impulso principalmente no pós-pandemia. “Nesse período, boa parte da população havia experimentado os serviços de delivery e, desde então, se habituou a eles”. Para Nazaré, uma das consequências disso foi o crescente interesse de mais pessoas em trabalhar com entregas, exatamente por meio do aluguel de motos. Em 2019, antes da pandemia, as locadoras tinham em suas frotas 8.093 motocicletas; no ano seguinte, o número subiu para 10.799; em 2021, para 16.303. “A partir de 2022, o ritmo do crescimento foi vertiginoso”, diz o presidente da Abla. “Chegamos a 46.256 motos na frota e, agora, ao final do ano passado, às 77.638”. O censo também apurou que, em relação à frota total de motos (77.638 unidades) em nome das locadoras, 37.301 são da Green, seguida pela Honda, com 31.995. Completando o pódio das fabricantes mais presentes na frota de motos das locadoras estão a Yamaha (4.721), a Shineray (1.724) e a Origem (549).

Cuidados ao comprar um carro on-line – O comércio de carros pela internet tornou-se uma prática cada vez mais comum e conveniente. Mesmo com a praticidade de comprar on-line, avaliar um carro sem vê-lo pessoalmente pode representar um desafio significativo. Danos visíveis, arranhões profundos ou descolorações podem indicar falta de manutenção ou até mesmo acidentes anteriores. Esses detalhes não apenas afetam a estética do veículo, mas também podem resultar em gastos adicionais para o comprador, seja para reparos estéticos ou para corrigir possíveis problemas estruturais. E foi pensando em minimizar os desafios do processo de compra e venda que o Mercado Livre e a Super Visão agora são parceiros. Assim, o comprador interessado terá não apenas fotos e descrição dos veículos anunciados no marketplace, mas também um documento complementar feito por uma empresa idônea que explicita diversas informações importantes sobre as condições do carro em questão. Lembre-se, ao adquirir um carro on-line, é essencial adotar certos cuidados para garantir uma compra mais segura e satisfatória. Aqui estão cinco aspectos importantes a se considerar:

Pesquisa detalhada do vendedor – Antes de fechar negócio, é fundamental verificar a reputação e os comentários de outros compradores sobre o vendedor. Isso proporciona uma ideia mais clara sobre sua confiabilidade e honestidade. A régua de cores do Mercado Livre vai do vermelho ao verde. Opte sempre por um vendedor que está no nível verde. 

Caso o vendedor tenha poucas ou nenhuma avaliação, é recomendável entrar em contato diretamente com ele para esclarecer dúvidas e solicitar informações adicionais sobre o veículo.

Análise completa do anúncio – Leia atentamente todas as informações fornecidas no anúncio do veículo, inclusive se o estado do veículo recebeu o selo “aprovado” disponibilizando o relatório fornecido pela Super Visão. Verifique os detalhes sobre o histórico do carro, sua condição mecânica, e todas as características junto ao anunciante, elas precisam estar de acordo com suas necessidades e expectativas.

Solicite mais fotos e informações – Não hesite em pedir mais fotos e informações sobre o carro do Mercado Livre. Fotos adicionais podem fornecer uma visão mais abrangente do estado do carro, permitindo uma avaliação mais precisa antes de prosseguir com a compra.

Negociação consciente e transparente – Mantenha uma comunicação clara e transparente com o vendedor durante o processo de negociação. Esteja preparado para fazer perguntas pertinentes e negociar o preço de forma consciente, levando em consideração o valor e a condição real do veículo.

Vistoria prévia – Diante da complexidade de avaliar um carro apenas pelas fotos e descrições online, surge a questão: é realmente necessário realizar uma vistoria antes de finalizar a compra? Recomendamos que sim. A vistoria profissional é uma das principais etapas ao comprar um carro on-line pois pode revelar uma ampla gama de problemas e falhas no veículo que podem não ser detectados apenas através de fotos e descrições. Entre os problemas que uma vistoria pode identificar estão danos estruturais, sinais de acidentes anteriores e até mesmo adulterações. Ao obter informações detalhadas sobre o estado do carro, o comprador adquire uma base sólida para tomar uma decisão mais consciente. Essas informações são essenciais para evitar possíveis prejuízos no futuro. Portanto, investir em uma vistoria profissional antes de finalizar a compra no Mercado Livre ou em qualquer outra plataforma online não é apenas uma precaução, mas sim uma medida inteligente e preventiva que deve ser feita em qualquer compra e venda de carro novo ou usado.

Renato Ferraz, ex-Correio Braziliense, tem especialidade em jornalismo automobilístico.

Paulista - No ZAP

Da Agência Brasil

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, disse em entrevista à imprensa neste sábado (11) que ainda é pequeno o número de municípios gaúchos que buscaram recursos emergenciais federais para cuidar das pessoas afetadas pelas chuvas e enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril. Góes e outros ministros apresentaram números que incluem também comunidades indígenas da região.

“Temos 441 municípios em situação de calamidade. Logicamente que, até que seja feito o refinamento dessa classificação, nós imaginávamos que pelo menos 300 solicitassem algum tipo de recurso, mas apenas 69 solicitaram. Aprovamos sumariamente e já liberamos recursos”, disse o ministro neste sábado (11), durante coletiva de imprensa no RS.

Flexibilização de regras

Diante da situação, o governo federal flexibilizou, por meio de uma portaria, as regras para o recebimento de recursos pelos municípios afetados. “Sabemos que muitos prefeitos estão focados nas ações de resgate. Compreendemos isso, de forma a possibilitar que eles recebam a ajuda enquanto reúnem as informações para o plano de trabalho de ajuda humanitária”, disse.

Segundo o ministro, basta um “simples ofício” enviado ao Ministério da Defesa Civil Nacional, juntando apenas o decreto do governo do estado, reconhecendo a calamidade. “Se o município tem até 50 mil habitantes, a gente adianta logo R$ 200 mil. Se tem até 100 mil, adiantamos R$ 300 mil. Se tiver acima de 100 mil, a gente adianta R$ 500 mil para, rapidamente, comprarem água, cestas básicas para cuidar das pessoas que estão no abrigo”.

De acordo com o ministro, há 445 municípios afetados no estado; 71.398 pessoas em abrigos; 339.928 desalojados; 74.153 ações de salvamento de pessoas; 136 óbitos; 756 feridos; 125 desaparecidos; e 135 bloqueios em vias. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas.

Comunidades indígenas

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, disse que, até o momento, há um total de 9 mil famílias atingidas nas 214 comunidades indígenas que vivem em todo o estado. “Destas, 110 foram atingidas diretamente, totalizando 30 mil pessoas indígenas”, disse.

Segundo a ministra, o governo federal garantiu a entrega de cestas básicas para todas essas famílias. “São 9 mil cestas garantidas, com entregas quinzenais para cada uma dessas famílias atingidas”.

Ela acrescentou que os conhecimentos dos povos indígenas têm sido utilizados nos planos nacionais voltados à prevenção de desastres, tanto para os trabalhos de reconstrução como de prevenção.

“Esses desastres estavam já previstos. Uma das principais medidas a serem adotadas é a de acelerar o combate ao desmatamento. Não apenas na Amazônia, mas em todos os biomas brasileiros. Inclusive no cerrado porque, quando se reduziu o desmatamento na Amazônia, aumentou o desmatamento no cerrado. O desmatamento desenfreado é uma das formas e das causas principais que resultaram nesses desastres de enchentes e secas”, disse a ministra indígena.

Marinha e Força Nacional

Também na coletiva de imprensa, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, destacou a chegada, no município de Rio Grande, do Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico, da Marinha.

“São 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, duas estações de tratamento de água com capacidade de produzir 20 mil litros de água potável por hora, 38 viaturas, 24 embarcações e três helicópteros. Trata-se da mais importante presença da Marinha Brasileira. É o nosso navio mais importante”, disse o ministro.

Ele acrescentou que a Força Nacional ampliará sua atuação no estado, com a chegada, na próxima semana, de mais 300 integrantes. “Eles atuarão também no trabalho de segurança dos abrigos. Com isso, iremos a 417 integrantes da Força Nacional de segurança no Rio Grande do Sul. Ao todo, são 1,5 mil integrantes ligados ao Ministério da Justiça, entre Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança”, complementou.

Petrolina - Melhor cidade para viver 2024

O vereador Irmão Biá, filiado ao partido Democracia Cristã, rompeu com o grupo do prefeito Professor Lupércio e sua pré-candidata, Mirella Almeida, em Olinda. 

O comentário ganhou corpo hoje, no evento de filiação da juventude socialista no Moinho Recife. Irmão Biá foi ao evento, circulou com o grupo político de Olinda, fez registros fotográficos com o vereador do PSB, Tonny Magalhães, e com o advogado Guto Santa Cruz, com quem conversou e expôs os motivos do afastamento.

E como se isso não bastasse, rumores sobre a possível instauração de uma CPI para investigar o governo municipal estão crescendo, adicionando ainda mais combustível ao fogo político que consome Olinda. A incerteza paira no ar, alimentando a tensão e deixando todos em suspense sobre o que acontecerá a seguir.

À medida que as eleições se aproximam, a cidade se vê diante de um momento crucial em sua história política. “Os próximos capítulos desta saga prometem ser ainda mais intensos e imprevisíveis, enquanto todos aguardam ansiosamente para ver como essa reviravolta monumental moldará o destino de Olinda em 2024″, pontuou o vereador de Olinda, Tonny Magalhães.

Ipojuca - Minha rua top

Relator das principais investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro em andamento no STF, do inquérito das fake news à tentativa de golpe de Estado, o ministro Alexandre de Moraes tem a atuação criticada pela maioria da população.

Uma pesquisa da Quaest, que ouviu 2.045 pessoas entre os dias 2 e 6 de maio, apontou que, para 56% dos brasileiros, Moraes “está passando dos limites nos últimos anos”. O percentual dos que discordam dessa afirmação são 27%. Os que não concordam nem discordam com esta afirmação somam 2%, e os que não souberam responder ou não responderam, 15%. As informações são do Metropoles.

A margem de erro do levantamento do instituto de pesquisas é de 2,2 pontos percentuais.

Entre os eleitores de Bolsonaro no segundo turno de 2022, 82% consideraram que Moraes “está passando dos limites” e 10% não endossaram essa avaliação — o ministro é o inimigo número um do bolsonarismo. No eleitorado de Lula, os números são mais parelhos: 37% concordaram com a crítica ao ministro e 43% discordaram.

As faixas que, segundo a pesquisa da Quaest, mais concordam com a afirmação de que Alexandre de Moraes vem extrapolando são compostas por homens (62%), brancos (61%), evangélicos (61%), pessoas de 16 a 34 anos (59%), os que têm pelo menos ensino superior incompleto (61%), os que ganham mais de 5 salários mínimos (64%) e os que avaliam o governo Lula negativamente (84%).

Os que mais discordam dessa crítica ao ministro do Supremo são homens (28%), pretos (29%) e pardos (28%), católicos (31%), pessoas com 60 anos ou mais (30%), os que estudaram até o ensino fundamental (32%); os que ganham até 2 salários mínimos (32%) e os que avaliam o governo Lula positivamente (46%).

Caruaru - Geracao de emprego

Pernambuco se transformou em um verdadeiro cenário de faroeste. A escalada da violência não poupa ninguém, nem mesmo os membros do Governo Raquel Lyra. Na tarde deste sábado, a vice-governadora Priscila Krause e sua equipe se juntaram à longa lista de vítimas da insegurança desenfreada que assola o Estado. 

Por volta das 16h25, a equipe de Priscila foi vítima de uma suposta tentativa de assalto em plena luz do dia em uma movimentada avenida no bairro do Parnamirim. Segundo relatos, o incidente ocorreu em frente à barbearia Trois, logo após os seguranças terem deixado a vice-governadora em um prédio.

Enquanto aguardavam o retorno de Priscila, foram surpreendidos por assaltantes. Houve uma troca de tiros e um dos assaltantes foi baleado, sendo levado em estado grave ao Hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro. Um boletim de ocorrência foi registrado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O episódio é mais um triste exemplo do clima de terror que tomou conta de Pernambuco sob o governo de Raquel Lyra. Eleita com promessas de soluções concretas para os problemas enfrentados pela população, a governadora só tem oferecido um conjunto de intenções vagas, com ausência de metas e planejamento, que tem se mostrado incapaz de atender às necessidades urgentes de uma população cada vez mais refém da insegurança.

Como diz a propaganda do Governo, Pernambuco, de fato, mudou. Só que para pior. E o futuro, sob o desgoverno de Raquel Lyra, se mostra cada vez mais nebuloso e perigoso. 

A inércia e truculência de sua gestão também tem afetado a tropa da Polícia Militar, que está cada dia mais desmotivada, principalmente, após a aprovação da proposta de extinção das faixas salariais na Alepe, sem nenhum diálogo com a categoria e a custa da barganha política em troca de cargos no executivo. 

Militares ouvidos pelo blog expressaram seu descontentamento, dizendo que Raquel Lyra, após ser eleita, virou as costas para a corporação. E o blog apurou que a PM desencadeou uma greve chamada X, que se caracteriza por braços cruzados.

Camaragibe Agora é Led

O colunista Erlan Bastos, do canal Em Off, utilizou as redes sociais para se desculpar por uma informação incorreta que divulgou anteriormente. Na quinta-feira (9), ele publicou um vídeo no qual afirmava que a doação de R$ 10 milhões que ele noticiou como sendo de Madonna foi, na verdade, realizada pelo Itaú, que patrocinou o show da cantora no Rio de Janeiro.

O jornalista publicou um vídeo no Instagram falando sobre o equívoco e se desculpando. De acordo com ele, houve uma falha de comunicação com a pessoa que passou a informação. As informações são do GZH.

“Vim me retratar e fazer uma errata. Eu havia dado uma notícia de que a Madonna havia doado R$ 10 milhões ao Rio Grande do Sul, mas, na verdade, quem fez essa doação foi o banco patrocinador dela, o Itaú, dividida em duas partes”, afirmou. 

“Minha fonte se confundiu, mas não vou culpar a fonte. Fui eu que dei projeção a essa notícia. Peço mil desculpas por isso. Esse erro vai fazer eu melhorar a minha apuração”, completou.

À revista Quem, o Itaú informou que o valor enviado foi dividido em duas levas iniciais de R$ 5 milhões. O montante será dividido entre uma iniciativa da companhia aérea Azul para custear voos humanitários para a região e aporte financeiro por meio da ONG União Brasil, para destinar recursos com agilidade para a população.

A catástrofe climática no Rio Grande do Sul já resulta na perda de 136 vidas. Além disso, a tragédia deixou 125 pessoas desaparecidas, 71,3 mil pessoas em abrigos, 339.9 mil pessoas desalojadas e 756 feridas. Já são 435 municípios atingidos.

Belo Jardim - Vivenciando Histórias

Por Áureo Cisneiros*

Na noite da última sexta-feira (10), em Vicência, Severino Ferreira de Lyra (Biu Agente), Comissário de Polícia aposentado, ex-diretor do Sinpol-PE, meu primo, foi covardemente executado. Estou tomado pela sensação de dilaceração, um pedaço da minha família se foi. Sentimento de dor, revolta e sede de justiça. Quero que todos os envolvidos apodreçam na prisão. 

A violência em Pernambuco está insuportável. Entra governo e sai governo e nada muda. Inclusive, são os mesmos burocratas de sempre nos cargos de comando da SDS. Até o secretário é o mesmo.

Em menos de dois anos do atual governo, milhares de assassinatos e todo tipo de crime vem aumentando. 

Em fevereiro, o Comissário de Polícia, Natanael Nazareno, foi baleado e morto enquanto pedalava com amigos. Também tivemos turistas (pessoas visitando nosso estado) vitimados pela violência. 

No ano passado, um juiz sofreu emboscada e foi assassinado, além de dezenas e dezenas de feminicídios por todo o estado. A violência está se manifestando  em todas as estratificações do convívio social. Membros de uma torcida organizada atacaram um time visitante com pedras e explosivos, ainda tivemos o lamentável caso do vigilante morto, no seu último plantão, dentro do maior hospital de emergência do estado e de todo Nordeste. 

Também ocorreu mais um lamentável caso envolvendo um estudante universitário esfaqueado e morto dentro de um ônibus no Centro do Recife – cadê as câmeras de segurança? Caruaru, berço do Juntos pela Segurança, aparecendo mais uma vez como uma das 50 cidades mais violentas do mundo. Pernambuco passa por uma crise na segurança pública que começa a escalar colocando a vida de todos em risco. Chega!  

O Comissário de Polícia Biu Agente, meu primo, foi executado em Vicência, uma cidade com 30 mil pessoas e apenas dois policiais trabalhando por dia. Dois! A delegacia, por falta de efetivo, fecha a noite e nos finais de semana. 

Além de um salário de fome, os policiais civis continuam sem efetivo e estrutura para trabalhar. 

Diante de tanta manifestação de violência, o Governo do Estado precisa ser humilde e reconhecer que é preciso revisar  o Juntos pela Segurança. Ele não está funcionando. Os policiais civis continuam desestruturados, desvalorizados e sem efetivo. A violência não para de aumentar e a sociedade  está com medo e clama por justiça e paz social. 

É importante salientar que só existirá o Juntos pela segurança se o atual governo pactuar com a sociedade, com  as universidades, com os poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público. 

Onde  estão os bilhões em investimentos anunciados para a segurança pública? Até agora, não chegou um centavo para estruturar, valorizar e reconhecer o policial  civil trabalhador.  

Desculpem o desabafo, mas não posso me calar! 

Até quando tudo isso? 

*Presidente do Sinpol-PE

Vitória Reconstrução da Praça

A cantora Wanderléa, um dos ícones da Jovem Guarda, apelidada de Wandeca por seus amigos Roberto e Erasmo Carlos, gostou muito de um Sextou que gravou comigo. Criou uma relação de amizade, que me honra muito. 

Na quinta-feira, ela foi a principal estrela do Festival de Seresta no Recife Antigo, coordenado e promovido pelo cantor Daniel Bueno. Como estava em Brasília, perdi seu maravilhoso show, mas postei um vídeo enviado por Daniel Bueno, com uma multidão aplaudindo sua performance no palco.

Há pouco, fui surpreendido com este áudio carinhoso que ela me enviou. 

Ouça!

O deputado federal Fernando Monteiro (PP), afirmou que está trabalhando para encontrar soluções para a situação dos projetos de irrigação de Itaparica. “Eu, pessoalmente, sigo muito próximo do diretor de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado, e do diretor de Sustentabilidade, Gil Cutrim, buscando alternativas para equacionar as restrições orçamentárias da Companhia quanto à operação e manutenção dos projetos”, disse Monteiro.

O parlamentar aponta que tem desenvolvido um trabalho na Câmara dos Deputados para aprovar uma MP que prevê que parte do montante energético não consumido pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF), o projeto da Transposição, possa ser utilizado pelos projetos de irrigação.

“Atualmente, a Codevasf paga 85 Megawatts e consome menos de 30 Megawatts por mês. Com a aprovação desta medida, poderia utilizar o excedente contratado para pagar Itaparica. Precisamos da solução para atender as necessidades destes agricultores”, pontuou Fernando Monteiro.

O deputado federal Mendonça Filho e o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, acompanhados pela secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Joedna Souza, estiveram nesta sexta-feira (10) nas obras de calçamento do programa “Minha Rua Vai Ficar Top”, que prevê a pavimentação de mais de 70 ruas em 13 bairros até o final deste ano.

Com um investimento de R$ 9,6 milhões, recurso garantido pelo deputado Mendonça Filho e aprovado pela Caixa Econômica Federal, incluído no Orçamento Geral da União (OGU), somado a R$ 6 milhões da Prefeitura de Belo Jardim, as obras já começaram nos bairros Tereza Mendonça, Morada Nobre, Cohabs II e III, e no distrito de Serra do Vento, na zona rural.

Da Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) realizou nesta sexta-feira (10) uma reunião com representantes das principais plataformas digitais para propor medidas de combate à desinformação envolvendo as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Durante a reunião, a AGU fez uma proposta de atuação conjunta com as empresas que operam as redes sociais para criação de um canal direto para retirada de conteúdos com desinformação sobre a tragédia.

A proposta será analisada pelas empresas, que deverão manifestar concordância ou não em uma nova reunião que será realizada na semana que vem.

A reunião teve a presença de representantes do YouTube, TikTok, Kwai, Spotify, Facebook, Instagram e WhatsApp, além de pessoas da Polícia Federal, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

De acordo com o advogado-geral da União, Jorge Messias, a classificação do conteúdo com desinformação será feita em parceria com agências de checagem, que contam com o trabalho de jornalistas profissionais.

“Temos identificado nos últimos dias um aumento muito preocupante de conteúdos desinformacionais que têm abalado a atuação das forças de segurança pública nos trabalhos de pronto-atendimento, salvamento e auxílio à população do Rio Grande do Sul”, afirmou Messias.

Na quarta-feira (8), a AGU entrou na Justiça Federal com pedido de resposta contra o coach Pablo Marçal em razão de postagens com informações falsas sobre a atuação das Forças Armadas na prestação de auxílio à população gaúcha.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, ampliou suspensão da contagem dos prazos processuais de todas as ações em andamento no STF que envolvam o Estado do Rio Grande do Sul ou seus municípios, bem como daquelas que sejam oriundas das varas e tribunais do estado ou cujas partes sejam representadas exclusivamente por advogados inscritos na seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS).

A suspensão, que inicialmente terminaria nesta sexta-feira (10), foi ampliada para o dia 31 deste mês, em razão das graves consequências do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, e atende a pedido do Conselho Federal da OAB.

Da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (10) que, na próxima semana, anunciará novas medidas de socorro à população do Rio Grande do Sul, além do pacote de R$ 50,9 bilhões já apresentados. Durante a inauguração do Núcleo Pedagógico do campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e do Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, Lula elogiou a solidariedade do povo brasileiro com os gaúchos nesse momento de crise.

“Eu nunca vi tanta solidariedade e tanta compaixão, como estou vendo agora do povo brasileiro, ajudando de corpo e alma cada mulher, cada homem, cada criança, cada pessoa que está desesperada com um volume de chuva que, até então, a gente desconhecia”, disse.

O presidente falou sobre a intenção de visitar as cidades gaúchas devastadas pelas enchentes para trabalhar pela reconstrução.

“Quando a água baixar, eu quero visitar todas as cidades que foram afundadas na água para olhar na cara dos meus irmãos e dizer ‘eu vou cuidar de vocês, o governo vai cuidar de vocês, e vocês vão levantar a cabeça’. E tudo isso é por causa de uma coisa, é de um sangue que corre nessas veias aqui, filho da dona Lindu”, destacou.

“Quando eu falo de enchente, não é porque vi na televisão. Eu falo de enchente porque já enfrentei várias na minha vida. Eu sei o que é a gente ficar com uma mão na frente e outra atrás, esperando um favor do poder público, e nós não recebíamos nada”, compartilhou o presidente, ao comentar sobre a tragédia.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta quinta-feira (9) que o ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), Paulo Pimenta, o ameaçou de morte. O governo federal pediu ao Ministério da Justiça na terça-feira (7) a investigação de pessoas que estão divulgando informações falsas sobre a crise no Rio Grande do Sul.

“Se é verdade que nós estamos numa guerra, que tem como objetivo principal encontrar pessoas que ainda estão ilhadas e ter forças para apoiar milhares de pessoas que perderam tudo, que estão em abrigos, quem age contra nós deve ser tratado como 5ª coluna, palavra que a gente usa contra traidores em tempos de guerra”, disse o ministro na ocasião. As informações são do Poder360.

Em um vídeo gravado em Washington – o filho do ex-presidente está nos Estados Unidos com uma comitiva de deputados de oposição – Eduardo declarou que não disse “nenhuma fake news” e afirmou que o governo federal está sendo “incompetente” com a situação do Rio Grande do Sul. O vídeo foi publicado em seu perfil no Instagram.

“Qualquer coisa que a partir de agora acontecer comigo, o responsável chama-se Paulo Pimenta. Neste momento pede ao STF permissão para nos investigar. E a gente não falou nenhuma fake news, a gente falou a verdade”, disse o deputado.

Segundo Eduardo Bolsonaro, o governo age com “descaso” com o povo gaúcho porque a maioria dos prefeitos não é do PT. Ele ainda disse que só não falará tudo o que pensa sobre o governo porque sua avó assiste o que posta nas redes sociais.

O congressista ainda disse que conversou com o líder da oposição na Câmara dos Deputados e no Senado, o deputado Filipe Barros (PL-PR) e o senador Rogério Marinho (PL-RN), respectivamente, para representar contra o ministro na PGR (Procuradoria Geral da República) o crime de ameaça e abuso de autoridade.

Outro lado

Ao Poder360, a Secom disse em nota que o ministro está “envolvido” no trabalho de apoio às vítimas do desastre do Rio Grande do Sul e “não tem tempo, nem disposição de alimentar qualquer tipo de polêmica que neste momento tire o foco de reconstrução para os municípios gaúchos”.

Por Zé da Coruja*

À querida turma de diálise das segundas, quartas e sextas, da Uninefron, último horário. Irei fazer dois anos de tratamento e é como se fosse algo da vida inteira.

Como reclamar de algo que me coloca de pé e me devolve ao trabalho, à família e aos queridos amigos?

Sou avô, imaginem a convivência com os meus netinhos, emoções renovadas e esperanças mil. Nem Rossi explica.

Um agradecimento especial a Eduardo de Queiroz Monteiro, amigo querido e fiel e que me dá a corda da vida. E isso não é pouco, só quem recebe, e agradece, sabe. 

À minha querida mulher Meire Clere Alencar Falcao Lopes, tronco forte de minha família, que me deu filhos que me deram netos. Meire representa as minhas melhores Ave Marias. Além de linda mulher e grande alma.

Mary, Tiago, Raquel, Bárbara, e os netinhos Bernardo e Duda, este é o meu núcleo familiar mais forte, aquele por quem, igual ao mocinho Paladino do Oeste, informo ao mundo que “TENHO REVÓLVER, POSSO VIAJAR!”

Da UNINEFRON, que tal começar lembrando da Dra Roberta, um charme e beleza em figura de gente, filha do lendário Benon Barreto, um historiador da indústria açucareira do Nordeste brasileiro. Dra Roberta diz o que podemos ou não comer e as nossas responsabilidades. Contrariá-la é burrice.

Das médicas nefrologistas, como esquecer da Dra Simone, que me recebeu com açúcar e com afeto. Categoria de médica e de pessoa. Com ela não tem brincadeira e tempo a perder. Seria uma extraordinária médica em qualquer frente de guerra do mundo.

Dra Viviane, saber e urgência, acho que ela quer ver todos nós, seus pacientes, felizes e faceiros. Oh Dra!

Dra Fernanda, saber, solidariedade e tratamento. Cada um de nós se sente o mais importante paciente do mundo com ela. Devo gentilezas imensas a ela. Ela é a grande profissional, a grande mãe, a grande esposa. Tudo nela é superlativo.

Dra Márcia, a Paraíba está estampada nela, sobretudo na alma. Uma cientista capaz e sem o pecado da arrogância, com feições de uma linda ucraniana. Não tem jeito, ela fica na memória feito a moça do Leite Moça. Para sempre.

E a Dra Carol? Fiquei estatelado e emocionado  com sua beleza e suas urgências de uma médica loura de um outro expediente. Eu a chamo, cá comigo, de Marilyn Monroe, a mulher mais linda que já pisou na face da terra.

No quadro de enfermeiras, quando eu vejo a Dra Jaci, tremo as pernas e pergunto o que a beleza está fazendo ali? Beleza, o teu lugar é em Mônaco. Vá pra lá, Dra. Compre uma Mercedes e desfile!

Mas aí vem Suami, por quem também as pernas tremem e o sangue jorra descontrolado, é do camarada correr de perto dela, beleza também mata, um perigo no nosso ambiente. Mas ela, com competência e senso de responsabilidade, controla o sangue. Serena e linda, foi ela quem me recebeu no primeiro dia de aflição. Um beijo,  Suami.

E Luana Lopes, esbelta, competente, Gracy Kelly, uma deusa grega, daquelas mulheres que podem, e devem, mandar em qualquer um de nós. Feliz é o seu marido. Quando cabe a nós cuidar de uma deusa, a responsabilidade é grande e a felicidade é maior.

E Luana II, beleza morena tem nome. Certa vez perguntei a um grande compositor brasileiro por que só as morenas tem vez? Ele então disse que essa é uma tradição Gonzaguiana. E deu o exemplo:

“Vem morena pros meus braços, vem morena vem dançar”. É diferente de vem galega pros meus braços, vem galega vem dançar. Não tem métrica. 

O corpo técnico, reduto de lindezas e brabezas para nos controlar, começo por Tatá, com sua brabeza/lindeza e ternura e seu amado filho Noa. Suas  exuberantes danças de frevo é de enlouquecer qualquer um. Sai  pra lá, menina, vai matar outro.

E Nise/Nisinha, um anjo cantor e cheio de ternura? Se ela sair de lá eu também saio, ôxe se saio. Quando o silêncio reina no ambiente, ela é o anjo que paira sobre nós. No São João canta Neném, que eu ouvirei extasiado e feliz, Nise.

E Mirian Lane, o primeiro e definitivo amor do Superman? Como eu gosto de quadrinhos, tenho por ela amor sem fim. E imaginem o tamanho desse amor, cultivado desde a infância nos Sertões pernambucanos. 

Se você ficar muito perto d’eu, Miriam, eu um pobre Clark Kent, me transformo no superman e levo você para o espaço sem fim.

Cris desfila beleza, charme e lindeza sem limites, com seu sex appeal (com todo respeito) de uma vovozinha feliz e esperançosa de vidas melhores para os seus e para todos nós. Que assim é que deve ser a vida, se não, desista. Não entraria em nenhuma discussão com ela. Seus senões são devastadores. 

D, ou Daigles, desculpe se não escreve assim, dá em nós sentimentos de vida, nova vida, daqueles que dá vontade de jogar bola, ir para o cinema, para o barzinho, para o estádio ver o Palmeiras jogar.

Lelê está longe e perto, sua beleza de moça do Moxotó de Pernambuco comove e inspira. No Moxotó, o cabra sangra onça com uma faquinha de mão. É o povo mais valente de Pernambuco, o Moxotoense. “E tem morena de fala doce e amena que em outra terra não tem”. Essas são as melhores definições da querida Lelê.

Deixei Jussara/Sassá por último porque ela é tão fofinha, é tão necessária para todos nós. Cada xero que levamos dela equivale a mil megatons de saúde para nós. O Barretinho hoje é um homem remoçado e que quer jogar bola. Calma aí, Barretinho, assim também já é demais.

Ela não trabalha no expediente, ela desfila na velocidade da luz nas nossas cansadas vistas. Quando menos se espera, está todo mundo agulhado e cobertinho feito um bruguelo ridículo. Se um dia Deus permitir que eu cresça, eu quero ser igualzinho a ela, ela é a tipa da menina. 

O fato, querida Sassá, é que eu te amo, eu e todos aqueles agulhados de lá. Deus te dê muitos anos de vida, ao seu marido, à sua família, ao seu filhinho Toby, um dos grandes amores de sua vida. Eita sua lindona!

Os agulhados, na ordem do relógio: 

1- Oscar Flautista de Hamelin, que um dia vai nos levar ao Paraíso e nunca mais vamos ser vistos por aqui, igual as 130 crianças da lenda, que atravessaram Koppenberg e se encantaram para sempre.

Deus te proteja, Oscar.

2- Canuto, querido, ferido no corpo e na alma e de uma coragem de Lampião Virgulino. Nada o derruba, dirige mil vezes melhor do que eu.

Suas companhias femininas são de derrubar dois quarteirões, mas ele explica a seriedade das moças respeitosas e informa pra mundiça que é só trabalho.

Deus te proteja, Canuto.

3- Dr. Neidson, um homem sério, da Câmara dos Comuns de Londres. Médico. O Dr. Neidson usa mangas de seda, o que confere um certo ar de nobreza ao ambiente.

Deus te proteja, Dr. Neidson.

4- Raul Souza, um general, acima do comum dos mortais. Gente feito ele é raro nessa terra. Ele lembra, e muito, a avassaladora liderança do Presidente do Grupo EQM, o extraordinário Eduardo de Queiroz Monteiro, um gênio gentleman.

Falta na OTAN um comandante feito Raul Souza para o enfrentamento a Putin. O problema é que se ele nos deixar, a maioria sobe. Ave Maria.

Deus te proteja, Raul Souza.

5- O Irmão Moisés, o homem que sabe de tudo, até de bolsa de valores. O Irmão Moisés é a certeza de que todos nós vamos para o céu.

Deus te proteja, irmão Moisés.

6- O Coronel Edmilson. O Coronel está pra nós igual me disse um matuto do Araripe: “Se Deus não existisse, nós teríamos que inventá-lo”! Se o Coronel não existisse, muitos já teriam partido, ficaria um ou outro pra remédio, para o chá.

Ele e a sua esposa, a Dra Eudóxia, nos unem, e ainda fazem teatrinho na casa dele. A casa é aconchegante, o bairro é aprazível e lá a gente dá de cara com a Estrela Dalva. É ou não é bacana?

Deus proteja o Coronel Edmilson e a Dra. Eudóxia.

7- Barretinho, o carinhoso, o homem afetivo e atencioso. Falam de um imenso patrimônio do Barretinho, e tudo é verdade, mas o que ele mais estimula é a gente na casa dele ou ele nas nossas. A madureza entrega sabedorias só a quem dela desfruta. Subir cedo é uma merda.

Deus te proteja, Barretinho.

8- Cleiton, cadê o dicionário e o Google para explicar esse rapaz? Engraçado, inteligente, safado, como lê-lo? De todas as maneiras humanas e possíveis. Este é outro que não pode subir, sob pena de levar quase todos com ele.

Sabe dos grandes grupos empresariais de Pernambuco, dos negócios, das famílias. Perguntei a ele como podia ser aquilo e ele disse que lendo. É notável esse traço dele.

Deus te proteja, Cleiton.

9- Uiliane? (é assim a grafia?), se não for, peço perdão. Uma senhora distinta ligada à revenda de automóveis.

Deus te proteja, senhora.

10- Dona Gerlane, outra distinta senhora nos seus 92 anos. Lucidez total. Participa de todas as atividades nossas. Só bebe Coca-Cola, sua saúde é de ferro. A vontade que eu tenho é de pedir que ela me abençoe como eu fazia com a minha mãe. Benção Mãe Euza, ops, Dona Gerlane. 

Peço que compreendam isso tudo como uma brincadeira respeitosa e de agradecimento.

*Diretor operacional da Folha de Pernambuco

O Dia das Mães é amanhã, mas nesta véspera já começo a chorar com saudade da minha flor Margarida. Mamãe era linda e doce, embora braba quando pisava nos seus calos. Me chamava de Maguinho. Adorava. Seus carinhos em geral eram marcantes, sinceros, com a sinceridade natural de toda mãe. 

Mamãe adorava ver os nove filhos reunidos em torno dela e do meu pai Gastão – e não apenas no Dia das Mães. Era feliz, risonha, animada, daquelas que dançavam a noite inteira numa festa.

Tomava seu vinho. Dizia, brincando: “Quer vim, venha!” Era uma figura! Vaidosa, se perfumava e usava as melhores roupas, até para ir rezar na igreja. Era católica fervorosa, quase uma beata. Adorava viajar! Acho que puxei a ela, porque papai não tolerava quem o forçasse a botar os pés fora de Afogados da Ingazeira. Já mamãe, se pudesse, teria conhecido o mundo inteiro. 

Optei pelo sobrenome Martins nas assinaturas de textos em homenagem à minha divina. Mãe não devia morrer nunca. Como imortalizou Drumond num poema, mãe devia ser para sempre. “Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba”, pregou o maior de todos os poetas.

Assino embaixo!

A governadora Raquel Lyra confirmou presença no evento de lançamento da pré-candidatura de Romero Leal Filho à Prefeitura de Toritama, que acontecerá no próximo dia 27 de maio. Esta será a primeira vez que a gestora visitará a cidade do jeans enquanto chefe do Executivo estadual.

Além da governadora, o ministro e presidente estadual do PSD, André de Paula, os deputados federais Mendonça Filho e Iza Arruda e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, confirmaram que estarão presentes no evento.

“Esse encontro promete ser um marco na história política de Toritama, unindo lideranças locais e estaduais em prol de um futuro promissor para a cidade. A presença da governadora Raquel Lyra simboliza não apenas uma visita, mas um reconhecimento da importância da pré-candidatura de Romerinho para Toritama e seu povo”, afirmou Romero por meio de sua assessoria.