O Jornal do Poder

23/10


2013

André Régis critica protesto no centro do Recife

 














Tauan Saturnino
Da equipe do blog

O vereador André Regis (PSDB) lamentou o fechamento da Câmara do Recife nesta quarta-feira (23) em virtude dos protestos no centro da cidade, mas disse entender a decisão da Casa. O tucano também criticou o modo como as manifestações têm ocorrido e a própria pauta do passe livre estudantil. Além disso, ele diz não compreender o fato das câmaras municipais serem os principais alvos dos protestos ao redor do país.

André Régis enfatizou que o direito à manifestação pública é assegurado pela Constituição Federal, mas não nos moldes dos que estão ocorrendo. “Do ponto de vista da democracia a manifestação é algo legítimo, desde que seja pacífica. A própria Constituição determina isso. Entretanto um dos fatores é o aviso às autoridades para não prejudicar os demais cidadãos. Entretanto o direito de terceiros passa longe em nosso caso. Até mesmo nas proximidades de hospitais são realizadas manifestações. No caso da Câmara do Recife foi a prudência em relação a funcionários e mobiliário que resultou no fechamento”, comentou.

Para o vereador, os recentes protestos também têm o defeito de não colocar em pauta o debate sobre as prioridades da população. “A sociedade tem dificuldade em discutir o custo das coisas. O que o passe livre pode implicar na redução de investimentos? É preferível o passe livre ou a construção de mais escolas? O debate perde muito por falta de informação e por não estabelecer uma hierarquia de ações”, declarou.

O tucano também disse não entender porque as manifestações no centro do Recife visam a câmara e não a Assembleia Legislativa de Pernambuco. “Por que as câmaras são sempre o alvo? Em princípio porque estão em todas as cidades, mas isso não explica o caso do Recife. Em relação à passagem de ônibus seria mais propícia uma crítica na Assembleia. Além disso, muitas coisas que deveriam ser direcionadas ao Poder Executivo e terminam sendo colocadas contra as câmaras municipais, o Poder Legislativo mais fraco. A Câmara do Recife tem um histórico de não agredir os manifestantes. Pode ser uma explicação, mas ainda há espaço para se pensar o motivo de ser o alvo”, analisou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

andre regidwitz

Estão com medo...


Potencial Pesquisa & Informação

23/10


2013

Dilma retoma alfinetadas contra possíveis adversários
















Uma semana depois de ter recomendado a seus prováveis adversários nas eleições do ano que vem que estudassem muito, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou, nesta quarta-feira (23), em Belo Horizonte (MG), que estuda e aprende todos os dias. Num discurso na formatura de alunos do Pronatec, programa federal de formação técnica e profissionalizante, a presidente aconselhou os alunos a estudar e melhorar.

“Eu, presidenta da República, sou uma pessoa que tenho todo o dia que estudar, não pensem que é mole, não. Todos os dias eu sou obrigada a aprender. Todos os dias eu tenho que estar aberta a aprender. Isso tem de acontecer com vocês”, disse.

Em visita na semana passada à cidade de Itajubá, no interior mineiro, Dilma fez uma provocação a seus prováveis adversários. “Acredito que, para as pessoas que querem concorrer ao cargo, elas têm de se preparar, estudar muito, ver quais são os problemas do Brasil”.

A ex-senadora Marina Silva (PSB), aliada do governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB), reagiu rapidamente. “Acho que ela deu conselho de professora. Fui alfabetizada aos 16. Se tem uma coisa que gosto é valorizar aquelas que se dispõem a estudar. E que pegam coisas com muita consistência. Aprender é sempre bom. Difícil é para aqueles que acham que não têm mais o que aprender e só conseguem ensinar”.

Antes de participar da formatura das turmas do Pronatec, a presidente participou da inauguração de uma escola infantil, também em Belo Horizonte, erguida com recursos da prefeitura e do Governo Federal.

Valor.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Antunes

E Dudu e Aécio Never não estão em campanha? É cada besteirol.

Fernanda de Lima Oliveira Araujo

PESSOA SEM CARÁTER, PESSOA RIDÍCULA, PT PARTIDO OU QUADRILHA ?

Julio Povoas de Arruda Miranda

E Dilma ainda diz que quer apenas governar em 2013, porém está em plena campanha utilizando recursos públicos do governo federal. Parece que aprendeu direitinho com o ex-presidente Lula.

Julio Povoas de Arruda Miranda

E Dilma ainda diz que quer apenas governar em 2013, porém está em plena campanha utilizando recursos do governo federal. Parece que aprendeu direitinho com o ex-presidente Lula.


Banco de Alimentos

23/10


2013

Prefeito de Araripina atrasa pagamento do transporte escolar

Em Araripina, no Sertão do Araripe, os responsáveis pelo transporte dos estudantes da rede municipal anunciam uma paralisação nos serviços, para pressionar a Prefeitura a pagar quatro meses de atraso. O prefeito Alexandre Arraes (PSB) já prometeu colocar os pagamentos em dia, mas não cumpriu a palavra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/10


2013

Caruaru: CPI vai apurar irregularidades na gestão José Queiroz

















A Vara da Fazenda Pública de Caruaru, no Agreste do Estado, deferiu, nesta quarta-feira (23), liminar impetrada pela bancada de oposição da Câmara de Vereadores contra decisão dos parlamentares da base de apoio ao prefeito José Queiroz (PDT), que tentaram vetar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração das denúncias de irregularidades apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com o secretário jurídico da Câmara de Caruaru, Bruno Martins, a decisão, publicada no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco, foi comunicada ao presidente da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, vereador Leonardo Chaves (PSD). “A Câmara de Caruaru vai cumprir a determinação e os trabalhos para a instalação da comissão vão ser iniciados”, garantiu o secretário.

Os vereadores da oposição deverão se reunir nos próximos dias para escolher o presidente e o relator da comissão. O autor da proposta é o vereador Evandro Silva (PMDB), que pediu a abertura de uma CPI para apurar irregularidades apontadas pela Controladoria-Geral da União referentes ao uso de recursos federais, em 2011.

Blog do Wagner Gil.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/10


2013

Morre o sanfoneiro Arlindo dos 8 Baixos
















O sanfoneiro Arlindo dos 8 Baixos, de 72 anos, faleceu por volta das 13h desta quarta-feira (23), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos. A informação foi confirmada por Anselmo Alves, amigo do forrozeiro e diretor do filme “Arlindo dos 8 Baixos: o mestre do Beberibe”.

O músico, considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco desde o ano passado, deixa esposa e quatro filhos. A família ainda decide onde será o velório - entre as opções estão a Assembleia Legislativa e o Forró de Arlindo.

O sanfoneiro morreu durante sessão de hemodiálise, que fazia três vezes por semana. Arlindo era diabético e hipertenso há 40 anos. Por causa da doença, que piorou nos últimos cinco anos, o artista já havia perdido a visão e amputado as duas pernas. Arlindo também sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

Nascido em Sirinhaém, Arlindo morou até a adolescência no Engenho Trapiche. Saiu da cana-de-açúcar para cortar cabelos no Cabo de Santo Agostinho. Foi lá que começou a tocar sanfona em bailes, instrumento que aprendeu vendo o pai tocar os oito baixos.

Diario de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Dyogo Diniz Jordão

Mais grande musico nos deixa orfão!



23/10


2013

Eduardo rebate Lula e volta a criticar leilão do Campo de Libra















Provável adversário da presidente Dilma Rousseff (PT) nas eleições do próximo ano, o governador Eduardo Campos (PSB) voltou, nesta quarta-feira (23), a criticar o Governo Federal na condução do leilão do Campo de Libra e rebateu declarações do ex-presidente Lula (PT). De acordo com o governador, as incertezas na economia brasileira afastaram investidores do leilão da primeira área do pré-sal a ser licitada que, na segunda-feira passada (21), foi encerrado em R$ 15 bilhões, lance mínimo feito por somente um consórcio.

"Acho que já tivemos momentos, do ponto de vista do setor do petróleo no Brasil, em que havia mais confiança em relação ao futuro do país, da economia, segurança das regras", afirmou Eduardo.

O presidenciável disse que "em outro momento" o resultado teria sido melhor que aquele alcançado pelo Palácio do Planalto. "Já houve um tempo em que a confiança em relação ao Brasil era maior do que no tempo de hoje. Essa é uma questão de caráter geral. Acho que a gente poderia ter em outro momento um leilão com mais disputas."

Eduardo também rebateu o ex-presidente Lula que, em Portugal, disse, ontem (22), que "tem pessoas que têm vergonha de reconhecer os méritos do leilão de Libra" porque o Brasil "já [está] entrando em um ano eleitoral".

"Ele pode ter razão em relação a alguns que estão analisando, mas, da minha parte, não tem nada a ver com eleição", disse Eduardo. "Tenho o direito de, como cidadão brasileiro, entender que para o Brasil seria muito melhor que ele [o leilão] tivesse três, quatro concorrentes. Tenho o direito de sonhar com essa possibilidade, que teria feito com que o Brasil se apropriasse de mais recursos, que poderiam ir para a educação, para a saúde, onde estão faltando."

Folha de S.Paulo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Wellington Antunes

Tem rola bosta por aqui que odiava Dudu, agora defende com unhas e dentes. Ou esse rola bosta é outra pessoa com o mesmo nome? Acho que não, esse perfil é típico de rola bosta oportunista.

Fernanda de Lima Oliveira Araujo

O GOVERNO INCOMPETENTE É ASSIM, SE CONTENTA COM POUCO PORQUE O POUCO É MUITO PARA ELES, NÃO ESTÃO NEM AI PARA O BRASIL,ACORDA BRASIL, PT PARTIDO OU QUADRILHA, SE LIGA BRASIL.

Francisco Eugênio Marinho de Barros

Quem dar mais? Para se dar mais, tem que haver no mínimo dois interessados. Com um só, sempre se dar menos. Petrobras,40%, Compradores Estrangeiros, 60%. A gestão é Internacional. Isto não é política, é lógica.

José Egnaldo Pereira

"Ele pode ter razão em relação a alguns que estão analisando, mas, da minha parte, não tem nada a ver com eleição", disse Eduardo.O cinismo desse homem não tem limites.Se isso tivesse acontecido há 3 anos pelo menos ele teria essa opinião publicizada? Claro que não!

José Pereira da Silva

O governador tem todo direito de expressar a sua opinião, ele só comete um equivoco quando diz que os 15 bilhões terão como destino a saúde e a educação, colocar essa fortuna nas mãos dos petistas em um ano eleitoral e a mesma coisa que colocar a raposa para tomar conta do galinheiro.



23/10


2013

CCJ do Senado aprova fim do voto secreto


















A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, há pouco, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2010, que estabelece voto aberto para todas as deliberações e instâncias do Poder Legislativo nos âmbitos federal, estaduais e municipais. A comissão rejeitou dois destaques para manter o voto secreto em casos de análise de veto e apreciação de indicação de autoridades e agora a proposta segue para análise do plenário.

Depois de vários adiamentos, o relatório do senador Sérgio Souza (PMDB-PR) foi aprovado por unanimidade após quase três horas de debate. Autor de um dos destaques para restringir o voto aberto, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) sustentou que o mecanismo em todas as deliberações pode acarretar em perseguições.

A mesma tese é defendida pelo líder do governo na Casa, senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Segundo ele, os deputados deixaram de votar propostas semelhantes e, pressionados pela opinião pública, acabaram por invadir prerrogativas do Senado.

“No afã de dar uma resposta à opinião pública sobre a trágica votação do episódio do deputado [Natan] Donadon, a Câmara dos Deputados aprovou o voto aberto, sem levar em consideração o que o Senado Federal tem como prerrogativa, como a votação de autoridades. Nos casos do voto em mérito de projetos de lei, em todas as matérias de conteúdo e mérito em relação à atividade parlamentar, defendo o voto aberto. Mas no caso [de análise] de veto [presidencial] e de [escolha de] autoridade, acho importante, para o regime de peso e contrapeso, o voto secreto”, frisou Braga.

No entanto, a maioria dos membros da comissão concordou com a tese de que a sociedade está cobrando transparência das ações do Congresso Nacional. “Temos que aproveitar a oportunidade, a sociedade está vigilante”, disse Sérgio Souza. “O Brasil amadureceu o suficiente para que a gente pudesse hoje dar esse passo a mais que é a votação aberta para todos os casos”, acrescentou o líder do PT, Wellington Dias (PT-PI).

Previamente aprovada pela Câmara dos Deputados, a proposta precisa ser votada em dois turnos pelo plenário do Senado.

Exame.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Lucidio de Figueiredo Galvão Júnior

MAIS PERSEGUIDO DO QUE O POVO PELOS LADRÕES QUE SE DISSEMINAM FEITO BACTÉRIAS NO PODER NÃO EXISTE. UMA DECISÃO DESSA É DE FICAR COM A PULGA ATRÁS DA ORELHA QUANDO SE TEM UM CALHEIROS ATUANDO POR BAIXO DOS PANOS. VAMOS VER COMO SE COMPORTA O PLENÁRIO DAS BACTÉRIAS ....



23/10


2013

Eduardo vistoria obras do Parque Ministro Fernando Lyra














O governador Eduardo Campos (PSB) reafirmou, na manhã desta quarta-feira (23), o compromisso de entregar à população, até janeiro do próximo ano, o Parque Estadual Ministro Fernando Lyra, situado no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife. A declaração foi feita após vistoria no canteiro de obras, cujo investimento total chega à casa dos R$ 76 milhões.

"São quatro frentes de obras. Tem o parque, a Escola Técnica Estadual, a biblioteca pública e o Expresso Cidadão, tudo dentro do cronograma. Temos 375 operários trabalhando aqui e esperamos finalizar tudo até o final de dezembro, para em janeiro ser entregue já o parque e o Expresso Cidadão, e em fevereiro, com o começo das aulas, a escola e a biblioteca", disse o governador, que esteve acompanhado pelo secretários Danilo Cabral (Cidades), Sérgio Xavier (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Mário Cavalcanti (Casa Militar).

O parque contará com ciclovia, pista de cooper, quadras poliesportivas, pista de skate e playgrounds, restaurante e um circo arena - espaço para shows e apresentações culturais. Do total de investimentos, R$ 54 milhões são de obras e R$ 22 milhões foram utilizados para a compra do terreno.

"A região tem uma carência muito grande de áreas de lazer. As pessoas não têm para onde levar seus filhos nos finais de semana para fazer uma caminhada, um piquenique ou uma apresentação cultural. Aqui, vão encontrar todos esses equipamentos juntos", afirmou Eduardo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/10


2013

Câmara do Recife cancela expediente por conta de protestos

A Câmara de Vereadores do Recife cancelou o expediente desta quarta-feira (23) em virtude de um protesto que ocorre, neste momento, no centro da cidade. Integrantes do Movimento Independente de Pernambuco, que reivindica a implantação do passe livre no transporte coletivo do município, seguem agora em direção ao Legislativo Municipal.

A Casa de José Mariano foi fechada e guardas municipais e seguranças particulares fazem a proteção do prédio. Segundo informações de funcionários da Casa, até o serviço do posto avançado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para cadastramento biométrico, foi cancelado nesta quarta-feira em função do protesto.

JC Online.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/10


2013

Estudantes e policiais entram em confronto no Recife














Os manifestantes que fazem parte da passeata do Movimento Passe Livre voltaram a entrar em confronto com a polícia na manhã desta quarta-feira (23), no Recife. O tumulto aconteceu na Rua Visconde de Suassuna, em frente ao Centro de Referência em Saúde da Prefeitura do Recife. Foram feitos disparos de balas de borracha e algumas pessoas foram atingidas por cacetetes.

Em um ato de vandalismo, foram quebrados os vidros de diversos carros estacionados na Rua Emboabas, no bairro de Santo Amaro.

Mais cedo, o clima ficou tenso na altura do cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua do Hospício, onde o tráfego foi fechado. De lá, as cerca de 50 pessoas seguiram em direção à Avenida Guararapes.

O protesto começou por volta das 8h, com concentração no Parque Treze de Maio, em frente ao Colégio Luiz Delgado, de onde os manifestantes seguiram em passeata pela Rua do Príncipe. O ato faz parte da Semana de Lutas pelo Transporte Público. O movimento reivindica tarifa zero e melhorias no transporte coletivo.

No final de agosto deste ano, uma manifestação realizada pela Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco pelo passe livre e instalação da CPI do Transporte Público terminou com sete pessoas feridas, depredação de ônibus e destruição de patrimônios públicos.

Na ocasião, os manifestantes culparam o presidente da Câmara dos Vereadores, Vicente André Gomes (PSB), o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e o governador Eduardo Campos (PSB) pelo descontrole dos integrantes e caos que se tornou a movimentação e prometeram intensificar as mobilizações para que o poder público perceba a pressão e o nível de indignação popular com o descaso no transporte público até que uma comissão parlamentar de inquérito seja instaurada e o projeto da Lei do Passe Livre seja aprovado.

Diario de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Randineli

Eu como militante da Rede, não apoio a união de Marina com Eduardo Campos. Sou de Pernambuco, e sei que o PSB não tem nada de diferente dos outros partidos e governantes. A repressão a quem pensa contrário é enorme, tanto para servidores internamente, quanto para a população em geral. Vamos divulgar