O Jornal do Poder

24/10


2013

A raposa, as uvas e os cães

CARLOS CHAGAS

É bom lembrar que o petróleo não é mais nosso desde os tempos do governo Ernesto Geisel. O mais nacionalista de nossos generais cedeu ao império das circunstâncias e enviou ao Congresso projeto de emenda constitucional admitindo os chamados contratos de risco, entre empresas estrangeiras e a Petrobras. De lá para cá, em especial no governo Fernando Henrique, foi uma farra. Assim, lutar pelo slogan de que o petróleo é nosso parece um tanto anacrônico, ainda que devesse ser. A presidente Dilma rejeita a acusação de que privatizou o pré-sal, talvez porque as jazidas já estivessem à disposição do capital estrangeiro faz muito tempo.

O grave na novela do leilão do Campo de Libra é que o petróleo a ser extraído daqui a cinco anos permanece guardado pela frota da Marinha dos Estados Unidos designada para o Atlântico Sul. Eles tem a posse e no dia em que bem entenderem, terão a propriedade. Sendo assim, só na teoria entenderemos que 85% da renda futura ficarão com o Brasil. Na prática, as coisas poderão ser diferentes. Nem a China, nem a Holanda, Inglaterra e França dispõem de meios para defender o que arremataram. Muito menos o Brasil. Parece remota a perspectiva de entrar no tesouro nacional esse “fabuloso montante de mais de um trilhão de reais” em 35 anos.

Enquanto olhamos para as uvas obrigatoriamente ainda verdes, patrulhadas pelos cães, esquecemos da riqueza que já estaria dando amplos frutos se os governos recentes não a tivessem desprezado. Fala-se do etanol que poderia estar sendo produzido aos montes num país que dispõe de terra, água e sol. Comprimido entre o interesse canhestro dos usineiros e a má-vontade da indústria petrolífera internacional, deixamos o tempo passar sem reação, muito menos empenho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

23/10


2013

Veja os destaques do blog nesta quarta-feira

CCJ do Senado aprova fim do voto secreto - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2010, que estabelece voto aberto para todas as deliberações e instâncias do Poder Legislativo nos âmbitos federal, estaduais e municipais. [Leia Mais]

Morre o sanfoneiro Arlindo dos 8 Baixos - O sanfoneiro Arlindo dos 8 Baixos, de 72 anos, faleceu por volta das 13h desta quarta-feira (23), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos. A informação foi confirmada por Anselmo Alves, amigo do forrozeiro e diretor do filme “Arlindo dos 8 Baixos: o mestre do Beberibe”.
[Leia Mais]

Eduardo rebate Lula e volta a criticar leilão do Campo de Libra - Provável adversário da presidente Dilma Rousseff (PT) nas eleições do próximo ano, o governador Eduardo Campos (PSB) voltou, nesta quarta-feira (23), a criticar o Governo Federal na condução do leilão do Campo de Libra e rebateu declarações do ex-presidente Lula (PT). [Leia Mais]

Caruaru: CPI vai apurar irregularidades na gestão José Queiroz - A Vara da Fazenda Pública de Caruaru, no Agreste do Estado, deferiu, nesta quarta-feira (23), liminar impetrada pela bancada de oposição da Câmara de Vereadores contra decisão dos parlamentares da base de apoio ao prefeito José Queiroz (PDT), que tentaram vetar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração das denúncias de irregularidades apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU). [Leia Mais]

Estudantes e policiais entram em confronto no Recife - Os manifestantes que fazem parte da passeata do Movimento Passe Livre voltaram a entrar em confronto com a polícia na manhã desta quarta-feira (23), no Recife. O tumulto aconteceu na Rua Visconde de Suassuna, em frente ao Centro de Referência em Saúde da Prefeitura do Recife. Foram feitos disparos de balas de borracha e algumas pessoas foram atingidas por cacetetes. [Leia Mais]

André Régis critica protesto no centro do Recife - O vereador André Regis (PSDB) lamentou o fechamento da Câmara do Recife nesta quarta-feira (23) em virtude dos protestos no centro da cidade, mas disse entender a decisão da Casa. O tucano também criticou o modo como as manifestações têm ocorrido e a própria pauta do passe livre estudantil. [Leia Mais]


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

23/10


2013

Procon move ação coletiva contra Fifa


















O Procon do Rio de Janeiro entrou com ação coletiva contra a Fifa para cobrar mais esclarecimentos com relação ao sistema de sorteio de ingressos para a Copa do Mundo de 2014. O órgão entende que os torcedores que se inscreveram para adquirir as entradas - mais de seis milhões - não foram informados de forma adequada sobre como se dará o processo de sorteio.

A ação também exige o fim da cobrança de uma taxa de desistência dos compradores que abrirem mão dos bilhetes. De acordo com o órgão, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê o direito de arrependimento em qualquer compra e que a Lei Geral da Copa não se sobrepõe ao documento nesse aspecto.

“Não estamos questionando o sorteio, que é um formato legítimo, até porque a Lei da Copa deu poderes à Fifa para determinar como se dará a distribuição dos ingressos. problema é que no site da Fifa ou em qualquer outro lugar não há nenhuma informação detalhando como será feito esse sorteio. Zero ", comentou a analista jurídica da autarquia, Roberta Coimbra, que reforçou, ainda, que a cobrança de taxa aos desistentes deve ser cancelada imediatamente.

O Departamento de Imprensa da Fifa, em resposta à reportagem, alegou que a entidade ainda não havia sido notificada da ação. Apesar disso, informou que o sorteio será feito como nas edições anteriores da Copa, por computador e disse também que o Brasil escolheu a Caixa Econômica Federal para monitoramento e auditoria do processo.

A Fifa tem 15 dias para apresentar defesa ao órgão de defesa do consumidor. Caso não o faça, ou as justificativas sejam insatisfatórias, a entidade estaria sujeita a multa de R$ 480 a R$ 7 milhões.

Exame.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/10


2013

Ouça agora o Frente a Frente desta quarta 23/10



Se você perdeu o Frente a Frente desta quarta 23 de outubro de 2013, programa que apresento de segunda-feira a sexta-feira, ao lado do jornalista Adriano Roberto, das 18 às 19 horas, pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha FM 96,7 formada por 35 emissoras, Clique aqui e ouça agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/10


2013

José Serra usa termo "cartel" para criticar leilão de Libra


















O ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), usou nesta quarta-feira (23) a palavra cartel para se referir à ausência de concorrentes no leilão do Campo de Libra do pré-sal, comandado pelo Governo Federal na segunda-feira (21). O tucano criticou, também, a condução do governo na concorrência e disse que o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff (PT) em cadeia de tevê e rádio teve objetivo apenas "publicitário".

"Leilão implica concorrência. Não teve concorrência, teve um participante só. Na verdade, o que houve aí [leilão] foi para atender um cartel que eles mesmos [Governo Federal] organizaram", afirmou, a jornalistas, após discursar no 7º Congresso de Municípios do Noroeste Paulista realizado pela Associação dos Municípios da Araraquarense, em Olímpia (SP).

Questionado por jornalistas sobre o termo cartel, José Serra afirmou que a palavra foi usada para expressar a formação de um grupo econômico, segundo ele, sem relação criminal ou comparação com a denúncia de formação de cartel liderada pela Siemens no caso dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

"É uma denominação geral. O Brasil está cheio de cartel: dos bancos, fornecedores, da imprensa", disse. "Foi uma confusão [leilão] como nunca vi na vida, com um único objetivo, publicitário, de confundir as pessoas uma vez que o leilão fracassou", completou.

O ex-governador afirmou que refez as contas apresentadas pela presidente Dilma Rousseff sobre as receitas da exploração do petróleo e que o percentual cai de 85% para 75%. "Enfim, foi uma grande salada russa com números, com a manipulação para conquistar votos. Dá 75% na melhor das hipóteses", disse.

Folha de S.Paulo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

GLACIDELSON ANTONIO DA SILVA

Só acho que o Serra devia seguir aquele velho ditado: não falar em corda em casa de enforcado!!!

Wellington Antunes

“O Leilão de Libra tornou um Câncer para a oposição”.

Wellington Antunes

LIBRA NÃO É A VALE E DILMA NÃO É FHC. Simples assim.

Lucidio de Figueiredo Galvão Júnior

UM LADRÃO DESSE NÃO TEM MORAL PARA APONTAR NINGUÉM. NA ÉPOCA DO PSDB ROUBARAM MUITO NAS TELECOMUNICAÇÕES, NAS ENERGÉTICAS, NA VALE E MUITO MAIS. A TELEMAR, ESTATAL QUE HOJE É OI, TAMBÉM FOI VENDIDA PELO PREÇO MÍNIMO DO LEILÃO AO IRMÃO DO SEN TASSO JEREISSATI(PSDB) POR MÍSEROS HUM MILHÃO DE DÓLARES



23/10


2013

Entre no face e participe ao vivo do Frente a Frente

Já estou nos estúdios da Rede Nordeste de Rádio. Daqui a pouco, passo a ancorar o programa Frente a Frente, em companhia de Adriano Roberto. O programa é retransmitido por 37 emissoras na Região, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife.

Se você quiser ouvir pela net, entre no meu blog e clique no botão Ouça a rádio do Magno. Já para participar ao vivo no facebook entre na minha página: magnomartinsfonseca.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/10


2013

Humberto defende revisão da Lei da Anistia
















O senador Humberto Costa (PT) pediu, nesta quarta-feira (23), a revisão da Lei da Anistia, como forma de assegurar a punição aos crimes contra a humanidade praticados durante o Regime Militar (1964 e 1985) no Brasil. “Um país que trabalha para construir um futuro mais justo e mais democrático não pode viver permanentemente assombrado por esses horrores ocorridos no passado e jamais resolvidos”, defendeu o parlamentar.

Humberto elogiou o parecer apresentado na semana passada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), no qual argumenta que crimes que violaram direitos humanos na ditadura não podem ser beneficiados pela Lei da Anistia.

O senador fez questão ressaltar que a revisão da lei não seria motivada por “desejos de vingança ou revanche”. “Muito pelo contrário, o sentimento que move todos os democratas brasileiros que querem a revisão da anistia e a punição de torturadores e assassinos é o de nós termos o exemplo para as gerações futuras”, disse.

Humberto também lembrou a posição de juristas favoráveis à medida. “O ministro Marco Aurélio de Mello deixou bem claro que é possível, sim, rediscutir a Lei da Anistia no Supremo [Tribunal Federal]. É preciso que a mais alta corte do país seja sensível aos novos tempos e reforme o seu entendimento. Não é mais possível convivermos com uma lei que encobre uma série crimes de lesa-humanidade e que perdoa seus agentes, muitos dos quais andam livremente entre nós.”

O senador ainda defendeu uma resposta do Congresso Nacional ao tema. Segundo ele, há projetos nas duas Casas Legislativas que podem ser apreciados.

“Penso que essa seria uma grande resposta da Câmara e do Senado aos brasileiros que buscam um Brasil melhor e mais justo. Precisamos esclarecer a e para os nossos jovens, dizer o que de fato aconteceu e, ao mesmo tempo, punir os criminosos que ceifaram a vida, a sanidade física e mental de milhares de brasileiros neste país. É desta maneira que vamos formar consciências democráticas.”


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

S. C. B. M.

Ô COISA NOJENTA É ESTE HUMBERTO COSTA.

Antonio Carlos Paranhos Gazineu

Humberto, procura ser mais produtivo e olha para a falta de educação e saude

Ewerton de Moura Cabral

Já faz tempo, eu sei, mas a história e os fatos não mudam. Envelhecem e perdem a importãncia. A bomba no Aeroporto Guararapes (tipo ''se foda quem estiver por perto'') foi obra destes patriotas no poder. E querem Comissão da Verdade ? Eu também quero. Desde que a verdade seja a verdade.

Ewerton de Moura Cabral

E, HC, faça um esforço enorme e mostre , pela primeira vez , alguma dignidade. Tire seus comparsas e cumpinchas do governo do PSB de Dudu. É pedir muito ?

andre regidwitz

Ai vão abrir um processo para averiguar quem roubou o cofre de Adhemar de Barros.Roubo é roubo: seja de uma igreja ou do cofre de lalau



23/10


2013

Prefeitura do Recife reforça frota de veículos da saúde
















A Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) ampliou, nesta quarta-feira (23), a cobertura das vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica do município por meio de 68 novos veículos entregues pelo prefeito Geraldo Julio (PSB). O gestor inaugurou, ainda, as novas sedes da Secretaria-Executiva de Vigilância à Saúde (Seves) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) - Regional Recife, que, agora, funcionam de forma integrada no mesmo imóvel, situado na Avenida Visconde de Suassuna, na Boa Vista.

Os novos veículos vão beneficiar a população dos seis distritos sanitários da cidade e serão utilizados para fazer inspeções diárias em focos de doenças, licenciamentos sanitários, notificações e profilaxias de enfermidades, bem como o monitoramento da qualidade da água para abastecimento dos recifenses.

''As novas construções que já iniciamos, a reestruturação da área de prevenção de doenças e a chegada dos novos veículos reforçam a atuação de campo e a nossa prioridade com a saúde em todo o município'', destacou o prefeito, lembrando que a melhoria do segmento figura como prioridade em qualquer consulta popular realizada na cidade.

Ao todo, 130 profissionais da Seves e Cerest trabalharão no prédio inaugurado hoje. A prefeitura investiu R$ 90 mil para readequar o imóvel, que conta com 2 pavimentos e 22 salas. Com a inauguração das novas sedes, a saúde do trabalhador passa a se adequar ao modelo da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast), conforme recomendações do Ministério da Saúde e da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após descerrar a placa de inauguração, o prefeito conferiu as instalações. ''Estamos em um centro de referência e tenho certeza que o trabalhador que precisar terá atendimento com uma qualidade diferenciada. A preocupação com a vigilância surge com a prevenção primária que devemos ter, já que ela tem o papel de cuidar da saúde da população como um todo '', argumentou Geraldo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/10


2013

Lóssio diz que Fernando foi injusto com os Coelho


















Caro Magno,

Dizem que em briga de família não se mete a colher. Contudo, não poderia deixar de observar que o ex-Ministro Fernando Bezerra, ao tachar os seus tios Osvaldo e Geraldo Coelho de preconceituosos com as PPP (Parcerias Público-Privadas), comete uma injustiça com eles e com o Vale do São Francisco.

Primeiro, porque não é verdade que efetivamente o Pontal saiu do papel, até porque, até o presente momento, nenhum metro de área entrou em operação.

Segundo, porque, na verdade, se alguém tirou do papel o Projeto Pontal foram exatamente Osvaldo e Geraldo, que deixaram os canais prontos, restando somente a fase final de implantação dos lotes irrigados que ainda hoje esperam.

Além, claro, da implantação dos projetos hoje em operação, que somam mais de 22 mil hectares irrigados.

O Projeto Pontal com cerca de oito mil hectares estava previsto originalmente para ser licitado entre pequenos, médios e grandes produtores. Tendo, inclusive, a participação de Técnicos Agrícolas egressos de nosso Instituto Federal de Tecnologia.

E o que fez o ex-Ministro? Concentrou tudo nas mãos de um único empresário.

A luta de Osvaldo e Geraldo não se dá pelo preconceito. A luta é pelo conceito de um modelo de irrigação inclusivo que permita a melhor distribuição de renda. O nosso preconceito é contra a concentração de recursos em um modelo agrícola extrativista que só leva à desigualdade.

Não é preciso ir longe. Basta ver como vivem as populações da Zona da Mata pernambucana, cujo modelo extrativista produz riqueza para poucos e miséria para muitos.

Não queremos esse modelo e vamos lutar para sensibilizar a Presidente Dilma no sentido de fazer do Vale do São Francisco uma região cada vez mais rica, mas, sobretudo, cada vez mais igual.

JULIO LOSSIO
Prefeito de Petrolina-PE


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Randineli

Corrigindo: FERNANDO PREFEITO SONRISAL.

Randineli

Corrigindo: Braulino.

Randineli

Caro Brauliano, Fernando tem nome sim aqui em Petrolina, pois quando foi prefeito ficou conhecido como PREFEITO SONRRISAL, pois as suas obras milionárias desmanchavam rapidamente.

adeilson barros

Lí a entrevista de FBC e em nenhum momento ele chamou seus tios de preconceituosos e sim que eles criticavam o novo modelo por não concordar,não vejo nada de mais nisso.Baboseira pura de Julio Lóssio.

BRAULINO FERREIRA DA SILVA

Caro Magno...Por isso Oswaldo e chamado do PAI da irrigação,Geraldo do TRATOR DO SERTÃO e Julio PAI DO NOVA SEMENTE, O EX MINISTRO TEM ALGUM NOME OU TITULO A SER DADO A SUA PESSOA????. É FALAR É SEMPRE BOM O DIFICIL É FAZER E TIRAR DO PAPEL.



23/10


2013

Maciel Melo no Frente a Frente

O presidente da Câmara de Caruaru, Leonardo Chaves (PSD), e o cantor Maciel Melo são os principais entrevistados do Frente a Frente de hoje, programa que apresento pela Rede Nordeste de Rádio, das 18 as 19 horas, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM. Veja abaixo as demais emissoras que integram a rede:

Afogados da Ingazeira – Rádio Pajeú AM (1.500)
Agrestina – Alternativa FM (104,9)
Araripina – Pop Sat Brasil (93,7)
Arcoverde – Cardeal AM (600)
Belém de São Francisco – Educadora AM (1.470)
Belo Jardim – Bitury AM (1.530)
Bom Conselho – Papacaça AM (1.470)
Cabo de Santo Agostinho – Rádio Calheta FM (98,5)
Caruaru - Caruaru FM (104,9)
Custódia – Custódia FM (88,5)
Granito – Rádio Beto Som (104,9)
Itacuruba – Itacuruba FM (87,9)
Mirandiba – Nova FM (87,9)
Orocó – Brígida FM (104,9)
Parnamirim – Rádio Beto Som (104,9)
Petrolina – Ponte FM (91,5)
Poção – Vale do Açaí FM (104,9)
Recife - Rádio Folha (96,7)
Recife – Rádio Planalto AM (950)
Salgueiro – Salgueiro FM (102,9)
Sanharó – Sanharó FM (104,9)
Santa Cruz do Capibaribe – Polo FM (101,9)
Santa Maria da Boa Vista – Santa Maria FM (87,9)
São Bento – São Bento FM (104,9)
São Caetano – Cruzeiro FM (104,9)
São José do Egito – Nova Rádio Cultura AM (1.320)
Serra Talhada – Líder do Vale FM (99,7)
Sertânia – Sertânia FM (100,1)
Surubim - Integração FM (88,5)
Tabira – Cidade FM (88,7)
Taquaritinga do Norte – Taquaritinga FM (104,9)
Terra Nova – Terra Nova FM (104,9)

Verdejante - Verdejante FM (104,9) Farol –

Taquaritinga do Norte (90,5 FM)

Alagoas - Maragogi FM (97.3)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores