O Jornal do Poder

16/12


2014

Fernando Bezerra se reúne com prefeitos

O senador eleito por Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho ( PSB), partcipou na manhã de hoje, de uma reunião com representantes do Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (Comanas). O encontro contou com a presença dos prefeitos de Tracunhaém, Vicência, Timbaúba, Feira Nova, Camutanga, Ferreiros, Condado, Carpina, Itambé, Salgadinho, Nazaré da Mata, Goiana e Aliança. 

"Estou  percorrendo o Estado para agradecer pelo resultado das eleições,  mas também para trabalhar. Quero identificar em que situações posso ajudar as prefeituras a viabilizar projetos importantes, que precisem de articulação em Brasília", disse Fernando Bezerra.

Dos gestores públicos ele ouviu críticas à partilha de recursos empregada pelo Governo Federal, que concentra mais de 65% dos tributos arrecadados. "Hoje não temos nenhuma capacidade de investimento. Esta divisão é injusta e penaliza as prefeituras,  que pouco podem fazer", afirmou Belarmino, que preside a Comanas.

 O senador eleito reafirmou a disposição em lutar por um novo pacto federativo e fortaleceu o consórcio. "É importante que possamos apontar para soluções conjuntas, contemplando a região de uma maneira mais abrangente", ponderou Fernando.

Na sequência ele foi a Camaragibe, onde almoçou com o prefeito Jorge Alexandre. Desde o final das eleições o senador eleito já conversou com quase 60 prefeitos percorrendo o Araripe, São Francisco,  Sertão Central, Itaparica, Pajeú, Agreste e Matas Sul e Norte. Até o final de janeiro, ele pretende dialogar com representantes de todas as regiões de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Tajmahal Cruz

FBC quer fazer governo paralelo. Outra coisa: há dezenas de prefeitos pessimamente avaliados que estão recebendo "gratidão" do senador como se foram eles que deram os votos que o elegeram. Engana-se e isso pode ser fatal. Já vi o final desse filme...


Abreu no Zap

16/12


2014

CNI-Ibope divulgará avaliação do governo Dilma amanhã

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgará nessa quarta-feira, às 11 horas, a pesquisa CNI-Ibope do quarto trimestre de 2014. O levantamento traz a avaliação dos brasileiros sobre o desempenho do governo federal e a atuação da presidente Dilma Rousseff. A pesquisa será apresentada pelo gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

Para a elaboração desta nova edição da pesquisa CNI-Ibope que será apresentada nesta quarta-feira foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios, entre os dias 5 e 8 deste mês. Os dados serão apresentados à imprensa às 11 horas e logo em seguida, às 11h30, será realizada a entrevista coletiva.

Além da Pesquisa CNI-Ibope, a CNI divulgará amanhã outros dois estudos: Sondagem Industrial e Sondagem Indústria da Construção.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

16/12


2014

Dilma evita falar sobre possível saída de Graça Foster



A presidente Dilma Rousseff evitou nesta terça-feira, falar sobre a possibilidade de a presidente da Petrobras, Graça Foster sair do cargo. Ao final da cerimônia de cumprimentos aos oficiais-generais das três Forças, Exército, Aeronáutica e Marinha, em Brasília, Dilma foi questionada sobre o assunto pelos jornalistas e disse que não iria falar com a imprensa hoje.

A permanência da executiva no cargo começou a ser mais discutida depois de a ex-gerente da estatal Venina Velosa da Fonseca ter revelado em entrevista ao jornal Valor Econômico na semana passada que alertou Graça sobre as irregularidades nos contratos de marketing da estatal, acusando pagamentos de serviços não prestados e excessos de gastos.

A revelação ocorreu em meio a crise pela qual passa a Petrobras desde o início da Operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção envolvendo políticos e empreiteiras que causaram prejuízos milionários à empresa.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

sonia

Ô MIADEIRA MEU PAI ERA COLETOR ESTADUAL NUNCA ROUBO UNÃO FAÇA EU SER PRESIDENTE DA PETROBRAS N~EO ROUBA

Luiz de Alcantara Andrade

A Srª Graça Foster já deveria ter sido exonerada , a demora em tomar esta decisão demonstra fraqueza ou ????????

Nehemias Fernandes Jaques

Paulo Robkstikeare para presidente da Petrobras já!

ObservatorioDoPovo

Tá em cima do telhado esperando uma vassoura passar

Paulo Robkstikeare

covarde!



16/12


2014

Conselho de Ética abre processo contra Bolsonaro

Em sua última sessão na atual Legislatura, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu nesta terça-feira representação para analisar a conduta do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Os parlamentares irão apurar se houve quebra de decoro do deputado, que na semana passada disse, em meio a uma discussão no plenário da Casa, que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela não merecia.

Ainda não foi definido quem será o relator do processo, A escolha será feita entre hoje e amanhã a partir de uma lista já sorteada na sessão desta terça. Os três deputados sorteados foram: Rosane Ferreira (PV-PR), Marcos Rogério (PDT-RO) e Ronaldo Benedet (PMDB-SC).

Como a Câmara entra em recesso na próxima sexta-feira, o Conselho de Ética só irá terminar o processo contra Bolsonaro na próxima Legislatura. A sessão do conselho ocorreu em meio a um protesto contra Bolsonaro, que reuniu cerca de 30 mulheres em frente ao Congresso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Paulo Robkstikeare

Já disse que esse Bolsonaro é um beócio tanto quanto qualquer esquerzóide tipo Rozário, Jean Willis e outros néscios. Um depende do outro para conseguir voto e os bobos, apadrinhados ou jumento mesmo, seguem o fluxo...Ignorância de pai pra filho...

Ariadne Morais Dias

Essa perseguição a Bolsonaro é pra tirar o foco do petrolão!

Jovelina Maria de Brito

E quanto ao corrupto mor que vem em avião da FAB fazer implante naquela cabeça podre, abrem processo não????

Nehemias Fernandes Jaques

Para o lugar dele vai o suplente, Moura Mestre, que beleza!

Nehemias Fernandes Jaques

Esse milico, vai ser cassado, para o bem do Brasil.



16/12


2014

Noronha é destaque por melhorias em acessos turísticos



O arquipélago de Fernando de Noronha é o destino brasileiro que mais avançou no quesito acesso, um dos 13 componentes avaliados no Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014. A pesquisa do Ministério do Turismo e Sebrae Nacional, sob execução da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mede o estágio de desenvolvimento de 65 municípios turísticos do país. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira, em Brasília.

O município registrou evolução de 7,1 pontos em comparação com 2013, alcançando a marca de 43,1 pontos no critério Acesso. Entre os projetos que impulsionaram o progresso de Noronha, estão a ampliação do aeródromo da ilha, o incremento da oferta de transporte público que atende às principais atrações turísticas (ônibus circular) e o provimento de ônibus públicos acessíveis para pessoas com deficiências.

Segundo o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a eficácia das estratégias adotadas por um destino deve ser majoritariamente observada pela ótica da competitividade. "É o conceito que impulsiona o destino a superar-se ano após ano, proporcionando ao turista uma experiência cada vez mais positiva", afirma.

O ESTUDO - No índice geral de competitividade, Fernando de Noronha ocupa a 43ª posição, com 54,3 pontos. As 13 variáveis consideradas pela pesquisa são: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Ambientais, Marketing, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento, Aspectos Sociais e Aspectos Culturais. O primeiro relatório do Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi apresentado em 2008 e a versão de 2014 é a sexta da série.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/12


2014

Oposição cobrará na CPI demissões na Petrobras

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou, hoje, que o relatório paralelo que será apresentado pela oposição na CPI mista da Petrobras pedirá a demissão da atual diretoria da empresa. Segundo o parlamentar, é preciso “uma mudança radical” no comando da petroleira.

Partidos da oposição preparam um segundo relatório para ser apresentado nesta quarta-feira na CPI mista, uma alternativa ao parecer elaborado pelo relator, deputado Marco Maia (PT-RS). Oposicionistas, segundo Aécio, estão “inconformados” com o documento do petista, que não recomendou indiciamento de nenhum dos envolvidos no suposto esquema de corrupção instalado na Petrobras.

“Nosso relatório vai propor indiciamentos e pedir de forma muito clara que essa direção não tem condições de permanecer”, afirmou Aécio durante coletiva de imprensa nesta tarde. Ele não antecipou quais nomes devem ser apontados no relatório, mas disse que vai “corrigir” o parecer de Marco Maia. “O deputado Marco Maia lavou as mãos”, criticou o senador.

O documento da oposição poderá pedir também a responsabilização da presidente Dilma Rousseff, segundo Aécio Neves. O senador, porém, não detalhou de que forma o tema será abordado no relatório.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Alfredo Souza mendes

A ODEBRECHT É A RAINHA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL E VAI SAIR MAIS FORTE DO QUE PAU DO ÍNDIO, A CACHAÇA. O BRASIL TÁ FODIDO!



16/12


2014

Reeleição na Alepe é inconstitucional



A reeleição do atual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Guilherme Uchôa (PDT), é inconstitucional. Esta é a conclusão do parecer da Comissão de Estudos Constitucionais (CEC) da OAB-PE, presidida pelo jurista Ivo Dantas. “Estamos enviando o parecer para a Alepe, na expectativa que aquela Casa Legislativa dê o exemplo no cumprimento da Constituição de nosso Estado”, frisa o presidente da Ordem em Pernambuco, Pedro Henrique Reynaldo Alves.

Ele ressalta que a matéria foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Pleno da OAB-PE, em reunião realizada na noite da segunda-feira. "Caso a Alepe insista em perpetuar o seu presidente no cargo, em desprezo à norma constitucional, judicializaremos a questão", acrescenta Pedro Henrique.

Relatado pelo professor doutor Marcelo Labanca, em 19 páginas, o parecer da CEC destaca que “sob pena de ocorrência de grave inconstitucionalidade, não é possível ao atual presidente da Assembleia, concorrer ao próximo pleito eleitoral para o mesmo cargo que ocupa atualmente”. Para chegar a esta conclusão, a Comissão da OAB-PE fez uma análise da correta interpretação e amplitude da Emenda Constitucional (EC) 33, de 2011.

A regra vigente, de acordo com o documento, é a vedação à reeleição do terceiro mandato e a excepcional, carreada pelo Artigo 3º da EC 33, é a possibilidade da reeleição para o terceiro mandato apenas na eleição para o segundo biênio da 17ª legislatura (biênio 2013/2014). O parecer ressalta ainda que “regras excepcionais devem ser interpretadas restritivamente, já que não se pode interpretar de forma ampla aquilo que é uma exceção”.

Dessa maneira, a interpretação do Artigo 3º, combinada com a do parágrafo 5º do Artigo 17 da Constituição, conduz à aplicação da vedação da reeleição para o terceiro mandato já no primeiro biênio da próxima legislatura.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Alfredo Souza mendes

A ODEBRECHT É A RAINHA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL E VAI SAIR MAIS FORTE DO QUE PAU DO ÍNDIO, A CACHAÇA. O BRASIL TÁ FODIDO!



16/12


2014

Graça só soube de desvios no mês passado, diz estatal

Do Portal O Globo

A Petrobras afirmou, em nota divulgada em seu site nesta terça-feira, que a ex-gerente Venina Velosa da Fonseca só informou a presidente da estatal Graça Foster no mês passado sobre irregularidades na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e nas áreas de Comunicação de Abastecimento e comercialização de combustível de navio. No documento, a Petrobras afirma que os e-mails encaminhados a Graça pela ex-gerente em abril de 2009, agosto e outubro de 2011 e fevereiro de 2012, "não explicitaram irregularidades" nas áreas citadas.

“Ao contrário do que foi afirmado nas matérias “Diretoria da Petrobras foi alertada de desvios” e “Petrobras não nega que Graça e Cosenza sabiam de irregularidades”, a Presidente Maria das Graças Silva Foster não foi informada sobre as referidas irregularidades pela empregada Venina Velosa Fonseca antes do dia 20/11/2014”, diz a nota.

Em seguida, afirma que Graça Foster só teve conhecimento do assunto por correio eletrônico enviado quando a funcionária já havia sido ‘destituída de sua função’.

Documentos obtidos pelo jornal “Valor Econômico” e publicados na última sexta-feira indicavam que a atual diretoria da Petrobras sabia das irregularidades em contratos da estatal muito antes da Operação Lava-Jato, desencadeada pela Polícia Federal em 17 de março deste ano. O alerta foi feito por Venina, que enviou e-mails à atual presidente Graça Foster e a outros superiores, incluindo o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa. Para Graça, Venina comunicou até as ameaças que sofrera após apresentar as denúncias.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

LUIZ MAIA

O que estão esperando as Forças Armadas para fechar o Congresso espúrio que não representa ninguém? Militares deviam entregar à dona Dilma, Lula e a corja passagens de ida para Cuba sem volta!

Alfredo Souza mendes

A ODEBRECHT É A RAINHA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL E VAI SAIR MAIS FORTE DO QUE PAU DO ÍNDIO, A CACHAÇA. O BRASIL TÁ FODIDO!



16/12


2014

Dilma participa de cerimônia de promoção de militares

A presidente da República, Dilma Rousseff, participou nesta terça-feira de uma cerimônia de promoção de militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica no Palácio do Planalto, em Brasília. No evento, Dilma promoveu os militares a cargos como almirante, da Marinha; general, do Exército; e tenente-brigadeiro, da Aeronáutica. O evento ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, o mesmo em que Dilma recebe chefes de Estado que visitam o Brasil.

Este foi o segundo encontro da presidente com militares desde que o relatório final da Comissão da Verdade foi divulgado, na última quarta-feira, o primeiro em Brasília. Na última sexta, Dilma esteve em Itaguaí (RJ), onde inaugurou o prédio principal do estaleiro que será utilizado para a construção de cinco submarinos nucleares brasileiros. O relatório, porém, não foi mencionado no evento.

No discurso, de cinco minutos, Dilma afirmou que o governo tem dado “grande atenção” às necessidades das Forças Armadas e que isso se reflete na modernização da Marinha, Exército e Aeronáutica. Além disso, a presidente destacou que, com uma estratégia de defesa nacional, o Brasil estará “no rumo certo” para garantir a soberania do país.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/12


2014

Jorge Viana cotado para o Ministério do Meio Ambiente

viana

Por Leandro Mazzini, do Blog Coluna Esplanada

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira – servidora e considerada boa técnica no setor – não pretende permanecer à frente da pasta em 2015, e já avisou à presidente Dilma.

Izabella é da cota pessoal da presidente da República. Se a saída se concretizar, o senador Jorge Viana (PT-AC) deve ser nomeado.

A escolha de Viana, do Acre, é estratégica – neutraliza a força eleitoral e o discurso ambiental da presidenciável Marina Silva na região Norte do País, para a qual provavelmente o governo vai focar as ações ambientais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha