O Jornal do Poder

16/12


2014

Graça só soube de desvios no mês passado, diz estatal

Do Portal O Globo

A Petrobras afirmou, em nota divulgada em seu site nesta terça-feira, que a ex-gerente Venina Velosa da Fonseca só informou a presidente da estatal Graça Foster no mês passado sobre irregularidades na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e nas áreas de Comunicação de Abastecimento e comercialização de combustível de navio. No documento, a Petrobras afirma que os e-mails encaminhados a Graça pela ex-gerente em abril de 2009, agosto e outubro de 2011 e fevereiro de 2012, "não explicitaram irregularidades" nas áreas citadas.

“Ao contrário do que foi afirmado nas matérias “Diretoria da Petrobras foi alertada de desvios” e “Petrobras não nega que Graça e Cosenza sabiam de irregularidades”, a Presidente Maria das Graças Silva Foster não foi informada sobre as referidas irregularidades pela empregada Venina Velosa Fonseca antes do dia 20/11/2014”, diz a nota.

Em seguida, afirma que Graça Foster só teve conhecimento do assunto por correio eletrônico enviado quando a funcionária já havia sido ‘destituída de sua função’.

Documentos obtidos pelo jornal “Valor Econômico” e publicados na última sexta-feira indicavam que a atual diretoria da Petrobras sabia das irregularidades em contratos da estatal muito antes da Operação Lava-Jato, desencadeada pela Polícia Federal em 17 de março deste ano. O alerta foi feito por Venina, que enviou e-mails à atual presidente Graça Foster e a outros superiores, incluindo o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa. Para Graça, Venina comunicou até as ameaças que sofrera após apresentar as denúncias.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

LUIZ MAIA

O que estão esperando as Forças Armadas para fechar o Congresso espúrio que não representa ninguém? Militares deviam entregar à dona Dilma, Lula e a corja passagens de ida para Cuba sem volta!

Alfredo Souza mendes

A ODEBRECHT É A RAINHA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL E VAI SAIR MAIS FORTE DO QUE PAU DO ÍNDIO, A CACHAÇA. O BRASIL TÁ FODIDO!


Abreu no Zap

16/12


2014

Dilma participa de cerimônia de promoção de militares

A presidente da República, Dilma Rousseff, participou nesta terça-feira de uma cerimônia de promoção de militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica no Palácio do Planalto, em Brasília. No evento, Dilma promoveu os militares a cargos como almirante, da Marinha; general, do Exército; e tenente-brigadeiro, da Aeronáutica. O evento ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, o mesmo em que Dilma recebe chefes de Estado que visitam o Brasil.

Este foi o segundo encontro da presidente com militares desde que o relatório final da Comissão da Verdade foi divulgado, na última quarta-feira, o primeiro em Brasília. Na última sexta, Dilma esteve em Itaguaí (RJ), onde inaugurou o prédio principal do estaleiro que será utilizado para a construção de cinco submarinos nucleares brasileiros. O relatório, porém, não foi mencionado no evento.

No discurso, de cinco minutos, Dilma afirmou que o governo tem dado “grande atenção” às necessidades das Forças Armadas e que isso se reflete na modernização da Marinha, Exército e Aeronáutica. Além disso, a presidente destacou que, com uma estratégia de defesa nacional, o Brasil estará “no rumo certo” para garantir a soberania do país.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

16/12


2014

Jorge Viana cotado para o Ministério do Meio Ambiente

viana

Por Leandro Mazzini, do Blog Coluna Esplanada

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira – servidora e considerada boa técnica no setor – não pretende permanecer à frente da pasta em 2015, e já avisou à presidente Dilma.

Izabella é da cota pessoal da presidente da República. Se a saída se concretizar, o senador Jorge Viana (PT-AC) deve ser nomeado.

A escolha de Viana, do Acre, é estratégica – neutraliza a força eleitoral e o discurso ambiental da presidenciável Marina Silva na região Norte do País, para a qual provavelmente o governo vai focar as ações ambientais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/12


2014

Temer defende Graça em denúncias da Petrobras

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), defendeu, hoje, a presidente da Petrobras, Graça Foster, em relação às denúncias de corrupção na empresa. Ele ressaltou que não existem acusações formais contra ela.

"Seja qual for a medida a ser tomada não há nada envolvendo os critérios pessoais, a conduta, a lisura da presidenta Graça Foster", disse Temer. Ele também comentou o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) mista sobre o caso. "O Ministério Público já está tomando todas as providências e a Polícia Federal está fazendo as investigações que deve fazer”.

Para o vice-presidente as conclusões da CPMI não influenciam as decisões do MP ou o Executivo e tampouco o Judiciário. Temer participou nesta manhã de um encontro em um hotel na zona sul do Rio de Janeiro, com  peemedebistas, para discutir propostas de reforma política no país.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

LUIZ MAIA

PRISÃO PERPÉTUA PARA ESSA CORJA TODA SERIA MUITO POUCO! PRECISAMOS APLICAR NO BRASIL A NOVA VERSÃO DA "QUEDA DA BASTILHA".



16/12


2014

Índios protestam no Congresso

Armado com arco e flecha e pedaços de madeiras, um grupo de índios tentou invadir, hoje, o Anexo 2 da Câmara dos Deputados. Os indígenas foram impedidos de ingressar no prédio do Legislativo pela Polícia Militar e por seguranças da Casa com o uso de spray de pimenta.

Os índios querem entrar no Congresso Nacional para protestar contra a possível votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera as regras de demarcação de reservas indígenas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

LUIZ MAIA

PRISÃO PERPÉTUA PARA ESSA CORJA SERIA MUITO POUCO! PRECISAMOS APLICAR NO BRASIL A NOVA VERSÃO DA "QUEDA DA BASTILHA".



16/12


2014

Em Flores, obra de saneamento piora vida de moradores

Do Blog do Júnior Campos

Ilhados, convivendo com o mau cheiro, com a insegurança e com esgoto a céu aberto, moradores do Bairro Nova Flores, na cidade de Flores, no Sertão do Pajeú, clamam por uma ação urgente do governo municipal. O vídeo que compartilhamos neste post revela o drama dos moradores que sofrem com o descaso depois do pífio serviço de saneamento executado pela prefeitura.

A instalação de uma rede de esgoto que custou cerca de R$ 60 mil, acabou piorando a vida de dezenas de famílias que moram no local. O que era pra ser um sonho realizado tornou-se um pesadelo. Confira o vídeo:


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/12


2014

Dilma sanciona lei que reduz meta do superávit

A presidente Dilma Rousseff sancionou, sem vetos, a lei que altera a meta do superávit primário para este ano. A sanção está publicada em edição extra do Diário Oficial da União, com data de ontem, divulgada nesta terça-feira.

A lei muda a forma de cálculo do superávit primário para permitir que o governo desconte da meta fiscal deste ano os investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as perdas de receita geradas por incentivos fiscais concedidos por meio de desonerações tributárias.

A lei teve origem em projeto aprovado no começo de dezembro pelo Congresso após muita polêmica e protestos da oposição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

RENAN

NEHEMIAS DOIDO, BONECA IDIOTA, VCS MESMOS DIZEM QUE FHC QUEBROU O BRASIL, SE ELE FEZ ISSO EM 2001 E TUA PRESIDENTA RAINHA DA INCOMPETÊNCIA E DA MENTIRA TÁ FAZENDO AGORA, ENTÃO QUER DIZER QUE ELA VAI QUEBRAR O BRASIL TAMBÉM? ALIÁS, ELA PRECISA QUEBRAR MAIS O QUE? SÓ SE FOR TUA MESADA (KKKKK)!

LUIZ MAIA

O que estão esperando as Forças Armadas para fechar o Congresso espúrio que não representa ninguém? Militares deviam entregar à dona Dilma, Lula e a corja passagens de ida para Cuba sem volta!

Nehemias Fernandes Jaques

Não esquecer que, em 2001 FHC tambem fez a mesma coisa. Cuidado coma memoria curta tucanos!

Fernanda de Lima Oliveira Araujo

SÓ NO BRASIL, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

marcos

QUE VERGONHA BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



16/12


2014

Minha cidade é linda



Com uma população de 24 mil habitantes, a 84 km do Recife, Macaparana, na Zona da Mata pernambucana, é destacada, hoje, neste quadro em foto do leitor Leôncio Francisco.

O município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Pirauá, Poço Comprido e Nova Esperança e possui uma área de 108,048 km². O primeiro registro que se tem da formação de Macaparana data do final do século XIX (1879) quando o almocreve Manoel Panguengue construiu um rancho de taipa em terras do engenho Macapá, propriedade de fazendeiro José Francisco do Rego Cavalcanti.

A construção passaria a servir como ponto de apoio para o comerciante realizar seus negócios e, posteriormente, tornou-se estalagem para os viajantes. Com o passar dos anos outras casas foram erguidas no local formando o que viria a ser denominado Vila de Macapá, distrito de Timbaúba.

Macaparana é formada por Engenhos, Usina, Fazendas, Sítios, Vilas e Povoados (Poço Cumprido, Pirauá e lagoa Grande), sendo a maior parte das terras de engenhos.

A economia do município de Macaparana tem muito em comum com o desenvolvimento da agricultura canavieira secular que dominou boa parte da história da cidade e do Estado de Pernambuco.

A instalação dos engenhos concentrou poder econômico e político para um grupo familiar que teve seu apogeu com a implantação de uma fábrica de açúcar: A Usina Nossa Senhora de Lourdes.

Paralelamente, iniciou-se o também domínio político deste mesmo grupo familiar que controlava a população a partir do voto cabresto que se explica devido a sua dependência do trabalho proveniente da concentração de riquezas e do poder político de uma única família.

A monocultura do açúcar assim tem concentrado o poder econômico, social e político aos donos de engenhos esta relação social foi amplamente estudada por cientistas políticos e sociais dentre eles, as obras escritas pelo sociólogo Gilberto Freyre, cujos trabalhos internacionalmente reconhecidos podem ajudar a um entendimento racional sobre as bases sociais que se formou no Município de Macaparana ao longo de sua história.

Faça uma foto bonita da sua cidade e nos envie para postagem neste quadro: blogdomagno.redacao@gmail.com


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/12


2014

No túnel do tempo


Já era madrugada do dia 1° para o dia 02 de abril de 1964 quando o então presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado sertanejo Walfredo Siqueira, empossa o vice Paulo Guerra no cargo de governador do Estado após a deposição e prisão do governador eleito  Miguel Arraes.

A foto foi enviada pelo jornalista Marcos Cirano, diretor do site Pernambuco de A-Z e assessor da Secretaria da Casa Civil de Pernambuco. Se você tem uma foto histórica nos mande para postagem neste quadro pelo magno@blogdomagno.com.br


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/12


2014

Advogado de Cerveró afirma que há apenas "ilações"

O advogado Edson Ribeiro, que defende o ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, afirmou em nota que “a denúncia espelha, apenas, ilações do Ministério Público Federal despidas de provas e em desacordo com o artigo 41 do Código de Processo Penal”.

Ribeiro afirmou, ainda, que na época em que a contratação direta dos navios-sonda recebeu sinal verde do colegiado na Petrobras. “Parece-nos, portanto, que houve um açodamento por parte do Ministério Público Federal, já que, à época, havia escassez de sondas para águas ultraprofundas, por isso a contratação direta, a qual foi aprovada, colegiadamente, pela Diretoria da Petrobras.”

Segundo o advogado, Nestor Cerveró não possuía poderes para, isoladamente, autorizar a contratação. “As contratações foram legítimas e totalmente regulares. Qualquer empresa, naquele momento, que possuísse disponibilidade de sondas para águas ultraprofundas teria sido contratada.”

Gustavo Soares, irmão do lobista Fernando Falcão Soares, conhecido como Fernando Baiano, declarou. “Não sei o que meu irmão fez, juro que não sei. Confio nele e acredito nele. Estou muito triste, só posso dizer que tanto minha família como ele (Fernando) desejamos um País melhor.” A Petrobras não se manifestou ontem.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

LUIZ MAIA

PRISÃO PERPÉTUA PARA ESSA CORJA SERIA MUITO POUCO! PRECISAMOS APLICAR NO BRASIL A NOVA VERSÃO DA "QUEDA DA BASTILHA".


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores