O Jornal do Poder

18/12


2014

A charge do dia

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

18/12


2014

Coluna da quinta-feira

   Borges já está em campanha

A decisão da OAB, de antecipar a inconstitucionalidade da reeleição do presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), mudou o cenário político na Casa. O candidato do Governo é o deputado Waldemar Borges (PSB), que já vinha se articulando antes mesmo da iniciativa da OAB.

Resta saber se Uchoa está disposto a ir ao confronto. Votos, ele tem. Não se sabe se terá coragem cívica e política para o enfrentamento. Uchoa não estará medindo forças contra Borges isoladamente, mas contra a estrutura de um Governo que está se iniciando, com todo o seu aparato.

Deputados em início de legislaturas não costumam peitar Governo, mas seguir rigorosamente as orientações do rei. Waldemar Borges chegou a ser escolhido secretário de Desenvolvimento Social quando apitaram no seu ouvido que a OAB haveria de barrar a reeleição de Uchoa.

Tudo, diga-se de passagem, que o governador Paulo Câmara queria, para não se desgastar com um velho aliado, que o ex-governador Eduardo Campos deu a oportunidade de presidir a Assembleia por quatro mandatos. De antemão, Câmara chega para o diálogo com Uchoa amparado por uma decisão legal.

A OAB, na prática, deu a ele o discurso para afastar Uchoa pelo diálogo, o convencimento, evitando a queda de braço política, que não iria apenas desgastar o velho cacique, mas principalmente o Governo, que já tem um aliado histórico jogado no campo da oposição, o senador eleito Fernando Bezerra Coelho.

Bezerra, aliado a uma fera ferida como Uchoa, seria um prato indigesto para Paulo Câmara!

BRIGA FEDERAL– Na briga pela presidência da Câmara dos Deputados, o PT anunciou a formação de um Bloco com PDT, PROS e PCdoB, que reúne 110 deputados, em torno da candidatura de Arlindo Chinaglia (SP).  Eduardo Cunha, que já está articulando sua candidatura desde o final da campanha eleitoral, recebeu ontem o apoio do DEM, 22 deputados, e do PTB, 25, e ontem do PRB, 21 deputados.

João derrota Mendonça Perseguido pela oposição, o prefeito de Belo Jardim, João Mendonça (PSD), se livrou do último processo que poderia cassar o seu mandato no Supremo Tribunal Federal por unanimidade. Mas mesmo se tivesse vencido a parada, Mendonça Filho (DEM) não veria sua irmã Andrea prefeita, pois ela ficou em terceiro lugar na disputa em 2012.

Até o Natal– Ao prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), com quem teve ontem uma longa conversa antes de conceder entrevista à TV Asa Branca, o governador eleito Paulo Câmara revelou o desejo de acabar com a montagem do segundo escalão do seu governo até o Natal. Secretários não terão autonomia para escolher dirigentes de órgãos subordinados.

Na linha de frente– Convidado pelo secretário estadual escolhido de Transportes, Sebastião Oliveira, para cuidar da área política da pasta, o deputado Inocêncio Oliveira (PR) ainda não se manifestou. Mas é pouco provável que recuse, até porque o velho cacique, apesar de não ter disputado a reeleição, continua fazendo o que gosta: política.

Acredite se quiser! Numa nota seca, o senador eleito Fernando Bezerra Coelho ressalta que tem uma histórica relação com a Frente Popular e o PSB, partido que ingressou a convite de Arraes e Eduardo Campos, e que por isso mesmo não pensa em deixar a legenda. Tudo bem, mas Kassab já abriu as portas do PSD para ele.

CURTAS

SEM CHANCES– O atual secretário da Casa Civil, Luciano Vasquez, está de olho na presidência do Lafepe, de onde veio, mas as chances dele voltar a ser o mandachuva por lá são perto de zero. Até as paredes do Palácio das Princesas sabem disso!

REUNIÕES– O futuro secretário de Planejamento, Danilo Cabral, disse, ontem, no Frente a Frente, que o governador eleito Paulo Câmara seguirá o exemplo do ex-governador Eduardo Campos, reeditando o programa Governo nos municípios já no primeiro semestre de 2015.

Perguntar não ofende: Uchoa vai abrir mão da disputa?

''A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas''. ( Provérbios 9-1)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

luciano araujo

e o padrão de vida das pessoas. fica a dica.

luciano araujo

No que se refere a presidência da assembleia, interessante verificar que a maior qualidade do "palatino da justiça" é beneficiar pessoalmente alguns deputados. nesses escândalos como: lava-jato,mensalão,mensalinho,metrô de S. Paulo, verifica-se se a renda é compatível com o patrimônio

Alfredo Souza mendes

Se esse Waldemar entrar na presidência, bota logo um puteiro e um alambique na AL. Junta com ladrões que já tem lá e pronto, vira um cabaré a moda antiga

Nehemias Fernandes Jaques

quem criticou o porto de Mariel, vai ter de engolir

Pedro Leonardo Lacerda

Não há motivo para tanta celeuma com a opinião da OAB.Ela apenas manifestou, mais uma vez, seu desejo de tutelar o Poder Legislativo.A entidade vem sendo tratada como "trampolim" para ingresso na política, fato lamentável.A opinião da entidade em nada interfere na Casa de Joaquim Nabuco.


Banco de Alimentos

18/12


2014

Briga na Alepe: Uchoa contra-ataca; investe na oposição

Do Diario de Pernambuco

 Apesar de ainda não admitir abertamente que concorrerá a mais um mandato de presidente da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Guilherme Uchoa (PDT) já está trabalhando nos bastidores para conter a ofensiva de parte do PSB para tirá-lo do poder. Se os socialistas estão contabilizando na ponta do lápis os apoios para assumir o comando da Casa de Joaquim Nabuco, o movimento inverso também vem sendo realizado pelo pedetista, que conta com grande influência entre os parlamentares.

Segundo membros da oposição, Uchoa tem procurado pessoalmente os deputados, inclusive os do PSB, para tentar convencê-los a não aderir à movimentação do grupo socialista. “Ele tem feito articulações em uma clara ação de campanha. Nessas conversas, tem prestado contas de seus oito anos à frente da Casa e tenta mostrar uma nova agenda para a Assembleia. Hoje, certamente ele estaria eleito com entre 28 e 31 parlamentares, inclusive alguns nomes do próprio PSB. Só perde se o palácio interferir”, garantiu um deputado. 

Hoje, Uchoa pode ganhar mais um apoio importante. Deputados da bancada de oposição atual e do bloco dos deputados eleitos se reunirão para fazer um balanço do governo do PSB e definir encaminhamentos para a próxima legislatura. Um dos temas será a eleição da mesa diretora. “É possível que o apoio a Guilherme Uchoa seja definido”, afirmou o mesmo deputado em condição de anonimato. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Jovelina Maria de Brito

como um velho decrépito desse pode ser tão cínico, cafajeste e corrupto???

Alfredo Souza mendes

Se esse Waldemar entrar na presidência, bota logo um puteiro e um alambique na AL. Junta com ladrões que já tem lá e pronto, vira um cabaré a moda antiga

José Cláudio Soares de Oliveira

Vamos todos abraçar a campanha FORA UCHOA, FORA UCHOA!!!

José Cláudio Soares de Oliveira

Isso é caso de polícia! Esse homem amedronta todo mundo na Assembleia - no Brasil não existe mais espaço para ditadura. Que coisa feia, ridícula essa figura impor um mandato a qualquer custa... A OAB está de olho e povo de Pernambuco repudia sua atitude esdrúxula, ou seja, absurda. Fora Uchoa!!!



18/12


2014

Sem impostos imóveis aingidos por avião de Eduardo

 Ficarão isentos de impostos municipais os dez imóveis atingidos pelo jato que levava Eduardo Campos e caiu em agosto, matando o presidenciável, assessores e pilotos. O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), vai sancionar lei que promove o perdão dos tributos devidos em 2014 e isenta os moradores de pagar IPTU e taxa de lixo, e os comerciantes, de ISS e taxa de licença, em 2015 e 2016. A informação é de Mõnica Bergamo, na sua coluna da Folha de S.Paulo desta quinta-feira.

''É um modo de minimizar os prejuízos das famílias envolvidas, que enfrentam dificuldades enquanto discutem as indenizações com os proprietários da aeronave'', diz o prefeito. A prefeitura refez muros e reparos emergenciais para que moradores e comerciantes da área atingida pudessem voltar aos imóveis.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Nehemias Fernandes Jaques

quem criticou o porto de Mariel, vai ter de engolir. Vai pra Cuba, Moura Mestre.

antonio silva

Quem pagou o avião? Quem é o dono? Esta é a nova velha política pregada pelo grupo que domina o estado! E o ministério publico porque não apura? O silêncio da oposição é estranho.

Moura Mestre

E de quem era o avião? Apareceu o dono? Era do Finfa? Era de Pedro Moela? De quem?

ObservatorioDoPovo

O dono do avião não vai aparecer? A cambada da oposição fajuta vai continuar fazendo corpo mole e se aproveitando como sempre fez?



18/12


2014

Apagão deixa parte do Recife e interior às escuras

 

Do Diario de Pernambuco

 

Novos clarões foram vistos no céu, por volta das 23h desta quarta-feira (17), e, em seguida, moradores de vários bairros do Recife, Região Metropolitana e cidades do interior relataram, através das redes sociais, estar sem energia elétrica. Em algumas áreas, o fornecimento foi restabelecido em poucos minutos. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) admitiu problemas em duas subestações, no Bongi e no Curado.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou que a falha no abastecimento é de responsabilidade da Chesf. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que administra a rede básica de energia, disse não ter notificado nenhuma interrupção no fornecimento.

Por conta do transtorno, as linhas de metrô pararam. Os passageiros foram orientados a buscar transporte alternativo. Quem estava nos vagões, teve que descer e seguir pelos trilhos para as estações mais próximas. O Hospital da Restauração, maior emergência médica do Nordeste, estava com energia e não teve maiores complicações em decorrência da falta de luz.

 

Entre as cidades atingidas, há relatos de falta de energia em Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Surubim, Ipojuca, Vitória de Santo Antão, Arcoverde, São Lourenço da Mata, Gravatá, Petrolina, Passira, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe. Os bairros com mais registros de queixas no Facebook e Twitter são Afogados, Candeias, Graças, Setúbal, Estância, Cajueiro, Nossa Senhora do Ó, Pau Amarelo, Jiquiá, Barra de Jangada, Piedade, Imbiribeira, São José, Boa Vista, Boa Viagem, Conceição, Várzea, Casa Amarela, Janga, Aldeia, Tamarineira, Arruda, Cidade Universitária, Tejipió, Jaqueira, Aflitos, Nova Descoberta e Torrões.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/12


2014

CPI: Dilma furiosa com ataque de petista a Graça Foster

 Auxiliares relatam que a reação de Dilma às declarações  deputado Marco Maia (PT-RS), relator da CPI, contra a presidente da Petrobras, Graça Foster, foi a mais colérica vista desde a campanha. O Palácio do Planalto foi pego de surpresa nesta quarta (17) com a declaração de Mais, de que Graça Foster e os demais diretores da Petrobras não têm mais condições de continuar dirigindo a empresa. Foi a primeira vez que um membro do PT defendeu publicamente a troca na diretoria da estatal após as denúncias da Operação Lava Jato.

Segundo assessores presidenciais, Dilma Rousseff se irritou com a fala de Maia, principalmente por ele ocupar função chave na CPI, e escalou o ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) para rebater o deputado. Nas últimas semanas, o papel de defesa da estatal tem sido executado por José Eduardo Cardozo (Justiça).

Em entrevista nesta quarta, Berzoini disse que o governo tem total confiança na gestão de Foster e da sua diretoria. Ele elogiou ainda os procedimentos adotados pela empresa para investigar as denúncias de corrupção.(Da Folha de S.Paulo – Vera Magalhães, Andréia Sadi, Gabriel Mascarenhas e Mariana Haubert)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/12


2014

Retomada das relações contagia América Latina

Evo Morales, Jose Mujica, Dilma Rousseff, Cristina Kirchner, Horacio Cartes e Nicolás Maduro  (Foto: Reuters)

Morales, Mujica, Dilma, Cristina, Horacio Cartes e Maduro

‘Imaginamos que nunca veríamos este momento’, diz presidente Dilma, sobre aproximação de Cuba e EUA

A notícia da aproximação entre Washington e Havana foi recebida com entusiasmo por diferentes líderes em toda a América Latina. Na cúpula de presidentes do Mercosul, realizada na cidade argentina de Paraná, a 500 quilômetros de Buenos Aires, que conta com a participação da presidente Dilma Rousseff, os governos do bloco comemoraram na quarta-feira a normalização das relações entre Cuba e os Estados Unidos, durante

— Para nós, lutadores sociais, hoje é um dia histórico. Imaginamos que nunca veríamos este momento. Mando uma saudação ao presidente Raúl Castro, ao presidente Barack Obama e, sobretudo, ao Papa Francisco por ter sido um dos fatores mais importantes nesta histórica aproximação — disse Dilma.

Na opinião da presidente, isto vai marcar uma mudança para a civilização. — Assumo (a presidência pro tempore do Mercosul) com a certeza de que isto vai nos inspirar ainda mais em nossas relações, como países vamos nos comprometer ainda mais (com a integração). Como disse o presidente Mujica: “ou estamos juntos, ou vencidos”.  (De O Globo - Janaína Figueiredo)

Clique aí e leia matéria na íntegra: Retomada das relações contagia América Latina


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ergus

Coisa tipica dos Covardes, criticam os Americanos, mas não sobrevivem sem eles



18/12


2014

Planalto suspeita ser Maia um dos citados na delação

 A súbita mudança de posição do deputado Marco Maia-PT-RS, (Foto) que alterou ontem seu relatório da CPMI da Petrobras, pedindo o indiciamento de 52 pessoas (no anterior não indiciava ninguém), incluindo Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef é vista com extrema desconfiança pelo próprio governo. A avaliação é de Lauro Jardim, na sua coluna de Veja Online.

Diz o colunista que o Planalto acha que Maia é um dos políticos citados nas delações premiadas de PRC e Youssef, e está tentando desviar o foco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

José Pereira da Silva

As letras maiúsculas são usadas no início das frases, além de petista aprendiz de corrupto, analfabeto...

Nehemias Fernandes Jaques

quem criticou o porto de Mariel, vai ter de engolir. Vai par Cuba, José Pereira da Silva, cagalhão!

José Pereira da Silva

Outro petista ladrão!!!! Grande novidade!!!!!



18/12


2014

Bolsonaro: não vale a pena perder tempo discutindo

Carlos Brickmann

 O debate sobre as frases indignas do deputado Jair Bolsonaro, a respeito de não estuprar uma ministra porque ela não o merece, parte de uma premissa falsa: a de que Bolsonaro é importante. Bolsonaro é conhecido, elege-se com facilidade, elege os filhos, escolhe palavras radicais para defender golpes e ditaduras, mas não tem articulação política (tanto que não lidera bancadas, nem as que defendem suas teses mais caras, como pena de morte, tortura em casos de sequestro e tráfico; nem se elege para cargos executivos) e sua história política é pobre.

Bolsonaro é paraquedista do Exército e chegou a capitão. Por indisciplina (liderou manifestações por aumento, sem autorização dos chefes) foi preso por 15 dias. Ganhou alguma notoriedade e saiu candidato em seguida, elegendo-se vereador no Rio. Ligações partidárias? Muitas - e, verdadeira, nenhuma: esteve no PDC, PPR, PPB, PTB, PFL e PP. PPR e PPB eram o mesmo partido, que mudou de nome (hoje é o PP), mas mesmo assim ele passou por outras quatro legendas.

Que a Comissão de Ética cuide de seu mandato. Não vale a pena perder tempo discutindo um capitão indisciplinado que defende a disciplina para os outros.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

AUCLEBYO MATIAS

AS OFENSAS QUE ELE SOFREU POR PARTE DA DEPUTADA NINGUÉM FALA. APOIO O DEPUTADO

Crisóstomo Menezes Lima

ESPULSA ESSE CACHORRO, O PLANALTO NÃO "MERECE" ESTE LIXO.

ObservatorioDoPovo

Esse canalha tem de perder esse mandato dele de mer$$ para tomar vergonha na cara . A pressão sobre a "quadrilha" de companheiros dele da câmara pode influir no resultado.

Paulo Robkstikeare

Minha lógica é diferente da petista...Mesmo que o Bolsonaro seja contra Dilma eu não sou a favor dele. Tem idiotas em todos lados e patentes. Os radicais, de ambos os lados, costumam ser os mais desprezíveis: este, a Rozário, o Willis, alguns artistas...É tudo o que eu queria não ver na minha frente

Erivaldo Melo

A indisciplina de Bolsonaro está justificada, ele lutava por melhorias para sua categoria. Assim como se explica o ódio de parte da imprensa, em especial a que mama nas tetas do governo. Ele é honesto e isso hoje soa como uma ofensa no Brasil.



18/12


2014

Petrobras:CPI ouve juiz sobre efeito na imagem do País

 Concluídos os trabalhos da CPI Mista da Petrobras, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara pretende convidar o juiz Sérgio Moro para discutir os efeitos das denúncias de corrução sobre a imagem da Petrobras e do Brasil.

Por iniciativa do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), além do responsável por conduzir as investigações da Operação Lava Jato da Polícia Federal também serão convidados para a audiência o procurador da República Carlos Fernando Lima, o ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque e a ex-coordenadora administrativa do PT, Marice Correia de Lima.

Ao longo das investigações da CPMI, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-MG) e outros parlamentares de oposição conseguiram aprovar um requerimento para convidar Moro à Comissão, mas o juiz nunca esteve presente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha