Versão Agreste Setentrional

23/06


2017

PF conclui perícia de áudio de Joesley

Estadão

A Polícia Federal vai encaminhar nesta sexta-feira ao ministro Edson Fachin, do STF, a conclusão do inquérito que investiga o presidente Michel Temer. Os peritos finalizaram hoje o laudo da análise das gravações feitas pelo empresário Joesley Batista de conversa com o presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu. O diálogo foi entregue por Joesley como prova do que disse em delação premiada. Ele acusou o presidente de receber propina da JBS, da qual é sócio.

Na semana passada, os delegados apontaram indícios de corrupção envolvendo o presidente. No inquérito de hoje, vão dizer se há ou não indício de crime de obstrução de Justiça.  Essa parte depende da perícia porque na conversa o empresário Joesley Batista disse ao presidente que estava cuidando do ex-deputado Eduardo Cunha e do operador Lucio Bolonha Funaro quando Temer responde: “Tem que manter isso”. Segundo a PGR, Joesley se referia a pagamentos feitos aos familiares dos dois presos em troca de não fazerem delação premiada.

A partir da conclusão do inquérito pela PF, a PGR tem prazo de cinco dias para apresentar denúncia contra o presidente Michel Temer ou pedir o arquivamento. Se a denúncia for apresentada, o que é mais provável, 2/3 dos deputados têm que autorizar a abertura de processo pelo STF contra o presidente da República. Antes de seguir para o plenário, o caso é analisar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O relatório nessa etapa precisa ser aprovado por maioria simples, mas mesmo que a abertura de processo for rejeitada ele segue para o plenário.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Versão Sertão do São Francisco

23/06


2017

Hospital de Noronha ganha novos equipamentos

Do G1/PE

A nova sala de Raio-X do Hospital São Lucas, em Fernando de Noronha, foi inaugurada na última quarta-feira. Na obra, foram investidos cerca de 200 mil reais, 140 mil reais em equipamentos e 60 mil reais na obra. O trabalho é fruto de uma parceria firmada entre Governo do Estado e o Projeto Itaú Social.

O Raio-X é 100% digital, não é necessário o descarte de químicos. Segundo dados da Administração da Ilha, com este novo equipamento o tempo de exposição do paciente é menor e a imagem já é processada diretamente no computador no mesmo momento em que o paciente se submete ao exame. Algumas pessoas que seriam encaminhadas para o continente terão a possibilidade de serem tratadas no HSL.

A sala inaugurada tem 45 m² e foi projetado para conter a radiação. A porta de entrada foi confeccionada em chumbo, a divisória que separa o ambiente o local do exame do técnico em radiologia é composto por um vidro especial contra a radioatividade, e todas as paredes são baritadas, ou seja, receberam camadas de um cimento especial capaz de bloquear a radiação, seguindo as normas técnicas em saúde hospitalar. A rede elétrica é específica para atender a demanda dos equipamentos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Versão Agreste Central

23/06


2017

FMO firma parceria com Prefeitura de Paulista

A Faculdade de Medicina de Olinda firmou, hoje, um convênio de Cooperação Técnica Didática e Científica com a Prefeitura de Paulista, ampliando a sua rede de convênios. O convênio assinado proporcionará aos alunos da FMO mais campos de estágio prático, que serão realizados nas unidades de atenção básica do SUS de Paulista.

Na Faculdade de Medicina de Olinda, os alunos de graduação em Medicina têm contato com campo prático desde o primeiro período, por meio do Módulo de Integração Academia Saúde e Comunidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Versão Sertão do Pajeú

23/06


2017

Minha cidade é linda

Tacaratu, no Sertão do São Francisco, a 453 km do Recife, é destacada neste quadro de hoje em foto de arquivo deste blog. A imagem retrata a belíssima Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, no centro da cidade.

O município era habitado primitivamente por índios Pancararus, Umaús, Vouvea e Geriticó, todos de língua Kariri. Estes índios foram aldeados em uma missão dos padres oratorianos, originando a Vila de Tacaratu. Existem registros da existência da Capela de Nossa Senhora da Saúde em 1752. Teve sua emancipação em 13 de maio de 1954, desmembrando-se do município de Petrolândia.

A cidade é bastante conhecida por sua tecelagem, tendo ela grande importância na economia municipal. Um dos principais pontos turísticos da cidade e de encontro dos moradores nos finais de semana é a Fonte Grande, com uma bica de dois metros de altura. O município também tem algumas aldeias indígenas, com cerca de 2.500 Pankararus, que vivem no Brejo dos Padres. Faça uma foto bonita da sua cidade e nos envie para postagem neste quadro pelo blogdomagno.redacao@gmail.com.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/06


2017

Como adquirir meu livro

A quem interessar: Histórias de Repórter, meu sexto livro, pode ser encontrado à venda nas livrarias da Rede Imperatriz e na Livraria Jaqueira. Outro ponto é o meu blog, na Avenida Agamenon Magalhães, 2764, sala 902, Empresarial Antônio Albuquerque Galvão. Dando uma passadinha no blog sai com minha dedicatória. Pela internet, também é muito fácil. É só acessar o site da Editora Bagaço: www.bagaco.com.br. Em Afogados da Ingazeira, onde lancei sexta-feira passada, o livro pode ser encontrado na lojinha de plásticos do meu pai Gastão Cerquinha, no famoso Beco de Zezé.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina | Sao Joao

23/06


2017

A charge do dia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Flamac - 1

23/06


2017

Crime em Belo Jardim faz prefeito suspender campanha

Candidato à reeleição na eleição suplementar marcada para o próximo dia 2, o prefeito em exercício de Belo Jardim, Gilvandro Estrela (PV), suspendeu, ontem, a sua campanha, depois de uma briga no bairro da Cohab, onde realizava uma caminhada, que resultou na morte de um jovem. O episódio, segundo o blog apurou, não tem relação direta com o acirramento da campanha e se deu, segundo aliados do prefeito, por falta de policiamento. O ministro da Educação, Mendonça Filho, que apoia Estrela, estava no ato e chegou a ligar para autoridades do Governo do Estado pedindo policiamento para o local.

Tudo começou, segundo o blog apurou, quando um grupo de jovens que não estava na caminhada começou a seguir as pessoas que estavam participando do evento. “Chegamos a procurar o Batalhão para pedir policiamento temendo as provocações desse grupo, mas a polícia só apareceu quando um jovem já estava estirado na rua, morto”, contou um aliado do prefeito. Em função do crime, que ocorreu bem próximo ao local em que o prefeito já iniciava o seu discurso, a sua coligação suspendeu a campanha e divulgou a nota abaixo:

“A coligação União por Belo Jardim lamenta o episódio de violência ocorrido na noite, dessa quinta-feira (22), ao término da sua caminhada no bairro da Cohab I. A coligação ressalta que todos os procedimentos de segurança determinados pela Justiça Eleitoral foram cumpridos, como o envio de ofício ao 15° Batalhão da Polícia Militar, sediado no município, para que o evento tivesse a cobertura da PM.

É importante lembrar que desde a semana passada, a Justiça Eleitoral havia determinado a realização de apenas um evento político de grande porte por dia, em virtude do baixo efetivo policial do município. O que foi prontamente atendido, tendo em vista que a caminhada foi a única mobilização política desse dia.

Ainda assim, a presença da Polícia Militar não foi notada durante o evento. Inclusive, uma representante da coligação deixou a caminhada e dirigiu-se até o Batalhão para insistir que precisava de policiamento.

Lamentavelmente, no trecho final da passeata um grupo de jovens invadiu a multidão com violência já na tentativa de ferir alguém com uma faca. Esses indivíduos foram contidos por seguranças particulares, mas logo depois eles iniciaram outra confusão que acabou com uma vítima fatal e três feridos.

 Diante desse episódio brutal, a coligação União por Belo Jardim vem a público comunicar que os eventos de campanha estão suspensos temporariamente, decisão que será mantida até que o Governo Federal envie tropas da Força Nacional para garantir a segurança do processo eleitoral suplementar do município, tendo em vista a falência da segurança pública estadual.

Coligação União por Belo Jardim 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner - Hapvida

23/06


2017

Coluna da sexta-feira

    Governo prioriza denúncia

À espera da Procuradoria-Geral da República, os principais aliados do presidente Michel Temer (PMDB) afirmam, nos bastidores, que o Governo não pode abrir duas frentes na Câmara em busca de votos - no caso, para a rejeição da provável denúncia e, ao mesmo tempo, para a reforma da Previdência.

Para os auxiliares do presidente, Temer irá priorizar, agora em julho, os votos para derrubar a denúncia, que servirá de termômetro para a reforma da Previdência. Os deputados aguardam o teor da denúncia para saber se o Governo terá "oxigênio", fôlego para conseguir votos para duas pautas polêmicas no próximo semestre, principalmente a um ano da eleição, em que vão buscar renovar seus mandatos.

Segundo um interlocutor de Temer, se o Governo exigir um sacrifício dos parlamentares, a depender da gravidade da denúncia na avaliação deles, e tiver uma votação apertada contra a peça de Janot, dificilmente a Câmara terá ambiente para discutir mais um tema desgastante para os deputados, como a reforma da Previdência, em período pré-eleitoral.

Agora, se for uma vitória por margem larga - e sem "sangrar a base", afirmam parlamentares, a discussão sobre a reforma da Previdência poderá se dar no segundo semestre. Por isso, os principais aliados de Temer afirmam reservadamente que a votação da denúncia de Janot contra Temer será um "marco" para o tema da Previdência.

MANTIDOS NO XADREZ– A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, negou os pedidos de habeas corpus feitos pelos ex-deputados federais Henrique Eduardo Alves e Eduardo Cosentino da Cunha. Os dois estão presos por mandados de prisão expedidos pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte, dentro da Operação Manus, deflagrada no dia 6 de junho. Os desembargadores federais Élio Siqueira, relator do processo, e Roberto Machado acompanharam parecer do Ministério Público Federal e votaram pela negativa dos pedidos de liberdade. Apenas o desembargador federal Alexandre Luna foi favorável à concessão dos habeas corpus.

Fim da vaquejada– O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou no início deste mês três ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar leis que autorizam a vaquejada na Bahia, no Amapá e na Paraíba. Em maio, ação semelhante foi protocolada para invalidar lei que permite a prática em Roraima. Tradicional evento cultural e esportivo no País, na vaquejada um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros, montados em cavalos, tentam derrubar o animal pelo rabo. Em outubro do ano passado, o STF já havia derrubado lei que regulamentava a atividade no Ceará sob o argumento de que impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente e da proteção da fauna.

Depoimento de Lula e Dilma – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu, em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal, que a ex-presidente Dilma Rousseff e o seu padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva, prestem depoimentos no inquérito aberto que apura a suposta compra de apoio de partidos políticos à campanha de reeleição da petista em 2014. Janot também pediu que outras 11 pessoas, de quatro partidos, sejam investigas formalmente no inquérito, que foi instaurado originalmente contra o atual ministro da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira (PRB), com base na delação premiada de executivos da Odebrecht.

PSB radicaliza discurso- Em programa partidário que foi ao ar, ontem, o PSB assumiu que a sigla "tem lado" e pediu a renúncia do presidente Michel Temer (PMDB). Embora a cúpula da legenda tenha rompido com o Governo, o Ministério de Minas e Energia ainda segue nas mãos do deputado licenciado Fernando Coelho Filho (PE), um dos líderes da ala governista do partido. Nos 10 minutos de propaganda, o PSB pregou a realização de eleições diretas para presidente da República "para impedir que interferências do poder econômico continuem valendo mais que a vontade da população". "Defendemos a renúncia do presidente Michel Temer, que perdeu as condições éticas para liderar o País", disse a apresentadora.

Posse da UVP - Reunidos desde a última quarta-feira em Caruaru, vereadores de todas as regiões do Estado prestigiaram a posse do presidente reeleito da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Josinaldo Barbosa (PTB). Outras lideranças estaduais também passaram por lá para prestigiar o evento, como o senador Armando Monteiro Neto e o deputado Sílvio Costa Filho (PRB), este representando a Assembleia Legislativa. Durante a abertura do congresso, Silvio defendeu uma maior interação do governo com os municípios. Nesse sentido, destacou o papel desempenhado pelo vereador nas cidades, sobretudo nos municípios do interior. “Os vereadores, mais do que ninguém, conhecem de perto as demandas da sociedade e tem um papel fundamental na construção da cidadania e na defesa dos direitos da população”, destacou.

 

 

 

CURTAS

EM SERRA TALHADA– Na próxima segunda-feira, a Prefeitura de Serra Talhada vai entregar três novas ambulâncias à população do município. “Vamos entregar ambulâncias equipadas para reforçar a frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos nossos pacientes”, disse o prefeito Luciano Duque (PT). A entrega está marcada para a Unidade de Saúde da Família (USF) do Pátio da Feira Livre, no centro da cidade.

EM AVIÃO DA FAB– O ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) usou um jatinho da FAB para pegar a mala estufada de propina viva da JBS. No dia 27 de abril, o homem da mala – da estrita confiança do presidente Michel Temer – deslocou-se de Brasília para São Paulo, onde no dia seguinte recebeu 10 mil notas de R$ 50 somando R$ 500 mil em dinheiro da empresa. As informações constam de relatório da Polícia Federal na Operação Patmos, desdobramento da Lava Jato que mira Loures e o presidente.

Perguntar não ofende: Quando Sérgio Moro vai assinar a sentença do processo do triplex de Lula? 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Nehemias

São uns bundas-moles, manipulados pela globosta e bostanaro . Pega o beco direita.

Nehemias

Nova pesquisa traz Lula isolado na liderança, Bolsonaro em 2º e Doria estacionado em 3º. O estudo do DataPoder360, divisão de pesquisas do Poder360, foi realizado de 17 a 19 de junho de 2017. Foram entrevistados 2.096 pessoas com 16 anos de idade ou mais, em 217 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Isolado na liderança está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 71 anos, com 27% das intenções de voto nos 2 cenários testados pelo DataPoder360. O desempenho do petista segue estável, com ligeira tendência de alta –ele teve pontuações positivas em relação a estudos anteriores, mas sempre dentro da margem de erro. Em abril, Lula pontuou 24% e 25% da preferência do eleitorado, nos 2 cenários. Em maio, foi o escolhido por 25%. Eu voto Lula!!! Tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac hahahahahahahahahahahahaha. A direita bunda-mole é manipulada pela globosta e bostanaro.

Nehemias

Agora fudeu! Só dá Lula nas pesquisas.Tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac tic tac hahahahahahahahahahahahaha. Vixe!!! A direita bunda-mole, não tem proposta são vazios.

marcos

Boa noite e Bom São João para todos!

marcos

Agora FUFU, Só dá Lula nas pesquisas. O Senador Roberto Requião faz enquete no seu Twitter. Se Lula for condenado pelo caso do Triplex, Você acha?...76% Correto...4% Injusto....20% Perseguição política...tic tac tic tac tic tac.. É só dá Lula na cadeia. É a vontade do Povo.


ArcoVerde

23/06


2017

PP manifesta apoio a vereador afastado por juíza

NOTA DO PARTIDO PROGRESSISTA DE PE

O Partido Progressista de Pernambuco reitera apoio ao vereador do Recife Romero Albuquerque por acreditar e confiar no parlamentar. Ressaltamos ainda que toda a equipe jurídica da direção estadual do PP já está à disposição do parlamentar para tomar as medidas cabíveis ao processo enquanto ele exerce, normalmente, suas funções como vereador. O partido reitera também que Romero Albuquerque - líder do PP na Câmara Municipal do Recife - é um jovem íntegro, atuante e dinâmico, que teve sucesso nas urnas e tem legitimidade por ter sido eleito por 5.613 eleitores.  

Direção Estadual do Partido Progressista de Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Supranor 1

23/06


2017

Políticos: futuro das delações está em aberto

Reação de políticos ao rumo do debate no STF indica que futuro das delações ainda está em aberto

Folha de S. Paulo - Por Painel

 

A recepção calorosa dos políticos ao desenrolar do julgamento sobre a validade da colaboração da JBS recomenda uma leitura mais atenta dos votos de cada ministro. Deputados, senadores e integrantes do governo não esboçaram preocupação com o placar de aparente derrota por sete a zero no STF. As nuances expostas no debate sobre a viabilidade de uma ampla revisão das colaborações no momento da sentença mostram que a decisão sobre o futuro das delações está em aberto.
 
Nas contas de um integrante do Supremo que analisou o teor das manifestações de seus colegas, hoje são cinco votos a três contra a possibilidade de, ao fim de um processo, um acordo de delação ser alterado ou ser até mesmo anulado por sentença do plenário do STF.
 O voto de Alexandre de Moraes — que aparentemente acompanhou o relator da Lava Jato, Edson Fachin — foi visto como contraditório. Quem defende que não haja espaço para revogar acordos encontrou brechas na fala do ministro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Garanhuns 14/06/17

23/06


2017

Medida Provisória nº 784: MP solta ladrão

Portal Hoje em Dia - Coluna Esplanada 

Por Leandro Mazinni

Parlamentares já apresentaram 97 emendas à Medida Provisória nº 784 que aumenta os poderes de punição do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários. O texto formulado pela equipe econômica do Governo enfrenta resistência da oposição, e ainda não começou a ser discutido em comissão especial – que sequer tem data de instalação. A proposta autoriza o BC e a CVM a assinarem acordo de leniência com pessoas físicas ou jurídicas que confessarem a prática de infração. É uma forma clara de fugir da mira do Ministério Público, da Polícia Federal e, obviamente, da cadeia. 

Precedente 

Para a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, a MP “repete e torna lei benesses concedidas à JBS, que confessou irregularidades e recebeu perdão para seus dirigentes”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Mobi Brasil 1

23/06


2017

MP exige R$ 50 mi de Assad para fechar delação

R$ 50 milhões de multa

Folha de s. Paulo - Mônica Bergamo

 

O Ministério Público Federal endureceu a negociação com o doleiro Adir Assad, que operava em SP e discute os termos de uma delação premiada. Ela está na reta final. Mas, para fechar o acordo, os procuradores exigem pagamento de multa de R$ 50 milhões. 

As conversas iniciais giravam em torno de multa de R$ 100 milhões, valor que baixou conforme as tratativas evoluíram. O MP, porém, acredita que chegou ao piso e não está mais disposto a ceder. 

As garantias apresentadas inicialmente pelo doleiro foram avaliadas como frágeis. As negociações emperraram por um tempo, mas acabaram prosperando. 

Adir Assad é tido como operador central de desvios de obras dos governos tucanos em SP. Um dos personagens que ele promete envolver é Paulo Vieira de Souza, ex-diretor da Dersa entre 2007 e 2010, na gestão de José Serra no governo paulista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Asfaltos

23/06


2017

Fábrica: empresários do RS visitam Serra

Serra Talhada

Foto: Assessoria Renner, para o Farol

Farol de Notícias - Giovanni Sá

Na tarde dessa quarta-feira (21), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcos Oliveira, teve uma reunião a portas fechadas com o empresário gaúcho Ademir Renner que contou com a participação do secretário de Governo Faeca Melo e com um dos sócios do empreendimento.

Os empresários vieram observar de perto o potencial econômico da capital do xaxado e ver as potencialidades do município. Caso seja instalada, a indústria pode gera cerca de 2 mil empregos a medida que a linha de produção cresça.

“Nós tivemos uma primeira reunião com os empresário do Rio Grande do Sul que pretendem implantar uma indústria aqui em Serra Talhada. Nesse primeiro momento foi apenas uma conversa para alinhar algumas questões e a contrapartida que o governo municipal poderá dar para a vinda desta empresa”, disse Marcos Oliveira, em conversa com o FAROL, arrematando:

“Dentro de 10 ou 15 dias teremos uma segunda reunião para confirmar ainda mais essa conquista para Serra Talhada e estamos avançando. Foi uma conversa muito positiva”, reforçou o secretário.

O projeto de instalação da indústria vem sendo trabalhado pessoalmente pelo prefeito Luciano Duque, desde o início do ano passado.

“Por enquanto são conversas e não queremos criar expectativas. Mas estamos trabalhando para Serra Talhada ganhar esta indústria. Mas faço questão de frisar que este projeto tem o esforço importante do prefeito Luciano Duque”, disse Oliveira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

bm4 Marketing 3

23/06


2017

Barracas de fogos são interditadas no Grande Recife

Cabo de Santo Agostinho

Bombeiros interditam barracas de fogos de artifício no Grande Recife. Fiscalização realizada nesta quinta-feira (22), no Cabo de Santo Agostinho, constatou que os estabelecimentos funcionavam com irregularidades.

Do G1 - PE

 

Qutro barracas de fogos de artifício localizadas no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, foram interditadas nesta quinta-feira (22) pelo Corpo de Bombeiros. Os estabelecimentos funcionavam sem licenças do órgão e da prefeitura e apresentavam irregularidades técnicas, segundo a corporação.

Localizadas na área central do município e no bairro de Ponte dos Carvalhos, as barracas já haviam sido notificadas nesta penúltima semana de junho, durante uma fiscalização do Corpo de Bombeiros em parceria com a Gerência de Fiscalização de Controle Urbano do Cabo de Santo Agostinho. Em duas delas, no Centro da cidade, a instalação da fiação elétrica não correspondia às exigências de segurança.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, os barraqueiros também não possuíam nota fiscal de compra dos produtos nem a documentação necessária para funcionar. Em Ponte dos Carvalhos, o estabelecimento vistoriado não tinha licença de funcionamento dos órgãos municipal e estadual.

Acidente

Na quarta (20), uma barraca de fogos explodiu em Petrolina, no Sertão pernambucano. Pelo menos cinco pessoas, entre elas o proprietário, estavam dentro do local quando o espaço começou a pegar fogo, mas conseguiram sair a tempo.

As cinco barracas de fogos montadas na Avenida das Nações, local em que ocorreu o acidente, possuem autorização do Corpo de Bombeiros para funcionamento. A explosão ocorreu em apenas uma e as demais não foram atingidas


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/06


2017

Roberto Freire: fundo eleitoral é infame

Do Blog Diário do Poder

 

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 22, o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), criticou o acordo de presidentes de sete partidos para tentar aprovar, a toque de caixa, a criação de um fundo de R$3,5 bilhões para bancar a campanha eleitoral de 2018.

"O PPS não foi chamado e se tivesse participado teria se posicionado contra essa reforma. Elas (propostas) não ajudam no encaminhamento de soluções para a crise da representatividade política. Ao contrário, todas essas propostas visam a sobrevivência e a garantia da atual estrutura dos grandes partidos", afirmou o parlamentar.

Dirigentes do PMDB, PSDB, DEM, PSB, PP, PR e PSD fecharam um acordo para acelerar a votação e aprovar até setembro o fundo que financiará as campanhas eleitorais a partir de 2018. Com uma estimativa inicial de R$ 3,5 bilhões, o fundo terá como parâmetro 50% dos gastos das campanhas de 2014 para presidente da República, governador, senador e deputados.

Na nota, Freire acusa os grandes partidos de serem os responsáveis pelo "desmantelo e corrupção" no País nos últimos anos. "Basta ver que a cláusula de desempenho, a manutenção da estrutura do fundo partidário e do tempo de televisão beneficiam apenas esses partidos. Como se os responsáveis fossem os pequenos partidos, quando grande parte deles são meros coadjuvantes e profundamente irrelevantes nesse processo de corrupção que o Brasil vem enfrentando e combatendo", afirmou.

Fora do acordo

A nova proposta, que já está sendo elaborada pelo presidente do PMDB e líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), deverá ser apresentada na próxima semana e votada em caráter de urgência na Casa.

O entendimento dos dirigentes partidários é de que o Senado teria mais facilidade para costurar um acordo pela aprovação do texto. A Câmara, que já tem em andamento duas comissões que tratam de temas correlatos da Reforma Política, analisaria o texto em seguida.

O relator da comissão na Câmara que discute sistema eleitoral e financiamento de campanhas, o petista Vicente Cândido (SP), disse que ficou de fora do acordo por discordar das mudanças articuladas por Romero Jucá. Cândido contou que não foi procurado por integrantes do governo para discutir as propostas em curso no Senado já que seu relatório propõe regras de distribuição do fundo eleitoral baseadas nos cargos em disputa e não no tamanho das bancadas ou legendas partidárias.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores