O Jornal do Poder

17/09


2020

O triste fim de Zé Queiroz e Tony Gel

Triste e melancólico fim o da oposição em Caruaru. José Queiroz (PDT), principal líder do outro lado do balcão da prefeita Raquel Lyra (PSDB), com mais intensidade do que Tony Gel (MDB), que lidera outro grupo combativo à tucana, foi protagonista da cena mais deprimente dos últimos anos da história da terra de Vitalino.

Pela manhã, numa videoconferência via canal online da Assembleia Legislativa, anunciou a chapa Toninho, filho de Gel, na cabeça, com a jornalista Carol Miranda na vice, esta indicada pelo PSB e apadrinhada por Queiroz.

Uma chapa que soou muito mal aos ouvidos do exigente e atento eleitorado de Caruaru e que se desmanchou, no final da tarde do mesmo dia, num sopro assustador e comovente de Tony Gel, ao revelar que estava retirando a candidatura do filho por estar com a sentença de um câncer que iria à batalha para vencer. Nada mais comovente e compreensível. A vida está acima de tudo, inclusive do mundo diabólico da política.

Mas se Queiroz, que passou os quatro anos de oposição a uma prefeita que ajudou a levantar o canudo, já havia se rendido à realidade de uma eleição em meio a uma pandemia, por que então, lá atrás, já vendo que não seria candidato, não preparou um nome de envergadura?

A resposta é muito fácil de se dar: simplesmente, a repelente face pavão de Queiroz não dá espaço a isso. É um pavão misterioso igual a Cintra Galvão, que ganhou essa alcunha por fazer o mundo de Belo Jardim, sua principal base eleitoral, girar em torno dele.  Queiroz ficou no mato sem cachorro. Ainda acha que Caruaru gira em torno dele. Não arranjou nem um vira lata para salvar a caça do dia.

Triste e melancólico fim, volto a afirmar, por tudo que conheço e acompanho da rica e referencial história da política de Caruaru. A Caruaru de figuras simbólicas que deixaram marcas e saudade, como João Lyra, pai de João Lyra Neto e de Fernando Lyra, condutor do processo de redemocratização com Tancredo Neves. Caruaru de um Drayton Nejaim, que por mais folclórico que tenha sido, deixou uma marca, a da sabedoria e do discernimento na arte de fazer o jogo maquiavélico da política e do poder.

A Caruaru de grandes embates eleitorais sai de cena em 2020. Será a Caruaru que dará régua e compasso sem disputa para Raquel Lyra emplacar a reeleição em céu de brigadeiro e preparar seu projeto majoritário estadual para 2022.

Nunca imaginei que uma saia fosse capaz de transformar em pó, feito Midas, duas das maiores forças políticas de Caruaru – os grupos de Zé Queiroz e Tony Gel. O pior: deu um nó na garganta ao ver, ontem, no fechar das cortinas para o filme das convenções, o anúncio da chapa representante desses dois grupos gigantes com o vereador Marcelo Gomes para prefeito e uma tal de Ailza Trajano, que mais tarde soube ser ativista comunista, candidata a vice.

Merece um tratado político e sociológico.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

politica com respeito

a renovação sempre foi um problema na politica, se hoje temos Raquel Lyra e Marilia Arraes, isso pode se colocar no colo de Fernando Lyra, foi dele essa ideia. TONY, ZÈ e JOÂO, são da mesma escola, vaidosos, veja que Raquel só foi anunciada de ultima hora em 2010, pois Joao pelo projeto de ser vice e propenso candidato a governador, fazia qualquer acordo. Tony nao preparoiu nimguem para substituir, a sua esposa foi candidata por força do grande empresario pai dela, Sr Luiz Lacerda, que segurou tudo e tambem a quem Tony deve muito, pelo que é, ZÉ, esse também não preparou sucessor, ele é fã, do seu filho Wolney, e lhe presenteou sempre com os mandatos, hoje aprederam a fazer do PDT suia empresa de voto, sacrificando quem quer que seja, tudo pelo projeto eleitoral de Wolney. então é isso Raquel vai ser reeleita, porém o projeto dela de majoritária se encerra ai, pois como todos sabem articular e compor não é o forte de lideres de Caruaru. fica a dica


Potencial Pesquisa & Informação

17/09


2020

Coluna da quinta-feira

Priscila, a melhor vice

Há quem diga que candidato a vice não soma nada, só não pode atrapalhar. Marco Maciel, o vice-presidente dos sonhos de qualquer postulante ao Planalto, contrariou esse conceito vago e equivocado. Somou, e muito! Pode até não ter agregado votos, mas gozou a vida inteira de uma unanimidade entre os partidos e lideranças políticas, nunca contestada. Além de agregar valores éticos e morais, Maciel se revelou com o tempo num dos maiores articulistas, bombeiro, apagador de incêndios na seara conturbada da política brasileira.

Bem que poderia ter feito escola, mas infelizmente a política brasileira, com o passar do tempo, está ficando cada vez mais empobrecida, um grande deserto de lideranças. No caso do Recife, os candidatos a prefeito nas eleições deste ano encerraram, ontem, por força da lei, a escolha dos seus vices. De todos, o mais feliz foi Mendonça Filho. Candidato pelo DEM, o ex-ministro da Educação escolheu a deputada estadual Priscila Krause para compor a sua chapa.

Nota mil! Além de competente e vigilante no combate à corrupção que campeia no Recife, Priscila tem a cara do Recife, um quadro sem mácula, nunca envolvida em processos não republicanos. Valoriza e exerce a política da cidadania, do combate ao bom combate. Tem aprovação da sociedade e uma folha de serviços prestada ao Estado, com destaque para o Recife, cidade que aprendeu a amar com o pai, o ex-prefeito e ex-governador Gustavo Krause.

Priscila já disputou a Prefeitura do Recife, mas sem sucesso. Suas votações para a Câmara de Vereadores sempre foram cada vez mais surpreendentes, crescentes, com forte inserção no chamado voto de opinião. Deputada em segundo mandato, Priscila assumiu, desde a instalação da pandemia, uma postura corajosa e ousada nas investigações paralelas ao que a Polícia Federal descobriu envolvendo desvios de recursos federais para a pandemia.

Há quem diga, por fim, que Mendonça fez uma chapa pão com pão (jargão dado a uma chapa com candidatos do mesmo partido), mas isso é outra grande besteira. Se os demais partidos da aliança do democrata, como o PTB, PSDB e PL, aprovaram o nome de Priscila e não exigiram participação na chapa, não há estresse. Ela soma e pode ajudar substancialmente o projeto majoritário de Mendonça.

Quem não leva queda? De Mendonça Filho ao discursar, ontem, na sua convenção: “Vamos percorrer os quatro cantos da cidade, levando nossas propostas, mostrando que é possível mudar. Chega de aventura, chega de experimentação. Aqui não é espaço para estágio não. Todo mundo cumpre etapa na vida. Eu comecei cedo, mas eu fui subindo degrau a degrau e levei muitas quedas. E as quedas foram boas para mim. Quem não leva queda? Só filhinho do papai e da mamãe. Aí não leva queda. Acaba super protegido, tem tudo ao seu lado, tem um cerco, tem governo, tem palácios. Tem tudo, mas não tem domínio da decisão do povo. E o povo vai tirar essa turma que está no poder”.

Boa escolha – Marília Arraes, candidata do PT, também fez uma boa escolha. O seu vice João Arnaldo Novaes tem nível e experiência administrativa. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, integrou a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap) e exerceu os cargos de Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Pernambuco (2002-2008), Diretor-Geral do Promata e Secretário Executivo de Desenvolvimento e Articulação Regional do Estado de Pernambuco (2009-2010) e Diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) (2012-2015).

Má escolha – Já o presidente estadual do Cidadania, Daniel Coelho, deu um presente de grego à delegada Patrícia Domingos, candidata à prefeita pelo Podemos, a quem passou a apoiar depois de retirar sua candidatura. Refiro-me à indicação de Leo Salazar para vice de Patrícia. Ligado ao segmento do entretenimento como promotor de eventos culturais, Leo não é bem visto pela sua categoria, principalmente por concorrentes do maior São João do Mundo, o de Caruaru. Ali, quando dirigiu a Fundação de Cultura do Município desagradou a gregos e troianos. Além disso, politicamente e eleitoralmente, não soma nada para a chapa da candidata do Podemos.

Nada soma – Ao escolher um pastor para vice, Wellington Carneiro, da igreja Verbo da Vida, indicado pelo presidente estadual do Patriota, deputado federal Pastor Eurico, o candidato do PSC, Alberto Feitosa, também não fez uma escolha que pudesse agregar substancialmente. Também foi uma demonstração de que o presidente Bolsonaro não vem para o seu palanque, porque seu projeto era convencer o presidente da Embratur, Gilson Neto, a colocar a esposa Sarita na chapa como vice. Se isso realmente tivesse sido concretizado, Bolsonaro poderia vir pedir votos para Feitosa no Recife.

CURTAS

REVELAÇÃO BOMBÁSTICA – Corajoso, o deputado Tony Gel (MDB) revelou, ontem, que teve um câncer na próstata e em razão do seu estado de saúde resolveu retirar o filho Toninho, antecipado ontem por este blog, da disputa para a Prefeitura de Caruaru. Empresário do ramo de shows, Toninho sempre teve seu nome lembrado para uma disputa majoritária na capital do Agreste, mas foi obrigado a ficar de fora quando a primeira oportunidade real surgiu. “A prioridade é a saúde do meu pai”, diz ele. Em razão deste novo cenário, o grupo do deputado José Queiroz anunciou como candidato a prefeito o vereador Marcelo Gomes, do PSB, filho do ex-governador Jorge Gomes.

PEGOU GERAL – Ao menos cinco autoridades que compareceram à solenidade que marcou o início da presidência do ministro Luiz Fux no Supremo Tribunal Federal (STF) contraíram o novo coronavírus. Na última terça-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, informaram que testaram positivo para covid-19. Fux tomou posse na última quinta-feira (10), em uma cerimônia enxuta, com cerca de 50 convidados, por causa das restrições impostas pela pandemia do coronavírus.

Perguntar não ofende: Quem vai bater Geraldo Júlio, o hexa em operações da Polícia Federal?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Centrão e direita já sabem como derrubar Bolsonaro, cerco fechou!!

marcos

Gleisi Hoffman a Amante nas planílhas da Odebrecht e Presidenta do PT afirma que o Partido dos Trabalhadores NÃO terá candidato a presidente em 2022.

Fernandes

Pesquisa mostra Lula como o nome mais forte para enfrentar Bolsonaro Levantamento feito por telefone pelo Poderdata sobre as intenções de voto para as eleições de 2022 mostra que, no segundo turno, Lula e Bolsonaro aparecem empatados com 41% de intenções de voto. As alternativas de “centro” não se viabilizam.

Fernandes

Educação: MEC ameaça parar 29 institutos federais por corte de verbas

Fernandes

Centrão e direita já sabem como derrubar Bolsonaro, cerco fechou!!


Banco de Alimentos

16/09


2020

PSL oficializa candidatura de Carlos Andrade Lima

O diretório municipal do PSL no Recife oficializou, na noite de hoje, no bairro do Pina, a candidatura do advogado Carlos Andrade Lima para a Prefeitura da Cidade do Recife. Na convenção partidária, a legenda também confirmou a psicóloga Rosaly Almeida como candidata a vice-prefeita, formando uma chapa puro-sangue para concorrer na eleição majoritária da capital pernambucana.

Junto ao presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, o candidato a prefeito prometeu realizar uma nova política na capital. E, com a vice Rosaly Almeida, realizar os projetos que a cidade necessita para crescer.

“Minha candidatura é para representar essa ala da população que quer o novo. Nada será como antes. A mobilidade, o meio ambiente e entre outros pontos da cidade nãos serão como antes. O Recife precisa de ideias e soluções novas. Apenas assim resolveremos os problemas da coletividade”, afirmou Carlos Andrade Lima em seu discurso na convenção.

Para Bivar, a candidatura de Carlos Andrade Lima e Rosaly Almeida é uma nova alternativa para a população recifense. “É uma opção para Recife. Temos que nos desprender da velha política para que as pessoas tragam boas ideias, gerencia e gestão para nossa cidade. Temos um advogado que já mostrou competência na sua profissão e uma psicóloga com experiência na mobilidade pública. É isso que estamos oferecendo ao povo do Recife. E acreditem que estamos imbuídos do mais forte sentimento de honestidade de propósito”, pontuou Luciano Bivar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/09


2020

Serrita: Aleudo culpa Cecílio por confusão em ato

O juiz da 76ª Zona Eleitoral de Serrita, Bruno Jader Silva Campos, negou, ontem, a representação do PSD, feita horas antes para impedir a transmissão online da convenção que homologou a candidatura de Aleudo Benedito, do MDB, a prefeito. Na decisão, o magistrado frisou que “a limitação de transmissão ao vivo está restrita às emissoras de rádio e televisão, não havendo óbice quanto à transmissão por redes sociais”.

A alegação utilizada pelo PSD foi a de que existiria a “possibilidade de propaganda eleitoral extemporânea”, rebatida pelo juiz eleitoral. “Entendo que tanto o princípio da não intervenção como o princípio da liberdade de expressão devem ser observados de maneira plena quando do trato sobre questões de cunho eleitoral”, escreveu Bruno Campos.

“É inadmissível que se busque censura prévia, pois subentendem-se que os convencionais cumprirão rigorosamente as determinações de vedação de propaganda extemporânea”, prosseguiu.

A solicitação do PSD veio poucos dias após a convenção do postulante à Prefeitura apoiado pela sigla, Rodrigo Cecílio, do DEM, que também teve transmissão no Facebook.

Mesmo com a decisão do juiz eleitoral, que assegurava a exibição do encontro político pela internet, houve confusão e integrantes do MDB de Serrita relatam que foram impedidos de transmitir o ato. Em seguida, a polícia foi chamada para intervir numa carreata, que ocorreu após protestos. A militância emedebista responsabiliza o grupo político do ex-prefeito Carlos Cecílio e fala em "censura".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/09


2020

Lupércio é oficializado candidato à reeleição em Olinda

Em convenção realizada na tarde de hoje, o Solidariedade (SD) aprovou, por aclamação, o nome do atual prefeito de Olinda e candidato à reeleição, Professor Lupércio, e do vice, Márcio Botelho. A coligação conta com onze legendas e um time de 260 candidatas e candidatos à Câmara dos Vereadores.

A convenção foi transmitida da casa de recepções Deyse Nogueira, em Casa Caiada. Abraçado a bandeira de Olinda, Lupércio relembrou que sua trajetória de vida foi formada nas ruas da cidade. "Nasci em Peixinhos, fui morar em Rio Doce, estudei em escolas públicas da cidade. Estamos governando para todos os aproximadamente 400 mil habitantes. Aqui na cidade eu agradeço a Deus por andar nas ruas, da orla até a periferia. A cidade hoje é outra, tem muito ainda para fazer, mas trabalhando todos os dias nós já estamos com a cidade muito melhor. Vamos fazer uma campanha limpa, respeitando nossos adversários. A população quer saber de propostas e de trabalho e isso nós temos muito para mostrar", disse, antes de cravar: "Estou motivado mais do que nunca. Temos o apoio do povo de Olinda”.

Além do Solidariedade, a coligação “Olinda Segue em Frente com o Povo” conta com o PSD, Cidadania, PL, Podemos, PSC, Republicanos, DEM, PSDB, PMB e Patriota.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/09


2020

Patrícia confirma candidatura para prefeita do Recife

Blog da Folha

A delegada Patrícia Domingos (Podemos) oficializou sua pré-candidatura a prefeita do Recife em convenção partidária, hoje, no Catamarã. Com o discurso de combate à corrupção e fortalecimento da gestão pública, a prefeiturável apresentou o produtor cultural Léo Salazar (Cidadania) como vice e adotou um discurso de "libertação do Recife".

Ao ressaltar sua trajetória, a prefeita lembrou que chegou ao Recife para prestar concurso de delegada e que foi aprovada por mérito. "Eu não cheguei aqui de favorzinho, eu não fui indicada para cargo comissionado, ninguém me puxou pela mão para me colocar no meu cargo. Eu estudei e batalhei para passar 12 anos como delegada", afirmou Patrícia Domingos.

Indicado para vice na chapa, Léo Salazar agradeceu a confiança para a indicação do seu partido e disse que levará a bandeira da cultura e empreendedorismo para a campanha. Ele fez críticas à gestão atual da área cultural da cidade e cobrou a entrega da requalificação do Teatro do Parque.

Coordenador da campanha, o presidente estadual do Cidadania, Daniel Coelho, afirmou que sua decisão de apoiar a pré-candidatura de Patrícia Domingos foi uma opção estratégica para garantir as chances de vitória do seu grupo político. O deputado federal relembrou sua trajetória para disputar as eleições para prefeito do Recife em 2012 e 2016. O parlamentar criticou candidaturas que não visam "encerrar o ciclo do PT e PSB" e disse que a manutenção do seu projeto majoritária apenas "garantiria um falso segundo turno entre PT e PSB".

"Tanto em 2012 como em 2016, o sentimento era aquele. Não havia o sentimento de enterrar um ciclo do PT e PSB. É cada um com seu projeto, disputar a eleição para fazer recall, disputar a eleição para se eleger deputado, manter uma estrutura de poder e, às vezes, até combinar e a gente sabe que isso ocorreu em eleições passadas. Espero que não ocorra nessa, mas combinar com o Palácio e lançar candidatura por motivos diferentes que buscar a vitória. Mas, bem, isso é história do passado", alfinetou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/09


2020

Novas candidaturas em Pernambuco

Inajá – O Partido Progressista lançou oficialmente a candidatura de Leonardo Martins (foto) à Prefeitura. Além de Leonardo, a sigla definiu Lafrank Araújo como nome que ocupa a vice na chapa. A convenção contou com a participação dos postulantes à Câmara Municipal. A coligação “Juntos para mudar” tem PP, Solidariedade, PSDB e MDB.

Orobó – O diretório municipal do PSB oficializou, ontem, em convenção a candidatura de Thomás Brito e de Júlia de Davi a prefeito e vice, respectivamente. A dupla tem apoio do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PP) e tenta desbancar a chapa apoiada pelo prefeito Cléber Chaparral (PSD), que quer o vice-prefeito Biu de Abreu (DEM) como sucessor.

Vitória de Santo Antão – Em convenção no bairro de Redenção, o PRTB confirmou apoio à candidatura de Paulo Roberto (MDB) e de Professor Edmo (PTB) à Prefeitura. O presidente do diretório municipal, Carlos Alberto, endossou a aliança firmada por seis partidos em torno deste projeto: além do PRTB, MDB, PTB, PSD, Solidariedade e PSL. Serão aproximadamente 100 candidatos a vereador nesta coligação.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/09


2020

Lula da Fonte comanda a Convenção do PP Recife

O presidente municipal do PP de Recife, Lula da Fonte, conduziu a convenção dos Progressistas do Recife na tarde de hoje. Seguindo todas as orientações da Vigilância Sanitária, a convenção aconteceu de forma online e teve a presença da maioria dos vereadores de mandato do partido.

“Tenho a alegria e satisfação de apresentar uma chapa de vereadores extremamente competitiva no nosso partido. Foram dias e noites intensas, com a finalidade de buscarmos pessoas que representem os demais seguimentos da sociedade, e não tenho dúvida que concluímos essa missão com êxito”, afirma Lula da Fonte. Além disso, o PP anunciou recentemente a manutenção na frente popular, ao lado do candidato a prefeito, João Campos (PSB).

O partido Progressistas vêm trabalhando forte sob o comando do deputado Eduardo da Fonte, para as eleições municipais deste ano. Lembrando que o PP a cada ano que passa cresce cada vez mais e hoje conta com 11 deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, e com 8 vereadores de mandato.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/09


2020

MDB vai apoiar Marcelo Gomes para prefeito

Com a confirmação da desistência do deputado estadual Tony Gel e do empresário Tonynho Rodrigues, ambos do MDB, para a Prefeitura de Caruaru, o partido decidiu declarar apoio a pré-candidatura do vereador Marcelo Gomes (PSB). As informações são do blog do Mário Flávio.

A expectativa, agora, é quem será o vice que vai compor a chapa. Com a adesão do MDB, a Frente Popular deve ser formada pelos seguintes partidos: PSB, MDB, PDT e PCdoB.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Ary Siqueira da Cunha Filho

Vamos marchar unidos com a Frente Popular de Caruaru, para eleger Marcelo Gomes 40, para que seja implantado um modelo de gestão por resultado na capital do Agreste, implantado por Eduardo Campos, em PE. no ano de 2007. Vamos unidos à Vitória.



16/09


2020

Editorial analisa sexta operação da PF na PCR

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi sobre a “Operação Desumano”, a sexta desencadeada pela Polícia Federal com foco nos desvios de recursos para a Covid-19. Os alvos foram as prefeituras do Recife e Jaboatão dos Guararapes. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


16/09


2020

Mendonça oficializa candidatura no Recife

Blog da Folha

Com o slogan "Recife Acima de Tudo”, parafraseando o mote da campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) – "Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos", – o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) oficializou seu projeto para disputar a Prefeitura do Recife, hoje. Com a exibição dos depoimentos de lideranças históricas do DEM, o prefeiturável adotou um discurso de oposição aos governos do PSB e de mudança. Na ocasião, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) foi apresentada como a vice na chapa do projeto antagonista.

Em seu discurso, na abertura da convenção, Mendonça Filho criticou a situação da cidade e defendeu a necessidade de mudança. “Vamos percorrer os quatro cantos da cidade, levando nossas propostas, mostrando que é possível mudar. Chega de aventura, chega de experimentação. Aqui não é espaço para estágio não. Todo mundo cumpre etapa na vida. Eu comecei cedo, mas eu fui subindo degrau a degrau e levei muitas quedas. E as quedas foram boas pra mim. Quem não leva queda? Só filhinho do papai e da mamãe. Aí não leva queda. Acaba super protegido, tem tudo ao seu lado, tem um cerco, tem governo, tem palácios. Tem tudo, mas não tem domínio da decisão do povo. E o povo vai tirar essa turma que está no poder”, bateu Mendonça Filho, em indireta.

Visivelmente emocionada, Priscila Krause foi apresentada por Mendonça Filho como “nome que está longe de ser uma vice decorativa”. A parlamentar agradeceu aos demais líderes do campo oposicionista pela indicação para compor a chapa e relembrou sua trajetória política. A democrata lembrou o gesto de Mendonça de dar apoio para sua candidatura para prefeita do Recife em 2016.

Estiveram presentes ainda algumas das principais lideranças da oposição no Estado como o ex-senador Armando Monteiro Neto (PTB), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), o presidente municipal do PSDB, Ricardo Chaves, e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL).

O tom mais duro ficou por conta do ex-senador Armando Monteiro Neto voltou a provocar o pré-candidato João Campos (PSB) ao dizer, em seu discurso, que Recife “não é plataforma de estágio”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha