FMO janeiro 2020

02/05


2007

Ex-superintendente do Ibama é condenado por corrupção

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região acatou pedido da Procuradoria Regional da República e manteve sentença da Justiça Federal que condena Paulo Castelo Branco e Akihito Tanaka por crime de concussão (exigir, em razão do exercício de uma função, vantagem indevida).

Castelo Branco é ex-superintendente do Ibama e foi flagrado ao exigir R$ 1,5 milhão do diretor da empresa Eidai do Brasil Madeiras S/A para resolver pendências por infrações ambientais e dívidas da madeireira com o órgão. Akihito Tanaka foi condenado por intermediar o contato entre Castelo Branco e a empresa.

Com as provas, o MP apresentou denúncia à Justiça Federal, que condenou Paulo Castelo Branco à pena de cinco anos e quatro meses de reclusão em regime semi-aberto, além do pagamento de multa. Akihito Tanaka também foi condenado por ajudar o ex-funcionário do Ibama nas negociações. Em 2003, os réus recorreram ao TRF-1 e o processo aguardava decisão desde então.

 

 

(Do Pernambuco.com)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Paulin de Caruaru.

Muito dinheiro do IBAMA foi desviado num esquema parecido com esse para fazer a campanha da nobre senadora Ana júlia Carepa no Pará,quanto a isso nada até agora.


Prefeitura de Serra Talhada

02/05


2007

PP, PTB e PR indicam integrantes para CPI do Apagão

O PP, PTB e PR já indicaram os seus integrantes para a CPI do Apagão Aéreo. O PR e o PTB escolheram os deputados José Carlos Araújo (PR-BA) e Paes Landim (PTB-PI) como titulares da comissão e Léo Alcântara (PR-CE) e Pedro Fernandes (PTB-MA) para suplentes.

Já o PP indicou os deputados Nelson Meurer (PR) e Beto Mansur (SP) para titulares da CPI. O três partidos foram os primeiros da base aliada do governo a escolher os membros da comissão.

Desde a semana passada, a oposição já havia formalizado a escolha de seus integrantes para a CPI. A oposição terá apenas oito das 24 vagas da comissão. O prazo para a indicação dos membros termina à meia-noite desta quarta-feira.

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), reúne-se esta tarde com os líderes partidários na Casa para discutir a instalação da CPI. Chinaglia promete abrir os trabalhos da comissão nesta quinta-feira com a escolha do presidente e do relator. Informações Folha Online)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

02/05


2007

Rands e Paulo Rubem podem ir para a CPI do Apagão

 O líder do PT na Câmara, Luiz Sergio (RJ), vai submeter nesta quarta-feira aos vice-líderes do partido dois nomes para a relatoria da CPI do Apagão Aéreo na Câmara: Marco Maia (RS) e Edson Santos (RJ), deputados de primeiro mandato e de pouca visibilidade no Congresso e mesmo na bancada do PT. A escolha do líder confirma a intenção do PT e do Planalto de ter controle absoluto sobre o andamento da CPI e de evitar que a comissão se transforme num palanque para desfile de estrelas petistas. Os partidos da base têm até esta quarta-feira para indicar os nomes. Até agora, apenas a oposição - PFL, PSDB e PPS - registrou os nomes na Secretaria Geral da Mesa.

Por esse mesmo raciocínio, o nome do deputado Cândido Vaccarezza (SP) não terá o apoio da maioria da bancada para ser o relator, como já manifestou desejar. Vaccarezza, ligado à ex-prefeita Marta Suplicy e ao ex-ministro José Dirceu, poderia se transformar num dos alvos da oposição na CPI.

"Quero na CPI pessoas firmes, com coragem de defender o governo, mas que levem a CPI para um caminho de normalidade", disse o líder petista.

Para evitar que Carlos Wilson seja alvo, PT quer evitar deputados de PE

O líder Luiz Sérgio informou também que vai defender, na reunião com os vice-líderes, que nenhum petista pernambucano participe da CPI, para evitar que eles façam da comissão um palanque da disputa política local, já que o deputado Carlos Wilson, um neopetista de Pernambuco, poderá ser um dos alvos da CPI, por ter sido presidente da Infraero.

"Não quero alimentar um processo de disputa no estado. O PT participa do governo do PSB no estado e está na prefeitura. Os interesses políticos locais são muitos", afirmou.

Pelo menos dois deputados pernambucanos já manifestaram publicamente interesse em participar da CPI: Maurício Rands e Paulo Rubens.

(Do Pernambuco.com)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio pinto junior

Paulo Rubem está doido para entrar nessa,só para detonar Cali,e assim enterrar a campanha de André Campos em Jaboatão.E agora é chegada a hora de Paulo alimentar a mídia,a eleição está se aproximando.

adelson w. souza

essa foi muito boa.o autor acertou em cheio.aproveitou bem.

Paulo Kigrer

Se Mauricio Rands fosse uma Miss seria escolhida Miss Simpátia. Tão simpático ele, não?


Banco de Alimentos

02/05


2007

Ricos e pobres devem ser tratados igualmente

Num momento tenso das relações entre o Brasil e a Bolívia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou nesta quarta-feira (2), durante cerimônia no Itamaraty, o respeito entre os países.

 

De acordo com o presidente, a orientação da política externa é equilibrar o tratamento dado a países ricos e pobres. Ele defendeu novamente como projeto prioritário a integração das nações sul-americanas.

“É preciso engajamento e altivez, mas também respeito aos países, sejam eles pequenos ou grandes, ricos ou pobres. Humildade não é fraqueza e solidariedade não é sinônimo de ingenuidade. É preciso firmeza e acreditar no que defendemos”, afirmou. Informações Portal G1.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Paulo Kigrer

Altivez!? E sabes vós, ó Luiz o que isto seja? Sabes não, Luiz! Deves estar confundindo com "outravez", não Luiz?



02/05


2007

Servidores do Ibama protestam contra divisão do órgão

Contrariados com o enfraquecimento do Ibama, servidores do órgão prometem perseguir pelo país o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Marina Silva (Meio Ambiente), ao estilo dos protestos organizados pelos mata-mosquitos no final do governo de Fernando Henrique Cardoso.

A idéia dos funcionários do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é reunir manifestantes, com faixas, apitaço e carros-de-som, nos municípios a serem visitados por Lula e Marina a partir de agora.

A primeira dessas manifestações está marcada para acontecer na quinta-feira, em Uberlândia (MG), onde Lula visita um complexo energético. Na cidade funciona um escritório regional do órgão.

''É um ato legal, interessante e que costuma surtir efeito. Por isso vale a pena'', disse a engenheira florestal Lindalva Cavalcanti, presidente da Asibama (Associação dos Servidores do Ibama) no Distrito Federal.

Segundo Jonas Correa, presidente nacional da Asibama, os atos pelo país diante de Lula terão como objetivo mostrar à população a importância do instituto. ''[Nos protestos] vamos entregar documentos para explicar a todos o motivo de nossa reação'', afirmou Correa. Informações do ABC Polítiko.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

02/05


2007

Morales anuncia a integral nacionalização do Petróleo

A partir de hoje (2), a Bolívia assume o controle integral da produção interna e da comercialização de petróleo e gás, anunciou ontem o presidente Evo Morales. Durante as festas de comemoração do Dia do Trabalhador, Evo desligou e religou as refinarias, para simbolizar um novo começo. O governo boliviano decretou a nacionalização do petróleo há cerca de um ano.

Ao fazer o anúncio oficial, o presidente da Bolívia confirmou que a nacionalização também atingirá a telefonia e o sistema financeiro, com a criação de um banco de fomento.

As exportações de gás natural para o Brasil não serão afetadas. Segundo disse a assessoria da Petrobras ao jornal Folha de S. Paulo, como o Brasil já havia concordado com a reestatização dos ativos de petróleo e gás, nada muda nas relações comerciais com a Bolívia.

A estatal brasileira e a equivalente boliviana seguem negociando o ressarcimento pela nacionalização de duas refinarias brasileiras. Informações do Congresso em Foco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Gilberto Carvalho Moura

Gosto de muitas frutas, inclusive de bananas, só não aprecio gente burra.

edilson joao dos santos

criticamos os norte-americanos colonialistas!!queremos ser iguais??

Paulo Kigrer

Moura menina. Como você é brava, santa. Serás boliviana? Ou só gostas de banana?

Gilberto Carvalho Moura

Cabra besta!

Gilberto Carvalho Moura

não está dando nada de mão beijada. a Petrobrás vai receber de volta o mesmo valor que pagou há 10 anos atrás e em dólar. e a refinaria não é tua, a não ser que sejas acionista da Petrobrás, o que duvido muito. Caso não haja indenização, vamos fazer uma guerra com a Bolivia você está convocado.topa?



02/05


2007

Nomes para CPI do Apagão deverão ser definidos hoje

Reuniões fechadas dos partidos aliados para decidir os seus indicados para compor o quadro da CPI do Apagão Aéreo. Esta foi a rotina pela manhã na Câmara, ainda mais com o final do prazo, que encerra hoje (2), para a definição dos parlamentares (são 24 membros) que vão compor a comissão.

A oposição quer de todo jeito ficar com a relatoria da CPI. Porém, a tendência é de que o PMDB, maior bancada da Casa, fique com a presidência da comissão. Cabe ao presidente da comissão indicar a relatoria. O PT, segundo maior bancada da Câmara, deve receber o cargo. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), já avisou que quer o controle da comissão para o partido. Os mais cotados para ocupar a presidência da CPI são os peemedebistas Eduardo Cunha (RJ) e Marcelo Castro (PI). Informações Congresso em Foco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/05


2007

Governo tem encontro de negociação com MST

Tem início esta tarde na Ouvidoria Agrária Nacional uma reunião de negociação sobre a ocupação do Projeto Pontal Sul, em Petrolina, interior de Pernambuco. A reunião conta com a participação de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e do presidente Nacional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Holf Hackbart.

A área do Projeto Pontal Sul foi ocupada pelo MST no último dia 14 de abril, durante a Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária. Desde então cerca de 2.500 famílias sem-terra estão acampadas no local.

O Projeto Pontal é um projeto de irrigação para favorecer o agronegócio na região do São Francisco administrado pela Codevasf. O Projeto Pontal prevê a transferência das terras do Pontal para o setor privado e a privatização do fornecimento de água para os agricultores.

Os sem-terra denunciam a ação da Codevasf que teria cortado o abastecimento de água do local como forma de pressionar as famílias a deixarem a área. No último dia 23, foi expedida liminar de reintegração de posse da área, mas o despejo das famílias foi suspenso até a realização da reunião de hoje.

 

(Do Pernambuco.com)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/05


2007

O Primeiro de Maio não é mais aquele

Neste início de novo século, o que todos estão testemunhando é o crescente processo de alienação das cúpulas trabalhistas diante da exploração aviltante da mão-de-obra assalariada. O primeiro de maio, passagem do Dia Internacional do Trabalhador (prefiro chamar assim), foi pródigo, ao meu ver, de demonstrações neste sentido no Brasil.
 
As centrais de trabalhadores, a exemplo da CUT, que nasceu praticamente junto com sua expressão política,o Partido dos Trabalhadores, deram uma demonstração claríssima de que preferiram, neste Dia, silenciar sobre as graves questões nacionais envolvendo o operariado. Preferiram fazer manifestações de alegria e diversão, preferiram armar o circo. Pois é, panis et circencis, como receitavam os poderosos da velha Roma para manter a população iludida, alienada.
 
Qual foi a grande palavra convocatória ou mesmo esclarecedora vinda das cúpulas das centrais como reação trabalhistas diante da agudização do desemprego provocada pela orierntação financista da economia do País? Qual está sendo a estratégia de luta para repelir as iniciativas mais obscurantistas que estão provocando um efeito deletério, ou seja, o retrocesso das relações de trabalho no campo e na cidade?
 
Em vez disso, a Força Sindical preferiu, a pretexto de estar atualizada com os problemas do mundo, eleger um tema, digamos, neutro: a luta contra o aquecimento global. É a pseudo-preocupação ecológica embalada pelo show musical. Nada de incomodar o patrão. O texto é do jornalista Sérgio Augusto Silveira, em artigo que acabei de postar, no qual faz uma análise sobre o Dia do Trabalhador. Boa leitura!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


02/05


2007

Chinaglia é homenageado por Lula

No Dia do Diplomata, Arlindo Chinaglia recebeu a Ordem do Rio Branco. A homenagem é concedida a pessoas ou instituições que se destacam. O presidente Lula condecorou Arlindo Chinaglia com a Ordem do Rio Branco, criada em 1963 para homenagear pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras que se destacam. A cerimônia ocorreu no Itamaraty. Informações do Portal G1.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores