FMO janeiro 2020

21/01


2008

Senado: OAB critica mandato de suplentes

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, criticou o sistema de suplentes do Senado.

Diferentemente da Câmara, cujos suplentes são chamados pela ordem de votos dentro da coligação, no Senado eles fazem parte da chapa eleita. Atualmente há 12 senadores que eram suplentes. O substituto do senador Edison Lobão (PMDB-MA), que assumirá hoje o cargo de ministro das Minas e Energia, será o 13°.

"Nada expressa melhor o nível de indigência moral do sistema político brasileiro do que a regra anômala dos senadores suplentes, que já venho chamando desde o ano passado de senadores clandestinos e que precisam ser extintos por uma reforma política", afirmou Cezar Britto. Do Congresso em Foco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo de Santo Agostinho

21/01


2008

TSE nega recurso contra incorporação do PAN ao PTB

O ministro José Delgado, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou seguimento a mandado de segurança pedido por César Alberto Tavares de Oliveira, em que solicitava a suspensão da incorporação do Partido dos Aposentados da Nação (PAN) ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e a interrupção do repasse do fundo partidário aos petebistas. Em sua decisão, o ministro afirma que Tavares não poderia entrar com o mandado, pois não demonstrou, sequer, sua filiação ao partido. Além disso, não anexou cópia da decisão questionada, além de não oferecer provas para demonstrar o direito para ser amparado pelo mandado.

No mandado de segurança, César Augusto argumenta que a documentação apresentada pelo PTB para a incorporação é falsa, pois alguns membros da sigla teriam votado como filiados ao PAN na convenção que determinou a incorporação. Sustenta ainda que, desde a incorporação, os membros do PAN não puderam mais militar politicamente por meio da agremiação que ajudaram a construir. Por isso, pediu a anulação da decisão de fusão dos partidos.

No dia 15 de março de 2007, o plenário do TSE autorizou o pedido de incorporação do Partido dos

Aposentados da Nação (PAN) ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A decisão, unânime, acompanhou o voto do relator, ministro José Delgado. Como se trata de incorporação, a sigla incorporada - PAN - foi absorvida pela outra, ou seja, prevalece o nome da legenda que incorpora o outro partido. Assim, o PTB manteve o nome e passou a acumular as incorporações do Partido Social Democrático (PSD) e do PAN. Do Estadão.com.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

21/01


2008

São Paulo baixará crimes a índices aceitáveis pela ONU

 O jornal O Estado de S. Paulo informa, ainda, se os índices de violência mantiverem a tendência de queda registrada desde 2000 — e o Primeiro Comando da Capital deixar —, São Paulo completará três décadas de registro de assassinatos (1979-2008) com índice inferior a dez mortes por 100 mil habitantes. A marca de 9,9 será atingida em novembro, segundo projeção da Secretaria de Segurança Pública.

Isso considerando-se os crimes de maio de 2006 — pelo menos 174 mortos. Se forem excluídas tais ocorrências, que num panorama de 30 anos são um ponto fora da estatística, São Paulo chegaria a 9,8 mortes este mês. O índice de dez assassinatos por 100 mil habitantes está na média mundial de homicídios, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

21/01


2008

TO: TSE recebe 9º pedido de cassação de governador

 A Coligação "União Democrática do Tocantins" (PP-PTB-PSC-PL-PSB-PV-PSDB-PTdoB) entrou com mais um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que pede a cassação do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB). Com mais este recurso, o TSE já contabiliza pelo menos nove pedidos para cassar o mandato do governador, sendo que cinco deles foram apresentados nos últimos três meses. Nesses casos, as decisões do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins (TRE-TO) foram favoráveis ao governador reeleito em 2006.

Dessa vez, Miranda é acusado de ter se beneficiado, durante a campanha pela reeleição, por meio de promoção pessoal em programas veiculados pela TV Palmas, de propriedade do governo local. Nas denúncias anteriores, o governador é acusado de abuso de poder, compra de votos ou propaganda irregular, configurados no uso indevido do site e de slogan do governo estadual, em elogios recorrentes de um jornal local, na contratação de lideranças políticas, repasse de recursos às prefeituras e até na distribuição de cestas básicas durante a inauguração de uma obra pública.

Além de Marcelo Miranda, governadores de seis outros Estados tiveram os diplomas contestados no TSE no ano passado: os de Sergipe, Maranhão, Santa Catarina, Rondônia, Roraima e Paraíba. Do Portal Terra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/01


2008

Saque ao dinheiro público: vereadores estelionatários

 O Ministério Público Federal em Minas Gerais denunciou quatro vereadores de Conceição do Rio Verde, sul do Estado de Minas Gerais, pelo crime de estelionato praticado contra a União. De acordo com reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, os vereadores, juntamente com suas mulheres, são acusados de ter recebido indevidamente, entre os anos de 2004 e 2005, benefícios assistenciais do governo federal, tais como o Bolsa-Família e os decorrentes dos programas remanescentes do Bolsa-Escola e Auxílio-Gás.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

21/01


2008

Em lua-de-mel em Aracaju, Waldir Pires é só felicidade

 Encontrei no hotel em que estou hospedado em Aracaju, o ex-ministro da Defesa, Waldir Pires. Com o semblante transbordando felicidade e curtindo um novo amor. Ao lado de uma nova paixão, uma procuradora da Bahia, de nome Maria, Waldir nem parecia aquele ministro acuado e estressado do auge do apagão aéreo.

De bermudas, chinelo e bronzeado, o ex-ministro parecia viver uma verdadeira lua-de-mel em Aracaju. Indagado por este blogueiro sobre seus planos políticos, Waldir Pires informou que voltará à cena nacional nas eleições de 2010 como deputado federal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Deixa o bichinho curtir a vida, gente!


O Jornal do Poder

21/01


2008

OAB quer que deputados turistas paguem a despesa

 A OAB do Acre quer uma explicação de deputados estaduais que, juntamente com vereadores e parentes, aparecem em imagens nas quais 24 pessoas fazem turismo pelos rios da Amazônia em um luxuoso iate alugado por R$ 30 mil. Foram nove dias a bordo do iate, que percorreu mais de 4,3 mil km pelos rios Juruá e Solimões. Os deputados acreanos aproveitaram o recesso parlamentar para fazer a expedição, paga com dinheiro público. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

21/01


2008

Mais de 8.500 podem perder mandato por troca de partido

 Prática institucionalizada no Brasil, o troca-troca partidário pode custar caro a 8 mil políticos brasileiros que mudaram de legenda em 2008. Eles são alvo dos 8.595 processos de perda de mandato movidos na Justiça eleitoral de todo o país por infidelidade partidária, conforme revela levantamento feito pelo Congresso em Foco. No Estado de Pernambuco são 249 os ameaçados, com possibilidade de retorno ao Congresso do ex-deputado Severino Cavalcanti.

Em tese, principais beneficiários da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o mandato pertence à legenda – e não ao eleito – na prática, os partidos políticos pouco fizeram para reaver a vaga dos “infiéis”.

Cerca de 70% dos pedidos de cassação em todo o país foram propostos pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que, segundo a resolução do TSE que disciplinou o assunto, só poderia reivindicar os mandatos nos casos em que os partidos não o fizessem. Como o prazo definido para o MPE foi o mesmo estabelecido para que os suplentes cobrassem as vagas, alguns políticos estão no foco de mais de uma representação.

A quase totalidade dos ameaçados ocupa cadeira nas mais de 5,5 mil câmaras municipais brasileiras. Até agora, cinco vereadores – quatro do Pará e um de Rondônia – perderam o mandato por terem trocado de partido sem a devida justificativa.

Também estão na mira da Justiça eleitoral vice-prefeitos, deputados estaduais e 13 deputados federais. Esses últimos serão julgados pelo próprio TSE. A corte analisará 17 processos envolvendo parlamentares federais, já que alguns respondem a mais de uma ação.(Informações do Congresso em Foco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Tajmahal Cruz

Imaginar que a figuraça de Rodovalho vá receber um mandato de deputado federal com seus míseros l.800 votos é de arrombar tudo! Porém em enespressividade deverá ser tão quão o Negão Abençoado(?). SOCORRO !!

Cidadão de bem

DU...VI..D...O...DO.

guilherme alves

Quanto a esse assunto sou cético. Não há condições, politicas, éticas e morais para tal decisão. Haja vista que era uma prática corriqueira no país. Nunca ví uma decisão retroagir para ferir interesses individuais.

milton tenorio pinto junior

Pertence a legenda e não ao partido. Nesse caso o Severino Cavalcanti não assume, e o Negão Abençoado perde o mandato para Rodovalho. O ex- prefeito tem muita sorte!



21/01


2008

Filho de Bin Laden tenta fazer o pai mudar de vida

 Omar bin Laden, filho do homem mais procurado no mundo, pediu que o pai, Osama bin Laden, mude de vida. Em entrevista à rede CNN exibida na noite de domingo, Omar afirmou desejar pôr um fim à violência que o chefe da Al-Qaeda inspirou, incluindo os ataques de 11 de setembro de 2001, contra Nova York e Washington.

"Eu tento dizer ao meu pai: tente achar um outro caminho para atingir seu objetivo. Essa bomba, essas armas não são boas para usar contra ninguém", afirmou Omar em inglês vacilante, ensinado recentemente por sua mulher, uma britânica.

Omar, que trabalha como um empreiteiro, fez questão de ressaltar que a mensagem de paz não era apenas dele, mas também de um amigo do seu pai e de outros muçulmanos com quem vem conversando.

O empresário disse que não fala com o pai desde 2000, quando ele partiu de um campo de treinamento da Al-Qaeda no Afeganistão com a bênção de Osama bin Laden. Omar contou não ter idéia de onde o terrorista possa estar escondido e, para ele, o chefe da rede extremista nunca será capturado, pois a população onde ele se encontra certamente o apóia.

Perguntado se Osama pode estar vivendo na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, Omar respondeu: "Talvez, talvez não."

Omar disse não acreditar que o seu pai seja terrorista e que o trabalho do pai é ajudar pessoas: "Eu não acho que meu pai seja terrorista porque a História diz que ele não é", defendeu, destacando que discorda radicalmente do pai sobre a morte de civis em operações.(Informações da Agência Brasil)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

francisco sales

esse menino quer enganar quem com essa conversa ? primeiro ele tem que provar que foi mesmo o pai dele que derrubou aquelas 2 torres ! isso ainda fede e tem muito a ser explicado e em segundo lugar, pra osama virar padre tem que morrer umas 20 vezes e voltar !

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Esse negócio de "Nova Cruzada" e "revalorização (através da guerra) dos valores democráticos, cristãos e ocidentais" só tem feito acirrar ainda mais o ódio e a intolerância de parte a parte. Uma boa reflexão sobre Ganhi, Luther King e Francisco de Assis poderia levar a outros caminhos.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Agora justiça seja feita: esse belicismo pseudocristão ocidental do senhor Bush e de outros líderes megalomaniacos só tem feito acirrar o radicalismo religioso e cultural do mundo muçulmano. Os do lado de cá também precisam mudar de discurso e de postura.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Será difícil Omar convencer o pai (Osama) a abandonar as armas contra o "cristianismo" belicista ocidental à la Bush. É bom que se diga que a cultura do Islã não é a cultura do perdão e da tolerância e sim a Lei do Talião. Será uma missão quase impossível para Bin Laden filho.

milton tenorio pinto junior

Não é terrorista, assim como as Farc, assim como Chavez não é ditador.



21/01


2008

As proezas de João do bigode

Tem um ditado que diz nos terreiros do bumba-meu-boi: ''Pelo grito de Mateus se conhece quando o ensaio do bumba não vai vem''. O jornalista José Adalberto Ribeiro aproveita o mote para falar sobre a sucessão municipal no Recife.  João do bigode proclamou às margens plácidas do Rio Capibaribe: -- A Prefeitura sou eu! O baile da sucessão municipal sou eu! Ô, abre alas que João sem bigode vai passar!

E não tem mais pra ninguém! E a galera do cordão participativo delirou, delirou. A grande obra é ver a Mangueira entrando na avenida, com 3 milhões de reais no lombo dos contribuintes do ISS e do IPTU. À moda de Ravel, o bolero de Maurício destoa do maracatu de João do bigode, de João sem bigode, de Costa da barbicha de bode e derivados do Cordão Encarnado.

Queira ou não queira, o bigodudo Siqueira bota lenha na fogueira e quer ver a caveira de João sem bigode.  Alegria de Siqueira é ver João sem bigode carbonizado, esfolado e crucificado. Ele quer ser a salvação da lavoura municipal. Te liga, João sem bigode! João do bigode quer ser mais católico e mais revolucionário que Frei Caneca e mais humilde do que São Francisco de Assis.

Depois de brincar o carnaval com os inocentes da Mangueira, precisa jejuar e rezar os 40 dias da Quaresma para purgar os seus pecados, se proteger dos maus olhados e atrair bons fluidos. As caveiras estão se amontoando pelos caminhos e depois vão querer dar o troco.

Os vermelhos estão se digladiando, se engalfinhando, se esfolando, sangrando, se estressando, se arrebentando. E os adversários assistem de camarote. Eis a crônica das caveiras anunciadas''. ''As proezas de João do bigode'' são decantadas por Adalberto em sua crônica de semana. Confira no Menu Opinião.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

stefano

e mendonça não tem voto

milton tenorio pinto junior

Severino, Cadoca não tem grupo.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Mendocinha é apenas um menininho mimado da elite que gosta de brincar de fazer polítca em favor dos ricos. Mas não acredito que ele vá a lugar nenhum. Se a esquerda não se unir o grande vitorioso poderá ser Cadoca, que está e gostando dessa divisão para se tornar o tercius, o meio-termo.

milton tenorio pinto junior

É uma carnificina só. Não querem perder a teta. Mas Mendonça Filho vai acabar com esse leitinho facil.