FMO janeiro 2020

03/04


2008

Coluna de hoje na Folha

        Quebrando paradigmas

Ao festejar, hoje, a primeira década desta Folha, o empresário Eduardo Monteiro quebrou paradigmas, materializando, definitivamente, a terceira via do jornalismo impresso no Estado. Quebrar a dicotomia DP/JC era algo inimaginável no mercado editorial de Pernambuco. Tantos tentaram, sem sucesso.

Esta, no entanto, é uma página virada. A Bíblia diz no Salmo 90 que mil anos aos olhos de Deus são como um dia ou uma noite de vigília. Para Eduardo, que traz no sangue a personalidade forte, a herança de guerreiro e a obstinação de Agamenon Magalhães, esses 10 anos parecem tão efêmeros aos nossos olhos quanto ao tempo de Jacó, Abraão e Salomão.

Mas não são. São anos sofridos, curtidos numa labuta diária que parecia inglória. Certamente inspirado em outro livro bíblico - o Eclesiastes - que diz que há tempo para tudo, Eduardo, adotando a paciência de Jó, construiu, pedra sobre pedra, não, provavelmente, o jornal dos seus sonhos, mas uma grande tribuna popular.

E o fez não para se vangloriar e dele se servir, mas servir ao País, particularmente a terra que seu avô Agamenon governou. É impossível se construir um canal tão importante de comunicação sem espírito público, sem devoção ao seu Estado, marca de Eduardo Monteiro.

REPROVAÇÃO -  Enquanto o Governo Lula tem uma avaliação positiva de 74,2% e a gestão Eduardo Campos 54,6%, a administração de Luciana Santos em Olinda tem uma aprovação de apenas 30,4%, com uma avaliação negativa de 36,9%, segundo a pesquisa da empresa Método, cuja primeira parte divulgamos ontem. Subtraindo-se o saldo positivo do negativo, a comunista está com um déficit de -6,5%, enquanto Eduardo tem um superávit de 49,3% e Lula 70,2%. 

 Aliança com sangue socialista? - Caruaru está em estado de alerta. O prefeito Tony Gel (DEM) gerou expectativas de que pode renunciar, amanhã, para tentar uma vaga de vereador na Câmara. Mas existe uma boataria enorme. A mais recente é a de que estaria propenso a selar um entendimento em apoio à candidatura de Laura Gomes (PSB). Aliados do prefeito negam.

Três erros elementares - Roberto Liberato, que jogou a toalha na disputa em Caruaru, cometeu três erros no processo que acabou provocando a sua debandada. O primeiro: eleito na vice de Tony Gel renunciou para continuar deputado. Segundo: lançou-se pré-candidato sem combinar com o prefeito. E terceiro, e último: esqueceu de unir a família em torno da sua candidatura.

Prego batido - O Palácio das Princesas já teria batido o martelo no apoio em Olinda ao candidato de Luciana Santos, Renildo Calheiros. O nó da montagem da chapa agora está no PSB. A prefeita espera pela indicação de Roberto Franca, mas o governador torce o nariz quando ouve falar nessa hipótese. Consultado, Pedro Mendes recusou. 

Altino Ventura - O médico Marcelo Ventura chegou, ontem, de Arcoverde, porta de entrada do sertão, onde, em reunião com representantes da área de saúde e lideranças políticas, acertou para maio a instalação de uma unidade avançada da Fundação Altino Ventura naquele município. Famílias pobres farão cirurgias oftalmológicas de graça.

 

Curtas

RÁPIDO NO GATILHO -  O pré-candidato a prefeito de Caruaru pelo PPS, Rivaldo Soares, tratou de procurar de imediato o prefeito Tony Gel, para se oferecer como o candidato da unidade da oposição com a renúncia de Liberato.

INFORMÁTICA  - O prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, inaugura, nos próximos dias, uma escola de informática para atender 1,5 mil alunos, em parceria com uma ONG. Pelos critérios, os alunos terão aulas diárias de quase duas horas.

SAI VEREADOR - Por um lapso noticiei que o jovem Fernando Resende seria candidato a prefeito de Gravatá pelo PSB. Na verdade, ele está de olho numa cadeira de vereador e tem amplas chances de ser eleito com o voto da juventude.

''Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação''. (Provérbios 15-16)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

roberto de pessoa

Claro que o governo estaria dando apoio ao candidato de Luciana Santos, que a bem da verdade, não fez uma administração ruim em Olinda. Mas como é época de jogar tudo no ventilador, estamos ai. Renildo Calheiros tem um rejeição grande. A população acha muito ausente da cidade e só aparece p/ festas

milton tenorio pinto junior

Pernambuco precisa de empresarios com a determinação de Eduardo Monteiro. Parabéns pelos dez anos.

milton tenorio pinto junior

O prego do governo para Olinda já está enferrujado. Renildo vai levar uma lapada.

Gravatá Freee

SAI VEREADOR – Não é só o Fernando Resende que tem ampla chance de ser eleito. Todos têm grandes chances e para não fugir da regra, aquele que gastar mais dinheiro ganha “Como vem acontecendo todos os anos de eleição” até eu tenho chances.

Tony Gel, se renunciar, vai confirmar que pirou de vez.


Abreu e Lima

03/04


2008

Pesqueira: Cleide passa Chacon e lidera enquete

Reviravolta na enquete para prefeito de Pesqueira: a candidata do PRB, Cleide Oliveira, passou o socialista Evandro Maciel e lidera com 41%, enquanto seu principal adversário, agora em segundo, está com 38%. Lembrando que enquete não é pesquisa eleitoral e que para votar é necessário antes fazer o seu cadastro. Essa briga promete. Vamos votar, gente!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Geraldo Cristovam dos Santos Junior

Cleide Oliveira é a Secretária de Educação de Pesqueira, e por sinal é muito competente. E com a sua visão política e experiência poça dar ao povo de Pesqueira uma esperança de continuidade à excelente gestão do atual prefeito João Eudes.

Paulo Roberto Leite Muniz

A candidata Cleide Oliveira, consegue se destacar dentre os bons candidatos que Pesqueira apresenta. Trata-se de uma cidade bem politizada, berço da cultura do nosso interior. O prefeito João Eudes é uma referência de bom e austero administador público.

Vamos torcer por Cleide. A mulher tem que ocupar mais espaço na política.



03/04


2008

Tucana cresce mais em Lagoa do Carro e tem 65%

Já em Lagoa do Carro, na Zona da Mata, a candidata tucana Judite Botafogo se distanciou ainda mais do candidato do PSB, Tota Barreto, e continua firme na liderança com 65%, enquanto o candidato do PSB tem 30%. Vamos votar, gente! O resultado só sai na próxima segunda-feira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

03/04


2008

Por que leio o blog do Magno

Nossos cumprimentos pelos dois anos do Blog do Magno, veículo que, apesar da tenra idade, prima pelo dinamismo dos tempos virtuais e se mantém permanentemente atualizado na análise das questões brasileiras. Tais virtudes são, elas próprias, prova cabal da capacidade empreendedora e do talento jornalístico de Magno Martins, para júbilo dos leitores e admiradores. Magno, perdoe o pleonasmo, é grande.

Marco Maciel

Senador - DEM-PE


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

stefano

Tem que defender quem o defende, uma mão lava a outra.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

O senador MM fala, aleluia!

Paulo Kigrer

"Tenra idade", é ótimo!!!



03/04


2008

Mendonça tem de lidar com a sombra de Jarbas

 O grande problema do pré-candidato pelo DEM à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho, continua sendo a sombra do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Ontem, o democrata foi ao Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário anunciar seu projeto político e escutou a seguinte pergunta de uma representante do grupo presente no evento: “Jarbas vai apoiar o senhor?”. Tranqüilamente, Mendonça explicou que, hoje, o candidato do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) é o deputado federal Raul Henry (PMDB).

“Jarbas vai estar com Raul Henry, que é muito amigo meu. Não tem problema nenhum. A gente definiu que os partidos da oposição vão sair com várias candidaturas e, depois, no segundo turno, nos juntamos. (...) Eu espero ter o apoio de todos no segundo turno. Mas, para isso, tenho que ganhar já no primeiro turno”, brincou, provocando risos.   (Folha de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Mendoncinha é é apenas o que é: um político apático e sem luz própria. Como é um satélite (de Jarbas) depende do senador raivoso num hipotético 2º turno (onde talvez não esteja). Além de não ter luz própria pertence ao DEMO, um partido rejeitadissimo por sua origem autoritária e conservadora.

joao daniel neto

Mendonça vai dar uma lapada nas rachadas desses bestas...

Gravatá Freee

Acho que o Raul Henry é quem vai disputar o segundo turno com João da Costa.

Paulo Kigrer

Presumo que Mendoncinha guarde convicções de ser um político atual, não necessariamente "moderno". Porém, continua a transmitir uma imagem de pouca arte. Após o episódio do vice, o antipático e, nunca político Evandro Avelar, imposto e por ele engulido, ainda não mostrou desejo de se afirmar...

Cátia Santos

em palanques opostos, mas com toda certeza, o respeito, a amizade e admiração de ambas as partes continuam, e que com toda certeza no segundo turno, o Senador estará no palanque de Mendonça Filho.


O Jornal do Poder

03/04


2008

Senador tucano acusado de vazar dossiê se defende

 Em conversa informal com jornalistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ter lido em um jornal que o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) seria o autor do vazamento para a imprensa de informações sigilosas sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso com cartões corporativos e contas tipo B. Dias teria recebido os dados de alguém do governo. A informação é da Rádio CBN. Sem admitir explicitamente o fato, Álvaro Dias revelou nesta quarta-feira, na tribuna do Senado, que chegou a ver os dados. ''Por que me questionar agora se sou eu fonte ou se não sou fonte? Creio que não é este o questionamento que se deve fazer neste momento'', defendeu-se.

Ao responder a pedido de esclarecimento do senador Tião Viana (PT-AC), ele ressaltou também  que a Constituição protege o parlamentar que municiar a imprensa com informações. Também disse que não deve prestar contas e frisou ainda que o ônus continua sendo do governo, que teria elaborado o dossiê. ''Seria impossível que eu pudesse estar urdindo nas barbas do presidente Lula um dossiê. Que se busque um responsável por isso'', disse.

Para ele, o fundamental da questão é cobrar providências do governo para apuração do caso. ''Quem vazou está no Palácio do Planalto. Não me cabe revelar quem foi o responsável pela divulgação. O que me cabe é cobrar do governo providências em relação a mais este escândalo'', disse. ''Não admito que o governo venha me questionar sobre o vazamento das informações'', emendou.(O DIA)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Severino Isidoro Fernandes Guedes

O senhor Gilberto Carvalho está certo. Álvaro Dias é filiado ao PSDB, embora troque figurinhas com o DEMO. Quem é filiado ao PDT é o outro senador pelo Paraná, Osmar Dias, irmão dele.

Gilberto Carvalho Moura

Quem é do PDT é o irmão dele, o que presta, Osmar Dias, também senador pelo Paraná.

Pedro Batista Filho

Alváro Dias, ao não ser que mudou de partido de entem para hoje, é senador pelo PSDB, cara pálida.

Paulo Roberto Leite Muniz

Alvaro Dias é Senador. Filiado ao PDT e não ao DEM. Cara Pálida!!!

Pedro Batista Filho

Me perdoe a troca Sr. Gilberto, foi a pressa da digitação.


Banner de Arcoverde

03/04


2008

Estado quer duzentos milhões de dólares para o turismo

 O Governo de Pernambuco está trabalhando para garantir o maior volume de recursos da história em obras de infra-estrutura turística: 200 milhões de dólares, via Prodetur Nacional. Deste montante, US$ 120 milhões seriam financiados pelo Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID) e US$ 80 milhões pelo governo estadual. Ontem, em Brasília, o secretário de Turismo Silvio Costa Filho entregou ao secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Alexandre Meira da Rosa, a carta consulta de Pernambuco solicitando os recursos.  O parecer final será dado pelo Ministério do Planejamento no próximo dia 24, quando o Estado vai defender a liberação da verba.

Ao contrário do Prodetur 2, que previa investimentos apenas no litoral do Estado, o Prodetur Nacional tem como meta principal a interiorização do desenvolvimento turístico. No caso de Pernambuco, além das praias, o projeto entregue por Sílvio Filho ao Ministério do Planejamento, contempla ações no Agreste e no Sertão do São Francisco. A perspectiva é aquecer o turismo gerado com o crescimento do pólo têxtil em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. “É um arranjo produtivo local consistente, que leva milhares de pessoas ao Agreste. No entanto, podemos explorar na região o turismo cultural”, considerou o secretário.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

joao daniel neto

Tá louco cara o velho quase arromba com PE, policia de greve,professores de greve,mst roubando cargas,estradas só buraco e o neto dele tu sabe o que ele fez...(precatorios)

Severino Isidoro Fernandes Guedes

O SEVERINO apenas tem respeito pelo passado de um homem que sempre foi coerente, e por isso odiado, difamado e vilipendiado pelas elites por defender os interesses dos mais fracos (Doutor Arraes). E vê no jovem governador Eduardo a continuação dessa linha política.

joao daniel neto

Sivirino é a mulher maravilha de lex luthor....

Severino Isidoro Fernandes Guedes

... afinal o governo atual herdou o pior sistema de ensino do país, com os professores mas mal pagos do Brasil e as escolas caindo aos pedaços. E na saúde o caos nos hospitais, que nunca foi denunciado pela imprensa local no período, também era imenso.

Severino Isidoro Fernandes Guedes

Essa grana vai pro turismo de PE, já a grana que veio da venda da Celpe é que não se sabe para onde foi, já que o (des) governo Jarbas realizou apenas uma obra só (a BR 232). Para onde foi o restante dos R$ 2 bi, foram gastos no que? Na saúde e na educação com certeza não foram...


Prefeitura de Limoeiro

03/04


2008

Candidato sem folha corrida não terá vez, diz TRE

 Depois da reunião do Colegiado dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, em Natal, na semana passada, o desembargador Jovaldo Nunes, presidente do TRE-PE, avisou que recomendará aos juízes eleitorais mais rigor na apreciação da vida pregressa dos candidatos, quando analisarem os pedidos de registro para as eleições municipais. “Partimos do princípio de que todo agente público tem que ser honesto. Qualquer servidor público, antes de entrar para a instituição, precisa apresentar sua ficha limpa. Então, não vemos motivos para o político, que é um servidor público, não apresentar as mesmas exigências”, disse Jovaldo.

Dentro da mesma linha de raciocínio, a vice-presidente do TRE, Alderita Ramos, estendeu as recomendações aos partidos políticos. “Seria muito proveitoso que os partidos fizessem esse tipo de reflexão para colocarem seus candidatos depois de terem sofrido este tipo de triagem”, falou.(Folha de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Gilberto Carvalho Moura

Isso morre no STF

JARBASTA

Digo, ... foram submetidos a um processo de investigação social.

JARBASTA

Faz sentido e tome-se como exemplo os candidatos aprovados em recente concurso daPolicial Civil, passram por um rigoroso processo seletivo e agora estão sendo submetidos a uma investigação social. Por quê com o políticos tem de ser diferente?

Ednaldo Ferreira

Vai faltar candidato...

roberto lima

com rigor nas "folhas" corridas será que haverá disputa?


Shopping Aragão

03/04


2008

Gel deve renunciar em Caruaru e Neguinho assume

 Às vésperas de assumir a Prefeitura de Caruaru, o presidente do Legislativo, Neguinho Teixeira (PSDC), admitiu ontem a possibilidade de o prefeito Tony Gel (DEM) renunciar, amanhã, para disputar um mandato de vereador. Mas preferiu ser cauteloso nas declarações, ao ser procurado pela reportagem. “Há uma conversa de que ele (Tony Gel) sairá candidato a vereador. Mas sobre isso só falarei depois, caso o fato seja concretizado, durante uma coletiva”, disse. O prefeito foi questionado sobre o assunto, mas não quis adiantar nada. No entanto, tem uma agenda repleta de inaugurações até o último dia do prazo para a renúncia.

Quanto à desistência do ex-deputado Roberto Liberato (DEM) de disputar a sucessão de Gel, Teixeira confessou que já era prevista, pela forma errada como conduziu a pré-candidatura. “Ele se precipitou quando lançou o seu nome à sucessão municipal em dezembro, sem consultar as bases e, principalmente, o prefeito Tony Gel, nossa maior liderança”, avaliou.(Folha de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


03/04


2008

Lula cuida de seu futuro privilegiando classe sindical

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cria um mecanismo poderoso de sobrevivência política para além de 2010 ao fazer concessões ao movimento sindical, algumas na contramão do que defendeu durante três décadas, afirma o filósofo Roberto Romano, professor da Unicamp e estudioso do movimento sindical brasileiro. Um exemplo disso, diz ele, é o veto ao dispositivo legal que permitiria ao Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalizar os sindicatos. "Lula tem uma popularidade inquestionável e ainda é muito jovem. Ele pode muito bem atravessar esses quatro anos (que separam o fim de seu mandato da eleição de 2014) com uma máquina de oposição afiada, formada pelos sindicatos, e voltar ao poder", disse o filósofo.

Exemplo

A vida do ex-motorista de ônibus Omar José Gomes é de causar inveja a seus colegas de profissão, como mostrou reportagem do GLOBO em março. Atualmente com 89 anos, é presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Terrestre (CNTTT) há três mandatos, com reeleição certa em maio. Ganha por mês pelo menos R$ 25 mil.

Com freqüência, Osmar viaja de classe executiva para Londres, Paris, Roma e Tóquio, acompanhado da mulher e sua secretária, tudo com recursos da entidade, como admitiu. É também o personagem de denúncia de desvio de verba da CNTTT, cuja principal fonte de receita é a contribuição sindical paga com um dia do salário de motoristas de ônibus, caminhões e trens.(O Globo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha