FMO

30/07


2010

Marina exonera auxiliar do Senado que fazia campanha

 A campanha da candidata a presidente Marina Silva (PV) divulgou hoje, em nota, a exoneração da assessora parlamentar Jane Maria Villas Boas. A funcionária do Senado participou ontem de um ato com religiosos, em Bauru (SP), evento que fazia parte da agenda oficial da candidata, segundo o Estadão.

Além de Jane, o assessor Pedro Ivo de Souza Batista foi exonerado "preventivamente". O comunicado, assinado pelo coordenador da campanha, João Paulo Capobianco, diz que Jane e Batista estão em período de recesso parlamentar (que começou no dia 17 e vai até segunda-feira), o que libera a participação deles em qualquer outra atividade, "inclusive as de cunho político-eleitoral".

A assessoria da campanha de Marina explica que o pedido de exoneração dos funcionários já havia sido providenciado anteriormente, mas ainda não teria sido publicado no "Diário Oficial". O comunicado diz também que Marina se licenciou de funções no Senado para não "misturar seu mandato parlamentar com atividades partidárias".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Joaquim Queiroz

Quem tem ética e aje com lisura e ombridade é outra coisa

romildo s. barros

FUTURA VEREADORA DO RIO BRANCO,


Governo de PE

30/07


2010

Prefeito diz que tem lado e não se vende

Falando há pouco num ato em Santa Maria da Boa vista , o prefeito Leandro Duarte, do DEM, revelou que foi tentado a aderir o palanque do governador Eduardo Campos, mas não cedeu. “Não há dinheiro nenhum que compre a minha consciência. Eu tenho lado, estou com você Jarbas”, desabafou.

 

Leandro fez em seguida duras criticas ao Governador. “O seu governo abandonou os assentamentos”, disse. Leandro revelou que já ouviu declarações de prefeitos de que estão envergonhados por terem aderido a Eduardo. “Eles andam de cabeça baixa, envergonhados. Mas nós estamos de cabeça erguida porque integramos o grupo dos prefeitos que não se vendem”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ricardo antonio ribeiro de carvalho

Personalidade é isso ai.

LUCIANA ALVES

Declaração forte do prefeito. Agora, para ser verossímil e não ser papo de palanque eleitoral, o prefeito precisa dar nome aos bois. Quem acusa tem a obrigação de dizer que tentou comprar. Esse prefeito não foi cassado? Lembram-se? TEm angu nesse caroço.

romildo s. barros

O Instituto Datafolha divulgou neste sábado (24) nova pesquisa sobre a disputa pelo governo de Pernambuco. O governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), obteve 59% das intenções de voto, contra 29% do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), E MOLE OU QUER MAIS

LAURO SOUSA

ESSE JARBAS EH UM BOSTA! PORQUE ELE SERIA MELHOR DO QUE O DUDU DOS PRECATÓRIOS? SÃO DOIS SAFADOS - COMO TODOS OS OUTROS POLÍTICOS. LADRÕES CRITICANDO LADRÕES.. QUEM APOIA POLÍTICO É SAFADO E LADRÃO.... SEJA ELE QUEM FOR. POLÍTICO BOM É POLÍTICO SEM VIDA, DEITADO NUM CAIXÃO! DANEM-SE TODOS....

Adilson Filho

Quanta leviandade...


Prefeitura de Paulista

30/07


2010

Funcionária da Receita confirma que está sendo investigada

 

Da revista ISTOÉ

 

parte I

 

 

 

 

No início da manhã da quarta-feira 21, a analista Antônia Aparecida Rodrigues dos Santos Neves Silva, lotada na Delegacia da Receita Federal em Santo André (SP), recebeu um telefonema de ISTOÉ e confirmou que é ela a funcionária que a Corregedoria da Receita aponta como suspeita de haver quebrado o sigilo do tucano Eduardo Jorge Caldas Pereira.

 

Na tarde da mesma quarta-feira 21, o presidente do Sindireceita, Hélio Bernardes, recebeu uma ligação de Antônia. “Não me lembro de ter acessado a declaração de renda desse Eduardo Jorge”, afirmou ela ao sindicalista. Bernardes estranhou não ter sido procurado há mais tempo por Antônia; afinal, ela sabia da investigação desde o final de junho. Assim que o nome de Antônia foi identificado pela área de informática da Receita, ela foi afastada de suas funções e saiu de férias para responder o processo fora da repartição.

 

Ainda no mês passado, a Receita instaurou sindicância e encontrou indícios de crime. De cinco acessos à declaração de Eduardo Jorge, o dela teria sido o único “imotivado”, ou seja, sem justificativa de fiscalização. A Receita, então, instaurou no dia 1º um processo administrativo disciplinar para investigá-la.

 

Analista de carreira da Receita, até abril de 2007, Antônia tinha o cargo de chefe da agência do órgão em Mauá (SP), jurisdicionada à Delegacia da Receita em Santo André. Em maio daquele ano, ela perdeu a função gratificada por causa de uma mudança de comando no órgão.

 

Leia a entrevista:

 

Revista - A senhora recebeu alguma orientação sobre como proceder no processo que investiga o vazamento dos dados do senhor Eduardo Jorge?

 

Antônia – Já não ..Assim..eu já fui notificada.

 

Revista - O que a senhora, disse no depoimento à Corregedoria?

 

Antônia - Não disse nada. Eu fui notificada, mas ainda não prestei depoimento e não penso em ir a Brasília.

 

Revista - O corregedor disse que os depoimentos serão em Brasília.

 

Antônia – Olha.. eu sou daqui de São Paulo. Acho que vou ter que responder aqui, não é? Como você conseguiu os meus dados, o meu telefone? Em seguida, o marido de Antônia, que não se identificou, pegou o telefone e, quando soube que o nome da mulher havia vazado, respondeu irritado, antes de desligar. “Esse caso está sob sigilo. Ela já falou demais e não temos nada a esclarecer”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Ipojuca

30/07


2010

Funcionária da Receita confirma que está sendo investigada

 

 

Da revista ISTOÉ

 

parte II

 

 

No mesmo mês, foi alijada de outro posto: a de secretária-geral do Sindireceita na jurisdição de Santo André e São Bernardo, posição que ocupou entre 2005 e 2007. A chapa da qual ela fazia parte perdeu as eleições internas, o que gerou uma dança de cadeiras no sindicato. Antônia era responsável, entre outras tarefas, por todas as atas de reuniões da diretoria do Sindireceita na região. Mesmo perdendo os cargos e as gratificações, ela manteve o padrão de vida de classe média que levava até então.

 

No ano passado, se mudou com o marido para o oitavo andar de um prédio em São Caetano do Sul, no Bairro Fundação, próximo da Avenida do Estado. Ela também é dona de um Corsa Classic Life 2008, registrado em endereço no Jardim Figueira, extremo leste da capital. Embora não conheça a servidora pessoalmente, o vice-presidente do Sindireceita nacional, João Jacques Silveira, preferiu não fazer prejulgamento, mas antecipou que o sindicato defende controle rígido sobre os dados da Receita.“Defendemos punição para quem quebra sigilo”, diz Silveira. “Se a pessoa for culpada, tem que pagar pelo erro, mesmo que implique na perda do cargo.”

 

O fato de a analista tributária ser investigada não quer dizer que ela seja culpada. Existe a hipótese de que outra pessoa tenha usado a senha pessoal de Antônia. “Não digo que possa ter alguém da direção envolvida nisso, mas estão tentando pegar o baixo clero para pagar a fatura ao investigar só a Antônia”, supõe Hélio Bernardes, presidente do Sindireceita.

 

Ele acha que a Receita errou ao não investigar os outros quatro servidores que tiveram acesso “motivado” às declarações de Eduardo Jorge, pois estes também poderiam ter vazado os dados sigilosos: “Não podemos misturar o acesso imotivado com o vazamento. São dois crimes diferentes.” O problema da versão do sindicalista é que os dados que vazaram, segundo apurou ISTOÉ junto à Corregedoria, não foram acessados pelos demais funcionários e apenas por Antônia. Também pesa contra a servidora suspeita o fato de que só a senha não basta para acessar os dados violados. É preciso uma segunda senha e um cartão magnético exclusivo do servidor, o que torna mais improvável o uso por terceiros.

 

Antes mesmo de a investigação ser concluída, o caso ganhou contornos políticos. O PSDB atribui o vazamento a “aloprados petistas” que estariam elaborando um dossiê contra tucanos. “Não tenho dúvida de que minha declaração de renda vazou pelo comitê eleitoral do PT. Precisamos saber quem e com que finalidade cometeu o crime na Receita”, afirma Eduardo Jorge, vice-presidente nacional do PSDB. O presidenciável José Serra também aproveitou a situação: “Quebrar sigilo, usar a máquina pública para disputar a eleição é erradíssimo e é um crime contra a Constituição”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/07


2010

Divergência em Garanhuns durante a visita de Lula

 Pouca gente sabe, mas quando da visita do presidente Lula a Garanhuns, acompanhado de Dilma Roussef, por pouco não estoura um grave problema diplomático entre o líder político e o bispo da Diocese, segundo o blog do jornalista  Roberto Almeida, de Garanhuns. 

Dom Fernando Guimarães (foto) não gostou da direção do Colégio Monsenhor Adelmar da Mota Valença ter cedido o espaço do CMA para o encontro político e chamou Irmã Joelma à atenção. Disse que só não cancelava tudo para não "estourar um escândalo maior".

Mesmo assim, o religioso anunciou que iria escrever uma "nota de repúdio" contra a diretora do educandário. Um radialista da cidade que está por dentro dessa história, estranha a atitude radical do bispo, pois o mesmo há pouco tempo participou de uma solenidade no Colégio Evangélico XV de Novembro, ao lado da candidata do PV à presidência, Marina Silva. A bronca é contra os políticos ou com a candidatura de Dilma? Na minha modesta opinião o antigo Ginásio do Arraial tinha mais era de se orgulhar pelas visitas ilustres.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

João Paulo

A Diocesa de Garanhuns está infectada de padres corruptos e pedófilos, como o padre prefeito Aldo Mariano de São Bento do Una.

FABIAN MELO

MILAGRE MAGNO TU NÃO METEU O CACETE NO PT...

Raimundo Eleno dos Santos

Esse deve ser um filhote do DEMO. Hipocrita e estúpido, igual a muitos no seio da irmandade...

ANTONIO MOREIRA DO AMARAL

Esse Bispo é um DEMO/TUCANO

uilma

Alguém leu no g1 essa nota? Amantes de sacerdotes católicos na Italia pedem fim de celibato em carta aberta.


Prefeitura de Abreu e lima

30/07


2010

Santa Maria: prefeito faz festa para Jarbas e critica Eduardo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jarbas recebeu em Santa Maria da Boa Vista, há pouco, a maior acolhida da sua peregrinação ao São Francisco. Aqui, ele tem o apoio do prefeito Leandro Duarte (DEM)  e de cinco dos nove vereadores. O prefeito promoveu uma mini-carreata pelas ruas da cidade e em seguida fez uma caminhada pela feira, ao lado dos candidatos a senador - Marco Maciel e Jungmann - além da sua vice, Miriam Lacerda.

Santa Maria tem 28 mil eleitores e na eleição passada, Eduardo teve 70% dos votos, segundo o prefeito. ''Mas, o Governo Eduardo não correspondeu. Fez apenas um pedaço de estrada e concluiu uma adutora que Jarbas já havia investido R$ 1,2 milhão'', disse Leandro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Orocó, onde concedeu entrevista ao radialista Marcos Silva, da Orocó FM, Jarbas voltou a criticar o presidente Lula quando provocado a comentar a paralisação das obras da transposição do São Francisco. ''Esta obra deveria ter sido precedida da revitalização do rio, o que não foi feito. Mesmo assim, acho de uma irresponsabilidade tremenda a sua paralisação, mas o governador nada fez porque teme enfrentar o presidente para fazer cobranças'', afirmou.(Fotos de Júnior Finfa)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

uilma

Iniciar e não terminar, é dinheiro público jogado no lixo.

romildo s. barros

LULA TEVE CORAGEM INICIOU A TRANSPOSIÇAO, QUEM E JARBAR PRA FALAR MAL DE LULA O MELHOR PRESIDENTE DE NOSSA HISTORIA, PURA INVEJA

ery lira leite

Quer dizer que Jarbas vai a uma cidade que já era dele por ser do DEM e o prefeito tem que dizer que esta com ele , e isto é começar a mudar o cenário , meu amigo não se iluda. Dale 13,40,140,130

marcelo lima

Parabéns prefeto pelo menos salva um de tantos outros ue temos em Pernambuco onde estão todos vendidos a Eduardo Campos gostaria de saber alguma obra de Eduardo a não ser as deixadas por Jarbas

LAURO SOUSA

ESSE JARBAS EH UM BOSTA! PORQUE ELE SERIA MELHOR DO QUE O DUDU DOS PRECATÓRIOS? SÃO DOIS SAFADOS - COMO TODOS OS OUTROS POLÍTICOS. LADRÕES CRITICANDO LADRÕES.. QUEM APOIA POLÍTICO É SAFADO E LADRÃO.... SEJA ELE QUEM FOR. POLÍTICO BOM É POLÍTICO SEM VIDA, DEITADO NUM CAIXÃO! DANEM-SE TODOS....


Prefeitura de Serra Talhada

30/07


2010

Lula conversa com presidente da Colômbia

O presidente Lula conversou nesta sexta por telefone, com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel dos Santos. Segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, Lula afirmou que o contato "foi positivo e ajudou na preparação para a distensão do cenário” de crise entre a Venezuela e a Colômbia. Baumbach disse ainda que o presidente considera “superada” a polêmica á respeito das críticas feitas pelo atual presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, sobre as declarações de Lula, segundo o site Claudio Humberto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

LAURO SOUSA

ESSE JARBAS EH UM BOSTA! PORQUE ELE SERIA MELHOR DO QUE O DUDU DOS PRECATÓRIOS? SÃO DOIS SAFADOS - COMO TODOS OS OUTROS POLÍTICOS. LADRÕES CRITICANDO LADRÕES.. QUEM APOIA POLÍTICO É SAFADO E LADRÃO.... SEJA ELE QUEM FOR. POLÍTICO BOM É POLÍTICO SEM VIDA, DEITADO NUM CAIXÃO! DANEM-SE TODOS....

uilma

EU NÃO DIGO JARBAS, PRA TER MEDO, TODO BEBADO É IGUAL, FALA BOBAGEM ANDA EM MAUS COMPANHIAS, MAS NÃO FAZ MEDO.FICA TRANQUILO.KKKKKKKKKKKKKK


Prefeitura de Limoeiro

30/07


2010

Após o jantar, Ronaldo nega apoio político a Serra

O jogador do Corinthians Ronaldo recebeu para jantar em sua casa o candidato a presidente José Serra (PSDB) e outras pessoas, como jogadores e dirigentes do Corinthians e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo o site Claudio Humberto. 

Ronaldo comentou o jantar no twitter, ressaltando que o mesmo será feito com os outros candidatos. "Para ficar claro, não é apoio político. Eu e meus companheiros no Corinthians só demos sugestões para políticas públicas de apoio ao esporte".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

romildo s. barros

Vox Populi: Dilma abre 8 pontos e lidera com 41%; Serra tem 33% dilma nele 2010

LAURO SOUSA

ESSE JARBAS EH UM BOSTA! PORQUE ELE SERIA MELHOR DO QUE O DUDU DOS PRECATÓRIOS? SÃO DOIS SAFADOS - COMO TODOS OS OUTROS POLÍTICOS. LADRÕES CRITICANDO LADRÕES.. QUEM APOIA POLÍTICO É SAFADO E LADRÃO.... SEJA ELE QUEM FOR. POLÍTICO BOM É POLÍTICO SEM VIDA, DEITADO NUM CAIXÃO! DANEM-SE TODOS....


Banner de Arcoverde

30/07


2010

Jarbas diz que governará diferente de Eduardo: sem medo de Lula

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na primeira etapa de sua peregrinação pelo Sertão do São Francisco, o senador Jarbas Vasconcelos afirmou em Belém do São Francisco que o governador Eduardo Campos só consegue governar porque ele, Jarbas, deixou o Estado pronto para receber grandes investimentos, diferente do que herdou do governo Arraes, em 1999.

 

“Recebemos um Estado desajustado, desequilibrado, com três folhas de pagamento em aberto, e entreguei para o meu sucessor as finanças equilibradas, obras estruturadoras, uma casa completamente arrumada”, disse Jarbas.

 

O senador disse que está mais uma vez candidato ao governo de Pernambuco para proporcionar um avanço maior, principalmente em setores como a Educação, onde, no seu entender, há necessidade de maior qualificação no ensino.

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Derrubará a diferença

 

O candidato oposicionista fez referência à situação desfavorável que ocupa atualmente nas pesquisas em relação ao seu adversário Eduardo Campos, manifestando a certeza de que tão logo seja iniciada a propaganda eleitoral gratuita na TV e rádio vai reduzir substancialmente a diferença.

 

“No Recife, que administrei duas vezes, onde moro, só 25% das pessoas sabem que sou candidato. Fiz apenas quatro caminhadas e esta é a minha terceira viagem ao Interior. Só agora as pessoas despertam para o processo político-eleitoral”, disse.

 

Jarbas afirmou ainda que as pessoas conhecem sua trajetória, destacando que não é político só de promessas, exemplificando com um acervo de obras que inclui a duplicação da BR-232, da qual ele promete concluir trechos até São Caetano, firmando a proposta agora de estender até Arcoverde, e de São Caetano a Garanhuns.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem medo de Lula

 

“Pernambuco quer um governante que não tenha medo de enfrentar o presidente da República, de dizer as coisas e defender os interesses do Estado. Aí estão obras paradas, como na transposição, e o governador Eduardo Campos não cuida porque não enfrenta o presidente”, disse Jarbas, em entrevista à Rádio Educadora, de Belém do São Francisco.

 

Antes da entrevista, o senador Jarbas Vasconcelos visitou o Mercado da Cebola, de Belém, e disse que ali constatou a insatisfação dos ceboleiros com a queda nos preços do produto, cujo saco de vinte quilos há  uma semana custava R$ 45, e hoje está por R$ 14. Em Cabrobó, na Ceasa, onde se vende e distribui cebola, o senador conversou com os vendedores e constatou um preço de R$ 8 reais o saco.

 

Em Belém do São Francisco Jarbas foi recebido pelo ex-prefeito Helionaldo Lustosa e pelo ex-deputado federal Oswaldo Coelho. Neste momento cumpre a segunda etapa em Cabrobó, onde, depois de visitar o mercado, dá entrevista a emissoras de rádio. Daqui o senador vai para Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina.(Fotos de Júnior Finfa)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

O mesmo discurso enfadado do Serra. Jarbolas perdeeu o trem da história. O neto vai dar o troco que Arraes sofreu, em dobro. Agora está apenas 60% x 24%...

roberto lima

Caro Raul Goiana: Deus queira que os guias (de ambas as coalizões) mostrem essas alianças oportunitas, falsas e espúrias. Tanto de um lado como de outro. Na minha modesta opinião, só assim avançaremos no apredizado da democracia

yuri caribé arruda

JARBAS RETORNOU A TERRA QUE ELE MESMO AJUDOU A DESTRUIR. O POVO DA ZONA RURAL PASSOU SEDE, JA QUE OS CARROS PIPAS ERAM UMA ILUSÃO. BELEM NÃO TINHA SEQUER UMA OBRA LEVADA POR JARBAS. AGORA VEM COM ESSA CONVERSA DE BOM MOÇO. O POVO SERTANEJO NÃO ESQUECE O SOFRIMENTO QUE PASSOU NA ÉPOCA JARBISTA.

romildo s. barros

O Instituto Datafolha divulgou neste sábado (24) nova pesquisa sobre a disputa pelo governo de Pernambuco. O governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), obteve 59% das intenções de voto, contra 29% do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), SE FALAR MAL DE LULA DUDU SOBE MAIS

ery lira leite

Uilma rima com Dilma e 13 ;Eduardo 40;Armando 140; Humberto 130. kkkkkkkkkkk Numca foi tão facio


Shopping Aragão

30/07


2010

Encontro reforça candidatura de Jarbas e Miriam Lacerda

 O PMN lotou, ontem, a sua sede em um grande encontro de mulheres na política. O evento foi organizado por Márcia Barbosa, presidente do PMN mulher, para fortalecer a candidatura de Jarbas Vasconcelos para governador.

Na mesa de apresentação, Miriam Lacerda (DEM), candidata a vice de Jarbas e Débora Fernanda, presidente do PPS. Mesmo na plateia, participaram do evento candidatas do PMN, militantes, sindicalistas, a juventude PMN e mulheres do Movimento Popular do Recife.

Márcia Barbosa comemorou o sucesso do evento e prometeu se doar ao máximo para conquistar seus objetivos políticos. “Foi lindo ver a força da mulher pernambucana sendo representada no nosso partido. Aqui pudemos ver mulheres aguerridas e que não desistem dos seus objetivos. No PMN temos inserção em diversas camadas da sociedade, o PMN mulher não poderia estar melhor representado, estamos em total disposição para a nossa causa maior no momento, que é a recondução de Jarbas ao governo do Estado”, afirmou.

Miriam Lacerda foi a última a se pronunciar, sendo bastante aplaudida pelas mulheres,  elogiou o seguimento político dos presentes e a importância desse apoio: “Vamos juntar todas essas lideranças aqui presente para fortalecer ainda mais a nossa coligação.  São poucas as mulheres que estão participando da política partidária, a maioria das mulheres hoje que estão no governo passional, nas assembleias, são esposas de políticos, são líderes ou parentes. São poucas que são assim como vocês que estão na política porque participam de sindicatos, cooperativas e questões sociais. Então vamos aproveitar nossa força para seguirmos juntos nessa batalha árdua, mas que certamente será vitoriosa.”


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

uilma

REFORMA POLITICA JÁ.

LAURO SOUSA

ESSE JARBAS EH UM BOSTA! PORQUE ELE SERIA MELHOR DO QUE O DUDU DOS PRECATÓRIOS? SÃO DOIS SAFADOS - COMO TODOS OS OUTROS POLÍTICOS. LADRÕES CRITICANDO LADRÕES.. QUEM APOIA POLÍTICO É SAFADO E LADRÃO.... SEJA ELE QUEM FOR. POLÍTICO BOM É POLÍTICO SEM VIDA, DEITADO NUM CAIXÃO! DANEM-SE TODOS....

wellington batista da silva

sera que jarbas vai colocar a foto do pobre de serra como, diferente de aecio, sou feio mas meus amigos deixam tirar foto com eles

ery lira leite

como se diz neste blog o jogo tá equilibrado kkkkkkkk e Jarbas só faz campanha em recintos fechados sera que esta com vergonha da lapada que vai levar kkkkkkkkkk numca foi tão facil.dale 13,40,140,130 como é ruim perder kkkkkkkkkkkk

romildo s. barros

Instituto Datafolha divulgou neste sábado (24) nova pesquisa sobre a disputa pelo governo de Pernambuco. O governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), obteve 59% das intenções de voto, contra 29% do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), o segundo colocado. De acordo com o levantamento,



30/07


2010

Transposição em Cabrobó anda a passos de tartaruga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Percorrer o lote 1 da transposição do São Francisco em Cabrobó é mergulhar num mundo praticamente fantasma. Os trabalhadores, que antes formavam um formigão humano, sumiram das obras, administradas por um consórcio de três empresas, que dispensou mais de 1,5 mil operários, há cerca de três meses.  Encontramos pouco mais de 15 pessoas trabalhando num arqueduto, parte do projeto onde seria necessário pelo menos o triplo.

Na administradora do consórcio, no centro de Cabrobó, ninguém dá informação sobre a marcha lenta da obra nem tampouco no canteiro administrado pelo Exército, este responsável pelo canal de aproximação, ou seja, a principal tomada de água que levará o líquido para quatro Estados do Nordeste, partindo da nascente do rio São Francisco, também em Cabrobó.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lá, o Exército proíbe a entrada e alega que as informações sobre o andamento da obra só podem ser passadas pelo Ministério da Integração, em Brasília. Conseguimos chegar em parte da obra, cujo canal parece concluído. Fica na beira da BR que dá acesso ao município de Cabrobó, rumo a Petrolina.

Na parte da obra de responsabilidade do consórcio, formado pelas empresas Serveng, Paulista e Carioca, encontramos no canal um trabalhador – que não identificamos para não provocar represália – que contou que só existem pouco mais de 200 pessoas trabalhando. “O crachá de um amigo meu dispensado, no pico da obra, já chegou a ser o de número 2.295”, revelou, para confirmar que houve, na verdade, uma grande vassourada na peãozada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo informações da Prefeitura de Cabrobó, a obra está praticamente parada por causa dos cortes de pessoal, mas foram concluídos 63% do canal. Isso justificaria a dispensa de pessoal. Mas, não é o que dizem os trabalhadores. “Aqui, para concluirmos o restante da obra, teríamos que ter pelo menos o triplo de pessoas contratadas”, diz João Cândido da Silva, que teve dois parentes cortados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com os cortes, quem mais sofreu foi o comércio, cujo movimento foi reduzido em 60%, e a Prefeitura também, que teve uma brutal queda no recolhimento do ISS – Imposto Sobre Serviço. “Antes da dispensa de pessoal, a gente vendia muita roupa para os trabalhadores. Nosso movimento caiu 70%, confessa a comerciante Neusa Gomes, da Realce Modas, no centro de Cabrobó.

 Já o comerciante João Freire, do Pague Menos, um dos maiores da cidade, estimou em 40% a redução das suas vendas. Dispensado da obra, José Pires chegou a abrir uma pousada em Cabrobó pensando em aproveitar o grande movimento na cidade gerado com as obras da transposição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas, seu sonho não se realizou. “Eu abri a pousada em dezembro. Quatro meses depois, o consórcio dispensou os trabalhadores”, disse Pires. Segundo ele, a pousada, que é bem simples, com 19 apartamentos, só não chegou a ser fechada porque sobrevive do movimento de viajantes da região, a maioria que não envolvida diretamente com as obras da transposição do São Francisco.

O corte dos trabalhadores não tem ainda uma explicação convincente. O que se sabe é que o Governo Federal teria dado um calote no consórcio responsável pela obra. Sem fluxo de caixa, as empreiteiras foram obrigadas ao corte brusco. Já na obra de responsabilidade do Exército, os operários são da própria corporação e a terceirização de mão-de-obra não chega a 10% do total contratado. (Fotos de Júnior Finfa) 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Jason Lagos

A fábrica de hemoderivados ficou incluída nos etecéteras, hehe. Mas valeu pela lembrança, José Carlos.

jose carlos da silva

Jason voce esqueceu da fábrica dos HEMODERIVADOS em goiana que até hoje não saiu da terraplenagem. Superfaturam as horas de máquina em cerca de 150 milhões(refinaria e hemoderivados) e tchau. Certamente dinheiro desviado para a campanha. Pode ser o caso na transposição.

LAURO SOUSA

ESSE JARBAS EH UM BOSTA! PORQUE ELE SERIA MELHOR DO QUE O DUDU DOS PRECATÓRIOS? SÃO DOIS SAFADOS - COMO TODOS OS OUTROS POLÍTICOS. LADRÕES CRITICANDO LADRÕES.. QUEM APOIA POLÍTICO É SAFADO E LADRÃO.... SEJA ELE QUEM FOR. POLÍTICO BOM É POLÍTICO SEM VIDA, DEITADO NUM CAIXÃO! DANEM-SE TODOS....

Jason Lagos

Refinaria, Transnordestina, duplicação da BR-101, Transposição, hidrelétrica de Belo Monte, Trem-Bala, 1 milhão de casas, PAC 1, PAC 2, etc, etc, etc. Se os lulistas fossem um pouquinho mais racionais, e um pouquinho menos deslumbrados com o Mulá, também já teriam enchido o saco com tanta enrolação.

fredson lima dos santos

agora é DILMA ,EDUARDO, HUMBERTO E ARMANDO. MAGNOSERRABASTA SE CONFORME CABROBÓ É LULA A GORA É DILMA?