Lavareda

24/10


2020

Paulo Câmara atende demandas em Garanhuns

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, cumpriu agenda em Garanhuns, ontem e hoje, atendendo a requerimentos do deputado estadual Sivaldo Albino (PSB), que concorre à Prefeitura. Por estar em campanha eleitoral, o parlamentar não esteve presente nas atividades oficiais do governo.

Assim que chegou ao município, Câmara assinou a autorização para iniciar o processo de licitação para a requalificação do Aeroporto de Garanhuns, uma das solicitações de Albino na Assembleia Legislativa. A obra contará com a reconstrução do pavimento da pista de pouso, a recuperação do terminal de passageiros, entre outras obras de infraestrutura, com investimento que chega próximo aos R$ 4 milhões.

A ação atende a Azul Linhas Aéreas, mas também outras empresas comerciais que queiram se instalar no aeroporto e tenham autorização para o transporte aéreo. Outro pedido do deputado estadual que foi contemplado é o do sistema de abastecimento de água da Compesa para a Comunidade Quilombola do Castainho, beneficiando cerca de 560 familias. O investimento conta com emenda parlamentar do gabinete de Albino. O governador também atendeu solicitação do deputado para levar água a 280 famílias do Jardim Petrópolis.

De acordo com Sivaldo Albino, Garanhuns tem recebido investimentos pela parceria com o Governo, que entendeu a necessidade através de seus requerimentos e emendas, apresentação das demandas diretamente às secretarias e com o apoio significativo do próprio governador.

Na visita, Paulo Câmara também vistoriou as obras do Sistema de Abastecimento de Água do município, acompanhado da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e da presidente da Compesa, Manoela Marinho. A intervenção, orçada em R$ 18 milhões, visa a melhorar a oferta de água para os 140 mil moradores da cidade. Os secretários Nilton Mota e Dilson Peixoto também estiveram na comitiva do governador.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Parabéns Governador, eu sempre defendi que Garanhuns, tivesse um Deputado, Parabéns Sivaldo, que você continue Deputado, para o bem de Garanhuns.


O Jornal do Poder

24/10


2020

João recebe apoio de mulheres do Republicanos

O candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular, deputado federal João Campos (PSB), participou de um encontro com mulheres do Republicanos, em hotel na zona Sul do Recife, hoje. Na ocasião, o prefeiturável esteve acompanhado da vice, Isabella de Roldão (PDT), do presidente estadual do Republicanos, Silvio Costa Filho, do deputado estadual William Brigido e da vereadora Ana Lúcia (ambos do Republicanos), que é secretária estadual do Mulheres Republicanas e entregou uma carta com sugestões para a cidade ao postulante. 

João teve a oportunidade de detalhar ações e iniciativas que objetivam assegurar mais espaços às mulheres. Ele falou sobre a igualdade de oportunidades ser uma de suas lutas, além de garantir às mulheres condições de empreender. Caso eleito, o socialista se comprometeu em ampliar serviços públicos que beneficiem diretamente as mulheres e suas famílias, como dobrar o número de vagas em creches. 

"É um desafio que precisamos e vamos enfrentar. Ampliar o número de vagas em creches é garantir que as mães possam deixar os seus filhos em um local com segurança e com o tratamento devido, enquanto estudam, trabalham, se capacitam. É um ação que vai nos permitir ver cada vez mais mulheres atuando em papéis de destaque e contribuindo para a construção da sociedade que queremos", atestou. 

Em sua proposta de regularização fundiária, João pretende entregar 50 mil títulos de posse de imóveis no Recife. Hoje, anunciou que o documento será no nome da mulher que integra cada família. Também neste sábado, o postulante do PSB realizou caminhada pelo bairro dos Coelhos e Brasília Teimosa. À tarde compareceu a uma caminhada na Campina do Barreto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

MARCOS MORAIS

Finalmente Magno uma matéria positiva sobre a candidatura de João Campos neste blog.


Abreu no Zap

24/10


2020

Em Passira, multidão leva candidato nos ombros

No interior pernambucano, as aglomerações continuam para valer. O que determina o ritmo da campanha é a emoção da população. Em Passira, no Agreste Setentrional, o candidato a prefeito Silvestre (PSD) é carregado nos ombros pela multidão, muitos sem máscara, como é possível ver no vídeo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

24/10


2020

TCE mantém rejeição de contas de Rênya em Passira

Os conselheiros do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) mantiveram a rejeição das contas do exercício financeiro de 2017 da prefeita de Passira, Rênya Carla (PP). Um acórdão publicado, ontem, no Diário Oficial negou provimento ao recurso apresentado pela gestora.

Na justificativa, os conselheiros afirmam que "a ausência de recolhimento ao Regime Geral de Previdência Social afronta os princípios expressos da administração pública e o dever de contribuir para seguridade social (Constituição da República, artigos 37, 195 e 201)" e que "configura infração administrativa a não adoção, no prazo legal, de medidas suficientes para abater o excesso de gastos com pessoal".

Ainda segundo o TCE, Rênya "não elidiu as irregularidades relativas à extrapolação do limite de gastos com pessoal, à inscrição de restos a pagar sem que houvesse disponibilidade de recursos, bem como o desrespeito às regras de recolhimento de contribuições previdenciárias (patronal e suplementar) devidas ao RGPS".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/10


2020

TRE fixa entendimento sobre nomes coletivos nas urnas

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) fixou entendimento sobre nomes usados nas urnas que possam indicar a prática das chamadas candidaturas coletivas ou compartilhadas. A definição ocorreu ontem em julgamento de recurso eleitoral. De acordo com o pleno, o nome que aparece na urna eletrônica não pode causar nenhum tipo de dúvida ao eleitor.

Esta foi a primeira vez que o TRE-PE se manifestou, de maneira colegiada, sobre o tema. O caso chegou à Corte a partir do recurso movido por Adevania Coelho de Alencar Carvalho, candidata a vereadora em Ouricuri pelo PSOL. No último dia 11 de outubro, o juiz da 82ª Zona Eleitoral, Carlos Eduardo das Neves Mathias, deferiu o pedido de registro de candidatura, porém determinou que, na urna eletrônica, a postulante apareça com o nome "Adevania".

A candidata, então, recorreu porque pretendia usar, na urna eletrônica, o nome "Coletiva Elas” ou, em caso de rejeição deste pedido, a expressão “Adevania do Coletiva Elas”. Por cinco votos a dois, o colegiado referendou a decisão do juiz e vetou o recurso da postulante. Com isso, ela terá de utilizar nas urnas o nome "Adevania".

Votaram desta forma os desembargadores Frederico Neves (presidente), Carlos Gonçalves de Moraes (vice-presidente e corregedor), José Alberto de Barros Freitas Filho, Carlos Gil Rodrigues Filho e Rodrigo Cahu Beltrão. Já o relator do processo, desembargador Ruy Trezena Patu Junior, e o desembargador Edilson Pereira Nobre votaram pelo provimento parcial do recurso, deferindo a segunda opção de nome de urna da candidata, "Adevania do Coletiva Elas".

*Com informações do TRE-PE.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/10


2020

Matuto vai ao STJ para voltar à Prefeitura de Paulista

Está nas mãos do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, a decisão de manter ou não o prefeito de Paulista, Junior Matuto (PSB), afastado do cargo. Pela segunda vez, a Justiça determinou sua saída da administração municipal devido às operações Chorume e Locatário, deflagradas pela Polícia Civil em julho.

A defesa de Matuto entrou com um pedido de suspensão de liminar e de sentença no STJ, na última quinta-feira (22), para tentar retornar à Prefeitura. Ontem, o vice-prefeito de Paulista, Jorge Carreirro (PV), foi empossado na Câmara Municipal como novo chefe do Executivo.


 
 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/10


2020

Ex-prefeito de Bonito diz que aliado vai dar lapada em rival

O ex-prefeito de Bonito Ruy Barbosa apareceu em vídeo dizendo que seu grupo político "vai dar lapada" no adversário. O gestor apoia a reeleição de Gustavo Adolfo (PSB), que compete contra Doutor Edmilson (PCdoB). A declaração tem causado controvérsia e não representa o que se espera de um homem público.

É legítimo da democracia superar o adversário nas urnas. O que não é correto é usar um termo tão vulgar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/10


2020

Celso caminha com Fernando Bezerra em Olinda

Ao lado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado estadual Antônio Coelho (DEM), o candidato a prefeito de Olinda Celso Muniz (MDB) e sua vice, Patrícia Henry (MDB), realizaram, na noite de ontem, uma caminhada no Terminal de Passarinho. Vários candidatos a vereador também participaram do ato.

No percurso, Celso, Patrícia, Fernando e Antônio Coelho conversaram com os moradores sobre as propostas para o município, distribuíram panfletos e ouviram os problemas da comunidade. O senador Fernando Bezerra Coelho demonstrou confiança sobre eventual vitória de Celso Muniz em Olinda.

"Nessa caminhada sentimos a alegria, o acolhimento e o desejo das pessoas em viver dias de avanços e desenvolvimento através do trabalho de Celso. Com nosso apoio e a vontade do povo, dia 15 Olinda vai poder firmar compromisso com a mudança”, afirmou o senador, que disse que trabalhará em Brasília para novos projetos chegarem à Olinda.

Celso Muniz destacou a importância de ter o apoio do senador e do deputado Antonio Coelho na parceria para buscar projetos. Um deles é a construção do Hospital Municipal de Olinda. “Está no nosso plano de governo e com o apoio de Fernando no Senado Federal e de Antônio na Assembleia Legislativa, vamos ter condições de ter esse hospital, como também outros projetos na área de saúde que passam por um estudo de viabilidade na construção do Hospital da Mulher e do Hospital do Idoso”, disse. “Queremos uma saúde melhor para a população de Olinda e Fernando e Antônio estão afinados na construção desta mudança”, completou Celso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/10


2020

Aluísio Lessa caminha com Katiana em Abreu

O deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) cumpriu agenda em Abreu e Lima, na tarde de ontem, e participou de caminhada pelo bairro de Caetés III ao lado da candidata a prefeita Katiana Gadelha (PDT) e de um postulante a vereador. O parlamentar afirma que sentiu um retorno positivo da população nas ruas durante o ato.

"Muito me honra unir forças com Katiana para retomar o trabalho iniciado pelo prefeito Jerônimo Gadelha em favor de Abreu e Lima. A família Gadelha é sinônimo de ação social e dedicação àqueles que mais precisam. Pelo sentimento das ruas, não tenho dúvida de que ela será a nova prefeita", comentou.

GOIANA  À noite, Lessa foi ao município de Goiana, na Mata Norte. Ao lado da vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB), e do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP), participou de ato político da candidata a prefeita Olga Sena (PCdoB).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/10


2020

Priscila vai ao TCE barrar licitação de R$ 27 mi para ponte no Recife

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) protocolou, ontem, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), um pedido de cautelar solicitando a suspensão da concorrência, no âmbito da Prefeitura do Recife, para a contratação de serviços técnicos de engenharia em prol da execução das obras da ponte Monteiro-Iputinga.

Segundo a parlamentar, o termo de referência foi elaborado novamente sem estudos de viabilidade e impacto, fato que pode acarretar mais prejuízos em torno da intervenção. Iniciada em 2012, a obra foi julgada irregular pelo TCE. Uma auditoria especial concluída em 2018 já identificou prejuízo de pelo menos R$ 10,5 milhões na intervenção. Antes marcada para o próximo dia 28, a licitação foi adiada para 03 de dezembro.

Ainda de acordo com Priscila, "o pedido de cautelar discorre sobre irregularidades, por parte da gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB), no que se refere aos aspectos urbanísticos, técnicos e jurídicos da nova licitação". A respeito da questão urbanística, Priscila registra que o novo projeto insiste em erro anterior. “A ponte não ligará nada a coisa nenhuma, pois a intervenção só planeja a construção da ponte em si e não dos acessos tanto do lado da Iputinga quanto do Monteiro. No âmbito técnico, o reconhecimento antecipado de que haverá aditivo ao contrato seria uma confissão de um novo entrave à vista", avalia.  

Priscila afirma que o novo edital não veio acompanhado do projeto executivo do sistema viário completo, que objetiva ligar a Avenida Mauricio de Nassau, na Iputinga, à Estrada do Encanamento, em Casa Forte. “Pode-se afirmar que a ponte não responde aos objetivos pelos quais se pretende executá-la sem considerar a sua integração com a cidade”, destaca. Para ela, "a nova ponte não terá acesso, nem serventia, e se transformará num grande 'portal-monumento' a ser erguido sobre o Rio Capibaribe". Trata-se de um desenho-remendo denominado Novo Projeto sobre um projeto básico original eivado de equívocos e omissões”.

A peça protocolada também questiona a demolição de parte da estrutura construída, prevista nesse novo projeto, sem que tenha havido a reparação dos danos financeiros aos cofres públicos por parte dos responsáveis pela obra irregular. “A análise da trajetória dessa obra remete ao Tribunal de Contas a decisão de suspensão de uma intervenção urbana tratada com irresponsabilidade, leviandade e descumprimento do ordenamento jurídico”, conclui Priscila.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


24/10


2020

Ibope em Maceió: Alfredo 24%, JHC 24% e Davi Filho 15%

Pesquisa Ibope divulgada pela TV Gazeta de Alagoas ontem aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para a Prefeitura de Maceió nas Eleições 2020:

  • Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB): 24%
  • JHC (PSB): 24%
  • Davi Davino Filho (Progressistas): 15%
  • Cícero Almeida (DC): 6%
  • Valéria Correia (PSOL): 3%
  • Josan Leite (Patriota): 2%
  • Ricardo Barbosa (PT): 2%
  • Lenilda Luna (UP): 1%
  • Corintho Campelo (PMN): 1%
  • Cícero Filho (PCdoB): 1%
  • Nenhum/branco/nulo: 10%
  • Não sabe/Não respondeu: 11%

Evolução

Em relação ao levantamento anterior do Ibope, de 9 de outubro:

  • Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) foi de 26% para 24%;
  • JHC (PSB) foi de 25% para 24%;
  • Davi Davino Filho (Progressistas) foi de 5% para 15%;
  • Cícero Almeida (DC) foi de 10% para 6%;
  • Valéria Correia (PSOL) foi de 2% para 3%;
  • Josan Leite (Patriota) foi de 2% para 2%;
  • Ricardo Barbosa (PT) foi de 2% para 2%;
  • Lenilda Luna (UP) foi de 3% para 1%;
  • Corintho Campelo (PMN) foi de 1% para 1%;
  • Cícero Filho (PCdoB) foi de 1% para 1%;
  • Os brancos e nulos foram de 14% para 10%;
  • Os indecisos foram de 8% para 11%.

Rejeição

A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Os percentuais foram os seguintes:

  • Cícero Almeida (DC): 52%
  • Ricardo Barbosa (PT): 23%
  • Lenilda Luna (UP): 19%
  • Cícero Filho (PCdoB): 18%
  • Corintho Campelo (PMN): 18%
  • JHC (PSB): 16%
  • Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB): 16%
  • Valéria Correia (PSOL): 16%
  • Davi Davino Filho (Progressistas): 15%
  • Josan Leite (Patriota): 15%

Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%

Pesquisa espontânea

O Ibope também tratou da intenção de votos espontânea, quando o eleitor diz em quem vai votar sem ter os nomes dos candidatos apresentados. Veja os resultados:

  • Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB): 20%
  • JHC (PSB): 17%
  • Davi Davino Filho (Progressistas): 10%
  • Cícero Almeida (DC): 2%
  • Josan Leite (Patriota): 2%
  • Ricardo Barbosa (PT): 2%
  • Valéria Correia (PSOL): 2%
  • Lenilda Luna (UP): 0%
  • Cícero Filho (PCdoB): 0%
  • Corintho Campelo (PMN): Não foi citado
  • Outros: 1%
  • Nenhum/branco/nulo: 12%
  • Não sabe/Não respondeu: 33%

A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas.

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos

Quem foi ouvido: 504 eleitores da cidade de Maceió

Quando a pesquisa foi feita: de 21 a 22 de outubro

Número de identificação na Justiça Eleitoral: AL 0075/2020

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

*Informações extraídas do G1 AL


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha