FMO janeiro 2020

29/11


2011

É a sociedade que precisa de salvaguardas

     * Fernando Veloso

Todo o Poder emana do Povo e em seu nome deve ser exercido? É assim que é apresentada a Constituição Brasileira, elaborada em 1988 por um Parlamento livremente eleito. Diz a nossa Carta Magna que os poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) são constituídos pelo Povo para a efetiva existência de uma Nação livre, na qual os atos de força impostos por uma Ditadura Militar, por mais de duas décadas, foram substituídos por um regime democrático, em que prevalece o Estado de Direito.

Este Estado de Direito não permite que um censor entre numa redação, veja textos, proíba o que quiser e mande prender, torturar e matar jornalistas, na base da força e da ilegalidade.
 
O Brasil conquistou a liberdade plena. A lei proíbe invasão de redação, proíbe violência contra jornalistas e proíbe a censura política, garantindo a liberdade de expressão. Há uma vasta proteção à liberdade de imprensa e ao jornalista.

Mas o jornalista, como todo cidadão, deve acatar e respeitar as leis, embora alguns desses profissionais se considerem vacas sagradas, que estão acima do Bem e do Mal. Tem jornalista que comete erro grosseiro e nunca pede desculpa. Insiste no erro e sai atacando as pessoas, usando o poder e a força do espaço que tem para servir à sociedade, como metralhadora para atender seus objetivos pessoais.

E se alguém busca amparo legal por se sentir prejudicado por jornalista ou órgão de imprensa vem logo o jargão... É censura, é cerceamento de liberdade. Trata-se de uma percepção totalmente equivocada. Quem não fica satisfeito com um julgamento da Justiça tem o direito de recorrer, em várias instâncias.

A Justiça não pratica ato discricionário no Regime Democrático. O Poder dela, como vimos acima, emana do povo. A Justiça aplica a lei para o estabelecimento da Paz Social. A Democracia se sustenta na Força do Direito, para que não prevaleça o direito da força.

Uma decisão judicial na Democracia é ato jurídico perfeito, amparado em inquestionável legalidade. A Justiça não persegue, nem cerceia ninguém, só cumpre o seu papel de aplicar a Lei. Toda dia a Justiça recebe ações contra jornais e jornalistas. Tem muito reclamante que perde a ação. Outros ganham. Se a pessoa condenada entende que o juiz errou, vai recorrer da decisão.

É claro que a legislação brasileira na área de comunicação pode e deve melhorar. Este é o entendimento do nosso movimento sindical. No início da década de 90 entregamos no Congresso Nacional um conjunto de propostas. Na condição de Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e dirigente da Fenaj -Federação Nacional dos Jornalistas - discursei na Comissão de Constituição e Justiça do Senado para apresentar as propostas, que incluem uma nova lei da Comunicação e a formação do Conselho Nacional de Comunicação Social (esta já aprovada).

O que ali dissemos continua válido hoje: Não pregamos mudanças na Lei para garantir privilégios para empresas e profissionais de comunicação. Defendemos a ampliação do controle social como afirmação da cidadania. É a sociedade que precisa de salvaguardas, de proteção institucional, frente ao extraordinário poder dos meios de comunicação.

*Fernando Veloso, Jornalista. Presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (1989-1991), Vice-Presidente da Fenaj (1991-1994), Professor de Ética nos Meios de Comunicação, curso de Jornalismo, da Universidade Católica de Pernambuco (1986-1996), atual Assessor de Comunicação da PMJ.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

adalberto ribeiro

Nao entendi a prosopopeia de Fernando Veloso. Diante do caso concreto de agressao a um jornalista, agressão ao direito de opinião, qual a opiniao dele? Veloso defende a "ampliação do controle social". Aí é que mora o perigo. DeEfende a liberdade de expressão, contudo, todavia ... Juro q ñ entendi

Bartolomeu Lopes

Esse sim, é um artigo que o blogueiro deve aprender e recomendar. Texto coerente, justo, preciso, imparcial, e uma aula àqueles mostrando como se deve comportar os jornalistas, principalmente, os que fazem militância política. É isso.

Flavio

Fernando é TRICOLOR!


Detra maio 2020 CRLV

29/11


2011

Ficha suja: Capiberibe toma posse como senador

O ex-governador do Amapá João Capiberibe (PSB) tomou posse na tarde desta terça-feira (29) como senador, dez meses após o início do ano legislativo. Barrado pela Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010, ele conseguiu na Justiça o direito de tomar posse, sendo diplomado no último dia 14. O político foi empossado no cargo pelo presidente do Senado, José Sarney, e realizou hoje seu primeiro discurso em plenário como senador.

Sua mulher, Janete Capiberibe (PSB-AP), também tinha sido barrada pela Ficha Limpa e já tomou posse na Câmara como deputada federal.Ambos foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa, por terem tido seus mandatos cassados, entre 2005 e 2006. Eles foram acusados de pagar duas parcelas de R$ 26 para comprar votos, nas eleições de 2002, mas testemunhas revelaram à Justiça, no ano passado, que a ação foi armada e que os supostos eleitores “comprados” pelo casal receberam dinheiro para acusá-los. O caso ainda é investigado pelo Ministério Público Federal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Maio

29/11


2011

Tribuna do leitor: Pernambuco não merece usina suja

“Enquanto o mundo se mobiliza para enfrentar de forma forte e com bastante intensidade o aquecimento global, Pernambuco retrocede, quando quer a instalação de uma usina riquíssima em poluentes. Estamos falando da maior termelétrica a óleo combustível do mundo e que foi nomeada Suape III, orçada em mais de R$ 2 bilhões de reais. A Termoelétrica vai render para Pernambuco cerca de 2.500 empregos, entre diretos e indiretos, e mais quatro mil durantes as obras, a pergunta é: Será que vale a pena ter tantas vagas de emprego colocando a nossa qualidade de vida em risco?

É essa resposta que todos os pernambucanos querem do governo do estado de Pernambuco e do secretario de meio ambiente, Sérgio Xavier(PV), inclusive, ele ainda não se pronunciou sobre o assunto. O mais estranho é o silêncio do secretario Sérgio Xavier, que é do Partido Verde. A ideologia de Sérgio foi embora? Para que todos entendam a gravidade da instalação dessa usina em Pernambucano é preciso saber que, cada dia de funcionamento dessa usina será lançado ao meio ambiente uma quantia avultada de inúmeros gases que são altamente prejudiciais à saúde humana, na ocasião será lançada também ao AR mais de 25.000 mil toneladas de CO² por dia.

Enfim, queremos um mundo melhor amanhã, queremos qualidade de vida. Não podemos pensar que, pensar no meio ambiente está reservado somente para autoridades ou partidos políticos que dizem se preocupar com o meio ambiente. Essa preocupação tem que ser coletiva, de toda sociedade, partidos políticos, políticos, religiosos, jovens e etc. Temos que pensar todos juntos, de mãos dadas e agarrando de fato essa causa, pensando no amanhã e na qualidade de vida que deixaremos para nossos futuros filhos e netos. Não vamos permitir que o governador traga para Pernambuco essa usina, nossa gente corre risco.

Jefferson Paz
Secretário Geral da JPMDB de Caruaru


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura do Ipojuca

29/11


2011

Voto de repúdio ao secretário Isaltino Buracão

A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho aprovou, nesta manhã, um voto de repúdio ao secretário estadual de Transportes, Isaltino Nascimento. O motivo do ato é o estado deplorável em que se encontra a PE-37, que dá acesso ao distrito de Pirapama. Já foram feitos vários requerimentos, houve visita de corpo técnico no local e a população de Pirapama já realizou protestos, mas nada foi feito. Hoje, o vereador José Feliciano, conhecido como Cianinho, do PMN, apresentou o voto de repúdio que foi aceito pelos demais vereadores presentes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Salviano Ferraz

Quero dizer de quem merece o voto de repúdio é o governador;Quem manda no secretário?Quem governa o Estado?Quem é responsável pelos buracos de Pernambuco?A resposta é só uma Eduardo Campos;

O povo está de OLHO

Sempre soube que cada macaco no seu calho. Não entendo o motivo de não se ter naquela secretaria um técnico, um engenheiro, mesmo que não fosse um POLÍTICO. Porque na secretaria de saude temos um MEDICO, e não um ENFERMEIRO, com todo respeito a essa ultma profissão.



29/11


2011

Entre no chat e participe do Frente a Frente

Já estou nos estúdios da Rede Pernambucana de Rádio. Daqui a pouco, passo a ancorar o programa Frente a Frente, em companhia de Adriano Roberto. O programa é retransmitido por 30 emissoras no Estado, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife. Se você estiver em outro Estado ou País, ouça pela rádio do blog clicando no botão aí ao lado “Frente a Frente com Magno Martins”. Participe! Mande o seu e-mail no frenteafrentecommagno@gmail.com ou participe entrando no chat pela página de Adriano Roberto: www.reporterdosconcursos.com.br Quando abrir clique em chat. Ou então pela www.redepernambucana.radio.br


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

29/11


2011

Cadê o Sindicato?

Mister MM, 

entrei numa lan house aqui na cidade para lhe enviar esta mensagem.
Solicito postar o seguinte:

Alô-alô, presidente do Sindicato dos Jornalistas, Claudia Eloi!

Alô-alô pessoal da comissão de ética profissional!

Alô-alô demais diretores!

Cadê vocês? O jornalista Magno Martins Martins foi agredido e hostilizado no exercício da profissão. O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco tem o dever moral de se manifestar em solidariedade a Magno.

É questão de se fazer respeitar. Se o Sindicato omitir-se nesse caso, merece o repúdio da categoria.
 
José Adalberto Ribeiro, jornalista profissional


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

M J Fonseca

É VERDADE. O SINDICATO FEZ VISTA GROSSA? QUE HORROR! QUE POVO MEDROSO E QUE VIVE EM CIMA DO MURO. ESSA OCORRÊNCIA MERECE UMA MANIFESTAÇÃO DO SINDICATO MESMO.

O povo está de OLHO

Seria melhor que fosse narrado o fato, para nos solidariesarmos com o Magno

Gervandro Pires

Magno estou com você! cade o direito de imprensa deputado


Prefeitura de Serra Talhada

29/11


2011

Armando propõe R$ 100 milhões para ajudar vítimas de drogas

Membro titular da Subcomissão Permanente de Segurança Pública, o senador Armando Monteiro decidiu destinar, por meio de emenda de bancada, R$ 100 milhões para a prevenção e reinserção social dos usuários de crack, álcool e outras drogas, no Orçamento Geral da União de 2012. Os recursos fortalecerão as ações de combate e prevenção ao uso de drogas desenvolvidas em Pernambuco por meio do Programa Atitude, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado.

A emenda de Armando Monteiro aloca os R$ 100 milhões no Funad – Fundo Nacional Antidrogas -, do Ministério da Justiça, que os repassará ao Governo de Pernambuco. Atualmente, o Atitude é desenvolvido no Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e em Caruaru, no Agreste. Através de cofinanciamento, ainda há unidades em Bom Jardim, também no Agreste.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

29/11


2011

Agressão de deputado repercute na Paraíba

Abaixo, nota publicada no blog do jornalista Luís Tôrres, um dos blogueiros mais lidos na Paraíba:

“Devo confessar. Nunca tinha ouvido falar no deputado pernambucano chamado Antônio Moraes, do PSDB. Ouvi hoje ao saber que o referido deputado, num gesto destemperado, partiu pra cima do blogueiro Magno Martins, renomado jornalista de Pernambuco, por não gostar de análises feitas pelo comunicador, ameaçando-o e xingando-o.
 
Maneira triste de um deputado ficar conhecido fora do seu estado.
 
Tudo porque Magno Martins criticou o projeto de lei do deputado sugerindo a liberação da venda de bebidas nos estádios de futebol. Ao chegar no Restaurante Spetus, em Recife, para lançamento do Anuário dos Municípios, Magno viu um deputado eleito pelo povo transgredir os limites da civilidade e da democracia e ameaça-lo de agressão com o dedo em sua cara: “Não me chame de lobista. Lobista é a p...”, disparou Antonio de Moraes, que é delegado de Polícia.
 
É exatamente pra evitar atitudes irracionais e registros de violência, como esse pretendido pelo deputado, que a venda de bebida foi proibida nos estádios.
 
Ao amigo Magno Martins, nossa solidariedade.
 
Ao deputado, o meu desprazer em conhecê-lo.
 
Luís Tôrres


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

arnaldo cicero marques

Qual a quantidade de alcool que ...?

Ana Maria Barbosa

.... de um legítimo Legislador, e, de fé cristã, o que pode causar inveja a homens fracos e pobres de caráter. Quem convive ou apenas conhece o homem, o deputado, o amigo, o pai, o esposo, o tio, o colega, e o irmão Antonio Moraes, sabe que são verdadeiras as minhas palavras.

Ana Maria Barbosa

Infelizmente temos jornalistas sensacionalistas, que querem se promover com injurias a homens decentes, competentes, honesto, amigo e respeitoso, a exemplo do deputado Antonio Moraes, um pai de família integro, um profissional responsável e atuante, homem de vida publica dedicada aos propósitos de

Ana Maria Barbosa

Infelizmente temos jornalistas sensacionalistas, que querem se promover com injurias a homens decentes, competentes, honesto, amigo e respeitoso, a exemplo do deputado Antonio Moraes, um pai de família integro, um profissional responsável e atuante, homem de vida publica dedicada aos propósitos de

roberto lima

se foi feita alguma acusação grave ao deputado sem fundamentação e se esse senhor acha-se prejudicado deveria sim procurar a justiça e nunca agredir escudado num mandato popular


Shopping Aragão

29/11


2011

Kassab vai esperar férias de Eduardo para vir ao Estado

 

 

 

 

 

 

 

 

Rivânia Queiroz, repórter especial

A visita do presidente nacional do PSD e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a Pernambuco, que iria acontecer no início de dezembro, agora, ficará para a segunda quinzena de janeiro. Isso porque o gestor faz questão de estar ao lado do amigo e aliado Eduardo Campos, que estará viajando a partir do dia 9, de férias com a família.

A vinda do prefeito ao Estado será a primeira agenda pública em Pernambuco após a criação do PSD. A ideia é fazer uma grande reunião com aliados e lideranças da sigla de todas as regiões.

Força
Atualmente, o PSD estadual comanda 20 prefeituras e tem ainda 15 vices-prefeitos; 304 vereadores; quatro deputados e 5.200 filiados em todo o Estado.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/11


2011

Aguinaldo Fenelon no Frente a Frente

No Frente a Frente de hoje, programa que apresento pela Rede Pernambucana de Rádio, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, será um dos principais entrevistados. Aborda a proposta da liberação de bebida nos estádios. O programa, que vai ao ar das 18 às 19 horas, é retransmitido por 33 emissoras, tendo a Rádio Folha 96,7 FM como cabeça de rede. Veja abaixo as demais emissoras que integram a rede:

Rádio Folha 96,7 – Recife

Liberdade FM de Caruaru - 94,7

Integração FM de Surubim - 88,5

Líder do Vale FM de Serra Talhada – 99,7

Pajeú de Afogados da Ingazeira - AM 1.500

Ponte de Petrolina FM - 91,5

Sertânia FM - 100,1

Rádio Planalto AM do Recife – 950

Educadora AM de Belém de São Francisco - 1.470

Bitury AM de Belo Jardim - 1530

Cardeal Arcoverde AM – 600

Papacaça AM – 1470 – Bom Conselho

Verdejante de Verdejante FM - 104,9

Rádio Calheta FM do Cabo de Santo Agostinho - 98,5

Cidade FM - 88.7 – Tabira

São Bento FM – 104,9

Sanharó FM 104.9

Alternativa FM 104.9 – Agrestina

Nova FM 87.9 – Mirandiba

Alternativa FM 98,5 – Nazaré da Mata

Rádio Beto Som – 104,9 FM Granito

Rádio Beto Som – 104,9 FM Parnamirim

Polo FM – Santa Cruz do Capibaribe – 101,9

Pop Brasil FM – Trindade – 93,7

Terra Nova FM – 104,9

Brígida FM – 104,9 – Orocó

Itacuruba FM – 104,9

Pop Sat Brasil FM Araripina – 93,7


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha