O Jornal do Poder

19/10


2020

Vice vira problemão para delegada

Em obediência a uma determinação judicial, este blog retirou a matéria "Vice de delegada é investigado pelo MP e TCE", publicada com exclusividade na última sexta-feira (16), sobre o produtor cultural Leonardo Salazar (Cidadania), vice da chapa encabeçada pela delegada Patrícia Domingos (Podemos) no Recife. A decisão, contudo, não é definitiva. Por isso, nosso departamento jurídico já recorreu à Justiça para que a reportagem volte a ser compartilhada com os nossos leitores e público em geral.

O blog aproveita para perguntar ao juiz responsável pela determinação se ele também mandará que o Blog Edmar Lyra e o Diário de Pernambuco removam as mesmas informações sobre Leonardo Salazar, que foram publicadas neste espaço em primeira mão, com base em documentos que atestam nossas informações.

Leia as matérias ao clicar abaixo:

Blog Edmar Lyra (19/10): MPPE investiga vice da Delegada Patrícia por possíveis irregularidades em licitações – https://www.edmarlyra.com/mppe-investiga-vice-da-delegada-patricia-por-possiveis-irregularidades-em-licitacoes/

Diário de Pernambuco (17/10): Delegada Patrícia defende vice investigado pelo MPPE e TCE – https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/politica/2020/10/delegada-patricia-defende-vice-investigado-pelo-mppe-e-tce.html

Diante dos fatos apresentados por este blog a partir de um grande trabalho de apuração, ferramenta primária do Jornalismo, só nos resta confiar e esperar que a Justiça Eleitoral reveja a decisão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

19/10


2020

Jornalista esmiúça detalhes inéditos da vida de Pelé

Por Hylda Cavalcanti

Detalhes inéditos da vida do Pelé, que está completando 80 anos agora em 2020, foram contados, hoje, pelo jornalista Silvestre Gorgulho, que lança na próxima sexta-feira (23) o livro intitulado “Casaca e chuteiras”, sobre a trajetória do Rei do futebol. Em live para o Blog do Magno, o jornalista contou que a publicação não consiste numa biografia e sim numa contextualização do talento de Pelé a partir de três acontecimentos que marcaram o país, na década 50, época destacada por transformações nos mais variados cenários – do esporte à política e à literatura.

O primeiro fato, citado por ele, foi 31 de janeiro de 1956, quando Juscelino Kubitscheck tomou posse como presidente do Brasil. O segundo foi 18 de abril, quando JK enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional pedindo autorização para transferir a capital federal para o Planalto Central e inaugurar Brasília em 1960.

Por fim, Gorgulho destacou setembro do mesmo ano, quando o menino Pelé, com apenas 15 anos, entrou em campo para participar do seu primeiro jogo profissional, pelo Santos. “Ele já iniciou fazendo gol”, contou animado.

Gorgulho afirmou que a década foi importante para a história do país não apenas pela construção de Brasília e pelo despontar do futebol brasileiro lá fora, como também pelo lançamento, na literatura, de duas grandes obras. Foram estas “Grande Sertão, Veredas”, clássico de Guimarães Rosa, e “Encontro Marcado”, de Fernando Sabino.

“Mostro todos esses acontecimentos até 1977, quando Pelé se aposentou do futebol”, relatou o jornalista. De acordo com Gorgulho, o jogador chama a atenção até hoje pelo jeito simples e humilde.

Segundo ele, Pelé sempre viveu bem financeiramente, mas nunca foi um homem rico, como muitos pensam. Em parte, devido ao fato de sempre ter trabalhado com sócios que administraram seu nome ao longo da carreira. Algumas destas parcerias deram certo, outras não.

Foi esse motivo inclusive, contou o autor, que levou Pelé a aceitar o convite para jogar no Cosmos, nos Estados Unidos. Na época, o jogador tinha dívidas a quitar em função de uma parceria frustrada e precisava receber um bom salário.

Gorgulho também informou que os jogadores da seleção brasileira da década de 50, ao contrário dos integrantes das seleções que ganharam o tetra e o pentacampeonato nas décadas de 90 e de 2000, nada receberam com a copa do mundo e que o valor estipulado para cada jogador foi de 100 dólares para cada um, por jogo.

Silvestre explica, ainda, um trecho considerado polêmico até hoje da biografia do rei: sua relação conflituosa com a filha Sandra, já falecida, fruto de um relacionamento casual, com quem ele nunca foi próximo e que teria demorado para assumir.

De acordo com o jornalista, a história verdadeira, nunca contada, é que o marido de Sandra tentou chantagear o jogador o que levou ao seu afastamento de Sandra. “Ela não soube, como filha, conquista-lo”, disse o escritor.

Mineiro, Silvestre Gorgulho migrou para Brasília em 1975, onde trabalhou em vários ministérios, no Congresso Nacional, na Embrapa e nos jornais Correio Braziliense e Jornal de Brasília, dentre outros veículos. Também foi secretário de Comunicação e de Cultura do Distrito Federal.

O livro do jornalista será lançado inicialmente no Rio de Janeiro, no Museu do Futebol. Posteriormente, seguirá para lançamento em outras capitais do país, incluindo Recife nesta programação. Em sua avaliação, a obra é resultado de uma pesquisa feita por ele ao longo dos últimos dez anos com o olho e faro apurados de quem sempre admirou Pelé. “A vida vale pelo número de momentos que nos tiram o fôlego e o Pelé é responsável por muitos destes momentos que nos tiraram o fôlego”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

19/10


2020

Gilvandro Estrela realiza carreata em Belo Jardim

Organizada pela coligação “Juntos em Defesa de Belo Jardim”, a carreata do candidato a prefeito Gilvandro Estrela (DEM) e seu vice, Dr Maneco, foi realizada ontem. O evento teve concentração na Cohab1 e contou com a manifestação espontânea de amigos, correligionários e candidatos a vereadores.

Gilvandro e Maneco desfilaram em carro aberto com suas respectivas famílias e responderam as manifestações de carinho por onde passaram. “Receber o apoio, carinho e energia dos belo-jardinenses durante essa motocada foi maravilhoso e extremamente empolgante. Isso mostra que há pessoas engajadas em construir um futuro responsável para nossa cidade. Estou muito feliz, sem palavras, para descrever a emoção em ver Belo Jardim pintado de verde, o verde da esperança. Prometo fazer minha parte e corresponder às expectativas”, agradeceu Gilvandro Estrela.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

Caxangá Ágape homenageia Mendonça e Priscila em jantar

O Caxangá Ágape promove um jantar festivo em homenagem a Mendonça Filho, ex-ministro da Educação e candidato a prefeito do Recife. O evento ocorre na quarta-feira (21), às 19h30, no restaurante Alphaiate, localizado no primeiro andar do Espaço Califórnia, na Avenida Boa Viagem.

Na ocasião, a deputada estadual Priscila Krause, vice da chapa de Mendonça, também será homenageada com o título de Cidadã Agapeana. Para participar, o valor da adesão é R$ 250.

SOBRE O CAXANGÁ ÁGAPE – Mais antiga confraria da América Latina em atividade, o Caxangá Ágape chega aos 75 anos de existência em 2020 e celebra o Jubileu de Diamante. A instituição, que foi fundada por Jack Ayres, hoje tem Kennedy Barreto como presidente executivo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Sem sombra de dúvida que Mendonça Filho, votou a favor da reforma trabalhista prejudicou os trabalhadores brasileiros, por isso tem que levar lapada dos Recifenses

Rafael C.Soares Quintas

Sem sombra de dúvida que Mendonça Filho é o mais preparado para gerir o Recife, o povo do Recife tem que entender isso; é Mendonça Filho Prefeito, o Recife só tem a ganhar com ele, acordem povo recifense!!!



19/10


2020

Os 80 anos de Pelé na live de hoje

Autor do livro “Casaca e chuteiras”, que trata da trajetória do Rei Pelé, o jornalista mineiro Silvestre Gorgulho, com quem trabalhei no Jornal de Brasília, é o convidado da live deste blog, hoje, às 19 horas, pelo Instagram.

Trata-se de resultado de uma pesquisa ao longo dos últimos dez anos com o olho e faro apurados do grande e talentoso repórter que é o Gorgulho. Imperdível.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

Lula reforça apoio a Marilia Arraes em mensagem

O ex-presidente Lula compartilhou, hoje, um vídeo da campanha de Marília Arraes à Prefeitura do Recife. Por meio de sua página oficial no Facebook, o líder petista escreveu: “Voto em São Bernardo, mas em Recife sou Marília Arraes. #Vote13.”

Marília tem destacado, nos últimos dias, o apoio dado por Lula a sua campanha no guia eleitoral e em publicações nas redes sociais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

José Múcio está com Covid-19

O presidente do Tribunal de Contas da União, José Múcio, está com Covid-19 e em isolamento em casa, com sintomas leves.

O também ministro do TCU Bruno Dantas, apesar de assintomático, fez mais de um teste, mas obteve resultados “contraditórios”.

Os dois estiveram no jantar de reconciliação entre Paulo Guedes e Rodrigo Maia, há duas semanas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

Prefeito foge do debate em Vitória de Santo Antão

O candidato a prefeito de Vitória de Santo Antão pelo MDB, Paulo Roberto, participou de um debate promovido pelo Conselho Municipal da Agricultura Familiar e Agroecologia da Vitória de Santo Antão. A dinâmica foi determinada pelo Conselho, que convidou os sete candidatos à Prefeitura por ofício e, somente o candidato a reeleição, Aglailson Júnior, do PSB, não compareceu nem enviou o candidato à vice ou ao menos uma justificativa.

“Mais uma vez o prefeito foge ao debate porque não tem planos para a cidade, não tem assunto ou o que debater. A intenção é apenas perpetuar-se no poder e continuar mandando em Vitória com a brutalidade e perseguição que lhe são peculiares”, comentou Paulo Roberto.

Foram disponibilizadas duas datas onde os candidatos puderam em quarenta minutos explicar os pontos dos seus planos de governo que tratam das questões voltadas para a agricultura. Em seguida os representantes do conselho e das associações rurais poderiam fazer perguntas.

Paulo Roberto destacou as excelentes condições para produção de alimentos em diversas cadeias produtivas e reafirmou seu compromisso em trabalhar em parceria com o conselho, as cooperativas e associações, promovendo, inclusive políticas de acesso ao mercado, programas de agroindústrias e estímulo às feiras livres, com melhoria das estruturas e condições apropriadas para feirantes e consumidores.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

Guedes e Maia negam auxílio emergencial em 2021

Por Renato Riella

Reduzido recentemente para R$ 300 (R$ 600 para mães solteiras), o auxílio emergencial não será estendido em 2021, disse no fim de semana o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele reiterou que o teto de gastos será mantido após o fim do estado de calamidade aprovado neste ano por causa da pandemia.

Essas declarações foram, em seguida, reforçadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. No entanto, no Congresso, há pressão da oposição para que o auxílio emergencial seja mantido em R$ 600, o que tem gerado obstrução na votação de projetos importantes.

Apesar de reafirmar o compromisso com o teto de gastos, o Ministro repetiu declarações anteriores, segundo as quais o Orçamento de Guerra poderá ser retomado caso o país seja novamente atingido por pandemia em outro ano.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2020

Inajá ganha perfuração de cinco novos poços artesianos

O município de Inajá, no Sertão do estado, está recebendo um reforço no abastecimento de água com perfuração e instalação de poços artesianos.

As localidades escolhidas para receberem os poços são Passagem de Pedra, Formosa, Poço da Areia, Peitudo e Nova Inajá, o objetivo é contribuir com a melhoria da vida do homem do campo, fortalecendo a produção da agricultura familiar.

A ação foi um esforço conjunto do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), do deputado federal Augusto Coutinho (SD), do deputado estadual Antônio Coelho (DEM) e do candidato à Prefeitura de Inajá pelo PP, Leonardo Martins.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha