O Jornal do Poder

18/10


2020

Vice da delegada Patrícia é alvo de auditoria do TCE

EXCLUSIVO

Houldine Nascimento, da equipe do blog

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) conduz uma auditoria especial sobre os gastos do São João de Caruaru em 2018. O processo nº 1821219-0 tem o conselheiro Carlos Neves na relatoria e analisa “irregularidades detectadas” nos recursos utilizados. Naquele ano, o produtor cultural Leonardo Santos Salazar (Cidadania), vice da chapa liderada pela delegada Patrícia Domingos (Podemos) na disputa pela Prefeitura do Recife, era o presidente do Comitê Gestor do São João da cidade. Ele é um dos alvos no processo (confira o documento).

Salazar tinha a responsabilidade de acompanhar e fiscalizar os contratos. Maria Alves da Silva, então presidente da Fundação de Cultura e Turismo do município, e Angelo Dimitre Bezerra da Silva, que era coordenador de controle interno do Comitê, são citados.

Além de acumular a função de presidente do Comitê Gestor, Leonardo Salazar era vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, cargo que deixou em janeiro deste ano. O Ministério Público de Pernambuco também detectou indícios de irregularidades em contratos milionários celebrados com prestadores de serviço no São João de Caruaru em 2018 e instaurou pelo menos dois inquéritos em 09 de maio de 2019.

Uma das empresas contratadas foi a Talentos Promecc Atacado e Produção de Eventos Ltda, que ficou responsável pela ornamentação e buffet para camarins, entre outros serviços, ao custo de R$ 2.238 milhões. A GJB Locações e Serviços Ltda foi outra prestadora, que se encarregou da limpeza, conservação e higienização dos eventos juninos, com valor total de R$ 76.999,46.

Nos dois casos, o promotor de Justiça Marcus Alexandre Tieppo Rodrigues aponta “possibilidade de superfaturamento” e atesta que Leonardo Salazar estava designado “para acompanhamento e fiscalização” dos contratos. Além disso, considera “eventual conduta omissiva da administração pública quanto ao poder-dever de fiscalizar o adimplemento pela contratada”.

O produtor cultural Leonardo Salazar foi procurado pelo blog para que se pronunciasse sobre o caso. Sua assessoria limitou-se a encaminhar uma certidão negativa de contas julgadas irregulares pelo TCE-PE, emitida em 16 de outubro no nome do candidato a vice-prefeito do Recife.

Certidão não livra Leonardo Salazar de investigações

A reportagem consultou um advogado sobre a certidão com o nome de Leonardo Salazar. De acordo com ele, o documento não isenta o vice de Patrícia Domingos de responder às acusações de irregularidades enquanto esteve à frente do Comitê Gestor do São João caruaruense.

“O fato de Leonardo Salazar ter obtido certidão do TCE, o que, diga-se de passagem, todo e qualquer cidadão pode retirar diretamente através do site do órgão, não significa que ele não esteja sendo acusado das irregularidades identificadas pela equipe de auditoria do TCE, na gestão da Fundação de Caruaru, como é possível ser identificado no processo nº 1821219-0. Também não é um ‘salvo conduto’ não ser ordenador de despesas, já que o vice era o responsável pela fiscalização dos contratos e coordenador geral do São João Caruaru”, explica, em reserva. 

Situação do vice contradiz principal bandeira de campanha de Patrícia

A candidata a prefeita do Recife Patrícia Domingos se notabilizou por conduzir diversas investigações na Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp), extinta no final de 2018 pelo Governo de Pernambuco. Por sua atuação, ficou muito associada ao combate à corrupção, o que se tornou sua principal bandeira de campanha.

Patrícia Domingos tem feito diversas críticas no guia eleitoral de rádio e TV contra os principais adversários, João Campos (PSB), Marília Arraes (PT) e Mendonça Filho (DEM). Suas peças publicitárias subiram o tom contra os três prefeituráveis, sobretudo em relação ao postulante socialista, fazendo cobranças ostensivas pela condução do prefeito Geraldo Julio, do PSB, no uso dos recursos para enfrentamento à pandemia.

Ela chegou a ser perguntada pelo jornalista Rhaldney Santos, na última sexta-feira (16), sobre a revelação feita com exclusividade pelo blog acerca das denúncias no MPCO, MPPE e TCE envolvendo Leonardo Salazar. A delegada Patrícia defendeu o colega de chapa e disse ter “muito orgulho de Leonardo como vice”. “Eu desafio qualquer pessoa no estado de Pernambuco a provar qualquer irregularidade contra Leonardo Salazar”, declarou a candidata do Podemos.

Leia outras matérias sobre o caso envolvendo Leonardo Salazar:

Delegada perde o controle e ataca o blog

Vice da delegada envolvido em investigações do MP e TCE


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Carlos

Eita, que Magno tá desesperado para levar Mendonça para o 2° turno, adianta não, quem vai para o 2° turno é Patrícia, aceita que dói menos.


Abreu no Zap

18/10


2020

Moradores denunciam voo rasante de avião agrícola em Aldeia

Moradores de Aldeia relatam que acordaram na manhã de hoje com o barulho de um avião de pulverização, que estava lançando agrotóxicos em plantações de cana de açúcar perto da Estrada de Aldeia, entre os km 16 e 17. De acordo com eles, a aeronave fazia voos rasantes. Por se tratar de uma área residencial e pelo uso dos agrotóxicos, a ação é ilegal. Os moradores, contudo, não conseguiram captar imagens do avião, apenas som, como é possível observar no vídeo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

18/10


2020

TV Clube atesta uso irregular de tempo a favor de João

Depois que a coligação "Recife cidade da gente" identificou o uso irregular do espaço de mídia pelo candidato a prefeito João Campos (PSB) e apresentar as provas à Justiça Eleitoral, a TV Clube reconheceu que houve erro. As irregularidades apontadas pela coligação liderada pela prefeiturável Marília Arraes (PT) ocorreram nos dias 10 e 11 de outubro deste ano. 

No dia 10, a Frente Popular do Recife, encabeçada por João, utilizou 360 segundos a mais (o equivalente a seis minutos) do que o permitido. No dia 11, foram mais 120 segundos (dois minutos) veiculados de maneira indevida, de acordo com a petista. 

"Acaso esta Justiça Eleitoral entenda que há medida a ser tomada para compensar as inserções veiculadas a maior do que o registrado no plano de mídia, a Representada (TV Clube) se coloca à disposição para tomar as medidas cabíveis à compensação – e aqui registra-se, de logo, que acredita que haverá certamente a anuência da Coligação Frente Popular do Recife, frise-se, já registrada em petição", escrevem os advogados da emissora de televisão. 

Apesar do reconhecimento do erro técnico admitido pela TV Clube, as investigações para descobrir os responsáveis pela irregularidade vão continuar, segundo a coligação da candidata petista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/10


2020

Miguel promete novas ciclovias em Petrolina

O prefeito de Petrolina e candidato à reeleição, Miguel Coelho (MDB), liderou um passeio ciclístico pela cidade, ontem, com a presença de apoiadores e adeptos do pedal. Ele aproveitou o ato para falar que tem compromisso com a ciclomobilidade e assegurou que irá implantar novas rotas para os ciclistas nos próximos quatros anos, caso seja reeleito. 

Miguel também destacou a criação de 17 km de ciclovia e ciclofaixa em várias regiões de Petrolina em sua gestão. O prefeito-candidato tem um projeto de criar ciclorotas culturais aos domingos, conectando pontos de cultura da cidade "a fim de criar um caminho para valorização dos símbolos de Petrolina".

Ele ainda tem em seu plano de governo a instalação de novas ciclovias, como as das avenidas Sete de Setembro, Nações, Transnordestina, Redenção, Mário  Rodrigues, Luiz de Souza, José Santana, BR-408, BR-427 e o acesso ao aeroporto. "Somado ao que já fizemos, esse conjunto de equipamentos será o Anel Cicloviário do Sertão. Isso representará um dos maiores projetos para os ciclistas em todo o Nordeste", ressalta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/10


2020

Sérgio Leite quer UPA na área das praias de Paulista

Candidato a prefeitura do Paulista pelo Progressistas, Sérgio Leite realizou caminhada na tarde de ontem no bairro do Janga, circulando pelo Conjunto Beira Mar e apresentando propostas para a saúde do município. Além de reativar as unidades básicas de saúde, Sérgio afirmou que vai trabalhar pela instalação de uma UPA na região das praias. 

“Uma cidade do porte de Paulista não pode ser atendida apenas com uma UPA, que funciona em Jardim Paulista Baixo. É nosso compromisso colocar todos os esforços da gestão para que esta área do Janga, Pau Amarelo, Conceição e Maria Farinha tenha também uma unidade de saúde para atendimentos mais complexos de emergência”, afirmou.

Durante mais de três horas, o candidato conversou com comerciantes e com a população. Ouviu demandas, sugestões e também manifestações de apoio. “Nossa campanha cresce a cada dia. É satisfatório perceber que as pessoas estão recebendo nossas propostas com otimismo e sabendo que estamos trabalhando com seriedade para transformar Paulista. Precisamos mudar a cidade e a hora é essa”, declarou. Hoje, a agenda de Sérgio Leite é prevê uma caminhada pelo bairro de Paratibe.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/10


2020

Prisioneiros do passado

Por Cristovam Buarque*

As pesquisas mostram força eleitoral do atual presidente, apesar de todos seus erros e desastres se seu governo. Na politica externa, deixando o Brasil isolado como um pária no mundo. No Meio Ambiente, se identifica com incentivo a queimadas, desprezo à natureza e à biodiversidade.

Sua falta de compromisso com os direitos humanos leva-o a ter ministros com manifestações racistas, machistas, sem respeito aos povos indígenas, apoiadores de torturadores e da ditadura. No combate à epidemia, seu fracasso é claro, por omissão, sem ministro por meses, sem estratégia, incentivando descuidos e defendendo magia no lugar de ciência.

Na economia, que seria o campo para o qual parecia em condições de corrigir a crise que herdou, está fracassando e provavelmente abandonará a responsabilidade fiscal, ganhando prestígio popular no primeiro momento, mas jogando o país na inflação e nas consequências da perda do determinante fator Confiança. Na ética, seu governo, sua família e a adesão à velha política demonstram tolerância, omissão e prática corrupta.

Apesar disto, há reconhecimento de que a força de Bolsonaro não diminui e possivelmente será forte candidato à presidência em 2022.

Muitos explicam esta força graças às transferências de renda, copiando os governos anteriores do PSDB/PT, também graças à adesão ao “centrão” e a provável irresponsabilidade fiscal que elevará gastos públicos.

Mas tudo indica que a força de Bolsonaro não vem apenas do populismo, vem da fragilidade de seus opositores. Apesar de manifestações verbais, seus opositores carregam o peso dos erros do passado e não oferecem ideias para o futuro. Propostas que tragam esperança ao povo e empolgue aos eleitores.

Além disto, falta uma liderança carismática com crédito político que unifique e lidere alternativa com viabilidade eleitoral. Não há propostas claras para um Brasil diferente. A oposição, dividida, se limita a oferecer volta ao passado, especialmente liberdade de costumes e compromisso com a democracia.

Bolsonaro adotou a velha proposta de transferência de renda para os pobres e caminha para usar irresponsabilidade fiscal como forma de financiar projetos de infraestrutura. Sem uma alternativa convincente e sedutora, sem reconhecimento dos erros que cometidos, sem uma unidade carismática que represente as forças progressistas, Bolsonaro será reeleito na hora que o eleitor tiver de escolher entre continuarmos como estamos ou regredirmos ao que fomos. O eleitor precisa de um sonho que sirva para construir um Brasil diferente no futuro. A falta disto nos deixa prisioneiros do passado.

*Ex-senador da República, ex-ministro da Educação e governador do Distrito Federal entre 1995 e 1998.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Tem calma Direitopatas o que é bom tá guardado. Bozoloide.

Carlos

Por isso esse esquerdopata não foi reeleito, só fala MENTIRAS.



18/10


2020

Meu filho aniversaria, mas quem ganha o presente sou eu

Meu amigo Inácio Neto, da Faculdade de Medicina de Olinda, hoje uma das melhores do País, se emocionou, ontem, com o texto que escrevi para o meu filho primogênito Felipe Martins e me presenteou com uma belíssima e colorida tela do caboclo de lança pintanda pelo olidense Ricardo Coimbra. Vou mandar para meu filho deixar sua casa com o charme do Carnaval pernambucano nos Estados Unidos.

Coimbra é fantástico. Inácio tem um verdadeiro acervo das suas obras na Faculdade de Medicina de Olinda. O artista explora o tema carnaval representado por caboclos de lança, Galo da Madrugada, Homem da Meia-Noite, personagens evidenciados em terceira dimensão nas telas. Famoso por misturar o popular e o erudito, une em uma mesma expressão plástica as técnicas de artesanato, escultura e pintura.

Costuma, também, reproduzir paisagens de Recife e Olinda, principalmente suas construções históricas, pontes, coqueiros, arrecifes e casas coloridas. Recentemente, fez uma exposição em Fernando de Noronha. No arquipélago, explorou paisagens e reproduziu suas já conhecidas técnicas de contraste, sombra e luz, com traços feitos a dedo, pincel, bisnaga e outros materiais.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/10


2020

Pimentel e Fernando Filho renovam parceria

O deputado federal Fernando Filho (DEM-PE) voltou ontem à Vila Bringel, em Araripina, para renovar o compromisso com a candidatura à reeleição do prefeito Raimundo Pimentel (PSL). O local foi palco de um momento histórico em janeiro deste ano, quando o deputado e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do Governo Federal, assinaram a ordem de serviço que deu início ao maior programa de pavimentação de Araripina, que inclui 15 quilômetros de ruas e avenidas, além de mais de 70 mil metros quadrados de calçamento em diversos bairros.

“Fiz questão de estar hoje na Vila Bringel. Em janeiro, estivemos aqui para dar a ordem de serviço para o início da parceria entre a Prefeitura de Araripina e a Codevasf e estamos fazendo o maior programa de pavimentação que a cidade já viu”, disse Fernando Filho. “Agora é importante, é imprescindível apertar o passo até 15 de novembro para mandar uma mensagem inequívoca de nossa parceria para todo o Araripe.”

Parceria com outros municípios

Neste sábado, o deputado também participou de caminhada ao lado da candidata a prefeita de Trindade, Helbinha Rodrigues (PSL), e de um ato político no distrito de Serrolândia, em apoio ao candidato a prefeito de Ipubi, Dr. Wilson (DEM). “Viemos trazer a mensagem da nossa força política para inaugurar um novo tempo aqui em Ipubi”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/10


2020

Priscila acusa PSB de usar máquina para eleger João a todo custo

Candidata a vice-prefeita pela coligação “Recife Acima de Tudo”, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) denunciou nas redes sociais, ontem, novo decreto assinado pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), suplementando em mais R$ 1,8 milhão a ação orçamentária responsável pela propaganda da gestão municipal. O decreto nº 34.050 foi publicado no Diário Oficial do Recife da quinta-feira (15).

Priscila ressalta que, desde o início da pandemia, o prefeito já aumentou o orçamento da propaganda em R$ 24,8 milhões, incrementando em 77,7% a dotação prevista na Lei Orçamentária Anual para 2020. Antes estavam previstas despesas de R$ 31,8 milhões para a comunicação institucional da Prefeitura do Recife esse ano, mas o montante agora soma R$ 56,6 milhões. Desses, R$ 47,7 milhões já foram liquidados.

“O prefeito Geraldo Julio está escondido da campanha de João Campos porque sua gestão é desaprovada por 55% dos recifenses, mas tem feito sua parte, indevidamente, liberando recursos para a propaganda da gestão em plena campanha, uma novidade que estamos vivendo esse ano por ocasião da pandemia. A Prefeitura não pode fazer propaganda nessa época, mas está fazendo usando o pretexto da pandemia. É uma lógica que atende exclusivamente os que estão no poder. São propagandas que excedem a questão da saúde pública, inclusive divulgando fatos que não existem, como a pretensa transparência da Prefeitura na pandemia. É uma mentira que só cabe no marketing do PSB”, disparou.

A vice da chapa liderada por Mendonça Filho afirma que a coligação prepara manifestações aos órgãos de controle e à Justiça em resposta aos decretos de suplementação do orçamento da propaganda. Em paralelo, também vai questionar o conteúdo dos filmes publicitários veiculados em horário nobre.

"No vídeo 'Transparência', por exemplo, uma personagem chamada Selma visita o Portal da Transparência do Recife, que teria, segundo a locutora, 'todas as informações' sobre a pandemia, como 'processos, contratações, editais'. A falta de transparência é, inclusive, um dos principais questionamentos vinculados à gestão Geraldo Julio no combate à pandemia. A propaganda, portanto, atua no sentido de desconstruir essa realidade e ajudar o candidato governista, João Campos (PSB)", prosseguiu.

Ainda de acordo com Priscila Krause, uma auditoria preliminar do próprio Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco registra que, em relação dispensas de licitação Covid-19 da Secretaria de Saúde do Recife, "foram apresentadas as informações (no Portal) sem que fosse disponibilizado acesso aos autos dos processos de contratação, conforme exigido legalmente”.

Em ação protocolada pelo Ministério Público Federal contra a falta de transparência da Prefeitura, a 10ª Vara Federal concedeu liminar na última semana determinando que a Prefeitura apresente integralmente os documentos relativos às contratação da pandemia, disponibilizando prazo de dez dias para que todas as falhas sejam sanadas. “Fazer propaganda com dinheiro público no meio da eleição para tentar vender uma versão que não está conectada com os fatos é um atentando ao processo democrático. Não podemos assistir a isso calados”, concluiu Priscila.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Isso chama-se desculpa de quem sabe que vai perder. Fora Priscila! Fora Mendonça! Não esquecer Mendonça, votou a favor da reforma trabalhista prejudicou os trabalhadores brasileiros.



17/10


2020

Olinda: Lupércio e Guto caminham por Rio Doce

A agenda de campanha de dois prefeituráveis de Olinda teve como foco, hoje, o bairro de Rio Doce. O prefeito e candidato a reeleição, Professor Lupércio (SD), promoveu uma grande caminhada pela localidade que é a mais populosa do município. O gestor destaca, sempre que pode, que escolheu Rio Doce para viver.

No ato pelas ruas do bairro, caminhou ao lado do vice-prefeito Márcio Botelho (SD) e foi cumprimentado por moradores. "Minha motivação se renova a cada dia, a cada contato com a população. Sempre gostei de andar pelas ruas, conversar com as pessoas, vamos seguir assim. Olhando nos olhos da nossa gente e trabalhando muito para melhorar a qualidade de vida de todas e todos", disse Lupércio.

Guto também realiza ato político em Rio Doce

O candidato do PDT à Prefeitura de Olinda, Guto Santa Cruz, também esteve em Rio Doce, mas fez questão de apresentar um lado mais crítico sobre a situação do bairro, em caminhada com uma postulante a vereadora. "Hoje à tarde, caminhei pelo bairro de Rio Doce, um lugar que tem de tudo para ser organizado, seguro, limpo e tranquilo para se morar e viver. Mas o que vi foi uma Vila Olímpica abandonada, muito lixo nas ruas e verdadeiro abandono do bairro pelo poder público", disparou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


17/10


2020

Salgueiro: Clebel visita associações quilombolas

O prefeito e candidato à reeleição de Salgueiro, Clebel Cordeiro (PL), realiza, amanhã, uma caminhada no distrito quilombola de Conceição das Crioulas e visitas às associações. O gestor destaca que três escolas da comunidade estão sendo reformadas para depois da pandemia receber os servidores, professores e alunos. 

No plano de governo de Clebel uma das propostas para o distrito Conceição das Crioulas é ampliar o número de vagas para crianças, de 0 a 3 anos, nas creches. Já nas escolas municipais José Neu, José Mendes e Bevenuto Simão, estão sendo realizados serviços de manutenção e reparos nas redes elétrica e hidráulica, além de pintura e reforma dos banheiros em todas as três unidades de ensino.

Ontem, Clebel promoveu uma caminhada no bairro Planalto. Ele conversou com os moradores e comerciantes, também apresentou as propostas e projetos para dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento da cidade de Salgueiro.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha