O Jornal do Poder

21/10


2020

Padilha pode abrir para Fabiana em Paulista

Depois do Cabo e Camaragibe, Paulista pode ser o novo centro de reviravolta também em candidaturas. O grupo do prefeito Júnior Matuto (PSB) está num impasse: Francisco Padilha, escolhido candidato do PSB, não consegue decolar nas pesquisas e já existe um nome para substituí-lo. É o da dentista Fabiana Damo, ex-secretária de Saúde do município. O fato dela ser namorada do prefeito não seria impedimento por estarem juntos há menos de cinco anos. O blog apurou que o staff de Matuto passou a manhã inteira hoje avaliando esse cenário de mudança.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

21/10


2020

PF cumpre mandado de busca em endereço de Collor

A Polícia Federal cumpre, hoje, um mandado de busca e apreensão em um endereço ligado ao senador Fernando Collor (PROS), em São Paulo. As buscas fazem parte da operação Quinto Ato, que investiga um esquema em 2014 e 2015 que envolvia o pagamento de propina para a liberação de licenças ambientais no Ibama, no Paraná. Cerca de 50 policiais participam da operação.

Em uma rede social, o senador disse que "foi surpreendido com este ato inusitado". "Fizeram busca e nada apreenderam, até porque não tinha o que ser apreendido. Vou tentar apurar a razão deste fato de que fui vítima. Nada tenho a temer. Minha consciência está tranquila".

A operação desta quarta foi autorizada pelo ministro Edson Facchin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados e também foi determinado o bloqueio de valores financeiros. Além de São Paulo, também há mandados sendo cumpridos nas cidades de Curitiba e Pontal do Paraná, no Paraná, e Gaspar, em Santa Catarina.

Em Gaspar, a PF de Itajaí informou que cumpriu mandados em dois endereços de uma mesma pessoa, onde foram apreendidos documentos, um celular e um computador.

Os crimes teriam ocorrido entre 2014 e 2015, quando vantagens indevidas teriam sido pagas para a liberação de uma licença ambiental para a instalação de um porto no Paraná.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

21/10


2020

Caxangá Ágape homenageia Mendonça e Priscila hoje

O Caxangá Ágape promove um jantar festivo em homenagem a Mendonça Filho, ex-ministro da Educação e candidato a prefeito do Recife. O evento ocorre hoje, às 19h30, no restaurante Alphaiate, localizado no primeiro andar do Espaço Califórnia, na Avenida Boa Viagem.

Na ocasião, a deputada estadual Priscila Krause, vice da chapa de Mendonça, também será homenageada com o título de Cidadã Agapeana. Para participar, o valor da adesão é R$ 250.

Quem está empenhado pessoalmente na mobilização para o acontecimento é o ex-presidente da confraria e meu amigo, Braga Sá.

SOBRE O CAXANGÁ ÁGAPE – Mais antiga confraria da América Latina em atividade, o Caxangá Ágape chega aos 75 anos de existência em 2020 e celebra o Jubileu de Diamante. A instituição, que foi fundada por Jack Ayres, hoje tem Kennedy Barreto como presidente executivo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

“Lápis na Mão” mobiliza escolas e alunos de Juazeiro

“Educação em tempos de pandemia: um aprendizado que envolve criatividade.” Este é o tema do projeto 'Lápis na Mão – Em Casa', que a TV São Francisco está promovendo esse ano de forma online com as escolas e os alunos da sede e dos distritos de Juazeiro - BA.

Obedecendo os protocolos de saúde e cuidados com a segurança dos participantes, o projeto vai mobilizar alunos, professores e familiares através de concursos culturais de desenho e poema sobre temas importantes do dia a dia da cidade e dos cidadãos. As Inscrições vão até às 23h59 do dia 31 de outubro e poderão ser feitas no site www.lapisnamaotvsf.com.br.

Com a proposta 'cada um em sua casa 'e contando pela primeira vez com a participação popular na escolha dos vencedores, a edição 2020 do projeto 'Lápis na Mão' vai disponibilizar o site www.lapisnamaotvsf.com.br, onde toda a comunidade irá votar nos melhores trabalhos selecionados pelas bancas julgadoras. A votação ocorrerá de 13 a 22 de novembro e a premiação será em 1º de dezembro (previsão) no formato de 'Live'.

O supervisor de Marketing da TV São Francisco e coordenador do projeto, Renan Braga, lembrou que em 2019, a iniciativa mobilizou mais de 13 mil alunos, com mais de 9 mil produções realizadas e quase 600 professores envolvidos em todas as categorias, de 73 escolas, entre públicas e privadas.

De acordo com Denisson Flores, diretor vice-presidente da Agrovale, uma das empresas patrocinadoras do projeto, está na sétima edição e promete resultados surpreendentes. "O 'Lápis na Mão' contribui para o desenvolvimento do conhecimento, educação e cidadania. Razão pela qual escolas e alunos esperam ansiosamente por este projeto todos os anos", ressaltou.

O diretor presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, também enfatizou a importância do projeto, lembrando que a cooperativa médica esteve presente com o patrocínio e o estímulo em quatro das sete edições. "Entendemos os problemas que os alunos, professores e familiares têm enfrentado para ter acesso à educação. São muitas as dificuldades impostas pelo novo coronavírus. Premiar a determinação e a criatividade em reconhecimento ao talento é o maior mérito desse projeto que já faz parte do calendário pedagógico de Juazeiro", concluiu.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

Yves comemora liminar que suspende impugnação

Em caminhada realizada na tarde de ontem, na comunidade do Tururu, no bairro do Janga, o candidato do MDB à Prefeitura de Paulista, Yves Ribeiro, comemorou com sua militância e aliados políticos a liminar proferida pela primeira instância federal, em Brasília, que suspende a impugnação de sua candidatura.

Ao discursar no ato, Yves afirmou que sua história de homem público sério e honesto não pode ser apagada por conta de interpretações equivocadas. "Tenho uma trajetória de 50 anos de atividade política e 30 de vida pública, marcada por serviços prestados ao povo de Pernambuco e pela minha postura digna e honrada à frente dos cargos que ocupei", lembrou. Ele comentou que a decisão da justiça federal ajuda a esclarecer os fatos e comprovar a sua inocência no processo. "A minha eleição em Paulista será uma vitória do povo que está cansado do prefeito que está aí, que agride e desrespeita a população com sua gestão ineficiente e envolvida em escândalos de corrupção", esbravejou ele.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

Clebel se declara inocente no processo do uso de água

O prefeito de Salgueiro e candidato à reeleição, Clebel de Souza Cordeiro (MDB), recusou o acordo proposto pelo Ministério Público Federal. O referido acordo tinha como intenção o não prosseguimento do processo que acusa o gestor de suposto furto de águas do Rio São Francisco e invasão de terras da União.

Vale destacar que, no corrente ano, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região julgou abusiva a prisão de Clebel, determinando a revogação das medidas cautelares impostas pelo Juízo de 1º grau, com a devolução da fiança paga pelo prefeito.

O gestor, por ter todas as provas de que é inocente, segundo ele, decidiu não aceitar os termos do acordo elaborado pelo MPF, optando por prosseguir com o processo judicial, para provar a sua inocência perante a Justiça.

A audiência que seria realizada ontem foi dispensada pela juíza, tendo em vista que Clebel se manifestou contrário ao acordo no último dia 19, sendo desnecessária a sua realização.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

Ministro das Comunicações na live de amanhã

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, nordestino do Rio Grande do Norte, confirmou sua presença na live deste blog de amanhã, às 18 horas, pelo Instagram, com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio, hoje com mais de 40 emissoras nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia. Na pauta, a política da sua pasta, com destaque para o Nordeste.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

Jaboatão antecipa 1ª parcela do 13º dia 26

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes antecipará o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais, na próxima segunda-feira (26), e no dia 30 pagará os salários de outubro. Com isso, serão injetados mais R$ 53,3 milhões na economia do município. Outra decisão anunciada pelo prefeito Anderson Ferreira é a transferência do feriado do Dia do Servidor, que, passará do dia 28 para a sexta-feira, 30.

“Nossa gestão tem o compromisso de valorizar os servidores municipais, por isso decidimos antecipar a primeira parcela do 13º e proporcionar um bom feriadão para nossos funcionários, já que vamos comemorar o Dia do Servidor na sexta-feira. Dessa forma, poderão se planejar e aproveitar momentos de lazer com as famílias”, ressaltou Anderson Ferreira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

"Bom humor", diz Patrícia sobre declarações pejorativas

Em sabatina realizada, ontem, pela TV Clube, a delegada Patrícia Domingos (Podemos) foi questionada sobre as publicações pejorativas que fez sobre o Recife, no próprio perfil no Facebook. Em duas postagens diferentes, chegou a chamar a capital pernambucana de "Recífilis". As declarações dadas em 2011 vieram à tona na última segunda-feira (18), sobretudo por Patrícia disputar a Prefeitura recifense.

Apesar da repercussão negativa por associar a cidade à sífilis, uma doença sexualmente transmissível, a candidata a prefeita do Recife minimizou o que disse. "Isso, na verdade, é um atestado de idoneidade. Ninguém tem o que falar da gente, aí vão procurar postagem de cunho pessoal de dez anos atrás", declarou Patrícia Domingos. "Todos nós temos a liberdade de expressão para comentar sobre os pontos de assunto de interesse da cidade", continuou.

Na entrevista, a jornalista Isly Viana também perguntou à prefeiturável do Podemos sobre outra declaração dada nas redes sociais e que viralizou: "A maioria das pessoas só está viva porque é ilegal atirar nelas", escreveu Patrícia.

"As pessoas podem ter bom humor, e eu tenho senso de humor", tentou justificar a candidata. "Bom humor falando sobre a vida ou a morte das pessoas?", indagou Isly. Assista ao vídeo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

Jorge também joga a toalha em Camaragibe

Depois de Elias Gomes jogar a toalha, ontem, desistindo da disputa no Cabo pelo MDB, o próximo a tomar o mesmo rumo, desta feita em Camaragibe, também Região Metropolitana do Recife, será o empresário Jorge Alexandre, candidato a prefeito do município pelo Solidariedade. Ele deve formalizar a decisão ainda hoje e anunciar seu apoio a Beto Accioly, do PP.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

Kássio o-menos-pior Nunes será aprovado pelo Senado

Por Helena Chagas*

Salvo algum crime grave que venha a ser descoberto de hoje até quarta-feira, não há dúvidas, nos meios políticos, de que o nome do desembargador Kássio Nunes Marques para o STF será aprovado pelo Senado, muito provavelmente ainda nesta semana, em tempo recorde. Não houve, e nem haverá, aquelas longas peregrinações a gabinetes senatoriais que outros, como por exemplo o ministro Edson Fachin, no governo Dilma, tiveram que fazer para superar dificuldades políticas.

E é preciso fazer justiça: as alternativas que Jair Bolsonaro anunciava eram tão ruins, mas tão ruins, que o nome de um juiz experiente passou a ser visto como ótimo por gregos e troianos, conservadores e petistas, enfim, pela torcida do Flamengo.

Para a maioria, funcionou perfeitamente o método Bolsonaro de colocar tantos bodes na sala que, quando você chega com a vaca, ela até parece cheirosinha. Os integrantes do Supremo, por exemplo, temiam indicações de juristas neófitos como o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Oliveira, de quem até gostam muito como pessoa, mas cuja indicação para o TCU foi recebida com festa.

Também o ministro da Justiça, André Mendonça, não estava com essa bola toda no Supremo por ser terrivelmente evangélico e ter se envolvido poucos meses atrás na polêmica do monitoramento de funcionários federais que se diziam anti-facistas. Numa próxima vaga, quem sabe. Nos dias anteriores à nomeação de Bolsonaro, falou-se até mesmo no nome da ministra Damares Alves para o posto -- afinal, não é bacharel?

Não por acaso, portanto, os ministros do Supremo, sobretudo os da ala garantista, respiraram aliviados por ter mais um igual entre os seus. De outro lado, o Centrão também. O piauiense Kassio é próximo do conterrâneo Ciro Nogueira, presidente do PP, e tem apoio até mesmo na oposição. O que os une? As posições antilavajatistas. Apenas o grupo de senadores do Muda Senado deve apertar o indicado ao STF na sabatina desta quarta e, sejam quais foram as suas respostas, não há dúvidas quanto à aprovação do nome na CCJ e no plenário.

O desembargador já foi apelidado nas rodas de Brasília de Kássio o-menor-pior Nunes.

*Jornalista


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha