FMO janeiro 2020

10/07


2020

Coluna da sexta-feira

Eleição indefinida em Olinda

Sobre a pesquisa em Olinda, apontando promessa de uma boa disputa entre o prefeito Lupércio e o ex-prefeito do Recife, João Paulo, reproduzo avaliação de Zeca Martins, responsável pelo Instituto Potencial: “Exatamente uma semana atrás, a parceria entre a Potencial e o Blog do Magno se concretizava com a divulgação dos resultados da pesquisa sobre o cenário eleitoral 2020 em Jaboatão dos Guararapes, o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco.

Ontem, apresentamos para a população pernambucana, em especial para os olindenses, a avaliação do panorama em Olinda, o município com o terceiro maior número de eleitores do estado. Nas duas cidades os gestores municipais buscam a reeleição, no entanto, de antemão, antecipamos que o quadro é diferente. Em Jaboatão, o estudo realizado mostrou que o prefeito Anderson Ferreira conseguiu desenvolver uma gestão que deixou encaminhada a reeleição.

Já em Olinda, os resultados indicam que a avaliação da administração do prefeito Professor Lupércio pode ser considerada boa (32% ótima ou boa e 26% regular), mas não encanta a ponto de consolidar uma diferença que lhe dê segurança para um segundo mandato. Além do que, a pesquisa revela como principal adversário nessa corrida o deputado estadual João Paulo, que tem no currículo a experiência muito bem sucedida de ter sido gestor da capital pernambucana por 8 anos consecutivos, e mesmo tendo anunciado que irá concorrer à eleição para prefeito de Olinda há pouco tempo, já abarca 21% da intenção de voto do eleitorado.

Os principais resultados da pesquisa que avalia o cenário eleitoral em Olinda, neste momento, indicam que a corrida para a sucessão da gestão municipal está aberta e caminha para um pleito em dois turnos. Os números das intenções de voto espontâneas e estimuladas corroboram esta tendência. Em uma primeira abordagem, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos, quase metade dos entrevistados (48%) diz não saber em quem votar, e mesmo quando são citados, 21% ainda diz não ter uma definição.

Na avaliação estimulada, tanto o prefeito Professor Lupércio como o Deputado Estadual João Paulo crescem 9 pontos percentuais em relação a espontânea, respectivamente, 25% para 34% e 12% para 21%. Para o ex-prefeito do Recife significa um crescimento de 3/4. Quando consideramos apenas os votos válidos, o prefeito fica com 41% da preferência contra 25% do deputado.

Mantendo a análise nos dois pré-candidatos com maior preferência entre os eleitores (os demais juntos somaram 7%), não existe diferença estatística entre os potenciais eleitorais de ambos, isto é, aqueles eleitores que votariam com certeza ou poderiam votar neles. Podemos considerar uma igualdade técnica por conta da margem amostral da pesquisa (4%). O potencial eleitoral do prefeito Lupércio é de 49% e do deputado João Paulo 45%. O mesmo acontece com o índice de rejeição, 47% (prefeito) e 42% (deputado). Entre as esferas governamentais, os municípios são os que têm maior responsabilidade de lidar com o cenário local para prevenção à COVID-19.

Neste sentido a pesquisa também avaliou as ações que os governos federal, estadual e municipal estão desenvolvendo no combate à doença. Para os eleitores olindenses a administração do Governador Paulo Câmara é a que tem a maior aprovação (52%), seguida pela do Prefeito Lupércio (46%). A administração do Presidente Jair Bolsonaro tem menor índice de aprovação com 30%.

A Potencial entrevistou por telefone 600 eleitores em 32 bairros / localidades de Olinda nas 10 regiões político-administrativas oficiais definidas pela Prefeitura. É uma amostra significativa e representativa do universo pesquisado (eleitores), que nos permite uma interpretação com nível de confiança de 95% e margem amostral de 4 pontos percentuais.

Por fim, ao longo dos próximos dias vamos nos aprofundar ainda mais nos resultados e divulgaremos novas análises sobre esta disputa que promete ser acirrada. Afinal, o atual prefeito ainda tem tempo para trabalhar e mostrar o que vem fazendo e o deputado tem em seu currículo a experiência de uma excelente gestão à frente da capital pernambucana”.

Batida dura – O ex-presidente Lula criticou duramente o ex-juiz Sergio Moro por sua conduta enquanto atuava à frente da Operação Lava Jato em Curitiba, que acabou condenando e prendendo Lula em abril de 2018 pelo caso do triplex do Guarujá. Segundo o petista, Moro teria “mentido o tempo inteiro” e “segue mentindo até hoje”. “Eu desafio o Moro. Até vocês poderiam propor um debate dele com a acusação dele e eu a minha defesa. Quero provar que o Moro é mentiroso, foi falso, mentiu o tempo inteiro. Era necessário, e ele confirma isso depois que aceitou ser ministro. Ele excessivamente não aceita nenhum argumento que aceitamos. Levei 83 testemunhas e não valeu absolutamente nada”, afirmou.

Moleque – Além das críticas a Moro, Lula também falou sobre o trabalho do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público. “O Moro é mentiroso e o Dallagnol um moleque irresponsável. O Moro deveria ter sido exonerado pela quantidade de mentira que ele colocou no processo. Eu não estou inventando, eu tenho o processo. O Dallagnol deveria ter sido exonerado porque passou duas horas me acusando sem provas”, acrescentou o petista, referindo-se à apresentação em PowerPoint usada para explicar a denúncia contra Lula.

Acesso aos arquivos – Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediram, ontem, acesso aos arquivos originais do sistema de propinas da Odebrecht. Os dados estão em um servidor na Suíça e seriam usados pela defesa nos processos da Lava Jato. A informação foi divulgada pelo portal UOL. De acordo com a força-tarefa, os documentos comprovam que a construtora pagou R$ 12 milhões em propina ao ex-presidente na compra do terreno do Instituto Lula. A defesa argumenta que os investigadores não usaram os arquivos originais, mas uma cópia cedida pela própria Odebrecht, que pode ter adulterado os dados.

Indecente – Um dia depois de o Facebook ter removido uma rede com 73 contas falsas ligadas ao presidente Jair Bolsonaro, a seus filhos e aliados, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) postou um comentário dizendo estar “cagando” para o que chamou de “lixo” das fake news. Filho “02” do presidente, Carlos sempre foi influente nas redes sociais do pai e comanda o “gabinete do ódio”, instalado no terceiro andar do Palácio do Planalto. A existência do “gabinete do ódio” – núcleo que alimenta a militância digital bolsonarista com um estilo beligerante nas redes sociais – foi revelada pelo Estadão, em setembro do ano passado.

CURTAS

VIOLAÇÃO – O procurador da República Kleber Marcel Uemura disse à Justiça que o presidente Jair Bolsonaro violou a dignidade humana dos pacientes ao incentivar seus apoiadores a invadir hospitais para filmar os leitos destinados às vítimas da pandemia. Segundo o procurador, o presidente incitou a prática de uma “conduta ilícita” que “viola o direito à saúde e a dignidade humana dos pacientes”. Disse também que Bolsonaro atentou contra o livre exercício das funções dos profissionais de saúde “que não podem ser perturbados no momento que têm papel crucial no atendimento”.

LAMENTO – Muitos políticos lamentaram a morte de dona Maria do Carmo, como a deputado federal Marília Arraes: “Recebo com tristeza a notícia do falecimento de Dona do Carmo, mulher admirável que também faz parte da história política do nosso Estado. Dona do Carmo teve uma trajetória de dedicação às causas sociais. Nos últimos anos, mesmo com idade avançada, sempre fazia questão de participar de atos públicos ao lado de seu filho, o ex-Senador Armando Monteiro Neto. A todos os familiares, seus filhos Armando, Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Sérgio e Horácio, aos netos e bisnetos, meus sentimentos”.

COCHILO – O procurador de Justiça José Raimundo de Lima, do MP-PB (Ministério Público da Paraíba), protagonizou uma cena inusitada durante uma sessão virtual do Tribunal de Justiça do estado. Lima tirou um cochilo enquanto um advogado presente na sessão fazia sua argumentação. Ao retomar a palavra, o desembargador Oswaldo Trigueiro se deu conta da situação e não conseguiu segurar o riso. Fred Coutinho, outro desembargador presente na sessão, também riu de forma contida, assim como um supervisor.

Perguntar não ofende: Vale fazer uma eleição sem ter direito a campanha?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Jair Bolsonaro, o Presidente Mito que levou água para o sertão Nordestino.

Fernandes

É preciso lembrar que Bolsonaro quando deputado federal votou contra a Transposição do Rio São Francisco ...

Fernandes

Bolsonaro arrasta tornozeleira junto com Queiroz.

Fernandes

É preciso lembrar que Bolsonaro quando deputado federal votou contra a Transposição do Rio São Francisco ...

marcos

Agora que Lula é Ladrão o mundo todo já sabe.


Prefeitura de Serra Talhada

09/07


2020

Gabinete do ódio desmascarado

Por José Nêumanne

O Facebook anunciou, ontem, que derrubou uma rede de contas e perfis falsos ligados a integrantes do gabinete do presidente Jair Bolsonaro, seus filhos, ao PSL e aliados. Foram identificadas e removidas 35 contas, 14 páginas e 1 grupo no Facebook e 38 contas no Instagram.

O material investigado pela plataforma identificou pelo menos cinco funcionários e ex-auxiliares que disseminavam ataques a adversários políticos da “famiglia”. Nessa lista está Tercio Arnaud Thomaz, que é assessor do presidente e integra o chamado “gabinete do ódio”, núcleo instalado no terceiro andar do Palácio do Planalto.

A investigação particular vem somar-se a outras no STF, no TSE e na CPMI e, sobretudo, põe a nu um esquema de extermínios de reputações de adversários e propaganda disparada dos feitos do chefão. Que feio!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

09/07


2020

Proposta de gestão compartilhada da UNIVASF é rejeitada

Em reunião extraordinária realizada na última terça-feira, o Conselho Universitário da Univasf (CONUNI) rejeitou por 36 votos contrários, 15 a favor e 6 abstenções, a criação de uma Comissão que seria formada integralmente por membros do próprio Conselho para discutir democraticamente os rumos da instituição, apaziguar os ânimos entre a gestão protempore e o CONUNI e trabalhar em conjunto pelo bem da instituição e da região, diante da crise de saúde com a Pandemia do novo coronavírus.

O formato da Comissão seria o segundo ponto da pauta, mas nem sequer chegou a ser discutido, pois já na primeira votação a maioria dos conselheiros recusou a formação da polêmica Comissão. "Estreitar laços, o CONUNI já disse que não gostaria", declarou uma das conselheiras, durante a reunião.

A proposta de formação desta comissão de gestão compartilhada com o CONUNI foi uma iniciativa do Reitor, Professor Paulo César Fagundes, durante a reunião anterior do Conselho Universitário  ocorrida dia 3 de Julho, inclusive com a possibilidade de ocupação de cargos de confiança da gestão, a fim de ampliar os procedimentos democráticos e participativos da Reitoria, otimizar o desempenho da instituição em suas atividades regulares e apaziguar os ânimos durante as sessões do órgão máximo da instituição.

Todavia, durante toda reunião desta terça-feira, vários conselheiros que fazem oposição cerrada à gestão se declararam céticos às iniciativas do Reitor e solicitaram explicitamente do mesmo uma sinalização quais e quantos cargos estaria disposto a ceder, sobretudo durante a Palavra Livre. Ou seja, demonstraram estarem interessados simplesmente na ocupação dos cargos de confiança do Reitor, os quais são discricionários de sua livre nomeação.

Já durante a sessão do dia 3 de Julho, que votou pela admissibilidade do pedido de processo para avaliar o impedimento do vice-reitor, Professor Valdner Ramos, um dos autores do processo e vários outros conselheiros já tinham demonstrado interesse nos cargos; informando inclusive que retiraria o processo, caso o Reitor abrisse mão de seu direito discricionário e cedesse alguns cargos para indicação do CONUNI.

“A gente precisa ter uma sinalização positiva... O senhor tá sinalizando pra gente aqui em público que estaria disposto a trocar alguns pró-reitores pra manter um diálogo aberto com a comunidade”, comentou um conselheiro que representa os técnicos no Conselho, na reunião do dia 3 de Julho, como se o exercício democrático de uma gestão dependesse exclusivamente da negociação e concessão de cargos para o CONUNI.

Nas palavras de um dos denunciantes do processo contra o professor Valdner Ramos, o estudante presidente do DCE, disse durante esta mesma reunião do CONUNI, “Eu me comprometo, como denunciante, ocorrendo esse diálogo e a gente for ouvido, eu posso até, dependendo do momento e da representação discente. Eu posso até retirar a denúncia”, declarou.

Também na mesma reunião, a mesma conselheira declarou que “mediante tal situação acho que poderíamos aprovar e fazer o rito desse cronograma (do processo contra o professor Valdner), que segue o padrão mínimo necessário que a legislação da Univasf tem, sem debate, sem enquete, uma vez que o Reitor fez uma colocação agora que acho que se realmente for cumprida na próxima semana, esse processo nem venha acontecer”. Demonstrando claramente que estão interessados apenas nos cargos e não em investigar e punir infrações administrativas ou de gestão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

09/07


2020

Prefeito de Agrestina volta ao comando da cidade

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, concedeu, hoje, uma liminar favorável ao retorno do prefeito de Agrestina, Thiago Nunes (MDB), e do vice-prefeito, Pedro da Silva (Zito da Barra), ao comando da cidade.

O gestor e o seu vice estavam afastados do cargo desde o início do mês de junho devido a uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


09/07


2020

Operação Pit Stop distribui 5 mil máscaras

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas – SPPVD e o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com Central Única das Favelas – CUFA, fizeram a distribuição de 5 mil máscaras dentro da Operação Pit Stop.

A ação, que aconteceu na avenida Antônio Costa Azevedo, em Peixinhos, Olinda, foi realizada no modelo “drive-thru”, e o Detran disponibilizou uma equipe de agentes de trânsito e viaturas, além de motos que fizeram a entrega de máscaras na avenida. Já equipes compostas por servidores da SPPVD e representantes da CUFA fizeram entrega das máscaras nas comunidades próximas do local da ação.

Essa mobilização visa melhorar os fatores de proteção e, com isso, evitar a proliferação do Covid-19, com medidas protetivas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

09/07


2020

Futebol e restaurantes serão liberados nos dias 19 e 20

O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, após avaliação dos dados de saúde, liberou a realização, sem público, de jogos de futebol em todo o estado a partir do dia 19 deste mês. No dia 20, ficará liberado o funcionamento de serviços de alimentação, com horário reduzido, permanecendo fechados das 20h às 06h, e academias de ginástica, com novos protocolos, na Macrorregião de Saúde I. A medida alcança os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Matas Norte e Sul.

Em acordo firmado com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ficou definido que as duas partidas finais do Campeonato Estadual serão realizadas na Arena de Pernambuco.

A partir da próxima segunda-feira (13), a Macrorregião de Saúde II, que engloba os municípios do Agreste, que estavam na Etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19, avançam para a Etapa 4. O que permitirá o funcionamento das lojas de varejo de rua, os salões de beleza e estética, comércio de veículos, incluindo serviço de aluguel e vistoria, com 50% da carga, construção civil com 100% do efetivo e shoppings centers com atendimento presencial.

As cidades das Macrorregiões III e IV, que compreendem o Sertão pernambucano, permanecem ainda nesta mesma fase. Os dados de saúde desses municípios, no momento, não permitem o avanço dessa região no Plano.

A avaliação feita pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 de Pernambuco é contínua e leva em consideração indicadores de saúde, como o número de casos registrados, de óbitos, pressão sobre a rede hospitalar, entre outros fatores que contribuem para o planejamento de combate à pandemia. Essa análise permitirá, caso necessário, a implantação de medidas restritivas específicas e a possibilidade de recuo das regiões na retomada das atividades econômicas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


09/07


2020

Editorial homenageia dona Do Carmo

No Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, o meu editorial foi uma homenagem à dona Do Carmo, minha amiga e mão do ex-senador Armando Monteiro Neto e do presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro. Dona Do Carmo faleceu na manhã de hoje, aos 94 anos, vítima de um câncer. Vale a pena conferir!

O Frente a Frente tem como cabeça de rede a Rádio Hits 103,1 FM, em Jaboatão dos Guararapes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


09/07


2020

Canais do PT no WhatsApp são bloqueados

Dez canais administrados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no aplicativo WhatsApp estão bloqueados há duas semanas. Segundo a empresa, os bloqueios ocorreram após envio de “mensagens em massa ou automatizadas”, que violam os termos de serviço. O partido diz que as contas desativadas são restritas a pessoas cadastradas para divulgar informações institucionais, e que não foi informado sobre os motivos do bloqueio.

Entre as contas bloqueadas estão um canal administrado pelo gabinete da presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), e o principal grupo de divulgação de notícias do partido no aplicativo, o “Zap do PT”. O partido estuda tomar medidas judiciais cabíveis para reverter a decisão e, além disso, anunciou a migração do canal para o aplicativo Telegram. Em nota, o PT disse que não divulga desinformação em seus canais e nem faz disparos em massa.

Gleisi gravou um vídeo nas redes sociais em que diz ter seguido tanto as regras do WhatsApp quanto da Câmara dos Deputados ao contratar o serviço que faz os disparos de mensagens em seu grupo. Ela diz que o canal servia para divulgar ações de seu mandato de deputada e informações de interesse do partido.

“Essas pessoas estão cadastradas por livre e espontânea vontade. Os números não são aleatórios, são números de apoiadores, seguidores, meus eleitores”, disse a deputada no vídeo. "Para realizar esse trabalho, eu contratei um serviço que segue as regras do WhatsApp, exatamente as recomendações, e fiz isso através do meu mandato, o que é autorizado pela Mesa Diretora da Câmara”.

Segundo o partido, uma notificação sobre o bloqueio foi feita por e-mail e informou que a desativação ocorreu após “reclamações”. No vídeo, Gleisi diz que a suspeita é que oponentes políticos tenham se infiltrado e feito reclamações em massa para provocar os bloqueios.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

O Facebook tirou do ar nesta quarta-feira (8) 88 contas e páginas com operações ligadas a funcionários de Jair, Flávio e Eduardo Bolsonaro, o chamado gabinete do ódio, segundo informações do jornal O Globo. As contas também têm relações com funcionários dos deputados estaduais Alana Passos e Anderson Moraes (PSL-RJ). Bandidos.

marcos

Perguntar não ofende: .......... Isso é um Partido ou uma Organização Criminosa??.. ..................FAÇAM SUAS ANÁLISES......... O presidente da Petrobras no governo do PT, foi preso; O presidente dos Correios no governo do PT, foi preso; O presidente do Banco do Brasil no governo do PT, foi preso; O presidente da Eletrobras no governo do PT, foi preso; O presidente da Nuclebras do governo do PT, foi preso; O presidente da Valec do governo do PT, foi preso; O presidente da Caixa Econômica Federal do governo do PT, foi preso; O presidente do BNDES do governo do PT, foi preso; 3 presidentes do PT, foram presos; 3 tesoureiros do PT, foram presos; 5 secretários do PT, foram presos; O líder do PT na Câmara dos Deputados, foi preso; O líder do PT no Senado Federal, foi preso; O presidente da República do PT, foi preso; A presidente da República do PT sofreu impeachment, perdendo o cargo; Vários empresários, doleiros, advogados, servidores públicos e militantes do PT, foram presos. Mesmo com uma folha corrida dessa o PT acha que vai enganar o povo mais uma vez. O PT é uma organização criminosa disfarçada de partido político! .........................PTNuncaMais

marcos

Fake Mortadela! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fernandes

O Facebook tirou do ar nesta quarta-feira (8) 88 contas e páginas com operações ligadas a funcionários de Jair, Flávio e Eduardo Bolsonaro, o chamado gabinete do ódio, segundo informações do jornal O Globo. As contas também têm relações com funcionários dos deputados estaduais Alana Passos e Anderson Moraes (PSL-RJ). Bandidos.

Fernandes

CORONAVÍRUS EM ESGOTO DE 5 PAÍSES ANTES DE SURTO NA CHINA AUMENTA MISTÉRIO SOBRE ORIGEM DO VÍRUS Pesquisadores de nações como Espanha e Brasil apontaram presença de Sars-Cov-2 em amostras coletadas antes de primeiro caso oficial no município chinês de Wuhan



09/07


2020

Frente a Frente presta homenagem a Dona Maria do Carmo

O Frente a Frente de hoje, programa que apresento pela Rede Nordeste de Rádio, formada por cerca de 40 emissoras na Região, faz uma homenagem à Dona Maria do Carmo, esposa do ex-ministro Armando Monteiro Filho, que faleceu na madrugada vitimada por um câncer.

Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, a dama de ouro da política pernambucana, como assim a batizei em artigo neste blog mais cedo, tinha 94 anos e era mãe do ex-senador Armando Monteiro Neto e do empresário Eduardo Monteiro, do Grupo EQM, do qual faz parte a Folha de Pernambuco.

O programa vai ao ar às 18 horas pela Rede, que tem como cabeça a Hits 103,1 FM, no Grande Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio acima ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio no play store.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


09/07


2020

STJ concede prisão domiciliar a Fabrício Queiroz

O ministro João Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu, hoje, conceder prisão domiciliar a Fabrício Queiroz e à mulher dele, Márcia de Aguiar.

Ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), Queiroz está preso desde 18 de junho, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Anjo.

O relator do caso é o ministro Felix Fischer, mas coube a Noronha analisar o tema porque, pelas regras internas do tribunal, o presidente do STJ é o responsável por decidir sobre questões urgentes no recesso.

Queiroz é alvo de investigação sobre o esquema das "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Márcia Aguiar, cuja prisão foi determinada na mesma operação, é considerada foragida.

A defesa de Queiroz informou que ele cumprirá a pena na casa dele no Rio de Janeiro, na Taquara. Os pedidos de liberdade de Queiroz e de Márcia chegaram ao STJ no dia 7, após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ter decidido enviar o caso ao tribunal superior.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha