O Jornal do Poder

21/10


2020

Yves comemora liminar que suspende impugnação

Em caminhada realizada na tarde de ontem, na comunidade do Tururu, no bairro do Janga, o candidato do MDB à Prefeitura de Paulista, Yves Ribeiro, comemorou com sua militância e aliados políticos a liminar proferida pela primeira instância federal, em Brasília, que suspende a impugnação de sua candidatura.

Ao discursar no ato, Yves afirmou que sua história de homem público sério e honesto não pode ser apagada por conta de interpretações equivocadas. "Tenho uma trajetória de 50 anos de atividade política e 30 de vida pública, marcada por serviços prestados ao povo de Pernambuco e pela minha postura digna e honrada à frente dos cargos que ocupei", lembrou. Ele comentou que a decisão da justiça federal ajuda a esclarecer os fatos e comprovar a sua inocência no processo. "A minha eleição em Paulista será uma vitória do povo que está cansado do prefeito que está aí, que agride e desrespeita a população com sua gestão ineficiente e envolvida em escândalos de corrupção", esbravejou ele.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu no Zap

21/10


2020

Clebel se declara inocente no processo do uso de água

O prefeito de Salgueiro e candidato à reeleição, Clebel de Souza Cordeiro (MDB), recusou o acordo proposto pelo Ministério Público Federal. O referido acordo tinha como intenção o não prosseguimento do processo que acusa o gestor de suposto furto de águas do Rio São Francisco e invasão de terras da União.

Vale destacar que, no corrente ano, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região julgou abusiva a prisão de Clebel, determinando a revogação das medidas cautelares impostas pelo Juízo de 1º grau, com a devolução da fiança paga pelo prefeito.

O gestor, por ter todas as provas de que é inocente, segundo ele, decidiu não aceitar os termos do acordo elaborado pelo MPF, optando por prosseguir com o processo judicial, para provar a sua inocência perante a Justiça.

A audiência que seria realizada ontem foi dispensada pela juíza, tendo em vista que Clebel se manifestou contrário ao acordo no último dia 19, sendo desnecessária a sua realização.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

21/10


2020

Ministro das Comunicações na live de amanhã

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, nordestino do Rio Grande do Norte, confirmou sua presença na live deste blog de amanhã, às 18 horas, pelo Instagram, com transmissão simultânea pela Rede Nordeste de Rádio, hoje com mais de 40 emissoras nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia. Na pauta, a política da sua pasta, com destaque para o Nordeste.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

Jaboatão antecipa 1ª parcela do 13º dia 26

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes antecipará o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais, na próxima segunda-feira (26), e no dia 30 pagará os salários de outubro. Com isso, serão injetados mais R$ 53,3 milhões na economia do município. Outra decisão anunciada pelo prefeito Anderson Ferreira é a transferência do feriado do Dia do Servidor, que, passará do dia 28 para a sexta-feira, 30.

“Nossa gestão tem o compromisso de valorizar os servidores municipais, por isso decidimos antecipar a primeira parcela do 13º e proporcionar um bom feriadão para nossos funcionários, já que vamos comemorar o Dia do Servidor na sexta-feira. Dessa forma, poderão se planejar e aproveitar momentos de lazer com as famílias”, ressaltou Anderson Ferreira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

"Bom humor", diz Patrícia sobre declarações pejorativas

Em sabatina realizada, ontem, pela TV Clube, a delegada Patrícia Domingos (Podemos) foi questionada sobre as publicações pejorativas que fez sobre o Recife, no próprio perfil no Facebook. Em duas postagens diferentes, chegou a chamar a capital pernambucana de "Recífilis". As declarações dadas em 2011 vieram à tona na última segunda-feira (18), sobretudo por Patrícia disputar a Prefeitura recifense.

Apesar da repercussão negativa por associar a cidade à sífilis, uma doença sexualmente transmissível, a candidata a prefeita do Recife minimizou o que disse. "Isso, na verdade, é um atestado de idoneidade. Ninguém tem o que falar da gente, aí vão procurar postagem de cunho pessoal de dez anos atrás", declarou Patrícia Domingos. "Todos nós temos a liberdade de expressão para comentar sobre os pontos de assunto de interesse da cidade", continuou.

Na entrevista, a jornalista Isly Viana também perguntou à prefeiturável do Podemos sobre outra declaração dada nas redes sociais e que viralizou: "A maioria das pessoas só está viva porque é ilegal atirar nelas", escreveu Patrícia.

"As pessoas podem ter bom humor, e eu tenho senso de humor", tentou justificar a candidata. "Bom humor falando sobre a vida ou a morte das pessoas?", indagou Isly. Assista ao vídeo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

Jorge também joga a toalha em Camaragibe

Depois de Elias Gomes jogar a toalha, ontem, desistindo da disputa no Cabo pelo MDB, o próximo a tomar o mesmo rumo, desta feita em Camaragibe, também Região Metropolitana do Recife, será o empresário Jorge Alexandre, candidato a prefeito do município pelo Solidariedade. Ele deve formalizar a decisão ainda hoje e anunciar seu apoio a Beto Accioly, do PP.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

Kássio o-menos-pior Nunes será aprovado pelo Senado

Por Helena Chagas*

Salvo algum crime grave que venha a ser descoberto de hoje até quarta-feira, não há dúvidas, nos meios políticos, de que o nome do desembargador Kássio Nunes Marques para o STF será aprovado pelo Senado, muito provavelmente ainda nesta semana, em tempo recorde. Não houve, e nem haverá, aquelas longas peregrinações a gabinetes senatoriais que outros, como por exemplo o ministro Edson Fachin, no governo Dilma, tiveram que fazer para superar dificuldades políticas.

E é preciso fazer justiça: as alternativas que Jair Bolsonaro anunciava eram tão ruins, mas tão ruins, que o nome de um juiz experiente passou a ser visto como ótimo por gregos e troianos, conservadores e petistas, enfim, pela torcida do Flamengo.

Para a maioria, funcionou perfeitamente o método Bolsonaro de colocar tantos bodes na sala que, quando você chega com a vaca, ela até parece cheirosinha. Os integrantes do Supremo, por exemplo, temiam indicações de juristas neófitos como o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Oliveira, de quem até gostam muito como pessoa, mas cuja indicação para o TCU foi recebida com festa.

Também o ministro da Justiça, André Mendonça, não estava com essa bola toda no Supremo por ser terrivelmente evangélico e ter se envolvido poucos meses atrás na polêmica do monitoramento de funcionários federais que se diziam anti-facistas. Numa próxima vaga, quem sabe. Nos dias anteriores à nomeação de Bolsonaro, falou-se até mesmo no nome da ministra Damares Alves para o posto -- afinal, não é bacharel?

Não por acaso, portanto, os ministros do Supremo, sobretudo os da ala garantista, respiraram aliviados por ter mais um igual entre os seus. De outro lado, o Centrão também. O piauiense Kassio é próximo do conterrâneo Ciro Nogueira, presidente do PP, e tem apoio até mesmo na oposição. O que os une? As posições antilavajatistas. Apenas o grupo de senadores do Muda Senado deve apertar o indicado ao STF na sabatina desta quarta e, sejam quais foram as suas respostas, não há dúvidas quanto à aprovação do nome na CCJ e no plenário.

O desembargador já foi apelidado nas rodas de Brasília de Kássio o-menor-pior Nunes.

*Jornalista


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

“Não compraremos a vacina da China”, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em sua página no Facebook, ontem, que o Brasil não irá comprar "a vacina da China".

A afirmação foi feita em resposta a uma seguidora na rede social que pediu a exoneração do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. "Bom dia presidente. Exonera Pazuelo urgente, ele está sendo cabo eleitoral do Doria. Ministro traíra", escreveu a seguidora.

"Tudo será esclarecido ainda hoje. Não compraremos a vacina da China", disse o presidente.

No mesmo dia, mais cedo, o Ministério da Saúde havia anunciado a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac. O anúncio foi feito em uma reunião de Pazuello com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e mais 23 governadores.

O governo de São Paulo já tinha fechado um contrato com a empresa para as mesmas 46 milhões de doses, que previa que a farmacêutica enviasse 6 milhões de doses da vacina já prontas até dezembro, enquanto as outras 40 milhões teriam o processamento finalizado (o envasamento) no Butantan.

De acordo com Dimas Covas, diretor do Butantan, até o final do ano o instituto teria as 46 milhões de doses prontas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


21/10


2020

Coluna da quarta-feira

A arte de convencer

Depois do efeito das pesquisas de intenção de voto, as eleições passaram a ser regidas pela ditadura dos números do sobe e desce na preferência do eleitorado entre os candidatos em disputa. Pleito municipal não é diferente e a cidade, por menor que seja, não escapa da influência desse fator preponderante. No Recife, que não é uma ilha, a cada pesquisa uma reação.

Amanhã, tem Datafolha, via TV-Globo-JC. A esta altura, os candidatos mais competitivos já estão roendo as unhas de tamanha ansiedade. Há de se esperar se o fato novo, o crescimento repentino do candidato do PSB, João Campos, se confirme. Na última do Ibope, a semana passada, ele roubou a cena. Subiu dez pontos percentuais e ficou numa posição confortável. Logo, a pergunta que mais se faz na cidade é se ele ganhará no primeiro turno.

Especialista no assunto, o professor Antônio Lavareda, do Ipespe, que agora ganhou um blog da revista IstoÉ para comentar pesquisas, avalia que a eleição no Recife ainda se configura para uma disputa em dois turnos. O que se sabe, hoje, é que João tem seu lugar assegurado no confronto final, aguardando apenas o seu adversário, que sairá entre Marília Arraes (PT), Mendonça Filho (DEM) e Patrícia Domingos (Podemos). Os três, segundo as últimas sondagens, aparecem empatados, tecnicamente.

O que se ouve no rádio corredor do Palácio das Princesas e no Palácio Capibaribe, local de despacho do governador e do prefeito do Recife, respectivamente, ambos do PSB, é que o chamado tracking (acompanhamento diário da tendência do eleitor por telefone) já aponta João bem mais à frente dos números do Ibope da semana passada. Se isso se confirmar com o Datafolha amanhã, a oposição será obrigada a rever o rumo da campanha, assim como a estratégia escolhida para a propaganda no rádio e na TV.

Candidato só cresce em pesquisa quando seu discurso, suas propostas e seu desempenho na campanha caem na graça do eleitorado. Há quem ache que o ainda discreto favoritismo de João nas pesquisas se dê por causa do verdadeiro exército de aliados batalhando o voto para ele, que tem a maior frente partidária, o maior tempo no rádio e na televisão, duas máquinas moendo 24 horas em seu favor.

Uma eleição, na verdade, não se resume ao humor das pesquisas. Também não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona na qual o candidato tem que ter um mínimo de arte, a arte de convencer.

Tem IPESPE também – O Ipespe, de Antônio Lavareda, também traz, amanhã, mais uma rodada de pesquisas sobre a sucessão no Recife. Na primeira, em setembro, publicada pela Folha, apontou um cenário de empate entre os quatro principais postulantes, mas se deu há mais de 30 dias, o que já mudou muito, segundo revelaram Ibope e Datafolha. O Instituto Opinião, de Campina Grande, também identificou essa mudança em levantamento de 15 dias atrás, o que reforça a tese de que pesquisa é uma fotografia do momento, varia de acordo com o humor do eleitor.

Yves reverte – O candidato do MDB a prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, conseguiu liminar na primeira instância federal, em Brasília, suspendendo os efeitos do processo de impugnação da sua candidatura. A decisão foi do juiz Eduardo Rocha Penteado, da 14ª Vara Federal Cível, na capital. Um trecho da decisão diz que o Tribunal, por unanimidade, apreciando o tema 899 da repercussão geral, negou provimento ao recurso extraordinário, mantendo-se a extinção do processo pelo reconhecimento da prescrição, nos termos do voto do Relator. Foi fixada a seguinte tese: "É prescritível a pretensão de ressarcimento ao erário fundado em decisão de Tribunal de Contas”.

Fim de carreira – No Cabo, conforme este blog antecipou, ontem, o candidato do MDB, Elias Gomes, saiu da disputa e anunciou apoio ao postulante do PL, Keko da Farmácia, vice-prefeito e que assumiu durante a ausência do prefeito Lula Cabral (PSB). Na sua fala, Elias alegou que fez o gesto em nome da unidade das oposições, mas, na verdade, ele correu de mais uma derrota para Lula, que é o favorito. Ex-prefeito do município, Elias perdeu o poder para o próprio Lula e nunca mais seu grupo se recuperou do baque eleitoral. Sua jogada de toalha se deu porque vinha patinando nas pesquisas, na lanterninha.

Lula derrotado – A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou, ontem, por unanimidade, sete recursos da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pediam a revisão de decisões que o colegiado já havia negado anteriormente. Os recursos, feitos por meio de embargos de declaração, são relacionados a desdobramentos das operações Lava Jato, que apura desvios ligados à Petrobras, e Spoofing, que investiga a invasão de celulares de autoridades, entre elas o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores. O relator, ministro Félix Fischer, rejeitou todos os pedidos e teve o voto acompanhado pelos outros magistrados. Não houve debates, e a defesa de Lula não se manifestou durante o julgamento porque não há previsão nesta etapa processual.

CURTAS

PSL EM BAIXA – Em sua primeira eleição na condição de partido grande, o PSL enfrenta defecções em algumas capitais importantes típicas dos nanicos e que podem ampliar o tumulto interno da legenda. No Rio, parlamentares bolsonaristas já estão na campanha de Marcelo Crivella (Republicanos), em detrimento de Luiz Lima. Luciano Bivar, presidente do PSL, minimiza as “traições”, mas admite tratar-se de “um desconforto para o partido”. Ainda assim, disse acreditar que, no balanço final, as cizânias serão inferiores aos bons resultados das urnas para o PSL. Destinatário de R$ 199 milhões do fundo eleitoral, o PSL não tem nome despontando nas capitais. Em São Paulo, o fraco desempenho de Joice Hasselmann nas pesquisas desmotiva o PSL e provoca defecções.

DESPREZÍVEL – Em Ipojuca, o ex-prefeito Carlos Santana, que entrou na disputa para tentar voltar ao poder pelo PSB, vestiu, literalmente, a camisa vermelha do PT num ato no último fim de semana. Se por um lado quis agradar à militância petista que não o engole, por outro o gesto foi um tiro no pé, até porque o neo-socialista, que já foi tucano, passou a vida inteira sendo atacado pela estrela vermelha, o PT algoz. Já ouvi que o oportunismo mal direcionado é grotesco. Neste caso, chega a ser desprezível.

Perguntar não ofende: A Polícia Federal esqueceu de fazer a sétima operação na Prefeitura do Recife?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Bozonaro é Ladrão. Miliciano e corno Boa Tarde!

Fernandes

O chefe é o insano de sempre, diz Roberto Freire. Bolsonaro é o arauto da morte. Dela se alimenta. Não importa se a vacina pode nos livrar da Covid. Para ele, quanto mais brasileiros doentes, com sequelas e mortos, melhor. Para ele, é política acima de tudo.

marcos

Geraldo Júlio e Paulo Câmara tem rejeição maior que o presidente mito Jair Bolsonaro em Recife. Ui

marcos

O Brasil é um país livre, quem quiser tomar a vacina chinesa que tome. Agora imposição é pra regime comunista, então senhor Dória e Roberto Freire tomem no cu.

Fernandes

O chefe é o insano de sempre, diz Roberto Freire. Bolsonaro é o arauto da morte. Dela se alimenta. Não importa se a vacina pode nos livrar da Covid. Para ele, quanto mais brasileiros doentes, com sequelas e mortos, melhor. Para ele, é política acima de tudo.



20/10


2020

Lupércio é internado e anuncia que está com Covid-19

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (Solidariedade), foi internado no Hospital Esperança, localizado na cidade, com sintomas de infecção pelo novo coronavírus. O chefe do Executivo municipal, que tem 48 anos, informou, hoje, que teve resultado positivo para a Covid-19 e que está cumprindo isolamento social. As informações são do G1 Pernambuco.

A informação sobre o internamento foi confirmada pela assessoria de imprensa do prefeito. O gestor confirmou que está doente, por meio de um comunicado transmitido pelas redes sociais. No vídeo, ele afirmou que se sente bem e que o exame que fez para detectar a doença deu positivo.

"Meu exame para Covid-19 deu positivo. Estou me sentindo bem e seguindo todas as recomendações médicas, inclusive de isolamento social. Continuarei a acompanhar todas as ações da prefeitura", afirmou o prefeito, que tenta a reeleição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha