O Jornal do Poder

29/09


2020

Futuro do automotivo é no carro elétrico, prevê Souza

Por Hylda Cavalcanti

O futuro do setor automotivo do Brasil está no carro elétrico. E isso não demora muito para acontecer. A expectativa é de que até 2030, 40% da frota mundial de veículos seja formada por carros elétricos. Quem afirma isso, com a expertise que possui na área, é o empresário cearense Antonio Souza, que vem se destacando no mercado automotivo 4x4, direcionado ao campo corporativo.

Fundador da CAB, detentora dos direitos de produção e comercialização do Jipe Stark – totalmente nacional – ele afirmou, durante entrevista concedida via Live ao blog – que considera os carros elétricos um caminho sem volta. Uma vez que possuem baixo custo de montagem, baixa emissão de poluentes e um mercado gigantesco a ser explorado.

Souza lançará em janeiro a divisão de tecnologia da empresa, no município pernambucano de Araripina, onde serão realizados estudos e pesquisas científicas, além da montagem dos carros elétricos. E lançará em dezembro, em Brasília, uma montadora para atendimento a toda a região Centro-Oeste. Além disso, se prepara para ter uma montadora em cada região do País. Contou que seguiu exemplos da Alemanha e da China para o empreendimento.

Ao falar sobre a instalação da fábrica em Araripina, Souza contou que brigou muito para instalar uma indústria no município de Pedras (PE), mas foi vencido por problemas burocráticos que dificultaram a instalação. Ele afirmou que ainda aguarda a possibilidade de conseguir instalar lá um dos seus empreendimentos.

Destacou que enquanto isso, no Distrito Federal, o Governo abriu todos os caminhos para a empresa. “Em Brasília, em menos de 60 dias a gente já tinha ganhado a licitação e estava com uma área para instalar a montadora da CAB. A sugestão do governador Ibaneis Rocha (do DF) foi de que deveríamos inaugurar este ano por ser ano do aniversário dos 60 anos de Brasília. E o presidente Juscelino Kubitscheck inaugurou a capital em cima de um jipe. Então, nada mais simbólico para comemorar as seis décadas da cidade”, explicou.

Ao comparar o acolhimento que recebeu por parte do governo do Distrito Federal com o de Pernambuco, o empresário adotou um tom diplomático, mas admitiu que não obteve o retorno esperado no estado.

"Pernambuco não me deu a resposta no tempo devido, infelizmente, e perdeu a fábrica para Brasília. Mas eu espero que esta resposta aconteça agora em relação aos carros elétricos. O empreendedor precisa receber bons retornos por parte dos governantes para ajudar no desenvolvimento e na geração de emprego e renda do país como um todo”, enfatizou.

Ele também manteve contatos com o Ministério da Ciência e Tecnologia no âmbito do Governo Federal, mas ainda aguarda um retorno. Souza afirmou, ainda, que pretende investir com os carros elétricos, inicialmente, para uso do setor público e, também, no caso da iniciativa privada, para segurança – em condomínios, campos de golfe, estacionamentos (para levar clientes de um local até outro) e outras funções.

Bem sucedido nesta área, ele também acumula sucesso em sua primeira empresa, iniciada em 1994, na área de segurança eletrônica. Começou com uma pequenininha. Hoje o grupo é formado por seis delas, sediadas nas capitais Maceió, Recife, João Pessoa, Brasília, Goiânia e Macapá.

O empresário contou, ainda, que não teme uma possível crise energética no País que possa vir a prejudicar o investimento nos carros elétricos. De olho no futuro, ele já está direcionando alguns empreendimentos para a implantação de um sistema de energia solar. “Estamos enxergando esse mercado e queremos entrar no segmento de prestação de serviços de acesso energético”, frisou.

“Por minha história de vida, digo que o que diferencia a gente das pessoas mais bem sucedidas do mundo são as oportunidades. A gente encontra muitas barreiras e em todas as situações difíceis é importante enxergar o lado bom”, ressaltou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

29/09


2020

Candidatura de Carlos Santana é impugnada em Ipojuca

O candidato a prefeito de Ipojuca pelo PSB, Carlos Santana, foi impugnado por responder Ação Penal por Improbidade Administrativa, tombada sob o número 0000014-68.2018.4.05.8312, na qual o Ministério Público o acusa de desvio de mais de 32.000.000,00 (trinta e dois milhões de reais) dos cofres públicos do município.

O impugnado pode continuar fazendo atos de campanha até o desfecho da ação.

O município do Ipojuca passou por situação semelhante na eleição passada, onde foi eleito, mesmo impugnado, o então candidato Romero Sales, que após ter sua impugnação confirmada definitivamente e ter vencido a eleição, foi realizado novo pleito, no qual foi eleita sua esposa, a atual prefeita Célia Sales.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

29/09


2020

Juventude 14 realiza pedalada em Ipojuca

Mais de 300 jovens participaram, hoje pela manhã, da pedalada da juventude 14 que começou em Nossa Senhora do Ó e foi até Porto de Galinhas. O evento foi organizado espontaneamente pelos jovens apoiadores da candidatura de Célia Sales à reeleição para a Prefeitura de Ipojuca. “Foi muito bom começarmos o dia, podendo mostrar a força e a energia da juventude da nossa cidade pelas ruas e levando o recado de que estamos sim com Célia Sales porque sua candidatura é a melhor para a nossa cidade”, avaliou Lucas Gomes, 23 anos, após a pedalada.

Durante todo o percurso, não faltou animação. Nem entre os participantes e menos ainda para quem fez questão de saudar os jovens durante o caminho. As músicas e a alegria deram o tom de todo o trajeto. Bandeiras coloridas de apoio à candidata deixaram a cidade ainda mais colorida nesse dia de São Miguel Arcanjo, padroeiro de Ipojuca. “Só tenho palavras para agradecer o empenho desses jovens de espalhar nossa mensagem por todos os lugares. É animador demais. Mas o mais importante é ver que eles acreditam em nosso trabalho, tanto quanto eu acredito em cada um deles. Meu compromisso é de continuar cuidando deles e de todos os ipojucanos como tenho feito até agora”, celebrou Célia Sales ao acompanhar a pedalada pela internet.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/09


2020

O Americano Batista vai fechar?

Por Mauro Ferreira Lima

Não! Não será fechado. Ali vai ser construído um polo empresarial, comercial, gastronômico e de entretenimento e serviços de grande importância para o Recife. Deverá ser inaugurado em 18 meses e terá o nome de “Pátio Americano”.

O espaço beneficiará muito a área do final da Avenida Conde da Boa Vista, com o contexto da Rua Dom Bosco e Avenida Agamenon Magalhães.

O impacto urbano deverá ser de grande porte, incentivando o surgimento de outros estabelecimentos que poderão gerar mais empregos e oportunidades de trabalho no entorno vizinho ao Derby.

O colégio, com área de 40 mil m², terá 20 mil deste espaço alocado por 30 anos a um grupo empresarial local. O contrato de locação poderá ser renovado por igual período.

Uma maior integração urbana acontecerá de forma ampliada e visível com a derrubada de todo o muro que cerca o local.

O colégio será preservado e conviverá, lado a lado, com o que está listado no projeto, já aprovado, há poucos dias, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Urbano do Recife. Nele, constam um shopping com 62 lojas, 4 salas de cinema, um prédio com 6 andares que funcionará como espaço empresarial, área para gastronomia e um estacionamento com 594 vagas. Serão gerados 2 mil empregos diretos.

Sem dúvidas este projeto, ao lado de dois outros já em construção atualmente: o Outlet Recife e o complexo hoteleiro e empresarial do Moinho Recife. Os três acrescentarão 6 mil novos empregos diretos ao Recife e Região Metropolitana.

Pernambuco assim, aos poucos, vai retomando um ritmo de crescimento mais acelerado, apesar das dificuldades econômicas do País que ainda deverá padecer muito para recuperar-se dos graves efeitos desta pandemia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/09


2020

Governo põe em risco vida de criança

Blog do Tamanini

O Ministério da Saúde decidiu, hoje, negar o pedido dos pais da pequena Kyara Lis de Carvalho Rocha, de 1 ano e 2 meses, e, portanto, não custeará o medicamento Zolgensma para a criança diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME). O remédio custa cerca de R$ 12 milhões e utiliza terapia gênica para frear a doença degenerativa.

A decisão ocorreu após o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia Filho ter determinado que a União informasse se forneceria ou não o fármaco para a pequena paciente. Recentemente, a pasta concedeu o valor do Zolgensma para outra criança de Brasília com a mesma doença de Kyara.

O prazo venceu no último domingo (27/9), quando houve uma grande carreata pelas ruas de Brasília com o objetivo de sensibilizar as autoridades responsáveis pela análise.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/09


2020

Aberta licitação para a recuperação da PE-75

A PE-75, que liga as cidades de Goiana e Itambé, vai ser restaurada. Hoje, o Departamento de Estradas e Rodagem de Pernambuco (DER-PE) publicou no Diário Oficial que vai abrir o processo de licitação para a execução da obra. O investimento para a recuperação dos 39,7 km da rodovia será de cerca de R$ 52 milhões.

A iniciativa contou com articulação do deputado estadual Aluísio Lessa. O parlamentar foi o responsável por articular reunião entre o ex-prefeito de Itambé, Fred Carrazone, o assessor da atual prefeita, Frederico, e a secretária estadual de Infraestrutura, Fernandha Batista, onde foi apresentada a demanda e praticamente selou a execução da obra.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/09


2020

Célia Sales dá sua versão sobre pedido de impugnação

Caro Magno,

Em relação à matéria publicada mais cedo no seu blog, esclarecemos que não foi feito nenhum pedido de impugnação e, sim, uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJ) que estaria apurando a possível distribuição de alguns adesivos durante a convenção do PTB, ocorrida no último dia 16 de setembro, pelo próprio partido. Não existe qualquer fundamento nas acusações feitas por eles.

O fato é que a coligação adversária criou uma ação sem fundamento jurídico para tentar gerar um fato político, mostrando o seu desespero diante do grande apoio que a candidatura de Célia Sales tem recebido da população ipojucana. A petebista reitera seu compromisso com as normas eleitorais e garante que manterá sua campanha dentro da legalidade até o dia 15 de novembro de 2020.

Atenciosamente,

Coordenação de campanha de Célia Sales (PTB/Ipojuca) 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/09


2020

Jaboatão comemora “tri” na liderança do Idepe na RMR

O alto rendimento dos alunos da rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes tem alavancado os índices do setor educacional da cidade nos últimos anos. Divulgado recentemente, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) comprovou, pela terceira vez, a liderança do Jaboatão entre os municípios da Região Metropolitana (RMR), ocupando o topo do ranking na análise dos anos iniciais. O resultado é observado como parte do processo formativo e do trabalho desempenhado por professores, gestores e demais colaboradores junto à gestão educacional do município.

Desde 2017, Jaboatão dos Guararapes tem garantido importantes conquistas na área da educação. Além do “tri” no Idepe, a cidade tem se mantido na liderança de outros importantes índices que analisam a qualidade do ensino público, como o Ideb, do Ministério da Educação – Jaboatão superou, inclusive, a meta projetada para o ano de 2021 pelo órgão.

Outro destaque, dessa vez voltado aos alunos dos anos finais, fica por conta do programa Jaboatão Prepara, que rendeu à atual gestão o segundo prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) por excelência na prestação de serviços públicos. O programa realiza aulões aos fins de semana para auxiliar os estudantes no ingresso em escolas técnicas e institutos federais, com índice de aprovação superior a 85%, beneficiando mais de dois mil alunos por edição.

“Todos sabemos que a educação é o melhor caminho para que um cidadão consiga transformar a sua realidade. Nossa gestão, desde o início, segue com o compromisso de garantir à população do Jaboatão acesso a um ensino de excelência. E esses resultados que temos obtidos atestam a seriedade com a qual nós conduzimos os investimentos nessa área. Hoje, o jaboatonense vive uma nova realidade, e vamos continuar trabalhando para que bons resultados como esses continuem sendo divulgados”, comemorou o prefeito Anderson Ferreira.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/09


2020

Marília fala em cadastro único municipal

Em reunião com os servidores municipais da Controladoria Municipal do Recife, na manhã de hoje, a candidata a Prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), lançou a proposta de um cadastro único que reúna informações sobre todos os serviços públicos municipais prestados ao cidadão.

“É preciso unir tecnologia e inteligência, ordenar os dados para ter informações de qualidade que auxiliem a prefeitura a tomar as decisões certas. Com o cadastro único é possível entender bem as prioridades das pessoas, e saber as áreas em que a gestão precisa melhorar”, defende Marília.

Ela diz ainda que o uso da tecnologia com inteligência deve servir para desburocratizar trâmites hoje muito lentos e ineficientes na Prefeitura da Cidade do Recife, e que esta deve ser uma conquista que beneficiará cidadãos e empresas.  

Na reunião, Marília defendeu que com o cadastro único o cidadão também pode cobrar mais, e entender melhor o papel da prefeitura para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“Com um cadastro único o jovem, a mulher, o trabalhador, terão acesso a um espaço que vai oferecer o máximo de transparência. Essa é uma forma inteligente de gestão participativa, pois os cidadãos vão opinar sobre o serviço que estão usando, e vão monitorar como o orçamento público está sendo usado”, reforça.

Para Marília, o Portal da Transparência que a prefeitura hoje disponibiliza mais esconde do que mostra informações, tamanha é a dificuldade da população, e até de especialistas, em acessar dados. “As pessoas não entendem como está a qualidade do gasto na saúde, mas elas sentem isso na pele, quando não recebem o atendimento adequado”, afirma.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


29/09


2020

Carros elétricos na pauta da live daqui a pouco

A live deste blog de daqui a pouco será com o empresário cearense Antonio Souza, que vem se destacando no mercado automotivo 4x4, direcionado ao campo corporativo. Souza é fundador da CAB, detentora dos direitos de produção e comercialização do Jipe Stark, um produto 100% nacional.

O empresário escolheu o município pernambucano de Araripina para instalar a divisão da empresa de montagem de carros elétricos, que está com lançamento previsto para janeiro. Ele também se prepara para ter uma montadora em cada região do País.

Empreendedor bem sucedido, o nordestino está sendo reconhecido como um dos expoentes dos projetos de veículos elétricos. Além de Araripina, ele está em tratativas para expandir o negócio para os Estados da Paraíba, Santa Catarina, Pará e o Distrito Federal.

Ele vai falar sobre oportunidades de negócios neste segmento, o destaque dos Estados nordestinos como ponto de atratividade para empresas diversas e o boom dos veículos elétricos que começa a tomar corpo no País. Será às 19 horas pelo Instagram do blog – @blogdomagno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha