FMO janeiro 2020

05/07


2020

Rede privada de PE quer volta às aulas em 21 de julho

Diario de Pernambuco

O Sindicato de Escolas Particulares de Pernambuco enviou, na última sexta-feira (3), um pedido para que a Secretaria de Educação do Estado permita a antecipação da volta às aulas nas instituições privadas para 21 de julho, em sistema de rodízio.

A medida está sendo estudada pela pasta. Com os colégios fechados desde o dia 18 de março, os alunos ainda não têm confirmação de quando voltarão às salas, já que no Plano de Convivência, que dita os processos de reaberturas no estado apos quarentena rígida, não há data específica para isso.

O sindicato desenhou um calendário para os alunos. A proposta é que na primeira etapa, em 21 de julho, sejam recebidas as turmas da educação infantil, 1º ano do ensino fundamental e 9º ano do ensino fundamental, além das três séries do ensino médio. A segunda etapa, iniciando em 28 de julho, incluiria turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. A terceira, prevista para 4 de agosto, teria turmas do 6º ao 8º ano do ensino fundamental.

Para evitar a proliferação do novo coronavírus, o sindicato aponta que essa reabertura deve ser feita com o número de alunos reduzido. Apenas 50% dos estudantes voltariam às salas nesta primeira fase, enquanto o restante continuaria em casa, tendo aulas remotas. As turmas que estão marcadas para o mesmo dia não compartilhariam os mesmos espaços e teriam horários de chegada e saída diferentes.

A Secretaria de Educação do Estado afirma ter recebido o pedido, assim como tem feito com as propostas de várias entidades, e estudará sua viabilidade. O governo também se mostrou disposto a discutir o plano com o sindicato. 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

05/07


2020

Dudu da Fonte quer isenção na luz para 9 mi de famílias

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) protocolou o Projeto de Lei nº 3642/20, que isenta o pagamento da tarifa de energia elétrica para quem consumir até 220 kWh/mês. A proposta ainda prevê desconto de 50% na tarifa de quem consome até 300 kWh/mês. A medida deve beneficiar cerca de 9 milhões de famílias.

Na apresentação do projeto, o parlamentar destacou que muitos trabalhadores ficaram desempregados por causa da pandemia e cabe ao governo tentar minimizar o impacto da crise na vida da população e garantir condições mínimas de sobrevivência. “Estamos no meio de uma crise sanitária e econômica. Milhões de pessoas desempregadas e com a renda comprometida. Temos que dar ao pai de família essa folga no orçamento, uma ajuda para enfrentar esse período tão difícil”, explicou Da Fonte.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

05/07


2020

Morre símbolo da música nordestina no DF

Correio Braziliense

O Distrito Federal perdeu na manhã deste domingo (5/7) Sinézio Cordeiro de Araújo, vice-presidente da Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal (Asforró) e músico do Trio do Nordeste. O pernambucano que marcou o movimento da cultura nordestina em Brasília foi vítima de uma parada cardíaca.

Segundo conhecidos de Sinézio, ele havia manifestado sintomas do novo novo coronavírus na quarta-feira (1/7), mas ainda não há confirmação da infecção. O óbito foi constatado por volta das 7h deste domingo e a notícia entristeceu grande parte dos músicos de forró da capital, que encontravam nele uma inspiração.

“O Sinézio tem uma história firme em Brasília com a bandeira da cultura nordestina. Ele foi um artista popular que alcançou um reconhecimento muito grande no DF e nunca perdeu a humildade. Pelo contrário, Sinézio carregava um espírito humano, de quem queria agregar e estava sempre somando, ajudando outros músicos, porque gostava de ver nosso forró brilhando”, contou o presidente da Asforró, Marques Célio Rodrigues, 57.

Pai de dois filhos, ele se orgulhava de ter conseguido ver o garoto e a menina se formarem no ensino superior. A família sempre foi um dos pilares de Sinézio, que levava a paixão pela cultura nordestina para dentro de casa. O filho Samuel Gomes, 21, começou a tocar sanfona com 9 anos e também carrega os ensinamentos do pai.

As principais festas juninas do DF contavam com a participação de Sinézio, que costuma não ter espaço na agenda em junho e julho. Outra marca na história do forrozeiro foi o prazer de ter tocado com Luiz Gonzaga, quando o Rei do Baião esteve na Casa do Cantador, em Ceilândia.

O Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, também lamentou a morte do músico. Nordestino que adotou Brasília como casa, Rodrigues reconheceu a lacuna que a ausência do artista deixa na capital, bem como a lição e o orgulho que Sinézio deixou para a comunidade nordestina no DF. "A sanfona foi o instrumento, o forró foi o estilo, a voz a inspiração para uma geração de músicos que darão continuidade ao seu trabalho de unir o Brasil em torno de uma das mais ricas manifestações culturais do nosso cancioneiro. Que Deus o acolha para que anime o céu com a mesma alegria com que sempre nos brindou aqui na Terra", desejou. 

O sepultamento foi marcado para a tarde deste domingo, no Campo da Esperança de Taguatinga. Por conta da suspeita de covid-19, não houve velório.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

05/07


2020

Gonzaga lamenta morte de professor Dinho de Serra

NOTA DE PESAR

Ao me casar com Rocksana Príncipe, de Serra Talhada, passei a conhecer mais de perto essa maravilhosa e querida terra e, por intermédio do eterno amigo Luciano Duque, conheci dona Margarida, com um montão de filhos, dentre eles o amigo Dinho, que participou da minha campanha a deputado federal, em 1986, coordenada por Luciano.

Lamento que Dinho de dona Margarida tenha partido tão cedo de Serra Talhada, para a eternidade, mas, com certeza, a partir de agora, ele vai viver e conviver com Jesus Cristo. Saudades, Dinho!

Gonzaga Patriota, deputado federal


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/07


2020

Querem matar a delegada

O desconhecido instituto Simplex, sediado em Caruaru, registrou uma pesquisa de opinião com o nome dos pré-candidatos à Prefeitura do Recife para ser divulgada amanhã na Rádio CBN. Em análise técnica ao questionário aplicado, alguns pontos chamam a atenção que podem ser considerados tendenciosos. Há um cenário inicial espontâneo, um cenário global dos candidatos e na sequência apenas cenário focando candidatos em específico e em nenhum desses cenários Patrícia Domingos, do Podemos, aparece como delegada, como se isso não tivesse relevância.

Os questionários fazem referência à Patrícia Domingos e não à delegada Patrícia Domingos, como ela se apresenta. Com isso, fica evidente o interesse em diminuir a possível dimensão dela nos resultados da consulta. Pesquisa precisa ter credibilidade, nem sempre é tão Simplex assim.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

05/07


2020

Morre Martha Rocha, a primeira Miss Brasil

Metrópoles

A primeira Miss Brasil, Martha Rocha, morreu nesse sábado (4/7) em Niterói, no Rio de Janeiro. Segundo informações de um dos filhos, a miss teve insuficiência respiratória seguida de um infarto.

O corpo de Martha Rocha, baiana nascida em Salvador, foi enterrado neste domingo (5/7), no Cemitério no Santíssimo Sacramento. Ela deixa três filhos.

Martha Rocha foi eleita a primeira Miss Brasil em junho de 1954 em um concurso realizado na região de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. No Miss Universo daquele ano, Martha acabou ficando em segundo lugar. Uma lenda diz que ela perdeu a disputa por conta de “duas polegadas” a mais no quadril.
 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/07


2020

Cabo vai pagar gratificação a profissionais de saúde

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho vai pagar 15% de gratificação aos servidores da Saúde que estiverem atuando nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. Os valores deverão ser adicionados aos salários de julho, agosto e setembro. O projeto de lei enviado pelo Executivo foi aprovado pelos vereadores em sessão extraordinária, realizada na última sexta-feira (3). 

Para o prefeito Lula Cabral, a decisão reforça o comprometimento da gestão com os servidores. “Esses servidores são verdadeiros heróis. Estão na linha de frente desta pandemia, salvando vidas e nós não podemos deixar de reconhecer que, com o trabalho deles, estamos reduzindo os casos”, ressalta.

Até ontem, o Cabo contabilizou 1.041 casos de Covid-19, 165 mortes e 804 pacientes recuperados. Há 280 casos em investigação e 547 foram descartados. Desde a abertura do Hospital de Campanha Ricardo Brennand, em 21 de maio, a cidade contabilizou um óbito em razão da doença. Também houve redução de casos graves nas unidades de urgência e emergência do município.

CENTRO DE TRIAGEM  – A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho também implantou o Centro de Triagem e Testagem para Covid-19 (CTTC), no Hospital de Campanha Amaro Cabral, em Ponte dos Carvalhos. No CTTC, o atendimento é feito por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/07


2020

Caruaru e Bezerros se preparam para sair do lockdown

Após dez dias de isolamento social rígido, Caruaru e Bezerros vão deixar o lockdown imposto pelo governo do Estado a partir de amanhã (6). As duas cidades do Agreste passarão para a segunda etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 de Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as duas cidades registraram redução no número de casos graves.

Dessa forma, além do funcionamento dos serviços essenciais, da construção civil (com 50% da capacidade) e do segmento industrial, será permitido o retorno do comércio atacadista. No período de isolamento mais rígido, o governo de Pernambuco informa que enviou 20 respiradores para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, visando à abertura de novas vagas de terapia intensiva na unidade. Já para Bezerros, foram encaminhados cinco respiradores, cinco monitores multiparamétricos e cinco camas hospitalares, que estão proporcionando a abertura de 10 novos leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19 na cidade.

A IV Gerência Regional de Saúde, onde estão os dois municípios, conta com 143 leitos dedicados à Covid-19, sendo 78 de UTI e 79 de enfermaria. Ainda de acordo com a SES-PE, também foram encaminhados mais de 85 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as secretarias de Saúde de Bezerros e Caruaru. Entre os itens, foram entregues máscaras cirúrgicas (70 mil); máscaras do tipo N95 (14 mil), indicadas para uso de profissionais que estão em contato direto com os pacientes em procedimentos com risco de geração de aerossol; protetores faciais (1.400) e óculos de proteção (210). 

No período, houve reforço nas ações de fiscalização, de apoio social e de estruturação da rede pública de saúde voltado para o enfrentamento à Covid-19. A Operação Quarentena, coordenada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), chegou a colocar 593 profissionais nas ruas dos dois municípios. Foram mais de 3,5 mil postos ativados nas duas cidades, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, além de profissionais de órgãos parceiros, como Detran, Procon, IPEM, guardas municipais e agentes municipais de Saúde. 

Também foram distribuídas 12.300 máscaras de pano e aferida temperatura da 13 mil pessoas. As máscaras foram compradas pela Agência de Desenvolvimento AD Diper do polo de confecções do Agreste. De acordo com o governo de Pernambuco, as restrições fizeram o município de Caruaru sair de um índice médio de isolamento social de 35% para 50.2%. Já Bezerros, que mantinha um distanciamento médio de 32% na pré-quarentena, chegou a atingir 41%. O índice é medido pela empresa de georreferenciamento Inloco.

Com o retorno de Caruaru e Bezerros para a etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19, todos os municípios que compõem a Microrregião de Saúde II agora estão no mesmo estágio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/07


2020

Moraes manda soltar blogueiro bolsonarista

Folha de São Paulo

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou, hoje, a soltura do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio Filho, preso temporariamente desde 26 de junho no âmbito dos inquérito que apura os atos antidemocráticos.

Moraes, no entanto, estabeleceu uma série de restrições a Eustáquio Filho. Ele não pode ter qualquer tipo de contato com pessoas indicadas na petição, como parlamentares aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), e outros militantes bolsonaristas, como o blogueiro Allan dos Santos.

A decisão também o proíbe de frequentar as redes sociais apontadas como meios da prática dos crimes sob apuração.

Ele também terá que manter uma distância mínima de um quilômetro da Praça dos Três Poderes e das casas dos ministros do STF. Moraes também proíbe Eustáquio de mobilizar, organizar ou integrar manifestações de cunho ofensivo a qualquer um dos Poderes ou de seus integrantes, bem como os atos que incitem a animosidade das Forças Armadas contra qualquer instituição de Estado.

Por fim, o blogueiro também está proibido de se ausentar do Distrito Federal sem autorização judicial. A prisão de Oswaldo Eustáquio Filho havia sido autorizada por Alexandre de Moraes. Ele estava em Campo Grande (MS). A Polícia Federal argumentou no pedido de prisão que havia risco de fuga do investigado.

Mais informações no site da Folha de São Paulo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/07


2020

Goiana reforça ações para conter a Covid-19

Na tentativa de conter o avanço do novo coronavírus, a Prefeitura de Goiana reforçou o plano de ação, feito por seu Comitê de Enfrentamento à doença, com atuação conjunta de várias secretarias para atender toda a população. Entre as medidas, há a construção de um hospital de campanha na estrutura da Upinha de Goiana, localizada às margens da PE-75, previsto para ser inaugurado ainda este mês.

A unidade de pronto atendimento construída com recursos próprios em parceria com a Klabin, que doou equipamentos, além de milhares de itens hospitalares e de proteção individual, atenderá prioritariamente casos da Covid-19 registrados no município. Ao todo serão 40 leitos, sendo 35 de enfermaria e 05 de semi-UTI.

Além das ações voltadas para o combate à pandemia, o prefeito Eduardo Honório (MDB) tem destacado obras de calçamento e pavimentação das principais vias e ruas, na sede e nos distritos, além do serviço de pavimentação asfáltica da centenária estrada de Cajueiro, acesso que liga Tejucupapo à BR-101.

Outras medidas incluem a implantação do programa Vaca Mecânica no Mutirão e em Tejucupapo, além de um novo ponto de distribuição no bairro do Bom Tempo, com fornecimento diário de pão e leite de soja para famílias cadastradas pelo Cras, casas populares e desapropriação de terras para famílias que vivem do agronegócio e da agricultura familiar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha