FMO janeiro 2020

05/07


2020

Caruaru e Bezerros se preparam para sair do lockdown

Após dez dias de isolamento social rígido, Caruaru e Bezerros vão deixar o lockdown imposto pelo governo do Estado a partir de amanhã (6). As duas cidades do Agreste passarão para a segunda etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 de Pernambuco. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as duas cidades registraram redução no número de casos graves.

Dessa forma, além do funcionamento dos serviços essenciais, da construção civil (com 50% da capacidade) e do segmento industrial, será permitido o retorno do comércio atacadista. No período de isolamento mais rígido, o governo de Pernambuco informa que enviou 20 respiradores para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, visando à abertura de novas vagas de terapia intensiva na unidade. Já para Bezerros, foram encaminhados cinco respiradores, cinco monitores multiparamétricos e cinco camas hospitalares, que estão proporcionando a abertura de 10 novos leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19 na cidade.

A IV Gerência Regional de Saúde, onde estão os dois municípios, conta com 143 leitos dedicados à Covid-19, sendo 78 de UTI e 79 de enfermaria. Ainda de acordo com a SES-PE, também foram encaminhados mais de 85 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as secretarias de Saúde de Bezerros e Caruaru. Entre os itens, foram entregues máscaras cirúrgicas (70 mil); máscaras do tipo N95 (14 mil), indicadas para uso de profissionais que estão em contato direto com os pacientes em procedimentos com risco de geração de aerossol; protetores faciais (1.400) e óculos de proteção (210). 

No período, houve reforço nas ações de fiscalização, de apoio social e de estruturação da rede pública de saúde voltado para o enfrentamento à Covid-19. A Operação Quarentena, coordenada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), chegou a colocar 593 profissionais nas ruas dos dois municípios. Foram mais de 3,5 mil postos ativados nas duas cidades, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, além de profissionais de órgãos parceiros, como Detran, Procon, IPEM, guardas municipais e agentes municipais de Saúde. 

Também foram distribuídas 12.300 máscaras de pano e aferida temperatura da 13 mil pessoas. As máscaras foram compradas pela Agência de Desenvolvimento AD Diper do polo de confecções do Agreste. De acordo com o governo de Pernambuco, as restrições fizeram o município de Caruaru sair de um índice médio de isolamento social de 35% para 50.2%. Já Bezerros, que mantinha um distanciamento médio de 32% na pré-quarentena, chegou a atingir 41%. O índice é medido pela empresa de georreferenciamento Inloco.

Com o retorno de Caruaru e Bezerros para a etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19, todos os municípios que compõem a Microrregião de Saúde II agora estão no mesmo estágio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

05/07


2020

Moraes manda soltar blogueiro bolsonarista

Folha de São Paulo

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou, hoje, a soltura do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio Filho, preso temporariamente desde 26 de junho no âmbito dos inquérito que apura os atos antidemocráticos.

Moraes, no entanto, estabeleceu uma série de restrições a Eustáquio Filho. Ele não pode ter qualquer tipo de contato com pessoas indicadas na petição, como parlamentares aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), e outros militantes bolsonaristas, como o blogueiro Allan dos Santos.

A decisão também o proíbe de frequentar as redes sociais apontadas como meios da prática dos crimes sob apuração.

Ele também terá que manter uma distância mínima de um quilômetro da Praça dos Três Poderes e das casas dos ministros do STF. Moraes também proíbe Eustáquio de mobilizar, organizar ou integrar manifestações de cunho ofensivo a qualquer um dos Poderes ou de seus integrantes, bem como os atos que incitem a animosidade das Forças Armadas contra qualquer instituição de Estado.

Por fim, o blogueiro também está proibido de se ausentar do Distrito Federal sem autorização judicial. A prisão de Oswaldo Eustáquio Filho havia sido autorizada por Alexandre de Moraes. Ele estava em Campo Grande (MS). A Polícia Federal argumentou no pedido de prisão que havia risco de fuga do investigado.

Mais informações no site da Folha de São Paulo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

05/07


2020

Goiana reforça ações para conter a Covid-19

Na tentativa de conter o avanço do novo coronavírus, a Prefeitura de Goiana reforçou o plano de ação, feito por seu Comitê de Enfrentamento à doença, com atuação conjunta de várias secretarias para atender toda a população. Entre as medidas, há a construção de um hospital de campanha na estrutura da Upinha de Goiana, localizada às margens da PE-75, previsto para ser inaugurado ainda este mês.

A unidade de pronto atendimento construída com recursos próprios em parceria com a Klabin, que doou equipamentos, além de milhares de itens hospitalares e de proteção individual, atenderá prioritariamente casos da Covid-19 registrados no município. Ao todo serão 40 leitos, sendo 35 de enfermaria e 05 de semi-UTI.

Além das ações voltadas para o combate à pandemia, o prefeito Eduardo Honório (MDB) tem destacado obras de calçamento e pavimentação das principais vias e ruas, na sede e nos distritos, além do serviço de pavimentação asfáltica da centenária estrada de Cajueiro, acesso que liga Tejucupapo à BR-101.

Outras medidas incluem a implantação do programa Vaca Mecânica no Mutirão e em Tejucupapo, além de um novo ponto de distribuição no bairro do Bom Tempo, com fornecimento diário de pão e leite de soja para famílias cadastradas pelo Cras, casas populares e desapropriação de terras para famílias que vivem do agronegócio e da agricultura familiar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

05/07


2020

Em Machados, secretário vai para oposição

O então secretário de Agricultura de Machados, Antônio Machado, o Chu Militão (PP), entregou o cargo na última sexta-feira (3). A movimentação ocorre porque ele aderiu ao grupo do empresário João Morais (MDB), enfraquecendo, assim, o prefeito Argemiro Pimentel (PSB).

O atual gestor tenta emplacar o vice, Juarez Rodrigues (PSB), na Prefeitura, mas agora terá dificuldades para fazer seu sucessor. Dessa forma, as eleições na cidade do Agreste conhecida como a terra das bananas têm dado sinais claros de indefinição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/07


2020

Após desgaste, Feder rejeita convite para o MEC

Houldine Nascimento, da equipe do blog

Por meio de sua página oficial no Facebook, há pouco, o secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, se pronunciou sobre o convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o MEC. Ele agradeceu ao chefe do Executivo, mas recusou o convite publicamente.

Leia a mensagem na íntegra:

"Recebi na noite da última quinta-feira uma ligação do presidente Jair Bolsonaro me convidando para ser ministro da Educação. Fiquei muito honrado com o convite, que coroa o bom trabalho feito por 90 mil profissionais da Educação do Paraná. Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro, por quem tenho grande apreço, mas declino do convite recebido. Sigo com o projeto no Paraná, desejo sorte ao presidente e uma boa gestão no Ministério da Educação."

Feder conversou com Bolsonaro na última quinta-feira (2), mas seu nome não foi bem recebido por apoiadores do presidente. Com isso, sofreu desgaste nos últimos dias antes mesmo de assumir.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

05/07


2020

Sebastião Oliveira lamenta morte de amigo por Covid-19

NOTA DE PESAR

Serra Talhada perdeu um pouco da sua alegria, com a partida do meu amigo de infância Dinho por Covid-19. Os momentos na companhia dele sempre foram cercados de muita alegria. Agradável ao extremo e dono de um sorriso espontâneo, ele partiu para viver eternamente ao lado do Pai Celestial. É triste e difícil ver pessoas queridas que fazem parte da nossa memória afetiva nos deixarem. Ficará uma imensa saudade.

Sebastião Oliveira, deputado federal


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/07


2020

Alberto Feitosa aponta descaso na orla de Boa Viagem

O deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura do Recife pelo PSC, Alberto Feitosa, esteve na orla de Boa Viagem, Zona Sul da capital pernambucana, ontem, para verificar a situação. Lá, encontrou trechos do calçadão cedendo, bancos quebrados, muito mato e quiosques abandonados.

O cenário foi alvo de críticas de Feitosa, que cobrou o prefeito Geraldo Julio sobre o que chamou de "vergonhoso". "Como cidadão, eu fico envergonhado. Como político, tenho cobrado e vou cobrar ainda mais", comenta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/07


2020

Bolsonaro desiste de Feder, diz jornalista

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desistiu de nomear Renato Feder como ministro da Educação, segundo a jornalista Ana Flor, do G1 e da GloboNews. Há muita resistência de apoiadores do chefe do Executivo ao nome de Feder, que é secretário da Educação no Paraná.

"Segundo o relato de assessores próximos do presidente, ele faz consultas acerca de outros nomes, mas insiste que o próximo ministro da Educação precisa estabelecer uma gestão técnica e ter uma relação harmoniosa com outros poderes, como o Congresso, onde as regras do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) precisam ser definidas até dezembro", detalha Flor.

Bolsonaro chegou a fazer o convite a Renato Feder para que fosse a Brasília amanhã, mas recuou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/07


2020

Justiça ameaça penhora nas contas de Belo Jardim

A Justiça determinou que a Prefeitura de Belo Jardim efetue o pagamento dos três meses de salários atrasados no prazo de 10 dias dos funcionários da Autarquia Educacional/Faculdade do Belo Jardim (AEB/FBJ), sob pena de bloqueio mensal das contas do município no valor de R$ 300 mil reais. A decisão foi expedida no último dia 18 pelo juiz de Direito Clécio Camêlo de Albuquerque e segue em tramitação.

O cumprimento se dá a partir do recebimento pela Prefeitura de Belo Jardim, segundo informações repassadas ao portal BJ1. O juiz determinou ainda que sejam mantidos em dias os “vencimentos subsequentes, sempre até o quinto dia do mês subsequente à prestação dos serviços”. No dia 16 de junho, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu entrada em uma ação civil contra a Prefeitura.

O órgão solicitava o pagamento imediato dos três meses de salários atrasados. A cidade vem passando por dificuldades na gestão do prefeito Hélio dos Terrenos (PTB), que tenta emplacar o pré-candidato Wilsinho, ex-presidente da AEB/FBJ e que chegou a comprometer a saúde financeira da autarquia, conforme relato de funcionários.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/07


2020

Sergio Reis convoca público para live de Delmiro

O cantor e compositor Sérgio Reis gravou um vídeo chamando o público para assistir à live de Delmiro Barros, que ocorre logo mais, às 15h, no YouTube. Reis é um dos tantos músicos que gravaram suas composições.

Nascido em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, Delmiro Barros tem mais de 35 anos de carreira e leva histórias de sua terra natal por onde passa. Ficou marcado como "Embaixador do Forró".

Hoje, o público terá o privilégio de desfrutar seus grandes sucessos. Para assistir, basta acessa o canal (https://bit.ly/3iqv9tQ) do cantor e compositor pernambucano, um filho legítimo do Pajeú.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha