FMO janeiro 2020

09/08


2013

Fetape denuncia problemas sociais na Zona da Mata












A taxa de mortalidade infantil na Zona da Mata de Pernambuco é de 13,8 por mil nascidos vivos (Datasus/2011); mais de 16 mil domicílios não têm banheiro ou sanitário e 17,6% da população vive em situação de extrema pobreza (IBGE/2010). Foi com base nesses levantamentos que o Movimento Sindical Rural elaborou, em parceria com entidades civis e sindicais, as diretrizes para reestruturação sociopodutiva da região, documento que será entregue na próxima segunda-feira (12) aos governos municipal, estadual e federal.

As 85 propostas contidas no texto são uma alternativa ao modelo de desenvolvimento baseado na desigualdade e exclusão social, que, segundo a Fetape, está em curso na região, fruto da ausência de políticas públicas estruturantes que criem condições necessárias para promover a qualidade de vida dos trabalhadores que vivem no campo e na cidade.

A produção do texto foi subsidiada por um ciclo de reuniões, oficinas e seminário, que, além de envolver as organizações que assinam as diretrizes, possibilitaram a escuta de moradores da região, pesquisadores e economistas. O objetivo é que, a partir dessas contribuições, Legislativo e Executivo possam adotar um novo olhar para a região, garantindo políticas públicas que possibilitem um desenvolvimento com justiça social e ambiental.

A entrega das diretrizes às autoridades acontecerá na sede do Sindicato dos Bancários, no bairro da Boa Vista, no Recife.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

09/08


2013

Fernando Bezerra e Eduardo vistoriam obras em Jaboatão
















O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), vai vistoriar, ao lado do governador Eduardo Campos (PSB) e do prefeito Elias Gomes (PSDB), o primeiro trecho das obras de engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A visita acontece no domingo (11), às 11h, na sede do canteiro de obras, em Candeias.

O Ministério da Integração Nacional investe cerca de R$ 41 milhões na obra de contenção do avanço do mar. O empreendimento está recuperando, para a população, cerca de 40 metros de faixa de areia em Barra de Jangada, Candeias e Piedade.

A expectativa é de que a intervenção seja concluída até o final deste ano.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

09/08


2013

Frente a Frente assume defesa pela abertura da FAMEG

O senador Armando Monteiro Neto e o prefeito de Garanhuns, Izaias Régis, ambos do PTB, são os principais entrevistados do Frente a Frente de hoje. Tratam da campanha que este blog em defesa da reabertura da Faculdade de Medicina de Garanhuns.

O programa, retransmitido pela Rede Nordeste de Rádio, das 18 as 19 horas, tem como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM. Veja abaixo as demais emissoras que integram a rede:

Afogados da Ingazeira – Rádio Pajeú AM (1.500)
Agrestina – Alternativa FM (104,9)
Araripina – Pop Sat Brasil (93,7)
Arcoverde – Cardeal AM (600)
Belém de São Francisco – Educadora AM (1.470)
Belo Jardim – Bitury AM (1.530)
Bom Conselho – Papacaça AM (1.470)
Cabo de Santo Agostinho – Rádio Calheta FM (98,5)
Caruaru - Caruaru FM (104,9)
Custódia – Custódia FM (88,5)
Granito – Rádio Beto Som (104,9)
Itacuruba – Itacuruba FM (87,9)
Mirandiba – Nova FM (87,9)
Orocó – Brígida FM (104,9)
Parnamirim – Rádio Beto Som (104,9)
Petrolina – Ponte FM (91,5)
Poção – Vale do Açaí FM (104,9)
Recife - Rádio Folha (96,7)
Recife – Rádio Planalto AM (950)
Salgueiro – Salgueiro FM (102,9)
Sanharó – Sanharó FM (104,9)
Santa Cruz do Capibaribe – Polo FM (101,9)
Santa Maria da Boa Vista – Santa Maria FM (87,9)
São Bento – São Bento FM (104,9)
São Caetano – Cruzeiro FM (104,9)
São José do Egito – Nova Rádio Cultura AM (1.320)
Serra Talhada – Líder do Vale FM (99,7)
Sertânia – Sertânia FM (100,1)
Surubim - Integração FM (88,5)
Tabira – Cidade FM (88,7)
Taquaritinga do Norte – Taquaritinga FM (104,9)
Terra Nova – Terra Nova FM (104,9)
Trindade – Pop Brasil FM (93,7)

Verdejante - Verdejante FM (104,9)

Farol – Taquaritinga do Norte (90,5 FM)
Alagoas - Maragogi FM (97.3)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


09/08


2013

Agora é oficial: CBN muda para Globo dia 1º de setembro

O ex-diretor do Sistema Jornal do Commercio de Rádio, Paulo Fernando, acaba de informar, via Twitter, o que este blog antecipou há mais de 20 dias: a Rádio CBN, no Recife, muda de frequência a partir do dia 1º de setembro. A emissora sai da 90,3 para a 97,1, novo canal da Rede Globo em Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


09/08


2013

Prefeito tenta regulamentar faculdade com Mercadante
















Ao tomar conhecimento, há pouco, da campanha lançada por este blog para pressionar o Ministério da Educação (MEC) a regularizar a Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), o prefeito Izaías Régis (PTB) informou que está indo a Brasília, na próxima segunda-feira (12), entregar esta bandeira ao senador Armando Monteiro Neto (PTB).

''O senador está nesta luta. E através dela estamos solicitando uma audiência com o ministro da Educação, Aloisio Mercadante, para retomar o assunto. Garanhuns não pode prescindir desta instituição, que se não estivesse interrompido os seus serviços já teria formado a sua primeira turma de 120 médicos'', disse Régis.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


09/08


2013

Políticos entram na luta para reabrir faculdade em Garanhuns


















Tauan Saturnino
Da equipe do blog

O deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) e a vereadora Aline Mariano (PSDB), do Recife, informaram que pretendem marcar uma reunião com os alunos da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg). A ideia é conversar com os estudantes para saber dos problemas enfrentados devido à paralisação do curso por ordem do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o deputado, após o contato inicial com os alunos será possível traçar uma estratégia para que o curso volte a funcionar. “A reunião vai depender da disponibilidade dos alunos virem para a capital. Tão logo conversemos com eles, vamos ver se devemos entrar em contato com os secretários do Governo do Estado ou com o MEC diretamente”, afirmou.

A Fameg chegou a realizar o primeiro vestibular e funcionou por um ano, em 2007. A instituição recebeu autorização de funcionamento por parte do Governo do Estado, mas o Ministério da Educação julgou que o credenciamento do curso deveria ser feito em âmbito federal. Desde então, as aulas estão suspensas e sem previsão de retorno.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Jose Paulo da Silva

não só eu, mas toda população de Garanhuns vai ficar grata pelo empenho do deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) e a vereadora Aline Mariano (PSDB)do Recife, por ter vestido a camisa do ITPAC/FAMEG de Garanhuns



09/08


2013

Dilma compara 6 meses de gestão ao 1º mandato de FHC












A presidente Dilma Rousseff (PT) voltou, nesta sexta-feira (9), a comparar seis meses do seu governo com os quatro primeiros anos de mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em discurso na inauguração da sede do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e formatura de alunos de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Osório, no Litoral do Estado.

Dilma afirmou que os 826 mil empregos criados de janeiro a junho de 2013 equivalem aos de todo o primeiro mandato de FHC. "Criaram menos empregos do que criamos em seis meses", comparou.

Ela disse ainda que "vão falar que a situação era diferente", mas advertiu que "o ponto é justamente esse" para reiterar que "esse governo tem compromisso com emprego, redução da inflação e bem-estar da população e tem caminho definido na transformação desse país num grande país de classe média".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Ewerton Cabral

Por uma razão simples, Antunes. O blog (não tenho nenhuma procuração para defendê-lo) não tem patrocínio do PT. E só vai cair de pau no PSDB quando ( e se ) forem comprovados problemas reais. Não vai entrar (espero) em armações de marginais conhecidos do PT.

jose antonio

essa rapariga e o fresco do lula criaram muitas quadrilhas de ladroes e corruptos para tirar dinheiro do povo

jose antonio

essa rapariga e o fresco do lula criaram muitas quadrilhas de ladroes e corruptos para tirar dinheiro do povo

Wellington Antunes

Contra números não há argumentos. Enquanto o governo Dilma gerou 826 mil novos empregos em seis meses, o gov. FHC, de triste e mal cheirosa memória, precisou de 04 anos para criar esse mesmo quantitativo. Sobre o propinoduto tucano, do PSDB de SP por que aqui no blog nada se escreve a respeito?

Ewerton Cabral

Sempre foi uma anta. Mas, diferente do comparsa Lula, tinha uma certa noção do ridículo. Perdeu até isso.



09/08


2013

MP confirma indícios de fraude no metrô de São Paulo


















O Ministério Público de São Paulo (MPSP) confirmou nesta sexta-feira (9) que existem “fortes indícios de formação de cartel e fraude em licitações do Metrô e da CPTM”. Em entrevista coletiva, o promotor responsável pelo caso, Marcelo Mendroni, informou que foi aberto ontem um processo investigativo para apurar possíveis práticas anticoncorrenciais, tendo como base informações enviadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Empresas que formam cartel devem ser tratadas como organizações criminosas”, ressaltou. O promotor também afirmou que serão feitas investigações para buscar o envolvimento de funcionários públicos no caso. Estão sob análise cinco contratos de licitação, envolvendo projetos da Linha 5 do Metrô, de manutenção de trens, de extensão da Linha 2 do Metrô, de aquisição de carros pela CPTM e do Projeto Boa Viagem.

O caso tem por base informações fornecidas por funcionários da Siemens, que seria uma das companhias participantes do suposto cartel. Eles firmaram um acordo de leniência com o Cade, pelo qual fornecem dados ao órgão e, em troca, estão livres de processos criminais.

Segundo Mendroni, cerca de 15 empresas estariam envolvidas em supostas fraudes em licitações e formação de cartel entre 1999 e 2009. Ele afirmou que não foram recebidos quaisquer documentos a respeito de práticas ilícitas na Europa, mas que se esses papéis chegarem às mãos do Ministério Público, serão analisados. O promotor evitou dar detalhes do caso, afirmando que será mantido o sigilo nas investigações.

Mendroni ainda destacou que “a prática de cartel é sistemática no Brasil”. Segundo ele, elas ocorrem “o tempo todo e em todo o lugar” porque a legislação brasileira faz com que o crime compense. “Como a pena mínima é de apenas 2 anos, podendo ser reduzida a prestação de serviços à comunidade, os executivos não se inibem”, disse, acrescentando que, enquanto a pena mínima não for alterada a, no mínimo, quatro anos de prisão, os crimes continuarão ocorrendo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


09/08


2013

Eduardo entrega ampliação do Hospital Regional do Agreste















Com recursos que ultrapassam a casa dos R$ 170 milhões, Caruaru, no Agreste de Pernambuco, se prepara para um grande passo quanto à assistência à saúde. O governador Eduardo Campos (PSB) visitou, nesta sexta-feira (9), as quatro novas unidades que estão sendo construídas na cidade: o Hospital Mestre Vitalino, a Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UpaE), o Hospital da Mulher e a reforma e ampliação do Hospital São Sebastião, fechado desde 2004.

Durante a passagem pelo município, o governador também inaugurou 35 leitos de enfermaria de ortopedia, um auditório e um posto de coleta do Hemope, no Hospital Regional do Agreste (HRA), com sede Caruaru.

De acordo com o governador, as ações fortalecem ainda mais Caruaru como polo médico do Agreste e representam "mais cuidados com a saúde, mais qualidade para os profissionais de saúde e, sobretudo, mais médicos para o Interior".

"Serão mais três mil funcionários de saúde contratados somente para esses novos equipamentos e que vão nos permitir organizar a rede de assistência médica. Assim, cada um fará o seu papel, oferecendo um atendimento melhor às pessoas. Para se ter uma ideia, recrutamos para todo o Estado oito mil profissionais da área médica, e três mil trabalharão aqui", reforçou Eduardo.

A nova enfermaria do HRA faz parte de um pacote de obras, orçado em cerca de R$ 2 milhões. Com as 35 novas vagas, a enfermaria de ortopedia do hospital passa a contar com 70 leitos. A primeira fase da obra, que também contava com 35 leitos, foi entregue no mês de janeiro. A inauguração dos novos leitos permitirá a readequação da enfermaria de oncologia da unidade.

"Há dois anos, o Hospital Regional do Agreste vem passando por uma grande reestruturação, quando ganhou uma nova emergência e dobrou o número de leitos no setor, passando de 20 para 40. A sala vermelha, que contava com 6 leitos, agora conta com 13", lembrou o governador, após descerrar as placas de inauguração.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Sebastiao Ferreira da Silva

SERÁ QUE O EX-PREFEITO ZECA VAI RECEBER SEM TRABALHAR AI TAMBÉM? FEITO EM SERTANIA QUE RECEBE 40 HS SEMAMAIS SEM NEM O POVO CONHECER O ATENDIMENTO DELE. CADE O TRIBUNAL DE CTAS PARA VER ESSES CONTRATOS. ESSE RAPAZ EÉ CONHECIDO

adalberto ribeiro

O prefeito Queiroz administra na base do lero-lero, do enrolation. Nao pode mais ser reeleito e no fim de carreira tripudia sobre a opiniao pública. A partir de agora vai mostrar toda sua arrogância e vaidade



09/08


2013

Justiça decide pelo afastamento do prefeito de Água Preta

A Justiça Eleitoral decidiu, há pouco, afastar do cargo o então prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho (PSB). A partir de agora, a administração municipal passa a ser comandada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Elias de Alegrete (PTN). A decisão perdura até o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) marcar a data do novo pleito no município, o que deve ocorrer ainda neste mês de agosto.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Glaucio Clésio Verçosa Souto

Semente do MAL!!! não se contentando com a determinação da justiça em ser afastado de onde não era nem se quer pra ter entrado, conseguiu liminar de última hora para não perder de embolsar a parcela do repasse do dia 10 de cada mês. Água Preta é paciente! Com certeza a verdadeira justiça será feita.

Glaucio Clésio Verçosa Souto

Esperamos dessa vez uma política de gente adulta, e não politicagem de menino de calça curta! e viva a democrácia!!!! Coisa que politiquinhos miudos terão que voltar pro mobral para tentar aprender, Água Preta se livrou da semente do MAL!!!

Tajmahal Cruz

Finalmente, uma atitude correta do TRE-PE. Esse caso é um escândalo e estava ao deus dará. Esse prefeito manipulou tudo que foi possível para se manter no poder. Já vai tarde e atrasado.