FMO

12/12


2019

Coluna desta quinta na Folha

Túlio Gadelha vice de João

Já com a tese amadurecida do PT fora da aliança, o PSB pode ganhar um parceiro inesperado na sucessão de Geraldo Júlio, no Recife: o PDT. Reunida em Brasília, a cúpula pedetista deu o start à discussão de uma coligação envolvendo quatro legendas – o próprio PDT, PSB, Rede e PV.

A aliança seria reproduzida não apenas no Recife, mas também no Rio, Minas e São Paulo. No caso do Recife, a cabeça de chapa caberia ao PSB, com João Campos e o vice indicado pelo PDT. O nome especulado seria o do deputado Túlio Gadelha, candidato a prefeito preferido por 9% dos eleitores recifenses, segundo pesquisa do Instituto IPE.

Gadelha é a chamada “noiva” mais cobiçada de todos os candidatos a prefeito do Recife, a começar por Marília Arraes, postulante do PT, mas se o PDT sentir que o cavalo está passando selado não abrirá mão da candidatura de Gadelha em faixa própria, pondo abaixo a prematura aliança com o PSB.

Ideia é bombar Ciro – No plano nacional, PSB, PDT, Rede e PV nas eleições de 2022 se uniriam em torno do candidato pedetista, o ex-ministro Ciro Gomes. Já para as eleições de prefeito em 2020 no Rio, dois nomes seriam testados nas pesquisas para bater o martelo: Martha Rocha, do PDT, e Alessandro Molon, do PSB. O bloco quer atuar em conjunto também na Câmara dos Deputados.

Bom exemplo – Se todo o segundo escalão federal fosse previamente escolhido por critérios meramente técnicos, o Governo Bolsonaro faria o diferencial. O caso mais recente de nomeação bem-sucedida é o da advogada Renata Teti, nova superintendente do Metrorec. Depois de 10 anos atuando na CBTU no Rio, Teti, funcionária de carreira, é a primeira mulher a assumir o Metrô do Recife.

Faz a diferença – Diferentemente do antecessor, o pavão misterioso Luiz Otávio Cavalcanti, que levou a Fundaj ao limbo por incompetência e disposição para a labuta, o advogado Antônio Campos, o novo inquieto presidente, colocou a Fundação Joaquim Nabuco na vitrine. Recentemente, o seminário internacional Gilberto Freyre/João Cabral de Melo Neto bombou.

E o povo? – O projeto mais propalado pelo prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), diz respeito à proteção dos animais. Se cuidasse tão bem do povo quanto se apresenta como protetor da fauna bichana, certamente não estaria ameaçado de ter o cartão engolido pela delegada Gleide Ângelo.

Pulo do gato – Não é apenas Silvio Costa Filho que se reaproxima do Palácio. Limoeiro, do prefeito socialista e candidato à reeleição, Joãozinho, tende a sofrer um forte impacto na sucessão municipal: a conversão do deputado Ricardo Teobaldo (Podemos) ao socialismo de ocasião.

ATENTADO – Petrolina está em chamas com a notícia do atentado sofrido pelo secretário de Mobilidade, José Carlos Alves. Ao sair de casa, ontem pela manhã, levou quatro tiros e agoniza no hospital. O prefeito quer rigor na apuração. Afinal, foi Carlos que operou a mudança no transporte coletivo.

Perguntar não ofende: Quem teria interesse em tirar a vida do executivo que acabou com o monopólio de 50 anos no transporte urbano da cidade?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

11/12


2019

Caruaru: Estudantes concluem Letramento em Programação

Hoje, a Prefeitura de Caruaru realizou a conclusão dos trabalhos do Letramento em Programação Tech Oscar 2019. O evento contou com a participação de mais de 3.500 estudantes, matriculados em 32 escolas municipais. Com a formação desse ano, Caruaru passou a ter mais alunos no projeto que todas as outras regiões do país juntas.

O Tech Oscar 2019 teve como foco apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino ao longo do ano. O Letramento em Programação é um projeto do Instituto Ayrton Senna (IAS) em parceria com a Prefeitura de Caruaru e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Esse projeto é muito importante para as novas demandas sociais pela tecnologia, e a escola deve acompanhar essas demandas em prol da garantia da difusão do conhecimento. Atualmente, nós somos o município com o maior número de alunos no Brasil inteiro e a nossa intenção é ampliar ainda mais o Letramento em Programação na cidade”, afirmou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que abriu o evento.

Durante o encontro, a chefe do executivo municipal destacou a importância da educação na vida das pessoas e parabenizou, também, os alunos da rede pela conquista das medalhas em olimpíadas, inclusive na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Paulista

11/12


2019

Com o diretor de Bacurau

Na cerimônia do projeto de parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Folha de Pernambuco, para digitalização do acervo das edições do jornal, desde a sua fundação, em abril de 1998, o prazer de reencontrar o cineasta Kléber Mendonça, diretor do fenomenal Bacurau.

O evento reuniu o presidente da Fundaj, Antônio Campos, e o presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, ao qual à Folha está inserida.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Ipojuca

11/12


2019

Fundaj ganha moção de aplauso

O presidente do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, Amaris Macedo Leite Júnior, assinou, na tarde de hoje, uma moção de aplauso e reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo da “Especialização em Museus, Identidade e Comunidades”, promovido pelas Diretorias de Formação e Memória, Cultura e Arte, da Fundação Joaquim Nabuco.

“Tal feito foi considerado como relevante serviço prestado ao Estado de Pernambuco e uma boa prática de gestão ao promover a reflexão sobre o campo da memória e do patrimônio cultural das comunidades que formam a população pernambucana”, destacou parte do ofício.

O curso de Especialização em Museus, Identidade e Comunidades aconteceu ao longo dos últimos dez meses, com 18 disciplinas lecionadas – divididas em quatro módulos – chegando ao fim no dia 21 de novembro. Ao todo, a carga horária foi de 378 horas/aula.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


11/12


2019

MDB filia pré-candidatos em Água Preta e Condado

Dando continuidade ao projeto de fortalecimento do MDB-PE, o presidente estadual do partido, deputado federal Raul Henry, seguirá para a Zona da Mata Sul, amanhã. Em Água Preta, ele participará do ato de filiação à sigla do ex-prefeito do município Paulo Barreto. O evento terá início às 19h, na Câmara de Vereadores da cidade. Paulo Barreto planeja disputar novamente Prefeitura de Água Preta, em 2020.

Já na sexta-feira, Raul estará em Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Lá, ele assinará a ficha de filiação da pré-candidata à prefeita da cidade Andréa Quental. O ato está previsto para começar às 19h, na sede do MDB de Condado.  

“Estamos trabalhando para termos o maior número de candidatos possível nas eleições do ano que vem. E o caminho que trilhamos neste sentido, ao longo de 2019, foi bastante positivo”, comemora o presidente do MDB-PE.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Abreu e lima

11/12


2019

Meu editorial no Frente a Frente – 11/12/2019

Se você perdeu o Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife, escute agora o meu editorial.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

11/12


2019

Eugenia Miranda fala sobre lucro nas empresas

A especialista e consultora em gestão empresarial, Eugênia Miranda, ministra palestra com o tema “Por que minha empresa não é lucrativa?”, hoje, em Caruaru. O evento acontece na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), às 19h. Eugênia vem seguindo uma programação de palestras para empreendedores e empresários sobre esta temática.

Com mais de 25 anos de experiência, Eugênia Miranda é consultora em gestão empresarial e comercial, business coach e palestrante motivacional e comportamental na qualificação de equipes de vendas e atendimento ao cliente. Também é autora do livro “SIMPLES MENTE: Mude sua mentalidade, e sua vida” e criadora do curso online “Eu quero lucro”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

11/12


2019

Miguel cobra investigação rápida sobre atentado

Em entrevista coletiva, hoje, o prefeito Miguel Coelho expressou indignação acerca da tentativa de homicídio sofrida pelo secretário executivo de Transporte de Petrolina, José Carlos Alves. O gestor informou ter acionado as polícias civil e federal para uma investigação "rápida e dura" em torno do caso e garantiu que também irá acompanhar de perto todos os procedimentos da apuração.

José Carlos Alves sofreu uma emboscada na manhã desta quarta, enquanto saía de automóvel de casa para o trabalho. O secretário foi alvejado com quatro tiros (dois na cabeça, um no tórax e outro no braço), mas, após atendimento médico, já se encontra fora de perigo de morte.

Ao longo da coletiva sobre o atentado, o prefeito informou que dará toda atenção à família de José Carlos e vai monitorar as medidas necessárias para a investigação do caso. Miguel disse também que conversou sobre o ataque com o governador Paulo Câmara. "Desde que aconteceu o atentado, procurei o governador, conversei também com o secretário de Defesa, Antônio Pádua, e a investigação foi iniciada. Cobramos uma investigação rápida e dura".

Após a entrevista, Miguel se deslocou até o hospital onde está internado José Carlos Alves para prestar solidariedade à família. "Vamos dar todo o apoio à esposa, filha e familiares nesse processo de recuperação. Agora também pedimos para as pessoas rezarem pela pronta recuperação de José Carlos", reforçou o prefeito.

José Carlos Alves já passou por cirurgia para a remoção das balas. De acordo com o médico responsável pelo tratamento, Antonio Vinicius, a situação do secretário é estável, sem risco de morte. "Ele está relativamente bem. Foi submetido a uma cirurgia para abertura de crânio e correu tudo bem. Ele já acordou, está falando e passará uns dois ou três dias na UTI e até dez dias internado. O estado dele inspira cuidados, mas está sob controle", explicou o médico.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

11/12


2019

Alepe fecha ciclo de cursos amanhã

A divulgação de conteúdos falsos nas redes sociais e em outros canais digitais nas disputas municipais de 2020 deve ser um dos maiores desafios na eleição do próximo ano. E o tema será destaque na última edição do curso “Eleições 2020 – Novas Regras”, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A capacitação, que teve um total de 12 encontros, será realizada amanhã, no Recife, no auditório Sérgio Guerra na Assembleia Legislativa, das 13h às 17 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

O ex-corregedor do TRE-PE Alexandre Pimentel falará sobre o “Combate à Desinformação Eleitoral” na palestra prevista para começar às 16h05. Outro tema que deve pautar fortemente as eleições 2020 é o da importância das candidaturas femininas que será abordado pela advogada Carolina Rosendo (15h35).

O curso Eleições 2020 tratará ainda da “Extinção das Coligações” com o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos (13h30); da “Prestação de Contas” com o chefe da seção de auditoria de contas partidárias do TRE, Marcos Andrade (14h05); e para finalizar as “Expectativas para 2020” com o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE, Delmiro Campos (16h35).

Serão contemplados municípios como Abreu e Lima, Araiçoaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Fernando de Noronha, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores