FMO

12/12


2019

Professor da UFPE recebe título em Paulista

O professor da Universidade Federal de Pernambuco Carlos Augusto Carvalho de Vasconcelos será homenageado, no próximo dia 18, com o título de cidadão paulistense. A solenidade acontecerá na Câmara de Vereadores de Paulista, às 14h.

O título foi proposto pelo vereador César Júnior Marques de Lira, conhecido como Alemão César.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

12/12


2019

Morre ex-técnico de futebol Nereu Pinheiro

Globo Esporte

Conhecido por revelar jogadores, como Juninho Pernambucano, Sandro Barbosa, Russo e Chiquinho, ex-Sport, Vasco e Botafogo, o técnico Nereu Pinheiro faleceu, na manhã de hoje, no Recife. Internado há quase dois meses, por conta de um tumor na cabeça, descoberto em agosto, o treinador de 71 anos não resistiu ao tratamento e teve a morte constatada às 8h10, em um hospital da zona norte da capital pernambucana. Local do velório e horário de sepultamento ainda não forem divulgados pela família.

Com passagens pelo Sport e Santa Cruz, o treinador tem, neste mesmo dia 12 de dezembro, uma data simbólica. Isso porque comemorava os 20 anos do acesso do Tricolor à Série A. Pelo Rubro-negro, Nereu chegou às finais da Copa do Brasil de 1989, mas acabou derrotado pelo Grêmio. Além deste ano, Nereu teve outras três passagens pela Ilha do Retiro – em 1987, 1994 e 2004. Neste último ano, trabalhava comandando o Sub-20 e virou interino do time principal na disputa da Série B, após a demissão de Hélio dos Anjos.

Tido como uma das principais referências do futebol pernambucano, principalmente na revelação de atletas, Nereu Pinheiro foi homenageado em 2018, quando foi convidado para comandar a Seleção Pernambucana, no amistoso contra o Barcelona Legends, na Arena de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

EMPETUR

12/12


2019

Advogado recebe título de cidadão caruaruense

O advogado Piero Monteiro Sial recebeu o título de cidadão caruaruense, ontem, na Câmara de Vereadores de Caruaru. A autoria da proposição foi do vereador Cecílio Pedro (MDB). A entrega do título foi feita pelo vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, juntamente com o vereador que propôs a homenagem.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Paulista

12/12


2019

Segunda parcela do 13º começa a ser paga em Sertânia

A responsabilidade financeira tem sido uma marca da atual gestão do Governo Municipal de Sertânia. Desde 2017, a prefeitura tenta não atrasar  o salário dos servidores, mesmo diante das dificuldades financeiras que os município brasileiros lidam há alguns anos.  

Evidenciando esse compromisso fiscal, o Governo Municipal divulgou o calendário de pagamento da segunda parcela do 13º salário. A primeira parte do benefício foi paga em julho deste ano. Serão injetados na economia local aproximadamente R$ 1.500.000,00.

O dinheiro começa a ser depositado na conta do funcionalismo hoje, quando recebem efetivos, comissionados e contratados das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e Cidadania. Amanhã, será a vez dos efetivos, comissionados e contratados das demais secretarias. Nesta data recebem também os aposentados e pensionistas. 

Este mês ainda será pago o salário referente ao mês de dezembro. O objetivo é que os servidores possam desfrutar das festividades de fim de ano, Natal e Réveillon, de forma mais tranquila economicamente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/12


2019

A firmeza de Abraham

Por Antônio Campos*

Existe em curso um jogo orquestrado e sistêmico de setores da iniciativa privada da Educação e alguns setores corporativistas do ensino público superior com diversas iniciativas, através de notas, instrumentalização de setores políticos, publicações, convocações, tentando desestabilizar um firme defensor da coisa pública, que é o ministro da Educação Abraham Weintraub. 

Sem entrar no mérito de algumas declarações hipervalorizadas, o que está no núcleo desse jogo é setores privados da educação continuarem mandando na educação pública brasileira. A firmeza e o propósito do ministro Abraham inverteu essa lógica, colocando o interesse público acima de interesses menores patrimonialistas de setores da iniciativa privada educacional, contrariando vários interesses, que se organizaram em uma reação. Não falo aqui dos interesses maiores e salutares da iniciativa privada educacional que merecem ser respeitados. 

Não se vê uma discussão por parte desses setores do Fies e dos problemas do passado e desafios do presente, do Pronatec e uma discussão técnica dos Melhores Caminhos e não propõem uma alternativa ao Future-se, mas apenas o repelem. 

Jovens deputados mostram arrojo em comissões na Câmara dos Deputados, quando não têm posição firme, em seus Estados, quanto a graves desvios milionários na merenda escolar e quanto a investigações de possível cartel no fornecimento de kit escolar, que alimentaria conhecidas campanhas eleitorais. 

A bíblia ensina que Deus escolheu Abraão pela sua fidelidade, característica marcante na vida deste patriarca. 

O ministro Abraham demonstra uma firmeza de propósito e uma grande coragem em fazer prevalecer a lógica da educação pública e do interesse público em detrimento de interesses menores corporativistas e patrimonialistas. 

*Advogado, escritor e acadêmico


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Roberto de Lima Barros

VERGONHA, VENDER A ALMA PELO PODER E O SALÁRIO.

aloisio

Coitado!. O quê saiu errado Ana Arraes?

Alberto Costa Santos

Antonio Campos, um camaleão social, pensa que é um campeão e que causa uma boa impressão.Não hesita em praticar um tipo de mercantilismo emocional, onde é normal dissimular os próprios sentimentos, pensamentos e opiniões, com o objetivo de ser aceito e conseguir a aprovação dos demais. É um tipo de prática que causa sérios efeitos secundários na própria dignidade.


Prefeitura de Ipojuca

12/12


2019

Vice-governador do Pará é alvo da PF

O vice-governador do Pará, Lúcio Vale (PL), é alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã de hoje. Os mandados de busca e apreensão no endereço do político foram autorizados pela 4ª Vara da Justiça de Belém e são relacionados a fatos anteriores ao mandato de vice-governador.

Ele é alvo da Vissaium, segunda fase da Operação Carta de Foral, que mira uma organização criminosa responsável por fraudar licitações e contratos públicos em 10 municípios do Pará. A investigação aponta que nos anos de 2010 a 2017, o grupo suspeito movimentou mais de R$ 39 milhões em recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de acordo com informações do G1.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Abreu e lima

12/12


2019

Raquel entrega mais imóveis do PNHR em Caruaru

Muitas famílias da zona rural de Caruaru terão um Natal ainda mais especial: com a entrega das casas do Programa Nacional de Habilitação Rural (PNHR), a realidade mudou. São 168 imóveis novos proporcionando conforto e segurança aos moradores. Ontem, mais oito residências foram entregues no 3° distrito.

Pessoas como a agricultora Helena Ferreira dos Santos, que vivia em uma casa com estrutura simples, e agora realiza um sonho. "Eu nunca imaginei que ia ganhar uma riqueza desta. Estou muito alegre. Peço a Deus que me dê saúde para eu morar muitos anos aqui", disse.

A prefeita Raquel Lyra esteve em todas as entregas e fez um breve balanço sobre o PNHR. "Este ano passamos por muitos sítios e conhecemos muitas histórias. É uma alegria poder ter trabalhado todo este tempo. Casas que são entregues a pessoas que trabalharam, batalharam a vida toda sonhando com um pedaço de chão para morar, e que não conseguiriam ter de outra forma senão pelo poder público", destacou.

Ao final do programa, 416 casas serão construídas. O PNHR foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009, com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa, reformando, ampliando ou concluindo uma já existente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

12/12


2019

Delegada bomba na largada para prefeita de Jaboatão

Depois de despontar na pesquisa do Insituto Opinião já eleita no primeiro turno para prefeita de Jaboatão, a deputada-delegada Gleide Ângelo (PSB) fincou os pés na cidade e deu a largada da pré-campanha arrastando uma multidão numa palestra-debate. É candidatíssima!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

12/12


2019

Pesquisa dá vitória ao PT numa cidade anti-petista

Por Tonico Magalhães*

Na semana passada, uma pesquisa de opinião sobre pré-candidaturas à Prefeitura do Recife assanhou o mundo político da cidade. A ansiedade está em alta para suceder o prefeito Geraldo Júlio que até agora vem sendo medianamente avaliado, embora governar o Recife não seja uma tarefa fácil.

Com a experiência de ter sido prefeito da Capital por duas vezes, Joaquim Francisco me disse, em entrevista à TV Nova em 2016, que a nossa cidade tem uma “população arrebitada” que não deixa passar nada e exerce um eficaz sistema de cobranças ao Executivo.

Depois de ganhar a eleição, enfatizou, vêm as cobranças. “E como agir diante da carência de recursos do Município para tantas necessidades em todos os bairros? Por isso, o político tem que ser verdadeiro, não fazendo promessas que não possa cumprir”.

Para Joaquim, é importante que ele monte uma equipe coesa, com secretários do prefeito e não deles mesmos, pensando em usarem o cargo para se eleger vereador.

“Se é um político jovem, ele não percebe a diferença entre o bom e o mau conselho. Aí o que vale é a experiência de vida do homem público. Só se aprende levando pancadas no lombo ao longo da vida”.

Uma lição para os marinheiros de primeira viagem como os deputados João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT). A respeito do primeiro, o vereador do Recife, Jayme Asfora (sem partido), escreveu um artigo para o Blog de Jamildo, onde educadamente sugere que o pré-candidato do PSB não tem condições de ser prefeito do Recife.

Diz Asfora: “Eu não tenho nada contra o filho do ex-governador Eduardo Campos, preciso dizer logo do início. Muito ao contrário. Acho um jovem promissor. Mas as duas qualidades pessoais apontadas na frase anterior podem ser vistas como desqualificações de qualquer candidato a prefeito de uma grande e desafiante cidade como o Recife. João é jovem demais e o futuro é tudo que ele tem para nos prometer”.

Continua o vereador: “Passado, realizações, provas da própria capacidade são critérios para o cargo que PSB pretende lançá-lo. E João não tem. Apresentar alguém cuja a única virtude comprovada é a sua herança genética, a mim soa como um ato desesperado do Partido Socialista, que parece não ter mais nada a oferecer à nossa cidade, tão carente”.

Não citada no artigo de Jayme Asfora, também se enquadra no mesmo modelo a pré-candidata a Prefeitura Marília Arraes, do partido de Lula, que na passagem pelo Recife o ex-presidiário, ainda condenado por lavagem de dinheiro e corrupção, deu o aval  tanto a João Campos como a Marília.

Mas voltando a pesquisa da semana passada realizada pelo IPE Estratégia, uma empresa nova do Recife também com sede em Brasília, que apontou Marília Arraes à frente de João Campos e Mendonça Filho, postulante do campo conservador. O organizador da pesquisa, o cientista político Rodolfo Costa Pinto, registra que ainda os votos em brancos e nulos ganham dos candidatos.

Claro. Ainda é cedo para os eleitores se posicionarem sobre seus candidatos. Segundo o organizador da pesquisa não patrocinada foram ouvidos por telefone 1.500 moradores do Recife num universo de 1.151.559 eleitores (dados do TRE de 2018). A enquete não indica os bairros pesquisados, o que deixa muitas dúvidas sobre os resultados obtidos.

Por exemplo, Boa Viagem, o bairro que abriga o maior número de habitantes da cidade, com um peso maior entre o eleitorado conservador parece que não teve muita influência nesses números, sendo dada a preferência à zona norte da cidade, reduto simpatizante do petismo.

Não foi levado em conta que em 2018 o candidato Jair Bolsonaro ganhou no Recife, Olinda e Jaboatão para Fernando Hadad, revelando um eleitorado anti-petista por natureza. Como, então, Marília Arraes está à frente desta pesquisa? A enquete também deixou de incluir outros possivelmente pré-candidatos como Joaquim Francisco, André Ferreira e Gilson Machado Neto, preferido de Bolsonaro. Optando apenas por incluir Daniel Coelho, Túlio Gadelha e André de Paula.

Para Rodolfo Costa Pinto - filho do jornalista pernambucano Lula Costa Pinto, simpatizante do PT -, com muitos nomes no questionário  não seria possível fazer uma pesquisa telefônica por meio automatizado. As respostas não são faladas pelo eleitor. Ele apenas digita os números oferecidos dos candidatos, sem interlocução humana.

Os resultados da pesquisa, segundo especialista, podem ser influenciados por conta da familiaridade dos consultados com as redes sociais. Segundo o ex-prefeito Joaquim Francisco, na sua entrevista à TV Nova, este novo arsenal tecnológico ajuda a fiscalizar a administração, mas não resolve os problemas. “O prefeito tem que estar presente na cidade, olho no olho do recifense, para tomar as medidas necessárias e também para dizer não, quando for o caso. Não é fácil administrar o Recife, mas o contraditório é a melhor coisa do processo democrático. Sem ele, o governante não governa”.

*Integrante da Cooperativa de Jornalistas de Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Luis Silva

Não se briga com pesquisas ! de onde vc tirou que o Recife é anti-petista? em Pernambuco,Haddad só perdeu em Santa Cruz do Capibaribe ! vc acha mesmo que a tragedia que é o governo bolsoasno vai levantar defunto e elege-lo prefeito ?


Banner de Arcoverde

12/12


2019

De roupagem musical nova, Maciel se diz apaixonado

O Frente a Frente de hoje, programa que ancoro pela Rede Nordeste de Rádio, de segunda a sexta-feira, das 18 às 19 horas, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no Recife, e mais 40 emissoras no Interior, vai amolecer o mais duro coração de pedra.

Vez por outra, troco a voz pesada e pouco confiável dos políticos pela sonoridade poética viajante da musicalidade nordestina.

Meu convidado de hoje é um dos mais belos expoentes do autêntico forró pé de serra romântico, daquelas musiquinhas que rasgam nossos corações sem pedir licença, deixando na nossa alma também a flechada do amor. 

Ninguém fala de amor e paixão tão ardentemente, de olhos marejados, ritimado  em versos metrificados - e tronchos também - como meu conterrâneo Maciel Melo.

Que, como eu, pediu licença para botar a cara no mundo, rasgando com um berro o ventre da sua mãe em Iguaracy, pedaço do universo sofrido pelas inclementes e periódicas secas no Pajeú das Flores e da irmanação poética de Rogaciano Leite.

Ventre também de amores que vão e que vêm, uns fisgados no chão seco, outros arrastados pelas águas da poesia cristalina que brota da amarelada água do Pajeú, que mata sede de verdade e sede de amor também.

 Falar com Maciel Melo, o caboclo sonhador, vale um abraço, refrão da sua pena, que perpetuou como carimbo e marca da sua  alegria contagiante, do seu bom humor. 

O poeta, compositor, escritor e cantor pariu, recentemente, soletrando letra por letra em noites de insônia, um novo CD, em breve no mercado, para deleite dos seus fãs, da legião tietagem dos seus shows.

Na bela entrevista de hoje ao Frente a Frente, Maciel brinda os ouvintes antecipando um pouquinho das novas canções que, em seu estilo romântico e ao mesmo tempo instigante do dançar agarradinho, fala de amor.

Maciel abre seu coração e revela que descobriu um novo amor, confessa estar apaixonado. Fala também da vida de cacheiro viajante, declama versos e explica como funciona a usina de poesia que mói em noites que não encontra os braços de morfeu.

Imperdível!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/12


2019

Coluna desta quinta na Folha

Túlio Gadelha vice de João

Já com a tese amadurecida do PT fora da aliança, o PSB pode ganhar um parceiro inesperado na sucessão de Geraldo Júlio, no Recife: o PDT. Reunida em Brasília, a cúpula pedetista deu o start à discussão de uma coligação envolvendo quatro legendas – o próprio PDT, PSB, Rede e PV.

A aliança seria reproduzida não apenas no Recife, mas também no Rio, Minas e São Paulo. No caso do Recife, a cabeça de chapa caberia ao PSB, com João Campos e o vice indicado pelo PDT. O nome especulado seria o do deputado Túlio Gadelha, candidato a prefeito preferido por 9% dos eleitores recifenses, segundo pesquisa do Instituto IPE.

Gadelha é a chamada “noiva” mais cobiçada de todos os candidatos a prefeito do Recife, a começar por Marília Arraes, postulante do PT, mas se o PDT sentir que o cavalo está passando selado não abrirá mão da candidatura de Gadelha em faixa própria, pondo abaixo a prematura aliança com o PSB.

Ideia é bombar Ciro – No plano nacional, PSB, PDT, Rede e PV nas eleições de 2022 se uniriam em torno do candidato pedetista, o ex-ministro Ciro Gomes. Já para as eleições de prefeito em 2020 no Rio, dois nomes seriam testados nas pesquisas para bater o martelo: Martha Rocha, do PDT, e Alessandro Molon, do PSB. O bloco quer atuar em conjunto também na Câmara dos Deputados.

Bom exemplo – Se todo o segundo escalão federal fosse previamente escolhido por critérios meramente técnicos, o Governo Bolsonaro faria o diferencial. O caso mais recente de nomeação bem-sucedida é o da advogada Renata Teti, nova superintendente do Metrorec. Depois de 10 anos atuando na CBTU no Rio, Teti, funcionária de carreira, é a primeira mulher a assumir o Metrô do Recife.

Faz a diferença – Diferentemente do antecessor, o pavão misterioso Luiz Otávio Cavalcanti, que levou a Fundaj ao limbo por incompetência e disposição para a labuta, o advogado Antônio Campos, o novo inquieto presidente, colocou a Fundação Joaquim Nabuco na vitrine. Recentemente, o seminário internacional Gilberto Freyre/João Cabral de Melo Neto bombou.

E o povo? – O projeto mais propalado pelo prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), diz respeito à proteção dos animais. Se cuidasse tão bem do povo quanto se apresenta como protetor da fauna bichana, certamente não estaria ameaçado de ter o cartão engolido pela delegada Gleide Ângelo.

Pulo do gato – Não é apenas Silvio Costa Filho que se reaproxima do Palácio. Limoeiro, do prefeito socialista e candidato à reeleição, Joãozinho, tende a sofrer um forte impacto na sucessão municipal: a conversão do deputado Ricardo Teobaldo (Podemos) ao socialismo de ocasião.

ATENTADO – Petrolina está em chamas com a notícia do atentado sofrido pelo secretário de Mobilidade, José Carlos Alves. Ao sair de casa, ontem pela manhã, levou quatro tiros e agoniza no hospital. O prefeito quer rigor na apuração. Afinal, foi Carlos que operou a mudança no transporte coletivo.

Perguntar não ofende: Quem teria interesse em tirar a vida do executivo que acabou com o monopólio de 50 anos no transporte urbano da cidade?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Imprensa fala do filho do Lula, mas e o Queiroz, os imóveis de Flávio, os 39 Kg de cocaína no avião presidencial e Marielle...???

marcos

QUE BRIGA BOA. Em resposta às críticas feitas por seu sobrinho e deputado federal João Campos, Antônio Campos diz: Esse rapaz foi nutrido na mamadeira da Odebrecht!

marcos

MPF contabiliza propinas para Lulinha na ordem de R$ 347 Milhões. Eita ladrão da baiba do Rato.

marcos

Quem é mais Ladrão Lula, Lulinha ou Lurian?

marcos

Lurian Lula da Silva é nomeada assessora de senador petista em Aracaju, com salário de R $ 13.400,00 Reais. Detalhe, ela mora no Rio de Janeiro. Mas será que só tem Ladrão nessa família Lula da Silva?


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores