FMO janeiro 2020

06/03


2012

Jornalista lança “O Último Repórter Esso” no Recife

Em celebração aos 70 anos do início das transmissões em Pernambuco do mais famoso noticiário radiofônico do mundo, responsável pelo surgimento do verdadeiro radiojornalismo no Brasil, a Academia Pernambucana de Letras realiza, no próximo dia 27 de março, às 19 horas, o lançamento de “O Último Repórter Esso”, décimo segundo livro do jornalista e escritor Jota Alcides, ex-Diretor de Redação do Jornal do Commércio e Ex-Editor_Chefe do Correio Braziliense, membro da Associação Brasileira de Imprensa e da União Brasileira de Escritores. Jota também é editor do jornal Fatorama, em Brasília, no qual eu tenho uma coluna semanal.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

roberto lima

A última edição do "reporter esso " em mp3 no link: http://depositfiles.com/files/4lq90pknz. O conhecido prefixo musical foi de autoria do Maestro Carioca


Detra maio 2020 CRLV

06/03


2012

Assessor de Dilma chama secretário-geral da Fifa de vagabundo

 Irritado com o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke, o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, chamou o funcionário da maior entidade do futebol de vagabundo. “O interlocutor já está riscado. Esse cara é um vagabundo!”, afirmou Marco Aurélio em Hannover, na Alemanha, onde integra a comitiva da presidente Dilma Rousseff. Garcia disse que Dilma não abordou o assunto na Alemanha. “Imagina! A presidente tem coisas melhores para se irritar do que com os comentários de um boquirroto”, declarou.

Um comentário de Valcke irritou o assessor. Ao fazer cobranças relativas à organização da Copa do Mundo, o secretário-geral da Fifa utilizou uma expressão em francês que, segundo ele, não seria desrespeitosa, mas que, traduzida para o português, desagradou ao governo brasileiro. “Não me parece que bunda seja uma palavra diplomática, mesmo se traduzir como traseiro…”, avaliou Garcia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

julio

SOBROU PRO SECRETARIO DA FIFA,SÓ PORQUE DISSE A VERDADE. QUEM É MESMO O VAGABUNDO NESSA HISTORIA TODA?

roberto lima

Esse tal marco aurélio (que deve fazer muito pouco para o gordo salário ) quer aparecer de vez em quando. Mas aparece mau.

Antônio Cordeiro Valença Neto

Wellington Antunes, o emprego do "Z" no traseiro de Dilma Rouseff e Eduardo Campos não foi um ERRO, mas, sim, uma DEDA ERRADA, dada por um catador de milho!

Wellington Antunes

...traseiro

Wellington Antunes

Quem merece levar um chute no trseiro é quem escreve traseiro com "Z".


Abreu e Lima

06/03


2012

Prefeitura de Caruaru diz que vai solucionar coleta de lixo

Sobre a denúncia dos moradores da comunidade da Vila Teimosa, localizada no bairro do Vassoural, de que a Prefeitura de Caruaru não estaria fazendo a coleta do lixo, a Secretaria de Comunicação do município envia a seguinte resposta:

“A Diretoria de Serviços Urbanos, através da Secretaria de Infra Estrutura, informa que Caruaru conta com um efetivo de 400 funcionários responsáveis pela limpeza das ruas e praças da cidade, além de 16 caminhões coletores. O serviço que atende a toda zona urbana e 45 comunidades localizadas na zona rural do município é realizada em dias alternados, para que as ruas que compõem a cidade estejam sempre limpas é necessário que a população fique atenta aos dias e horários de coleta em seu bairro. Com relação a comunidade de Vila Teimosa, localizada no bairro do Vassoural, a prefeitura irá verificar junto a empresa responsável pelo serviço as eventuais causas que levaram ao não cumprimento dos trabalhos na localidade em questão.”

Prefeitura Municipal de Caruaru
Secretaria de Comunicação Social


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura do Ipojuca

06/03


2012

Tribuna do leitor: reação de João Dourado causa espanto

“Meu caro Magno Martins,

Estou surpreso com a nota divulgada nessa coluna sobre a eleição em Garanhuns. Não sou amigo do Sr. Antônio João Dourado, mas trabalhei na Secretaria de Articulação Regional e ele foi secretário durante uns vinte meses. Nesse período participei de diversas reuniões, despachos, conversas e jamais escutei um só palavrão proferido pelo Sr. Dourado, portanto, acho bastante difícil ter acontecido essa conversa.”

José Hertz Régis Henrique


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

ery lira leite

A mafia em Garanhuns é grande, e querem minar a candidatura de Dourado. Ninguém disse nada quando o senhor prefeito de Garanhuns o Luis Carlos falou de Dourado, o que Givaldo dizia da pessoa de Dourado também não foi comentado,agora aparece uma fita mal gravada e cheia de cortes e todos cai em cima

Luiz Arnaldo Santos

Escuta a conversa amigo gravada para tu ver se ele disse, e não foi só isso não Chamou Sandoval, Eudson e Adolfo de muitas outras coisas

Carlos Silva

Leva ele pra tua casa pra jantar com tua mulher!



06/03


2012

João da Costa cumpre agenda movimentada em Brasília

O prefeito do Recife, João da Costa, viajou ontem para Brasília onde terá uma agenda bastante movimentada. O gestor se reúne com ministros, secretários e com autoridades de instituições financeiras para tratar de obras previstas no PAC 2012. Às 10h, o gestor tem um encontro com o diretor presidente do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop e com o coordenador geral de operações no Brasil, Boris Utria, para tratar de financiamento para o Programa de Desenvolvimento da Educação e da Gestão Pública no Município do Recife.

Às 15h, o prefeito segue para o Ministério do Planejamento, onde terá uma audiência com a ministra Miriam Belchior. O assunto a ser tratado é a liberação de terrenos na área da Rádio Pina para implantação do Parque dos Manguezais e inicio das obras de um trecho da Via Mangue. Às 17h, se encontra com o sub-secretário do Tesouro Nacional, Eduardo Coutinho, para novamente discutir o financiamento do SWAp – Recife, e também para tratar do Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais do Recife – PROCIDADES. Às 18h30 encontra-se com o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, para conversar sobre a viabilização dos projetos do PAC – Mobilidade.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

06/03


2012

No túnel do tempo

 

 

 

 

 

 

 

 


Um registro da inauguração do Hospital e Maternidade Santa Maria, na cidade de Araripina, em 1966. Na mesma ocasião foi inaugurada a energia elétrica da hidrelétrica de Paulo Afonso. Até aquela época a iluminação do município era feita através de geradores locais. Na foto, o padre Gonçalo Pereira Lima, o bispo da Diocese de Petrolina, Dom Antonio Campelo de Aragão e o ex-governador de Pernambuco, Paulo Pessoa Guerra. A imagem é do acervo da senhora Dosa Leonel. Se você tem uma foto histórica e deseja vê-la postada no blog, mande agora:
blogdomagno.redacao@gmail.com


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

06/03


2012

Data Magna: O blog não esqueceu; Salve Pernambuco

 O acontecimento que se comemora hoje  em Pernambuco, ou deveria ser realmente comemorado, a Revolução Pernambucana de  6 de março, é tão importante para a história do Brasil quanto é o 21 de abril, ou outras dadas igualmente históricas e talvez mais comemoradas do que neste Estado, que sediou também muitos outros movimentos pioneiros pela independência do Brasil. Caneca foi um deles,  e está aí igualmente esquecido. Guararapes iguamente grandioso. Mas o blog não esqueceu. Como também não esqueceu o Instituto Histórico de Pernambuco, que, no seu histórico casarão da Rua do Hospício realiza hoje evento alusivo ao fato. O blog lembra. E para registrar o acontecimento  que -- juntamente com a revolta  liderada por Frei Caneca -- nunca deveria passar batido em termos de grandes festas cívicas comemoradas com todas as honras em Pernambuco, reproduzimos aqui artigo da pesquisadora e escritora Glaycira Leite e registros da Revista do Instituto Histórico, que fomos encontrar no Google, para reverenciar a memória daqueles que acreditaram. Simplesmente acreditaram.

''Esta foi à última manifestação do sentimento nativista ocorrido no período colonial. Com avinda de D.João VI para o Brasil em 1808 o Brasil passou por profundas modificações. Por isso na época da Revolução Pernambucana a situação do Brasil era bem diferente da que vivia a colônia quando eclodiram os movimentos revolucionários anteriores a esse.

Os principais fatores da Revolução de 1817 em Pernambuco foram:

Independêcia das colônias espanholas na América do Sul
Independência dos Estados Unidos
Idéias de liberdade que vinham se propagando desde o século anterior no Brasil
Ação das sociedades secretas que pretendiam a libertação da colônia
Desenvolvimento da cultura em Pernambuco por influência do Seminário de Olinda.

O governador de Pernambuco, CAETANO PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO ficou sabendo dos planos dos revolucionários e mandou prender os principais implicados na conspiração. Estes então anteciparam a eclosão do movimento que teve início quando o Capitão JOSÉ DE BARROS LIMA, apelidado de '' Leão Coroado'' matou o oficial português encarregado de prendê-lo.

 


A revolta se estendeu rapidamente e os patriotas tornaram-se senhores da situação, estabelecendo novo governo assim que Caetano Montenegro viesse para o Rio de Janeiro. Os principais implicados na Revolução Pernambucana de 1817 foram: Domingos José Martins, Domingos Teotônio Jorge Martins Pessoa, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, João Ribeiro Pessoa, Antônio Gonçalves da Cruz, José de Barros Lima, Miguel de Almeida Castro, José Inácio Ribeiro de Abreu Lima.
Assim que conseguiram dominar a situação, os revoltosos organizaram um governo provisório. O governo procurou logo estender o movimento às outras capitanias e obter o reconhecimento no exterior

O general Francisco de Lima e Silva em ofício de 13 de fevereiro de 1825 ao gabinete imperial, atribuiu à propaganda das idéias libertárias da Europa a origem da revolução de 1817:

 ''''... Em 1817 foi uma facção européia que promoveu nesta província [Pernanbuco] o rompimento da revoloução, na qual se envolveram muitas das províncias, famílias pernanbucanas e de outras províncias. Digo que foi uma facção europeia, porque o força da revolução existia em algumas partes da Europa, das quais se expediram emissários para revoltar o Brasil. Os povos, que a esse tempo só conheciam por lei a vontade de soberano, olharam com horror para os autores daquela rebelião; porém a aceleração com que se procedeu contra alguns que parecendo a primeira vista criminosos e que depois de justiçados foram julgados inocentes, excitou o rancor nas famílias e amigos destes infelizes contra o governo''.( Revista do Instituto Histórico, 29, parte 2ª, 141.)


O princípe regente D. João mandou reprimir violentamente a revolução liberal dos pernanbucanos, pois temia que o nordeste brasileiro se emancipasse de Portugal, desmembrando-se da colônia. As forças da Coroa consequiram sufocar os revoltosos que mantiveram o movimento por 75 dias.O governo revolucionário pernambucano durou mais de dois meses. Recife foi cercada por mar e tropas enviadas da Bahia avançaram por terra colocando os revoltosos em situação desesperadora, desmontando-lhes a resistência.

O governo foi implacável ao punir os revoltosos. Foram executados, Domingos José Martins, Domingos Teotônio Jorge, José de Barros Lima, o padre Miguelinho e mais oito implicados no movimento. O padre João Ribeiro Pessoa suicidou-se, o padre Roma já tinha sido fuzilado quando tentava consequir adesões à causa revolucionária. A Revolução Pernanbucana foi uma das únicas rebeliões anteriores a Independência que ultrapassou a fase meramente conspirativa.Nesse movimento, os revoltosos consequiram ocupar o poder temporáriamente.

 

''''O que sempre se receou nas colônias é a escravatura em, razão de sua condição e porque os escravos negros são a maior parte da sua população''. ( Do governador da Bahia, Fernando José de Portugal, em carta enviada a Lisboa em 1799, comentando o medo das eleites em relação aos escravos, a propósito dos acontecimentos da Conjuração Baiana).


A Revolução Pernambucana de 1817 contribuiu decisivamente para a independência, que ocorreu pouco mais tarde, e muitos de seus participantes se destacaram durante o Primeiro Reinado.A Revoluçao Pernanbucana foi a única rebelião anterior á independência política do Brasil que ultrapassou a fase da conspiração. Os rebeldes tomaram o poder e permanceceram no governo por 75 dias.

''''O rompimento de 75 dias com a Coroa portuguesa deu margem a que aflorassem, às vezes com extrema violência, as contradições que atingiam todos os níveis da sociedade pernambucana. Essas contradições manifestaram-se tão agudamente, que nem mesmo o rigor da repressão consequiu anulá-las. Portanto, o restabelecimento da ''ordem'' foi extremamente precário, cotinuando a viver a Província de Pernambuco em estado de rebelião quase constante''''.

( A Insurreição Pernambucana de 1817. Glacyra Leite.São Paulo; Brasiliense, 1984.p.79. (Col.Tudo é História)

A bandeira do Estado de Pernambuco foi criada em 1817 e é composta por duas faixa horizontais, uma azul (maior) na parte superior, e outra branca (menor) na parte de baixo; o azul representa o céu e o branco a paz; no fundo azul aparece um arco-iris simbolizando o inicio de uma nova era, o sol o futuro, a estrela dourada o Estado de Pernambuco (


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

DENNES TONY BARBOSA DE ALMEIDA

QUE PENA O GOVERNO CEDEU AOS EMPRESARIOS E COMERCIANTES E JOGOU UMA PÁ DE CAL NO REFERENDO ACERCA DA DATA QUE O POVO PERNAMBUCANO ESCOLHEU, POIS ATÉ MESMO O GOVERNO DESREIPEITO UMA LEI CRIADA POR ELE MESMO.

Ednaldo Ferreira

Viva o Pernambuco libertário tão diferente do atual. Viva o povo pernambucano!

Raimundo Eleno dos Santos

Pernambuco foi penalizado barbaramente.Perdeu mais de 60%do seu território, e a República de 1889 não reconheceu esse fato, e o penalizou ainda mais.Mas Pernambuco ainda é berço das Revoluções Libertárias,e Caudal das Culturas Brasileiras!


O Jornal do Poder

06/03


2012

A charge do dia


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

andre teixeira

Sever tamabem para o PSD de Caruaru abra o olho pessoal.

milton tenorio

Senhor só o lá do céu,rapa!

josafa pereira de lima

e isso ai governador o senhor tá certo, manda quem pode obedeçe quem e liso

Jozildo Neto

Com voces o show de bonecos de fantoche


Shopping Aragão

06/03


2012

Ouça o programa Frente a Frente de ontem

 Se você perdeu o Frente a Frente de ontem, programa que apresento em companhia de Adriano Roberto pela Rede Pernambucana de Rádio, formada por 30 emissoras, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no horário das 18 às 19 horas, clique aqui e ouça agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


06/03


2012

Alexa.com: blog cresce 500 pontos e reafirma liderança no NE

Mais uma vez, os números de fevereiro do Alexa.com, portal americano que mede a audiência dos portais e blogs do mundo inteiro, aponta a nossa liderança inconteste. Em relação ao mês anterior, subimos 500 posições, estamos entre os dois mil sites mais visitados do País e entre os 60 mil do mundo. É bom lembrar que quanto menor a posição, mais perto do primeiro colocado (que é o google.com). Compare abaixo os números do mês de janeiro com os do mês de fevereiro, com o ranking alexa.com do Brasil.

 

ALEXA.COM JANEIRO

1- Blog do Magno -    Alexa Traffic Rank:  67,964   Traffic Rank in BR: 1,445

2- Blog da Folha PE –  Alexa Traffic Rank:  77,092    Traffic Rank in BR 1,285  
3- Acerto de Contas – 
Alexa Traffic Rank: 163,165   Traffic Rank in BR:  4,059 
4- Blog de Jamildo –   
Alexa Traffic Rank:  319,160   Traffic Rank in BR:  3,527

 

 

ALEXA.COM - FEVEREIRO

1-  Blog do Magno -    Alexa Traffic Rank: 67,440     Traffic Rank in BR: 2,080

2- Blog da Folha PE –   Alexa Traffic Rank: 70,512     Traffic Rank in BR: 1,367

3- Acerto de Contas –   Alexa Traffic Rank: 144,986   Traffic Rank in BR: 3,234

4- Blog de Jamildo –     Alexa Traffic Rank: 156,445   Traffic Rank in BR: 1,598


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

Isso é fruto de ousadia, trabalho e imparcialidade...Não tem governo que mande nesse Blog..É a midia on line firme e forte.Parabéns pra Magno e equipe.