FMO janeiro 2020

12/08


2020

Bate papo analisa mortandade pelo Covid-19 em PE

No “Bate Papo da Manhã”, programa que apresento todos os dias, no meu canal do YouTube, o assunto hoje foi Pernambuco ser o vice-campeão em mortandade pela Covid-19. Vale a pena conferir!

Para assistir ao programa diariamente, basta se inscrever no meu canal, o https://www.youtube.com/user/blogdomagno e ativar as notificações clicando no sininho.

A propósito, minha gente, preciso que meu canal no YouTube cresça e apareça! Vamos ampliar essa corrente. Quem me segue aqui ou é amigo entre os cinco mil amigos e os 17 mil seguidores e ainda não se inscreveu no canal do meu blog vai lá, dá uma forcinha. Imprensa livre e independente se faz com a ajuda e a colaboração de quem gosta e se sente representado pelo nosso trabalho. Se inscreva no link acima e indique para mais alguém.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo de Santo Agostinho

12/08


2020

CPI anulada em Arcoverde vira mote de campanha

Aliada da prefeita de Arcoverde, Madalena Brito, do PSB, seu mesmo partido, a presidente da Câmara, Célia Galindo, anulou um ato legal da Casa, a instalação de uma CPI para investigar corrupção na gestão municipal, e se deu mal. O ato intempestivo e arbitrário ganhou as redes sociais explorado pelos adversários, a exemplo deste vídeo já viralizado. A oposição entra hoje com um mandado de segurança para derrubar a medida ilegal, pois fere o regimento da Casa e agride a Constituição.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

12/08


2020

Ignorado no expediente, papai abandonou jornal

O final de semana do Dia dos Pais em Afogados da Ingazeira, reunindo oito dos nove filhos, serviu também para uma volta ao passado. Fátima, minha irmã curiosa e pesquisadora do tronco familiar dos Martins e Fonseca, meteu a cara na poeira e no mofo dos arquivos do nosso pai Gastão Cerquinha e encontrou muitas pérolas inspiradoras de crônicas que tenho passado a limpo aqui em tempos de sobra pelo isolamento social da pandemia.

Descobriu, por exemplo, um baita protesto dele, um dos fundadores do jornal Gazeta do Pajeú, por seu nome ter sido excluído do expediente do "pasquim". Em tom duro, escreveu uma carta de próprio punho, datada de 1953, reclamando ao secretário de redação. Na ocasião, pediu seu afastamento da equipe, em caráter definitivo, abandonando a função de  tesoureiro. Além de bom escriba e pela experiência de comerciante bem sucedido, papai topou cuidar também das finanças do periódico. 

"Foi com surpresa que vi na Gazeta do Pajeú a falta do meu nome no quadro demonstrativo da diretoria. Confesso que fiquei chocado, motivo pelo qual quero certificar-te que de hoje em diante estou fora do jornal", escreveu, dirigindo-se ao amigo Hélio, em 17 de novembro de 1953. E foi mais além: "Não aceito a desculpa de erro de impressão. O meu cargo no jornal era um dos mais importantes: tesoureiro. Empenhei-me muito na fundação deste jornal, sacrifiquei meu trabalho comercial para ver nascer e crescer na minha cidade um órgão noticioso sério e respeitado. Entretanto, senti logo na primeira edição a falta de respeito com os seus próprios fundadores".

O protesto foi ainda mais duro: "Acabo de prestar contas ao presidente, Dr. Hermes Canto, e ao diretor, Dr. Luiz Cristóvão. Espero ter colaborado no que foi possível para o êxito da primeira edição, o que fiz e farei a qualquer momento que se fizer necessário o meu trabalho para o bem do povo". 

Papai é um homem afável, doce figura humana, de fácil convivência. Viveu a vida inteira para conciliar e amortecer tensões, mas virava um leão quando contrariado. Sua carta dá a entender que deu seu sangue para propiciar à cidade a oportunidade de ter também o seu jornal, sonho de qualquer província, por menor que seja. 

Naquela época, Afogados da Ingazeira ainda não tinha visto nascer e florescer com grande sucesso a Rádio Pajeú, pioneira no Sertão na modulação AM, Amplitude Moderada, hoje com os dias contados pela forçada conversão da modernidade para a FM, a Frequência Modulada. A Pajeú foi fundada pela Igreja em 1959 e por ela passaram grandes talentos da radiofonia, entre os quais Waldecy Menezes, meu professor de História e inglês.

A Gazeta do Pajeú, por sua vez, era produto também da inquietude de papai e de uma gente que pensava e discutia a cidade. Na carta, fiquei feliz ao saber que doutor Hermes Canto foi o poderoso chefe do jornal. Famoso na região, doutor Hermes era um médico de mão cheia, apaixonado por política como o meu pai. Tanto que chegou a ser prefeito de Afogados, de 1947 a 1951. E dois após deixar o poder mobilizou um grupo da sua confiança para criar uma tribuna na qual o povo tivesse voz e vez na era trabalhista de Getúlio Vargas. Pernambuco, ainda traumatizado com a morte de Agamenon Magalhães, vivia a era Etelvino Lins, matuto de Sertânia, que virara governador.

Papai nasceu no sítio Borges, hoje bairro periférico de Afogados da Ingazeira. Embora comerciante nato, começando com venda de banana na feira ainda garoto, sua grande paixão foi  a política e depois as letras. Escreveu três livros retratando personagens marcantes na vida da cidade, entre eles o próprio Hélio, a quem dirigiu a carta se afastando do jornal, e doutor Hermes. São mais de 100 personagens. Seus livros, hoje pesquisa obrigatória na rede de ensino do município, retratam os que ajudaram a plantar a semente da cidade polo do Pajeú.

Na política é preciso curar os males e nunca vingá-los, ensinou Napoleão. Foi a arte da política que foi moldando meu pai a cicatrizar feridas que pareciam nunca sarar. Papai contrariou Nelson Rodrigues, que dizia que nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política, a única paixão sem grandeza. 

Creio, no entanto, que a opinião política de um homem é o próprio homem. Papai tinha opinião e soube se impor nos momentos mais delicados da sua vida. E nos repassou isso como grande legado. Orgulho dele. Assinaria o seu protesto. Faria igualzinho ao que ele fez.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

12/08


2020

MP é acionado para investigar condições de hospital do Recife

O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco e pré-candidato a prefeito do Recife, deputado estadual Marco Aurélio (PRTB), apresentou uma denúncia a Promotoria de Saúde de Pernambuco do MPPE para que investigasse a falta de condições sanitárias que foi oferecida ao Hospital de Campanha da COVID-19 no bairro dos Coelhos. O parlamentar relatou a existência de um esgoto a céu aberto que contamina casas vizinhas ao dito hospital.

“O hospital foi construído em um local totalmente inadequado, seu muro colado com as casas da comunidade, além de não ter recebido condições sanitárias adequadas. Temos imagens de esgoto à céu aberto que invadiu casas próximas”, disse Marco Aurélio. 

De acordo com a denúncia, apresentada na última segunda-feira pelo deputado, não existe saneamento básico no local e os dejetos dos hospitais estão sendo despejados na parte dos fundos das casas dos moradores. 

Marco Aurélio estranha o fato do Prefeitura anunciar o fechamento da unidade um dia após sua denúncia junto ao MPPE. “De repente Geraldo manda fechar o hospital que fizemos uma denúncia gravíssima. Digo aos responsáveis, não adianta tentar esconder os erros cometidos contra os recifenses durante a pandemia”, argumentou Marco Aurélio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


12/08


2020

Coluna da quarta-feira

Gestão calamitosa da pandemia

Tem razão o ex-ministro Armando Monteiro Neto quando diz que se Pernambuco fosse um País seria o segundo maior do mundo em óbitos pela Covid-19 em razão da má gestão, no descompasso na saúde, nos desencontros de medidas anunciadas e mal conduzidas, em intervenções desnecessárias e, principalmente, pela má intenção no gerenciamento do dinheiro público enviado pelo Governo Federal para o combate à pandemia do coronavírus.

De todos os pontos destacados por Armando o mais grave, sem dúvida, é o que ele classifica de desvio de conduta ética na gestão dos recursos federais destinados à pandemia do coronavírus. “As denúncias foram surgindo de várias origens e imediatamente os contratos foram desfeitos, o que significa dizer que eram frágeis. Em alguns casos, se apressaram a devolver os recursos. Um gestor que tenha convicção da lisura dos seus contratos não recua, pelo contrário se sustenta”, constata. Para Armando, Geraldo tem que mostrar à população que os contratos se justificaram.

“Mas, em Pernambuco não. Qualquer denúncia, os contratos eram desfeitos. Recife é uma capital que gastou muito e houve uma série de denúncias. Eu fico nisso, pois é um juízo factual. Mas ilações podem ser feitas, mas eu não faço”, acrescentou o ex-senador quando perguntado se desconfiava de que esses recursos federais estavam sendo desviados para caixa de campanha. Ao longo da entrevista que concedeu ontem ao Frente a Frente, Armando descambou para o campo da própria gestão de Geraldo com duras críticas.

“Aqui, no Recife, com Geraldo, tivemos os problemas de mobilidade urbana agravados. Há equipamentos mal conservados, obras que se arrastam há muito tempo. A reforma do Geraldão já dura mais de 10 anos. Que gestão é essa? Agora, Geraldo tem algo que ele faz bem: propaganda na televisão. A mistificação. Gasta muito dinheiro em propaganda, instalou o chamado marketing da pandemia. Aproveitou esse momento de grande angústia, para apresentar um quadro de muitas ações, providências, que, na realidade, se traduz em mera espuma”, afirmou.

E acrescentou: “Por exemplo, quantos hospitais de campanha Geraldo implantou? Que serventia esses hospitais tiveram? E aquelas camas podem se considerar leitos clínicos? O que todo esse investimento resultou? Enquanto isso, muitos profissionais de saúde nem equipamento de proteção individual tiveram. Esse segmento, sim, deveria ter sido mais bem cuidado. Essas administrações gostam de mostrar prédios, de fotografar unidades de campanha, em suma, a gente fica com a impressão que serve só aos programas eleitorais, lamentavelmente”.

Efeito Bolsonaro – Armando também deu sua visão sobre o efeito Bolsonaro nas eleições municipais. “Eu acho que Bolsonaro é, hoje, num país polarizado, um eleitor importante. Não há dúvida que o auxílio emergencial, pela dimensão, tem um impacto muito grande na vida das pessoas carentes, principalmente. Você, que é um homem que anda pelo interior, sabe o que isso significa. Eu escuto depoimentos de pessoas do pequeno comércio do interior que em plena pandemia, seus negócios aumentaram por causa da renda que foi proporcionada pelo auxílio. Eu fiz até o cálculo. Quando for paga a quinta parcela, Pernambuco terá recebido R$ 13 bilhões. No Brasil, já foram R$ 250 bilhões, 5% em Pernambuco. Então, é evidente que isso tem reflexo político”.

Queda industrial– Pernambuco teve um crescimento de 3,5% na produção industrial, entre maio e junho, de acordo com os números divulgados, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, a variação, apesar de positiva, é menor que a média brasileira, de 8,9%, e que a de toda a região Nordeste, que teve 8% a mais, entre os dois meses. Comparando-se o mês de junho de 2020 com o mesmo período em 2019, houve um aumento de 2,8%. O desempenho foi melhor que o do Brasil, que teve queda de 8% entre os dois anos. Na relação entre o primeiro semestre deste ano com o anterior, a queda em Pernambuco foi de 3,6%.

Sócios da tragédia – A Secretaria de Governo distribuiu um relatório a aliados do presidente Jair Bolsonaro em que destaca nominalmente governadores e prefeitos das regiões brasileiras em que há maior incidência e mortes pela covid-19 no País. Os dados são de 8 de agosto de 2020, data em que o País ultrapassou a marca de 100.000 mortos pelo novo coronavírus. O relatório apresenta um ranking dos cinco Estados mais afetados pela pandemia. São Paulo, unidade federativa governada por João Doria (PSDB) – desafeto de Jair Bolsonaro – encabeça a lista. Foram novos 13.352 casos no último sábado.

Dória na liderança – O Estado de São Paulo, gerido pelo tucano João Dória, também aparece na frente do ranking de novos óbitos: 281, em 8 de agosto. O relatório, porém, não informa que se trata de números absolutos. Desconsidera a taxa de mortos e casos por 100.000 habitantes. Em seguida a São Paulo, aparecem no ranking de novos casos Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Os Estados são governados, respectivamente, por Eduardo Leite (PSDB), Rui Costa (PT), Romeu Zema (Novo) e Comandante Moisés (PSL). Moisés, porém, é nominado apenas a palavra “comandante” no documento.

CURTAS

PASTOR EXTRAVAGANTE – Mesmo com uma dívida de mais de R$ 429,8 milhões, o pastor carioca Marcio Pôncio exibe uma vida de luxo em Duque de Caxias, interior do Rio. Recentemente, segundo o jornal Extra, ele se presenteou com um helicóptero de R$ 61 milhões pelo aniversário de 47 anos. Em maio, o juiz federal Eduardo Horta, da 2ª Vara Federal de Duque de Caxias, mandou publicar em edital a execução fiscal de quase R$ 430 milhões citando o pastor, o seu sócio Marcello Araújo dos Santos e a empresa New Ficet Indústria e Comércio de Cigarros e Importação e Exportação Ltda por impostos devidos à União. Os sócios chegaram a pedir a revisão dos cálculos e valores, o que foi negado no último dia 3.

LIVE DE HOJE – A advogada criminalista carioca Maíra Fernandes é uma das mais credenciadas defensoras dos direitos humanos no País. É a convidada da live de hoje, às 19 horas, pelo Instagram deste blog. Ninguém conhece como ela alternativas para melhoria da política prisional, investimento pelos estados em modelos de apoio aos detentos, como associações de proteção e assistência a condenados e colônias agrícolas. É grande estudiosa das legislações sobre drogas. Acha que deixar que o policial decida se a quantidade de droga apreendida configura tráfico ou uso, sem tabela de quantidades, dá margem a arbitrariedades e defende a criminalização das drogas no País. Se você ainda não segue o Instagram do blog, anote o endereço: @blogdomagno.

Perguntar não ofende: Penta em operações da Polícia Federal, Recife é vice-líder em mortandade pela Covid por incompetência?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Nesse negócio de pandemia eu até tinha esquecido, e como vão os processos de Lula?

marcos

Camila Pitanga tomou Hidroxicloroquina oxe e esquerdista pode tomar?

marcos

E se Lula pegar o vírus chinês vai tomar Hidroxicloroquina?

Fernandes

Avó de Michelle Bolsonaro morre de covid-19. Ôxente! Não era só tomar cloroquina?

Fernandes

Uns dizem que a cloroquina tem que ser usada desde o início para obter a cura, outros dizem que só deve ser usada em caso de complicações. A avó da Micheque Bolsonaro passou por todas essas etapas, pq a cloroquina não a curou?


Banco de Alimentos

11/08


2020

PMB declara apoio à Katiana Gadelha em Abreu e Lima

O presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Wedson Alves, reuniu-se, na tarde de hoje, com Katiana Gadelha (PDT) para confirmar o apoio do partido à sua pré-candidatura a prefeita de Abreu e Lima.

De acordo com Wedson, Katiana representa a força da mulher na política e tem as melhores propostas para mudar a realidade da cidade. "Nosso objetivo nas eleições deste ano é ampliar a participação da mulher nos espaços de representação municipal. O projeto político de Katiana tem uma identificação muito forte com os ideais do PMB, por isso estamos juntos e misturados nessa luta", explicou.

A integrante do PDT disse que as alianças políticas são sempre muito importantes e são costuradas em todos os lugares. "Na nossa gestão, vamos desenvolver um trabalho voltado para o empoderamento das mulheres", prometeu ela.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

11/08


2020

Jaboatão: Trabalhadores da cultura se cadastram em auxílio

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, está convocando os espaços culturais e trabalhadores do setor para fazer o cadastramento para receber o benefício previsto pela Lei Aldir Blanc. Os profissionais residentes da cidade podem fazer a inscrição pela internet, até o dia 31 de agosto. As informações são do G1/PE

O benefício, em forma de auxílio financeiro de R$ 600, é concedido aos profissionais informais que atuam nas linhas culturais, como cantores, atores, artistas, técnicos, diretores etc.

A lei também prevê o repasse federal de R$ 3 bilhões a estados e municípios para o pagamento do auxílio e para a gestão de espaços culturais e linhas de crédito para micro e pequenas empresas do setor.

O Senado também aprovou, em 22 de julho, o texto que prevê que os recursos que não forem destinados, em até 120 dias pelos estados e municípios ao auxílio dos trabalhadores e espaços, deverão ser revertidos para fundos estaduais e municipais de cultura.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

11/08


2020

Fernando Veloso deixa rádio para se dedicar à eleição

O jornalista Fernando Veloso deixou, ontem, de apresentar o programa Fala Goiana, da Rádio Nova FM, em obediência a legislação eleitoral. Fernando vai agora se dedicar à sua pré-campanha para prefeito de Goiana.

O jornalista, pré-candidato pelo Democratas, destacou que vai intensificar a comunicação através das redes sociais, um espaço que crescendo por causa da Covid-19. “As ideias, propostas e sugestões são muito bem vindas. É assim que vamos construir nosso programa de Governo, ouvindo as pessoas e respeitando as opiniões”, afirmou


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


11/08


2020

Secretários de Guedes pedem demissão

A equipe econômica do Governo Bolsonaro vai sofrer duas novas baixas nos próximos dias. Os secretários especiais de Desestatização e Privatização, Salim Mattar (foto), e o de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, pediram demissão, há pouco, ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

A informação foi confirmada pelo ministro Paulo Guedes em entrevista coletiva no começo da noite.

Segundo a CNN, Uebel pediu exoneração por discordar da estratégia do governo federal de deixar a reforma administrativa para 2021. Salim, por sua vez, pediu para deixar o cargo por discordar da postura do governo em relação às privatizações.

As saídas são a quarta baixa recente na equipe econômica. Nas últimas semanas, Mansueto Almeida já havia deixado o Tesouro Nacional, Caio Megale deixou a diretoria de programas da Secretaria Especial da Fazenda e Rubem Novaes anunciou que deixará a presidência do Banco do Brasil.

Agora, o ministro da Economia avalia fazer uma mudança na estrutura da pasta. Uma das ideias em estudo é fundir a Secretaria de Desestatização e Privatização com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


11/08


2020

Ipojuca registra 22 dias seguidos sem óbito por Covid-19

A prefeitura do Ipojuca registra 22 dias seguidos sem óbito por COVID-19 no município. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde municipal, desde o dia 19 de julho até a última segunda-feira (10 de agosto) o município não registra nenhuma morte pelo novo Coronavírus.

Para o secretário de Saúde do Ipojuca, Wendel França, a ausência de óbitos durante este período mostra que as ações sanitárias e o rigor do protocolo do município têm dado efeito imediato. “As pessoas em Ipojuca já entenderam que o uso da máscara evita o contágio e pode salvar vidas. Ainda temos dificuldade em relação ao distanciamento nas filas de bancos e lotéricas, mas ampliamos a testagem, o monitoramento dos doentes em domicílio, as ações de conscientização com carro de som e nas redes sociais, a desinfecção nas ruas, praças, instituições bancárias e mercados, além das barreiras sanitárias nos acessos a Porto de Galinhas e Serrambi”, afirmou  Wendel França que também é presidente do Comitê conta o Coronavírus do Ipojuca.

As praias do litoral ipojucano, principais destinos turísticos do estado e do Brasil, como Porto de Galinhas, Muro Alto, Maracaípe, Serrambi foram as primeiras a serem interditadas em Pernambuco em 22 de março. A reabertura aconteceu em 20 de junho com restrições de horário e apenas para práticas esportivas individuais. A prefeita Célia Sales ainda espera uma resposta do governador Paulo Câmara do ofício que protocolou no último dia 15 pedindo autorização para liberar as atividades de comércio nas praias respaldado pelos dados de Saúde municipal. Cerca de 25 mil pessoas vivem do turismo em Ipojuca e a Prefeitura, desde o dia 03 de junho encaminhou ao Governo do Estado o protocolo sanitário de retomada das atividades econômicas com rodízio de barraqueiros, ambulantes, mas segue impedida de executar.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha