Faculdade de Medicina de Olinda

05/10


2011

Itapetim, berço da poesia, não tem mais ruas sem calçamento

 

Localizada a 423 km do Recife, Itapetim, verdadeiro berço da poesia nordestina no Sertão do Pajeú, onde nasceram filhos ilustres do verso e do repente, como Rogaciano Leite, o mais famoso de todo o reinado, talvez seja a única cidade sertaneja que tenha universalizado a construção de calçamento. Em sete anos de gestão, o prefeito Adelmo Moura, um socialista de carteirinha, já fez 120 mil metros quadrados de ruas calçadas e alcançará a meta dos 140 mil metros quadrados. Com isso, nenhuma rua da cidade ou distrito ficará mais na lama.

Paralelamente a isso, o município está ingressando no plano federal de saneamento, pelo qual também universalizará o acesso da população à rede públlica de esgoto, algo raro também em cidades de pequeno porte, como Itapetim. Charmosa e de um povo extremamente hospitaleiro, Itapetim vive da agricultura e da pecuária, com destaque para a produção de cajú. Em breve, estará funcionando a primeira fábrica de produção industrial de castanha em terras do município.

 

Em tupi-guarani, Itapetim quer dizer pedras soltas. Mas, aqui ninguém anda solto, mas irmanado pela arte de fazer verso e prosa. A cidade mantém a tradição de exportar grandes poetas, que acabam se destacando no País, arrebatando prêmios em festivas do repente e da viola. Aqui, também há muita gente inteligente e criativa. É comum encontrar pelas ruas da cidade garotos de oito a dez anos recitando na ponta da língua versos de poetas famosos e que fizeram história, como Lourival Batista, Pinto do Monteiro e Cancão.

É por essa e outras que Itapetim é o ventre imortal da poesia para, ironicamente,
provocar a vizinha São José do Egito, a quem já pertenceu há 57 anos e que ganhou fama como terra dos poetas, quando, na verdade, os maiores vates nasceram em Umburanas, primeiro nome de Itapetim. Quarenta e três anos depois do início dopovoamento chamou-se São pedro das Lages, pelo decreto nº 92 de 31 de março de 1928.

Passada uma década, pela Lei nº 235 de 9 de dezembro de 1938, já na categoria de Vila, nomear-se-ia Itapetininga, permanecendo apenas a Paróquia com o nome primevo.

Em 31 de dezembro de 1943 pelo Decreto-Lei n° 952 foi novamente alterado o nome devido a uma cidade homônima do interior de São Paulo.

 

A partir desta data, o município passou definitivamente ao nome atual. Pela Lei nº 1818 de 29 de dezembro de 1953, Itapetim torna-se Município, ficando desmembrado de São José. Na época, o governador de Pernambuco era o Dr. Etelvino Lins de Albuquerque e o projeto foi apresentado à Assembleia Legislativa pelo então deputado Manoel Santa Cruz Valadares e impulsionado pelo seu companheiro Walfredo Paulino de Siqueira, ambos de São José do Egito. Valadares foi o primeiro juiz da Comarca de Itapetim.

Em 1º de junho de 1954, em sessão presidida pelo Padre João leite, no grupo Escolar Dom José Lopes, onde funcionou provisoriamente a Prefeitura Municipal, foi inaugurada a instalação do município com a posse do 1º prefeito nomeado,Francisco José de Maria (''Chico Santos''). Ele teve um mandato de dezoito meses.

 

Falei no Centro Cultural Rogaciano Leite. Com capacidade para 300 pessoas, o auditório ficou completamente lotado por estudantes, professores e dirigentes de escolas estaduais e municipais. Além do prefeito Adelmo Moura e da secretária de Educação, Fátima Piancó, estavam presentes o secretário de Finanças, Júnior da Fonte, o diretor de compras, Arquimedes Nunes, o diretor de convênios, Cayo Jefersson, o diretor de transportes, Júnior Moreira, o secretário de Saúde, Carlos Nunes, o diretor do Colégio Municipal, Washington Jordão, e os vereadores Ailson Alves, Naldo da Sucan, Júnior de Diódines e Seu Dido.

“Foi um dia de conhecimento para todos nós”, resumiu a secretária de Educação ao fazer o encerramento do evento, que contou também com professores de municípios vizinhos, como São José do Egito e de profissionais liberais, além de blogueiros e radialistas da emissora Pedras Soltas.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio

Tem que sair Federal...2014 lhe aguarda..


Governo de PE

05/10


2011

A montanha vai a Maomé

Wagner Gil, direto de Caruaru

Já que o presidente do PSD André de Paula cancelou por duas vezes sua ida à Caruaru para filiação de alguns vereadores, os edis resolveram ir ao Recife para assinar suas fichas de filiação. O motivo do cancelamento da ida de André de Paula a Capital do Agreste teria sido a escolha do líder do Governo na Câmara, Adolfo José (PDT), para ser o presidente da sigla na Capital do Forró. Com isso, o deputado federal Wolney Queiroz teve que arrumar um quebra-cabeça, já que eram os próprios vereadores que não queriam Adolfo na presidência.

Amigo de André de Paula de longas datas (há mais de 30 anos), Adolfo resolveu não ser candidato a reeleição e cuidar do fortalecimento do PSD no Agreste. "Como não sou mais candidato a vereador, não vou disputar a reeleição e desta forma terei tempo de organizar o PSD e crescer o partido ainda mais na cidade. Fui convidado pelo presidente André de Paula para assumir essa atribuição e estou disposto a seguir adiante, até porque o PSD, apesar de recém criado, vem com grande força e está na base dos governos da presidente Dilma, do governador Eduardo Campos e do prefeito José Queiroz", disse.

Adolfo já foi deputado estadual e retirando sua candidatura de vereador para organizar o partido, pode se credenciar para voltar à Assembléia em 2012 em PSD. Nas eleições de vereador, Adolfo foi o mais votado da frente popular, tendo quase seis mil votos. O mais votado foi o ex-prefeito Tony Gel que teve pouco mais de nove mil votos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Maria Teresaferreira de Medeiros

. Aquele programa do Givanildo Silva. É perseguição política ou não é? Leiam todas as informações no blog, http://defendendopesqueira.blogspot.com

Maria Teresaferreira de Medeiros

...perguntado ao João Eudes Machado Tenório, sobre uma verba no valor de R$ 195.000,00. Rodrigo através do programa da Rádio Jornal, o Pesqueira em Foco, através do telefone fez a pergunta. Aquele programa do Givanildo Silva. É perseguição política ou não é? Leiam todas as informações no blog, http

Maria Teresaferreira de Medeiros

Até que ponto chega a perseguição política! Amanhã, 06/10/2011, às 9:30h acontecerá no fórum de Pesqueira/PE a audiência para julgamento de queixa crime que o ex-prefeito dessa cidade promove contra Rodrigo Henrique Ferreira de Medeiros, meu filho, pelo fato do rapaz ter perguntado ao João E


Governo de PE

05/10


2011

Ouça o programa Frente a Frente de ontem

 Se você perdeu o Frente a Frente de ontem, programa que apresento em companhia de Adriano Roberto pela Rede Pernambucana de Rádio, formada por 30 emissoras, tendo como cabeça de rede a Rádio Folha 96,7 FM, no horário das 18 às 19 horas, clique aqui e ouça agora.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura do cabo

05/10


2011

Emocionada, Dilma recebe condecoração na Bulgária


















A presidente Dilma Rousseff recebeu hoje (5) a condecoração Stara Planina, a maior distinção da República da Bulgária e, ao lado do presidente búlgaro, Georgi Parvanov, afirmou estar emocionada ao visitar a terra natal de seu pai, como informa o portal G1. Durante o encontro, Dilma defendeu mais relações econômicas e políticas com o país europeu.
 
"Meu país vê na Bulgária um sócio nesta região, onde queremos estreitar e expandir nossa presença" disse a presidente. Brasil e Bulgária assinaram ainda acordo de cooperação econômica e outro na área de informática. Dilma deve participar ainda nesta quarta do fórum econômico Bulgária-Brasil, que terá as presenças de representantes de empresas brasileiras como Petrobras, Vale, Eletrobras, Marcopolo e Embraer.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


05/10


2011

Supersalários: 80 procuradores do MP ganham acima do teto

Habituado a denunciar malfeitorias no serviço público, incluindo o recebimento de supersalários no Poder Legislativo, o Ministério Público Federal também coleciona mazelas. Segundo informação do próprio Conselho Nacional do Ministério Público, por solicitação da Câmara dos Deputados, oitenta procuradores da República recebem remuneração acima do teto constitucional de R$ 26.723 mensais, informa a coluna do jornalista Cláudio Humberto. O MPF pediu e a Justiça ordenou que o Senado corte os supersalários de servidores, mas esqueceu de olhar para o próprio rabo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Eu desconfiava. Não tinha certeza. Agora tenho.Está explicado. É preciso de tempo para gastar o rico salário, razão pela qual o trabalho é relegado ao terceiro plano, se der tempo.


Prefeitura de Abreu e Lima

05/10


2011

A charge do dia

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Raimundo Eleno dos Santos

Não somente as veias. Também as artérias...Além do mais existem muitas erupções no leito das vias...


Magno coloca pimenta folha

05/10


2011

Alô, Sertânia!

Daqui a pouco, conto como foi minha pasagem, ontem, pela cidade de Itapetim, verdadeiro santuário da poesia nordestina, no Sertão do Pajeú, onde falei no Centro Cultural Rogaciano Leite sobre inclusão digital para estudantes da rede pública municipal e estadual. Hoje, às nove horas, será a vez de Sertânia, no Moxotó. O evento está marcada para o auditório da Escola Técnica. Desde já, convido a todos que estejam interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o avanço da web no mundo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

05/10


2011

Coluna da quarta-feira

        Entre o discurso e a realidade

Em matéria de estradas, o Governo Eduardo vai muito mal. É o gargalo da sua gestão. Dois meses após anunciar um audacioso e arrojado plano rodovário, pelo qual prometeu deixar o Estado com as melhores estradas do País, o que se observa na prática fica distante da promessa. Nos últimos 15 dias, entre o Agreste e Sertão, andei mais de 1,2 mil km. Pelo menos as piores estradas não estão recebendo o tratamento prometido pelo Governo.

A PE-90, a mais importante via de acesso ao complexo de sulanca do Agreste Setentrional, deveria sofrer uma intervenção radical, muito maior do que um recapeamento. Mas, o que se observa ali não é nem um recapeamento, mas uma simples operação tapa-buraco, mal feita, que não suportará seis meses de tráfego intenso.

No Sertão do Moxotó, onde estarei, hoje,  encontrei servidores do DER tapando buraco, ou seja, fazendo uma meia sola no trecho de Cruzeiro do Nordeste a Sertânia. A mesma coisa na PE que dá acesso a São José do Egito e Tuparetama, no Sertão do Pajeú, partindo do distrito de Albuquerquené.

Já o trecho de São José do Egito a Tabira ficou um brinco, é verdade, porque foi construída uma nova estrada, medida que deveria ter sido adotada para a PE-90, que é, sem dúvida, muito mais movimentada e importante do ponto de vista econômico.

De Tabira para Afogados da Ingazeira, onde passei ontem, também a intervenção é radical, de construção de nova via. Não poderia ser diferente. Afinal, o pavimento ali há muito tempo virou pó e os carros vinham transitando na buraqueira.

OBRA SONRISAL – O secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, mandou uma nota ao blog, ontem, contestando a informação de que a PE-88, que liga João Alfredo a Orobó, não teria sido feita já na gestão atual. Na sua totalidade, não, mas os 3 km do acesso a João Alfredo, sim. Passei por lá e senti que a estrada acabou, uma verdadeira obra sonrisal. E não foi a oposição que fez a denúncia ao blog. O vice-prefeito Dimas Santos nos levou até lá para fazer as imagens.

Prefeita atrapalhada - Se a prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera, que sofre ameaças de perda de mandato pelo PMDB, por ter ido para o PR, tivesse seguido o exemplo da ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Gisa Simões, não estaria em maus lençóis. Gisa procurou o senador Jarbas Vasconcelos e a ele expôs as suas razões e dificildades para permanecer na legenda . E só depois é que debandou para o PSDB.

 

PSB rouba quadros do PTB - Em Petrolina, o PSB não pode cantar de galo acusando o PT de promover racha na base governista, pois também está esvaziando partidos aliados. O mais recente exemplo se confirmou, ontem, com a travessia do ex-presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Afonso, do PTB para a legenda socialista. Afonso não é um político qualquer. Foi vice na chapa de Gonzaga Patriota em 2008 e é tio de Odacy Amorim. Com a palavra, o senador e presidente trabalhista, Armando Monteiro Neto.

Nas mãos do prefeito - Em Itapetim, o prefeito Adelmo Moura, uma das principais lideranças do PSB no Sertão do Pajeú, ganhou o aval do Palácio para controlar o PSD no município, tendo já indicado para presidente da comissão provisória um vereador da sua base. Com isso, o presidente estadual do PSD, André de Paula, atende a mais um pedido pessoal do governador.

Bom exemplo - Enquanto praticamente todos os municípios aumentaram a composição das suas câmaras, aproveitando uma janela aberta pelo Congresso, Arcoverde deu, ontem, exemplo de austeridade e zelo com a coisa pública: manteve o mesmo número de parlamentares – 10. A União dos Vereadores (UVP) diz que o aumento não cria despesas, mas ninguém consegue entender. Nem acreditar.

 

CURTAS -

MOBILIDADE – O presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Assembleia, Sílvio Costa Filho (PTB), levou, ontem, um grupo parlamentar para uma audiência com o prefeito João da Costa. Na ocasião, os representantes da comissão conheceram com mais detalhes o plano de mobilidade que a PCR quer executar.

LANÇAMENTO – Recentemente filiado ao PR, do deputado Inocêncio Oliveira, o vice-prefeito de Itamaracá, Cláudio Gadelha, agendou para o próximo dia 15 o pré-lançamento da sua candidatura a prefeito. Será em em meio a uma feijoada com a presença de Inocêncio e lideranças republicanas.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – A ida de Odacy Amorim para o PT vai acelerar o PSB de Petrolina a anunciar que o candidato do partido será o deputado Fernando Filho?

''O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido''. (Provérbios 12:1)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

LAURO SOUSA

Ê DONA ROSY, QUANTO PRAZER EM REVÊ-LA. ATÉ QUE ENFIM DEU UMA DENTRO, FOI PRO PR - PARTIDO DOS RATOS.

altamir jose bezerra rodrigues

Tô estranhando depois que o PSD virou componente da frente,milton anda meio escondido,milton era muito crítico em relaçãoa aos governos estadual e municipal,agora ficou meio borococho,esfriou.kkkkkkkkk é a tal da dialética.

Diego Neto Silva

Estou ficando cançado de bater em DUDU e Isaltino Buracão como também no DER sem resultado nenhum, parece que vai terminar o governo desastroso do Reizinho e ninguem vai tomar providências. Acorda Pernambuco enquanto é tempo.

Marcos Ferreira dos Prazeres

Agora uma pergunta: Por que o asfalto da PE-90 (que liga Limoeiro à Surubim) que foi feito no mesmo período resistiu às chuvas e o que foi feito para João Alfredo não resistiu à neblina? Me parece que a empresa foi a mesma, e o material foi o mesmo? Mais uma vez parabéns ao vice-prefeito Dimas.

Marcos Ferreira dos Prazeres

O fato concreto é que o asfalto que liga João Alfredo à Encruzilhada de Bom Jardim foi feito o ano passado e que com as primeiras chuvas deste inverno a rodovia ficou pior do que estava.



05/10


2011

Guerra: O PSDB é sonho de consumo dos brasileiros

 De Sérgio Guerra, na entrevista de hoje, no Diario de Pernambuco:

''''O PSDB é o sonho de consumo de muitos brasileiros. Aparentemente, o produto não tem a qualidade que gostariam. Não é fácil responder a sonhos. Por isso, há tantas críticas. As pessoas, às vezes, nos comparam àquilo que elas gostariam que nós fossemos. O PSDB enfrenta uma máquina muito poderosa.

Os petistas e essa maioria que eles arregimentaram mudaram a ética da política no Brasil. Se antes havia alguns desvios de conduta, eles agora estão generalizados. Enfrentar essa máquina não é fácil.

Ainda mais quando têm uma liderança como o Lula, que veio do povo, que fala como o povo e é inteligente, um líder muito forte.

E nós temos uma ética, não torcemos contra o Brasil, não apostamos no “quanto pior, melhor”. Não queremos que o governo da Dilma seja um desastre, nada disso. Ao contrário, se a gente puder ajudar para que governe bem, vamos ajudar.''''


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Bartolomeu Fábio Tenório Noé

kkkkkkkkkkkkkk..........riririririririririrsososososososos............kkkkkkkkkkkk.....ririririsosososos

LUCIANA ALVES

O deputado Sérgio Guerra está delirando, e desfocado da realidade naconal.

Wellington Antunes

É um produto ruim, com baixa aceitação, que trabalha pela exclusão dos menos favortecidos e o povo já provou e não gostou. Portanto deputado procure outros argumentos porque o povo não é besta!

Ramilson Correia de Carvalho

O PSDB é um produto ruim de ser apresentado. Já governaram o país e o que fizeram para os menos favorecidos? O problema Deputado é que o povo já conhece bem esse produto e não quer provar de novo.Resta aos líderes do PSDB lamentar e morrer de ciúme.

roberto lima

Ele esquece os maus tratos que os chefões do seu partido dispensaram a classe média (inclusive o nome de vagabundos para os velhinhos) durante o reinado de fhc. Por falar no dep.,vi recentemente uma placa com seu nome num dos "empresariais" da queiroz galvão em BV. O escritório é muito bem localizad



05/10


2011

Múcio seria o ''''coringa'''' de Eduardo para 2014

 Mais um ingrediente a marcar o barco sucessório pernambucano, não o de 2012 no Recife, por sí só já muito complicado, mas o de 2014, para o lugar de Eduardo Campos. É um novo nome que, tal qual o enviado do alto, viria, com um toque de seu bastão, apaziguar a cena. A versão quem conta é Marisa Gibson, na sua coluna Diario Poltico de hoje. Leiam trecho destacado abaixo:

Armando Monteiro (PTB), Humberto Costa (PT), Fernando Bezerra Coelho (PSB), Geraldo Júlio (PSB) e Tadeu Alencar (PSB). Apesar de estarmos distantes ainda três anos da sucessão estadual, estes são os nomes citados para disputar o governo em 2014. Em Brasília, no entanto, já existem aqueles que incluem uma sexta opção nesta lista e que seria o “coringa” do governador Eduardo Campos (PSB) – o ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro. Um dos artífices da eleição de Ana Arraes para o TCU, sempre atuando nos bastidores, Múcio teria não só a simpatia de Eduardo como também o aval do ex-presidente Lula (PT), que chegou a sugerir seu nome para disputar a Prefeitura do Recife, também como uma “carta na manga” para driblar a luta fratricida no PT.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Edmar Lyra Cavalcanti Júnior

A pedra foi cantada em minha coluna do Gazeta Nossa da primeira dezena de outubro. http://www.edmarlyra.com/2011/09/coluna-gazeta-nossa-primeira-dezena-de.html




Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so' - /opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0