FMO janeiro 2020

07/08


2020

Briga pelo explode coração

O jingle de campanha da pré-candidata do PT à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, já está pronto tem tempo e destaca a batida do coração. João Campos, seu principal adversário, postulante do PSB, está sendo acusado por aliados da petista de plágio, recorrendo também ao coração. "Ele quer ser original, mas seu jingle que já circula nas redes já está virando meme de coração bandido e sem sentimento", ironiza um correligionário. Ouça!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Jaboatão

07/08


2020

Oficina do Artesão de Petrolina é reinaugurada

Um dos mais relevantes espaços culturais do Sertão está repaginado. A Oficina do Artesão Mestre Quincas foi reinaugurada pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, hoje, após receber obras de requalificação, que deixaram o tradicional centro de artesanato mais moderno e confortável.

Para requalificar a Oficina do Artesão, a Prefeitura de Petrolina investiu R$ 941 mil. O equipamento cultural foi redesenhado para garantir mais espaço tanto para os artistas quanto para os visitantes. Foram criados cinco ateliês temáticos (madeira, pedra, barro, esculturas e tecidos). Outra novidade foi a construção de uma sala multiuso para cursos, capacitações e fomento a novos artistas. O projeto ainda reestruturou o acesso, calçadas e estacionamento da Oficina e promoveu a decoração com cores e desenhos em referência a elementos da cultura do Vale do São Francisco.

Essa foi a primeira grande requalificação realizada no centro de artesanato criado em 1989. Para o prefeito Miguel Coelho, a intervenção no espaço cultural demonstra o compromisso da gestão municipal com a tradição e o fomento à arte do povo sertanejo. "A requalificação da Oficina do Artesão é uma das mais importantes intervenções que tivemos em Petrolina. Esta não foi apenas uma obra de pedra e cal, é a oportunidade do talento do nosso povo florescer. Daqui saem belas produções que levam o nome de Petrolina para todos os cantos do Brasil e do mundo, apresentando um pouco do que nossa cidade tem de criativo e belo", ressaltou o prefeito.

A Oficina do Artesão leva o nome de Mestre Quincas, apontado como o pioneiro do artesanato de Petrolina. Além de patrimônio cultural do Sertão, hoje com 20 produtores ativos, o local é um marcante ponto de visitação de turistas de todo o Brasil.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo de Santo Agostinho

07/08


2020

Camaragibe ganha unidade de saúde requalificada

Em ato simbólico, hoje, com a presença da prefeita Doutora Nadegi, a Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Saúde, entregou a Unidade Básica de Saúde do Burrione, no Timbi, totalmente requalificada à população. A grande novidade foi a reforma da sala de odontologia e a volta dessa especialidade que estava sem funcionar desde janeiro de 2019, ainda na gestão passada.

“A cidade tem problemas crônicos, problemas antigos; faltava o olhar do gestor! Hoje é um dia especial, pois entregamos essa unidade tão importante para a comunidade toda reformada. Nós seguimos trabalhando forte para resolver os problemas do povo de Camaragibe. É pouco ainda, sabemos que temos que fazer muito mais. E vamos fazer! Do mesmo jeito que readequamos essa unidade, vamos readequar outras. A luta e árdua e grande, mas vamos vencer!”, destacou a prefeita Doutora Nadegi.

O equipamento de saúde estava com a estrutura prejudicada e ainda com duas salas desativadas por conta de infiltrações. Com a reforma, a UBS ganhou reparo no telhado, colocação de cerâmica nas salas com infiltração, colocação de tela na parte de trás – já que sem elas alguns pequenos animais entravam –, pintura, limpeza das calhas, construção de rampa e barras de acessibilidade na frente e reorganização da sala de odontologia.

A equipe médica que compõe a unidade reúne médico clínico, enfermeiro, técnico de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O funcionamento do posto segue normal e, a partir do dia 15 de agosto, os atendimentos odontológicos terão início.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

07/08


2020

Milton acusa TCE de ameaça e abuso de autoridade

EXCLUSIVO

O chefe de gabinete do governador, Milton Coelho (PSB), também primeiro suplente de deputado federal, abriu uma crise com o TCE ao se recusar a prestar informações sobre licitações que estão ocorrendo no gabinete do Governador.

Em fiscalização de rotina, os auditores do TCE pediram informações sobre pregões para aquisição de bebidas e comidas "de luxo" para o gabinete de Paulo Câmara. Além de camarões, vinhos e bebidas, o gabinete do governador está comprando até castanha de caju.

Milton Coelho, em nome do governador, respondeu por ofício "passando um pito" no TCE e se recusando a apresentar os documentos. A compra em questão era 40 quilos mensais de castanha de caju crua para o consumo do governador e seus convidados (Pregão Eletrônico 013/2020).

Em nome do governador, Milton Coelho disse que o TCE estava fazendo uma "ameaça de multa". A tentativa do TCE de fiscalizar as licitações do gabinete do governador foi chamada por Milton Coelho de "inequívoco abuso de autoridade".

Milton Coelho defende que as iguarias "de luxo" compradas para Paulo Câmara e seus convidados são legais, pois não há fixação em lei federal de quais itens podem ser comprados.

O chefe de gabinete de Paulo Câmara disse que o pedido do TCE para fiscalizar os gastos é uma "inusitada notificação". Ao final do ofício, Milton Coelho orientou ao TCE o "arquivamento do feito".

Tanto Milton Coelho, quanto Paulo Câmara são auditores concursados do TCE. Segundo uma fonte palaciana, o Palácio já exigiu dos conselheiros do TCE a punição dos auditores responsáveis pela tentativa de fiscalização dos gastos do gabinete do governador. Milton Coelho mencionou a Lei Federal de Abuso de Autoridade "Lei 13.869/2019". 

Esta é mais uma crise causada no TCE por licitações das gestões do PSB. Os membros do partido, nos bastidores, não aceitam ser fiscalizados. A tentativa de fiscalização das compras da Prefeitura do Recife já gerou bate-boca entre conselheiros nas sessões do TCE.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/08


2020

Armando Monteiro apoia Celso Muniz em Olinda

O ex-senador e ex-ministro Armando Monteiro Neto (PTB) confirmou, ontem, apoio à pré-candidatura do empresário Celso Muniz (MDB) à Prefeitura de Olinda. Em uma reunião com membros dos dois partidos, foi categórico ao declarar o aval. “Ele tem as condições de liderar um projeto verdadeiramente transformador e que ofereça uma agenda estruturante e contemporânea com a compreensão dos desafios de Olinda. Por isso, o PTB se associa a esse projeto”, declarou Armando, que é presidente de honra do PTB em Pernambuco. 

Celso Muniz é responsável pela administração do Shopping Patteo, um dos maiores empreendimentos da Marim dos Caetés. Sua pré-candidatura também tem o suporte do deputado federal Raul Henry, presidente estadual do MDB; do ex-deputado Hélio Urquiza, do ex-prefeito José Arnaldo e de vereadores e ex-vereadores de Olinda.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Abreu e Lima - Prefeitura - Abreunozap

07/08


2020

22 anos da morte de Maximiano Campos

A morte do escritor pernambucano e cronista brasileiro Maximiano Campos completa 22 anos hoje. Ele nasceu no Recife, em 19 de novembro de 1941.Se estivesse vivo, estaria com 78 anos.

Bacharel em Direito, o intelectual Maximiano contribuiu com Gilberto Freyre para a criação da Fundação Joaquim Nabuco. Deixou um legado cultural para o Estado de Pernambuco. Como escritor, publicou 17 livros.

Na carreira, trabalhou como cronista no jornal Diário de Pernambuco, com sede no Recife. No dia 8 de julho deste ano, o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Antônio Campos, doou o acervo do seu pai, Maximiano Campos, à Fundaj, com mais de cinco mil obras literárias.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banco de Alimentos

07/08


2020

André Ferreira reforça o apoio a Janjão em Bom Jardim

O presidente estadual do PSC, deputado federal André Ferreira, recebeu o pré-candidato do PL a prefeito de Bom Jardim, Janjão, que veio acompanhado do aliado e prefeito de Orobó, Cleber Chaparral. No encontro, Janjão traçou o panorama da disputa no município e afirmou que está finalizando a fase de pré-campanha com saldo positivo, contabilizando apoios e fortalecendo o seu nome para as eleições de novembro.

De acordo com ele, o adiamento das eleições permitiu ampliar o debate sobre as propostas para Bom Jardim. Janjão afirma que vai implantar um modelo de gesto moderna, para que o município volte a crescer.

“Nós queremos governar com o povo. Por isso estamos fazendo várias reuniões setoriais para elaborar o plano de Governo. Por ser professor, terei a educação como carro-chefe da gestão. No entanto, precisamos ter um olhar especial para a economia, que vem sofrendo com a crise no município”, avaliou Janjão.

André Ferreira gostou do que ouviu do pré-candidato e se comprometeu a dar todo apoio na disputa. Acrescentou que, a partir de 2021, Janjão terá, em Brasília, um deputado que lutará por Bom Jardim. “Janjão tem como foco uma bandeira que é uma das principais do meu mandato, que é a educação. Costumo dizer que só com a educação podemos transformar o nosso país. Sendo professor, ele terá um olhar especial para esse tema. É um ótimo nome para Bom Jardim”, destacou André.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

O Jornal do Poder

07/08


2020

STF autoriza retorno de Matuto à Prefeitura de Paulista

Houldine Nascimento, da equipe do Blog

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu a liminar que afastou o prefeito Junior Matuto (PSB) do cargo em Paulista. A decisão monocrática foi expedida ontem pelo ministro.

Ao justificar a medida que autoriza a volta de Junior Matuto à Prefeitura, Toffoli apontou que há “risco de grave violação à ordem pública” devido “ao risco potencial de que o requerente seja mantido afastado do cargo para o qual foi eleito até o fim do mandato”. Em suas palavras, isso representa uma “evidente antecipação dos desdobramentos de um suposto juízo condenatório”.

Ainda segundo o presidente do STF, um “significativo espaço de tempo transcorreu entre o afastamento cautelar e os ilícitos supostamente praticados”. “A medida contra o requerente somente foi adotada neste ano de 2020, por fatos supostamente praticados entre 2012 e 2017”, pontua Toffoli.

Desde 21 de julho, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) afastou Junior Matuto da Prefeitura de Paulista sob a suspeita de desviar mais de R$ 20 milhões dos cofres públicos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Potencial Pesquisa & Informação

07/08


2020

“Vamos tocar a vida”, diz Bolsonaro sobre mortes

O presidente Jair Bolsonaro disse, ontem, que é preciso "tocar a vida", ao comentar o fato de o Brasil se aproximar da marca de 100 mil mortes pelo novo coronavírus.

"A gente lamenta todas as mortes, já está chegando ao número 100 mil, talvez hoje. Vamos tocar a vida. Tocar a vida e buscar uma maneira de se safar desse problema", declarou, ao lado do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

Até as 20h de ontem, o Brasil já registrava 98.644 óbitos e 2.917.562 diagnósticos de Covid-19, segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa. Nas 24 horas anteriores ao boletim, foram 1.226 mortes registradas.

O Ministério da Saúde divulgou dados similares: 98.493 mortes, sendo 1.237 nas 24 horas antes do boletim, e 2.912.212 casos confirmados.

Como o ritmo tem se mostrado relativamente constante, a previsão é de que o Brasil chegue à marca de 100 mil óbitos entre hoje e amanhã.

O Brasil é o segundo país com o maior número de mortos pela Covid-19 – atrás apenas dos Estados Unidos, que já contabilizam mais de 160 mil casos fatais. A Índia, terceiro país da lista, tem pouco mais de 40 mil óbitos.

Segundo a Reuters, o planeta ultrapassou a marca dos 700 mil mortes por coronavírus ontem.

Além de Estados Unidos e Brasil, Índia e México lideram a alta dos óbitos nas últimas semanas. Ainda de acordo com os dados da agência, há quase 5,9 mil novas mortes no mundo a cada dia. Isso significa 247 óbitos pela doença por hora, ou uma pessoa morrendo a cada 15 segundos.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Rafael C.Soares Quintas

Será que é a Ivermectina, será???

Rafael C.Soares Quintas

Por que será que na Etiópia, país paupérrimo da África, com 110 milhões de habitantes, só teve até agora 365 mortes por covid, por quê será hein???



07/08


2020

A noite em que o mar virou sertão

Por Roberto Vieira

Já são mil noites que o norte relampeia já são mil noites de corisco e trovão já são mil noites de martelo agalopado já são mil noites de litorânea ambição mas hoje é festa de xaxado e baião pois foi a noite que o mar virou sertão…

Não foi Central de vitalina melodia nem Limoeiro do coroné Chico Heráclito não foi Vitória de pituzeira alegria nem Petrolina das carranca rio abaixo…

Já são mil noites que o norte relampeia já são mil noites de corisco e trovão já são mil noites de martelo agalopado já são mil noites de litorânea ambição mas hoje é festa de xaxado e baião pois foi a noite que o mar virou sertão…

Não foi Estudantes nem a Aga nem Retrô nem Serra Talhada do bandido Lampião não foi Bonito nem Afogados, seu dotô, nem o Flamengo de Arcoverde campeão...

Já são mil noites que o norte relampeia já são mil noites de corisco e trovão já são mil noites de martelo agalopado já são mil noites de litorânea ambição mas hoje é festa de xaxado e baião pois foi a noite que o mar virou sertão…

Quis o destino severino joão cabral em sua casa o tricolor se desse mal invicto nas pelejas com os rivais da capital justamente com o Salgueiro se deu mal...

Já são mil noites que o norte relampeia já são mil noites de corisco e trovão já são mil noites de martelo agalopado já são mil noites de litorânea ambição mas hoje é festa de xaxado e baião pois foi a noite que o mar virou sertão...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


07/08


2020

Deputado parabeniza Defensoria Pública por ação contra Celpe

A Defensoria Pública de Pernambuco informou que a Celpe continua proibida de fazer cortes de energia de todos os consumidores residenciais pelo menos até 16 de setembro, data estipulada pelo Governo de Pernambuco como período de emergência e que pode ser prorrogada. A proibição foi conseguida em uma liminar concedida pela 3ª Vara Cível do Recife e celebrada pelo deputado federal Eduardo da Fonte.

“Os defensores públicos estão atentos e sensíveis aos direitos da população, especialmente nessa crise sanitária que o Brasil atravessa. Parabenizo todos por combaterem os desmandos da Celpe, que não se furta em avançar sobre os pernambucanos”, destaca Eduardo da Fonte.

Também tramita na Justiça uma ação protocolada por Eduardo da Fonte, que tem histórico de ações em defesa do consumidor contra abusos do setor elétrico, solicitando a suspensão do reajuste médio de 5,16% na tarifa de energia, em vigor desde julho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha