Faculdade de Medicina de Olinda 2

19/10


2019

Machado assume paternidade federal

Gison Machado Neto, presidente da Embratur/Foto por: Embratur

Ao ler no meu blog que o deputado Romero Sales, com base principal em Ipojuca, havia assumido a paternidade dos fuzileiros navais na limpeza das praias no município de Ipojuca, o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto (foto), ficou colérico.

"Tem muita gente querendo tirar proveito dessa ação, que foi um pedido meu ao presidente", disse. Com a palavra o caroneiro Romero Filho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Detran

19/10


2019

Protestos no Chile: presidente decreta estado emergência

Segundo os primeiros relatórios, 19 estações de metrô e 16 ônibus urbanos foram danificados e 180 pessoas foram presas.

Por Redação da Veja

 

O presidente do Chile, Sebastian Piñera, decretou na noite desta sexta-feira (18) estado de emergência em Santiago, após a capital ser sacudida por violentos protestos contra o aumento das tarifas do metrô, que incluíram ataques a várias estações do serviço de transporte metropolitano, saques e incêndios. Segundo os primeiros relatórios da polícia, 19 estações de metrô e 16 ônibus urbanos foram danificados e 180 pessoas foram presas.

“Decretei o estado de emergência (…) e para sua aplicação designei o general de divisão Javier Iturriaga del Campo como chefe da defesa nacional, como determina a legislação”, declarou Piñera. “O objetivo do estado de emergência é muito simples, mas muito profundo: assegurar a ordem pública e a tranquilidade dos habitantes de Santiago”, completou.

Desde a segunda-feira (14), centenas de pessoas, especialmente estudantes do ensino médio e universitários, realizam medidas de protesto pelo aumento de 30 pesos no preço das passagens de metrô decretado há duas semanas. A passagem passou a custar até 830 pesos (R$ 4,80) na hora do rush. A governadora de Santiago, Karla Rubilar, definiu o levante “como um ataque nunca antes visto à cidade”.

Na sexta, os manifestantes compareceram em massa às estações de metrô e entraram sem pagar, enfrentando a polícia. Com o aumento das manifestações, o metrô de Santiago, que transporta diariamente quase 3 milhões de pessoas, fechou todas as estações, o que produziu o colapso do trânsito e e pedestres sem locomoção. A radicalização dos protestos causou graves desordens, com incêndios em vários pontos da cidade, saques e atos de vandalismo que geraram o caos na capital.

Ao decretar estado de emergência, que pode ser prorrogada com aval do Congresso Nacional, o general Iturriaga está autorizado a mobilizar os militares. “Assumi o controle e o comando das forças militares e as forças de ordem e segurança, e estamos autorizados a evitar que continuem cometendo desmandos e destruição na cidade e, o mais importante, a recuperar rapidamente os direitos e as liberdades das pessoas para que possam seguir exercendo a sua vida com normalidade”, disse o general em entrevista coletiva.

Embora tenha recomendado aos cidadãos que retornassem às suas casas, o general de divisão declarou que, por enquanto, não irá decretar o toque de recolher.

O metrô de Santiago é gerido por uma empresa privada que tem participação do Estado chileno. O preço das passagens é estabelecido pelo chamado Painel de Analistas com base em vários indicadores, como a inflação, o custo dos recursos para a operação, entre outros fatores, e é aprovado pelo Ministério dos Transportes.

(Com AFP e EFE)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

13° Bolsa Familia

19/10


2019

Romero Filho quer unir forças por usina em PE


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

19/10


2019

Frente a Frente na TV

Cheguei do Rio, ontem, de madrugada, e cumpro agenda de almoço com Marcelo Carvalheira, para fechar detalhes do lançamento do meu programa de TV Frente a Frente direto de Brasília na TV. Aguardem!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2019

Presidente de comissão volta animado de Angra


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Magno coloca pimenta folha

19/10


2019

Ceará: encontrado 8º corpo de vítima de desabamento

Bombeiros localizam 8º corpo no desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza. Subiu para oito o número de mortos na tragédia. Bombeiros continuam as buscas para tentar localizar corpo da síndica do prédio.

Foto: Helene Santos/SVM

Do G1 - Ceará

 

Os bombeiros localizaram, na manhã deste sábado (19), o corpo de mais uma vítima do desabamento do Edifício Andrea, no Bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza. Com isso, subiu para oito o número de mortes confirmadas na tragédia.

O corpo resgatado nesta manhã foi o de José Eriverton Laurentino Araújo, de 44 anos, cuidador dos idosos Vicente de Paula e Izaura Marques Menezes, ambos também mortos no desastre.
Por volta das 10h40, um carro da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) chegou ao local do desmoronamento. Logo em seguida, os agentes recolheram o corpo em direção à sede da Pefoce.

Desta forma, somente a síndica do prédio, Maria das Graças Rodrigues, de 53 anos, ainda é tratada como desaparecida. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Eduardo Holanda, afirmou que ainda há esperanças de encontrá-la viva, mas dentro da técnica e experiência dos bombeiros, classifica as chances como remotas.

Leia mais aqui: Bombeiros localizam 8º corpo no desabamento do Edifício ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

19/10


2019

PSL articula troca de Waldir

Deputado deve perder o posto de líder do PSL

Foto: Agência O Globo

Época - Por Guilherme Amado

 

Delegado Waldir deverá perder na próxima semana o posto de líder do PSL na Câmara para outro deputado da ala do partido comandada por Luciano Bivar.

Na sexta-feira, 18, um grupo expressivo dos que votaram para manter Waldir na liderança avaliou que o "implodir" e o "vagabundo", que Waldir usou para atacar o governo e Bolsonaro, passaram do tom.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


19/10


2019

Litoral sul de PE: óleo atinge praias de Ipojuca

Voluntários trabalham desde a madrugada para limpar a substância, encontrada em localidades como Maracaípe, Cupe e Muro Alto.

 Foto: Wellignton Pereira/TV Globo

Por G1 PE

 

O óleo que suja praias do Nordeste chegou, neste sábado (19), a algumas das praias de Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com o município, pequenas manchas de piche foram encontradas na areia de Cupe, Muro Alto, Maracaípe, Enseadinha e Serrambi, vizinhas à praia de Porto de Galinhas, durante a madrugada.
No município, o aparecimento da substância foi registrado durante a madrugada, no Pontal de Maracaípe. Por volta das 8h20, voluntários já haviam feito a limpeza do material.

"Por volta das 3h começamos a receber pequenos fragmentos de óleo, principalmente no Pontal de Maracaípe. Acionamos a Guarda Civil e o voluntariado para começar a coleta", afirma o secretário de Meio Ambiente de Ipojuca, Erivelto Lacerda.

Segundo os voluntários, a ação teve o objetivo de proteger a área de estuário. “A nossa maior preocupação era a de impedir que o volume de óleo entrasse no Pontal, porque ali é um berçário de cavalos-marinhos”, afirma Daniel Galvão, coordenador do movimento Salve Maracaípe, que tem atuado de forma voluntária na limpeza das áreas.

"Conseguimos uma barreira com o Porto de Suape e fomos recolhendo as partículas que apareciam. Esse trabalho não tem hora para parar. Conseguimos um ônibus para sair do Recife para levar mais pessoas até as praias do litoral Sul”, diz o voluntário.
Por volta das 8h30, mais de 400 bugueiros trabalharam para retirar o óleo encontrado na areia da praia do Cupe, também em Ipojuca (veja vídeo acima). O trabalho dos voluntários teve início às 5h. Às 9h, equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros chegaram ao local.

Óleo em números

"Esse material está vindo para Maracaípe em bombonas de 200 litros. Depois que fizermos a coleta, o óleo vai ser levado ao Recife, para uma central de tratamento de resíduos", afirma o secretário de Meio Ambiente de Ipojuca.

Na noite da sexta (18), o governo de Pernambuco informou ter retirado mais de 20 toneladas de óleo em seis praias de três cidades do Litoral Sul de Pernambuco. A informação foi repassada pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado, José Bertotti.

Na sexta, foram atingidas as Praias dos Carneiros e Boca da Barra, em Tamandaré; Mamucabinhas, em Barreiros; e Ilha de Santo Aleixo, Aver o Mar e Guaiamum, em Sirinhaém. Além disso, a força-tarefa recolheu, no mar, 600 litros de óleo, perto da Ilha de Santo Aleixo.

No início da manhã da quinta (17), após o aparecimento de óleo em praias de Alagoas no trecho próximo à divisa com Pernambuco, um helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) sobrevoou o litoral pernambucano e não constatou manchas. Uma operação de prevenção foi montada para impedir que o produto chegasse à costa pernambucana.

À tarde, por volta das 13h, uma mancha de óleo foi encontrada em São José da Coroa Grande. De acordo com o balanço repassado no fim da quinta (17), 1,2 tonelada foi retirada do mar, em Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha