Faculdade de Medicina de Olinda 2

23/10


2019

Quem não quer, arruma desculpa

Caro Magno,

Em relação à sua coluna de hoje, criticando a ausência da bancada nordestina na audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o derramamento de petróleo nas praias nordestinas, com advertência aos que fazem a limpeza sem equipamentos, digo que, a vontade popular de tomar uma atitude imediata,.supera qualquer atitude ou atividades governamentais.

É impressionante o descaso dado por vários parlamentares com vistas ao crime ambiental. Mais fácil reclamar do que agir, apontar erros do que tomar decisões. Se todas as autoridades agissem como os voluntários não teríamos tantos problemas ambientais no mundo, mesmo que as atitudes tomadas levassem alguns riscos à saúde! Por isso, nobre amigo, existe uma frase popular muito sábia, que diz: “Quem quer, faz, quem não quer, arruma desculpa”.

Marcelo Carvalheira

Publicitário


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Marcelo Carvalheira

Exatamente desta forma querido amigo! Dito de outro modo, ainda que a situação que vivenciamos seja adversa, tendemos ao comodismo pelo medo do que ainda não se conhece e, portanto, pode ser pior do que o já se vivencia. O medo de enxergar a verdade provoca a força da ignorância!


Detran

23/10


2019

Rodrigo nega vacilo em voos internacionais

Caro Magno,

Acerca da matéria publicada no blog, sobre o que seria a situação do Turismo em Pernambuco, seguem os seguintes esclarecimentos:

1) O Mapa do Turismo é uma construção do governo federal, por meio do Ministério do Turismo. O Governo do Estado não se baliza por ele para definir as suas ações de estruturação e capacitação dos destinos e muito menos tem qualquer ingerência por aprovar ou desaprovar a inclusão ou desligamento de qualquer município no Mapa. O município que cumpre requisitos previstos por legislação federal, integra o programa; o município que não cumpre com suas tarefas, não entrega os documentos solicitados, nem mantém ativo o seu conselho de turismo, não faz parte do Mapa. Cabe a cada município, portanto, criar instâncias de governança, ter em funcionamento o seu conselho municipal e cumprir com os prazos estipulados pelo Ministério do Turismo.  

2) Sobre a terceira frequência Recife-Madri da Air Europa, vale ressaltar que a ligação extra foi conquistada nesta gestão, e estava, desde o seu início, programada para acontecer no período de alta temporada. O Estado volta a operar, como sempre foi, sem prejuízo, com duas frequências semanais para Madri. Acerca do voo da Air Europa, é preciso acrescentar ainda que a companhia aérea espanhola sinalizou que o excelente resultado em ocupação do voo extra em 2019 já a leva a planejar transformá-lo em voo regular em 2020.

3) Sobre a empresa alemã Condor, que opera do Recife para Frankfurt, na Alemanha, é importante destacar que a empresa enfrenta crise financeira e foi socorrida pelo governo alemão, deixando de operar em todo o Brasil. Isso foi anunciado desde o início do ano.
Ainda com relação ao turismo do Estado, complemento as informações apresentando os excelentes índices do Aeroporto do Recife, que superou o fluxo de passageiros no ano, de janeiro a fim de setembro, com relação a 2018. O Aeroporto se consolida como o mais movimentado do Nordeste, com margem em relação ao de salvador, segundo colocado, de 700 mil passageiros. Sobre esta pauta, aproveito e anexo release divulgado esta semana.

Rodrigo Novaes - secretário de Turismo de Pernambuco


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

13° Bolsa Familia

23/10


2019

Início da moagem da usina Cucaú

Meu amigo Eduardo Monteiro expandiu sua produção de álcool e açúcar de Pernambuco para terras alagoanas, numa primeira etapa, e, há pouco, fincou raízes no Rio Grande do Norte. Já é, sem dúvida, um dos maiores empresários do agronegócio do Nordeste, na liderança do ranking de geração de emprego e renda.

Contribui, assim, para a redução do perverso fosso de desigualdades sociais na região. Sob o comando do Grupo EQM, Eduardo tomou gosto pelo cheiro de tinta de jornal quando arrendou o Diário de Pernambuco e ao veículo deu feição moderna, adotando uma linha editorial em defesa das grandes causas da Região, de modo especial Pernambuco.

Contagiou-se pelo jornalismo e deu um passo mais ousado adiante ao fundar a Folha de Pernambuco, quebrando o tabu de que terceira via no impresso era inalcançável. O seu xodó, entretanto, continua sendo o cheiro do álcool e não o da tinta fresca que dá cor as notícias. 

Infelizmente, cumprindo o ofício do bom jornalismo em Brasília, numa semana tensa e abalada pela instabilidade da política, não pude estar presente, hoje, como faço, habitualmente, para o start da moagem da sua usina Cucaú, em terras latifundiárias no município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul do Estado. 

Mas não tenho dúvidas de que será coroado de pleno sucesso, servindo como referência e modelo para outras unidades fabris do parque sucroenergetico de Pernambuco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

23/10


2019

PF deflagra operação contra fraudes na previdência

Portal FolhaPE

Uma operação da Polícia Federal (PF) em Pernambuco foi deflagrada, ontem, para investigar crimes relacionados à fraudes na Previdência Social. Chamada de Déjà Vu, a operação mira alvos suspeitos de conceder, de forma fraudulenta, benefícios de aposentadorias por idade e pensões por morte. 

De acordo com a PF, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade e nas áreas rurais de Bom Jardim, no agreste pernambucano. Além dos mandados, houve a determinação judicial de suspensão de uma aposentadoria e o afastamento das funções de uma servidora pública, já aposentada, que concedeu os benefícios previdenciários. 

Os casos de fraudes na previdência são investigados pela PF-PE desde 2016 e são conduzidas por uma força-tarefa especial. A partir das investigações, a PF detectou irregularidades como declarações de atividade rural falsas, utilização de documentos falsos e inserção de dados no sistema atestando indevidamente a atividade de trabalhador rural, categoria que tem direito a regime especial de aposentadoria.

Os investigados devem responder pelos crimes de estelionato majorado, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informação, cujas penas podem chegar a 15 anos de prisão.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/10


2019

FEM ganha mudanças para ajudar novos prefeitos

O Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) sofreu modificações em suas regras. As mudanças legais agora permitem que os prefeitos que assumirão os mandatos não sejam punidos por conta de irregularidades cometidas por seus antecessores. Para isso, os novos gestores deverão prestar contas ou apresentar as justificativas que impossibilitam a conclusão do Plano de Trabalho Municipal, além de solicitar que sejam tomadas as providências cabíveis.

A Lei Estadual 16.641/2019 foi fruto de um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Antonio Coelho (DEM), que foi aprovado em sete comissões temáticas e no plenário da Assembleia Legislativa, e em seguida sancionada. O dispositivo alterou a Lei Estadual 14.920/2013, que instituiu o FEM, a fim de incluir os novos mecanismos para resguardar o erário público.

“A lei que aprovamos e que já entrou em vigor foi uma maneira que encontramos de não penalizar os municípios por conta de eventuais problemas causados em gestões anteriores. Isso beneficiará inclusive os prefeitos que serão eleitos em 2020. Até então, os prefeitos herdavam as irregularidades e ficavam impedidos de receber os recursos do FEM, mas agora, acionando os órgãos de controle e de fiscalização, eles poderão sim receber as novas cotas. É um dinheiro importante, que pode ser utilizado para ações como pavimentação e calçamento de ruas, melhorias na saúde ou iluminação pública, entre outros serviços que são melhorias na vida das pessoas dessas cidades”, afirmou Antonio Coelho.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Magno coloca pimenta folha

23/10


2019

Maia empossa paraibanos no Conselho de Comunicação

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), empossou, ontem, o deputado federal Damião Feliciano (PDT), na presidência do Conselho de Comunicação da Câmara, órgão instalado na mesma solenidade realizada no Salão Nobre da Casa, em Brasília. O jornalista paraibano Heron Cid, diretor-geral do Portal MaisPB e presidente da Associação de Mídia Digital, foi empossado entre os três conselheiros (Renata Mielli – do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – e Ney Ribas – Observatório Social do Brasil) representantes da sociedade civil.

Ainda integram o Conselho os deputados federais, Fabio Shiochet (PSL/SC), Orlando Silva (PCdoB/SP), Eduardo Barbosa (PSDB/GO) e Roberto de Lucena (PODE/SP).

Na solenidade, Rodrigo Maia destacou o papel do Conselho em momento diferenciado da vida pública nacional e na afirmação da democracia. “A Câmara é o coração da democracia”, disse Maia.

No discurso de posse, Damião Feliciano ressaltou a pluralidade e diversidade de opiniões e representações na composição do Conselho, que terá a missão de contribuir, fiscalizar e monitorar políticas de comunicação da Câmara. “Queremos a Câmara cada vez mais conectada com a sociedade brasileira”, invocou.

Depois da solenidade, o Conselho reuniu seus conselheiros na primeira reunião, promovida na Sala de Reuniões da Ouvidoria Parlamentar da Câmara. Considerações iniciais foram apresentadas por todos os integrantes e apresentadas sugestões de abordagens para a próxima reunião que deliberará sobre o Regulamento Interno do Conselho.

Na sua fala, o jornalista Heron Cid fez uma defesa do exercício do jornalismo profissional no momento em que a imprensa tem sido confundida e, equivocadamente, responsabilizada pelo fenômeno das fake news. “Fake News é a ausência de jornalismo, uma estratégia de militâncias e guerrilhas digitais. Contra as mentiras, as verdades do jornalismo. Se o presidente da Câmara diz que a Casa é o coração da democracia, eu diria que a imprensa é o pulmão”, cravou na reunião.

Participaram da solenidade os deputados federais paraibanos Efraim Filho (DEM), coordenador da bancada federal paraibana, Aguinaldo Ribeiro (PP), Hugo Motta (PRB), Ruy Carneiro (PSDB), a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), senadora Daniella Ribeiro (PP), secretário-executivo de Representação do Estado em Brasília, Adauto Fernandes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

23/10


2019

Coutinho reúne cinco pré-candidatos em aniversário

No jantar pela passagem do seu aniversário, ontem, em Brasília, o líder do Solidariedade (SD) na Câmara, Augusto Coutinho, conseguiu a façanha de colocar frente a frente cinco pré-postulantes à Prefeitura do Recife em 2020. Rivais em família e sem trocarem sequer um bom dia desde o rompimento,  João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) se reencontraram na festa, mas não se cumprimentaram.

Também presentes, convivendo no entanto de forma mais civilizada, os pré-candidatos Mendonça Filho, do DEM, Silvio Costa Filho, do PRB, e Raul Henry, do PMDB, este reforçado e prestigiado pela presença do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP). Coutinho mostrou prestigio e recebeu também abraços, com direito a soprar velinhas e distribuir fatias do seu irresistível bolo das quase 60 primaveras, o presidente nacional do seu partido, deputado Paulinho da Força (SP).

O apartamento de 200 metros quadrados ficou pequeno para receber tantos parlamentares das mais diversas legendas, numa demonstração de que a alçada de Coutinho à liderança do SD o retirou do baixo clero, içando-o à elite da política nacional.

Entre os presentes, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), ex-ministro de Temer e líder do seu Governo na Câmara. Também no corte do bolo, o ex-ministro Raul Jungmann e praticamente toda a bancada federal de Pernambuco, além de ex-deputados de projeção nacional, como  Silvio Costa, que roubou a cena contando causos engraçados que viveu no Governo Dilma na condição de um dos seus principais líderes no Congresso.

Silvio chegou a fazer piada com a situação delicada do aniversariante. Liderança de proa do SD, que tem compromisso com a pré-candidatura de João Campos, Coutinho, por força e dever de ofício do coração, não pode deixar de apoiar à candidatura de Mendonça Filho por laços parentescos: é casado com a irmã do democrata e ex-ministro da Educação. O sogro José Mendonça, o Mendoncão, já levado por Deus, deve tremer no túmulo se Coutinho não apoiar o cunhado.

Marília Arraes foi festejada, apesar de ave rara petista na boca livre. Henry, por sua vez, ganhou sinalização de "oxigênio" por parte do presidente Baleia Rossi. "O que posso dizer é que não faltará fundos à sua campanha", brincou Rossi. Henry está entre os nomes ventilados para líder do MDB na Câmara, cuja escolha passa pelo crivo do presidente do seu partido.

Da bancada de Pernambuco também foram abraçar Coutinho, além dos pré-candidatos, Renildo Calheiros, Fernando Filho, Wolney Queiroz, Fernando Monteiro, Gonzaga Patriota, Sebastião Oliveira, Ricardo Teobaldo e Danilo Cabral. No rega bofe também o ex-prefeito Leonardo Martins, de Inajá, e o embaixador pernambucano em Brasília, Aristeu Plácido Junior.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


23/10


2019

Coluna desta quarta na Folha

Voluntários com saúde sob risco

O envolvimento voluntário da população na limpeza das praias atingidas por manchas de óleo cru, metendo a mão na massa sem o uso adequado de equipamentos, pode trazer riscos à saúde. Químicos ouvidos pela coluna advertem que os gases voláteis existentes nas camadas do óleo possuem substâncias tóxicas, como o benzeno, altamente cancerígeno.

Quanto à poluição da água para o banho, o óleo expande compostos perigosos só vistos microscopicamente. “A população não tem ideia da gravidade. A rigor, o mais indicado seria usar roupas e equipamentos de astronautas”, adverte um estudioso.

Ele aconselha que órgãos ambientais, como a CPRH, colham, imediatamente, amostras da água do mar com laudos para garantir o banho sem nenhum risco de contaminação. Na Bahia, segundo ele, já existem relatos de pessoas que não usaram os equipamentos exigidos reclamando de fortes dores de cabeça ao dormir.

Piche contagiante – Outro químico adverte aos que acham que a substância jogada nas praias é um simples piche, sem risco algum de contaminação. “Mesmo sendo piche, só o contato e a inalação já provocam risco altíssimo de contrair doenças”, diz o especialista. As imagens nas redes sociais e nos telejornais, em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, mostram pessoas arrastando o óleo até sem luva.

Omissão – Os deputados da bancada adoram aparecer nas redes sociais exibindo o falso exemplo de cidadania, mas na hora de trabalhar em favor da solução do problema não estão nem aí. Ontem, por exemplo, três autoridades federais foram depor numa comissão da Câmara sobre o vazamento de petróleo, mas não havia um só representante do Estado. Vergonhoso!

Sobrevoo – Único representante nordestino presente na comissão que tratou do vazamento de petróleo nas praias da região, o deputado João Roma (PRB-BA) sugeriu a inclusão da Polícia Federal nas investigações da tragédia ao meio ambiente e anunciou que, amanhã, o presidente do Senado, David Alcolumbre, na condição de presidente da República interino, sobrevoará o litoral alagoano.

Prejuízo – Rodrigo Novaes precisa cuidar melhor do turismo. O Estado acaba de sofrer duplo prejuízo: o cancelamento de duas rotas internacionais, uma ligando Recife a Madri, e outra Recife a Frankfurt. No Mapa do Turismo Brasileiro, 27 municípios do Estado já haviam ficado de fora.

O patrono – O novo líder do Governo no Congresso, Eduardo Gomes, do Tocantins, sucessor de Joice Hasselmann, era o primeiro vice-líder governista no Senado por escolha do líder Fernando Bezerra Coelho, a quem é extremamente ligado. Alguém duvida da indicação e apadrinhamento de FBC?

REPERCUSSÃO – Têm obtido uma ampla repercussão os artigos em meu blog, sempre às terças-feiras, sobre as novas regras eleitorais com o crivo da competente advogada Diana Câmara. O de ontem, enfocando a polêmica do mandato coletivo, foi para os anais da Alepe, a pedido de Alberto Feitosa.

Perguntar não ofende: Por que o PDT adiou, ontem, mais uma vez, o julgamento da deputada Tábata Amaral por ter votado a favor da Previdência?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Por ódio vc apoiou a falácia da previdência falida! O Chile, hoje representa o que teus filhos e netos terão que enfrentar no futuro

Fernandes

Reforma da Previdência vai gerar uma massa de pessoas que nunca irá se aposentar.

Fernandes

Taxa de emprego cresce em setembro e maior alta é no Nordeste.

marcos

O Presidiário Lula diz que o povo brasileiro é Otário bando de filhos da Puta.

Fernandes

Exclusivo: Bolsonaro diz que o PSL é uma Quadrilha. O PSL diz que Bolsonaro é um Bandido. E eu concordo com os dois!