Faculdade de Medicina de Olinda

15/09


2019

Compesa programa obra para viabilizar melhorias na ETA-Bezerros

Compesa programa obra para viabilizar melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bezerros. Durante a execução dos serviços haverá falta de água por 60 horas na cidade. 

Foto: Divulgação

A  Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vem desenvolvendo ações para modernizar e ampliar a capacidade de  produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bezerros, localizada no bairro Sítio Coelhos, no Agreste pernambucano. Para realizar a fase de interligações da rede de abastecimento à unidade operacional, será necessário paralisar o sistema de abastecimento de água por 60 horas, a partir das 6h da próxima terça-feira (17) até às 18h da quinta-feira (19). Sendo assim, a cidade de Bezerros terá o fornecimento de água suspenso nesse período.

Segundo o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Ricardo Malta, essa ação precisa ser realizada para ampliar em 130% a capacidade de tratamento da ETA Bezerros, passando dos atuais 160 litros, por segundo, para o volume de 370 litros, por segundo. A obra de ampliação da estação de tratamento recebe o investimento de R$ 9 milhões do Governo do Estado, através da Compesa e financiamento da Caixa (FGTS). A previsão é finalizar as intervenções no final deste ano. "Esta é uma iniciativa preparatória para receber a água que chegará a Bezerros por meio das obras hídricas estruturadoras da Adutora do Agreste e da Adutora de Serro azul, ambas em execução pela Compesa, e que resolverão de forma definitiva, em 2020, a questão da escassez de água”, explica o gerente.

Os serviços programados na ETA Bezerros são fundamentais para o funcionamento da estação em sua nova capacidade de tratamento. “Algumas interligações precisam ser feitas para que as novas estruturas, que estão sendo construídas, passem a ter o seu uso efetivo em 2020, garantindo mais água para o município, um dos mais importantes polos turísticos de Pernambuco”, informa Ricardo Malta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

15/09


2019

Milicianos ameaçam operários da Petrobras

Faroeste caboclo

Milicianos têm ameaçado operários que constroem dutos do pré-sal.

Foto: Divulgação.

O Globo - Por Ancelmo Gois
 

Ainda tem gente que minimiza o poder das milícias. 

Grupos armados têm ameaçado operários contratados pela Petrobras para a construção de dutos da Rota 3, que vai trazer gás dos campos do pré-sal, prevista para ficar pronta em 2021.

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

15/09


2019

Caruaru realiza III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

Prefeitura de Caruaru reúne mais de 600 mulheres na III Conferência Municipal de Políticas para MulheresEvento teve abertura oficial na sexta-feira e contou com vários debates durante este sábado (14).

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, realizou neste fim de semana a III Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento contou com a participação de mais de 600 mulheres e começou na noite da sexta-feira (14), com a abertura de oficial. Neste sábado (15), foi a vez de discutir os eixos temáticos e votar as propostas de políticas públicas que podem ser constituídas nos próximos anos. 

Estiveram presentes autoridades de algumas instituições, como Disque-Denúncia e OAB Caruaru; além de integrantes do Conselho Municipal da Mulher. A deputada estadual Priscila Krause (DEM) também esteve no evento e destacou a importância da ocasião. "Temos que fortalecer esta participação da mulher na política. As mulheres precisam ocupar esses espaços e transformar a sociedade. Estar aqui é muito gratificante." A deputada Gleide Ângelo (PSB) também participou da ocasião. 

Para a prefeita Raquel Lyra, abrir a Conferência enquanto primeira mulher eleita para o Poder Executivo de Caruaru tem um grande significado. "Um momento para discutir a necessidade de participação, engajamento e decisão das mulheres em relação às políticas públicas. Para mim é uma alegria especial poder estar recebendo essas mulheres como prefeita e poder, também, inspirar e instigar aquelas que podem ocupar espaços de poder em suas comunidades", pontuou.

"A mulher não é tão ouvida na sociedade. Aqui nós fomos ouvidas e, juntas, podemos nos unir para fazer a força, para ter voz", disse a participante Kamila Pereira. A agricultura Geraldina Helena, de 62 anos, também participou da Conferência e falou do que mais aprendeu no evento. "Somos mulher e podemos fazer tudo. Não importa a idade".

"As mulheres participaram com muita vontade. Tivemos seis pré-conferências antes e agora elas elegeram propostas de políticas públicas para as mulheres, nos próximos quatro anos, que vão compor o Plano Municipal de Políticas para Mulheres de Caruaru", explicou a secretária Juliana Gouveia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura do cabo

15/09


2019

Supremo no alvo

Gilmar Mendes diz que CPI da Lava Toga, que mira o Judiciário, é 'inconstitucional' e seria derrubada no STF.

Mariana Goulart/Folhapress

Do Uol - Por  Thales Faria e Thaís Arbex

Defendida por parte do Senado para investigar o Judiciário, a chamada CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da "Lava Toga" seria inconstitucional e terminaria arquivada pela própria Corte, disse Gilmar Mendes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). 

"Se essa CPI fosse instalada, ela não produziria nenhum resultado. Certamente o próprio Supremo mandaria trancá-la", afirmou o ministro, primeiro convidado do programa de entrevistas conjuntas de UOL e Folha. 

Na conversa, que também marca a reinauguração do estúdio compartilhado pelas duas redações em Brasília, Gilmar afirmou que os signatários do pedido da CPI sabem da inconstitucionalidade da medida, mas devem avançar com a proposta para "ecoar isso" e "continuar com a vantagem do debate e da repercussão na mídia.

O ministro também falou sobre a Operação Lava Jato (que tem "méritos", mas cometeu "crimes"), criticou elogios recentes à ditadura militar e abordou o julgamento no STF que pode conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

"Acho que entre outubro e novembro nós julgamos isso", afirmou.

Leia a entrevista na íntegra aqui: Supremo no alvo


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/09


2019

Cid e Ciro podem abrir espaço para aliança de esquerda

Cid e Ciro Gomes admitem abrir espaço nas eleições municipais do CE em nome de aliança da esquerda.

(Foto: Leonardo Attuch)

Folha de S. Paulo - Painel 
Por Daniela Lima

 

A ideia de promover uma aliança das esquerdas para derrotar Bolsonaro na eleição de 2022 segue viva no PDT, que pretende sinalizar sua disposição de serenar os ânimos com o PT na montagem de palanques municipais da eleição do ano que vem.

Cid e Ciro Gomes, que dão as cartas em Fortaleza, admitem ceder espaço a outra sigla no reduto “em nome de um objetivo maior”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Abreu e Lima

15/09


2019

Paulo Hatung presta assessoria a governadores

Foto: Reinaldo Carvalho/ ALES (Foto: Giuliana Miranda)/Fonte Brasil247

Folha de S. Paulo - Painel
Por Daniela Lima

 

Ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (foto) dedica hoje parte de seu tempo a assessorar Minas Gerais e Pará.

Com o estado em situação falimentar, o governador Romeu Zema (Novo-MG) convidou Hartung para os conselhos de desenvolvimento econômico e de gestão da educação.

Lição de casa Hartung ganhou notoriedade ao pilotar um rigoroso ajuste fiscal no ES.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Magno coloca pimenta folha

15/09


2019

Juiz de 1ª instância pode ser proibido de prender deputado

Foto: site camaraleg

Por Carlos Brickmann

 

Aproveitando o clima político contrário à Lava Jato, deputados federais se preparam para proibir que juízes de primeira instância possam mandar quebrar seus sigilos ou prendê-los. 

Processar, tudo bem, mas sem atingir as autoridades. Além disso, já foi aprovado na Câmara (e será votado depois de amanhã no Senado) um projeto que muda as regras eleitorais e partidárias. 

A mudança envolve apenas dinheiro: abre brechas mais amplas para Caixa 2 e dificulta a apuração de irregularidades na prestação de contas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

15/09


2019

Abuso de autoridade: posição do Senado será decisiva

Abuso de autoridade: dividido, Senado será decisivo para manter ou derrubar vetos de Bolsonaro.

Por Fernanda Calgaro, Luiz Felipe Barbiéri e Gustavo Garcia, G1 

 

Dividido sobre o tema, o Senado terá papel decisivo na manutenção ou na derrubada dos vetos do presidente Jair Bolsonaro à Lei do Abuso de Autoridade. Isso porque, se os senadores decidirem manter os vetos, os deputados nem chegarão a analisá-los.

A lei foi sancionada na semana passada por Bolsonaro e define as situações que configuram abuso de autoridade por parte de juízes, procuradores e policiais, além de definir as punições para cada caso. Dos 108 dispositivos, 36 foram vetados pelo presidente da República.

Entre a aprovação do projeto no Congresso e a sanção da lei por Bolsonaro, diversas entidades se manifestaram a favor ou contra o texto.

Enquanto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) argumentava que a proposta era "equilibrada", a Associação dos Juízes Federais dizia que a redação visava "enfraquecer" as instituições.

Agora, com a sanção da lei, cabe ao Congresso Nacional decidir se mantém ou derruba os trechos vetados por Bolsonaro. A análise deverá ser feita em uma sessão conjunta, formada por deputados e senadores, em data ainda a ser agendada.

Confira a íntegra da reportagem aqui: Abuso de autoridadedivididoSenado será decisivo para ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha



Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so' - /opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/mcrypt.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0