FMO janeiro 2020

15/02


2020

Homem da Meia Noite e Mulher do Dia completam bodas de Pérolas

Casamento do calunga com a boneca gigante mais famosa do carnaval de Pernambuco foi realizado em fevereiro de 1990, em Olinda.

Foto: Pedro Leal/ Arquivo Público de Olinda

Do G1 - PE - Por Tatiana Notaro

Em fevereiro de 1990, um cortejo pelas ladeiras de Olinda levava o Homem da Meia-Noite para seu casamento com a Mulher do Dia. No cruzeiro da Igreja do Carmo, a cerimônia foi celebrada pelo boneco Parou Por quê e o argumento era totalmente cabível para os moldes sociais da época: legitimar os filhos do casal, o Menino e a Menina da Tarde.

Ainda assim, o matrimônio oficializou-se sem as bênçãos divinas porque a ideia do bonequeiro e artesão Silvio Botelho não agradou ao padre. São 30 anos do dia em que Olinda literalmente parou para ver o casamento de dois bonecos gigantes

Essa é a versão contada, mas a real quem conta é o bonequeiro Silvio Botelho. Naquele início da década de 1990, a vida dos bonecos gigantes de Olinda andava meio parada. Eram personagens que só tomavam vida para o carnaval, ficando meio inertes o resto do ano e Silvio achou que era preciso dar movimento. “Eu vi que tinha que criar algo e propus: ‘vamos casar a Mulher do Dia com o Homem da Meia Noite?”. E assim, foi.

Confira a íntegra aqui: Homem da Meia Noite e Mulher do Dia completam Bodas de ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

IPTU Cabo

15/02


2020

Linhas de ônibus ganham reforço e têm trajetos alterados em Olinda

Prévias

Veículos passam a fazer mais viagens no domingo (16) por causa do desfile das Virgens do Bairro Novo e do Olinda Beer.

Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Do G1 - PE

Com as Virgens do Bairro Novo e o Olinda Beer movimentando o calendário de prévias carnavalescas no domingo (16), em Olinda, o Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou um reforço na frota de 12 linhas de ônibus que circulam pelo município. As festas de rua também alteram o itinerário de outras 23 linhas.

Confira aqui: Linhas de ônibus ganham reforço e têm trajetos alterados ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE - Decimo Terceiro

15/02


2020

Bolsonaro falta e Moro dança em casamento de deputada do PSL

Casamento de Carla Zambelli, em São Paulo, teve Weintraub e ministro da Justiça como padrinhos.

Moro, pouco antes de dançar valsa no casamento de Zambelli e Aginaldo Foto: Divulgação / PSL
Época - Por Guilherme Amado

A deputada Carla Zambelli se casou na noite desta sexta-feira, em São Paulo, com Antônio Aginaldo de Oliveira, coronel da Polícia Militar da Bahia, numa cerimônia que reuniu Michelle Bolsonaro e o casal Sergio e Rosângela Moro, além de outras figuras de proa do governo Bolsonaro, a exemplo de Abraham Weintraub, Ernesto Araújo e Regina Duarte.

O jornalista Alexandre Garcia, favorito do bolsonarismo, também esteve.

Moro e Rosângela, bem como Weintraub e sua mulher, foram padrinhos do casal. O presidente Jair Bolsonaro foi convidado, mas não compareceu.

Um dos grandes destaques da noite foi um discurso de Moro, pouco antes de uma versão da canção francesa La vie en rose em valsa, para que ele e Rosângela dançaseem ao lado do principal casal da noite.

A música, segundo o maestro do casamento, foi escolhida especialmente para o casal Moro, devido a uma suposta predileção do ministro por canções francesas.

"Pode falar muita coisa, mas não é todo mundo que sai na rua para protestar com essa coragem. É uma guerreira, sem a formação de Polícia Militar, mas merecia aqui uma medalha honorária de caveira, de tropa especial. Fica minha homenagem. Desejo ao casal toda a felicidade do mundo. Que sejam felizes para sempre, é o que podemos desejar", disse Moro, para uma Zambelli em lágrimas.

Em seguida, o maestro da cerimônia agradeceu a Moro, dizendo ter tido um dos momentos mais felizes de sua vida, ao ter "regido um milhão de pessoas na Avenida Paulista" cantando "Como é grande meu amor por você" para o então juiz da Lava Jato.

O nome de Bolsonaro foi pouco citado na cerimônia.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

acolher

15/02


2020

Segurando o Talo ganha exposição

Em um convite para revisitar a trajetória de um dos principais blocos da região Norte do Recife, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lançou, hoje, a partir das 9h, a exposição “Segurando o Talo por uma Sociologia da Alegria”. A homenagem à troça carnavalesca criada pelos motoristas da Instituição, em 1984, conta com instalação na Sala Mauro Mota, localizada no Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, bairro da Zona Norte do Recife. A abertura é restrita a convidados. A partir do domingo (16/02) a mostra ficará aberta ao público.
 
Às vésperas dos festejos de Momo, o público poderá conferir a evolução da indumentária utilizada pela troça ao longo dos anos. Além das camisetas da Troça Carnavalesca Mista Turma da Jaqueira Segurando o Talo, os manequins mascarados vestirão o abadá de outras agremiações de bairros como Alto de Santa Isabel e Vasco da Gama. A Orquestra Arrecifes Frevo assume a recepção dos convidados durante a vernissage. Na sequência, passistas e caboclinhos se apresentam no pátio do campus.

Para Antônio Campos, presidente da Fundaj, a exposição evidencia o que há de mais genuíno do fenômeno carnavalesco. “A vertente mais significativa acontece nos subúrbios da cidade. O frevo, por exemplo, nasceu na rua. A Fundação tem um compromisso com todas as expressões de arte e cultura, do genuinamente popular ao severamente acadêmico; e a Zona Norte é uma das regiões da cidade onde os bairros mantêm  a tradição associada à modernidade para renovar a alma do folião”, reflete Campos.

Outro destaque da mostra expográfica é a presença do tradicional boneco gigante de Gilberto Freyre, que neste ano não sairá às ruas para integrar a exposição. “O sociólogo ganhará um traje especial para a ocasião, que preferimos manter surpresa. A fantasia está sendo produzida pelas equipes de design e educativo do Museu do Homem do Nordeste, no estilo homemade museum [‘museu feito em casa’, em livre tradução]”, destaca a museóloga e curadora Ciema Mello. 

A fim de promover uma imersão, registros em vídeo feitos nesses 36 anos serão projetados na sala. Dentre eles, o filme emblemático em que o sociólogo de Apipucos segura a fruta que dá nome ao bloco. “Gilberto era um sociólogo sui generis, pois ele compreendia que o Carnaval era a desordem premeditada pela ordem. Quando estudamos Sociologia, descobrimos que aquilo que parece ser não é. Ele contesta essa definição e compreende os estratagemas que compõem a folia”, aponta a curadora, ao explicar o título da exposição.

Bloco na rua

Com saída da troça programada também para este sábado (15), a concentração do bloco Turma da Jaqueira Segurando o Talo começa às 10h, no campus Casa Forte da Fundaj. A saída, prevista para às 12h, contará com participação dos blocos líricos Eu Quero Mais, Confetes e Serpentinas e Cordas e Retalhos. As orquestras Aurora Frevo Orquestra (Timbaúba), Evoé (Recife) e Arrecifes Frevo Orquestra (Recife), além dos maracatus rurais Piaba de Ouro e Cruzeiro do Forte (mais antigo do Recife, criado em 7 de setembro de 1929), integram a folia.

Nas ruas, os foliões também serão animados por seis trios elétricos, que contarão com André Marreta, Beleza Pura, Silvana Salazar, Camelô, Eduardo Moreno e a Farra das Poderosas, Malu Marinho, Márcia Lima, Marquinhos Balada e Bel Marcos. A troça percorrerá a Avenida Dezessete de Agosto, passando pelas ruas Doutor Seixas, Luiz Guimarães, Rua dos Arcos encerrando na Rua de Apipucos. O trajeto será acompanhado pelos bonecos gigantes de Nelson Ferreira, Fernando Freire e Manoel Cavalcanti.

 Em 2020, A Turma da Jaqueira homenageia o líder comunitário Walber Santos, a ex-dirigente da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) Olímpia Falcão e o bloco Nós sofre mas nós goza. A expectativa é de que 150 mil foliões participem do Segurando o Talo neste ano.

Para a criançada

Pensando nos foliões de amanhã e na inclusão social, o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) lança o Segurando o Talinho. A versão para os menores será promovida no domingo (16), a partir das 8h30, na comunidade Beira-Rio, em Apipucos. A atividade integra a programação do segundo Domingo dos Pequenos do ano, que, nesta edição, traz como tema o Carnaval. Na sequência, a criançada conhecerá  o Muhne, onde serão promovidas oficinas de de frevo, estandarte e instrumentos musicais. A brincadeira contará, ainda, com karaokê e desfile de La Ursa.

Serviço

Lançamento da exposição ‘Segurando o Talo por uma Sociologia da Alegria’
Local: campus Casa Forte/Fundaj (Avenida Dezessete de Agosto, 2187)
Data: 15 de fevereiro de 2020 
Horário: 9h                                    
A partir do domingo (16/02) a mostra ficará aberta ao público


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/02


2020

Quarto avião com brasileiros deportados chega ao Brasil

A BH Airport informou que aeronave trouxe 80 passageiros, sendo 40 crianças e adolescentes.

Foto: Polícia Federal/Divulgação

Por G1

Um avião fretado pelo governo norte-americano chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por volta de 22h40 de ontem. A BH Airport informou que aeronave trouxe 80 passageiros, entre eles 40 crianças e adolescentes. Este é o quarto voo com deportados a chegar ao Brasil.

O grupo fez uma refeição fornecida pelo aeroporto, e a maior parte dos passageiros deixou o complexo logo após o lanche.

Na última sexta-feira (7), outros 130 brasileiros que foram deportados pelos Estados Unidos chegaram a Confins. Um deles definiu como "muito sofrido" o tempo que ficou preso com a família. Ainda restavam 139 cidadãos do Brasil detidos sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) dos EUA.

Em outubro de 2019, chegou a Belo Horizonte um primeiro voo, com cerca de 70 pessoas. O desembarque marcou a retomada de uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior. O segundo voo aterrissou em janeiro deste ano, com dezenas de brasileiros.

O governo do presidente Jair Bolsonaro tem facilitado a deportação de cidadãos que vivem irregularmente nos EUA, o que representa uma mudança em relação à política de governos anteriores.

Confira a íntegra aqui: Quarto avião fretado com brasileiros deportados chega a ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cúpula Hemisférica

15/02


2020

Recife se rende aos pés de Samir Abou Hana

Um dos maiores comunicadores do País, provavelmente o radialista nordestino que mais tenha entrevistado celebridades na música e no teatro, o meu amigo Samir Abou Hana, que recentemente foi personagem de um programa especial da TV Globo na condição de secretário da cidade, ganha mais uma bela homenagem de Pernambuco. Na próxima quarta-feira, seu aniversário será comemorado por uma legião de amigos na efervescente carnavalesca sede do Galo da Madrugada, na Rua da Concórdia.

A iniciativa é do Caxangá Ágape Clube, instituição que preserva, reconhece e tira o chapéu para quem faz história e tem serviços prestados ao País. "Samir é uma celebridade nacional", diz o presidente Kennedy Barreto, que está à frente das comemorações do ano do Jubileu de Prata do Caxangá.

Por muito tempo, o clube foi dirigido por Braga Sá, o famoso construtor de pontes da amizade, conforme o batizou assim o jornalista José Adalberto Ribeiro. Braga navega hoje em outros mares, envolvido com uma instituição de jovens e empreendedores pernambucanos.

Samir Abou Hana, além de ser um baita profissional, é um grande caráter, amigo dos amigos, defensor incansável da Cidade do Recife e de Pernambuco como um todo. Graças à sua coragem e ao elevado espírito público, inúmeros problemas foram destravados pelo seu grito em favor do povo, através das ondas sonoras do rádio, na telinha mágica da TV e pela sua escrita em jornais. 

Samir foi um dos primeiros jornalistas a romper as fronteiras de Pernambuco. Amigo de Abelardo Barbosa, o famoso Chacrinha, Abou Hana era arroz doce no jurado dos programas de calouros do apresentador global, pelos quais revelavam talentos para ilustrar o cenário da MPB brasileira.

Foi por intermédio de Chacrinha que Samir Abou Hana se inspirou para criar seu famoso jargão das ternurinhas, jeito carinhoso de tratar seus fãs, ouvintes e admiradores.

Ultimamente, o Nordeste tem recebido as ternurinhas de Samir através de suas participações diárias no Frente a Frente, programa de rádio ancorado por este blogueiro e retransmitido por cerca de 40 emissoras pela Rede Nordeste de Rádio. 

Louvado seja o Caxangá Ágape Clube por se render ao talento e ao prestígio de Samir. Serei o primeiro a chegar à sede do Galo na próxima quarta, no horário do almoço, para render graças e puxar o coro do "viva Samir".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

15/02


2020

Coluna do sabadão

Lóssio passa a borracha no passado

A política é uma usina de surpresas e de interesses próprios, acima das causas coletivas. Com raras exceções, os políticos só costumam olhar apenas do umbigo para baixo. Em Petrolina, o ex-prefeito Júlio Lóssio (PSD) apareceu, ontem, feliz da vida, exibindo um sorriso Colgate numa foto ao lado do governador Paulo Câmara e de dois adversários históricos no PSB, o deputado federal Gonzaga Patriota e o deputado estadual Lucas Ramos.

Qual a simbologia política da imagem? As eleições municipais serão em outubro, as oposições em Petrolina estão divididas e Lóssio, principal liderança oposicionista, saiu da toca para dar um aviso: se for para derrotar o prefeito Miguel Coelho (MDB), que vai à reeleição com amplo favoritismo, será capaz de tudo, inclusive passar uma borracha nas divergências do passado com adversários, buscando uma candidatura consensual com combustão política e eleitoral.

Teoricamente, Lóssio seria o candidato mais competitivo, mas enfrenta dificuldades pelo isolamento político e um problema de natureza pessoal: seus bens, compreendendo todo patrimônio construído ao longo da vida, estão penhorados pela justiça. Diante disso, o que se diz é que poderá deixar as indiferenças de lado com o PSB, apoiando o pré-candidato socialista Lucas Ramos, filho do conselheiro do TCU, Ranilson Ramos.

Ao passar o dia ontem em Petrolina, o governador deu uma demonstração, também, de que o município, maior colégio eleitoral do Sertão, é prioridade. Ali, a campanha municipal tende a ser estadualizada e até nacionalizada, porque o que estará em jogo é a disputa do Palácio com as forças que integram o grupo do líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho. Uma briga que promete capítulos emocionantes.

Miguel, quadro para 2022 – No confronto com o grupo de FBC em Petrolina, o PSB quer unir todas as forças de oposição, capitaneadas por Júlio Lóssio, para impedir a reeleição de Miguel Coelho, quadro que o pai vem preparando para um projeto majoritário no Estado. Um dos gestores mais populares de Pernambuco, alavancado por transformar a capital do São Francisco no maior canteiro de obras do Estado, Miguel, se reeleito, tem chances de disputar o Palácio das Princesas pelo bloco de oposição. Com isso, FBC adiaria, mais uma vez, o velho projeto de um dia governar o seu Estado.

Odacy isolado – Ainda em se tratando de Petrolina, o que se diz por lá é que batendo o martelo no apoio à candidatura de Lucas Ramos, Lóssio indicaria Andréia, sua esposa, para fechar a chapa do socialista como vice. O acordo isolaria, consequentemente, o pré-candidato do PT, Odacy Amorim, ex-prefeito, também forte candidato do bloco oposicionista. Amorim, aliás, aceitou posar, também, na foto de ontem com o governador, Lóssio, Lucas e Patriota. Aos mais próximos, o petista diz que será candidato de todo jeito, mesmo que Lóssio e Lucas venham a se entender num palanque único.

Surubim dividida – A prefeita de Surubim, Ana Célia (PSB), diz que não toma tranquilizantes para dormir, porque está com a consciência em paz pela obra administrativa que vem tocando. “Trabalho tanto que quando chego em casa, já tarde da noite, boto a cabeça no travesseiro e apago”, relata. Célia, ao contrário do que foi noticiado ontem neste espaço, tende a tirar proveito de duas candidaturas no campo oposicionista, no caso Túlio Vieira e Flávio Nóbrega. Como lá não tem segundo turno, a divisão da oposição pode facilitar o seu projeto de reeleição.

Quarteto militar – Com as novas mudanças na Esplanada dos Ministérios, sobrou algum “superministro” na gestão Bolsonaro? Pelo jeito, não, nem o presidente, a esta altura do campeonato, teria interesse em fortalecer algum auxiliar em detrimento dos demais. Entre os ministros, que brigam na surdina, como fica agora o Bolsa Família sob o comando de Onyx Lorenzoni? Depois de um processo de fritura, Onyx sai da Casa Civil e sua vaga passa a ser ocupada por Braga Netto, general que agora forma com outros ministros um quarteto militar no Planalto.

CURTAS

TOMOU DORIL – O deputado paraibano Wilson Santiago (PTB), que teve o mandato restabelecido pelo Plenário da Câmara Federal na semana passada, após ser afastado por decisão do ministro Celso de Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Pés de Barro, não foi visto em nenhuma sessão ordinária ou extraordinária ao longo da semana no Congresso. Segundo levantamento feito pelo Portal MaisPB, Santiago só esteve presente no Plenário no último dia 6. Nesta sessão, a Casa iria votar propostas que tratam sobre a autorização de serviços aéreos entre o Governo Brasileiro e Governos de outros países.

NO ENFRENTAMENTO – A Procuradoria Geral do Estado (PGE) protocolou, ontem, na 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca do Recife, requerimento solicitando o julgamento imediato e simultâneo de duas ações que pedem a dissolução definitiva da personalidade jurídica das chamadas “torcidas organizadas” em todo o Estado. As ações têm como réus a Torcida Jovem, a Fanáutico e a Inferno Coral, e objetivam, em definitivo, a proibição do acesso, permanência ou reuniões das “torcidas organizadas” dentro e fora dos estádios.

QUEM TEM RAZÃO? – O deputado Fernando Rodolfo (PL) não gostou da nota de ontem nesta coluna contestando a sua versão de que perdeu o programa de TV no SBT em Caruaru por pressão do governador Paulo Câmara. “A ordem veio de cima, no comunicado pelo qual perdi o emprego”, disse. Já a TV-Jornal, em nota, informou que afastou o então âncora por ter a certeza de que estava sendo assediado por um partido para disputar um mandato na Câmara dos Deputados.

Perguntar não ofende: Só a benção do Papa será capaz de apagar todos os pecados das maldades que Lula fez com o Brasil?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

marcos

Ô mortadela, responde aí, tu achas que Lula não roubou?

marcos

Advogados da Rapariga de Lula já pensam entrar com processo para resgatar parte dos U$D 249 Milhões de Dólares Americanos que Lula o carniça tem no banco do Vaticano.

marcos

Desculpem, rouba até pano de pereba!

marcos

O que é o que é, um velhinho corrupto, mentiroso, safado, falta um dedo e rouba até pano de perceba?

marcos

Pesquisas e comendada pela revista Veja divulgada neste domingo mostra que satisfação da população com o presidente Bolsonaro pula de 44% para 50%. Chupa idiota útil, e não é Fake, basta acessar a Veja.


Prefeitura de Limoeiro

15/02


2020

Coronavírus: número de mortes sobe para 1.523 na China

Aproximadamente 1.700 médicos foram infectados por não usar máscaras ou roupas apropriadas durante atendimento a pacientes.


Foto: ALY SONG/REUTERS

O Globo

O número de mortos por um surto de coronavírus na China continental aumentou para 1.523 na noite de ontem, depois que 143 pessoas morreram ao longo do dia, informou a Comissão Nacional de Saúde do país.

Foram registradas 2.641 novas infecções na China continental, elevando o total nacional para 66.492. Cerca de 1.700 correspondem a funcionários de hospitais que trabalham em contato com pacientes. Muitos médicos não usam máscaras ou roupas de proteção apropriadas ou aproveitam as vestes repetidas vezes, quando deveriam trocá-las regularmente.

O número de novos óbitos na província central de Hubei, no epicentro do surto de coronavírus, aumentou 139 na sexta-feira.

A maioria das novas mortes ocorreu na capital da província de Hubei, Wuhan, onde se acredita que o vírus tenha se originado, com 107 novas mortes. Um total de 1.123 habitantes da cidade já morreram em decorrência do patógeno.

A luta contra o vírus constitui "um grande teste para o sistema e a capacidade de governança do país", reconheceu o presidente Xi Jinping nesta sexta-feira. A epidemia revelou lacunas e inadequações", admitiu Xi, que pediu a melhoria do sistema nacional de saúde.

A China continental é responsável por 99,9% das mortes registradas no mundo pelo coronavírus. Até agora, apenas o Japão, as Filipinas e Hong Kong relataram uma morte cada.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

15/02


2020

Mudanças atingem 61 linhas de ônibus em avenida no centro

Recife

Mudanças em pontos de ônibus atingem 61 linhas na Avenida Conde da Boa Vista. Duas paradas serão ativadas e outra será desativada, a partir do sábado, no Centro do Recife.

Mudança ocorre na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Por G1 - PE

Duas novas paradas de ônibus serão ativadas, no sábado (15), na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife. Por causa disso, 27 linhas que circulam no sentido subúrbio/cidade passam a ter o ponto de embarque e desembarque no local, que fica no início da via. Do lado contrário da pista, uma parada será desativada para a remoção do canteiro central, próximo à loja C&A, afetando 34 linhas.

Com a reforma da calçada localizada entre a Rua Dom Bosco e a Rua Gonçalves Maia, a parada nº 180318 volta para o seu local de origem, o lado oposto à Rua Padre Inglês. Nesse caso, o ponto passa a ser seletivo, dividido em dois.

Veja como fica a divisão das linhas

Parada nº 180319, no lado oposto à Rua Padre Inglês

. 411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)
. 414 - Torre
. 511 - Alto do Mandu
. 516 - Casa Amarela (Nova Torre)
. 521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
. 524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
. 531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
. 624 - Brejo (Conde da Boa Vista)
. 644 - Largo do Maracanã
. 721 - Água Fria
. 726 - Alto santa Terezinha (Conde Boa Vista)
. 1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)

Parada nº 180320, em frente ao Lar Sacerdotal

. 044 - Massangana (Boa Vista)
. 069 - Conjunto Catamarã
. 072 - Candeias (Opcional)
. 100 - Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)
. 101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
. 243 - Vila Dois Carneiros via Agamenon Magalhães
. 312 - Mustardinha
. 313 - San Martin (Abdias de Carvalho)
. 315 - Bongi
. 321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
. 324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)
. 331 - Totó (Jardim Planalto)
. 332 - Totó (Abdias de Carvalho)
. 341 - Curado I
. 346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)

Parada desativada

A parada nº 180305, em frente à loja C&A, no sentido cidade/subúrbio da Avenida Conde da Boa Vista, será desativada para a remoção do canteiro central onde ela fica localizada. Com isso, 34 linhas de ônibus são afetadas.

Confira as linhas afetadas:

. 014 - Brasília (Conde da Boa Vista)
. 032 - Setúbal (Conde da Boa Vista)
. 042 - Aeroporto (Opcional)
. 061 - Piedade
. 064 - Piedade (Opcional)
. 071 - Candeias
. 100 - Circular (Conde da Boa Vista/Prefeitura)
. 101 - Circular (Conde da Boa Vista/Rua do Sol)
. 121 - Vila da Sudene
. 168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
. 185 - TI Cabo via Unicap
. 214 - UR-02/Ibura (Opcional)
. 224 - UR-11 (Opcional) via Ipsep
. 243 - Vila Dois Carneiros via Cais de Santa Rita
. 311 - Bongi (Afogados) aos domingos
. 313 - San Martin (Abdias de Carvalho)
. 314 - Mangueira
. 315 - Bongi
. 321 - Jardim São Paulo (Abdias de Carvalho)
. 324 - Jardim São Paulo (Piracicaba)
. 331 - Totó (Jardim Planalto)
. 341 - Curado I
. 346 - TI TIP (Conde da Boa Vista)
. 411 - Plaza Shopping (Dantas Barreto)
. 414 - Torre
. 516 - Casa Amarela (Nova Torre)
. 521 - Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
. 524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos)
. 531 - Casa Amarela (Rosa e Silva)
. 624 - Brejo (Conde da Boa Vista)
. 644 - Largo do Maracanã
. 726 - Alto Santa Terezinha (Conde da Boa Vista)
. 731 - Beberibe (Espinheiro)
. 1981 - TI Rio Doce (Conde da Boa Vista)

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, os passageiros podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife Consórcio de Transporte pelo telefone 0800.081.0158 ou no WhatsApp exclusivo para reclamações, no número (81) 99488.3999


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/02


2020

Sarampo: campanha de vacinação tem Dia D neste sábado

Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por TV Globo

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo tem Dia D neste sábado (15). Em 2020, já foram confirmados 337 casos da doença no país; 67% dos casos estão no Sudeste: São Paulo e Rio. O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa.

Hoje é o dia D de vacinação contra o sarampo em todo o Brasil.

A vacina é o único meio de impedir o contágio do sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, quem tem entre seis meses e 59 anos deve ser vacinado contra a doença.

Mas o público-alvo do Dia D neste sábado são 3 milhões de crianças e jovens, com idades entre cinco e 19 anos.

O Ministério da Saúde enviou 3,9 milhões doses de vacina contra o sarampo para todo o país, 9% a mais do que foi pedido pelos estados. Essas doses vão servir para interromper a transmissão do vírus e também para a vacinação de rotina e uma dose extra chamada dose zero: para bebês de seis meses a 11 meses e 29 dias de idade.

Quem tem de um a 29 anos, deve tomar duas doses. Entre 30 a 59 anos, apenas uma dose. Quem não se lembra de ter sido vacinado, deve comparecer ao posto de saúde com a carteira de vacinação.

Foi o que fez a guia de turismo Luciana da Silva Santos, de 46 anos: “eu estava na dúvida se eu tinha sido imunizada ou não, aí eu achei melhor tomar”.

“Se não tiver a caderneta, não tem problema. Receberá uma vacina como se não tivesse sido vacinado e isso não traz prejuízo à saúde”, explicou Patrícia Guttmann, superintendente de Vigilância em Saúde do Rio.

Segundo os médicos, a vacina é contraindicada para gestantes, pessoas com imunodeficiência e para quem estiver com febre. Mas quem acabou de dar à luz ou está amamentando deve se vacinar.

Em 2020, já foram confirmados 337 casos da doença no país; 67% dos casos estão no Sudeste: São Paulo e Rio. O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa.

“Uma pessoa pode transmitir entre 12 a 20 novos casos. Então, é uma das doenças, comparado com gripe, cerca de dez vezes mais”, avaliou André Siqueira, infectologista da Fiocruz.

Os principais sintomas são febre, tosse, irritação nos olhos, secreção no nariz e manchas vermelhas pelo corpo. Se houver complicações, pode levar à morte.

Foi o que aconteceu com o pequeno Davi Gabriel, de oito meses, no Rio. Ele morreu no dia 6 de janeiro, mas a causa só foi confirmada agora. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o bebê não tomou a dose porque ainda não tinha seis meses na época em que aconteceu a vacinação no abrigo onde vivia. É a primeira morte no estado em 23 anos.

“Não podemos aceitar nenhuma morte por uma doença imunoprevinível. Eu espero que essa criança, que infelizmente perdeu a sua vida, sirva de exemplo para os demais pais para que não ocorra a mesma coisa com os seus filhos. Eu tenho certeza que as famílias, com pais e responsáveis, vão amanhã, no Dia D, levar as suas crianças para se vacinar”, afirma Wanderson Kleber de Oliveira, secretário Nacional de Vigilância em Saúde.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


15/02


2020

Jornalistas foram detidos enquanto procuravam testemunha

Caso capitão Adriano

Foto: Adriano da Nóbrega/via Estadão

Do Estadão Conteúdo

O repórter Hugo Marques e o fotógrafo Cristiano Mariz, da revista Veja, foram detidos por policiais na manhã de ontem, em Pojuca (BA), litoral norte baiano. Segundo a revista, eles tentavam achar a casa de Leandro Guimarães, pecuarista e dono da fazenda onde Adriano da Nóbrega se escondia, quando foram abordados por policiais militares que chegaram em dois carros. Mesmo tendo se identificado e apresentado suas credenciais, foram obrigados, sob a mira de armas, a saltar do carro onde estavam.

Os agentes ordenaram que levantassem as mãos e abrissem as pernas, para serem revistados. Os PMs queriam saber como a equipe descobrira o endereço. Após a revista, os policiais apreenderam um gravador com entrevistas gravadas e ordenaram que os jornalistas os seguissem até a delegacia policial da cidade.

Eles foram interrogados por policiais civis. Depois de 20 minutos, o gravador foi devolvido, e os profissionais, liberados. Um policial explicou que a detenção foi por motivo de segurança: a equipe estava perto da casa de uma testemunha do caso Adriano. O jornal O Estado de S. Paulo visitou o local onde a equipe da Veja foi detida, pouco após a detenção.

Em nota, a direção da revista "lamenta a postura autoritária da Polícia Militar da Bahia". "Os dois profissionais de VEJA estavam apurando informações relacionadas ao caso da morte do ex-capitão Adriano da Nóbrega quando foram detidos por dois agentes e levados na sequência ao distrito policial de Pojuca, de onde acabaram sendo liberados após vinte minutos. A direção da Editora Abril estuda as medidas cabíveis contra essa atitude de tentar constranger e limitar o trabalho da livre imprensa. A direção da redação de VEJA, por sua vez, como sempre fez ao longo de seus mais de cinquenta anos de história, não vai se intimidar com ameaças e medidas arbitrárias - e seguirá firme no seu compromisso de busca da verdade, doa a quem doer."

A Secretaria da Segurança Pública informou que moradores de uma localidade em Pojuca "ligaram para polícia informando que homens, dentro de um carro, Gol, placa de Belo Horizonte, estavam rondando a região. A PM foi acionada, abordou o grupo e fez a condução até a Delegacia Territorial. Após se identificarem como jornalistas, foram liberados. Nenhum equipamento foi danificado, alterado ou ficou apreendido".

Em nota, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudiaram a ação abusiva da PM da Bahia e classificaram a ação de "iniciativa arbitrária" e "um claro atentado contra a liberdade de imprensa".

"A abordagem inicial aos dois jornalistas, quando duas viaturas da PM cercaram Marques e Mariz, a detenção dos profissionais por cerca de 20 minutos e, ainda, a apreensão temporária de um gravador com várias entrevistas são atitudes injustificáveis. Os fatos são ainda mais alarmantes porque ocorreram após os repórteres terem se identificado e mostrado suas credenciais de imprensa", denunciaram.

As associações afirmaram ainda que aguardam que as autoridades apurem os fatos com rigor.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha