FMO janeiro 2020

26/02


2020

Bolsonaro é fortemente criticado após divulgar vídeo

Um vídeo divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio de WhatsApp, ontem, a correligionários, provocou críticas contundentes do decano do Supremo Tribunal Federal (STF) e de políticos de diferentes partidos. Nesta quarta, Bolsonaro reagiu às críticas, dizendo que são ilações.

Depois das críticas do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, ao Congresso, grupos de direita que apoiam o governo vêm convocando uma manifestação contra o Supremo e o Congresso, o que tem sido visto como ameaças a dois pilares do sistema democrático.

Ontem, Bolsonaro usou sua conta pessoal no WhatsApp para divulgar a alguns correligionários a convocação da manifestação, sem citar o Supremo e o Congresso.

O ato provocou reação do decano do Supremo, ministro Celso de Mello. Em nota, ele disse que essa gravíssima conclamação, se realmente confirmada, revela a face sombria de um presidente da República que desconhece o valor da ordem constitucional. “Ele ignora o sentido fundamental da separação de Poderes, demonstra uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce e, cujo ato de inequívoca hostilidade aos demais poderes da República, traduz gesto de ominoso desapreço e de inaceitável degradação do princípio democrático. O presidente da República, qualquer que ele seja, embora possa muito, não pode tudo, pois lhe é vedado, sob pena de incidir em crime de responsabilidade, transgredir a supremacia político-jurídica da Constituição e das leis da República”, disse.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também criticou Bolsonaro numa rede social. "A ser verdade, como parece, que o próprio PR (presidente da República) tuitou convocando uma manifestação contra o Congresso (a democracia) estamos com uma crise institucional de consequências gravíssimas. Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto de tem voz, mesmo no Carnaval, com poucos ouvindo".

Políticos de diversos partidos, como Rede, PT, PSL, PCdoB, PSOL, Cidadania, PDT e MDB, também criticaram Bolsonaro. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou em rede social que “Criar tensão institucional não ajuda o País a evoluir. Somos nós, autoridades, que temos de dar o exemplo de respeito às instituições e à ordem constitucional. O Brasil precisa de paz e responsabilidade para progredir. Só a democracia é capaz de absorver sem violência as diferenças da sociedade e unir a Nação pelo diálogo. Acima de tudo e de todos está o respeito às instituições democráticas”.

Hoje, após as críticas, Bolsonaro foi às redes sociais e, sem desmentir a divulgação do vídeo, atribuiu as reações a tentativas de tumultuar a República. "Tenho 35 milhões de seguidores em minhas mídias sociais (Facebook, Instagram, YouTube e Twitter), onde mantenho intensa agenda de notícias não divulgadas por parte da imprensa tradicional. Já no WhatsApp tenho algumas poucas dezenas de amigos onde, de forma reservada, trocamos mensagens de cunho pessoal. Qualquer ilação fora desse contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Direitopas é Direitopatas. Democracia para esses aproveitadores não existe.

JOÃO FREIRE CORRÊA LIMA

As críticas vem de quem vivia mamando no governo corrupto dos petralhas. O Ministro do STF, aquela instituição que vive soltando bandidos. Essas críticas vindo dessa canalha só aumenta o apoio ao primeiro presidente dos últimos tempos que quer realmente botar o Brasil no eixo. Estaremos dia 15 de março apoiando Bolsonaro contra essa corja.

Fernandes

Pega o beco idiota útil.

marcos

Ô idiota úitl, Não foi o presidente que fez o vídeo, não foi divulgado em suas mídias sociais, onde ele tem dezenas de milhões de seguidores. Foi [divulgado] em seu grupo pessoal de WhatsApp, onde ele apenas compartilhou. Nem mesmo fez comentário algum Foda-se.

Fernandes

Ô marluxo de camaragibe, teu problema é com teu Hélio Negão e teu brioco. Pega o beco.


IPTU Cabo

26/02


2020

Liderança do PSB se posiciona contra fala de Bolsonaro

Nota oficial

É extremamente grave a atitude do presidente da República ao compartilhar, em rede social, uma mensagem de grupos extremistas que pregam – em manifesta afronta à Constituição – o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Ao se permitir tamanho ataque à Democracia, que não prescinde do funcionamento independente e harmônico dos Poderes, o presidente Bolsonaro demonstra um desprezo pelas instituições que não pode passar em vão.

É necessária enérgica resposta do parlamento, da Suprema Corte, mas, em especial, da sociedade, que há muito tem minimizado os arroubos autoritários de quem jurou, mas esqueceu rápido, defender a ordem democrática. Se claudica nesse dever fundamental, deve ser chamado à responsabilidade. O presidente brinca com fogo; os democratas de todos os colores não devemos permiti-lo, sob pena de grave omissão histórica.

Brasília, 26 de fevereiro de 2020

Tadeu Alencar – Líder do PSB na Câmara


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Deixa de papagaiada marluxo de camaragibe, teu miliciano vai cair.

marcos

Ô Deputado idiota úitl, Não foi o presidente que fez o vídeo, não foi divulgado em suas mídias sociais, onde ele tem dezenas de milhões de seguidores. Foi [divulgado] em seu grupo pessoal de WhatsApp, onde ele apenas compartilhou. Nem mesmo fez comentário algum. Vai procurar teu Ki-Chute.

Sergio Murilo Pereira Araujo

Eu não vejo a hora do povão tirar esses vagabundos do Congresso no cacete, no pau.



26/02


2020

Bloqueios de trânsito são retirados hoje em Olinda

Desde o meio-dia desta Quarta-feira de Cinzas, os bloqueios de trânsito que foram instalados para garantir a segurança do folião em Olinda, durante o Carnaval 2020, começaram a ser retirados. Os primeiros a serem desmobilizados foram os 29 bloqueios fixos feitos por manilhas de concreto. O trabalho está sendo coordenado por profissionais da Secretaria de Transportes e Trânsito da cidade.

A partir das 14h, serão desmontados os nove pontos de bloqueios móveis: Avenida Olinda – Ponta de Lança (na Marinha); Varadouro; Praça do Carmo; Rua Farias Neves Sobrinho (Tricentenário); PE-15 (Agulha Girador); Avenida Presidente Kennedy; Rua José Ramalho; Rua do Sol (Peixaria); e Estrada do Bonsucesso.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

acolher

26/02


2020

Caretas de Triunfo: espetáculo de alegria colorida

Se as cidades vivem de uma simbologia, marca ou estereótipo, Triunfo tem a do frio, a de estar encravada em cima de uma serra a 1.260 metros acima do nível do mar, de onde é possível a olho nu enxergar a Nação Pajeú. A festa mais popular do planeta, o Carnaval, que acabou ontem, mas continua para muitos nesta quarta de cinzas, criou outro símbolo que identifica a cidade em qualquer parte do mundo: Os Caretas.

São grupos de moradores da cidade, foliões, gente feliz que  se esconde por trás de um máscara malassombrada e sai pelas ladeiras reproduzindo alegria num sobe e desce incessante. A princípio, o conjunto harmonioso de máscaras pode até assustar, mas logo um susto é tomado pela alegria, a forma bem divertida dos mais diversos personagens do carnaval mais famoso do Sertão nordestino.

Os Caretas encheram de cor, alegria e irreverência as ladeiras de Triunfo na segunda-feira gorda do frevo e mostraram por quê já entraram até por lei no calendário oficial do Carnaval pernambucano. Quem acompanhou ou viu pela TV se encantou com um desfile que mais lembrava os carnavais românticos de Veneza.

Máscaras coloridas e estilizadas com caras de medo, assustadoras, cada uma mais criativa que a outra, deixaram as ladeiras da cidade mais em harmonia com o seu charme e sua beleza histórica. Produziram  cenas e imagens que ninguém resistiu a um clic, a uma selfie e a um vídeo para guardar na memória e para a história.

O próprio prefeito João Batista, com data de filiação ao PSB à caminho para tentar à reeleição, era personagem do desfile, com uma máscara puxada pelo verde da esperança. Personalidades as mais diversas da cidade, como a historiadora Diana Rodrigues e o blogueiro Carlos Ferraz, também se esconderam por trás de máscaras exibindo alegria e fervor na alma.

Os personagens  que compõem o figurino e a história dos Caretas existem há mais de um século e são o símbolo da folia da cidade. Abusam da irreverência, apelam para sátiras,  tomam conta das ladeiras do município estalando o relho, uma espécie de chicote.

A cada ladeira vencida no desfile, um relho para encantar aos que se divertiam acompanhando o desfile. O relho é, na verdade, um açoite de chicote ensurdecedor, que mete medo e faz tremer as ladeiras de Triunfo. 

O relho é, também, um ringue à parte ao final do desfile na praça do Cine Guarany, competição de profissionais da troça. O cinema quase centenário também foi fantasiado com as cores e máscaras dos Caretas, compondo um cenário belíssimo.

As referências à figura do careta estão em vários pontos da cidade, inclusive no ponto mais alto dela, o Pico do Papagaio, a quase 1.260  metros acima do nível do mar, onde se encontra uma escultura em homenagem ao mascarado.

A historiadora Diana Rodrigues, celebridade cultural da cidade, que subiu ao palco para entregar prêmios de sorteios aos caretas participantes, deu uma aula de cima do palanque sobre a história do bloco mais famoso, belo e colorido do Sertão.

“Tudo começou quando um Matheus, personagem de um grupo de reisado do Sítio Lages, ficou bêbado antes de uma apresentação e por isso foi expulso. Com raiva, saiu fantasiado pelas ruas da cidade, fazendo barulho e assim sem querer inaugurou a brincadeira. Daí vem o semblante de tristeza das máscaras”, contou.

Os Caretas se dividem  em varios grupos chamados de trecas. Além do barulhento relho, eles se caracterizam com chocalhos, máscaras, chapéu de palha e tabuleta, uma placa carregada nas costas com frases satíricas. “A tabuleta dá o tom de irreverência do careta. As frases são parecidas com as vistas nos parachoques de caminhão, como ‘quem mata a sua sogra não é um assassino e sim um bom caçador’”, lembra Diana, em tom de brincadeira carnavalesca.

No desfile da última segunda os Caretas chegaram com mais moral e excelência às ruas de Triunfo: foi a primeira segunda-feira oficialmente consagrada em lei ao Dia dos Caretas, por projeto apresentado pelo deputado Alberto Feitosa (SD) e sancionado pelo governador Paulo Câmara. 

"Os Caretas agora têm o seu dia oficialmente reconhecido pelo poder público e isso me enche de alegria e felicidade. O reconhecimento não é meu nem do governador, mas do povo pernambucano", comemorou Feitosa em vídeo exibido em praça por não ter podido comparecer ao desfile.

Antes das homenagens diante do exuberante Cine Guarany, os Caretas encheram as ruas de Triunfo passando pelos principais pontos turísticos, como os museus, a Catedral e o Lago João Barboso Sitônio, num espetáculo que deu gosto de se ver. Afinal, eles são a alegria do carnaval. Sem os mascarados, o carnaval de Triunfo não teria a mesma graça, a mesma irreverência, o mesmo jeito especial de contaminar as pessoas de alegria.

Famoso personagem mascarado, Teco de Agamenon, que exibe no Museu dos Caretas a primeira fantasia usada há 60 anos, foi visto novamente no desfile, com direito até a premiação. Ele mesmo  confecciona a sua  fantasia e sai de careta na folia desde menino. “Já cresci careta e  gostando de ser careta. É uma tradição prazerosa. Colocar essa máscara é sinônimo de alegria. Por isso que fazemos questão de perpetuar isso, ensinando aos mais novos”, disse.

Se depender das novas gerações, os caretas vão continuar por muito tempo. O jovem Manoel Afonso de Menezes, de apenas 12 anos, mostrou nas ladeiras grande habilidade com o chicote. “Foi meu pai que me ensinou, eu cresci com o relho na mão. Com dois anos já saia de careta. Chega dá um arrepio quando estala. Não é difícil não, basta treinar que você consegue”, diz ele, fazendo questão de mostrar os tais estalos de que tanto se orgulha.

Orgulho, na verdade, tem o prefeito João Batista (PSB), tanto que deu à cidade o Museu dos Caretas, um conjunto de máscaras belíssimas que enchem os olhos dos seus visitantes e turistas. "Triunfo se confunde com os Caretas. Foram eles que projetaram Triunfo, são personagens sagrados da nossa cultura e que fazem o diferencial do nosso Carnaval", diz Batista, sem deixar escapar a emoção de estar nas ruas não como maior autoridade municipal, mas como folião careta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Parabéns à Águia de Ouro, campeã do Carnaval de São Paulo, que fez uma merecida homenagem ao mestre Paulo Freire em seu desfile. O Carnaval desafia a intolerância e a ignorância.

marcos

Paulo Fresco, Foda-se.

Fernandes

Parabéns à Águia de Ouro, campeã do Carnaval de São Paulo, que fez uma merecida homenagem ao mestre Paulo Freire em seu desfile. O Carnaval desafia a intolerância e a ignorância.



26/02


2020

Cercas de pedras dão charme e embelezam Triunfo

Há uma versão de que Lampião, que nasceu na vizinha cidade de Serra Talhada, nunca invadiu Triunfo com seu bando porque, muito religioso, era devoto do santo padroeiro do município. As serras montanhosas de Triunfo, com sua vegetação diferenciada do resto do Sertão por estar a 1.260 metros acima do nível do mar, propiciavam, entretanto, atrativos esconderijos para o rei do cangaço.

Com um detalhe: as cercas em Triunfo são de pedras de rochedo, aproveitadas até nos casarões urbanos e rurais. Elas são um exemplo perfeito da utilização sustentável de recursos naturais, único tipo de cerca permanente.

Se porventura vier a cair, o material de reconstrução permanecerá no local. Nenhum outro tipo de cerca oferece essas duas vantagens. Além disso, cercas de pedra servem até hoje para demarcar limites de áreas rurais e confinamento do gado, sem falar no valor ambiental.

Servem ainda de abrigos para repteis, anfíbios, mamíferos e insetos tais como Preás, Mocos, Pererecas, Rãs, Teiús, Cobras, Baratas de Madeira, Besouros e suas Larvas, Escorpiões entre outros. Mas servem, sobretudo, para embelezar.

As velhas cercas de pedras remontam à época da escravidão. São a expressão da história e a cultura do Nordeste, autêntico monumento à inteligência do trabalhador rural, vaqueiro, fazendeiro, pecuarista e suas respectivas famílias.

Construídas com muito suor e criatividade, formam uma paisagem encantadora em Triunfo. São vistas até em hotéis, nas praças, nos jardins e, principalmente, nos sítios e povoados.

São muito parecidas com a Mangueira, do século XIX, no Rio Grande do Sul, feita por escravos, verdadeira obra de arte. No século XIX, as fazendas e estâncias da região sulista começaram a contar com construções bem mais duráveis do que as casas de pau-a-pique feitas originalmente em certas propriedades.

Bossoroca, como assim é chamada no RS, é produto do trabalho escravo. Lá, como em Triunfo, foram erguidos muros de pedra, principalmente para criar ovelhas e delimitar potreiros.

A cerca ou mangueira, como batizaram também, foi construída com blocos de pedra encaixados e pode ser vista por imagens de satélite a mais de 10 mil metros de altura, graças à vegetação que a salientou, cobrindo-a quase que totalmente.

A cerca dita “do tempo dos escravos” passa ao largo do Cemitério dos cativos e é um ótimo exemplo do trabalho quase que artístico dos escravos iguais a tantas outras do Rio Grande do Sul. É, na verdade, uma velha mangueira crioula, curral de pedra empilhada que até o pastor da manada bombeia com desconfiança.

Triunfo tem, porém, mais presença e saliência em suas cercas de pedras. Como a cidade é muito fria, as cercas, dependendo da altura, também servem para afugentar o vento friorento e auxiliam na montagem dos fogões de lenha e das lareiras, estas usadas no período invernoso de junho a agosto, com dias que chegam a uma média de 10 a 12 graus Celsius.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cúpula Hemisférica

26/02


2020

Coronavírus: Anvisa quer lista de passageiros que viajaram com brasileiro

Por O Globo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota informando que, em virtude do resultado preliminar positivo de contaminação pelo coronavírus (Covid-19), solicitou à companhia aérea que trouxe o brasileiro da Itália a lista completa de passageiros e tripulantes. Segundo comunicado da Anvisa, a lista de nomes será repassada para Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) "para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito".

A Anvisa informou ainda que vai reforçar os alertas para passageiros de voos que chegam do exterior, principalmente dos países onde já foram registrados casos da doença. Segundo o Ministério da Saúde, o caso do brasileiro será discutido na manhã desta quarta-feira numa reunião entre os dirigentes da Pasta. Logo após será divulgado oficialmente o resultado do exame de contra-prova realizado no paciente.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

26/02


2020

Oposição quer reunião para discutir mensagens de Bolsonaro

Por Época

O líder da Oposição na Câmara, Alessandro Molon, do PSB do Rio de Janeiro, tenta convocar ainda para esta semana um um reunião com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, e dez outros líderes partidários para discutir o teor das mensagens enviadas por Jair Bolsonaro incitando seguidores contra o Congresso.

Segundo reportagem da colunista Vera Magalhães, Bolsonaro compartilhou de seu celular um vídeo convocando para a manifestação do dia 15 de março.

Molon propôs a dez líderes partidários que se reúnam para discutir ações diante da participação de Bolsonaro e de integrantes de seu governo nas convocações das manifestações contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal no próximo dia 15 de março.

"Temos que parar Bolsonaro! Basta! As forças democráticas deste país têm que se unir agora. Já! É inadiável uma reunião de forças contra esse poder autoritário. Ou defendemos a democracia agora ou não teremos mais nada para defender em breve. Ao não encontrar soluções para o país, ao se sentir sozinho, isolado e frágil, Bolsonaro apela ao que todos temíamos: a um ato autoritário contra a própria democracia. Não dá mais. Esses absurdos, exageros e atropelos têm que parar agora”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Ô marluxo de camaragibe, teu problema é com teu Hélio Negão e teu brioco. Pega o beco.

marcos

.Ô idiota úitl, Não foi o presidente que fez o vídeo, não foi divulgado em suas mídias sociais, onde ele tem dezenas de milhões de seguidores. Foi [divulgado] em seu grupo pessoal de WhatsApp, onde ele apenas compartilhou. Nem mesmo fez comentário algum Foda-se.

Fernandes

Ô marluxo de camaragibe, teu problema é com teu Hélio Negão e teu brioco. Pega o beco.

marcos

FODA-SE.

Fernandes

Grande Paulo Freire!


Prefeitura de Limoeiro

26/02


2020

Ato anti-Congresso: Bolsonaro compartilhou mais de um vídeo

Por Estadão Conteúdo

 O presidente Jair Bolsonaro enviou pelo menos dois vídeos convocando a população a sair às ruas, no dia 15 de março, em defesa do governo e contra o Congresso. Com imagens e sobreposição de fotos suas, os vídeos têm trechos idênticos, como a frase que classifica Bolsonaro como um presidente "cristão, patriota, capaz, justo e incorruptível".

O ex-deputado Alberto Fraga confirmou ao Estado que, antes do carnaval, recebeu um destes vídeos do próprio Bolsonaro, por meio do WhatsApp. A mesma peça foi enviada na segunda-feira, 24, pelo secretário da Pesca, Jorge Seif Jr, a seus contatos no Whatsapp. Seif já foi apelidado por Bolsonaro de "filho zero seis", tamanha sua proximidade.

O BR Político mostrou ontem, que o presidente compartilhou um vídeo com seus aliados, estimulando a presença na manifestação anti-Congresso, convocada por grupos de direita. Não é, porém, o mesmo citado por Fraga e Seif, embora contenha afirmações iguais em alguns trechos. As duas peças são apócrifas.

Amigo do presidente e frequentador assíduo do Palácio da Alvorada, Fraga considerou que Bolsonaro não está fazendo uma "convocação" para os atos, ainda que os conteúdos dos vídeos sejam de incentivo à manifestação de cunho conservador e governista, contra o Congresso. "Não vi nenhum tipo de convocação", disse o ex-deputado. "Ele tem 35 milhões de seguidores. Não faria isso."

Bolsonaro já endossou críticas ácidas ao Congresso em outras ocasiões. Em agosto do ano passado, por exemplo, ele compartilhou um texto dizendo que o Brasil é "ingovernável fora dos conchavos".

O vídeo enviado por Seif Jr. também mostra Bolsonaro e imagens de manifestantes vestidos com as cores da Bandeira do Brasil. Um narrador questiona: "Qual futuro desejamos para nossos filhos e netos?". E conclui com um "Basta", pedindo apoio aos atos do dia 15.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Ô marluxo de camaragibe, teu problema é com teu Hélio Negão e teu brioco. Pega o beco.

marcos

Ô idiota úitl, Não foi o presidente que fez o vídeo, não foi divulgado em suas mídias sociais, onde ele tem dezenas de milhões de seguidores. Foi [divulgado] em seu grupo pessoal de WhatsApp, onde ele apenas compartilhou. Nem mesmo fez comentário algum Foda-se.

Fernandes

Com a repercussão negativa, Bolsonaro orienta equipe ministerial a evitar endosso a protesto. A ordem é para que auxiliares presidenciais não compareçam a manifestação de março, evitando desgaste.

Sergio Murilo Pereira Araujo

O método de Paulo Fresco, é o grande responsável pela derrocada do sistema educacional brasileiro.

Fernandes

Parabéns à Águia de Ouro, campeã do Carnaval de São Paulo, que fez uma merecida homenagem ao mestre Paulo Freire em seu desfile. O Carnaval desafia a intolerância e a ignorância.


Banner de Arcoverde

26/02


2020

Ciro cobra reação de eleitores contra vídeo de Bolsonaro

Por Estadão Conteúdo

 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), candidato derrotado à Presidência da República, cobrou ontem, uma reação dos eleitores ao vídeo disparado pelo presidente Jair Bolsonaro pelo WhatsApp, de seu celular pessoal, pedindo que todos compareçam a manifestações de rua em defesa do governo e contra o Congresso, no dia 15 de março.

“Se o próprio presidente da República convoca manifestações contra o Congresso e o STF (Supremo Tribunal Federal), não resta dúvida de que todos aqueles que prezam pela democracia devem reagir. É criminoso excitar a população com mentiras contra as instituições democráticas e sem causa nenhuma, a não ser sua agenda anti-pobre, anti-produção e entreguista de nossas riquezas aos estrangeiros. Vamos lutar pela preservação da Constituição e pelo Brasil”, escreveu Ciro, em mensagem postada no Twitter.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Parabéns à Águia de Ouro, campeã do Carnaval de São Paulo, que fez uma merecida homenagem ao mestre Paulo Freire em seu desfile. O Carnaval desafia a intolerância e a ignorância.

marcos

Ciro, Cid e a Retro-Escavadeira Fodam-se.

Sergio Murilo Pereira Araujo

O método de Paulo Fresco, é o grande responsável pela derrocada do sistema educacional brasileiro.

Fernandes

Parabéns à Águia de Ouro, campeã do Carnaval de São Paulo, que fez uma merecida homenagem ao mestre Paulo Freire em seu desfile. O Carnaval desafia a intolerância e a ignorância.

Fernandes

Bolsonaro dobrou a aposta de sua escalada fascista. Esperamos que o Congresso e o STF reajam à altura. E nossa resposta será nas ruas. Nos próximos dias vamos convocar um Dia de Mobilização contra Bolsonaro pela democracia e por Direitos.



26/02


2020

Frevo, maracatu, ciranda e bonecos fazem a festa no Recife

Por G1

O Bairro do Recife, que reúne diferentes polos da folia na capital pernambucana, reuniu, ontem, frevo, maracatu, afoxés, bonecos gigantes, ciranda e grandes nomes da música de Pernambuco. Os pernambucanos Lia de Itamaracá e Lenine fizeram a alegria dos foliões, que não queriam saber de dar adeus ao Reinado de Momo.

Recebido com aplausos e gritos do público do Marco Zero, Lenine falou do prazer participar do encerramento da festa em sua cidade natal.

"Eu adoro quando estou no carnaval é que eu consigo participar do carnaval fazendo o meu show, porque eu só faço o que gosto, e eu amo o que faço. Tocar no carnaval é sempre muito especial, porque a entrega é muito grande, é um show muito passional", disse o cantor.

No palco da Praça do Arsenal, a cirandeira Lia de Itamaracá reuniu uma multidão para ver o show com músicas de seu novo álbum, “Ciranda Sem Fim”, gravado com o DJ Dolores.

“O show foi uma maravilha. O público responde muito bem”, disse a cirandeira, que tem o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Confira a íntegra aqui: Frevomaracatuciranda e bonecos gigantes fazem a festa na ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Parabéns à Águia de Ouro, campeã do Carnaval de São Paulo, que fez uma merecida homenagem ao mestre Paulo Freire em seu desfile. O Carnaval desafia a intolerância e a ignorância.



26/02


2020

Mulher com suspeita de coronavírus desembarca no Recife

Do G1

Uma mulher com suspeita do Covid-19, o novo coronavírus, desembarcou ontem, em Pernambuco, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, na Zona Sul do Recife, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A paciente tem 51 anos de idade e esteve na Itália. Também na terça, o país europeu confirmou mais quatro mortes devido à doença, totalizando 11 vítimas fatais lá.

“Chegou um caso que se enquadra na definição de suspeito. Se ampliou recentemente a definição de caso suspeito. Antes, falávamos da Ásia, agora falamos também da Europa. Essa paciente estava em deslocamento na Europa, na região de Milão, e veio para o Brasil via São Paulo, onde fez uma escala. Ela chegou ao Recife com alguns sintomas que se enquadram na nova definição de caso suspeito para a doença”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O avião em que veio a paciente partiu do estado de São Paulo e pousou na capital pernambucana às 15h50. Até a tarde de segunda-feira (24), o Ministério da Saúde monitorava três casos em São Paulo e um no Rio de Janeiro. À noite, foi divulgado pelo governo federal um possível caso positivo de coronavírus na capital paulista e, agora, o caso vai para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova.

A mulher, segundo a filha - que pediu para não ser identificada -, viajou para a Europa no dia 13 de fevereiro para fazer um curso e, além da Itália, passou pela Espanha, país que também, ontem confirmou um caso.

Confira  a íntegra aqui: Mulher com suspeita do novo coronavírus desembarca no ...


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


26/02


2020

Bolsonaro detona desfile da Mangueira

Por Terra

Direto de Praia Grande (SP), o presidente Jair Bolsonaro, que tirou alguns dias para descansar, se pronunciou a respeito do desfile da escola de samba Mangueira na Marquês de Sapucaí, que aconteceu na última segunda-feira (23).

Bolsonaro se referiu ao desfile como desacato às religões. "A Folha de S. Paulo foi buscar imagem no Carnaval do Rio, desacatando as religiões, Cristo levando uma batida policial... Faz uma vinculação comigo. Foram buscar uma imagem no Rio pra me atingir", disse ele em uma live.

Neste ano, o enredo da Mangueira se concentrou na história de Jesus Cristo. O desfile trouxe diversidade, com o Messias sendo representado em várias formas, como homem negro e como mulher. Apresentando a trajetória de Cristo e os principais pontos de destaque de sua história bíblica, a Mangueira trabalhou passos amarrados ao contexto social atual, o Jesus das ruas, perseguido, indignado e reprimido pela polícia (apologia aos soldados romanos).

Nas redes sociais, alguns políticos também se manifestaram sobre o desfile. Este foi o caso do Ministro Luiz Ramos.

"Sou defensor da liberdade de expressão, valor importante na Democracia. Mas como Cristão não creio ser razoável usar a figura de Jesus, filho de Deus da forma que a escola  de samba Mangueira fez. Independente dos que acreditam ou não, respeitem os Católicos e Cristãos!", disse o ministro.

O filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro, também disparou contra a agremiação. Além de acusar a escola de ser financiada por traficantes, ele disse que se tratava de uma represália.
Até agora, o enredo da Mangueira tem dividido opiniões, na política e na internet.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Fernandes

Bolsonaro dobrou a aposta de sua escalada fascista. Esperamos que o Congresso e o STF reajam à altura. E nossa resposta será nas ruas. Nos próximos dias vamos convocar um Dia de Mobilização contra Bolsonaro pela democracia e por Direitos.

Fernandes

Devoção a Deus é estratégia perversa de Bolsonaro.

Fernandes

O mundo contra Bolsonaro. ONU vê Bolsonaro como ameaça à humanidade.


Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores