FMO janeiro 2020

01/10


2011

Coluna do sábado

       A compreensão da ousadia

A decisão de João Paulo em permanecer no PT não surpreendeu quem de fato o conhece  na sua intimidade. Nunca conheci alguém mais indeciso, inseguro, confuso e receoso. A política é uma atividade que exige acima de tudo a compreensão de que ousar é inerente para quem pretende exercê-la colocando como alvo voos de águia e não de galinha, parafraseando a teoria de Leonardo Boff.

João vai mostrando com o passar do tempo que não sabe ousar. Pensou que tirar um candidato do bolso do paletó para eleger prefeito do Recife com a sua força se traduzisse em ousadia. O tempo se encarregou de mostrar o contrário, pois a criatura se rebelou contra o criador. Não sei, sinceramente, o acordo que fechou com o PT depois do encontro com Lula e Dilma.

Por isso mesmo, não posso avaliar ganhos. O que posso prever é que dificilmente virá a ser o candidato do PT no Recife, quando por outra legenda teria amplas chances. Dificil imaginar, igualmente, que o partido tenha prometido a ele apoio para governador em 2014 por um raciocínio muito simples: o PSB já está apoiando o PT no Recife e o governador jamais poderia dar ao PT também a preferência para a disputa em 2014, porque seria dar de bandeja poder em exceso aos petistas.

Então, o que João ganhou ficando no PT? Promessa de um Ministério como Eduardo fez a Fernando Bezerra quando este abriu mão para o Senado? Só o tempo dirá. O fato é que João poder ter dado um grande tropeço.

SEM PRÉVIAS – Especula-se que o PT nacional estimulará a realização de uma prévia para escolha do candidato a prefeito no Recife. Candidato natural à reeleição, o prefeito João da Costa não acredita que o partido venha a impor esse constrangimento a ele, até porque em São Paulo, onde o PT usa como parâmetro, o partido não está no poder, mas o PSDB. E mesmo que a eleição prévia venha a se traduzir em algo real, o ex-prefeito, sem maioria no partido, também levaria desvantagem.

Estrada sonrisal - O Governo Eduardo Campos também tem obra sonrisal, que se desmancha rapidamente. O exemplo mais incontestável está na PE-88, que dá acesso ao município de João Alfredo, no Agreste Setentrional. Ali, o asfalto da rodovia se desmanchou em menos de um ano e a população trafega sob uma buraqueira infernal.

 

Lóssio festeja divisão - Ao fazer a travessia do PSB para o PT, o deputado Odacy Amorim deu uma demonstração cabal de que não tem o apoio do governador nem do partido socialista para disputar a Prefeitura de Petrolina. E que entrará em voo solo, tentando sedimentar uma terceira via no maior colégio eleitoral do Sertão. Quem deve ter adorado é o prefeito Júlio Lóssio. Afinal, Amorim divide a oposição.

PMDB murcha - Não é só o DEM que se fragiliza e tende a desaparecer no mapa político e eleitoral do Estado. O PMDB também caminha nessa direção e ontem perdeu mais um prefeito para o PSD. Carlos Cecílio, de Serrita, que na eleição passada já apoiou a reeleição do governador Eduardo Campos, faz, hoje, na terra da Missa do Vaqueiro, ato de filiação à legenda pessedista.

Divisão em Serra - O deputado Inocêncio Oliveira e o prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, ambos do PR, não devem ficar no mesmo palanque na eleição municipal. A conversa no Palácio, ontem, com o governador Eduardo Campos, foi tensa. A tendência é o PSB apoiar o deputado Sebastião Oliveira contra a vontade do prefeito, que já lançou o vice Luciano Duque.

 

 

CURTAS -

TIRO NO PÉ – Em Santa Cruz do Capibaribe, a capital da sulanca, o deputado Diogo Moraes deveria ter feito uma pesquisa antes de fechar acordo com o deputado Edson Vieira, candidato a prefeito. Dei uma passadinha por lá ontem e senti que a repercussão foi negativa.

EM NAZARÉ – O comerciante Gabriel Planta se filia, amanhã, ao PSD para disputar a Prefeitura de Nazaré da Mata. O ato deve contar com a presença do presidente estadual da legenda, ex-deputado André de Paula. Planta tende a agregar a oposição.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – O que seduziu João Paulo a continuar filiado ao PT quando o PV já dava como certa a sua filiação?

''Provérbios de Salomão: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe''. (Provérbios 10:1)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Marcos Ferreira dos Prazeres

Muito bom Magno, seu lembrete sobre a PE-88. Há meses que comento a situação desta deste trecho aqui neste blog. E tem mais, se você fosse a Salgadinho corria o risco de cair num buraco que cabe quase um carro dentro e que faz parte da mesma rodovia. A população aguarda providências.

wellington batista da silva

No jogo da politica ganha quem tem time, acham que JP iria se insolar, isto que a oposição queria, mas Jp sabe que na politica são momentos, este não era o ideal, para uma saida

Robson de Lima Barbosa

Magno, achei ótimo quando vc comentou com Diogo Moraes que estava achando ele meio tenso, no momento que falava da junção com Edson Vieira. Também achei muito engraçada a música "Timóteo Vieira". Ainda não ouvi a música "ô Toin Ruim", mas vou ouvir.

milton tenorio

Altamir deve estar doidinho...KKKKKKKKKKKK...João Paulo está meio tonto e deixa os aliados de JC também tontos..KKKKKKKKKKK

Diego Neto Silva

Lógico que as estradas estão se acabando, se tem 9 meses que o DER e Isaltino Buracão não fizeram nada até agora, nós temos estradas boas com mais de anos construidas e até agora estão em perfeito estado, vão no interior e voces comprovaram.


IPTU Cabo

01/10


2011

PT sem João é pequeno, só com o outro perde a eleição

De MARISA GIBSON,  na coluna DIARIO POLÍTICO de hoje

Sem tréguas - Sem João Paulo, o PT fatalmente perderia a eleição para prefeito do Recife no próximo ano e o maior prejudicado seria o prefeito João da Costa. Este é um dos raros consensos a que chegou o PT, daí o esforço para manter o deputado e ex-prefeito do Recife no partido. Agora, o que já movimenta os bastidores do partido é a pouca sensibilidade e o grau de individualismo de João da Costa que, segundo se comenta, “foi totalmente omisso” em todo o processo para amarrar João Paulo ao partido, apesar das declarações públicas a favor da permanência de seu ex-padrinho na legenda. Tal comportamento teria sido comentado até entre lideranças do PT nacional.

Agora, ao mesmo tempo em que se alfineta João da Costa, o partido contemporiza com seus gestos, o mantém por enquanto como candidato preferencial, abre todos os seus espaços para João Paulo recuperar a autoestima política, e põe o caldeirão no fogo para ferver um pouco mais.

Agora, o que está em jogo não é o PT nem os projetos políticos de A, B ou C, mas o futuro da cidade do Recife. As administrações petistas não são as melhores pelas quais o Recife já passou. O governador Eduardo Campos (PSB), que praticamente assumiu o comando deste processo sucessório, sabe disso e pode, se quiser, inovar com um candidato que tenha credencias mais avançadas em termos de gestão. Está na hora de se pensar um pouco mais no Recife e não só na prefeitura como instrumento político.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

MAGNUN FARIAS FERREIRA

DE FATO É IMPORTANTE PENSAR NA GESTAO DO RECIFE. VAMOS PENSAR JUNTOS. QUAL O MELHOR NOME PARA A PREFEITURA?

altamir jose bezerra rodrigues

Está jornalista deve ganhar alguma coisa do palácio pra babar tanto Eduardo campos,agora tá pregando um golpe contra o PT,que governa o país a 11 anos,que governa o Recife a 11 anos,e faz parte da frente que governa o estado a 5 anos,40 milhões de pobres foram incluídos na classe média,direitona.


Governo de PE - Decimo Terceiro

01/10


2011

Petrolina: Odacy troca PSB por PT e quer a prefeitura

Do Diario de Pernambuco - Júlia Schiaffarino

As promessas do presidente do PSB em Pernambuco Milton Coelho de que o deputado estadual, Odacy Amorim teria espaço para se lançar candidato a prefeito em Petrolina esgotaram. Sem mais garantias ele resolveu se desfiliar da legenda e migrar para o grupo petista, onde o nome dele é dado por certo no próximo pleito. A carta pedido afastamento foi entregue ao presidente nacional do PSB, o governador Eduardo Campos, esta semana. Do PT, o deputado recebeu garantias de que teria seu nome nas urnas. Há possibilidade de que a chapa seja composta pela também petista e deputada estadual, Isabel Cristina, na vice.

No texto, Amorim reclama do fato de ser o único prefeito socialista a precisar se submeter a uma convenção mesmo tendo alto índice de aprovação, conforme publicado Diario em dezembro de 2008. Diz ainda que a permanência dele no PSB o impedem de “sonhar com a liberdade”. Ao fim, no entanto, ressalta que continua na base governista.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Jair Lima Lopes de Vasconcelos

Como vai ficar o cargo de deputado estadual de Odacy... o PSB será que vai pedir...


acolher

01/10


2011

Rosinha reassume e acusa o irmão de querer seu lugar

Garotinho chega à prefeitura de Campos e promete resistir com Rosinha. Foto: Antônio Cruz / Folha Da Manhã

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, conseguiu um mandado de segurança na tarde desta sexta-feira que garante sua permanência no cargo, cassado anteontem, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O presidente da Câmara de Vereadores e cunhado de Rosinha, Nelson Nahim (PR), chegou a assumir o cargo como prefeito interino por volta das 16h desta sexta (a liminar só foi publicada às 16h33m). Ele passou a presidência da Câmara para o vereador Rogério Matoso (PPS) e este, por sua vez , o nomeou prefeito da cidade. Garotinho, no entanto, por meio de seu blog, acusou Nahim, seu irmão, de ter assumido o cargo e imediatamente ter renunciado para dar o mandato à oposição:

"Na sessão para dar posse ao presidente Nelson Nahim como prefeito, ele abriu a sessão, tomou posse como prefeito, mas renunciou imediatamente, passando o cargo ao vereador Rogério Matoso, vice-presidente da Câmara, de oposição a Rosinha. Mais de mil pessoas que acompanhavam a sessão se revoltaram com a atitude de Nahim e iniciou-se o quebra-quebra que continua até agora. Fala-se até em feridos", disse Anthony Garotinho, em seu blog. Segundo a imprensa local, vereadores governistas liderados pelo deputado Garotinho tentavam encontrar um meio de impedir a posse do presidente da Câmara, deixando o clima tenso nos bastidores da casa. (Folha de S.Paulo)



Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/10


2011

Nepotismo: esposa não é parente, diz deputada

 Campeã em liberação de emendas na Assembleia Legislativa, a deputada Heroilma Soares Tavares (PTB) destinou R$ 1,3 milhão a Itaquaquecetuba, cidade governada pelo marido dela, Armando Tavares (PR). O valor corresponde a 88% dos R$ 1,5 milhão que a deputada conseguiu indicar às bases eleitorais. ''''É o meu reduto, eu sei das necessidades da cidade. Não vejo problema. Esposa não é parente'''', disse. A deputada estreou na vida pública no ano de 2005, quando foi nomeada -- pelo marido, ainda no primeiro mandato -- secretária de Ação Social da cidade.Ela permaneceu no cargo até 2010, quando decidiu concorrer à Assembleia. ''''Se o prefeito fosse outro, eu mandava dinheiro do mesmo jeito'''', disse ela.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cúpula Hemisférica

01/10


2011

Dilma e Cabral esquentados no frente a frente de hoje

Na sua coluna de hoje, na Folha de S.Paulo, Renata Lo Prete dá conta de um caldeirão quente, prestes a explodir no Planalto, hoje,  protagonizado pela presidente Dilma e o belicoso governador do Rio, Sérgio Cabral: ''''O anúncio de uma nova fábrica de automóveis no Rio, a ser feito hoje no Palácio do Planalto, colocará frente a frente Dilma Rousseff e Sérgio Cabral pela primeira vez desde a escalada de temperatura no debate sobre os royalties do petróleo. Nesse período, o governador tentou mais de uma vez resolver o assunto diretamente com a presidente. Mas ela tem repetido que atingiu seu limite na negociação, cabendo agora a Estados produtores e não produtores chegar a um acordo -do qual até o momento não há sinal. Ontem, Cabral disse a integrantes da bancada fluminense estar se preparando ''para radicalizar''.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

01/10


2011

Chávez: Petrobras boicota PDVSA na Refinaria de Suape

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que está convencido que existem setores dentro da petrolífera estatal brasileira, a Petrobras, que são contrários a um acordo para assegurar a participação da Venezuela em uma refinaria no Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil.

''Eu acredito que na Petrobrás existem setores ou atores que não querem o acordo, estou convencido disso e já marquei na minha agenda para falar sobre isso com a presidente, minha querida Dilma'', afirmou o mandatário. ''Eles falaram não sei quantas vezes para Lula que estava tudo pronto e não estava, faltava isso, faltava aquilo'', disse Chávez. ''Lamento falar essas coisas, mas é a verdade. Estou convencido de que existem setores ou atores na Petrobrás que não querem o acordo'', disse Chávez. ''Eu não me refiro ao governo do Brasil''. (AFP)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

janio da silva martins

concordo com chavez


Prefeitura de Limoeiro

01/10


2011

Favoritíssima, Cristina descarta até Lula em comício

 A presidente Cristina Kirchner desistiu de fazer um comício na reta final da campanha com a presença do ex-presidente Lula, como estava previsto. Segundo contou à Folha um diplomata argentino ligado à Casa Rosada, a mandatária não quer, na reta final da campanha, participar de grandes atos políticos, no que naturalmente acabaria se transformando um evento com a presença de Lula, um dos líderes estrangeiros mais bem avaliados pelos argentinos _só perde, acreditem, para Barack Obama, segundo uma pesquisa recente.

Cristina deve ser reeleita no primeiro turno, no próximo dia 23. E como diz o diplomata, ela não precisa de um evento ao lado de Lula para ter uma votação recorde. A presidente deve manter a rotina de inaugurar uma obra ou lançar um programa novo de governo, prática quase diária, para assim ganhar exposição nas TVs.(Folha Online - Lucas Ferraz)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

01/10


2011

''''Não aceitamos ficar amordaçados'''', dizem Juizes

 A Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou nesta sexta-feira uma nota em que explica que não defende a extinção do poder disciplinar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ''e sim requer a preservação do respeito aos preceitos constitucionais, que outorgam aos tribunais de Justiça autonomia para julgar os magistrados''. No texto, divulgado pela entidade para ''esclarecer objetivos da ação contra resolução do CNJ'', o presidente da entidade, Nelson Calandra, diz ainda que o Conselho deve manter sua função fiscalizadora e não ampliar seu poder disciplinar.

''O Conselho tem que atuar dentro de sua competência constitucional, pois não é mais um tribunal. Não se pode mudar a Constituição por uma resolução. Não aceitamos ficar amordaçados, sem independência de julgar'', escreveu Nelson Calandra, na nota.  A nota explica ainda que a AMB apoia a possibilidade de o CNJ impor sanções aos magistrados, ''desde que seja observada, primeiramente, a competência dos tribunais''.

Segundo a AMB, a resolução 135, que padronizou e estipulou novas regras para a investigação de magistrados,'' modificou e distorceu a interpretação do texto constitucional'' com relação a competência do CNJ. E conclui que o Conselho Nacional de Justiça não tem competência para alterar os critérios estabelecidos pela Constituição Federal. (O Globo)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

José Cláudio Soares de Oliveira

Que barbaridades... Ora, todo funcionário público é passivo de investigaçoes, por que juízes não - querem sempre ocultar as safadezas de alguns magistrados, como venda de sentenças, desvios de verbas públicas na construçao ou reformas de prédios, isso afronta o estado de direito. Acorda povo!



01/10


2011

Romário tira licença da Câmara e assina com TV

 O deputado Romário acaba de decidir dar uma rápida pausa na carreira política. Ele é o novo comentarista de esporte contratado pela Record para comentar os Jogos PanAmericanos, que serão transmitidos pela emissora com exclusividade. ''A Record vai levar Romário de volta para o campo, desta vez para comentar o desempenho dos jogadores do futebol masculino e do feminino também'' - conta um dos negociadores da televisão.

Para desempenhar a tarefa, o deputado deverá pedir uma licença não remunerada da Câmara e permanecerá no México por aproximadamente dez dias. Romário é um dos principais trunfos da Record nesta transmissão, que começa antes da abertura dos Jogos, prevista para 14 de outubro.(Blog de Christina Lemos)

 


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


01/10


2011

Lula pede à Fifa que respeite a soberania do Brasil

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta sexta-feira à Fifa que respeite a soberania do Brasil, depois de rumores da imprensa sobre desacordos entre o governo brasileiro e a entidade que comanda o futebol internacional quanto a um projeto de lei para regular o Mundial de 2014. ''Acho que é muito difícil, muito difícil, que a Fifa resolva ter uma discordância sobre um projeto de lei aprovado de forma soberana por um congresso nacional'', afirmou Lula à margem de um seminário organizado em Londres pela revista The Economist.

O presidente ressaltou ainda que nenhum país do mundo pode abrir mão de sua soberania.''Nosso compromisso com o mundo esportivo e com o Brasil foi organizar a melhor Copa do Mundo que pode ser feita. O resto, a Fifa deixa com o Brasil'', recordou o ex-presidente, que durante seu mandato conseguiu fazer que o Brasil fosse escolhido para organizar o evento.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Adilson

ôôô João, vai lá e diz a eles.Procure convencê-los da verdade do seu argumento e se eles não derem ouvidos,chamem-os de surdos e cegos. Força garoto!!

Joao Paulo Ferreira

Respeitem a soberania do Brasil porque este país é governado por bandidos, corruPTos e safados. A democracia brasileira se ergue sobre a vértice de Ali Babá e dos 40 ladrões, concebida pelo barbudo Lula, aquele que não sabia, não viu e não ouviu. Viva a República dos Bandidos Barbados!