Faculdade de Medicina de Olinda

20/09


2019

Petrolina, entre a música e a poesia

Por Carlos Laerte*

Petrolina dos missais, da passagem e dos sonhos. Somos todos remeiros filhos desta mãe gentil, leito de muitos rios e histórias tangidas por silenciosos tropeiros. Para comemorar os 124 anos da mesma vela, por onde ventam dor e riso, vale rimar rima com rima, cari com cariri, veios e vertentes. Vale um bronze ao sol, um brinde à flor do Chico, um brado vaqueiro pra remar remo com rima. Canção de pedra, catedral e padroeira. Nestas mesmas águas turvas e cristalinas, teus filhos alegres, tristes e poetas pintam as flores da ribanceira do rio com as cores deste céu Celestino em aquarela. Mais que um dom, Malan, um tom sincero de repentistas e lavadeiras, entre os claros e escuros do sangue negro de Ana, dos segredos e mistérios da mata branca, caatinga.

Petrolina é a mesma luz do sol que encandeia, da noite longe que mora em mim e a natureza ela conservou: ora pião, ora ponteira. É vapor e é barca, barcarola e beira, carranca e apito de trem. Pássaro de muitas raízes e rara plumagem, ela também é menina e, pode prestar atenção, ao sorrir, todo vale se ilumina. O Juazeiro, menino que mora ao lado, todo dia dá psiu mas o rio não deixa os dois se abraçar. Quando dorme a ponte e o Nego D’água vai fazer amor lá nas funduras, fica só a brisa que vai e vem, um bem que vem e volta feito maretas e marolas de um canto, espaço e tempo onde todo lado é bonito.

Agora mulher, que brilha e se equilibra nos ventos da modernidade, desponta a atriz, o artístico e a sonoridade do corpo, da alma e da liberdade. Do canto sambado que vem da ilha e Dona Amélia replica pelos quatro cantos da cidade. Amanhã, quando ouvirmos os dobrados e marchas da Setembrina, que não nos falte a fé em Deus e a crença nos homens, mulheres e crianças destas terras fartas e férteis de Pedro e Lina. Portentoso luzeiro que Jesus abençoou com sua mão divina.

Viva Jorge de Altinho, Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, Geraldo Azevedo, Maciel Melo, Moraes Moreira, Alceu Valença, Pedro Raymundo do Rêgo, Maurício Ferreira, Mauriçola, Caetano Veloso, Celestino Gomes, Antônio de Santana Padilha e Cid Carvalho. Salve, salve Petrolina!

*Poeta, jornalista e publicitário


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

20/09


2019

Fogo ladeira acima

Por Edinho Barbosa*

Hoje, Brasília está mais inóspita ainda, uma combinação desagradável de 35 graus de temperatura com 15 por cento de umidade relativa do ar. Para completar, muitos focos de incêndio no cerrado que cerca a cidade, como podem ver nessa foto que fiz da janela do meu quarto, à beira do lago, em direção ao Norte.

Na política, na economia, na administração, na confusão entre os poderes, então, fogo ladeira acima

*Publicitário


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Abreu e Lima

20/09


2019

Nando Reis anima multidão em Abreu e Lima

Teve início ontem, em Abreu e Lima, a primeira edição do Festival de Arte e Música de Abreu e Lima, o FAMA, que veio a substituir o Festival Multicultural. Agora, o projeto ganha um formato que vai além dos shows, incluindo atividades artísticas e musicais para inclusão social e ampliado para 10 dias.

O start aconteceu com várias atrações e atividades que aconteceram em duas praças distintas no município, mas o auge da noite foi o show do Nando Reis, na praça Antônio Vitalino, que fez o púbico cantar em coro vários sucessos como “All Star”, “Por Onde Andei” e “Relicário”.

Hoje, é a vez do público receber o axé do Bell Marques que promete empolgar e fazer Abreu e Lima pular. Amanhã a atração principal é a banda Magníficos. Para os amantes da música Gospel o prefeito Marcos José separou a noite da segunda-feira, dia 23, e a atração será a banda Preto no Branco.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

20/09


2019

Senador roraimense entre os melhores

Por Márcio Accioly

Nem sempre os marinheiros de primeira viagem dependem da passagem de longos anos para alcançarem o rumo certo. No primeiro ano de seu primeiro mandato, como senador de Roraima, Mecias de Jesus (Republicanos), ficou entre os dez melhores daquela Casa, escolhido em votação que o colocou em sexto lugar.

O prêmio foi criado pelo site jornalístico “Congresso em Foco” há 12 anos. Ele tem como finalidade “distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política”. Em 2019, aconteceu a 12ª edição.

A escolha de Mecias de Jesus levou em conta o seu eficiente papel em defesa de Roraima, sempre apresentando propostas e projetos que têm como objetivo a melhoria de condições de sua população. O senador tem sido apresentado como “revelação positiva ”, especialmente por suas iniciativas e cobranças junto ao governo federal.

No Palácio do Planalto, a escolha do representante roraimense entre os primeiros colocados não surpreendeu a quem o conhece. Funcionários de alto escalão sabem de sua insistência, buscando saídas para os grandes problemas vividos pelo estado, especialmente com relação à crise de refugiados venezuelanos e a questão energética.

Dois Projetos de Decreto Legislativo – PDL –, estão situados entre os mais relevantes de autoria de Mecias de Jesus: os de números 25 e 28. O primeiro exclui, da Área Indígena Waimiri/Atroari, o leito da BR 174, no estado de Roraima. Já o segundo exclui, da Terra Indígena São Marcos, a área urbana da sede do município de Pacaraima.

Todos são unânimes em afirmar que são iniciativas dessa natureza, voltadas para a remoção de entraves que impedem o desenvolvimento pleno de Roraima, as bases de sustentação que levaram Mecias de Jesus a ser reconhecido como um dos melhores senadores do país, neste seu primeiro mandato.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/09


2019

Morre Gilberto Marques, articulista do blog

O advogado criminalista Gilberto Marques, 64 anos, faleceu, hoje, no Recife, vítima de um infarto. De acordo com a família, ele passou mal por volta das 8h e foi socorrido para o Hospital Português, onde chegou ao local com uma parada cardíaca. O enterro está previsto para hoje, no Cemitério Morada da Paz. O horário ainda será confirmado pela família. Ele deixou cinco filhos. O advogado era divorciado e morava sozinho na Avenida Boa Viagem. Gilberto também era colunista deste blog.

Gilberto Marques atuou em vários casos de repercussão a exemplo do Escândalo da Mandioca, que resultou na morte do procurador Pedro Jorge de Melo e Silva. Também atuou no caso de Serrambi e na chacina de Salgueiro. Em um dos seus últimos casos, fez a defesa de Edvan Luiz, suspeito de matar a fisioterapeuta Tássia Mirella Sena, em 2017.

Mas foi o Escândalo da Mandioca o caso que mais marcou a vida dele, Em outubro de 2017 ele chegou a escrever um artigo com o título: Pedro Jorge não morreu.

Em alguns dos trechos escreveu:

"O processo teve grande espaço na mídia. A repercussão, surpreendente, correu o mundo. O martírio de Pedro Jorge, até hoje, sensibiliza e convoca enorme contingente de pessoas. Ficou claro na exibição do documentário dirigido por Ana Cláudia Dolores e Cláudia Holder. O MPF da 5ª Região e a Universidade Católica ressuscitaram o tema. A estreia, em 27 de março, lotou o cinema São Luiz. Cerca de mil pessoas, a maioria jovem, aplaudiu a película de pé. No dia 12 de outubro, completaram-se 34 anos da condenação. Pedro Jorge não morreu. Ele se dividiu em milhares de pedaços. De cada pedaço, há de nascer um Pedro inteiro para continuar sua luta pela justiça. Justiça sem mártir, sem herói".


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Magno coloca pimenta folha

20/09


2019

Felipe marca posição contra fundo eleitoral

Depois de contrariar o PSB e bater boca com o presidente Carlos Siqueira, que revelou ter ele recebido R$ 1,3 milhão do partido na campanha de 2018, o deputado Felipe Carreras postou, agora, em seu Instagram, que votará contra o fundo eleitoral. Só uma perguntinha: quem vai financiar sua reeleição?


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

20/09


2019

Bolsonaro passa por avaliação médica

O presidente Jair Bolsonaro passou por uma avaliação médica, na manhã de hoje, no hospital DF Star, em Brasília.

Bolsonaro se recupera de uma cirurgia para corrigir uma hérnia, realizada no último dia 8 em São Paulo. Foi o quarto procedimento cirúrgico desde que ele sofreu uma facada no abdômen durante a campanha eleitoral de 2018.

O médico Antonio Luiz Macedo, responsável pela cirurgia de Bolsonaro em São Paulo, chegou ao hospital em Brasília por volta das 8h40, antes do presidente. Bolsonaro chegou ao hospital por volta das 9h10. Após a avaliação médica, o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, deverá fazer uma declaração à imprensa.

A avaliação médica desta sexta foi a primeira desde o retorno de Bolsonaro a Brasília, na segunda-feira (16). Por recomendação médica, o presidente concentrou encontros com ministros, auxiliares e parlamentares no Palácio da Alvorada nos últimos dias.

O resultado das análises desta sexta ajudará a definir se Bolsonaro terá condições de viajar na próxima segunda (23) para Nova Iorque, onde tem a previsão de fazer o discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidos (ONU).

O presidente já adiantou que pretende reforçar diante de diplomatas e chefes de estado e governo a soberania do Brasil e as ações de preservação ambiental, o que envolve a floresta amazônica.
No mês passado, a alta das queimadas na floresta gerou um crise diplomática com países europeus, em especial com a França.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


20/09


2019

Olinda me recebe como cidadão

Está confirmada para a próxima segunda-feira, às 19 horas, no plenário da Câmara, a entrega do meu título de cidadão olindense. O mundo abriu as portas do ventre da minha mãe Margarida, uma flor, em Afogados da Ingazeira, mas fui adotado por diversas cidades, entre elas Recife.

Agora chegou a vez de Olinda, por onde o Brasil começou e a independência se consolidou. Fico feliz e extremamente honrado com a homenagem, iniciativa do vereador Vlademir Labanca (PTC), com a anuência dos demais 16 vereadores.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha