FMO janeiro 2020

01/05


2007

Governador negocia investimentos da Microsoft em PE

O governo estadual e a Microsoft negociam três novos investimentos da empresa em Pernambuco, com focos na educação e inclusão digital. Um deles é o fornecimento de softwares para colégios técnicos federais e estaduais. A multinacional também pretende implementar um programa de bolsas para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e criar no estado um ambiente computacional modelo para a Universidade Aberta do Brasil. O governador Eduardo Campos e o vice-presidente na América Latina da multinacional, Eugênio Beaufrand, ainda acertaram a manutenção dos projetos já existentes e confirmaram a abertura do escritório regional da Microsoft no Porto Digital, em agosto próximo. O encontro aconteceu ontem, na sede da empresa, em Fort Lauderdale, Flórida, e encerrou a agenda oficial de Campos nos Estados Unidos.

Educação, inclusão digital e capacitação de mão-de-obra são pleitos de Eduardo Campos junto a Microsoft, desde quando era ministro de Ciência e Tecnologia, nos anos de 2003 a 2005. "A empresa irá apresentara proposta com todos esses projetos nos próximos 30 dias. Por isso, ainda não deu detalhes de quanto irá disponibilizar em bolsas para a universidade ou quanto custará tudo que propõe agora", justificou o governador Eduardo Campos, destacando que a visita à sede foi resultado do encontro com executivos da empresa em Pernambuco, no ínicio do mandato, quando a Microsoft anunicou a abertura do escritório regional, no Porto Digital. "Na ocasião, eles também (executivos) pediram projetos em educação e gestão médica".

A empresa assegurou, segundo Campos, que dará continuidade às ações já desenvolvidas em Pernambuco, como o programa Parceiros na Aprendizagem (para alunos dos ensinos básico e fundamental), os centros de Inovação e o suporte ao desenvolvimento do centro de excelência em webservices através do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.). O presidente da Microsoft no Brasil, Michel J. Levy, disse que "Pernambuco tem apresentando resultados pulsantes nessa área, abrigando grandes empresas e formando mão-de-obra qualificada". Ele afirmou: "o estado é hoje o epicentro do Nordeste, apresentando uma liderança incontestável em relação aos demais. Vamos fazer com que o trabalho realizado em Pernambuco contamine toda a região". O Parceiros na Aprendizagem, criado há cinco anos, que já recebeu US$ 250 milhões em investimentos, está em mais de 101 países, aparelhando 2,5 milhões de professores que já ministraram treinamento a mais de 57 milhões de alunos.
(Diario de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

hercilio de alencar carvalho

a luciana que devia ser prefeita de recife era a de olinda , além de linda é competente e sabe escolher as pessoas e as prioridades...

hercilio de alencar carvalho

eduardo olhe mais para salgueiro uma industria deste tipo não é demais o vale do silicio comprova , vamos industrializar o interior...


Detra maio 2020 CNH

01/05


2007

Luciana feliz por ter seu nome lembrado para a PCR

Liderança da cota pessoal de Danilo Cabral (PSB), secretário estadual de Educação, Luciana Azevedo (PT) disse estar no seu " melhor momento político", ao falar sobre a preferência de Milton Coelho por seu nome. Ela contou ter "paixão" pelo executivo e pelo Recife, mas frisou que sua indicação para disputar a prefeitura da capital não passa apenas por sua vontade, mas pela de vários grupos do PT - nove ao todo. A petista, que foi uma das vereadoras mais votadas em 2004, contou ter ficado feliz por ser lembrada.

"Meu nome é muito falado na cidade. A desesperança deposita muita confiança nas mulheres, principalmente nas que ocupam espaços de poder. Eu escuto com muito carinho o apelo de setores da sociedade. Eu sou uma militante política e tenho paixão pelo Executivo. Essa vontade de dar respostas me emociona e me impulsiona", destacou.

Luciana fez a ressalva de que há, como empecilho para uma eventual candidatura, toda uma questão partidária, com a divisão do partido em grupos. Em determinado momento, ela deu aentender até que poderia deixar a legenda e migrar para o PSB. "Eu cumpri o meu papel como líder do PT, mas no PT existem muitas forças, disputas internas. Nem sempre o desejo da população prevalece. Eu estou muito entusiasmada na área que estou (na presidência da Fundarpe). Esse é o meu momento político", declarou.
(Diario de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio pinto junior

Milton Coelho bebeu,e não foi pouco.

Paulo Kigrer

É muita areia para o caminhão (sem caçamba) de Luciana!


Abreu e Lima

01/05


2007

Mais um nome para a PCR: Milton lança Luciana Azevedo

Presidente estadual do PSB, Milton Coelho "tocou fogo" na disputa interna do PT, ontem, ao falar de sua preferência pela presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevedo (PT), para a eleição de 2008. Milton frisou não estar falando pelo PSB, mas sua declaração vai deixar os caciques petistas de sobreaviso, por ele ser ainda uma pessoa de confiança do governador Eduardo Campos (PSB). O socialista apimentou sua avaliação ao frisar que os nomes do PT já colocados para o eleitor apontam uma "fadiga de material". Em uma frase só, ele deixou na "vala comum" as lideranças ligadas ao prefeito João Paulo (PT) e ao secretário estadual de Cidades, Humberto Costa (PT).

Milton justificou sua simpatia por Luciana Azevedo, em entrevista à "Rádio Folha", dizendo que esta é a "hora fechar os ciclos" e dar oportunidade a novos nomes. Ele frisou que ela representava a mudança, por sua afinidade com a cidade do Recife e com os movimentos populares. Com o gesto, o socialista abriu um debate que está concentrado entre o grupo de João Paulo e a tendência majoritária do PT em Pernambuco, a Unidade na Luta, comandada por Humberto. João Paulo coloca os nomes dos secretários João da Costa e de Lygia Falcão na disputa, enquanto Humberto aposta na candidatura de Maurício Rands, em primeiro lugar, e de Dilson Peixoto.

(Diario de Pernambuco)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

josé arnaldo amaral

...Se o Campo Majoritário (Lula/Dirceu) respaldá-lo Rands se torna forte concorrente a candidato do petismo...Seria o novo Príncipe ?

milton tenorio pinto junior

João,Lygia não!

milton tenorio pinto junior

Agora não sei quem bebeu mais,Milton Coelho ou Humberto Costa. Milton nunca bebeu tanto. Humberto,Dilson Lombada é ruim de voto e chato,tem um ar superior,aquela arrogância comum no meio de vocês.Rands até poderia ser,tem bom trânsito em Brasilia e é articulado.

Paulo Kigrer

Continua sendo muita areia prá o caminhão dela!!!

luis lins

ÓTIMO QUADRO LUCIANA, TÉCNICA, E INTELIGENTE, MILTON TEVE UMA ÓTIMA IDÉIA E GRANDE CENSO POLÍTICO, RECIFE PRECISA DE QUADRO TÉCNICO NA PREFEITURA.


Prefeitura do Ipojuca

01/05


2007

Chávez vai retirar Venezuela do FMI e Banco Mundial

 O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta segunda-feira que retirará formalmente o país do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). A retirada é, em grande medida, um ato simbólico, já que a Venezuela já cancelou suas dívidas com instituições credoras no passado.

O líder esquerdista, que critica constantemente as instituições, baseadas em Washington, afirmou que "não irá mais a Washington, nem ao FMI ou ao Banco Mundial, e nem a ninguém" para pedir empréstimos.

Chávez afirmou ainda que quer formalizar a saída da Venezuela dos órgãos hoje e que pedirá "que eles devolvam o que devem" ao país.

OEA

O presidente também ameaçou hoje retirar a Venezuela da Organização dos Estados Americanos (OEA) se este órgão condenar o país depois de uma denúncia de agressão.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (órgão da OEA), baseada em Washington, levou uma denúncia de jornalistas da rede de TV RCTV contra o país à Corte Interamericana, na Costa Rica A Corte Interamericana é um órgão judicial autônomo que interpreta e aplica a Convenção Americana de Direitos Humanos.

O jornalistas afirmam que foram agredidos por ativistas pró-governo em uma manifestação em 11 de abril de 2002. O governo venezuelano e a RCTV empreendem atualmente uma disputa pela recusa de Chávez em renovar a licença de funcionamento da rede neste ano.

"Se chegam a nos condenar na OEA ou em qualquer outro órgão internacional por um caso como este, a Venezuela sairá da OEA, porque não fará sentido estar ali", disse Chávez.  (Informações da Folha Online)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/04


2007

Sem novidades. Assim é o governo Lula

“A razão está morta”, decretou a propósito do “Momento Lula” fonte com grande acesso a políticos e donos da mídia. Tem toda a razão. 

Banqueiros, cientistas políticos, empresários, jornalistas etc ainda produzem, é claro, análises racionais sobre a “conjuntura”, como se dizia na década de 70, observa minha fonte. Mas em geral isso não serve para nada. 

Lula e seu governo fazem muita bobagem, mas algo acabam acertando (Forrest Gump), e com isso desmoralizam qualquer processo. As consultorias econômicas (e políticas) andam tão estressadas com isso que estão mudando de ramo.

Nos últimos 12 meses não aconteceu nada novo, surpreendente, desastroso na política e na economia brasileira capaz de justificar um cérebro especial para explicá-lo. É mais do mesmo. E um mesmo “bom”, que não desorganiza nem prejudica ninguém.

E sem fatos ruins, como sobrevivem consultores, jornalistas, velhas fofoqueiras e aposentados?

Não há nada mais previsível que um presidente chamado Lula, um governo do PT, uma equipe econômica tipo Palocci, um cenário internacional ditado pela China etc etc.

Quando olha o passado, minha fonte diz que a Rede Globo resolveu mostrar Lula na íntegra no início do primeiro mandato porque imaginava que nada mais primitivo do que aqueles acacianismos futebolísticos.

Enganou-se. Já era tarde quando percebeu que na verdade fizera propaganda grátis do presidente, pois as tais platitudes eram o maior sucesso junto ao povão, que não está nem aí para o fato de Lula estar certo ou errado, ser honesto ou mensalão. Quer Lula e pronto. 

Se tenta adivinhar o futuro, o informante especula: 1. Parece que desta vez, Lula não vai fazer o candidato. Vai comprar feito (fora do PT), embora Marta pareça um bom palpite se em 2010 tiver chegado a hora da mulher (Hillary, Ségolène etc); 2. Serra não é simpático. É paulista e fala muito sobre economia, que ninguém entende; 3. Aécio é jovem, carrega uma administração bem sucedida no currículo e tem Minas e a marca Tancredo no outdoor. Então...  (Do Blog do Noblat)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio pinto junior

Hercilio na certa tem algum CC nesse Governo de tantos escandalos.

hercilio de alencar carvalho

lula só precisa terminar o mandato para ser elogiado por todos pois simplificou o complicado e deu dignidade ao brasil e ao brasileiro..

IVAN INÁCIO DE OLIVEIRA

OUTRA, LULA NÃO PRIVATIZOU, MAS CRIOU AS PPP''S. O QUE É PPP. PRIPRIPRIVATIZAÇÕES PÚBLICO PRIVADAS. LULA É MAIS SABIDO, SABE ENGANAR OS TROUXAS. FH FOI MAIS COMPETENTE PRA ESTANCAR CPI. AFINAL TEM MAIS DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS? ISSO É MATÉRIA PRA ENCHER LINGUIÇA.

IVAN INÁCIO DE OLIVEIRA

TANTO 2º O GOVERNO DE FHC QUANTO O DE LULLA FORAM CHEEEIOS DE NOVIDADES, AFINAL SERÁ QUE A POLÍTICA ECONÔMICA FOI A MESMA? A SOCIAL COMPENSATÓRIA MUDOU DE UM PRO OUTRO? QUAL A DIFERENÇA DE LULA PRA FH? OS PUXA SACO NÃO SÃO OS MESMOS. RSRS

milton tenorio pinto junior

E vocês queriam o que?Cada mente brilhante que tem nesse Governo,a começar do Rei!


Banco de Alimentos

30/04


2007

Lula é o 8º presidente latino mais popular

 Luiz Inácio Lula da Silva é o oitavo presidente mais popular em um ranking de 16 líderes latino-americanos, segundo lista elaborada pelo instituto equatoriano Cedatos com base em estudos feitos por várias empresas nos diferentes países da região.

De acordo com o ranking, o presidente do Equador, Rafael Correa, é o mais popular, sendo aprovado por 76% dos equatorianos, seguido por Álvaro Uribe (Colômbia), com 73%, e Antonio Saca (El Salvador), com 72%. Lula tem 57% de aprovação. Nas últimas posições do ranking de popularidade, estão, além do paraguaio Nicanor Duarte, Hugo Chávez (Venezuela), com 41%, e Óscar Arias (Costa Rica), com 39%. A lista é formada por 16 líderes latino-americanos. No continente americano, segundo o estudo, o presidente com menor aceitação é o presidente dos EUA, George W. Bush, com 29%, de acordo com pesquisa divulgada em fevereiro pelo jornal "The New York Times".

Ranking de popularidade dos líderes latino-americanos:
1. Rafael Correa (Equador) - 76%
2. Álvaro Uribe (Colômbia) - 73%
3. Antonio Saca (El Salvador) - 72%
4. Nestor Kirchner (Argentina) - 65%
4. Evo Morales (Bolívia) - 65%
6. Daniel Ortega (Nicarágua) - 61%
6. Leonel Fernández (República Dominicana) - 61%
8. Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) - 57%
9. Tabaré Vázquez (Uruguai) - 55%
10. Alan García (Peru) - 50%
11. Felipe Calderón (México) - 48%
12. Michelle Bachelet (Chile) - 47,2%
13. Óscar Berguer (Guatemala) - 45%
14. Hugo Chávez (Venezuela) - 41%
15. Óscar Arias (Costa Rica) - 39%
16. Nicanor Duarte (Paraguai) - 33%

(Do Portal G1)


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

milton tenorio pinto junior

Pra quem se achava a bala que matou Kennedy,essa pesquisa deve ter sido uma decepção e tanto.

Normando Leite Cavalcante

Vejam como as coisas são interessantes. Lula com todo o alarde, na América Latina, está em 8º lugar em popularidade. E o amigo dele Hugo Chave em 14º. Enquanto isto, Bil Clinton nos EE UU defende a presença do Brasil no Conselho da ONU.


Prefeitura de Serra Talhada

30/04


2007

FHC defende candidato de ´consenso´ do PSDB para 2010

 O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que não acredita numa luta fratricida no PSDB em torno da candidatura presidencial em 2010, entre os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG). Em entrevista publicada nesta segunda-feira, 30, pelo jornal O Tempo, de Belo Horizonte, FHC afirmou que é "possível" que o partido tenha um candidato de "consenso" na próxima disputa pelo Palácio do Planalto.

O ex-presidente disse ainda que "não há a menor possibilidade" de Aécio deixar o PSDB para se candidatar por outra legenda. Mas, ao mesmo tempo, mandou um recado para o partido: "O PSDB também precisa saber valorizar o Aécio, que tem força política e um desempenho como governador muito bem avaliado".

Para o ex-presidente, os líderes tucanos devem se empenhar para evitar a repetição da disputa entre Serra e o ex-governador paulista Geraldo Alckmin na definição da candidatura presidencial em 2006. "Acho possível que o partido tenha um candidato de consenso. Basta a direção ver para que lado os eleitores se inclinam e não forçar um candidato. É muito cedo para saber se será Serra, Aécio ou outro. Pouco provável ser outro. Vamos deixá-los trabalhar, torcer por qualquer dos dois e ver como se situarão frente ao eleitorado em 2010". As informações são do Estadão.com.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

luis lins

TODOS O CANDIDATOS QUE ELE DEUJ AVAL FORAM VENCIDO, ESSE CARA É RIDICULO.

irania Olivia Benicio

É vivo o Cardoso? Sabe-se ou presume-se a data da sua morte? Respostas ao blog!

Ricardo Lima Verde

Esse cara devia ir embora do Brasil. Seria melhor para ele e para o povo Brasileiro.

milton tenorio pinto junior

FHC teu tempo e do PSDB já foi,já era!


O Jornal do Poder

30/04


2007

Ex-prefeito acusado: ''''Tudo que recebi apliquei em obras''''

Ex-prefeito de Serra Talhada, Genivaldo Pereira(PTB), ouvido hoje pelo blog sobre as denúncias do Tribunal de Contas da União, de irregularidades durante sua gestão à frente da prefeitura(período de 2000 a 2004), e ratificadas pelo atual prefeito Carlos Evandro(DEM) admitiu que recebeu tais recursos federais para o município, mas assegurou que não houve desonestidade, e sim desvio de uma obra para outra, com alteração de cronograma

 

“Todos os recursos recebidos foram usados em obras”, disse  o ex-prefeito, informando que já fez a sua defesa junto ao Tribunal de Contas da União, e, no momento, prepara sua defesa para o Ministério da Integração. Resumindo, o ex-prefeito Genivaldo Pereira diz que recebeu recursos para determinadas obras e aplicou em outras de maior necessidade para a população.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Idelfonso do Amarante Silva

Geni reconhece publicamnte sua imcopetência administrativa. Ao assumir que desviou recursos do lugar certo para outros. não basta dizer que é honesto, tem que ser competente também.

Amigo do Pajeú

Não sou de Serra Talhada, mas tenho acompanhado o desenvolvimento desta cidade, na gestão do Prefeito Carlos Evandro, sei que ao lado de um grande homem, tem sempre uma grande melher. Parabéns Carlos e Socorro.

Serratalhadense

Vc também deve ter raiva de Socorro Brito por gostar de trabalhar correto e colocar seus pares para trabalhar e colocar outros para rua, o que é de direito de uma pessoa digna como a dra Socorro.

Serratalhadense

Carlos, Eu não comi não. em administração nenhuma tive emprego, pois sou funcionário concursado de uma empresa estatal e tenho outros afazeres, mais seu Irmão roubou no Governo de Tião, isso todo mundo sabe,volto a dizer nunca tive emprego em prefeitura.

Carlos Henrique

Sabe porque minha cidade é igual a Serra Talhada? Pq infelismente eu sou Serratalhadense e tenho vergonha desses caras de pau e seus babões!!! O povo precisa acordar justiça pelo voto. Bom tem tanta coisa debaixo do tapete, que isso é só o começo.


Shopping Aragão

30/04


2007

Em nota, prefeito de Serra Talhada culpa ex-prefeito

O prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro (PSDB), divulgou, há pouco, uma nota oficial na qual esclarece que a responsabilidade pelas irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União, em matéria publicada na edição de hoje da Folha de Pernambuco, é do seu antecessor, o trabalhista Genivaldo Pereira.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

'' Em razão da notícia veiculada na Folha de Pernambuco, edição de hoje, no Caderno de Política, em que pese a verdade dos fatos levantados na matéria, a mesma merece reparo, no que toca ao real gestor responsável pelos convênios, uma vez que cita que as irregularidades apontadas pelo TCU são da administração do Prefeito Carlos Evandro, quando na verdade os convênios do Ministério da Integração Nacional, dos Esportes e da Codevasf foram celebrados e geridos pela administração passada, ou seja, pelo ex-prefeito Genivaldo Pereira Leite (PTB).

Destacamos que a Gestão Atual, quando se deparou com as irregularidades apontadas, tomou todas as providências, encaminhando as denúncias para os seguintes órgãos de fiscalização: Ministério Público Federal (MPF), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE) e Tribunal de Contas da União (TCU), ressaltando-se que os três últimos órgãos já fizeram a Tomada de Contas Especial in loco.

Ressaltamos, ainda, que todos os convênios referidos, em virtude das impropriedades verificadas, também foram inscritos no Siafi, o que motivou a atual Administração a entrar na Justiça Federal pleiteando a retirada da negativação do município.

O Juízo da 18ª Vara Federal, ao se deparar com a situação e verificar que as irregularidades foram produzidas pela gestão anterior, e que também ao constatar que o atual Prefeito apresentou as denúncias aos órgãos competentes, julgou procedente os processos, dando ganho de causa à administração atual, retirando a negativação do município do Siafi, o que denota que o atual Prefeito Carlos Evandro não tem nenhuma responsabilidade no caso.

Indicamos abaixo os convênios e os processos citados:

Inscrição no Siafi 
 

NÚMERO ORIGINAL 
 

Ministério (Órgão Cedente) 

504630
 
152/2004
 
Integração Nacional
 

505646
 
092/2004
 
Turismo
 

509731
 
3.97.04.0026/00
 
Codevasf 

A Medida Cautelar nº 2006.83.03.000001-6 (Ação Principal nº 2006.83.03.000101-0) referente aos Convênios do MI e dos Esportes e o Proc. nº 2006.83.03.000246-3 referente a Codevasf, todos na 18ª Vara Federal, subseção de Serra Talhada.

Por fim, no toca aos convênios dos MI e Codevasf, os mesmos também tramitam no TCU no Processo TC nº 017.928/2005-7.

Dessa forma, diante dos esclarecimentos acima, demonstro a lisura da atual administração e o grave equívoco da matéria veiculada na Folha de Pernambuco mostrando a todos o real responsável pelas irregularidades apontadas.

CARLOS EVANDRO PEREIRA DE MENEZES

Prefeito -


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


30/04


2007

Prefeito Carlos Evandro: ''''Desvio foi do meu antecessor''''

 Citado nos jornais de hoje como responsável por desvio de recursos federais (R$ 720 mil), destinados a Serra Talhada, apurado pelo Tribunal de Contas da União, o prefeito do município, Carlos Evandro(DEM) corrigiu a informação, em entrevistas a emissoras de rádio da capital, esclarecendo que ele é que fez a denúncia junto ao TCU, após  assumir a prefeitura e constatar irregularidades praticadas pela administração anterior, à frente da qual esteve o ex-prefeito Genivaldo Pereira(PTB).

 

“A matéria (dos jornais) está absolutamente correta. Só que trocaram o gestor. Eu é que fiz a denúncia”, disse o prefeito. Ele justificou a iniciativa de denunciar a gestão anterior argumentando que o município, por conta das irregularidades, estava impossibilitado de receber novos recursos federais.

 

O prefeito Carlos Evandro evitou se aprofundar no mérito da questão, argumentando que não queria ser acusado de fazer política de baixo nível. “Não entro no mérito. Quem decide é a Justiça. Fiz a minha parte. Tomei a medida legal para poder receber recursos para administrar o município”, justificou o prefeito.

 

As irregularidades apuradas pelo Tribunal de Contas da União, praticadas em 21 municípios de 15 Estados, (em Pernambuco apenas Serra Talhada), no período de 2003 a 2005, abrangem  superfaturamento, contratação de empresas fantasmas, ausência de projetos básicos, convites em vez de tomadas de preços, dentre outras.

 

“Os fatos encontrados ultrapassam os limites de simples irregularidades e constituem autênticos crimes contra a administração pública”, constataram os auditores do TCU. O dinheiro desviado era destinado aos municípios por intermédio de emendas apresentadas por parlamentares junto ao Orçamento da União, e tramitava através de convênios com a Caixa Econômica Federal, Ministério dos Esportes, Codevasf e  Ministério da Integração Nacional.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

SERTANEJO SIM SENHOR

LEENE FALCÃO tem de ser ouvida. Era a manda chuva no governo de Geni. O homem só assinava. ELA realmente é quem dizia onde e quanto os recursos deveriam ser aplicados. Pense.....