FMO

13/12


2019

Hospital da Restauração comemora 50 anos

Neste ano, o Hospital da Restauração (HR), uma das maiores emergências do país, completa 50 anos. Para celebrar a data, uma cerimônia festiva foi realizada, na manhã de hoje, no auditório da unidade. Além do tradicional corte do bolo de aniversário, houve a homenagem aos funcionários que atuam no HR desde sua fundação. A unidade ainda inaugurou seu novo setor de endoscopia, um investimento de R$ 500 mil, que triplicou a capacidade da área.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destacou a importância do HR para a rede estadual “É um momento de reconhecer a importância do HR para a população pernambucana e para a Saúde Pública. Todo mundo pode um dia precisar do Hospital da Restauração, que está sempre de portas abertas, cumprindo seu papel de salvar vidas. E, por esta importância, estamos pensando no futuro do HR, fazendo os investimentos e repondo o quadro de funcionários para manter as escalas sempre completas. O HR é o grande guardião da Saúde Pública de Pernambuco”, afirmou.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Governo de PE

13/12


2019

Cadeia de Floresta é a 6ª a ser recuperada em PE

Na manhã de hoje, foi assinada a sexta ordem de serviço, somente em 2019, para reforma em cadeias públicas de Pernambuco. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico e o secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, assinaram a ordem para recuperação da cadeia pública de Floresta, no Sertão de Pernambuco.

As melhorias na estrutura física da cadeia custarão R$ 288.535,84, ao Fundo Penitenciário, do Departamento Penitenciário Nacional, com prazo de execução de 180 dias. O serviço será executado pela WM Construções e Incorporações, cujo sócio Danúbio Wagner, participou do ato, assim como, o gerente de Arquitetura e Engenharia da Secretaria Executiva de Ressocialização, Edmir Regis.

“Nós não podemos pensar em resolver a situação prisional sem fortalecer as cadeias locais. A cadeia de um município é menor, mais humana, aproxima a pessoa presa da família, dos vizinhos, dos amigos, facilita a assistência aos filhos, então é uma forma de se fortalecer a ressocialização”, enumerou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. A conclusão da obra está estimada em 180 dias. Na compra de materiais e contratação da mão de obra prioriza-se a oferta do mercado local.  

A cadeia de Floresta faz parte do plano de reestruturação de sete cadeias em Pernambuco. Este ano, também foram assinadas ordens de serviço para os estabelecimentos de Lagoa do Carro, Carpina, Itambé, Cabrobó e Belém de São Francisco. O de Gravatá também será reformado, completando, assim, as sete cadeias públicas.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

EMPETUR

13/12


2019

Moacyr Franco abre o coração no Frente a Frente

Astro-mor do romantismo da MPB brasileira, o cantor Moacyr Franco é o entrevistado, hoje, do Frente a Frente. Como Maciel Melo, que ontem levantou a audiência do programa, o rei das letras musicais que amortecem até os mais inquebrantáveis corações danificados por amores roubados ou não correspondidos, fala de tudo e canta canções escolhidas para o show de amanhã na charmosa Triunfo.

Moacyr revela como nasceu sua parceria com Amado Batista para o duo na interpretação de Madrugada, novo sucesso nas paradas. A música é a mais notável peça do romantismo dor de cotovelo no estilo Amado Batista, estouro de vendas de CDs no País, mais concorrido intérprete para animar festas de pombinhos fisgados pelas paixões que batem à porta.

Uma das maiores atrações do Natal Luz de Triunfo, Moacyr Franco sobe ao palco em praça pública amanhã para um show que só tem hora marcada para o seu start, com promessa de varar a madrugada. É a volta do astro em grande estilo ao território pernambucano.

Moacyr interrompeu as gravações de uma novela na Globo para atender ao convite do prefeito João Batista, seu fã de carteirinha, daqueles que guardam em casa os velhos discos vinis do cantor. Como Batista, estarei na plateia tietando minha voz de veludo preferida.

O show, conforme Moacyr antecipou ontem em entrevista gravada para o Frente a Frente de hoje, está imperdível. Moacyr é como o bom vinho de reserva: quanto mais envelhecido, melhor. Nunca deixa de ser atual, repaginado, encantador.

Bora para Triunfo, minha gente!


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Paulista

13/12


2019

Danilo Cabral aciona PGR contra Ministério da Saúde

Durante Fórum Ampliado de Atenção Básica à Saúde, hoje, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) anunciou que representou o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, na Procuradoria-Geral da República. O parlamentar pede providência para a suspensão dos efeitos da Portaria 2.979, que institui o Programa Previne Brasil. Segundo ele, a iniciativa do governo Bolsonaro prejudica princípios basilares do Sistema Único de Saúde (SUS), como a universalidade e solidariedade, direitos garantidos pela Constituição de 1988.

“O governo prometeu aumentar os recursos destinados aos municípios, através do programa, na verdade, está promovendo um desmonte do SUS. Desde a implantação do teto dos gastos, as políticas públicas, como as ligadas à saúde, sofrem com esvaziamento. Nosso compromisso é de colocar nosso mandato à disposição da defesa do SUS”, afirmou Danilo Cabral.

De acordo com a portaria, entre outras mudanças na Atenção Primária à Saúde, haverá uma obrigatoriedade de cadastramento da população para o atendimento nas unidades básicas de saúde, produzindo consequências indesejáveis sobre a desigualdade de acesso, sobretudo, nas principais regiões metropolitanas. Outro ponto do texto é a alteração do funcionamento da atenção básica, do núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), ao revogar um tratamento multiprofissional das equipes de saúde da família.

“A proposta do governo transforma as Unidades Básicas de Saúde em Unidades de Pronto Atendimento, rompendo a lógica da integralidade e territorialidade e os vínculos estabelecidos entre os profissionais e as pessoas. Além disso, ainda ameaça a prestação de importantes serviços feitos por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, profissional de educação física, médico veterinário, sanitarista, entre outros", pontua Danilo Cabral.

O Fórum é realizado na Universidade Federal de Pernambuco. Estiveram presentes o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, o presidente do Conselho de Fisioterapia e Teoria Ocupacional, Silano Barros, a coordenadora do GT de Fisioterapia na Atenção Básica, Luana Padilha, a vice-presidente da Abrasco, Bernadete Perez, a líder do grupo de pesquisa de medicina social da UFPE, Adriana Falangola, entre outros.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/12


2019

Ex-prefeito de Água Preta ingressa no MDB

Ex-prefeito de Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, Paulo Barreto oficializou seu ingresso no MDB-PE, ontem à noite. Em um ato bastante prestigiado, na Câmara de Vereadores da cidade, o presidente estadual do partido, deputado Raul Henry, assinou a ficha de filiação de Barreto. O novo emedebista se prepara para disputar novamente a Prefeitura de Água Preta, nas eleições municipais de 2020.

Em seu discurso, Raul não poupou elogios ao pré-candidato e mostrou confiança na vitória de Barreto. “Precisamos de uma pessoa com disposição para trabalhar, uma pessoa de bem, que inspire confiança na população. Essa pessoa chegou e nós vamos estar ao lado dele, para fazer de Paulo prefeito de Água Preta. Ano que vem nós vamos para a rua, porque nós temos aqui um candidato vencedor”, afirmou.

O dirigente do MDB falou, ainda, do fortalecimento do partido em 2019. “Pela história que o MDB tem, pela credibilidade que o MDB tem em Pernambuco, nós temos sido muito procurados por pessoas que querem se filiar e disputar as eleições no próximo ano. Já temos mais de 100 municípios em Pernambuco em que temos pré-candidato ou candidaturas mais ou menos alinhavadas”, comemorou.

O ato de filiação de Paulo Barreto ao MDB contou com a presença do deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), além de várias lideranças da Mata Sul, entre as quais os vereadores Neto da Usina e Minel, o ex-vereador Dr. Evandro Arraes e Dr. Gaudêncio.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Ipojuca

13/12


2019

Câmara traz boas notícias do Panamá

Seis meses depois da minha volta à Folha e ao blog, o governador Paulo Câmara me recebeu, há pouco, no Palácio em um café da manhã com alguns dos seus principais auxiliares. Foi uma conversa recheada pelos mais diversos assuntos, entre os quais as parcerias da janela aberta com o Governo do Panamá para incrementar o porto de Suape com o porto do Canal do Panamá.

Na Cidade do Panamá, capital do Panamá, Câmara manteve contatos para ampliar o fluxo de negócios entre aquele País e o Estado.

Com o CEO da Copa Airlines, Pedro Heilbron, assinou protocolo que tornou cidades-irmãs o Recife e a Cidade do Panamá.

“Foram dois dias intensos de contatos com parceiros estratégicos, como a diretoria da Copa Airlines, o administrador do Canal do Panamá,  Ricaurte Vásquez, e o chanceler Alejandro Ferrer. Este país é um hub internacional de cargas e passageiros, e sabemos que Pernambuco tem um potencial semelhante a ser explorado", contou.

A agenda positiva com o Governo do Panamá, empresários que trabalham com a questão do porto do Panamá e as autoridades que administram o Canal, e representantes do setor de turismo, vai gerar, segundo ele, muitos frutos em favor do desenvolvimento do Estado.

O governador contou também que participou  do evento "Brasil Global Connection", onde assistiu a um painel sobre Sinergia dos Portos, e se reuniu com empresários no Cosco Shipping Panamá. 

Paulo Câmara foi recebido, ainda, pelo ministro das Relações Exteriores, Alejandro Ferrer, para tratar de parcerias nas áreas de logística, turismo, cultura e educação, e também participou de uma reunião com Peter Corfitsen, vice-presidente da Maersk, conglomerado de negócios dinamarquês nas áreas de logística e energia.

Entre um gole de café e uma garfada numa tapioca, Câmara falou de outros assuntos relacionados à infraestrutura do Estado. Foi quando quis saber do estágio em que se encontram as obras do aeroporto de Serra Talhada.

Segundo ele, um entrave burocrático e administrativo atrasou as obras da cerca destinada a evitar a presença de animais ao longo da área do terminal de embarque e desembarque. Isso repercutiu na complementação das obras da própria pista de pouso e decolagem.

"Mas creio que no primeiro semestre de 2020 o aeroporto entrará em operação", disse. Quanto à política e eleições municipais, o governador preferiu tratar na entrevista que dará ao Frente a Frente, na próxima semana, com o tradicional balanço de fim de ano.

Por fim, a alegria de rever meus amigos Alexandre Gabriel e Eduardo Machado, que tocam com muita competência a área de comunicação do Governo; o secretário da Casa Cívil, meu amigo de velhas jornadas José Neto; o secretário especial Antônio Figueira, e o presidente da Perpart, Nilton Mota, que fez notável trabalho para o Governo em várias áreas, indo da Secretaria de Agricultura à Casa Civil, incluindo a Articulação Política, na qual é craque.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Abreu e lima

13/12


2019

PDT recebe mais de 300 novos integrantes

O PDT de Pernambuco recebeu mais de 300 novos integrantes, no grande ato de filiação do partido realizado durante o dia de ontem. O 12/12, como foi batizado, aconteceu em todas as regiões do Estado, com as comissões recebendo pedidos de filiação, mas teve seu principal evento na sede da legenda, localizada no Recife. Cerca de 500 pessoas prestigiaram a cerimônia simbólica, que contou com a presença do presidente estadual dos trabalhistas, o deputado federal Wolney Queiroz.

“O momento que vivemos no Brasil é de ataque aos trabalhadores, aos empregos e aos direitos. Nosso partido tem história e tradição em defesa do trabalho, da cidadania e da dignidade do povo brasileiro. Estaremos sempre atentos, vigilantes e combativos, para lutar por cada trabalhadora e trabalhador, porque não vamos admitir retrocessos”, afirmou o parlamentar. Também estiveram presentes o deputado federal Túlio Gadelha, a secretária de Habitação do Recife, Isabella de Roldão, o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, e o ex-secretário estadual de Agricultura e coordenador dos Núcleos de Base do partido, Wellington Batista.

“Muitos dos novos filiados já entram com missões a cumprir. Entre elas a formação de mais Núcleos de Base, para que possamos envolver a sociedade nos debates políticos. É importante que a população saiba o que está acontecendo, opine e participe do processo político e isso ainda se faz na base, dialogando”, afirmou Batista. Entre os recém-chegados há alguns nomes de peso, como o ex-vice prefeito de Olinda e ex-vereador Manoel Sátiro, o empresário Neo Amorim, da cidade do Paudalho, e a cantora Nêga do Babado, pré-candidata a vereadora em Paulista. A artista aproveitou a festa trabalhista para cantar os parabéns para Wolney Queiroz, que faz aniversário no 12/12.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Serra Talhada

13/12


2019

Detran orienta sobre segurança no trânsito em Noronha

Com o objetivo de orientar os motoristas e dar mais segurança aos moradores do Arquipélago de Fernando de Noronha, o Governo de Pernambuco, por meio da Administração da Ilha, firmou parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, e enviou agentes de trânsito para realizar a Operação “Segundos que salvam vidas”, desenvolvida por meio da Diretoria de Fiscalização.  A ação faz parte da Operação Noronha Fase 2, sob a comando da Secretaria de Defesa Social, Administração da Ilha e Ministério Público.

A equipe está dando dicas de segurança no trânsito, alertando sobre o perigo da mistura fatal de álcool e direção; condução de veículo falando ou manuseando o celular; uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo; uso correto dos equipamentos de segurança na condução de motos; e as condições dos pneus e do sistema elétrico dos veículos, ou seja, iluminação. Os agentes já se reuniram com os taxistas, condutores de buggys, ônibus de turismo e linha, com objetivo de sanar as dúvidas sobre o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.  

Os agentes de trânsito estão no aeroporto, recepcionando os turistas, distribuindo panfletos, em português e inglês, com dicas de segurança viária. Como prevenção, também está sendo disponibilizado pelos agentes de trânsito o etilômetro para as pessoas que passam pelo local façam o teste de alcoolemia antes de pegar o veículo.

Paralelo a isso, os agentes também estão trabalhando com foco nas infrações do cotidiano, comuns nas ruas e avenidas, sempre garantindo o cumprimento das leis e da fluidez do trânsito, com objetivo de coibir a realização de manobras perigosas nas vias, que colocam em risco a segurança no trânsito, nas ruas os condutores que não respeitam o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Prefeitura de Limoeiro

13/12


2019

Túlio entra com ação popular contra Ministério da Saúde

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) entrou, hoje, com ação popular, com pedido de liminar, para anular as portarias nº 2.979/19 e nº 3.222/19, editadas pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A medida institui o programa Previne Brasil e estabelece a partir de janeiro novos critérios de repasse de recursos da Atenção Primária à Saúde, que inviabiliza a universalização do serviço. 

As portarias impõem o critério de repasse por pessoa cadastrada, o que mina o caráter universal do Sistema Único de Saúde (SUS), dificulta as condições de financiamento e descaracteriza a Estratégia de Saúde Família (ESF). O novo modelo rompe com o princípio da saúde como direito de todas as pessoas e impossibilita a aplicação de recursos públicos com base na necessidade local.

“A saúde deve ser garantida por políticas que obedecem, fundamentalmente, aos princípios da universalidade e igualdade. A atenção básica, entretanto, recebe especial tratamento pela Constituição, na medida em que assegura ‘atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais’”, pondera Gadêlha. “Embora use o pretexto de instituir um novo programa, na verdade, a portaria implode todo o esquema de articulação da política de atenção básica de saúde”, acrescenta.

A medida do Ministério da Saúde sofreu críticas da comunidade científica, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), que, inclusive, pediram a revogação imediata da portaria e abertura de diálogo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Banner de Arcoverde

13/12


2019

Em Salvador, aposentado é bem tratado


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


13/12


2019

Programa Verde Amarelo em risco

O Programa de Emprego Verde Amarelo, lançado pelo governo em novembro por meio de uma medida provisória, está em risco, e o Planalto tenta uma ofensiva para salvá-lo ao mesmo tempo em que já pensa em alternativas.

Na primeira frente, o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, faz um corpo-a-corpo com empresários e parlamentares para tentar explicar o programa, que ficou estigmatizado pela polêmica proposta de taxação do seguro-desemprego. Reportagem de O Globo mostra que a convocação para a ajuda do empresariado já surte efeito: entidades patronais já se mobilizam a favor da proposta.

A Folha mostra que Jair Bolsonaro cogita desistir da Medida Provisória e substitui-la por um projeto de lei que conserte os pontos polêmicos do Programa Verde Amarelo e evite uma dura derrota para o governo, uma vez que Senado e Câmara avaliam até devolver a MP por conter inconstitucionalidades.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Publicidade

Opinião

Publicidade

Parceiros
Publicidade
Apoiadores